PDA

Ver Versão Completa : Picape também faz trilha!



Markito Amato
06/04/2003, 12:48
Olá, pessoal, tudo certo?!

Sejam bem-vindos à lista de picapes! ;-)

Ok, ok, esse veículo pode não ser o ideal em algumas situações, mas, afinal, qual o 4x4 que é ideal para todas?! ;-)

A idéia aqui é compartilhar com aqueles que também curtem um chassis longo as modificações e experiências com esses ícones do mundo off-road. Afinal, quem é que não curte um Kaiser M-715? ;-)

Abraços

ramiro_eli
07/04/2003, 10:26
Oi Makito, Tudo bem?

Voce tem esta ranger faz tempo?

Como é a manutenção? Muito cara?

Markito Amato
09/04/2003, 10:49
Olá, Ramiro, tudo certo?!

A Ranger é uma picape bem valente, pois foi projetada para trabalhar em lugares de difícil acesso. Ou seja, com algumas poucas modificações (pneus maiores, por exemplo) dá para fazer trilhas com ela, principalmente aquelas na areia. Nossa, como ela anda, ou melhor, flutua! ;-)

Ela também vai numa boa nas trilhas com erosões, nas quais um jipe com entre-eixos pequeno sofreria um bocado. Nada radical, é claro, pois a suspensão dianteria, por ser independente, não oferece o mesmo curso que uma com eixo rígido. Por outro lado, em função desse mesmo entre-eixos maior, se tiver um "king" pelo meio do caminho, é bom possuir proteção de caixa, senão, o gasto com oficina não vai ser muito agradável! ;-)

Aliás, por falar em oficina e aproveitando que você perguntou sobre manutenção, confesso para você que eu ainda não precisei consertar nada. Porém, sei que os preços e os serviços oferecidos pela concessionária Tec-Auto, de Itaipava, são bem interessantes. Se quiser, fale com o Sidney (24 - 2222-3366). Ele é ótima pessoa! 8)

Bom, de qualquer forma, vou te passar as minhas impressões, ok?! ;-)

A tração dela, ao contrário do que muitos imaginam, é ótima. Conta com uma boa reduzida, que toca com vontade os parrudos diferenciais: um Ford 8,8" atrás e um Dana 35 na frente. O ponto fraco do eixo dianteiro fica por conta da roda-livre acionada por vácuo. Não que ela seja ruim, mas demanda cuidados constantes. Nesse ponto, a AVM ( www.avm.com.br ) oferece uma roda-livre manual, modelo 470, que promete tranquilizar os trilheiros mais exigentes. Pena que esse modelo ainda não está disponível no mercado, mas, segundo os engenheiros da fábrica, em breve ela estará à venda.

O eixo traseiro, apesar de ser semi-flutuante, é tão bruto quanto um Dana 46 de D-20. Seu úncio senão reside nos famosos "c-clips" ou arruelas de retenção dos semi-eixos. Essas pecinhas (2 ao todo) cumprem sua função com louvor, entretanto, com o uso, elas começam a apresentar uma pequena folga. Esta pode ser conferida na própria roda, bastando, para tanto, puxá-la para fora e empurrá-la de volta. À medida que essa folga aumenta, a probabilidade do semi-eixo se soltar junto com a roda aumenta também. Contudo, isso não é motivo para perder cabelos. Segundo a própria Ford, o maior inconveniente dessa folga é a barulheira que ela produz. Se isso procede ou não eu ainda não desobri, mas, quantas Ranger sem a roda traseira você já viu por aí? Eu nunca vi nenhuma! E, olha, que têm muitas trabalhando pesado por aí! ;-)

Outro ponto curioso da Ranger é sua distribuição de peso. Como em qualquer picape, grande parte da massa do veículo fica concentrada na frente, deixando a traseira um tanto quanto solta nas curvas. Tal comportamento é bastante crítico nas trilhas, pois, sem peso atrás, a tração fica seriamente comprometida. Para resolver isso há algo bem simples, que evita arrebentar a coluna colocando pesadíssimos sacos de areia na caçamba. Basta fixar um tanque plástico de caminhão e enchê-lo com água. Resultado? Traseira firme (ops), tração consistente e um reservatório de precioso líquido, que pode ser esvaziado facilmente no caso da necessidade de espaço extra na caçamba. Além disso, para quem curte acampar (eu adoro), existe um esqueminha bem simples, que permite utilizar essa água para um bom banho. É só colocar uma bomba de porão de barco (da Rule, por exemplo) dentro do tanque, pendurar a mangueira de saída em alguma árvore (ou madeira encaixada na própria caçamba, no buraquinho que existe) e ligar o fio na tomada elétrica que existe na cabine. Só falta a cortininha!

Uma dica: nunca dirija com esse reservatório pela metade, senão, a instabilidade nas curvas será total! :!: :!: :!:

Quanto ao motor, há um ponto crítico; a tomada de ar que é muito baixa. No carnaval de 2002, eu estava em Carrancas-MG, quando um grande amigo meu perdeu o V-6 da Ranger dele no momento em que foi atravessar o rio próximo à entrada da Cachoeira das Esmeraldas (caminho antigo). Como chovia bastante, o nível da água estava perigosamente alto para uma Ranger 4x4 com filtro de ar original. Mesmo com pneus 33", o calço hidráulico foi certeiro. Uma bela dor de cabeça associada à dor de carteira! Portanto, prevenir é o melhor remédio e, nesse sentido, o snorkel é fundamental. Quem tem? A Dakar Off-Road, do Bruno "Melecão" (21 - 3882-3276) já tem um modelo à venda. Porém, se houver receio em furar a lataria, uma mangueira conectada ao filtro de ar, cuja outra ponta fique próxima ao motor do ar-condicionado, já resolve na maioria dos casos. Uma solução barata e eficiente! ;-)

No mais, a Ranger é fiel aos princípios da tropa de elite dos forças armadas dos EUA (Rangers), que lhe emprestou o nome: valente, ágil e cheia de força para trabalhar. Em poucas palavras, um ótimo 4x4. Ou, como os Rangers falam: "Rangers Lead the Way"! ;-)

Abraços,

Fernando Figueiredo
22/01/2004, 01:01
É isso aí Pessoal, pick-up também faz trilha, desde que sejam trilhas largas, hehehe
Tenho uma D20 dupla 4x4. É muito de dirijir, tem um bom desempenho off road, mas peca pelo tamanho. Meu sonho é fazer o pinheirinho, mas não tem espaço.
Alguém mtem uma boa dica de pneus de uso misto Aro 16 para ela?
Até mais
Fernando Figueiredo

Markito Amato
23/01/2004, 16:50
Fala, Fernando! Tudo bem!

