Ver Versão Completa : Opala a alcool?
marcosmoscz
01/11/2006, 22:02
Ontem falando com o mecanico que de vez em quando eu levo nele, inclusive ele faz trilha também, ele me disse que o motor do opala 4 cilindros não presta se for a alcool, isso é verdade, pergutei isso pra ele pq o meu motor não está muito legal, sendo que não foi alterado para rodar a alcool, mas estou querendo fazer a retifica dele e passalo pra alcool, ai pergunto também, vale a pena passar pra alcool?
leopoldo
01/11/2006, 22:35
vale a pena desde que seja feito no padrão alcool ... tudo.
meio termo não presta.
marcosmoscz
01/11/2006, 22:41
Estou querendo fazer a conversão, mas o mecanico disse que o motor não presta se for passado pra alcool!
Paulo Eduardo
01/11/2006, 22:56
Como o Leopoldo falou, presta, se for mudado TUDO conforme as especificações do modelo álcool. Tudo = pistão, cabeçote, junta de cabeçote. Depois carburação, admissão (se a original não for aquecida), velas, ponto e avanço. E ainda um injetor de gasosa pros dias frios.
[]´s
marcosmoscz
01/11/2006, 23:08
É isso mesmo que to querendo fazer, colocar tudo para funcionar direito
Obrigado a todos
Abraços
Marcos
Marcos, tenho um OHC original à álcool, o problema é que o motor à álcool só trabalha bem mesmo quando está quente. Quando está frio fica fraco.
Você tem que ver se isso vale a pena.
Hoje se eu pudesse escolher, optava por gasolina.
Olá, no caso do opala 4cc, caso seja feito TUDO a alccol, ele manda muito bem quando ta frio, lembrando que vale a pena instalar uma ventuinha elétrica pra manter a temperatura na estrada um pouco mais alta, o meu ficou sensivelmente mais economico depois que fiz isso.
Abraço.
Gomes Neto
03/11/2006, 09:26
Seguinte:´
O motor 151 álcool é tão bom ou melhor que o a gas. já que tem potencia superior.
Comprei um gas. e fiz do zero, camisas, pistões (agora padronizados álc. e gas. ambos planos) bronzinas de mancal e biela, tuchos e comando (trocou um é bom trocar o outro), retífica e rebaixamento do cabeçote e rebaixamento do bloco ( comp. 11,5:1), coletor AQUECIDO, carburador Solex H-34 (álcool), fora parte elétrica, modulo, bobina e outras coisinhas.
Fazendo desta forma, ou seja, um motor à álcool, fica muito bom sim.
marcosmoscz
05/04/2007, 13:23
Como faço a ligação das mangueiras no coletor aquecido? Troquei o jeep por uma rural, o coletor veio sem as conexões.
joão k. chikui
05/04/2007, 13:59
Como faço a ligação das mangueiras no coletor aquecido? Troquei o jeep por uma rural, o coletor veio sem as conexões.
Marcos, se realmente for Alcool , como o que tenho no meu CJ3A, é bom e chega a fazer 7 km/L (sem correr muito ) no alcool puro.Uso bura duplo estágio do Gol 1.6 alcool.
Logo no começo apanhei porque estava sem passagem de agua quente no coletor e pé do bura, e sem termostática.
Outra coisa, meu AP pega sem injetar gasol, o GM meu não pega, pode ser 2 gotas de gasolina , mas precisa. Porém , o meu pode ligar e sair que vai bem pra caramba.
Se quiser testar , somos quase vizinhos , é só dar um alô.
marcosmoscz
05/04/2007, 16:05
Legal, o meu motor pega de primeira no alcool, o problema é que o coletor está sem aquecimento, eu gostaria de saber como faço as ligações de mangueiras, no meu coletor o antigo dono isolo o coletor.
Abraços
Marcos
joão k. chikui
05/04/2007, 17:37
Legal, o meu motor pega de primeira no alcool, o problema é que o coletor está sem aquecimento, eu gostaria de saber como faço as ligações de mangueiras, no meu coletor o antigo dono isolo o coletor.
