Ver Versão Completa : Jeep engasgando
Thiago Serpa
30/10/2006, 21:33
Olá pessoal!!!
Tenho o GM 151 no jeep e andei notando que o bixo dá umas engasgadas, como se tivesse faltando combustivel nas horas que aperto mais o acelerador, principalmente enquanto o motor nao está na temperaura ideal.
Atualmente uso carburador weber simples, original do GM 151 com giclê 29. O bura foi recondicionado recentemente, o comando de valvulas é novo assim como a engrenagem e os tuchos.
O meca falou que podem ser as velas, já comprei um jogo novo para colocar essa semana, mas to pensando em aumentar o giclê para 30.
Alguém teria uma sugestão além das velas para esse probleminha?! Valeu!!
turboroe
30/10/2006, 21:53
Tira as velas e limpa com uma escova de aço...
as vezes é só sujeira mesmo (acontece geralmente em motores com mistura muito rica ou vela muito quente. Vc vai notar um carvão preto na vela, que bloqueia a faísca).
lucasnassif_offroader4x4
30/10/2006, 22:10
pra aproveitar o serviço confira os gigles
Abs
Tive uma Caravan com esse motor. Abre o giclê para 32 e senta a pua!
Abraços gargulantes.
leopoldo
30/10/2006, 23:57
e verifique a bomba de aceleração.
Thiago Serpa
31/10/2006, 22:20
O motor é a gasolina mesmo!! Eu to pensando no gicle 30... 32 acaba sendo demais pro meu pobre bolso... hehehehhe vou dar uma conversada com o meca no final de semana!! tem test drive no sabado se tudo der certo e ai mando um retorno pra vocês!!!
Thiago, 30 nao vei refrescar muito não. Acho que vc tá precisando de um carbu duplo estagiado, não?
Abs,
cmte_carvalho
01/11/2006, 20:30
Thiago, estou com o mesmo problema!
Logo quando ligo o Jeep (motor frio) e começo a manobrá-lo para, digamos, subir a rampa da garagem, naquela primeira acelerada (para aumentar a rotação e em seguida subir a rampa) o motor geralmente morre. Eu preciso acelerar forte para conseguir executar a tarefa (e mesmo assim, no início da aceleração ele costuma dar umas "engasgadas")...
Outra coisa que percebo é que a lâmpada "AMP" no painel permanece acesa por uns 2 ou 3 minutos após a partida a frio. O carburador é o Brosol 3E e o motor é o GM-250 Gasolina.
E aí pessoal, alguma idéia?
Até!
leovalle
02/11/2006, 11:04
Thiago, estou com o mesmo problema!
Logo quando ligo o Jeep (motor frio) e começo a manobrá-lo para, digamos, subir a rampa da garagem, naquela primeira acelerada (para aumentar a rotação e em seguida subir a rampa) o motor geralmente morre. Eu preciso acelerar forte para conseguir executar a tarefa (e mesmo assim, no início da aceleração ele costuma dar umas "engasgadas")...
Outra coisa que percebo é que a lâmpada "AMP" no painel permanece acesa por uns 2 ou 3 minutos após a partida a frio. O carburador é o Brosol 3E e o motor é o GM-250 Gasolina.
E aí pessoal, alguma idéia?
Até!
A sfalhas em rampa, pode ser:
- cisco, que quando dá a inclinação fica alí atazanando;
- bóia desregulada, que estrangula a passagem de combustível;
- bóia desregulada, que deixa dar excesso.
Luz do alternador:
- correia bamba
- alternador bichado;
- regulado de voltagem bichado;
- bateria com placa colada ou já era.
[]'s
cmte_carvalho
02/11/2006, 14:01
Olá Leo!
Olha, quanto à luz "AMP":
- Correia bamba é difícil, pois troquei a correia por uma Goodyear Gatorback mês passado;
- Alternador "bichado"? Como faço para averiguar isso?
