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Ver Versão Completa : Valente CJ-5 " A REFORMA PASSO A PASSO"



Treme Terra
02/11/2006, 00:20
Depois do terceiro " TONEAU" de 4 tempos (quem é do ramo aeronautico sabe do que estou falando), ou uma capotagem com 4 voltas, resolvi fazer uma reforma geral na viatura.

Desmontei totalmente o jeep, resolvi alinhar primeiramente o chassis e fazer o reforço nas abas laterais.

Bem, já que estava tudo desmontado, aproveitei para instalar os feixes de molas da Toyota. De posse da grana, cotei nas lojas do ramo e acabei comprando o kit completo na GARRA 4X4.

Ai começa o calvario:

1º O kit não vem com nenhum manual de instalação. Então gasta-se telefone e tempo para tirar as duvidas junto ao fornecedor.

2º O kit é genérico e não tem distinção entre ano de fabricação de Jeep's, o meu é um CJ-5 ano 65, canela fina.

3º Por ser canela fina os grampos de fixação das molas ficaram aproximadamente 22 mm maior no diametro que o eixo (foto abaixo).
Solução: Tornear anéis bipartidos e soldar no eixo onde os grampos farão a fixação.

4º Os feixes tem tamanhos iguais, mas arqueamentos diferentes entre o traseiro e o dianteiro, novamente telefona-se para o fornecedor, mais tempo e grana gastos..

5º De posse da informação que os feixes traseiros eram o mais arqueados, constatei que os feixes traseiros tinham arqueamentos diferentes (foto abaixo).
Solução: desmontar o feixe e igualar o arqueamento.

6º Comprei, tambem, o kit de freio a disco traseiro da MSD, ainda não comecei a montagem, mas visualmente detectei que vou ter problemas com o posicionamento das pinças. Esta parecendo que o kit foi fabricado para eixos flutuantes, e o meu é chavetado, mais uma para o jeepeiro se danar.

Conclusão:
Tenho que ter muito cuidado com os kit´s que são oferecidos no mercado. Estes kits, alguns, são fornecidos, fabricados de modo bem amador. O jeepeiro que se dane.

Até hoje só não tive problema com o kit para Clark 260 F, fornecido pela Deep Tec e no kit de freio disco dianteiro da SBD.

Parodiando não é Plug & Play (instale e use) mas sim Pay & Pray (Pague e Reze para dar certo).

Abraços.

romeu
03/11/2006, 15:48
Cara, a verdade é que quase não existe jipe igual.... cada qual tem as suas características, uns tortos, outros alinhados, etc, etc... além das adaptações (da onde veio a frase de que jipeiro é um engenheiro frustrado.. :( )

Esses kits são feitos a partir de um carro, ou alguns carros....E é obvio que darão diferença se instalados em outro carro seguindo um mesmo padrão de um anterior....

Acontece, que empresas sérias sabem disso e tomam providências... como instalar o mesmo pra vc e se encarregar das "gambiarras"... acontece que outras empresas sabem disso mas realmente não estão nem aí.... põe no mercado e cada um que se vire.

É a mesma coisa que vc botar um bloqueio de diferencial pra vender falando que é pra jipe willys e mais nenhuma outra informação.... vai servir em uns, não vai servir em outros.... Procura-se saber qual eixo, diferencial e etcs antes de vender. O que não acontece com esses kits...

Aliás, vc comprou pela net? Pq na loja eles teriam falado alguma coisa, ou não?

Tive problemas semelhantes com muitos acessórios da minha bandeirantes, os quais todos eu tive que me encarregar das gambiarras.... como snorkel, estribo (esse eu tive que mexer no chassi, é brincadeira? ) , quebra mato que não entra o guincho.... e por aí vai hehe.... Tudo o que vc compra achando que vai instalar em 1 dia, acaba durando 1 mes....

Mas se vc pensar direito, não tem muito o que fazer.... o que os fabricantes podem fazer? Manter um mecanico próprio em cada revenda? É meio complicado...