Abraços
Marcos
Marcos ,a noite vou tirar uma foto e postar. No meu ficou bom pq mesmo quando a termostática esta fechada , o coletor já esquenta.
felipemendes
05/04/2007, 19:21
proveitando que estamos falando do motor de opala, já me intromentendo, tenho algumas perguntas:
1 - Qual o consumo médio de gasolina na rua e na estrada? Pretendo colocar em um CJ3A levinho, caixa de chevette, 8x43, com pneus 7.50.
2 - Pagar 400 reais em um completo (menos alternador) que funciona (o cara vai tirar de um Puma GTB, mas tá montado e funcionando) é um bom negócio?
Desculpem o off-topic.
joão k. chikui
05/04/2007, 19:34
proveitando que estamos falando do motor de opala, já me intromentendo, tenho algumas perguntas:
1 - Qual o consumo médio de gasolina na rua e na estrada? Pretendo colocar em um CJ3A levinho, caixa de chevette, 8x43, com pneus 7.50.
2 - Pagar 400 reais em um completo (menos alternador) que funciona (o cara vai tirar de um Puma GTB, mas tá montado e funcionando) é um bom negócio?
Desculpem o off-topic.
Felipe , eu tinha um com opala a gasolina e fazia 9 km /L sem abusar(80-90km/h), mas minha relação era mais longa.
É tão bom negócio que se vc não quiser , busco prá mim kkkkk
joão k. chikui
05/04/2007, 19:47
Abraços
Marcos
Marcos , vai a explicação como fiz e uma foto , peço apenas aos pró que não riam das minhas gambi, pois como faço para mim , sou bem relapso.
Furei e fiz rosca no pé da sede da termostática , adaptei um "bico de mamadeira "de latão, assim,a agua, encontrando resistencia da tal valvula , vai pela mangueira até o coletor e retorna para a mangueira antes da bomba dágua(na mesma peça onde vai o termometro de mercúrio).Fica como se fosse um BY PASS. mesmo com a termostática totalmente fechada, a agua circula muito pelo cabeçote, coletor e volta na bomba d'agua.
Sidnei Diogo
05/04/2007, 20:40
Oi pessoal.
Marcos: Eu rodo num CJ-5 8X43 com pneus tork - motor opala 4cc álcool (por completo, como já disseram) câmbio chevette 5m. e chego a fazer 8Km/l. Rende mais que o gasolina; não troco por nada. Pode fazer que não tem erro. O esquema que o João K. te mandou, basicamente está correto.
Boa sorte!
felipemendes
05/04/2007, 21:06
Felipe , eu tinha um com opala a gasolina e fazia 9 km /L sem abusar(80-90km/h), mas minha relação era mais longa.
É tão bom negócio que se vc não quiser , busco prá mim kkkkk
9 km/litro na estrada? :shock: Caramba, se for, acho que vou passar pra vc mesmo! Vou usar o jeepinho pro dia-a-dia, trilhas leves e algumas viagens. Mas já tô assustado de imaginar o consumo normal...:pensativo:
Eu rodo num CJ-5 8X43 com pneus tork - motor opala 4cc álcool (por completo, como já disseram) câmbio chevette 5m. e chego a fazer 8Km/l. Rende mais que o gasolina; não troco por nada. Pode fazer que não tem erro. O esquema que o João K. te mandou, basicamente está correto.
Mesma pergunta: na estrada? Já é um pouco melhor (e com gás deve ficar bom), imagino que com uma relação mais longa fique perto do quanto espero gastar pra andar.
Vcs têm idéia de quanto sai uma conversão dessa (gasolina-álcool)?
[]s, já pensando em manter o motor de chevette...:oops:
joão k. chikui
05/04/2007, 21:23
9 km/litro na estrada? :shock: Caramba, se for, acho que vou passar pra vc mesmo! Vou usar o jeepinho pro dia-a-dia, trilhas leves e algumas viagens. Mas já tô assustado de imaginar o consumo normal...:pensativo:
Mesma pergunta: na estrada? Já é um pouco melhor (e com gás deve ficar bom), imagino que com uma relação mais longa fique perto do quanto espero gastar pra andar.