Você tem fotos da sua D-20 4x4?
Sem dúvida, meu caro, essa foi a melhor leva de todas elas, ou seja, a que apresenta o eixão rígido com feixe de molas! :wink: :D

Quanto aos pneus, entre no site do Maneco Pneus, do grande amigo Marcelo Leitão. Tenho certeza que você vai achar algo bem interessante!

< www.manecopneus.com.br >

Já em relação ao modelo, eu gosto muito dos Argentinos. Porém, se for para encarar trilhas bem pesadas mesmo, pense em um Koscak.
< www.koscak.com.br >

Aliás, em termos de "remolds", o Pneus Botta também tem boas opções.
< www.pneusbotta.com.br >

Qualquer coisa, escreva! :D


Abraços,

Fernando Figueiredo
23/01/2004, 19:44
É Markito.
De fato, a D20 4x4 é poderosa!
Tenho algumas fotos dela em ação no endereço abaixo.
http://br.f2.pg.photos.yahoo.com/ph/fcs_figueiredo/my_photos
Até mais
Fernando Figueiredo

monge
14/03/2004, 13:30
Fala Gente.... :D

Já que é pra radicalizar, de vez em quando fazemos trilha com uma Silverado 4x2 :shock: :shock: :shock: :D

Tem fotos no meu site, algumas, as fotos mais radicais ainda não postei. :?

http://www.furreca4x4.hpg.com.br

[]'s

Eugênio

Edintruder
31/01/2005, 21:20
Markito,
Nunca vi ninguém descrever a Ranger de foma mais fiel quanto fizestes. Parabéns!
Falow! :D

Velho Russo
01/02/2005, 00:39
Na boa ae gurizada... Ranger não é tanta coisa assim não...

Faz quase semana estou a pé pq minha RANGER resolveu brincar um pouco...

Essa é a segunda que possuo. E digo que não foi a melhor.
Vou contar uma historinha...
A primeira que comprei era a gasolina seis canecos ano 95, excelente mecânica, troquei o kit de embreagem 1 vez, isso pq os pneus (que eu coloquei) eram maiores do que os especificados e exigiam que se patinasse mais a embreagem na saída do veículo.
Outra peça trocada foi a bomba elétrica de combustível... um descuido, por deixar a gasolina chegar na reserva algumas vezes ela pifou... cara por sinal... na época uma milha com mão-de-obra...
Também não pensem que era um mané e entregava o carro às cegas pra concessionária e nunca questionava com o chefe da oficina o porquê das substituições, nunca deixei de argumentar na troca de uma peça... sempre pedi esclarecimentos válidos, além da detecção do defeito depois da peça retirada.
Todos os serviços foram feitos na concessionária, recebia elogios de outros pelo estado do veículo, mesmo trafegando por estradas ruins (sempre fui vaidoso e cuidadoso com minhas coisas). Quanto ao preço das peças, eu achava amargo, mas tudo bem... manutenção era lá de vez em qdo e o "paitrocínio" ia bem.

Fora isso, ela aguentou bem a estrada de chão (pra ir pra fazenda são 340 Km, dos quais apenas 150 asfaltados, o outro tem 440, mais asfalto mas a rodovia é muito pesada e a diferença de tempo é gritante). O caminho é cheio de torsão, pulos e de vez em quando surge uma vala nova feita pela chuva, diga-se profunda.
A tocada era silenciosa, por mais que o escapamento fosse aberto, não se ouvia quase nada na cabine, mesmo com as janelas abertas. E nada mesmo, pq nem os plásticos da cabine rangiam.
Embora fosse 4X2, na areia era um avião, mas se ela visse barro a 50 m, qdo acenava 100 de distância ela já estava patinando... :D solucionei com os sacos de areia (não haviam ganchos para amarrar tambor de água e eu não iria furar a lataria) :wink:

Ah... lembrando de um ponto crítico da camionete: suspensão traseira... pra passar sobre lombadas não havia problema, mas sobre depressões a história muda... foram muitas as vezes em que a traseira saía de lado na rodovia (como eu sabia do perigo, a tocada era relax... entre 90-110 Km/h)... foram vários sustos, coisa da roda traseira ir para o acostamento, pra outra faixa... segurava no braço... Eita Brasilzão cheio de buraco...
Como bom curioso, analisei o que se passava no eixo traseiro, a conclusão a que cheguei foi a de que os amortecedores ficavam muito próximos ao diferencial, então as respostas não eram muito suaves quanto à absorção dos movimentos, efeito de alavanca. Defeito este que a camionete do meu velho, à epoca uma F-250 também apresentava. E nas F-250 o problema foi sanado com o posicionamento dos amortecedores mais próximos ao cubo da roda... acho que eu estava certo...
Beleza... passaram-se 4 anos resolvi trocá-la... acompanhou bom tempo na facul... diga aê algumas maluquices...

Bom... daí saí da faculdade... economias daqui e dali... e pimba ! :P
Vai sair uma diesel e ôba : 4X4 !!

Comprei, de um senhor com 60 anos... ótimas referências do carro... há pouco havia passado na revisão de 60.000km na concessionária, vias das dúvidas troquei óleos, filtros e algo mais... estava tinindo...

Canudo na mão, fui trabalhar como engenheiro em uma firma que prestava serviços pra multinacionais que estocavam e vendiam soja e afins, e eu prestava serviços à firma... terceirização... :roll:

Primeira estrada que pego... barro pelo meio da roda, nada que não havia feito na outra.
A camionete passou muito valente (na região onde fui trabalhar asfalto havia só na BR e dentro da cidade) e eu fikei animado... pensei: se passou bem aki, lá em casa vai ser moleza...

