Conectar

Ver Versão Completa : Qual o pneu ideal ???

Nivoide
01/11/2006, 00:13
Moçada, qual o pneu ideal para o nivoide levando em consideração:

Medidas, raio de roda, perfil e desenho de banda, economia e torque.

Meu uso é 80% off mas trilha de leve a média.

Grato.:concordo:

Led
01/11/2006, 09:14
Nivóide, acredito sempre na originalidade, afinal, os engenheiros estudam anos para realizar um projeto e devem saber o que estão fazendo (eu espero!!!) No meu niva uso os pneus da Maggion com o desenho original na medida 6.95-16. Gosto muito do seu desempenho em trilhas leves e médias, em trilhas pesadas não sei pois ainda não fiz. Na cidade tem um desempenho bom, levando em consideração o fato de o niva ser um jipe e os pneus dimensionados para isso. Espero ter ajudado com esse pequeno relato! abraços e boa sorte!!
Led.

Rones Jr
01/11/2006, 09:57
Nivoide,
A medida original do pneu do Niva é 175/80 R 16. Acabei de instalar no Shrek, são da marca BlackStar, radiais e desenho 50/50, parece que há desenhos mais agressivos.
A medida mais próxima encontrada no mercado nacional é a 205/75 R 15, que inclusive passou a equipar o Diva uruguaio, neste caso vc tem que trocar os aros pelos do próprio Diva, Vitara ou Sportage.
Veja as fotos dos Blackstar montados em meu flog....
Boa sorte
Rones

Nivoide
01/11/2006, 18:20
Ok moçada, concordo em tudo, mas se eu dipor de minhas rodas r16 e optar pelas da f1000 r15, usando um pneu de diametro um pouco menor, vou economizar um pouco mais e aumentar a capaciadade de subida, certo?
Além disso, r16 é complicado de achar em relação a r15. Frontiera é muito agressivo? Roda bem no alfalto? E o argentino?

Eu optaria pelo segundo mais r15, o q acham?

MAURICIO PASSERO
01/11/2006, 20:44
Ola pessoal!! Gostaria de saber opinioes sobre os pneus Wrangler MTR Goodyear medidas 225X80X16. A principio, vcs acham que cabe no Niva, sem alteraçoes em paralamas, somente levantando um pouco a suspensão?

Rones Jr
01/11/2006, 23:33
Vai depender do pneu que vc vai usar...se for um 205...fica quase na mesma da medida dos originais (175 ou 6-95), mas a medida que vc aumenta o largura do pneu....a altura tb aumenta (205/75....os 75 querem dizer que a altura do pneu é 75% da largura...logo qt mais largo maior o diamentro do pneu)...assim a relação ficaria alongada...aumentando a velocidade final, mas diminuindo a capacidade de subida (fica menos esperto e mais veloz).
As rodas de F1000, apesar de mesma furação, possuem off set diferente....estas rodas ficam bem pra fora do paralama...eu acho feio e dizem que afeta a dirigibilidade....
Rodas 15...com off set parecido ou igual só do Vitara ou Sportage, além das originais Niva...

Ok moçada, concordo em tudo, mas se eu dipor de minhas rodas r16 e optar pelas da f1000 r15, usando um pneu de diametro um pouco menor, vou economizar um pouco mais e aumentar a capaciadade de subida, certo?
Além disso, r16 é complicado de achar em relação a r15. Frontiera é muito agressivo? Roda bem no alfalto? E o argentino?

Eu optaria pelo segundo mais r15, o q acham?

Rones Jr
01/11/2006, 23:35
Os 205/80 R 16 já pegam....imagina estes??

Ola pessoal!! Gostaria de saber opinioes sobre os pneus Wrangler MTR Goodyear medidas 225X80X16. A principio, vcs acham que cabe no Niva, sem alteraçoes em paralamas, somente levantando um pouco a suspensão?

Fio
02/11/2006, 16:59
Nivóide, desconsidere algumas opções como o Argentino (é ruim na terra e no asfalto) e o Frontiera é 100% off-road, vc vai acabar tendo problemas de frenagem em asfalto molhado por exemplo.

Levante a suspensão e vá de Geninho 1001 aro 15 com rodas de samurai/vitara. As medidas podem ser o 205/75 R15 ou 215/75 R15. Sai um pouco do para-lama dianteiro, mas nada que um alargador de borracha não resolva.

Led,
sinceramente, acreditar em originalidade quando se trata de off-road é bobagem. Com o passar o do tempo vc vai perceber isso. E outra, certas decisões não cabem aos engenheiros e sim ao preço dessas peças. Esses pneus originais são muito limitados.

Nivoide
02/11/2006, 19:50
As rodas da sportage ficam lindas no niva heim...vou ver se acho um jogo bbb por ai. As do vitara tb são legais...
Qto a pneu, nao conheço o modelo do geninho, vou procurar na net.