- Regulador de voltagem "bichado"? Assim como para o alternador eu lhe pergunto: como verificar?
- Impossível ser problema na bateria pois ela também é nova (Moura).
Quanto às falhas eu só usei a rampa como exemplo mas na verdade o motor costuma estancar quando eu vou apertando o acelerador devagar quando o motor ainda está frio (independentemente de estar num plano inclinado ou não).
Permaneço no aguardo, até!
leovalle
04/11/2006, 01:06
Olá Leo!
Olha, quanto à luz "AMP":
- Correia bamba é difícil, pois troquei a correia por uma Goodyear Gatorback mês passado;
- Alternador "bichado"? Como faço para averiguar isso?
- Regulador de voltagem "bichado"? Assim como para o alternador eu lhe pergunto: como verificar?
- Impossível ser problema na bateria pois ela também é nova (Moura).
Quanto às falhas eu só usei a rampa como exemplo mas na verdade o motor costuma estancar quando eu vou apertando o acelerador devagar quando o motor ainda está frio (independentemente de estar num plano inclinado ou não).
Permaneço no aguardo, até!
As falhas no sistema elétrico tem que procurar um eletricista mesmo, pq o cara faz as medições e normalmente é coisa barata.
As falhas podem estar acontecendo por velas ruins ou erradas, cabos de vela estragados.
Caro véio é assim mesmo. Qunto mais se procura defeitos, mas se acha.
[]'s
cmte_carvalho
04/11/2006, 13:11
"Carro véio" não!!!
CARRO ANTIGO! Além do mais eu estou sempre buscando deixar o meu Jeep em ordem de maneira que ele não fique devendo nada aos veículos mais novos.
Até.
Thiago Serpa
04/11/2006, 19:38
Olá Galera!! O problema dos engasgos era mesmo o Giclê. Coloquei o 30 e acabou o problema!!! Mesmo assim vou trocar as velas!! Valeu!!
cmte_carvalho
04/11/2006, 20:16
E aí pessoal!
Liguei o carro hoje à noite (motor frio) e cheguei a mais uma constatação:
Com o motor já acionado e em marcha lenta (estável), aperto o acelerador só um pouquinho - nessa condição, ao invés do motor acelerar e manter uma rotação maior e estável, na verdade a rotação cai e o motor fica engasgando, quase morrendo (chegando a morrer muitas vezes por sinal).
E aí? Será que isso esclarece mais as coisas? Até!
leopoldo
04/11/2006, 20:38
eu começaria verificando a bomba de aceleração !
1- motor desligado, remova o filtro de ar, suba no paralama, bombei a aceleração com a mão e verifique se daa bengalinha sai um jato de combustível.
Sai ? ótimo, verifique apenas o volume injetado, conforme o item 2
Não sai ? pode haver entupimento da bengalinha. Vc terá que usar ar comprimido para descontaminar o carbura, mas vai ter de desmontar ele todo.
2 - faça um teste: vc necessitará de uma seringa (sem a gulha) para o teste.
retire carbura, mas mantenha o combustivel na cuba
sobre um copo ou caneca, bombe manualmente o acelerador 10 vêzes.
remova o embolo da seringa, tampe o encaixe da agulha.
agora, coloque o conteudo bombado na seringa e meça o volume:
o manual especifica: de 6,5 a 9,5 cc.
se estiver fora, o volume pode ser ajustado por aquela porca no eixo que corre por baixo da cuba.
3- Se a bomba está oK, remova a bomba auxiliar e verifique se o diafragma não está rasgado, endurecido ou entupido.
cmte_carvalho
04/11/2006, 21:09
Mestre Leopoldo, como vai amigo?
Estava mesmo sentindo a falta da vossa agradável presença por aqui. Irei (tentar) executar as verificações que você sugeriu e tão logo quanto possível irei postar aqui os resultados.