Bem... passaram-se dois dias... fui sair do escritório, a direção fazendo barulho...
Desci... olhei por baixo e nada... olhei o reservatório do fluído de direção... estava quase vazio.
Passei no posto que ficava bem na eskina, parei e comprei fluído... completei e fui pra casa.

Resolvidos os serviços por lá, voltei a Campo Grande ... e parando de 100 em 100 km pra reabastecer o reservatório de DH.

Cheguei... tudo tranquilo... boa notícia... havia passado num concurso público...
Fui levar o carro pra arrumar a direção... defeito constatado: há uma mangueira que une as duas coifas da caixa de direção, esta mangueira faz a compensação de pressão quando se esterça as rodas, o que aconteceu ?! bem... não sei como... a mangueira (bem escondida) se soltou e a coifa succionou água pelo ínfimo buraquinho da conexão... a areia presente na água arranhou toda a superfície da canela da direção (esqueci do nome agora...). E como a quantidade de fluído não é muita, não vazou pela coifa, por isso eu não via nada... Beleza, na Ford só havia a direção nova e inteira pra trocar... 2.500 latinhas... fui à Bosch, me arranjaram a canela por lá e mais a mangueirinha da coifa... uma milha no serviço completo... :evil:

Alguns dias depois o cilindro da embreagem negou fogo... culpada: água nele...
Esse até posso perdoar... mas acho que é de açúcar o carro...

Voltando ao assunto coifa... uma varinha bem sem-vergonha que estava num facão na estrada... veja bem... quem vai se preocupar em se desviar de varinha... e muito mais conseguir vê-las no meio do capim... e estava lá.... furada uma coifa da tração....

O preço... baratinho... só 300 pela peça e mais 150 mão-de-obra... fora que eu perderia o alinhamento.
Fui na paralela... a borracha não tinha a mesma qualidade... mas fazer o q ... custava a metade e sem-vergonha por sem-vergonha, vai a mais barata... e tasquei ela lá

Beleza... fui pra fazenda algumas vezes ... comprei um sonzinho fera pra equipar... e daí que quando eu estava passando a fiação por baixo da forração do assoalho... observei uma trinca bem do lado do calço da cabine...

Estava ajeitando pra viajar pra fazenda... na volta quando encosto pra arrumar... olha lá a trinca do outro lado também... Fui à concessionária... a informação que obtive foi de que a lata tinha muito alumínio em sua composição e por isso trincava. Liguei para o 0800 da Ford, me questionaram sobre algumas coisas... como não fiz as duas últimas revisões na concessionária já foi um motivo pra descartarem a culpa da Ford.... é ... a lata do carro fica mais forte com as revisões... sempre troquei coxins e borrachas para não ter problema...
Bem disseram que iam estudar meu caso... qual a surpresa ?! o carro já tinha sofrido os mesmos reparos com o dono anterior, no ano de 2002 e a Ford eximia-se da culpa por ter passado do prazo de garantia do serviço...alegaram que esse era um caso único...
Passei na oficina de um colega, bem conceituada, e fui orçar o serviço por lá... quando o cara viu, disse que a situação era comum, só que ele se apresenta com mais freqüência nos modelos cabine dupla... pq a cabine é mais comprida, sofre mais com as torsões... mas que era só andar em estrada de terra pra começar a se preocupar com o problema.
Agora está lá... mais outra milha pro conserto... :evil: de mil em mil a galinha que q se exploda...
Hum.... e me lembrando agora... quem tiver Santo Antônio na caçamba e pegar muita trepidação... é bom que retirem-no, a lata ali no canto logo não resiste, já vi várias com o canto quebrado. A minha faz horas que não tem... o original Ford que veio nela está guardado.

Boa de motor e diferencial, bem como suspensão dianteira... nada demais... troca de óleos, filtros, correias... o problema mesmo são essas coisinhas que inventam pra facilitar e que acabam por tornar o carro mais vulnerável... em um ano... devo ter gasto já uns R$ 6.000,00 ... pra rodar 23.000 Km...
É muito pra muito pouco... foi qse o q gastei com 4 anos da outra... as estradas as mesmas... e com mais juízo...

Conclusão: estou esperando algumas coisas concretizarem para vendê-la... é 4X4 de brinquedo... Hoje meu velho está com uma L200 depois de 1 Silverado e 2 F-250 (duas onças, Deus me livre), foi-se o tempo das F-1000 e D-20. O velho está faceiro mais que nunca, problemas apresentados em 2 anos e meio: solda no fiozinho do vidro elétrico, que se soltou na trepidação; 2 alto-falantes originais; 1 bateria; 1 feixe de molas com problemas de fabricação. Outro detalhe... ele mora na fazenda e anda só por lá... vai nas cidades em volta... vem pra Campo Grande e a camionete está lá... forte e inteira ( o velho é sistemático, cuida que não tem um risquinho), alguns grilinhos sim, mas nada demais, coisa que uns adesivinhos, uns apertozinhos resolvem.

L200 : possui um dos melhores conjuntos que já experimentei em camionetes, muito equilibrada: é resistente mas não é dura, nem macia demais (akele mergulha e sobe da frente de algumas camionetes enjoa qq um, sem contar que em lugares onde há obstáculos é bom que a frente do carro esteja alta, mesmo nos mergulhos) boa de chassi, câmbio bem escalonado; não possui movimento de pêndulo lateral quando em estradas de muita torsão(que cansa quem está no volante). Tanto no asfalto quanto na terra o carro está na mão, se comporta muito bem nos dois ambientes. Os únicos apelos: 1) pneus, os scorpion originais estão bem longe de serem inidicados para a terra; 2) não exagerar tanto na velocidade que por se tratar de um veículo pesado, o sistema de frenagem não segura tanto não.

Não digo que é a melhor, mas entre Ranger e L200... nem titubeio...