Vcs têm idéia de quanto sai uma conversão dessa (gasolina-álcool)?
[]s, já pensando em manter o motor de chevette...:oops:
Fê, lógico que é em estrada, pois em trilha já cheguei a fazer 4 a 5 L/km, no buraco do Camel , com uma F-75 na cinta , com o radiador e a hélice fundidas numa única peça(Foi querer passar no piscinão em 3ª red, se e me fú...)
Outra coisa, economia na estrada, tem que reeducar o pé da direita, afinal a carroceria de um CJ3A é o mais parecido com dois freios aerodinâmicos que os engenheiros conseguiram chegar(Mas é lindão, o danado). Então, é andar na boa, passeando, curtindo a paisagem.
Sidnei Diogo
05/04/2007, 21:42
:concordo: Bom, eu uso esta configuração pensando, em primeiro lugar, nas trilhas "pesadas"; Quase que só uso asfalto para chegar no barro:D (he he). Mas meu CJ é muito pesado e reduzido (daí a vantagem da quinta "over-drive" do chevette). Acho que num veículo mais leve e mais "longo" e considerando o que foi dito, vc consegue uns 8/l tranquilo. Há: com álcool bom é claro!:mrgreen:
marcosmoscz
05/04/2007, 23:17
Vou dar uma olhado no meu motor amanha pra ver como está lá a configuração, quando conseguir aquecer o coletor eu posto fotos dele aqui. Quanto a fazer 8 e 9 km/l estou com inveja de vcs pq quando fui com o meu antigo jeep para a praia grande ele fez 3,33km/l isso que foi só de descida.
Abraços
Marcos
[]'s querendo fazer 9 km/l com litro no Assombroso
joão k. chikui
06/04/2007, 09:49
Marcos, como somos quase vizinhos , se quiser ver de perto o que pela foto não dá para ver, ou ver o funcionamento , mande uma MP que terei o maior prazer em te mostrar.
felipemendes
06/04/2007, 13:11
Bom, se faz 5 km/l na trilha, dá pra imaginar uns 7 na rua, já não é tão mal (meu fiesta 2006 faz 8... :cry:).
E, agora, quanto custa em média pra botar o bicho etílico (a álcool)? Já sei que tem que rebaixar o cabeçote, trocar pistões, admissão, bura, etc. Ou pode valer mais a pena só rebaixar um pouco o cabeçote e ficar com gasolina/gás?
Sidnei Diogo
06/04/2007, 16:01
E, agora, quanto custa em média pra botar o bicho etílico (a álcool)? Já sei que tem que rebaixar o cabeçote, trocar pistões, admissão, bura, etc. Ou pode valer mais a pena só rebaixar um pouco o cabeçote e ficar com gasolina/gás?
[/quote]
:discordo: Felipe: Eu antes tinha um GM151 gasolina e resolvi mudar para álcool. Prá encurtar a história te digo que depois de três retíficas, uns dois comandos, tubagens e vários carburs:evil: , comprei um "original" a álcool com carbu Duplo. Agora ficou massa, mas antes, foi só L$ queimadas.
Em trilha, traçado, reduzido, com mochila, estilingue e papagaio, consigo uma média de 5/l. o problema é se vc forçar muito em alta; aí cai. Agora, se vc não fizer questão da perda de espaço (que no meu caso é grave), prefiro o gás ao álcool adaptado, porém com gás o rendimento é pífio.
joão k. chikui
06/04/2007, 18:33
Bom, se faz 5 km/l na trilha, dá pra imaginar uns 7 na rua, já não é tão mal (meu fiesta 2006 faz 8... :cry:).
Felipe, se os 5 km/L na trilha que vc cita é o que falei, só está um pouco invertido, pois disse que fiz de 4 a 5 L/km no buraco do Camel puxando uma F-75 quebrada...
