PDA

Ver Versão Completa : Caixa Kombi Diesel



djmane
01/11/2006, 09:03
Ola, alguém sabe qual é a relação da coroa e pinhão da Caixa da Kombi Diesel,
E tb se essa caixa aquenta o tranco em trilhas pesadas, tem um motor AP 1.8 e pneus 255/70/15 tratorado. Já tenho grande experiência em trilhas, mas antes eu fazia trilha de Jeep, mas estou mudando para gaiola por que tem muito mais emoção, já tive uma gaiola, mas vendi pois não era o bixo, agora estou fazendo uma com chassi de Variant II, mas estou indeciso q Caixa vou colocar

mec art
02/11/2006, 01:46
a relação desta caixa se ninguém mexeu nele é de 7 por 36....por sinal a mais reduzida depois da kombi antiga com redutores nas pontas.....essa caixa possui tampas de ferro fundido o que reforça sua capacidade de aguentar uns tranquinhos a mais.....quanto ao chassis de variant 2 vai em frente se fosse de kombi seria melhor ainda pois tem 100mm a mais de largura....a minha com tração nas 4 é com essa configuração.....que éstá sendo construida....valeu espero ter ajudado!!!!!!!!!

mec art
02/11/2006, 01:50
só tem um detalhe que eu esqueci esses pneus que voce quer usar são um pouco grandes tente usar uma medida um pouco menor senão vai alongar muito a relação...tipo 225 ou no máximo 235.....eu vou usar 225 já está ótimo tem gente aqui que usa 235 e já percebo que da uma segurada já nas subidas e lugares que nescessitem de saída lenta com lugares com pedras.....um abraço!!!!!!!!!!!!!4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x444444

Robledo Baldin
02/11/2006, 22:43
Cara, vc já começou a fazer a sua gaiola? Tenho uma pra vender com essa mesma configuração: motor AP 1.8, e caixa de kombi diesel.. Esta caixa tem a menor relação possivel, da kombi, e para isso vc vai ter que refurar a caixa satélite, pois a furação da coroa não confere... A minha esta prontinha e ficou " bala".... Se tiver interesse, ela esta anunciada aqui no fórum

[]`s

Marcelo A. Marchiodi
03/11/2006, 17:43
a relação desta caixa se ninguém mexeu nele é de 7 por 36....por sinal a mais reduzida depois da kombi antiga com redutores nas pontas.....essa caixa possui tampas de ferro fundido o que reforça sua capacidade de aguentar uns tranquinhos a mais.....quanto ao chassis de variant 2 vai em frente se fosse de kombi seria melhor ainda pois tem 100mm a mais de largura....a minha com tração nas 4 é com essa configuração.....que éstá sendo construida....valeu espero ter ajudado!!!!!!!!!


Bom, então esta da Kombi diesel é igual à da Kombi Cliper (motor a ar)!
Sempre me falaram que essa da Kombi diesel era a mais reduzida e tal, mas essa relação de 7/36 é igual à relação que tenho aqui na caixa que comprei da Kombi Cliper, e ela também tem tampas de ferro fundido.

Agora uma coisa eu queria saber: essa redução da coroa e pinhão das Kombis modernas é igual à redução das Kombis antigas??? Isso falando na relação de redução que saía direto na roda, entendem? Eu sei que a coroa e pinhão eram diferentes, minha dúvida é em relação ao que saía diretamente na roda, fui claro? Ou não?:pensativo:

vanack
04/01/2012, 00:21
Eu tbm estou em duvidas, comprei um kit caixa+redução da kombi porém ainda nao coloquei, estou decidindo se fico com a caixca original do fusca ou troco pela da kmbi que já ta junto com a redução na osei se tem que virar o voltante da caixa da kombi tbm!
duvida cruel, além do mais sou novo nesse mundo e to montando meu primeiro baja agora... só tem uns 15 dias que comprei o fuka e to cortando aos poucos....
qq coisa posto fotos aqui ok...
abraço a todos do fórum

propeople
04/01/2012, 02:19
só tem um detalhe que eu esqueci esses pneus que voce quer usar são um pouco grandes tente usar uma medida um pouco menor senão vai alongar muito a relação...tipo 225 ou no máximo 235.....eu vou usar 225 já está ótimo tem gente aqui que usa 235 e já percebo que da uma segurada já nas subidas e lugares que nescessitem de saída lenta com lugares com pedras.....um abraço!!!!!!!!!!!!!4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x4x444444


