Conectar

Ver Versão Completa : Espaçador rodas Donatti



caj
08/03/2004, 14:42
caros amigos
alguém já usou o espaçador donatti com p-fusos extra-longos? fica bom?
abraços

Scacca
08/03/2004, 17:09
Nunca usei e espero que ninguem use, é de alumínio fundido, alumínio fundido costuma manter bolhas internamente, os prisioneiros são grandes demais, muita alavanca, quebra fácil, com 1” de espaçador e parafuso passante se não apertar até sair água vai ficar com uma folga do caramba, corre o risco de ficar desalinhado e totalmente desbalanceado, depois de uma certa velocidade não ficaria impressionado se sua roda fosse voando pro outro lado da rodovia com ponta de eixo e tudo.

Resumindo: “fim de carreira”.

O negócio é espaçadores de aço 1010 ou 1020 com bolachas que são presas nos prisoneiros já existentes e dessa bolacha sai novos prisioneiros que prendem as rodas.

Você deve estar pensando que o preço do Donatti ta bem legal, determinados produtos só poderiam ser vendidos com autorização de um bom engenheiro.

Barato sai caro pra car*%$#@.

[]’s seguros.

caj
09/03/2004, 13:13
olá amigos
onde se pode achar espaçador de rodas de aço? na garra4x4 tem mas é de ferro com 5cm ou 3cm, será que presta?
grato

Scacca
09/03/2004, 13:34
Os espaçadores de roda de aço qq torneiro faz um, se precisar dos prisioneiros e porcas tem na agromotor.

Quantos aos espaçadores de roda da garra só conheço por foto, muito bonitos. Mas não sei se são injetados ou fundidos, se forem injetados pode comprar, o problema do fundido são as bolhas internas que o material apresenta e os do donatti com aqueles prisioneiros passantes da até nojo.

Os meus vou fazer de aço 1020, depois coloco as fotos.

[]'s

billj
09/03/2004, 14:04
Mas não sei se são injetados ou fundidos, se forem injetados pode comprar, o problema do fundido são as bolhas internas que o material apresenta e os do donatti com aqueles prisioneiros passantes da até nojo.



[]'s


O que é "injetado"?!?! :?:

Abraços confusos,

caj
09/03/2004, 14:42
amigos
No site da donatti vi que eles tem de aço 1020 com 1,5 polegadas de largura. o estranho é que vi na revista 4x4 dizendo que era de aluminio. será que eles tem os dois?
grato

Scacca
09/03/2004, 15:47
Acabei de falar com o Gustavo ele disse que no Donatti eles tem os de aço, mas no mesmo esquema, com prisioneiros passantes.

Fala Bill.

Quando é fundido o material é derretido e despejado em uma especie de conquilha, as vezes de ferro, porcelana, areia... enfim, diversos materias mas basicamente conquilhas, nesse processo é normal achar bolhas no material, quanto ele é injetado ao invez de derramado é posto em uma maquina que injeta o material com alta presão, nesse processo pode confiar que é bala.

[]'s

billj
09/03/2004, 16:44
Acabei de falar com o Gustavo ele disse que no Donatti eles tem os de aço, mas no mesmo esquema, com prisioneiros passantes.

Fala Bill.

Quando é fundido o material é derretido e despejado em uma especie de conquilha, as vezes de ferro, porcelana, areia... enfim, diversos materias mas basicamente conquilhas, nesse processo é normal achar bolhas no material, quanto ele é injetado ao invez de derramado é posto em uma maquina que injeta o material com alta presão, nesse processo pode confiar que é bala.

[]'s


Obrigado pela aula....... :P Não é por nada, mas eu tenho mais anos como engenheiro mecânico que você tem de vida......... :wink:

Ambos dos processos são de fundição, um utilizando pressão, o outro não. Não sei daonde tirou esse nome de injeção, era só isso........

Um fundido convencional pode ou não ser tão bom quanto um feito sob pressão, tudo depende do procedimentos seguidos. E pode fazer caca numa "die casting machine" também, alias se pode fazer caca numa velocidade bem maior que o processo manual........

Scacca
09/03/2004, 17:34
Pois é Bill

Tento passar meus conhecimentos como qq um, mas da proxima vez me corrija antes de fazer perguntas das quais ja sabe a resposta. :wink:

Agora deixe seu conhecimento sobre os espaçadores donatti, ja que esse tópico é sobre isso. :wink:

[]'s

guimsn
09/03/2004, 18:50
Afinal... Esses espaçadores do Donatti valem a pena ou nao???? Fiquei interessado....