Abraço

Treme Terra
03/11/2006, 22:26
Comprei por fax e telefone.
Concordo plenamente com suas considerações, o que eu acho, que por sermos consumidores, que é o objetivo de qualquer comercio, deveriamos no minimo ser respeitado.

luciano Rodrigues
05/11/2006, 12:58
Olá rapazes, também estou passando por uma situação semelhante, pois comprei o KIt da TOY e instalei no meu CJ5, estou tendo problemas com a instalaçao dos amortecedores, pois resolvi fazer SPOA e encontrei uma série de problemas, como por exemplo os feixes dianteiros depois de instalados ficaram um pouco mais para trás do que os originais, os suportes dos amortecedores que ficam presos as placas de fixação dos grampos, ficaram em posição contária, então tive que retirá-los. Quanto a expessura dos grampos, na data informei ao vendedor que meu jipe era canela fina então ele substituiu.

O que tenho a dizer é que antes de comprar fiz uma grande pesquisa aqui no site e sinceramente, esperava encontrar todos esse problemas, pois os mestres já haviam passado muitas dicas. Tive também um bom auxilio do vendedor da loja que comprei, por outro lado optei em eu mesmo fazer o trabalho, pois dessa forma iria aprender bastante, o que de fato ocorreu. Mas penso que o ideal é deixar que eles façam a instalação, pois dessa forma as adaptações necessárias acabam sendo feita por eles mesmos.

Desejo sorte á todos em seus trabalhos.

cmte_carvalho
05/11/2006, 13:09
Depois do terceiro " TONEAU" de 4 tempos (quem é do ramo aeronautico sabe do que estou falando), ou uma capotagem com 4 voltas, resolvi fazer uma reforma geral na viatura.


EHEEHEHEHEEHHEEHEHEHEHEHEEHEHEHEHEHHE!!!

Ow Júnior, o que você anda fazendo com o seu Jeep? "Oito cubano", "stol de badalo", "tuneau 4 tempos"...? Depois quero umas dicas de como efetuar tais acrobacias!


Boa sorte com as reformas e até!

Treme Terra
05/11/2006, 19:36
Prezado Luciano,

Estou fazendo o meu Jeep da mesma forma que vc. Pelas fotos acho que o caster do seu Jeep ficou totalmente errado verifique no forum o que ja foi falado sobre isto. Se vc montar o eixo dianteiro desta forma seu jeep vai ficar totalmente "indirigivel".

Abraços,

Treme Terra
05/11/2006, 19:44
Prezado Comandante,

Em aviação eu não gosto muito de fazer acrobacia, gosto muito de ver os outros fazerem, de jeep então só me dá prejuizo, mas te garanto é melhor que em avião.

Abraços,

Treme Terra
07/11/2006, 23:00
Hoje aproveitei que os diferenciais estão desmontados e iniciei a instalação dos freios a disco MSD na traseira. Para minha surpresa não tive nenhum contratempo, foi praticamente P&P. Agora estou "matutando" como vou instalar o freio de mão. Quero aproveitar parte do sistema original do CJ-5, ou seja a alavanca original embaixo do painel. Se alguem souber como aceito sugestões.


Abraços

Treme Terra
08/11/2006, 00:49
Agora as fotos

Treme Terra
22/11/2006, 23:40
Bem, depois de dar uma geral no chassis agora estou começando a montagem. No chassis foi feito o seguinte:

1 - Desempeno a frio.
2 - Remoção dos jumelos e suportes originais e, instalados os do Kit da Toy da Garra 4x4, ver nas fotos as medidas que utilizei.
3 - Instalação de reforço nas 2 abas do chassis com barra chata de 3/16" x 1".
4 - Alogamento do chassisi em 5 cm para comportar o kit de molas da Toy.
5 - Instalação de reforços interno no chassis nos pontos de apoio dos suporte da mola.
6- Jateamento do chassisi e pintura com fundo Epoxi.

Treme Terra
22/11/2006, 23:43
Mais fotos

PIRATADOM
23/11/2006, 00:59
eai Treme Terra tu tremeu tudo mesmo ai heim nessa rolagem teve uma coisa de bom ,tu não precisou entrar debaixo do jeep pra sangrar o burrinho tava na mão vou usar essa tecnica quando faltar o freio :putz:tu não se machucou não ne (to di gozacão)vi a montagem do jumelo articulado trazeiro vc alongou o chassi em 50mm, vc viu o esquema que o pai do Elmer armou para não ter que emendar o chassi enverteu o suporte de fixacão das molas para ficar mais macio achei legal a ideia ,dauma olhada la,legal bom trampo pra vc ai.:concordo: :palmas: :roll:

boas

edwint
23/11/2006, 09:51
e aí jr beleza? pronto p/ outra? e o jeep ja tá de pé novamente?


abraço


edi

Treme Terra
23/11/2006, 22:51
E ai Japa,
Hoje coloquei as molas e os diferenciais no lugar, acho que não vou ter problemas com o caster, amanhã vou medir o angulo com um goniometro. Aparece aqui em casa, estou todas as noites trabalhando no jeep, vou fazer toda a parte mecanica primeiro, depois vou me preocupar com a carroceria.