Isso a minha eh 275 e pegava 70 por hora em primeira marcha

Franco Fileppo
04/01/2012, 12:02
djmane

coloque a caixa da kombi diesel e arrume duas reduzidas de cruzetas,desmonte as reduzidas e leve a parte que encaicha a cruzeta num torneiro e junto leve um par de tulipas,peça pra ele adaptar homocineticas nestes redutores.
use os redutores mais a caixa 7:36 que nao vai ficar lerda nao,e nao será facil quebrar!
ai voce pode usar esse seu pneu!
boa sorte!

mali9ski
04/01/2012, 12:39
Eu tbm estou em duvidas, comprei um kit caixa+redução da kombi porém ainda nao coloquei, estou decidindo se fico com a caixca original do fusca ou troco pela da kmbi que já ta junto com a redução na osei se tem que virar o voltante da caixa da kombi tbm!
duvida cruel, além do mais sou novo nesse mundo e to montando meu primeiro baja agora... só tem uns 15 dias que comprei o fuka e to cortando aos poucos....
qq coisa posto fotos aqui ok...
abraço a todos do fórum

Amigo uma, dica abra a sua caixa de fusca e conte a coroa e pinhão.....se for 8x35 monte na sua caixa de fusca, se for 8x33 poderia usar a da kombi, mas o bom seria vc conseguir uma 8x35 que dai fica show.....

so nao entendi o que vc quis dizer com virar volante, não seria o diferencial.....

na do fusca precisa virar, na da kombi se for kombi mesmo marca não precisar.....

vou ver o lado da coroa nas minhas caixas e posto para você saber, de cabeça não tenho certeza e é melhor eu conferir para não postar bobagem....



valew....

FUKETEIRO
04/01/2012, 13:43
Bom, então esta da Kombi diesel é igual à da Kombi Cliper (motor a ar)!
Sempre me falaram que essa da Kombi diesel era a mais reduzida e tal, mas essa relação de 7/36 é igual à relação que tenho aqui na caixa que comprei da Kombi Cliper, e ela também tem tampas de ferro fundido.

Agora uma coisa eu queria saber: essa redução da coroa e pinhão das Kombis modernas é igual à redução das Kombis antigas??? Isso falando na relação de redução que saía direto na roda, entendem? Eu sei que a coroa e pinhão eram diferentes, minha dúvida é em relação ao que saía diretamente na roda, fui claro? Ou não?:pensativo:
Olá, oque acontece que no tempo da Kombi de dois pára-brisas não tinha maquinário pra fazer a coroa e pinhão 7x36 que tem redução final de 5.14:1 , então eles pegaram na prateleira o conjunto 8x33 mais as reduções de 1,26:1 que somando com 4,12 da 5,38:1, hehe, pegou? Abraço.

VictorCarrijo
05/01/2012, 12:10
Meu cambio é da Kombi diesel 7x36. É muito bom, mas é mais frágil que o pinhão de 8 dentes. A unica coisa que já quebrei no meu cambio foi a corôa e pinhão. Agora coloquei o 8x33, mas ainda não andei, coloquei as reduções também com homocinéticas adaptadas!!!
Sobre os pneus o máximo ideal pra gaiola é o 235, mas vc deve saber que quanto mais grande e robusto forem os pneus, menos arrancada e cavalo-de-pau vc vai poder dar na sua gaiola pra não quebrar o cambio.
Eu sempre usei o 225, vou comprar outro agora e estou em muita dúvida se compro o 235 ou 225!!!