Scacca
09/03/2004, 20:26
Fala ai Guimsn, blza?

Acho que nem mesmo o Bill, engenheiro bom pra cara%$#, vai descordar de mim, mas na minha opnião é uma verdadeira mer%#@ aqueles espaçadores.

Da uma olhada nesses aqui.

http://www.garra4x4.com.br/Alargador.htm

Tem de aluminio e tem de aço 1020.

[]'s

guimsn
09/03/2004, 23:14
Realmente... esse ai aparenta ser mais bem feito...

Marcelo A. Marchiodi
10/03/2004, 01:22
É, mais bem feito esse aí até que é, mas o que pergunto é o seguinte: Pra que colocar um negócio desses??? Será que o ganho de estabilidade (sim, pois o espaçador seria pra isso, não é?!?) vale mesmo a pena???
Isso sem falar na $$$ pra pagar esse negócio aí, coisa que qualquer torneiro pode fazer tranquilo, e do material que se quiser!

Que me desculpem os fuçadores de plantão, mas sou daqueles que acredita que um Jeep com bons pneus, um pouco de vontade e uma dose de BRAÇO podem fazer a máquina chegar a qualquer lugar!!! Já ouvi histórias de viagens de Jeep (original mesmo, apenas com equipamento básico...) que foram até os EUA, e vieram de lá para cá e de cá pra lá... e por aí vai hein, e isso não só atualmente mas como nos anos 50 e 60...
É claro que existem as excessões à regra, falando-se de modificações, como o Samurai do Bill, o Wrangler do Tannuri...
Agora, espaçador pra quê, pensem na real função desse troço!

Aaahh... e tem ainda o fato de este tal espaçador mudar a distância da roda jogando-a pra "fora", isso altera as especificações originais de esforço na ponta de eixo, ou seja causa mais esforço podendo quebrar mais rápido que o normal... estou certo Bill??? Fala aí, vamos lá, despeje-nos conhecimento técnico, gaste a sua engenharia!!! :D :) :wink:

billj
10/03/2004, 08:23
Pois é Bill

Tento passar meus conhecimentos como qq um, mas da proxima vez me corrija antes de fazer perguntas das quais ja sabe a resposta. :wink:

Agora deixe seu conhecimento sobre os espaçadores donatti, ja que esse tópico é sobre isso. :wink:

[]'s


Não SABIA da resposta, por isso perguntei. Alias, ainda não sei da resposta........

Daonde que você tirou esse nome de "injetora"?!?

Abraços,

Alan
10/03/2004, 08:34
No meu caso tive que colocar por obrigação. Pois os pneus 31' estavam pegando nos paralamas de trás. Os que eu coloquei foi de uma loja aqui no litoral gaúcho. São de aço, mas não maciço. Tenho eles já faz uns 3 ou 4 meses, e até agora não tive problemas. Quanto aos do donatti, acho eles muito barato.

Scacca
10/03/2004, 09:46
Fala Marcelo, Blza?

Quando colocamos pneus mais largos tb forçamos nossas pontas de eixo, pneus mais largos pegam na lataria, o espaçador é uma solução para esse problema, não colocaria espaçadores para aumentar a estabilidade, Jeep é veiculo de força e não de velocidade, quase tudo que melhora o carro na estrada limita na trilha.

Quanto a forçar outras peças é verdade, por isso costumamos colocar espaçador menor possível para que não force além do necessário, toda ação tem uma reação e na maioria dos casos é contraria. Determinados carros quebram ponta de eixo facilmente, nesses casos o espaçador não é recomendado.

Espero ter ajudado

[]’s

Scacca
10/03/2004, 11:12
Fala Bill.

Existem sim injetoras de plástico e conheço uma empresa chamada vega que compra e reforma para venda essas maquinas, inclusive injetoras de Aluminio.

http://www.vegamaquinas.com.br/injetoras.htm

Essa é uma empresa que compra, reforma e vende maquinas dentre elas injetoras de Aluminio.

Não falo que existe uma injetora sem saber se existe realmente.

Meu pai trabalha com isso e não falaria que existe isso em vão, se não me engano lá tem uma de 400 ton.

Mas fique a vontade para me corrigir, ja que o engenheiro aqui é vc e seus conhecimentos são muito maiores que o meu.