Abraços.

José Augusto
23/11/2006, 23:16
Treme terra, belo serviço, providêncial o fechamento do perfil sobre o apoio dos feixes (eu só teria feito diferente o fechamento com outro perfil C interno, como são originalmente o chassi da Rural e F75), está de parabéns, a unica coisa que não gostei foi a a mão francesa, muito grande, que nessa dimensão tem a tendência de provocar empenamento do chassi.

Treme Terra
24/11/2006, 21:51
Ok José Augusto,

Tentei fazer o fechamento do chassis conforme vc disse, mas devido as bitolas diferentes não encontrei o perfil "U" ideal, tentei procurar alguem que pudesse dobrar nas medidas necessárias mas não encontrei, quanto a mão francesa, eu não tinha pensado nisto, ainda esta em tempo e posso cortar um pedaço, no entanto eu tenho o motor GM 4.1 e 260F, o que obrigou um afastamento de 18 cm na Tcase em direção ao diferencial traseiro, ai eu utilizei 2 travessas que suporta o cambio, 1 na posição original, e outra afastada que suporta o cambio hoje, vou tirar fotos para melhor compreender. Com isto acho que o chassis ficou reforçado na região da mão francesa.
Obrigado pela observação.
Abraços

PIRATADOM
25/11/2006, 00:52
Treme terra, belo serviço, providêncial o fechamento do perfil sobre o apoio dos feixes (eu só teria feito diferente o fechamento com outro perfil C interno, como são originalmente o chassi da Rural e F75), está de parabéns, a unica coisa que não gostei foi a a mão francesa, muito grande, que nessa dimensão tem a tendência de provocar empenamento do chassi.

eai Augusto legal qdo vc diz que a mão francesa ficou muito grande e nessa dimensão provoca empenamento do chassi e porque vai servir como alavanca ou vai torcer o chassi para baixo.
Esse reforco que oTreme Terra fez para os feixes postado dessa maneira não vai trabalhar como uma alavanca para baixo ,ja vi esse tipo de reforco mas um perfilado embutido no chassi e não tão curto pois qto mais longo o perfilado maior a distribuicão do peso ,talvez não tenha me expressado corretamente , to curioso :idea:


boas

José Augusto
25/11/2006, 10:49
Treme Terra, não sou dono da verdade, nem tenho a pretensão, mas posso, pela minha experência, fazer alguns alertas de quem está fora do processo, posso até estar chovendo no molhado mas...
O cardãn traseiro não vai ficar muito curto?
Quanto as 2 travessas veja com cuidado o ponto de apoio dos coxins, dependendo da disposição, se eles estiverem desalinhados pode ser que um prejudique o outro, tente imaginar o funcionamento quando impomos "torque", o conjunto tende a girar em relação a longitudinal.
As travessas ajudarão sem dúvida a combater "parte" da tendência, mas como serão parafusadas, deverão apenas evitar o movimento na parte inferior do chassi. Na minha opinião o mais simples seria, apoios de mão francesa no tamanho das originais, e preso a elas junto a carroceria uma barra no tamanho desejado apoiada no chassi na região mais central e apoiando a carroceria na distância da mão francesa.