:wink:

amithai
01/02/2005, 17:27
Velho acho q isso acontece , a minha tem 160000km e só deu problemas na bomba dágua até hoje tendo que trocá-la. Forte e robusta e confiável....agora a L200 é bonitinha mas tem motorzinho....acho q prefiro até a S10.
Abraços
Amithai

amithai
01/02/2005, 17:48
Saudades Markito! Vi fotos suas no seu perfil e constatei como vc é feio, cara. Me dá uma opinion, vc acha q devo botar 31 ou 33? Devo fazer o body lift ou arqueio os feixes e aperto as porcas? Dá p botar 33 só com isso?
Abração
Amithai

Velho Russo
01/02/2005, 19:09
Não é questão de ser bonitinha... e sim eficiente...
Ranger robusta... por quais estradas vc anda ?!?
Rodovias em São Paulo não tem nem comparação... as estradas vicinais, andei até de moto estradeira por elas (suzuki intruder 800)
Aqui a gente além das rodovias (velocidade) e o cerrado (areia, rampas, torsões, inclinações) encara também um Pantanal da vida (água, barro) parte da família tem propriedade lá...
Observa e veja se tem Ranger ou S-10 ... só dá toyota, mit e land.
Quer melhor terreno pra testar 4x4 ?!?
Ande por aqui e veja qual berra primeiro...

A questão é melhor camionete em todos os terrenos...

Tente andar a 120 numa estrada de chão ... vc vai ver pra que serve motor com muita potência e em alto giro...

Equilíbrio é a resposta...

Abraço

amithai
01/02/2005, 19:29
Eu já fiz trilhas muito ruins com ela. De nível médio e alta dificuldade. Tive problemas nas últimas pela distância entre eixos. Como as picapes em geral. A Ranger diesel tem um powerstroke que dispensa comentários, a chevy tem um motor superconfiável e potente. A L200 tem beleza, eu concordo..mas só....eficiente? Em quantas vc andou, quantas vc conhece...? A Ranger que vc tanto fala mal pode ter sido uma em muitas que não deram dor de cabeça...mas quantas l200 vc conhece para dizer que ela é mais eficiente...porque o pessoal tem L200 aí? Isso é parâmetro? Esse pessoal tem toyota , q tem uma distância entre eixos menor e um espaço vergonhável atrás além de um motor fraco que nem vou comentar. A L200 é uma lesma bonitinha, a LAnd é dura igual um pau com um motor(não sei se já melhorou) que era uma vergonha(do seu carro atual), o mesmo motor da ranger anterior que era uma porcaria. Agora não se pode comparar a land com as picapes, ela é obviamente superior mas não tem conforto das picapes.
Abraços

Velho Russo
02/02/2005, 09:55
Já andei e dirigi muita camionete e jipe... exemplos: pampa , Sportage, niva, f 1000 , f 2000, f 100, f 250 , silverado , c10, willys, rural, d-20, hd 3500, hilux, sw4, pajero, frontier, bandeirantes e até f 4000... fora a experiência do meu velho, que já tem qse seus 60 anos e é meu chapa nas estradas e pescarias (outro que nasceu montado em camionete e de início mexia com agrimensura - andava abrindo picada no meio do mato e o jeep levava tudo)...
A família é grande (só da minha velha são 10 irmãos, no mato não tinha Tv :P ) e um pouco mora aqui e outro nas fazendas. Meu avô comprou o 1º caminhão Mercedes em 50 e pouco senão me engano, abriu muita estrada no machado na época (antes era de carro-de-boi). Coloca uma base de 2 camionetes por família... cada um trocada em média de 3 anos... então acho que temos "costume" com camionetes e afins...

Forado o resto dos amigos (falando nisso ontem um parou a ranger CD dele, revisão, R$ 2.200,00 pra trocar uns terminais e mais outras coisas, e eu tinha falado que não valia a pena o carro, é a 2ª vez em menos de 4 meses, tá começnado a coçar a cabeça)... daí qdo os velhos se juntam, vão trocar conhecimento ...
Então acho que já conheço um pouco de camionete... sem falar que nasci no meio delas.... aprendi a dirigir em uma... há 16 anos...
Aqui camionete é quase como carro passeio... quem tem propriedade rural, tem que ter uma...
Se vc for levar em conta conhecimento sobre o que eu já andei e conheço...

Falo do que tenho, e poderia muito bem puxar sardinha.
E eficiência (que aí entra resistência, durabilidade, equilíbrio e desempenho) em todos os terrenos não é o tópico ?! que rasgue bem na trilha e tenha desenvoltura no asfalto... nem muito pra um lado e nem menos para o outro

Abraço

Edintruder
02/02/2005, 19:14
Bem, da minha Ranger eu não reclamo, tá muito boa e novinha, tem 57000 km e até agora só troquei UM amortecedor. Os pneus estão na lista, pois os originais estão implorando aposentadoria...

Falow! :D

amithai
03/02/2005, 08:29
Realmente as peças da Ranger são mais caras...mas ela não quebra assim não...dá uns defeitinhos q a gente mesmo resolve. Eu nunca pagaria 2200 numa revisão..não confio em autorizadas..um amigo comprou uma hilux 99 e resolveu levar na toyota...2800 reais de revisão.....diesel...disseram que iriam trocar as velas...são uns fdp. Sem contar q numa concessionária vc tira 1 pessoa q entende do carro...o resto são uns imbecis q insistem q sabem mais do q vc...
Abraços

Caio
03/02/2005, 08:40
Vou ter que trucar essa revisão da Hilux :shock: :shock: :shock:

Compare os preços de pastilha e discos de freio da Ranger X Hilux e depois conta pra gente.