Até!
cmte_carvalho
08/11/2006, 15:57
Olá "Master" Leopoldo e pessoal!
Hoje consegui a coragem (física e mental) necessária para abrir o carburador. Foi a primeira vez que fiz isso e estou feliz, ao menos parcialmente (logo vocês saberão porque)...
Comecei removendo a "marmita" que contém em seu interior o filtro de ar. Muito fácil, basta afrouxar a braçadeira e puxar o conjunto para cima. Depois, desparafusei o "copo" preto que fica na parte superior do "bura", ligando-o à "marmita".
Em seguida, removi três porcas e alguns parafusos que se encontravam na parte superior do carbura - BINGO! Consegui tirar a parte superior do carburador! Já estava me sentindo um mecânico, ehehehheheheheheh...
Porém o pesadelo começa ao tentar remover a parte inferior. Quando a puxei para cima, percebi que o mecanismo do acelerador a impedia de subir. Tentei muitas vezes retirar apenas o pino que segura a haste no mecanismo de aceleração do carburador mas não obtive sucesso. Vi então que precisaria desparafusar os dois parafusos que fixavam aquela parte no duto de admissão.
O primeiro parafuso até que foi tranquilo, necessitando apenas de uma forcinha a mais para sair. Já o segundo, infelizmente ficou apenas "na vontade" - o espaço onde ele se encontrava era muito pequeno, ficando entre o "bura" e a tampa do motor, ou seja, com as chaves de boca que possuo é praticamente impossível removê-lo. Tentei muito (e sofri muito) mas infelizmente não consegui.
Só me restava agora arranjar alguma maneira de medir a vazão de combustível da bengala mesmo com a base do carburador instalada.
Encontrei uma seringa e aproveitei o próprio saquinho dela para armazenar o combustível para posterior aferição. Bombei o acelerador 6 vezes e já resolvi medir o volume uma vez que o saquinho já estava quase cheio: encontrei o valor aproximado de 8 ml's (mililitros)!
Durante as bombadas fiquei preocupado ao notar que um pouco de gasolina sempre vasava da base da bengalinha a cada bombada. Estava até buscando uma maneira de aferir com mais precisão e com todas as 10 bombadas como informado pelo Mestre Leopoldo, mas me assustei ao perceber que a base do carburador já estava encharcada de gasolina (o tubo de admissão já deveria estar cheio ou algo do tipo), então remontei tudo e tratei logo de vir aqui lhes informar.
Ah, também percebi que o fundo e as paredes da cuba estão, digamos, "descascando" em alguns pontos, como se alguém tivesse passado uma lixa de razoável aspereza por lá (passando o dedo dava até para sentir em alguns locais as "farpinhas" de metal...
E agora? O que faço?
Grande abraço, obrigado pela atenção, e até!
cmte_carvalho
09/11/2006, 19:48
"Esqueceram de mim"...
Comandante, seu carburador tá descascando, precisa de um trato. Antes que as farpinhas virem peixinhos da sua cuba.
Abraços, té breve.
cmte_carvalho
09/11/2006, 20:20
Olá Cacá!
A que tipo de "trato" exatamente você se refere..?
Até!
Olha, tive um que aconteceu isso em um Chevette a álcool. Tive que mandar recondicionar. Fizeram uma limpeza no interior do carburador e nova niquelagem, além da básica troca de reparos. É isso :)
Abraços,
cmte_carvalho
09/11/2006, 20:48
Ok... Vou ver se encontro algum lugar aqui na minha cidade que faça esse tipo de serviço. Se bem que o pessoal daqui é tão "esperto" que acho mais fácil quererem me empurrar um carburador novo ou mesmo um recondicionado se passando por novo... EITA POVINHO RUIM!
Até!
André,qual o modelo do seu bura?
Até já...
cmte_carvalho
09/11/2006, 21:26
Brosol 3E (Gasolina).
leopoldo
09/11/2006, 22:54
Carvalho !