Valeu moçada!

Reginaldo B
03/11/2006, 11:11
Aconselho o 195/75/16 do geninho, coloquei no meu, tem suspensão levantada, mas mesmo com suspensão normal acho que não pegaria.
Fica muito bom na terra e não é ruim no asfalto também, pois não tem aquela roncadeira de alguns pneus off road.
Veja nas fotos como fica.

Freitas
03/11/2006, 12:26
Aconselho o 195/75/16 do geninho, coloquei no meu, tem suspensão levantada, mas mesmo com suspensão normal acho que não pegaria.
Fica muito bom na terra e não é ruim no asfalto também, pois não tem aquela roncadeira de alguns pneus off road.
Veja nas fotos como fica.
Reginaldo B sabe me dizer o preço destes pneus .Obrigado

AGOSTINHO ANTONIO GAIO
03/11/2006, 21:50
Reginaldo
Esse pneu é o Goodyear G32 195/75R16, pneu original que equipa o caminhão IVECO. O seu é recapado pelo Geninho. Como ficou o recape, balanceamento, vibração, etc. Estou negociando esse pneu novo porem não é borrachudo (+ para asfalto). Quanto pagou cada. Dependendo do preço compro esse recapado, mais borrachudo, fica mais bonito no niva.

Márcio Magalhães
04/11/2006, 14:15
Olá,

Ninguém vai comentar de um dos melhores "custo x benefício"? Os Rodorural da Pirelli.

[]´s,

shuther4x4
05/11/2006, 12:45
Olá,

Ninguém vai comentar de um dos melhores "custo x benefício"? Os Rodorural da Pirelli.

[]´s,

Fala aí Márcio, oque você acha desses pneus?
Na minha viatura está com eles (já comprei assim), mas não tenho parâmetros para avaliar, pois nunca rodei com outros.

Márcio Magalhães
05/11/2006, 12:59
Olá,

Os Rodorural não são os melhores em nada (acho que só no preço mesmo) mas também não são os piores em nada, ou seja, acaba indo mesmo pelo custo x benefício.

A única condição que eu realmente não gostei dele é o asfalto molhado. No off-road ele nunca me deixou na mão.

[]´s,

ROMEULOVSKI
05/11/2006, 16:56
Já rodei com:

AS 22 da Pirelli 6x50x16: Tem base!? Comprei o Niva com esses pneus. Eram mto usados nas C10. Na minha opinião são péssimos para tudo. Na lama ficam completamente lisos no primeiro giro do pneu. No asfalto não tem aderência nenhuma, se estiver molhado então... não pára nem por decreto! Única vantagem: são baratos e muito resistentes (mtas lonas).

Aeroflex Garra Pirelli 6x50x16: Segue um fato curioso. Apesar deste pneu ter as mesmas medidas do pneu que citei acima, e ser do mesmo fabricante, ele tem o diâmetro menor. Pude compará-los pois o meu step ainda é esse AS 22.

Vantagens: Excelente na lama. Preço baixo. Visual super agressivo.
Desvantagens: Deve ser usado só na terra. No asfalto o pneu gasta mto rápido, mas mto rápido messssssmo!!! É mto barulhento em qq situação, mas mto barulhento messsssmo!!!

Na próxima troca (que não tá longe! Como o Garra gasta!!!) irei experimentar o Rodorural 6x50x16, mas acho que tem umas outras medidas que são usadas no Niva tb. Alguem poderia esclarecer isso? ()s

Fio
05/11/2006, 17:54
Marcio,

acho que o RodoRural está mais caro que o Geninho. E sinceramente, quando tive no Niva, achei muito ruim. Barulhento, pesado e desenho ultrapassado.

Além do que, hoje está muito dificil de achar esse modelo à pronta entrega fora das capitais.

[]´s
Guilherme

Reginaldo B
06/11/2006, 10:03
Pessoal, o pneu é realmente o g32 da goodyear, recapado pelo geninho.
Preço que paguei: 215,00 cada pneu + frete pra Curitiba que foi de 30,00 pros quatro pneus.
Muito bom na terra, testei esse fim de semana.
No asfalto vai bem, faz um certo ronco (baixo) em velocidade baixa, mas depois de uns 40km/h é bastante silencioso, comparado com outros pneus borrachudos, como o garraflex que citaram acima, cujo barulho é praticamente insuportável. Quanto a pista molhada ainda não andei, portanto não posso dizer nada.
Pneu bastante macio, comparado com o que eu tinha antes e apesar de ser mais largo ficou mais leve pra dirigir, acho que pelo fato de menos partes do pneu ficarem em contato com o chão.
Balancemanto não deu pra fazer, pois a oficina onde levei pra coloca-los disse que ia precisar muito peso pra balancear, não sei se pode dar algum problema em andar com os pneus sem balaceamento. Vou levar em algum outro local pra ver o que dizem.
Não enroscou nada por enquanto na lataria (meu niva é levantado) e também não sai pra fora dos paralamas.