Quantas Hilux vc já viu na oficina trocando o rolamento do cubo dianteiro :x :x

Pergunta se vende só o rolamento :( :( :(

[ ]´s 160.000 km só trocando filtro e óleo

amithai
03/02/2005, 09:06
hehehe....um defendedor da Hilux de plantão....essa discussão não tem fim...ué...90 reais a pastilha da Ranger...e as da Hilux?
Sei lá não vou na toyota verificar se tem alguma Hilux trocando rolamento. A Ranger não vende rolamento , só o conjunto todo q custa uns 1500 reais...pronto, nessa vc ganhou mas nunca vi
Ranger trocando esse conjunto. Na verdade não vejo muitas Rangers em oficina, ehehe....
eu tô com um cubo de ranger com acionamento da roda livre à vácuo...com o buraquinho do vácuo aberto, entrando terra , água....e meu rolamento não quebra.
abraços

Walter L. L. Casitta
03/02/2005, 09:09
Amithai,
Fiz todas as revisões até 50.000Km e nenhuma, incluído as peças ficou por mais de R$600,00.

Caio,
Se você se refere ao rolamento dianteiro do Ranger, vende sim e custava R$550,00, o cubo inteiro R$1600,00 (esse só existe original) e o jogo das pastilhas paguei R$55,00 (a original R$270,00).

Se me permite o nosso companheiro Emerson, vou repetir a fase que ele citou em outro tópico: "Uma pessoa completamente saudável é um paciente que não foi suficientemente examinado"

amithai
03/02/2005, 09:16
hahaha...adorei e olha q sou médico!! Vc tb?
Mas Walter....o conjunto não é blindado?

Walter L. L. Casitta
03/02/2005, 09:38
Amithai,
Não sei, então pra não ficar mau entendido, liguei pra autopeças especializada em Ford daqui de BH que eu tinha consultado anteriormente (Fomax 31 3201-2006 pra quem quiser) e o cara me falou diferente da outra vez que eu tinha perguntado: :shock: “Só o Rolamento eu não tenho. Tenho o cubo completo por R$430,00”. Dessa vez ele me deu o preço mais baixo. :lol:

amithai
03/02/2005, 09:41
Ah meu Deus...q bom então....bom como o meu ainda não deu problema não vou ter q ir a BH, eheh...mas o preço aki deve ser o mesmo. Eu estudava no Pitágoras aí antes de vir pro Rio.
Abraços
Amithai

Caio
03/02/2005, 10:35
hehehe....um defendedor da Hilux de plantão....essa discussão não tem fim...ué...90 reais a pastilha da Ranger...e as da Hilux?



Calma pessoal, senão vão me chamar do Everton Jr da Toyota :x :x

Na última troca de óleo tinham duas Rangers na oficina,uma fazendo freio e outra trocando o tal rolamento e a briga do mecanico era achar o melhor preço dessas peças.

Tirando alguns detalhes a robustez da Ranger é inquestionável.

[ ]´s Sabendo que não existe viatura perfeita.

monge
03/02/2005, 12:01
vcs cairam na velha briga o meu jeep é melhor que o seu...

só que no caso é a minha picape é melhor que a sua...

ambas são ótimas pros seus repectivos donos...

O que não estragou com 160.000 pode estragar com 161.000 ou 361.000... ou c0m 1.000 mas uma hora estraga...

[]'s

Eugênio

ArthurC
03/02/2005, 12:50
Calma pessoal, senão vão me chamar do Everton Jr da Toyota


uhauahauahauahaauhauhauh!!! :lol: :lol: 8)

Martin Melcop
03/02/2005, 13:21
Arthur,

kd a fotos da viatura????

Walter L. L. Casitta
03/02/2005, 13:34
vcs cairam na velha briga o meu jeep é melhor que o seu...

só que no caso é a minha picape é melhor que a sua...

ambas são ótimas pros seus repectivos donos...

O que não estragou com 160.000 pode estragar com 161.000 ou 361.000... ou c0m 1.000 mas uma hora estraga...

[]'s

Eugênio

É culpa do Edin. Eu falei pra não desenterrar os mortos. Ele que desenterrou esse tópico. :roll: :D

ArthurC
03/02/2005, 19:02
Die Hard, to sem camera digital! A que eu tinha minha irmã fez o favor de deixar cair dentro de um lago! Que tal?! Quero ver se compro outra até o carnaval.

_portela
03/02/2005, 20:34
Galera,

Já falei isto um sem-número de vezes, mas não custa lembrar...

Não comparem Hilux com Ranger! A única coisa que elas têm de comparável é que são pick-ups...São propostas bem diferentes, usuários, usos, comportamento, etc. bem diferentes :wink:

[]s

emerson_dickel
03/02/2005, 21:21
Valeu pelas lembranças Walter :P Estou acompanhando essa discursão também, Acho que o cara que pode comprar qualquer caro desque tenham bastante girando no mercado, dai sempre vc acha peças paralelas e serviços de qualidade a um preço justo.

Eh soh não levar na oficina e dizer pro mecanico, faz o que precisa 8) a não ser que tenha outra pessoa pagando a revisão :)

Tipo eu cheguei na agencia da ford e fiz isso :) antes de comprar ela heheheh afinal era o antigo dono que ia pagar :)

Resultado R$ 2900,00

Foi trocado Bomba Direção Hidraulica
Discos de Freio entre outras miudezas a mangueira do turbo entre outras coisas.

Enfim 2900 latinhas mas achei legal afinal tirei isso no negocio

Mas eh soh procurar que a manutenção de uma caminhonete ou carro de luxo acaba saindo mais em conta do que alguem que tem um carro 1.0 que leva na agencia e manda fazer o que precisa :):):)

ArthurC
04/02/2005, 11:13
_portela,

Não comparem Hilux com Ranger! A única coisa que elas têm de comparável é que são pick-ups...São propostas bem diferentes, usuários, usos, comportamento, etc. bem diferentes


Cara, nao concordo com vc. Elas podem ter estilos diferentes, mas se encaixam na mesma categoria, picapes medias, em sua maioria tracionadas e a diesel. Na minha modesta opiniao, podem ser comparadas sim. Tanto essas, como S10, Frontier, L200, etc.

[]s

amithai
04/02/2005, 11:41
O que não estragou com 160.000 pode estragar com 161.000 ou 361.000... ou c0m 1.000 mas uma hora estraga...

[]'s

Eugênio

Eh verdade...uma hora a casa cai....ou melhor...o carro quebra!!

