PDA

Ver Versão Completa : Efeitos de mistura rica x pobre

turboroe
30/10/2006, 22:02
Oi, eu li em vários lugares sobre a mistura de ar+gasol e achei várias opiniões diferentes! Resolvi perguntar pro pessoal do fórum, ja que a experiência pode confirmar melhor...

alguns fatos que eu aprendi por experiência:

*mistura muito rica provoca carbonização
*mistura muito pobre não funciona bem com ignição eletronica do tipo CDI (descarga capacitiva)

Agora tem umas coisas que me deixam na dúvida:
- ja li que mistura rica faz o motor esquentar mais (pelo mesmo efeito do afogador) e que mistura rica esfria mais o motor (pois a gasolina absorveria mais o calor das paredes do coletor)

afinal, qual é o certo?

e outa, ja me disseram que mistura pobre faz o carro andar mais (pois com mais oxigenio a queima é melhor) mas eu ja andei com uma mistura pobre e notei que o motor ficou mais fraco (mas eu acho que ela estava pobre demais)

e aí, alguém sabe a verdade?

leopoldo
30/10/2006, 23:42
ciclo otto e diesel, quanto mais combustível mais fria fica a camara

afogador, ... afoga, quem afoga, ... morre .... quem morre, ... esfria.

ciclo brayton: (turbina a gas), quanto mais combustível, mais quente fica a camara

Vc quer dizer: regular a marcha lenta na faixa pobre? pra que? economizar? a menos que vc deixe o jeep sempre parado na garagem. Pq se vc quiser usar na rua, terá desempenho ruim.

Tem coisas que ficam boas num laboratório, com um motor numa mesma rpm sempre. Não é o caso do deu jeep pois para acelerar, a bomba de aceleração enche os dutos de gasolina/alcool, portanto, nem que vc queira, seu jeep irá andar pobre. Toda vez que vc acelera ou tira o pé, o motor fica rico.

Quer aumentar o O2 ? põe nitro ou turbo ou compressor.

turboroe
31/10/2006, 12:52
não é q eu queira fazer isso...
só quero saber direito o que acontece em cada situação

Mas então porque uns dizem que o afogador serve pra esquentar o motor mais rápido?
e qual o motivo do motor esquentar menos com mistura pobre?

A dúvida da mistura pobre é justamente ao contrário! me disseram que mistura pobre faz o carro andar MAIS (claro, sem exagerar na pobreza)...?
quero saber a verdade! :roll:

leopoldo
31/10/2006, 18:24
1- Mas então porque uns dizem que o afogador serve pra esquentar o motor mais rápido?

2- e qual o motivo do motor esquentar menos com mistura pobre?

3- A dúvida da mistura pobre é justamente ao contrário! me disseram que mistura pobre faz o carro andar MAIS (claro, sem exagerar na pobreza)...?
quero saber a verdade! :roll:

1- Burrice se for na concepão de temperatura de mistura. Mas eu acredito que o que querem dizer é o seguinte:

Ao iniciar a partida num dia frio, puxar o afogador enriquece a mistura, facilitando a ignição do combustível e por assim dizer, o funcionamento do motor.

2- Uma mistura rica significa ar saturado de combustível .... pense como algo encharcado. Ao entrar na camara de combustão, a vela inflama a mistura "encharcada". Ora, o excesso de combustível necessita evaporar para entrar em combustão pois não é o líquido que queima e sim o gas.

Temos então um gas queimando e um líquido evaporando ao mesmo tempo....são milésimos de segundo mas, durante este tempo, parte do calor do gas que queima é usado para evaporar o ar "encharcado".

É como passar uma camisa molhada ! capiche ? o ferro fica mais frio.

3- Motores de combustão interna oferecem mais rendimento conforme aumenta-se a temperatura de queima. Até certo ponto isso vale mas temos limitações como o fenômeno da pré-ignição e a detonação então, para afastar destas margens, o motor deve trabalhar mais enriquecido que pobre. No caso dos carburados, acho muuuito difícil de trabalhar de outra forma. Nos injetados com múltiplos sensores, pode-se dar ao luxo de trabalhar mais perto das margens empobrecidas que os sensores auto ajustam caso haja Knocking, inclusive diminuindo o consumo e lembremos que ainda existem compromissos de emissão.

Só não posso concluir que este (consumo) seja o único motivo pois, acredito que o ideal é a proporção por volta 15:1, pois este valor é fator estequiométrico.

Carlos Eugênio
12/11/2019, 15:58
Mistura pobre ou rica pode atrasar a ignição? Quando coloco o ponto certo no motor do Jeep (Opala 4cc), o carro fica muito ruim. Quando acelero e falha muito e dá uns estouros. Quando deixo o ponto avançado, ele funciona melhor, mas entre 2200 e 3000 rpm ele falha muito. Pode ser mistura muito pobre? Abraços...

Aristides Jr
12/11/2019, 17:19
Olá Carlos!

Carburador quem controla a mistura, e pode sim haver algum problema.

Mas o que descreve é sintoma de mal funcionamento de ignição!
A maneira como relatou é exatamente o que acontece quando se desliga o vácuo do avanço.
Sei que pode não ser o tubinho de vácuo, acho pouco provável ser este o defeito no seu caso.
O que quero dizer é deve haver falha em algum dispositivo que controla o avanço.

Veja se consegue uma pistola de ponto, tudo indica que vai encontrar problemas na curva de avanço.

Vai postando para acompanharmos a evolução.

Abraço Aristides Júnior

Sydney66
13/11/2019, 19:07
Carlos Eugênio, boa noite;

A ignição do seu jeep é com distribuidor de platinado/condensador?