Abraços

vanack
05/01/2012, 21:32
Muito grato pela ajuda nobre amigo, ontem fui brincar aqui perto e a caixa do fusca foi pro brejo! Entao coloquei a caixa + redução da kombi (POR MINHA CONTA, RISCO E AMADORISMO) acontece que deu um trabalhão o cálcio da caixa é diferente tive que refurar porém funcionou uma beleza engatando todas e a força aumentou bastante (baseado num breve teste).
Agora a dpuvida é a seguinte para testar o carro eu coloquei a redução no facao original do fusca ( presa a 2 parafusos) forçando os facões para fora e parafusando, mas a adaptação definitiva é meio complicada a meu ver pois os braços da caixa da kombi ( nao sei o noime correto) sao maiores um pouco e terei que bolar alguma coisa...
Se quiserem posto fotos aqui para poderem me auxiliar melhor...
Um grande aabraço e agradeço a ajuda de todos...
Amigo uma, dica abra a sua caixa de fusca e conte a coroa e pinhão.....se for 8x35 monte na sua caixa de fusca, se for 8x33 poderia usar a da kombi, mas o bom seria vc conseguir uma 8x35 que dai fica show.....

so nao entendi o que vc quis dizer com virar volante, não seria o diferencial.....

na do fusca precisa virar, na da kombi se for kombi mesmo marca não precisar.....

vou ver o lado da coroa nas minhas caixas e posto para você saber, de cabeça não tenho certeza e é melhor eu conferir para não postar bobagem....



valew....

mali9ski
06/01/2012, 12:32
Muito grato pela ajuda nobre amigo, ontem fui brincar aqui perto e a caixa do fusca foi pro brejo! Entao coloquei a caixa + redução da kombi (POR MINHA CONTA, RISCO E AMADORISMO) acontece que deu um trabalhão o cálcio da caixa é diferente tive que refurar porém funcionou uma beleza engatando todas e a força aumentou bastante (baseado num breve teste).
Agora a dpuvida é a seguinte para testar o carro eu coloquei a redução no facao original do fusca ( presa a 2 parafusos) forçando os facões para fora e parafusando, mas a adaptação definitiva é meio complicada a meu ver pois os braços da caixa da kombi ( nao sei o noime correto) sao maiores um pouco e terei que bolar alguma coisa...
Se quiserem posto fotos aqui para poderem me auxiliar melhor...
Um grande aabraço e agradeço a ajuda de todos...

Amigo posta emas fotos pra gente ver mas eu acho que tem coisa errada......

valew

vanack
06/01/2012, 21:53
Amanha vou postar as fotos, mas de antemao, tem como eu saber qual minha relação sem abrir a caixa, pois nunca fiz isso na minha vida e me parece ser uma manobra meio arriscada pra um amador como eu...
Se tiver alguma possobilidade postem aew, e quem puder me add no msn e me dar umas dicas ai vai vanackat@hotmail.com

mali9ski
09/01/2012, 20:06
Amanha vou postar as fotos, mas de antemao, tem como eu saber qual minha relação sem abrir a caixa, pois nunca fiz isso na minha vida e me parece ser uma manobra meio arriscada pra um amador como eu...
Se tiver alguma possobilidade postem aew, e quem puder me add no msn e me dar umas dicas ai vai vanackat@hotmail.com

amigo tem um numero nela, se estiver original da para pesquizar a relação....

procure o numero e da uma pesquizada na net qualquer coisa se não achar eu devo ter no meu note antigo e dou uma procurada....

mas a da kombi concerteza é 8x33 o fusca se for do 1300 antigo é 8x35 se for do mais novo ou de um 1500 ou 1600 é 8x33 também

valew

vanack
10/01/2012, 09:13
Amigo a relação dela é 8x33 mesmo, porém estou na captura de um kit 8x53 encontrei um por 200,00 nao sei se é caro, barato, um roubo ou de graça!

vanack
10/01/2012, 09:30
amigo tem um numero nela, se estiver original da para pesquizar a relação....

procure o numero e da uma pesquizada na net qualquer coisa se não achar eu devo ter no meu note antigo e dou uma procurada....

mas a da kombi concerteza é 8x33 o fusca se for do 1300 antigo é 8x35 se for do mais novo ou de um 1500 ou 1600 é 8x33 também

valewO fusca é 79 motor 1500cc original, a kombi nao sei o ano mas é azul bemmmm antiga aquela que tem dois vidros na frente e usa redução.
Vou postar fotos da caixa do fusca e da kombi qdo chegar em casa...
A propósito ontem encontrei uma kombi aqui perto, nao sei o ano mas ela é de carroceria tem vidro inteiriço e tem redução de cruzeta o motor nao sei qual é!
Pergunta: Compensa fazer uma proposta nessa kombi pra usar as peças dela e a redução com cruzeta é melhor ou pior, no caso eu até poderia montar um outro baja com a mecanica dessa komboza!!!