Pequeno jr
04/02/2005, 11:42
Emerson vc falou tudo ...

esta em minhas mãos um folder da chevrolet que diz assim "Cardapio da Chevrolet" Olha so o preço das peças e vejam de qual carro é:


PAstilhas de freio, oleo de freio, disco solidos:
Celta: R$ 358,00
Corsa: R$ 212,00
Blazer 4x2: 206,00
Blazer 5 furos: R$ 380,00
VECTRA 16V: R$ 1003,00
ZAFIRA: 602,00

Troca de Embreagem:
Celta: R$ 464,00
Corsa: R$ 413,00
Blazer 2.2: 757,00
Blazer 2.5 e 2.8: 1008,00
VECTRA 8, 16V 2.0: R$ 1135,00
VECTRA 8, 16V 2.2: R$ 1149,00
ZAFIRA: 1172,00

Viram ... sempre camionete é carro de peças caras .... as vezes o carrinho do seu lado é bem mais caro para se manter.

OBS: Este preço é autorizada tá ...

Edintruder
25/03/2005, 22:47
É culpa do Edin. Eu falei pra não desenterrar os mortos. Ele que desenterrou esse tópico


Desculpem, eu não estava acompanhando esse fórum, porém eu só elogiei a descrição de Ranger do amigo e concordo que a Ranger é melhor que a Hilux!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

FabricioSoares
27/03/2005, 15:29
PICAPE FAZ TRILHA SIM!!!
VEJAM A MIMOSA!!!

NeMéZiO
27/03/2005, 19:08
Isso não é trilha.
È passeio ecológico. :D :D :D

ojaneri
27/03/2005, 21:12
Tem umas Hilux tambem que tentam fazer trilhas, maaas...

Everton Júnior
02/04/2005, 10:20
Osvaldo ja é a 3ª Sw4 que vejo nesse estado e sempre é a roda esquerda. Onde foi isso ai?

cbridi
04/04/2005, 10:33
Só para ilustrar... semana passada eu vi uma Dakota na mesma situação. A única diferença é que a Dakota estava no asfalto, dobrando uma esquina.

[]'s

Caio
04/04/2005, 10:54
8) 8)

ojaneri
04/04/2005, 12:57
Osvaldo ja é a 3ª Sw4 que vejo nesse estado e sempre é a roda esquerda. Onde foi isso ai?

Na praia do Preá, em Jeri.

alan4x4
20/04/2005, 11:09
Aiiii pessoal, não tinha visto ainda, mas se alguém jah fez um tópico me desculpa... hehehehehe essa ai eu troco no sargento... tenho também do jeep novo, muito legal, qq coisa eu posto tb depende de vcs... valew galera...


[], se alguém tiver uma cx 3 marchas me avisa.... com preço bom heheh

w@ldo
20/04/2005, 17:27
Ranger faz trilha sim... e como faz!!! que saudades da minha!!!

Walter L. L. Casitta
20/04/2005, 18:27
O bom da Ranger, é que ela dá uma alisada legal no facões. Depois que ela passa qualquer jipe passa... :D :D :D

andrecneto
20/04/2005, 18:43
Senhores,

Eu sei que essa discussão não leva a lugar algum, Ranger faz trilha também, tive uma e fiz muita trilha com ela, só que o propósito (na minha opinião) é diferente. Acho ela mais pro lado do conforto do que da durabilidade.

Comparando as viagens que fiz com ela, e com a Railuquiz, sem dúvidas a ranger era mais confortável.

Só que com a Railuquiz vou a qualquer lugar, independente do obstáculo e com a Ranger não tinha tanta "coragem". Tenho algumas lembranças da minha Ranger e, uma das últimas, é a da foto. Repito, esta é a minha opinião. Realmente não tive tanta sorte com a minha.

Mas, lembrando do tópico, de qualquer forma, pra mim está provado que pick up faz trilha sim, e trilha boa!

abraço,
andré

Walter L. L. Casitta
20/04/2005, 19:44
Eu também concordo que a Hilux é melhor que a Ranger na trilha, e que também existem obstáculos impossíveis pra Hilux e que nem tanto são para um jipe de verdade. Se pensasse igual a você teria um jipe. Esse sim vai a qualquer lugar independente do obstáculo.

Luiz Antonio
26/04/2005, 14:21
Walter L. L. Casitta, aproveitando a discussão aqui, esse painel é de uma L200, será que tá certo isso ???
160km. a +-3600 rpm.....

http://img1.festanet.com/148794.jpg

Pequeno jr
26/04/2005, 14:27
Walter L. L. Casitta, aproveitando a discussão aqui, esse painel é de uma L200, será que tá certo isso ???
160km. a +-3600 rpm.....

http://img1.festanet.com/148794.jpg

Tem certeza q é d L-200 ???

Everton Júnior
26/04/2005, 14:41
Esse painel é da L200 Sport automatica e da 180km/h

Luiz Antonio
26/04/2005, 14:45
Pequeno jr, certeza absoluta, olha só o Everton aê é do blog dele a foto...
[]'s

Walter L. L. Casitta
26/04/2005, 15:20
É perfeitamente possível, desde que seja a L200 Sport automática.

Luiz Antonio
26/04/2005, 15:28
Walter L. L. Casitta, caraca....anda muito essa viatura.... :| :| :|

Everton Júnior
26/04/2005, 15:30
É perfeitamente possível, desde que seja a L200 Sport automática.
A manual chega perto dos 180 km/h

Walter L. L. Casitta
26/04/2005, 15:44
A manual chega perto dos 180 km/h

Isso já é difícil de acreditar. A 180KM/H o motor da L200 Sport manual com pneus originais, giraria a 4984RPM. Diesel a 4984RPM?

