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Walter L. L. Casitta
31/10/2006, 19:33
O AC da minha Ranger parou de funcionar neste último fim de semana. Verifiquei que não tinha mais o gás no sistema.

Hoje levei a um especialista que encontrou um tubo de alumínio que se desgastou por estar em contato com um dos chicotes da fiação do motor. Fiquei impressionado com a forma com que um conduite de plástico desgastou uma peça feita de alumínio.

Esse tubo de alumínio vai conectado a uma mangueira de borracha de alta pressão que estava praticamente podre com a borracha se desmanchando, já com bolhas a ponto de estourar. Pelo jeito se o tubo de alumínio não furasse a mangueira estourava.

Como essas peças ficam logo em baixo do filtro de diesel e todas as vezes que esse filtro é trocado, a coitada da mangueira toma um banho de diesel e essa deve ser a explicação para o seu estado.

Final da brincadeira: R$400,00 incluindo a higienização do sistema. Por falar em higienização, era de dar medo o estado do evaporador, de tanta sujeira que tinha ali. Um verdadeiro brejo. Não da pra acreditar que eu vinha respirando o ar que passava por ali...

murilloaquino
31/10/2006, 20:06
Walter, parece q nenhuma dessas camionetes vem com filtro para purificaçao do ar...
Voce sabe ce é real mesmo? e o motivo?
abrass

Walter L. L. Casitta
31/10/2006, 20:12
Walter, parece q nenhuma dessas camionetes vem com filtro para purificaçao do ar...
Voce sabe ce é real mesmo? e o motivo?
abrass

A Ranger pelo menos não vem com filtro pólem. Não sei porque não...

murilloaquino
31/10/2006, 20:14
A ranger nao vem, a S-10 tambem nao vem e nem a frontier...
agora o motivo...
nao sei

Edintruder
31/10/2006, 21:07
Bem diferente do teu problema Walter, outro dia o compressor parou de acionar, comecei procurando pelo sistema elétrico e descobri o fio preto que entra no conector do compressor quebrado bem embaixo da borracha de vedação. O pior é que eu descasquei o fio com os dentes e emendei. Tenho que soldar aquilo pois o verão vem chegando e o uso do ar condicionado já está sendo diário. Tinha até esquecido daquele quebra-galho...

Pequeno jr
22/11/2006, 19:22
2º problema da Ranger além da caixa de direção.

De uma ou duas semanas para ca, o Ar da Ranger esta da seguinte forma. Pela manhã cedo, quando eu ligo o carro e ligo o Ar ele funciona que é uma beleza. Vou no caminho para o trabalho com o Ar funcionando sem problema, quando chego em algum sinal depois mais ou menos da metade do caminho, ou seja, com o motor quente, o Ar simplesmente para de funcionar. O Ar so esta voltando a funcionar quando eu estou esticando as marchas entre 2.500 e 2.800 rpm ... se eu andar abaixo desse Rpm ele para de funcionar.

Levei a um "especialista...aff".. testou o Gas e tava com a carga OK, testou os pressostato de alta e baixa e tudo OK. Verificou vazamento no compressor e tdo ok.

Ai o especialista não sabe o que é, mas esta achando que é algo eletrico como falta de corrente quando se anda em baixa rotação.

Alguem tem alguma idéia ou ja passou por isso???

alexpioli
19/08/2008, 07:42
2º problema da Ranger além da caixa de direção.

De uma ou duas semanas para ca, o Ar da Ranger esta da seguinte forma. Pela manhã cedo, quando eu ligo o carro e ligo o Ar ele funciona que é uma beleza. Vou no caminho para o trabalho com o Ar funcionando sem problema, quando chego em algum sinal depois mais ou menos da metade do caminho, ou seja, com o motor quente, o Ar simplesmente para de funcionar. O Ar so esta voltando a funcionar quando eu estou esticando as marchas entre 2.500 e 2.800 rpm ... se eu andar abaixo desse Rpm ele para de funcionar.

Levei a um "especialista...aff".. testou o Gas e tava com a carga OK, testou os pressostato de alta e baixa e tudo OK. Verificou vazamento no compressor e tdo ok.

Ai o especialista não sabe o que é, mas esta achando que é algo eletrico como falta de corrente quando se anda em baixa rotação.

Alguem tem alguma idéia ou ja passou por isso???
Exatamente o mesmo problema que o meu.

Em dias quentes, com o motor em baixa rotação ele desarma e só rearma se tacar o pé no acelerador.

Levei ontem na respectiva oficina onde constataram tudo ok. O técnico sugeriu que desse uma olhada na ventoinha, pois parece que ela tem um segundo estágio que não está armando o que ocasiona um superaquecimento do sistema.