é para fazer tudo isso com o carburador FORA do jeep.
tem que remover o bicho de lá.
e
vai lá na seção de downloads e baixa a parte deste "bura" no manual de manutenção do jeep !
Leopoldo, O DVF não serve no GM 6cc?
Carvalho, tem um 3E aqui:
http://produto.arremate.com.br/MLB-49956857-carburador-2e-alcool-3e-gasolina-motor-ap-turbo-nitro-_JM
Abs,
cmte_carvalho
11/11/2006, 13:17
Olá pessoal!
Estou lhes manando imagens da "mão na massa" que fiz agora de manhã abrindo mais uma vez o carburador para medir o volume de combustível que sai da bengala em 10 bombadas.
Desta vez um amigo me emprestou uma "chave canhão" com a qual consegui remover aqueles dois parafusos problemáticos com pleno sucesso.
Peço desculpas desde já pela qualidade e tamanho das fotos, elas foram tiradas com a ajuda de um celular que adquirí recentemente.
Permaneço no aguardo de mais ajuda. Grande abraço, bom final de semana e até!
cmte_carvalho
11/11/2006, 21:51
Olá pessoal;
Hoje descobri uma nova pista que talvez possa nos ajudar ainda mais a descobrir o que acontece com o Thunderbolt na partida a frio. Tentarei descrever essa descoberta de uma maneira tão fácil quanto possível mas ainda assim me encontro a disposição para esclarecer quaisquer possíveis dúvidas. Vamos lá:
Ligo o motor e ele funciona estável em marcha lenta, mantendo uma determinada rotação. Piso forte no acelerador, a rotação sobe e em seguida cai. Agora vem o ponto interessante - quando a rotação cai logo após a primeira forte aceleração, ao invés de simplesmente retornar para a marcha lenta o motor fica, digamos, "equalizando". Ele quase morre, aí a rotação sobe um pouquinho, depois cai denovo, aí sobe mais um pouquinho, caindo mais uma vez... Até normalizar e chegar à marcha lenta.
É mais ou menos quando testamos o amortecedor de um carro: empurramos um lado para baixo, soltamos, então o lado deverá subir, descer denovo e subir mais uma vez. A suspensão vai "equalizando" o movimento até neutralizá-lo. Entendem?
E aí? Será que isso pode ser uma observação importante para o caso?
Permaneço no ansioso aguardo, com esperanças de que em breve terei Thunderbolt funcionando como um relógio suíço. Até!
cmte_carvalho
12/11/2006, 13:25
Pessoal, não vale apenas olhar... Tem de opinar também!
leopoldo
12/11/2006, 14:15
Carvalho,
Pelo que parece, seu carburador tem injeção do 2º estágio acionado por queda do vácuo .... aquele diafragma (dentro da cuica plástica) é quem aciona.
Faça um teste:
solte a mangueira, ponha uma mais comprida e veja se vc consegue succionar com a boca, acionando o carburador .... que deve estar em cima da mesa .... não no jeep.
- Tiremos a duvida se a cuíca está funcionando ou não.
Os manuais que estão no manual de manutenção do jeep não incluem este modelo de carburador, portanto a medida de volume de injeção´pode não ser o mesmo.
O que deve estar acontecendo é o seguinte:
Com o carburador no jeep, quando vc acelera e a borboleta do 2º estágio abre, mas falta combustível.
- vc vê a borboleta do 2º estágio abrir?
Eu acho que tenho um manual deste carburador por aqui.... vou dar uma olhada.]
Sobre o plug elétrico, alguns carburadores tem um solenoide que trava a entrada de combustível, evitando o percolamento - encharque do duto de admissão - quando se desliga o motor quente ... neste caso, não necessita ter o desbolhador.
teste para ver:
liga o motor e veja se com o plug desligado a cuba se enche. Se enche então o solenoide bloqueia só o canal de marcha lenta ... tem a mesma função.