No geral posso dizer que pra mim foi uma troca muito boa, pois eu estava usando uns pneus 6.50 da pirelli, diagonais 100% asfalto, qeu apesar de bem silenciosos e baratos deixam a desejar na terra, pois são muito grandes, acabando por perder um pouco de agilidade no niva nas subidas mais ingremes na terra.

Reginaldo B
06/11/2006, 10:14
Vibra um pouquinho, acho que pelo fato de não ter conseguido o balanceamento, mas nada de preocupante em relação a vibração geral do niva, hehehe.

No visual olhando de perto dá pra ver que é recapado, não tem aquele acabamento como nos remold, se o recape é de qualidade e vai aguentar bem somente poderei dizer daqui uns meses.

abraços

shuther4x4
06/11/2006, 23:06
Vibra um pouquinho, acho que pelo fato de não ter conseguido o balanceamento, mas nada de preocupante em relação a vibração geral do niva, hehehe.

No visual olhando de perto dá pra ver que é recapado, não tem aquele acabamento como nos remold, se o recape é de qualidade e vai aguentar bem somente poderei dizer daqui uns meses.

abraços

Reginaldo, geralmente o balanceamento dinâmico funciona melhor (balanceamento por esferas) para os nossos tipos de pneus (recapados e similares). Tente utilizá-lo.
Abraços.

Márcio Magalhães
06/11/2006, 23:59
Guilherme,

É verdade! Achar os rodorural não é tarefa fácil. Quanto ao barulho... bom, é um Niva. Além de barulhento por natureza, dá um charme o ronco dos pneus!

Quanto ao preço não tenho noção quanto está.

Mas vou deixar uma dica que não sei mais ao certo se vale para os aro 16 (alguém pode mudar, né?). Estou usando pneus remold da Pneuback. A fabricação é 100% e o balanceamento perfeito. Uso um modelo que é idêntico aos Geolander da Yokohama. Paguei 199,00 por cada um. Os Yoko saem por 570,00 na lata!

[]´s,

chegade4x2
12/11/2006, 00:00
uso 4 black star 175 r 16 nao são caros ( 295,00 ) cada e são muito bons para off ,mas fazem um pouco de barulho

emtsuhako
12/11/2006, 22:39
chegade4x2, qual o modelo dos seus pneus Blackstar? Por acaso é o Guyane? Eu tinha um da marca Liontracker, mas a medida era 215x80x16 e pegavam na lata... porém, o desenho era o mesmo do Guyane e eram simplesmente ótimos na lama... no asfalto era muito barulhento e fazia a traseira do Niva jogar em velocidade acima dos 90km/h...

Daniel Jobim Badaraco
13/11/2006, 16:09
Nivóide, depende para que vc quer seu niva. Estou usando o meu em trilhas pesadas, e coloquei pneus diagonais 700 x 16, ficou brm mais alto e muito mais macho, não deixando nada a desejar a outros nas trilhas. Porém cada escolha que fazemos, reflete em algo negativo. Perdi muito torque, inclusive os obstáculos que não passei, (atolei mesmo) foi pela falta de potência, o que num futuro bem próximo será resolvido.

Nelson Wagner
13/03/2007, 14:25
eu tenho os maggion e os russos qual a diferença sabem dizer?

Fio
13/03/2007, 17:33
as diferenças eu não sei...

Mas o que eles tem em comum além do desenho e o tamanho, é que ambos são ruins tanto no asfato quanto na terra... sei que essa não é uma opinião muito técnica, mas o Maggion tem fama de gastar muito rápido no asfalto e não tracionar nada bem na lama...

na terra batida, 99% dos modelos disponiveis no mercado se saem bem...

GARCIA/SP
13/03/2007, 17:55
Tenho no meu niva o modelo Militar da Pirelli - 6.00X16. Barulhentos no asfalto.

shuther4x4
13/03/2007, 18:50
Fiz a cotação sexta passada no geninho pneus e cada pneu 195-75-16 modelo genius 1001 R$ 230,00. Não tinha a medida lá, mas um 15 que eu vi me pareceu bem feito e muito bonito.

Rones Jr
13/03/2007, 20:18
Pensem no BlackStar....radiais e na medida original...175/80 R 16...ou se preferir...há tb o 195...em vários desenhos...

GARCIA/SP
14/03/2007, 11:35
Pensem no BlackStar....radiais e na medida original...175/80 R 16...ou se preferir...há tb o 195...em vários desenhos...

