Ver Versão Completa : Código 21 e 45 no check engine - Ajuda
marcelo silva
30/10/2006, 23:00
Amigos, meu suzuki apresenta as vezes os códigos 21 e 45.
Qual o defeito???? O que é o interruptor de mínima???? Onde se localiza e para que serve?????
Aguardo a ajuda de vcs companheiros.....
Código Descrição
12 Sistema sem falhas. Sistema OK.
13 Sonda Lambda aquecida - sinal não flutua.
14 Alta voltagem no sinal do sensor de temperatura da água.
15 Baixa voltagem no sinal do sensor de temperatura da água.
21 Alta voltagem no sinal do sensor de posição da borboleta ou falha no interruptor de mínima.
22 Baixa voltagem no sinal do sensor de posição da borboleta.
23 Alta voltagem no sinal do sensor da temperatura do ar.
24 Falha no circuito sensor de velocidade.
25 Baixa voltagem no sinal do sensor da temperatura do ar.
31 Baixa voltagem no sinal do sensor de pressão absoluta.
32 Alta voltagem no sinal do sensor de pressão absoluta.
33 Alta voltagem no sinal do Medidor de massa de ar.
34 Baixa voltagem no sinal do Medidor de massa de ar.
41 Falha no sinal de ignição
42 Falha no circuito sensor de fase / Falha no circuito PMS / Interruptor de 5a marcha continuamente fechado se transmissão mecânica / Sinal de transmissão automática continuamente fechado
44 Falha no circuito interruptor de mínima (contato sempre aberto)
45 Falha no circuito interruptor de mínima (contato sempre fechado)
46 Falha no circuito corretor da marcha lenta.
51 Falha no circuito do sistema de recirculação de gases (EGR).
52 Falha no controle da mistura pobre/rica / Eletro-injetor com vazamento.
53 Falha na U.C.F. / Alimantação elétrica e aterramento.
54 Interruptor de 5a marcha continuamente fechado.
71 Fim de diagnóstico.
aavr1010
31/10/2006, 17:33
Deve ser o TPS, que é o sensor de posição da borboleta. Passei por problema idêntico e após muito sofrimento resolvi trocar a peça e o problema foi sanado.
marcelo silva
31/10/2006, 19:50
Seu carro apresentava algum tipo de anormalidade como falhar, engasgar etc.....?????? O meu tá normal, a única coisa é que o check engine fica acusando esses códigos (21 e 45).
se o TPS estivesse com problemas eu não sentiria alguma coisa estranha no carro?
marcelo silva
31/10/2006, 19:52
Seu carro apresentava algum tipo de anormalidade como falhar, engasgar etc.....?????? O meu tá normal, a única coisa é que o check engine fica acusando esses códigos (21 e 45).
se o TPS estivesse com problemas eu não sentiria alguma coisa estranha no carro??????
aavr1010
01/11/2006, 09:07
Foram vários os sintomas apresentados mas pouco intensos, principalmente a falta de desempenho, com aceleração irregular e consumo elevado. A real diferença foi percebida após troca da peça, já que mesmo com o problema utilizei o veículo par alguns meses.
marcelo silva
01/11/2006, 16:34
Acho o meu carro meio fraco. Principalmente em uma subida....se for íngreme, só de 1º marcha.
Já verifiquei praticamente tudo que esta associado com a potência do motor.
O TPS influi na potência???? Quando vc trocou o seu quanto pagou?
Obrigado pela colaboração e atenção dispensada.
aavr1010
02/11/2006, 23:21
A função do TPS é informar ao módulo a posição da borboleta, que muda em função da pressão feito pelo motorista no pedal do acelerador, induzindo o módulo a comandar o bico injetor a mandar mais combustível. O mau funcionamento deste componente influencia e muito na potência à medida em que não chega combustivel suficiente para a queima naquele regime de giro ou força. Não encontrei a peça nova e coloquei uma usada, o que não recomendo. Apesar da apagar a luz do check engine, surgiram falhas na aceleração, que deixou de ser linear, com ganho de giro por etapas, que se estabilizam e exigem mais pressão no pedal do acelerador. Como esta caracteristica não existia mesmo com a antiga peça, acredito que a substituta, usada, também não estivesse em perfeitas condições, o que é difícil e verificar. Pagueri 240 reais na Suzucar, mas não critico a loja, que me atendeu muito bem e me conseguiu o componente, não tendo sido possível ainda confirmar a minha suspeita.