Eu tenho um GM151 "moderno" (cinza, ano 90) original GM a álcool instalado no CJ. Ignição eletrônica, coletor aquecido, carbura 3E, enfim, tudo original e já preparado para álcool. Tem que estar muito, mas muito frio mesmo o tempo para ter que injetar gas. pela manhã. Tirando isso, é puxar o afogador e bater na chave, que pega sem precisar relar no acelerador. Único incoveniente: quando pego estrada em dias um pouco frios o motor fica bem frio, daí não rende e gasta mais. Solução: coloco sempre um pedaço de papelão, tampando metade do radiador. Daí fica na temperatura mais ideal e vai que vai ... 8-)
marcosmoscz
07/04/2007, 21:05
Chapado essa do papelão, o meu motor não está rendendo nada por causa do coletor que está sem aquecimento
Isso porque o meu já tem o coletor aquecido. Ah, esqueci: também fiz a preparação para aquecimento do ar que chega ao carbura. No sistema original GM para o motor alcool, vem um tubo de papelão alumínio do coletor de escape para a entrada de ar. No meu caso, eu fiz um sistema para usar um radiador de aquecedor de carro comum. Então o ar passa por esse radiadorzinho antes de entrar no carbura.
Sidnei Diogo
09/04/2007, 12:21
Isso porque o meu já tem o coletor aquecido. Ah, esqueci: também fiz a preparação para aquecimento do ar que chega ao carbura. No sistema original GM para o motor alcool, vem um tubo de papelão alumínio do coletor de escape para a entrada de ar. No meu caso, eu fiz um sistema para usar um radiador de aquecedor de carro comum. Então o ar passa por esse radiadorzinho antes de entrar no carbura.
:pensativo: Interessante; Dá prá postar umas fotos?:roll:
Beto Lacerda
09/04/2007, 12:43
Desculpem o off-topic.
vai ficar na medida ..
e o preço .. bom se estiver funcionado ta de graça
[]'s
Beto Lacerda
09/04/2007, 12:45
Marcos, tenho um OHC original à álcool, o problema é que o motor à álcool só trabalha bem mesmo quando está quente. Quando está frio fica fraco.
Você tem que ver se isso vale a pena.
Hoje se eu pudesse escolher, optava por gasolina.
vc tem um ohc a alcool original ??
ja experimentou colocar um bura a gasolina e andar com gasolina no tanque p/ ver o resultado ??
experimente ... vai gostar e mto ...
só o consumo que não agrada tanto ... mas o desempenho ...
[]'s
joão k. chikui
09/04/2007, 12:55
vc tem um ohc a alcool original ??
ja experimentou colocar um bura a gasolina e andar com gasolina no tanque p/ ver o resultado ??
experimente ... vai gostar e mto ...
só o consumo que não agrada tanto ... mas o desempenho ...
[]'s
Beto, será que só atrasando não fica grilando? Digo isto pq tem a taxa alta do motor original a alcool.
Beto Lacerda
09/04/2007, 13:30
Beto, será que só atrasando não fica grilando? Digo isto pq tem a taxa alta do motor original a alcool.
alta p/ os padrões da epoca ..
é mto inferior a de qqer motor injetado a gasolina
fica um ohc taxadinho .. gostoso de andar ..
descobri isso por acaso ..
explico :
qdo comprei meu jeep ele veio equipado com motor ohc , ele é 1980 , comprei de um amigo que pegou ele da prefeitura de sumaré , pintou , deixou bonitão e precisou vender ...
o motor veio zeradinho .. a gasolina .. sempre andou mto bem .. tanto que qdo encostei p/ por o 4.1 eu guardei o motor e hj ele esta no cj amarelo da minha mãe .
o grande lance é que esse ohc sempre andou mto bem .. e sempre com mais folego que os outros .. eu achava que era pq tava todinho std e reguladinho ..
até que um belo dia arrumando os doctos do meu jipe vi que ele era alcool e qdo passou da prefeitura p/ o nome do meu amigo "virou" gasolina ..