Yuri Trevisol
13/01/2012, 07:45
ja tive caixa de combi a diesel qd fiz minha primeira gaiola, dica, pega uma caixa de fusca bem curta, ja que vc tem a carcaça e monte ela
vai fica bem forte.

mali9ski
13/01/2012, 16:13
O fusca é 79 motor 1500cc original, a kombi nao sei o ano mas é azul bemmmm antiga aquela que tem dois vidros na frente e usa redução.
Vou postar fotos da caixa do fusca e da kombi qdo chegar em casa...
A propósito ontem encontrei uma kombi aqui perto, nao sei o ano mas ela é de carroceria tem vidro inteiriço e tem redução de cruzeta o motor nao sei qual é!
Pergunta: Compensa fazer uma proposta nessa kombi pra usar as peças dela e a redução com cruzeta é melhor ou pior, no caso eu até poderia montar um outro baja com a mecanica dessa komboza!!!

Amigo se é fusca 79 cincerteza sera 8x33...

dependendo do preço compensa que com as reduzidas com cardã dá pra adptar cambio dos ap's é essas reduzidas sairam pouco e são meio escassas.....

valew

vanack
19/01/2012, 11:49
ok, dei 1000,00 reais na kombi ele pediu 1500,00 estamos negociando!!!

Eduardomarzall
19/01/2012, 21:01
Olá amigos, quanto esta +/- o valor de uma suspensão traseira de kombi? Estou com uma em vista... Queria saber quanto pagar por ela.

Eduardomarzall
19/01/2012, 21:03
Obs: A suspensão vem com as reduzidas( reduzidas e todo o resto , sem caixa de marcha)

vanack
20/01/2012, 12:04
Cara, contando que o preço de mercado das reduzidas gira em torno de 500 reais, o conjunto suspensão mais reduzidas vc deve pagar por volta de 800 reias acredito eu....
Mas isso me baseando pelo valor de mercado que tenho pesquisado bastante por aqui, pois estou querendo montar uma kombi baja e ando percebendo que no geral sai mais em conta comprar uma kombi inteira.
Forte abraço.

Eduardomarzall
20/01/2012, 14:04
Está bom, consegui as reduções por 300 R$ ... E o jogo completo por 500... Só falta comprar agora... Mas estou esperando pois um amigo ficou de consegui-las de graça .

luucassmo
20/01/2012, 19:10
consegui barato em eduardo, pois aqui na minha regiao só as duas reducoes ele cobram 500,600. boa sorte ai

lucas_moller
08/02/2012, 17:08
ola
Gostaria de saber oq os amigos recomendam para reduzir o maximo. Usara reduçao da kombi o qal caixa, oq poso mudar ainda mais pra reduzir?

abç

FUKETEIRO
08/02/2012, 21:28
ola
Gostaria de saber oq os amigos recomendam para reduzir o maximo. Usara reduçao da kombi o qal caixa, oq poso mudar ainda mais pra o reduzir?

abç
Olá, aí vc teria que usar o conjunto da Kombi mesmo, 7x36 mais as reduções e não economizar no óleo, API-GL5 mais Bhardall GA...hehe, abraço.

loyde
17/03/2012, 21:13
Não sei se aq é o lugar certo ....mas eu to arrependido te ter colocado motor ap na minha gaiola...eu comprei um motor 1.8 e o cambio da comb diesel ; mandei abrir o cambio revisei ele inteiro ..coloquei na gaiola ...na segunda vez q eu fui andar com ela ja quebro as planetaria.. e ñ patinou muito ja estourou as 2 planetarias pequenas... com o motor 1600 do fusca eu andei 1 ano e ñ quebrou nada ...ehehheto desanimado oq sera q eu devo fazer...me da uma luz ai pessoal...

miguéh
17/03/2012, 21:45
faz um blocante de rosca 80% que nunca mais quebra!!!