Paulo Medeiros
12/09/2008, 22:08
Olá amigos voceis já verificaram o acoplamento do compressor com a correia? Logo que adiquiri a minha viatura o ar tava com um problema semelhante. Como o carro estava na garantia levei na oficina que prestava serviço p/a loja e o meca foi direto na arruela da polia que segundo ele desgasta-se e o acoplamento da polia c/o compressor não fica perfeito, depois disto nunca mais deu defeito. Ele somente somente travou a polia retirou a porca retirou a arruela e substituiu por uma nova que tinha uma espessura ligeiramente maior. fácil fácil.

mafagafo
25/11/2009, 06:07
Olá amigos voceis já verificaram o acoplamento do compressor com a correia? Logo que adiquiri a minha viatura o ar tava com um problema semelhante. Como o carro estava na garantia levei na oficina que prestava serviço p/a loja e o meca foi direto na arruela da polia que segundo ele desgasta-se e o acoplamento da polia c/o compressor não fica perfeito, depois disto nunca mais deu defeito. Ele somente somente travou a polia retirou a porca retirou a arruela e substituiu por uma nova que tinha uma espessura ligeiramente maior. fácil fácil.

Essa peça se chama Cubo da Embreagem do Compressor geralmente tem 3 rebites que segura o disco no cubo quando o desgaste do disco está muito avançado o rebite interno desgasta e o disco fica solto se debatendo . solução trocando o mesmo

Espero ter ajudado

mafagafo
25/11/2009, 06:14
A peça se chama Cubo da Embreagem do Compressor geralmente tem 3 rebites que prende o disco no cubo quando o desgaste do disco está muito avançado a parte do rebite interno se desgasta fazendo o disco ficar se debatendo .

Solução: A troca do mesmo



Espero ter ajudado

TylerNTL
25/11/2009, 07:27
Exatamente o mesmo problema que o meu.

Em dias quentes, com o motor em baixa rotação ele desarma e só rearma se tacar o pé no acelerador.

Levei ontem na respectiva oficina onde constataram tudo ok. O técnico sugeriu que desse uma olhada na ventoinha, pois parece que ela tem um segundo estágio que não está armando o que ocasiona um superaquecimento do sistema.

A minha também apresentou esses sintomas a uns 2 anos. Depois de um vai e volta a um "especialista" em AC. Como o cara não sabia mesmo o que estava fazendoeu tinha perdido a confiança na capacidade técnica da oficina.

Voltei a pesquisar no 4x4brasil e encontrei essa dica de diminuir o espaço da embreagem magnética, retirando arruela ou trocando por umas mais fina (tem tópico com foto e tudo explicando o processo), depois de implementá-la zero problema no AC.

Pequeno jr
25/11/2009, 13:54
A minha também apresentou esses sintomas a uns 2 anos. Depois de um vai e volta a um "especialista" em AC. Como o cara não sabia mesmo o que estava fazendoeu tinha perdido a confiança na capacidade técnica da oficina.

Voltei a pesquisar no 4x4brasil e encontrei essa dica de diminuir o espaço da embreagem magnética, retirando arruela ou trocando por umas mais fina (tem tópico com foto e tudo explicando o processo), depois de implementá-la zero problema no AC.

KKK

Mais um tópico fenix !!!!

Mas respondendo ... a solução da minha foi a mesma coias. So retirou a arruela e colocou uma mais fina e pronto .. nunca mais deu problema

Na verdade, o que ocorre depois que fiz o motor é que qdo estou com o ar ligado e aciono a tração, o ar vai todo para os vidros (desembaçador) e depois de alguns minutos volta para os direcionadores de ar.

Estou na busca da solução e não entendi o que tem haver o acionamento da tração a ventilação.

sergiopincelli
25/11/2009, 15:52
Tive um problema desses em um monza 1994 que o ar só gelava com o carro em velocidade que foi resolvido com a troca do filtro do gaz. espero ter ajudado.

Pitaorj
23/12/2013, 14:16
ressurgindo com o topico. minha ranger esta com o seguinte problema: em altas rotacoes, leia-se estradas, o AC nao liga o compressor. fica so na circulacao de ar. qdo paro no transito o ar congela todo mundo dentro do carro.

recentemente troquei o gas e inclui contraste, o carro nao esta com nenhum vazamento... levei hj na casa de AC que me foi recomendada, testaram tudo e nada do diacho desarmar na frente do tecnico

Pequeno jr
26/12/2013, 13:47
ressurgindo com o topico. minha ranger esta com o seguinte problema: em altas rotacoes, leia-se estradas, o AC nao liga o compressor. fica so na circulacao de ar. qdo paro no transito o ar congela todo mundo dentro do carro.

recentemente troquei o gas e inclui contraste, o carro nao esta com nenhum vazamento... levei hj na casa de AC que me foi recomendada, testaram tudo e nada do diacho desarmar na frente do tecnico

Felipe,

Vi seu email e vou responder por aqui para ajudar quem precisar

O caso dos ar condicionados de nossas viaturas estarem desarmando é devido ao acoplamento do compressor. Há uma arruela que fica atrás da polia. Em alguns casos você tem que trocar ela por uma mais fina ou uma de espessura maior.