ai fui ver se tinham trocado motor etc etc
e descobri que meu motor é um legitimo OHC alcool ... o que explicou mtas coisas como por ex o filtro de ar ser igual das f100 e nunca ter sido trocado , o coletor ter passagem de agua ,o jeep andar a 100/110 numa boa com pneus 750/16 e dif 9/44 etc etc
mas carburador é um solex igual dos originais a gasolina ..
e ta rodando na gasola desde que é meu ..
numa boa ..
sempre defendi os ohc em bom estado ... mas num sabia pq o meu era melhor :mrgreen: todos que dirigem elogiam ..
descobri no começo do ano ... o motor ja tava no jipe amarelo a mais de 3 anos
vou continuar usando gasolina ..
faz 6,5 na cidade
um dia eu me meto a por uma injeção de ap 2.0 nele
só p/ me livrar de carburador ..
mas p/ isso só depois que o lendario jeep azul rodar .
[]'s
Sidnei Diogo, não tenho fotos prontas da adaptação do aquecimento do ar, mas posso providenciar, sem problemas. Vou tentar fazer essa semana e posto aqui OK :wink:
joão k. chikui
10/04/2007, 23:10
Marcos, esqueci de avisar: será que teu coletor tem camara de aquecimento(original do alcool)? Se não tiver, procure pq está bem difícil de achar($$ 180 a 200).
Sidnei Diogo
10/04/2007, 23:38
Sidnei Diogo, não tenho fotos prontas da adaptação do aquecimento do ar, mas posso providenciar, sem problemas. Vou tentar fazer essa semana e posto aqui OK :wink:
:mrgreen: Desde já agradeço! Estaremos na espera.:concordo:
marcosmoscz
11/04/2007, 09:55
Ele tem a entrada de aquecimento, só está desligada, preciso comprar o termostato e aquele t que vai na mangueira inferior do radiador. Só não sei se ao certo onde colocar as mangueiras ainda.
Abraços
Marcos
mattheus
11/04/2007, 10:19
Marcos,
A instalação das mangueiras é bem simples.
Primeiro vc tem que providenciar o T, e verifique a espessura do tubo, pois há um T fino e um grosso.
A colocação do T deve ser feita no tubo de saída do radiador ( o de baixo).
As mangueiras de aquecimento do coletor, acho eu, que não tem ordem, pois é uma para entrada e uma para saída.
Uma vai na saída da bomba d´agua (no motor), e a outra vai no T do radiador.
Esse aquecimento é essencial para o bom funciomnamento do motor, pois, quando o meu não tinha, não firmava a aceleração.
O consumo do meu não passa dos 4,5 km/l, mas uso giclagem mais aberta (ganho mais torque em baixa).
[]´s
joão k. chikui
11/04/2007, 11:11
Marcos, no meu é quase o que o Matheus postou , mas como na foto que mandei no #15, a saída da agua não é na bomba d'agua , mas sim depois do cabeçote , no pé da termostática. Senão a agua vai ficar circulando entre a mangueira , bomba d'agua , coletor e de volta para a mangueira???
No Josewal tem este tee e eles instalam prá vc. Procure o Cláudio ou sr Anísio.
Sidnei Diogo
11/04/2007, 12:17
Só não sei se ao certo onde colocar as mangueiras ainda.
:discordo: ô MARCOS! Essa dúvida, além de cruel é perigosa, não é não?:razz:
Brincadeira...
[ ]'s e esperando que vc decida certo onde colocar a mangueira:concordo:
marcosmoscz
11/04/2007, 12:58
:discordo: ô MARCOS! Essa dúvida, além de cruel é perigosa, não é não?:razz:
Brincadeira...
[ ]'s e esperando que vc decida certo onde colocar a mangueira:concordo:
Duvida cruel, vou dar uma passada no josewal é aqui em osasco existe uma loja que só vende peças da gm, alias as peças lá são muito mais baratas, vou dar uma olhada lá também na termostartica e no t
[]'s onde coloco a mangueira