BrunoHolz
17/03/2012, 22:49
trocar as planetarias e sentar o pau.. rsrsrs se quebrar denovo ? troca denovo.. rs

[]´s

loyde
18/03/2012, 13:29
trocar as planetarias e sentar o pau.. rsrsrs se quebrar denovo ? troca denovo.. rs

[]´s
Nossa mas ai eu ñ aguento hehehe ...

loyde
18/03/2012, 13:31
faz um blocante de rosca 80% que nunca mais quebra!!!
Eu ñ sei oq eu fasso mas tenho q esperimentar fazer isso então porque ficar quebrado cada 2 vezes q eu andar ai eu vou por o motor a ar devouta....

miguéh
18/03/2012, 19:35
eu to usando na minha gaiola caixa do fusca 1300 com as travas trocadas por rosca e um ap 1.8 turbo e ta quentando bem talves a tua quebrou por existir alguma folga nas engrenagens do diferencial. Pega um diferencial bom sem folgas e monta que deve parar!

loyde
23/03/2012, 08:41
eu to usando na minha gaiola caixa do fusca 1300 com as travas trocadas por rosca e um ap 1.8 turbo e ta quentando bem talves a tua quebrou por existir alguma folga nas engrenagens do diferencial. Pega um diferencial bom sem folgas e monta que deve parar!
Bom dia....vc usa o blocante de 80:/ com 4 planetaria ou usa normal so com 2......???

miguéh
23/03/2012, 17:13
to usando o diferencial original do 1300 apenas as travas trocaas por rosca de aço pra não dexa escapa o eixo i quenta bem uso com pneus 225/75

loyde
25/03/2012, 17:58
to usando o diferencial original do 1300 apenas as travas trocaas por rosca de aço pra não dexa escapa o eixo i quenta bem uso com pneus 225/75
Montei original dinovo e aguentou esse final de semana...assim q quebrar eu ja vou por o bloqueio de 4 satelites...ja comprei e guardei ...eheheh

propeople
26/03/2012, 01:40
Não sei se aq é o lugar certo ....mas eu to arrependido te ter colocado motor ap na minha gaiola...eu comprei um motor 1.8 e o cambio da comb diesel ; mandei abrir o cambio revisei ele inteiro ..coloquei na gaiola ...na segunda vez q eu fui andar com ela ja quebro as planetaria.. e ñ patinou muito ja estourou as 2 planetarias pequenas... com o motor 1600 do fusca eu andei 1 ano e ñ quebrou nada ...ehehheto desanimado oq sera q eu devo fazer...me da uma luz ai pessoal...


Amigo tem coisa errada ai... a minha eh 1.8 injetado e taxado,com roda de camioneta aro 16 e nunca quebrei o cambio..

mali9ski
26/03/2012, 09:08
Amigo tem coisa errada ai... a minha eh 1.8 injetado e taxado,com roda de camioneta aro 16 e nunca quebrei o cambio..

Amigo da pra fazer aquele bloqueio com 4 planetarias, que ajuda..........

Ou soldar tudo que resolve.......

o tamanho do pneu não influencia muito, mas a agressividade do desenho, um pneu grande all terrain força muito menos que um pneu bem menor, godlokos ou mamute ou de outras marcas super agressivos.......

boa sorte valew

gaiolarodan
26/03/2012, 09:20
faz um blocante de rosca 80% que nunca mais quebra!!!

Voce sabe se a caixa satelite do gol bx é igual a do AP ?

Ainda não tive a oportunidade de ver um cambio do AP por dentro.... e se conversa com mecanico eles não dão atenção .....

Boa semana !

Rogério

mali9ski
27/03/2012, 18:06
Voce sabe se a caixa satelite do gol bx é igual a do AP ?

Ainda não tive a oportunidade de ver um cambio do AP por dentro.... e se conversa com mecanico eles não dão atenção .....

Boa semana !