PIRATADOM, o problema dos reforços de chassi não é tão simples quanto parece, usar receitas já aprovadas e testadas por outros evita uma serie de surpresas e dores de cabeça.
Quanto mais rígida (mais reforçada) é uma região mais esforço ela puxa, se reforçamos muito uma estrutura em todos os pontos ela pode se tornar frágil e quebrar mais facilmente as vezes deixar alguns pontos mais flexíveis é a chave para um funcionamento mais equilibrado. O que quero dizer é, se fechamos o chassi inteiro "pode ser" que o reforço na região do apoio dos feixes fique insuficiente, que para ficar bom deveria ser ainda mais reforçado. É obvio que o resultado disso levaria a um chassi indestrutível, mas muito rígido e bem pesado.

pmarcell
25/11/2006, 12:33
Treme terra, vi que vc instalou as molas do toyota traseiras na mesma posição dos originais. Foi uma pena. No meu instalei suportes e fixei-as ao lado do chassi, mais próximas à roda. Amigo, o jipe ficou muito mais firme em curvas. Repense essa hipótese. Se vc instalar uma barra estabilizadora então.. . No meu caso foi a dianteira do chevette. Talvez nem tivesse virado o seu jipe original, se tivesse tais modificações. Fica show e é baratinho.
Um abraço.

PIRATADOM
25/11/2006, 12:48
Treme terra, vi que vc instalou as molas do toyota traseiras na mesma posição dos originais. Foi uma pena. No meu instalei suportes e fixei-as ao lado do chassi, mais próximas à roda. Amigo, o jipe ficou muito mais firme em curvas. Repense essa hipótese. Se vc instalar uma barra estabilizadora então.. . No meu caso foi a dianteira do chevette. Talvez nem tivesse virado o seu jipe original, se tivesse tais modificações. Fica show e é baratinho.
Um abraço.
eai PMarcell se der poe as fotos pra gente dar uma olhada e aprender a fazer tambem ,essa e legal:palmas: :concordo:

boas

Elmer_Jeep
25/11/2006, 13:41
Treme Terra, acho q vc errou a posição dos feixes, o certo é usar os curtos(1050mm) na dianteira e os mais longos(1085mm) na trazeira.
Já instalei feixes band nos CJ5 e CJ6 sem precisar perder tempo alongando chassi.



Treme terra, vi que vc instalou as molas do toyota traseiras na mesma posição dos originais. Foi uma pena. No meu instalei suportes e fixei-as ao lado do chassi, mais próximas à roda. Amigo, o jipe ficou muito mais firme em curvas. Repense essa hipótese. Se vc instalar uma barra estabilizadora então.. . No meu caso foi a dianteira do chevette.

Amigão me desculpa mas isso é a maior besteira que existe. Tem um tópico onde estamos conversando sobre esse assunto: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22942

[]'s

José Augusto
25/11/2006, 18:27
Treme Terra, acho q vc errou a posição dos feixes, o certo é usar os curtos(1050mm) na dianteira e os mais longos(1085mm) na trazeira.
Já instalei feixes band nos CJ5 e CJ6 sem precisar perder tempo alongando chassi.



Amigão me desculpa mas isso é a maior besteira que existe. Tem um tópico onde estamos conversando sobre esse assunto: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22942

[]'s

É isso aí, dependedo de como foi executado corre-se o risco de condenar o chassi.

[]'s alertas.

Elmer_Jeep
25/11/2006, 18:49
E tem mais, esses teu jogo de feixes tá muito estranho, veja só, fui medir meu CJ5, nele uso 4 feixes dianteiros band e os suportes(diant. e tras.) ficaram com 1050mm de distancia.

Já no CJ6(PRATEADO II) a dianteira está com 1050 também e os suportes do feixe trazeiro medem 1280mm de distancia...

Aí nego vai dizer, "ah, o CJ6 é mais longo"... Nada disso, a diferença entre CJ5 e CJ6 está apenas no entreeixos, a parte frontal e trazeira do chassi possuem medidas iguais.

[]'s e desculpe o banho de água fria...

Treme Terra
25/11/2006, 23:38
Prezado Elmer,

Comprei este Kit na Garra 4x4, e instalei os feixes conforme fui intruido pelo Rodrigo, antes de fixar os jumelos fixos dos feixes dianteiros no chassis, com o auxilio de dois macacos hidraulicos e correntes, pressionei os feixes com o diferencial montado ( com o chassis de cabeça para baixo) até que fosse de encontro com o centro dos batentes, ai então soldei o jumelo fixo no chassis, já o jumelo articulado (sempre conforme instrução do Rodrigo), fixei o suporte mantendo um angulo de aproximadamente 20º para tras, para que quando for instalada toda a mecanica e carroceria, o flexionamento das molas farão com que os jumelos dianteiros se posicione ligeiramente para frente. Para o feixe traseiro fiz o mesmo procedimento só que o jumelo articulado foi intalado conforme o original (para tras).Os quatro feixes são exatamente iguais no tamanho, só há diferença nos feixes traseiros quanto ao arqueamento, e uma mola é instalada mais reta, veja a foto nos primeiros comentarios deste tópico.