Tem que ser morro abaixo e olhe lá... :roll:

Everton Júnior
26/04/2005, 15:48
Ela chega PERTO com o motor nas ultimas.

andrecneto
26/04/2005, 16:21
Olha, a minha Railuquiz, pisando com os dois pés no acelerador, com uma inclinação de uns 50º (de descida lógico), dá, fácil fácil, uns 125,50km/h....tranquilo!

edmir
26/04/2005, 17:40
Aí Pessoal,
Sem querer puxar sardinha, mas as S10 2. 8 cravam 180km no velocímetro fácil. Lógico que nao é a pickup indicada pra trilha, mas no asfalto a bicha voa baixo.

ferramenteiro
26/04/2005, 18:44
O problema da s-10 é que ela pega 180 fácil com os pneus originais, coloquei os 31X10,5 e não passa dos 160 no plano, além do mais parece que vai decolar.
Qual a diferença da l200 automatica pra manual, a automatica tem mais final???

abraços

Luiz Antonio
26/04/2005, 19:33
Walter L. L. Casitta, aproveitando a discussão aqui, esse painel é de uma L200, será que tá certo isso ???
160km. a +-3600 rpm.....

http://img1.festanet.com/148794.jpg



putz, será que só a minha ranger que não "anda" ???
hehehehehe

Luiz Antonio
26/04/2005, 19:40
aproveitando a oportunidade, gostaria de saber a opinião dos colegas pickapeiros, minha viatura quando atinge +- 120 km/h, começa a vibrar bem pouco, como se fosse pneus desbalanceados, mas não é com certeza, pq. os 4 são novos e mesmo com os pneus antigos ela tinha o mesmo problema, agora pergunto:
- isso acontece em virtude dos dois cardãs trabalharem mesmo com a 4X4 desligada ocasionando essa vibração ??
- mesmo com a tração desligada o cardã dianteiro tbm. gira ??

ps.: desculpem se perguntei muita besteira, mas não manjo nada desse treco de tração 4X4 e devem ter muitos colegas aqui com as mesmas duvidas.

grato

[]'s

Walter L. L. Casitta
26/04/2005, 19:58
Depois que coloquei os 33 na Ranger, a velocidade na reta também diminuiu, apesar de que morro a baixo eu consigo chegar a 160KM/h com o conta-giros em 3800RPM. Detalhe, sei que alcancei os 160Km pelo do GPS. O meu velocímetro vai relativamente preciso até 110Km/H. Acima disso ele fica preguiçosos. Não passa de 130.

A L200 automática tem a relação da última marcha mais longa que a da L200 manual e isso pode impedir que o motor atinja a rotação máxima e teoricamente, em condições favoráveis (leia-se numa decida) pode atingir uma velocidade maior que a L200 manual. Mesmo assim acho que uma L200 Sport M ou A não conseguiria acompanhar nenhuma da outros picapes concorrentes.

Ferramenteiro,
Considere também que o seu velocímetro passou a marcar 7% para menos depois que colocou o 31.

Walter L. L. Casitta
26/04/2005, 20:03
Luiz,
Você pode estar com um dos dois cardans (o traseiro é o mais provável) desbalanceados ou empenados ou com alguma folga nas juntas.

Luiz Antonio
26/04/2005, 20:07
Luiz,
Você pode estar com um dos dois cardans (o traseiro é o mais provável) desbalanceados ou empenados ou com alguma folga nas juntas.


isso quer dizer que os dois cardãs trabalham o tempo todo....mesmo com a tração desligada

desculpe a amolação.
[]'s

Walter L. L. Casitta
26/04/2005, 20:10
Sim, em todas as Rangers 4x4 a partir de 2000.

Luiz Antonio
26/04/2005, 20:12
Walter L. L. Casitta, e a tal da roda livre ??? não é pra desligar a tração dianteira enquanto a tração 4X4 estiver desligada ?

putz...desculpe viu amigão....rsssssss

Walter L. L. Casitta
26/04/2005, 20:14
Sim, mas só as Rangers anteriores a 2000 que tem RL...

Luiz Antonio
26/04/2005, 20:39
Walter L. L. Casitta, entendi amigo....mas deve ser muito melhor entaum o sistema antigo, pois em estradas pavimentadas e no dia diaa probabilidade de acontecer essa vibração seria muito inferior tendo em vista que só um cardã iria trabalhar, e o consumo de combustivel e o desempenho com certeza tbm. mudariam.
entaum, resumindo só mesmo comprando um sistema de R.L. e tendo que sair da viatura sempre que precissasse da tração.

[]'s e muito obrigado

Walter L. L. Casitta
26/04/2005, 21:14
Luiz,
Ta certo, mas vamos olhar o lado bom de não ter a RL (apesar de que eu também preferiria que tivesse):
É menos uma coisa pra dar defeito.
A Ranger é a única picape, que não tem restrição de velocidade pra que você possa acionar 4X4.
É também a única picape que permite o acionamento do 4x4 LO em movimento. (desde que abaixo de 7KM/h é claro)

Luiz Antonio
26/04/2005, 21:36
Depois que coloquei os 33 na Ranger, a velocidade na reta também diminuiu, apesar de que morro a baixo eu consigo chegar a 160KM/h com o conta-giros em 3800RPM. Detalhe, sei que alcancei os 160Km pelo do GPS. O meu velocímetro vai relativamente preciso até 110Km/H. Acima disso ele fica preguiçosos. Não passa de 130.

A L200 automática tem a relação da última marcha mais longa que a da L200 manual e isso pode impedir que o motor atinja a rotação máxima e teoricamente, em condições favoráveis (leia-se numa decida) pode atingir uma velocidade maior que a L200 manual. Mesmo assim acho que uma L200 Sport M ou A não conseguiria acompanhar nenhuma da outros picapes concorrentes.

Ferramenteiro,
Considere também que o seu velocímetro passou a marcar 7% para menos depois que colocou o 31.




Walter, me diga uma coisa, como fica a fumaça depois dos 3200 RPM ??