Rogério

Amigo acho que só comparando as duas mesmo, dificilmente alguem tenha trocado uma pela outra para saber.....

uma vez eu tava comparando as planetarias e pareciam ser iguais da kombi, mas não tenho muita certeza

valew

loyde
27/03/2012, 19:02
Amigo acho que só comparando as duas mesmo, dificilmente alguem tenha trocado uma pela outra para saber.....

uma vez eu tava comparando as planetarias e pareciam ser iguais da kombi, mas não tenho muita certeza

valew Boa noite.... eu comprei uma caixa satelite ja com esse bloqueio de 4 planetarias...de carro de arrancadão...agora só falta ver se é igual eheheheh....

miguéh
31/03/2012, 20:16
a satelite do fusca eh diferente da do gol bx, a do ap nao sei se eh igual do bx mas as tulipas são as mesmas as engrenagens dentro devem ser tbm iguais se alguem tiver duas ahi pra comparar! Hj quebro minha caixa, abri td na msm hr e adivinhem maledeto torneiro que vez as roscas no lugar das travas, colocou as travas mto pro lado da carcaça dai escapo i mueu as engrenagens do diferencial! má ta td resolvido ja e amanha tem encontro de trilheiros por aki vo lá da um apoio pro motoclube
339175

loyde
31/03/2012, 22:08
ehheheh ja quebro as planetarias dinovo ñ aguenta 2 finais de semana.......agora segunda feira eu vou buscar a caixa com o bloqueio de 4 planetairis pra ver se vai aguentar .....vamos ver no q vai dar

gaiolarodan
03/04/2012, 17:30
ehheheh ja quebro as planetarias dinovo ñ aguenta 2 finais de semana.......agora segunda feira eu vou buscar a caixa com o bloqueio de 4 planetairis pra ver se vai aguentar .....vamos ver no q vai dar


Se for possivel posta umas fotos para darmos uma olhada e melhorar nossos conhecimentos.

Boa semana !

Rogério

gaiolarodan
03/04/2012, 17:37
a satelite do fusca eh diferente da do gol bx, a do ap nao sei se eh igual do bx mas as tulipas são as mesmas as engrenagens dentro devem ser tbm iguais se alguem tiver duas ahi pra comparar! Hj quebro minha caixa, abri td na msm hr e adivinhem maledeto torneiro que vez as roscas no lugar das travas, colocou as travas mto pro lado da carcaça dai escapo i mueu as engrenagens do diferencial! má ta td resolvido ja e amanha tem encontro de trilheiros por aki vo lá da um apoio pro motoclube
339175

Tive que mexer na caixa satelite, troquei os rolamentos grandes, e agora estou receoso que a coroa ficou longe do pinhao, e quando forçar vai roçar os dentes do pinhao ou coroa...... as planetarias montei apertado da outra vez que quebrou, desta vez abri para trocar a canela e a pastilha virou la dentro, tive que desmontar, as arruelas de encosto estavam quebradas em varios pedaços ..... montei apertado de novo as planetarias, percebi que os dentes estão um pouco mais gastos...

Boa semana !

Rogério

miguéh
03/04/2012, 22:48
a minha tem uns calços que vai antes dos rolamentos pra poder deixar a coroa bem centralizada com o pinhão feito isso com a relação 8x35 não tem mais quebras

mali9ski
04/04/2012, 09:49
a minha tem uns calços que vai antes dos rolamentos pra poder deixar a coroa bem centralizada com o pinhão feito isso com a relação 8x35 não tem mais quebras

e do fusca o cara tem que ter um saco de batata pra acertar........

tenque passa a tinta monta tudo aperta bem tudo os parafuso das tampa, desmonta ve comque tá dai se não tive bom faz tudo denovo...........

mas se não casa direito concerteza ja vai quebra ainda mais se for 7x36 ou 8x39 que são os mais frageis

valew

loyde
04/04/2012, 10:08
se for possivel posta umas fotos para darmos uma olhada e melhorar nossos conhecimentos.

Boa semana !

Rogérioeu vou tirar as fotos ai eu posto blz.....mas ja adiantando , as planetarias quebra no meio as duas pequenas....

miguéh
04/04/2012, 11:23
tu ja deu uma olhada na saída da caixa se ja num ta ovalizada cria uma pequena folga que num tem tulipa que aguente essa pequena torção, a do meu amigo tbm fazia isso quebrava so de um lado dai troco akela tampa da caixa i fico boa num incomodo mais!