Sempre é bom os comentariois aqui no forum, e para mim são sempre bem vindos,as vezes desperta por algo que esta se passando inadvertidamente quando se reforma um Jeep, e alem de contar com a experiencia dos outros participantes.

Treme Terra
25/11/2006, 23:49
Prezado José Augusto,

Uma das travessas, a dianteira só faz a ligação entre as duas longarinas e serve tambem de ponto de fixação para a chapa de proteção da transmissão (skid-plate), a transmissão e a t-case é fixada por coxim (original do jeep) na travessa traseira. Realmente o cardã traseiro ficou curto (menor 12 cm que o original), mas esta adaptação foi feita a 2 anos e funcionou legal.
Muito providencial seu comentario sobre a distribuiçaõ de esforços em uma estrutura. Como eu disse vou ficar atento com a mão francesa.

Abraços.

Treme Terra
25/11/2006, 23:53
Prezado Elmer,

Realmente não haveria necessidade de alongar o chassis, só fiz porque pretendo instalar um guincho na dianteira, e acho que o espaço ali é muito acanhado. Já que tava tudo desmontado aproveitei a ocasião.

Abraços.

Treme Terra
17/12/2006, 22:05
A reforma do chassis esta quase pronta, estou montando a mecanica antes de pintar o chassis, (depois eu retiro tudo) se tiver alguma modificação ainda esta em tempo.

Prezado Elmer;
Repare nas fotos abaixo a posiçaõ dos jumelos, eles estão quase na vertical, e só tem o motor e a caixa instalado no chassis, acredito que quando for instalado o restante ele deve (tem) chegar na posição ideal.
Veja tambem a foto que mostra a instalação da segunda travessa do cambio.

Vou instalar o tanque de combustivel atras, entre as longarinas e acima da mão francesa da barra de tração, já calculei vai dar para colocar um tanque com 45 litros.

luciano Rodrigues
18/12/2006, 11:04
Grande Treme Terra, antes de mais nada gostaria de me desculpar pela demora (seu comentário página 1) é que faz algum tempo que não visito o site, e também parabeniza-lo pelo trabalho. Li seu comentário, na verdade antes de fazer isso dei uma boa pesquisada no site, e tentei colocar o caster dentro dos padrões aceitáveis usando para isso, uma receita deixada aqui no site. Pelos calculos que fiz, ficou dentro do padrão, agora só terei certeza depois de montadinho e rodando, suas observações serão muito bem vindas. Já faz alguns dias que não dou sequência no trabalho, pois tô sem tempo e sem grana. Tô fazendo aos poucos, agora estou me dedicando à direção, pois com o SPOA muita coisa há de ser feita, instalei um high steer e agora estou nos ajustes. Deseje-me sorte !! Grande abraço !!

Elmer_Jeep
18/12/2006, 11:18
Fala Treme, o negócio ta ficando bom hein, a posição ideal dos jumelos em repouso é que fiquem inclinados próximos de 45graus, como ainda falta muita coisa pra botar aí em cima e os feixes estão arqueados creio que vão ficar na posição correta.

[]'s

Treme Terra
19/12/2006, 22:32
Hoje consegui o lugar para colocar o tanque de combustivel entre as longarinas traseiras do chassis, cortei o "V" da barra de tração e transformei em um quadrado. As dimenções foram suficientes para comportar um tanque de 41 litros, quase igual ao original do CJ-5. Estou contando com a altura dos coxins da carroceria que tem 1 1/2". Tá certo que não ganhei em galonagem, mas só em tirar o tanque debaixo do assento já estou satisfeito. Amanhã coloco as fotos do chassis.
Pretendo fabricar o tanque em chapa #18 galvanizada e soldar com estanho, alguem tem algum comentario sobre isto?