Walter L. L. Casitta
26/04/2005, 23:03
Preta :roll:

Luiz Antonio
26/04/2005, 23:19
Preta :roll:

sei.....sei.... :shock: :shock:

Rodrigo Luvison
27/04/2005, 00:26
Preta :roll:




sei.....sei.... :shock: :shock:


Olá pessoal

Esses dois posts foi demais :lol:

Experimenta aumentar um pouco o débito da bomba injetora, aí sim vc vai ver o fumacê :wink:

Abraços

andretomasi
27/04/2005, 01:52
Ué, só não entendi essa de perder velocidade depois de colocar pneu maior, não faz sentido.. pela lógica:

Pneu maior = Velocidade final maior = Velocímetro marcando pra menos

[ ]´s

Walter L. L. Casitta
27/04/2005, 08:41
É simples, pneu maior, torque menor....

ojaneri
27/04/2005, 15:45
Ué, só não entendi essa de perder velocidade depois de colocar pneu maior, não faz sentido.. pela lógica:

Pneu maior = Velocidade final maior = Velocímetro marcando pra menos

[ ]´s

Entao acredito que voce, Keko, tambem nao saiba que em alguns veiculos a velocidade final é conseguida na 4a marcha, e nao na 5a :roll:

andretomasi
27/04/2005, 18:22
Osvaldo, não entendi o comentário.. tá falando de quarta marcha final ou de 5a overdrive só pra baixar RPM?

[ ]´s

ojaneri
27/04/2005, 21:26
Osvaldo, não entendi o comentário.. tá falando de quarta marcha final ou de 5a overdrive só pra baixar RPM?

[ ]´s

Quis dizer que em alguns veiculos, mesmo com a 5a mais longa, atingem a velocidade máxima usando uma marcha mais reduzida, devido a diversos fatores, como torque, giro e arrasto aerodinamico...o que tambem nos leva a concluir que nem sempre pneu maior (logo, relação maior) signifique velocidade final maior. :wink:

andretomasi
27/04/2005, 22:56
Sim, tanto que eu disse "pela lógica" deveria ter mais velocidade final.. mas a lógica nem sempre é verdadeira..

Por outro lado, nos CJs por exemplo, a troca dos pneus originais por 33, sem troca de relação, deixa ele xoxo nas arrancadas, mas aumenta perceptivelmente a velocidade final.

[ ]´s

Rodrigo Lopes
12/05/2005, 11:53
Faz trilha sim. A minha faz somente trilhas leves, mas se precisar...

Conheço uma pessoa que faz trilhas um tanto quanto pedreiras, e não reclama de nada.

Porém, cuidado do o angulo de saída.


[]s

JLoureiro
01/06/2005, 00:52
Ai vao algumas fotos, o que gosto na l200 é a confiança que o carro trasmite. So trocaria por uma RS ou EVO.. :lol: :lol: 8)

Pequeno jr
01/06/2005, 11:25
Quantas Hilux vc já viu na oficina trocando o rolamento do cubo dianteiro :x :x

Pergunta se vende só o rolamento



REspondendo ao Caio, e sendo que acabei de trocar.

Troquei o rolamento da ranger pela primeira vez com quase 190.000Km. A peça na autorizada custa R$ 1250,00(preço em 25/04/2005 Dakar Ford brasilia) A peça é rolamento + o cubo.

Vc depois comenta se vende so o rolamento. Pois é, tava quebrado de grana e so comprei "so o rolamento" na Potencia auto-peça em Bsb. Se não to enganado paguei R$ 225,00 no rolamento, É so olhar outro topico q escrevi falando sobre isso. DEpois da troca to rodando pra tdo q é lado to satisfeito com a troca. Tração fucionando sem problemas, e o melhor, ta um silencio dentro da cabine q so vc vendo.

Qto ao resto, como vc mesmo disse, so oleo, filtro e diesel ..

Ahhh aproveitando ... pastilhas de freio da ranger Fras-lee(acho q é assim q escreve) ou cobreq achei ontem por R$ 95,00 para um amigo aq do trabalho tbm Rangeiro.

Walter L. L. Casitta
01/06/2005, 14:13
Peq,
Tem um anúncio do rolamento no Mercado Livre mais barato ainda R$210,00: http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=29348130 :D


http://www.mercadolivre.com.br/org-img/original/MLB/042005/28446644_7534.jpg

Pequeno jr
01/06/2005, 15:32
Peq,
Tem um anúncio do rolamento no Mercado Livre mais barato ainda R$210,00: http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=29348130 :D


http://www.mercadolivre.com.br/org-img/original/MLB/042005/28446644_7534.jpg

Na loja aonde comprei tinha esse dai. vem numa caixa da ford da argentina. So q vc pode ver na foto q é vc quem monta isso e qdo olhei isso na loja achava q era made in paraguay (se é q vc me entende). Dai comprei a outra marca.

Falando com uma pessoa q mexe so com 4x4 aq no DF, ela falou q esse dai q vc colocou ta + do que comprovado q é bom e diz ele q 100.000km ele roda tranquilo. Mas optei por outro .. tomara q nao me arrependa.

Luiz Antonio
03/07/2005, 21:33
PessoALL, voltando ao tópico, olhem só


http://www.jeepclubedopara.com/galeria/Nelson/default.asp?dir=200409+-+Diversos&prv=sld


:lol: :lol: :lol:

Luiz Antonio
03/07/2005, 21:38
Pequeno jr, putz paguei 160k na pastilha essa semana.

[]'s :evil:

Pequeno jr
04/07/2005, 14:05
PessoALL, voltando ao tópico, olhem só


http://www.jeepclubedopara.com/galeria/Nelson/default.asp?dir=200409+-+Diversos&prv=sld


:lol: :lol: :lol:

Fala Luiz .. tdo bacana ?? como anda a Ranger ?

Show d bola essas fotos hein ... o camarada das fotos ai, fez o q estamos querendo fazer na Ranger daqui de casa, ou seja, colocar Snorkel e Guincho.

Mas antes de colocar esses equipamentos, iremos trocar até o final do Ano por uma 2.8 XLT TGV acho q ate uma 2003 ou 4 dependendo do negocio q conseguirmos fechar.

[]'s

Pequeno Jr
Brasília - DF

Luiz Antonio
04/07/2005, 14:41
Pequeno jr, blz amigo

Minha viatura tá muito dez, mas coloquei ela a venda, pintou uns planos por aqui, vamos ver o que acontece né, vc costuma mesmo fazer trilhas com sua Ranger ? pra precisar até de guincho...rss, que ano é a sua ?

[]'s