Rones, qto. sai um BlackStar? Estou pensando seriamente em colocar na viatura. O Édson, de Sorocaba, já havia falado neles também. Como a medida é igula à dos originais, acho que vai ficar muito bom. Outra coisa, como rodo 70% onroad, será que tem algum desenho que me atenda?
Abs

Ps.: O Shrek ainda tá com os bancos originais? O meu tbém está, mas preciso dar um jeito e trocar logo...tá duro de aguentar, pq. sou alto...aí, fica uma tortura..rs

Vicenzo
14/03/2007, 12:41
Eu to usando no meu Niva os Pneus Scorpion AT 225/70 aro 16", mesmos usados nas Pajeros TR4... Estou mto satisfeito com os pneus apesar de ter aumentado um pouco o consumo mas melhorou mto se tratando de estabilidade...

Rones Jr
14/03/2007, 15:56
Renato,
na época saiu por 280, na loja caminho das pedras 4x4...tudo junto na net...meu uso tb é esse, mais on road...ainda mais depois da reforma (Niva da Barbie!!). Os 175, sõa silenciosos e achei que freiam melhor que os Rodorurais que la estavam. O desenho é igual a um da Michelin. Um amigo do Rio informou que já estavam com eles a 36.000 km e ainda pareciam ter mais da metade. Os meus já estão com 10.000...parecem nem ter se mexido! No flog do Shrek há fotos do carro com os pneus...há uma com ele ainda desmontado...dá pra ter uma noção.

P/S - Os bancos originais estão difícies de aguentar! Há um modelo da Procar (TOP) que estão por 500 pilas o par, mas estou a procura dos modelos do Astra, Palio ou Strada 2P que são pantográficos....e se deslocam todo pra frente deixando muito espaço pra entrar....além de bonitos e confortáveis, muito confortáveis!

Nivoide
14/03/2007, 18:27
Entre o 195R16 e o 6.50 r16 no desenho cross, eles tem a mesma dimensão?
O diagonal é maior? Segundo o manual é o max possivel, certo?

GARCIA/SP
16/03/2007, 23:18
Renato,
na época saiu por 280, na loja caminho das pedras 4x4...tudo junto na net...meu uso tb é esse, mais on road...ainda mais depois da reforma (Niva da Barbie!!). Os 175, sõa silenciosos e achei que freiam melhor que os Rodorurais que la estavam. O desenho é igual a um da Michelin. Um amigo do Rio informou que já estavam com eles a 36.000 km e ainda pareciam ter mais da metade. Os meus já estão com 10.000...parecem nem ter se mexido! No flog do Shrek há fotos do carro com os pneus...há uma com ele ainda desmontado...dá pra ter uma noção.

P/S - Os bancos originais estão difícies de aguentar! Há um modelo da Procar (TOP) que estão por 500 pilas o par, mas estou a procura dos modelos do Astra, Palio ou Strada 2P que são pantográficos....e se deslocam todo pra frente deixando muito espaço pra entrar....além de bonitos e confortáveis, muito confortáveis!

Rones,
Além dos BlackStar, que outro pneu eu poderia usar que tenha a medida original (175 /80 16)dos pneus do russo? Queria um que tivesse o desenho o mais parecido possível dos vinham no Niva qdo. do lançamento.
Vc sabe de algo? E os Maggion?
Abs
Renato
Ps.: Estamos tentando agitar um encontro com os niveiros aqui do fórum! Tem um tópico a respeito. Entra lá e opina!!

Rones Jr
16/03/2007, 23:45
Renato,
O Niva vinha com opção de dois tipos de pneus: lameiros e radiais. Os lameiros são diagonais e mais pro campo e terra, asfalto é raridade pra eles. São duros, barulhentos, a dirigibilidade em asfalto é discutível, mas bons de lama e resistentes a corte. Os radiais são exatamente o inverso. Eu nunca vi um radial original russo, só o diagonal que é meu estepe.
Os mais parecidos com os lameiros russos são sem dúvida os Maggion.
Mas, se a sua opção é mesmo asfalto e uma terrinha devez em quando pra fazer inveja no seu vizinho que tem um Eco e acha q tah de off road...parte logo pro radial.
Na medida original havia os Michelin (tá certa a grafia?) mas, não vêm mais. Achei os Black que nesta medida (175/16) tem em vários desenhos. Comprei os menos agressivos por serem mais adequados à minha proposta pós reforma. Veja no site deles ou no site da caminhosdaspedras4x4 o desenho.
Sou fã do mais orginal possível, mas a questão de pneus pra Niva tá ficando meio sem opção...

P/S - vou responder por lá a questão do encontro!

GARCIA/SP
17/03/2007, 00:15
Entre o 195R16 e o 6.50 r16 no desenho cross, eles tem a mesma dimensão?
O diagonal é maior? Segundo o manual é o max possivel, certo?

Nivoide,

Qto.vc usa de calibragem nos militares 6.00 x 16 que estão na sua viatura?
Abs
Renato