Abraços

José Augusto
20/12/2006, 12:28
Treme Terra, não aconselho cortar o V, mas já que vc já cortou ..., se pretende instalar algum ponto de ancoragem atrás, eles deverão ficar no alinhamento da longarina e mesmo assim numa "puxada" mais forte corre-se o risco de desalinhar o chassi. Para manter um ponto de ancoragem central deve-se reforçar bastante a última travessa de preferência por dentro.

Quanto ao tanque as dimensões em planta estão boas, mas na altura vc pode seguramente aumentar em pelo menos 5 cm sem perder nada, vi que vc teve o cuidado de deixa-lo embutido (considerando 8 cm da travessa + 4 cm dos calços, igualando a altura de 12 cm na parte de trás), mas vc se esqueceu dos feixes, se considerarmos o suporte de apoio + jumelos + laminas, eles estarão a pelo menos 13 cm abaixo desse ponto e pior mais atrás, e mesmo que haja perigo de bater em algo, vc pode colocar uma chapa grossa de proteção.

No meu CJ o tanque atrás tem 33 cm de altura, como a carroceria está 9 cm mais elevada que a sua, equivale aos 24 cm de altura total que sugerí, sendo que a minha não tem o chanfro.

Já passei por muitos locais e mesmo em barrancos o feixe pega antes do tanque, mesmo quando existem facões, algumas vezes chegou a raspar a ponta a borda traseira da chapa de proteção, mas nesse tambem rasparam os diferênciais, o skid-plate e o protetor do carter.

Treme Terra
20/12/2006, 20:58
Prezado José Augusto,

Realmente eu não queria cortar o "V" da barra de tração, considerei que os meus pontos de ancoragem serão fixados no alinhamento das longarinas do chassis, por outro lado conservei as duas mãos francesas da barra de tração, veja abaixo como esta ficando. Vou dobrar uma cantoneira para complementar o "quadrado" que era o "V". Obrigado pelas dicas.

Abraços.

José Augusto
20/12/2006, 22:46
Agora entendi que o tanque fica ao contrário do que imaginei, o chamfro fica para frente.

Quanto ao tanque, fazendo em chapa de lata, rodando com gasolina ele até dura um pouco mais até 3 anos, mas no alcool ou diesel dura no máximo 6 meses, começa a descascar e "entope" o filtro de combustível. Pense na possibilidade do uso de inox, a diferença no custo final não é tão grande.

luciano Rodrigues
25/12/2006, 22:22
Treme Terra, já pensou na possibilidade de deslocar alguns centimetros a travessa que prende o "V" um pouco mais para frente ? Dessa forma cabe o tanque original lá embaixo de forma que a boca dele fica na direção exata de fazer a adaptação da tampa do tanque na lateral do jipe.

Se pegar o tanque original e soldar a boca na outra extremidade dá para usar ele da mesma forma que você tá pensando em fabricar, é só girar-lo 90 graus em sentido horário.

Quanto aquele engate é só aumentar um pouco mais aquelas barras que são parafusadas na travessa, dessa maneira não perde o engate. Que acham ?

Treme Terra
08/01/2007, 17:33
Estou instalando a embreagem com acionamento hidraulico, para isto utlizei as seguintes peças:

1 Cilindro mestre do Mercedes L709/L812/L912, (88....), Nº Varga RCCE 0012.2 (diametro 19mm)
1 Cilindro auxiliar do Mercedes L608 D (76/86), Nº Varga RCCE 0003.3 (diametro 28mm)

Utilizei o cilindro mestre do 709 por facilidade na adaptação, o diametro e o curso é identico ao do 608.

Observem nas fotos a qualidade da adaptação, bem diferente das gambiarras que vejo aqui no Forum.

Abraços.

Elmer_Jeep
08/01/2007, 17:41
vai com calma né mano, da forma que vc escreveu parece até que todo mudo aqui só faz gambiarra...



...agente faz só de vez em quando...

[]'s

Treme Terra
08/01/2007, 17:46
Sabe o que me chateia quando estou fazendo uma trilha?
- É quando vc tem que ficar parado horas no meio do melhor da trilha consertando serviços/gambiarras mal feitos, não me importo em consertar, o que me incomoda é perder o dia de fazer trilha.
Aliás na minha equipe sempre tem um mecanico disponivel, sendo eu um deles.
É por isto que detesto coisas mal feitas.