Quando essa arruela se desgasta, o acoplamento da polia com o compressor fica "soltando se é que posso falar assim" fazendo que em certos momentos o compressor não funcione.

Procedimento para trocar essa arruela é simples, rápido e barato (quando se sabe o que está fazendo). Trava a polia, retira a porca, retira a bendita arruela e substitui por uma nova.

Não sei te dizer quanto foi que gastei na época, mas foi pouco, coisa de R$ 50,00 aproximadamente. Valor muito menor do que a dezena de curiosos que fui e condenaram diversas peças do ar condicionado.

Qualquer coisa, só chamar

Neto Morruga
01/01/2014, 19:20
Minha ranger deu cupim no ar condicionado de uns dias para cá do nada o ar parou de sair pelo os acionadores,só sai ar para o para-brisa,continua gelando mas não sai ar para as outras saídas,mesmo eu mudando as direções do ar.
Percebi que o compressor esta funcionando normalmente e tem gás.
O que pode ser,ainda não levei em nenhum especialista?
Valeu galera.

mosselin
01/01/2014, 21:24
A minha Ranger 2001 CS nunca funcionou o ar quente,levei em uma loja picareta aqui em POA que se diz especializada e sem olhar o cara me cobrou R$ 800,00,pois afirmava que as peças eram dificeis de conseguir,eheheh,mas como aqui no sul em dias de geada a gente anda com todos os vidros abertos,deixei assim,já o ar gelado é muito gelado,mas em dias quentes a temperatura do motor vai lá nas alturas,procuro usar só o nessesário .

miguelcps
01/01/2014, 22:05
Minha ranger deu cupim no ar condicionado de uns dias para cá do nada o ar parou de sair pelo os acionadores,só sai ar para o para-brisa,continua gelando mas não sai ar para as outras saídas,mesmo eu mudando as direções do ar.
Percebi que o compressor esta funcionando normalmente e tem gás.
O que pode ser,ainda não levei em nenhum especialista?
Valeu galera.

Quase certeza que é o sistema a vácuo que faz a mudança de posição da saída do ar que deu algum vazamento e então não está efetuando a mudança, já ocorreu isso comigo.

Neto Morruga
02/01/2014, 11:45
Quase certeza que é o sistema a vácuo que faz a mudança de posição da saída do ar que deu algum vazamento e então não está efetuando a mudança, já ocorreu isso comigo.

Como resolveu amigo?
Você teria algum esquema do sistema de vácuo da ranger?
eu tenho manual dela mas não diz nada a respeito disso.
Obrigado.

miguelcps
02/01/2014, 12:56
Como resolveu amigo?
Você teria algum esquema do sistema de vácuo da ranger?
eu tenho manual dela mas não diz nada a respeito disso.
Obrigado.

Qdo ocorreu comigo, foi numa Explorer que tive e levei em um amigo meu e deixei o carro lá qdo voltei já estava pronto, mas foi uma das mangueiras que havia derretido, segue um link onde mostra tais mangueiras, talvez possa ajudar a encontrar o problema.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/74713-ranger-v6-roteamento-das-mangueiras-de-vacuo-4.html

Neto Morruga
03/01/2014, 16:38
Para quem estiver cm problema igual ao meu recomendo a leitura

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/79857-ajuda-ac-da-ranger-so-manda-vento-no-para-brisas-5.html

zanottao
06/01/2014, 08:57
A minha Ranger 2001 CS nunca funcionou o ar quente,levei em uma loja picareta aqui em POA que se diz especializada e sem olhar o cara me cobrou R$ 800,00,pois afirmava que as peças eram dificeis de conseguir,eheheh,mas como aqui no sul em dias de geada a gente anda com todos os vidros abertos,deixei assim,já o ar gelado é muito gelado,mas em dias quentes a temperatura do motor vai lá nas alturas,procuro usar só o nessesário .



Mosselin, blz sou o carlos q falou com vc do body lift ontem no estacionamento do zaffari lembra?

Neto Morruga
06/01/2014, 11:17
era mesmo uma bendita de uma mangueirinha de vácuo quebrada,foi só emendar que já voltou a jogar vento nas
saídas,esta funcionando tudo normal de novo.
Obrigado pelas dicas.