Treme Terra
08/01/2007, 18:00
Quer um exemplo:

- Quebrar um cambio na trilha é muito normal, eu mesmo ja quebrei alguns, mas quebrar um cambio por falta de oleo ai é sacanagem.

Tem companheiros que fura um pneu na trilha, e este pneu fica a semana inteira furado, ai ele acha em consertar o maldito justamente na hora marcada para sairmos para a trilha, ai eu fico "Tô doido" .

Treme Terra
08/01/2007, 18:09
Outro exemplo:

Veja na foto abaixo, este ai quando trocou os terminais de direção viu que tinha uma trinca no munhão, então ele disse " eu achei que aguentava só mais uma trilha", conclusão eu tive que soldar o tal munhão no meio da trilha. Perdemos o melhor da trilha.

José Augusto
09/01/2007, 13:30
Treme Terra, sei bem o que é isso, tem gente que sempre vai querer fazer manutenção do jeep na trilha, sempre digo isso para alguns ..., - se a coisa tá com suspeita que vai quebrar, arruma antes de ir para trilha, ou vc acha que quando estiver andando no asfasto vai quebrar,... nnnnnãoooooo, só vai quebrar quando estiver forçando, justamente quando for mais complicado para arrumar.

Quanto a gambiarras, dá para estabelecer 3 tipos:

1) As aparentemente bem feitas que não dão pinta de serem gambiarras, são duráveis, ficam perfeitas a ponto de enganar os menos avisados, mas pecam por utilizarem peças específicas/únicas/exclusivas ou difíceis de serem obtidas, cada vez que precisa mexer ou dá manutenção (por desgaste natural) é uma dor de cabeça:putz:;

2) As feias, porcamente montadas, tortas ou desalinhadas com peças desgastadas, nitidamente reconhece-se como gambiarra, mas ao contrário do que se espera até funcionam bem:pensativo: (mas não são duráveis funcionam por curto intervalo de tempo);

3) As provisórias que ficam definivas, são as piores, pois são feitas "as pressas", geralmente são improvisos para poder sair de uma situação, não tem critério nenhum, estas quebram sempre aleatóriamente :parede:;

Quanto as adaptações, acho que sempre se pode melhorar algo existente e pensando desta maneira sempre as últimas serão melhores que as anteriores, sempre é mais fácil partir de algo pronto (desde que esteja funcionando), portanto é natural que observando algo existente e através de uma crítica montar algo melhor.

Treme Terra
10/01/2007, 21:35
José Augusto,

Concordo em numero e grau.

Voce definiu brilhantemente o termo gambiarra. Excluindo os tres item que voce descreveu eu acrescentaria um; digamos que não seja uma gambiarra mas uma "ADAPTAÇÃO TÉCNICA".

Abraços,

Treme Terra
16/01/2008, 23:53
Finalmente o VALENTE ficou pronto, anexei algumas fotos dos detalhes da reforma

Treme Terra
17/01/2008, 00:14
Assoalho pronto , coluna de direção do Monza, painel e porta luvas

Treme Terra
17/01/2008, 00:20
Para manter o motor em condições de uso construi um "Banco de testes" e o motor ja instalado.

Treme Terra
17/01/2008, 00:28
Bancos do Tempra "Recapado", estribos e suporte do estepe.

Treme Terra
17/01/2008, 00:35
Tanque de combustivel, Hi-lift e lanternas traseiras.

a.veiga
17/01/2008, 00:47
Sou um analfabeto em mecanica, mas fiquei de boca aberta. ficou show de bola o seu Jeep, quem acompanha foto por foto o q vc fez te enxerga com certeza como um artista! Parabens.

Treme Terra
17/01/2008, 00:50
Na trilha................

Treme Terra
17/01/2008, 00:56
Sou um analfabeto em mecanica, mas fiquei de boca aberta. ficou show de bola o seu Jeep, quem acompanha foto por foto o q vc fez te enxerga com certeza como um artista! Parabens.

Demorei exatamente um ano para fazer a reforma, porque eu somente podia fazer o trabalho da reforma a noite, após o meu dia de trabalho, exetuando a pintura, o resto foi feito em uma pequena oficina que tenho em minha casa.

Alem do prazer em contemplar um trabalho que voce mesmo fez, o mais gratificante e ter o reconhecimento por companheiros de "hoby", obrigado.

Abraços