Abraços

TRARBACH
10/03/2004, 11:22
Sobre o tópico que esta formado à respeito de ESPAÇADORES ,gostaria de saber qual o limite(medidas) em que podemos ainda utilizar somente o parafuso original(espaçador de recheio entre roda e cubo) sem comprometimento para as pontas de eixo e cisalhamento do parafuso?
Esse de 1" DONATTI é grande ou até que medida podemos utilizar?,pois eu necessito afastar bem pouco meus pneus da lataria internamente atrás,e encontrei "espaçadores universais" ,como estão identificados em uma loja,sendo sua função de servir de recheio entre roda e cubo,com parafusos originais e cerca de 16mm de espessura(que me bastam) e de aço.
Tambem sobre este afastamento, queria saber se é obrigatório usar alargadores de paralama,quando as rodas ficam expostas, como regra para não ser multado?
Obrigado
Janilson Trarbach

Scacca
10/03/2004, 11:55
Olha Trarbach, mede quanto sobra de rosca depois da porca, aquela é a medida que vc vai conseguir no espaçador sem precisar colocar prisioneiros maiores, no meu CJ sobra uns 6 mm de rosca, mas tenta lá.

[]'s

Luis Assis
11/03/2004, 00:07
É, mais bem feito esse aí até que é, mas o que pergunto é o seguinte: Pra que colocar um negócio desses???

No meu caso, coloquei os Wrangler MTR da GoodYear, 33x12,5x15" e as rodas são as Orion da Mangels de 8" de aluminio...

Dai tive dois probblemas o Kit da SBD não entrava na dianteira e quando virava a direção de tudo, o pneu tb pegava no chassi. Se eu conseguir 1 " a mais, resolve o problema....

[]'s
Gustavo

Marcelo A. Marchiodi
11/03/2004, 01:51
Scacca:

Obrigado! :) Você ajudou sim! Eu não tinha pensado no lance de pegar na carroceria, cometi uma falha e assumo meu erro!
Agora entendo a função dos espaçadores, mas mesmo assim pergnto: são seguros? ...não iriam forçar muito a ponta de eixo??? :?

joao de marco tavares
11/03/2004, 08:44
Pessoal não querendo denegrir produto de ninguem, mas ja que estas falando em donatti, eu comprei um fit freio a disco da SDB só que eles não falam que a pinça de freio e feita em fundo de quintal deles lá, quando eu montei o meu ja veio com vazamentos , e uma pinça orrivel, mal acabada , sem qualidade em fim uma bosta, o que tive que fazer vender o meu kit pela metade do preço e comprar um com pinça original
la do Portugues lá as pinças vem dentro das caixinhas da fabrica original.
A donatti gosta de vender coisas baratas sem qualidade.

[]' vazados

Joao de marco
CJ-5 81 3,6l esta a venda :cry:
CJ-5 76 4,1 cara de cavalo
em contrução a todo vapor
para correr no proximo jeep cross :twisted:

Scacca
11/03/2004, 13:38
Ai Marcelo, quanto maior o espaçador maior a força que ele exerce sobre a ponta de eixo, corre o risco de quebrar sim, por isso geralmente se usa alargadores somente em ultimo caso e com a menor espessura possível.
Nada mais que o necessario.

Fala João, não acho que se trata de denegrir.

Apenas advertimos, ambos não desejamos nenhum mal aos outros e por isso alertamos, Vou comprar o Kit de Freio da SBD, mas quero comprar o parcial, assim eu compro as pinças em uma loja perto de casa, sai muito barato e são ótimas pinças.

Pensei em comprar aquele com disco ventilado, mas como meu motor é o BF 161 e não serão pneus 35" e sim 33" tenho medo de ser muito freio pra pouco carro.

Se alguem tiver comprado esse kit de freio ventilado com pinças de S-10 e tenha um jeep com uma configuração parecida com a minha agradeceria se posta-se um outro tópico disendo como ficou.

[]'s cautelosos.

HIGHLANDER
11/03/2004, 15:14
No meu caso tb pegava o que fiz foi arrumar rodas com Of set negativo, problema resolvido :wink:

Mas nestes caso quem que alem de pegar se quer mais estabilidade o melhor não seri partir pro famoso eixo das rurais???

Falando nisso quem ja tem estes eixos no CJ realmente fica mais estavel???
é muito trabalhoso pra se mudar???
e o prço???

Bem é isso ae!
[]'ção!

billj
12/03/2004, 07:53
Falando nisso quem ja tem estes eixos no CJ realmente fica mais estavel???
é muito trabalhoso pra se mudar???
e o prço???

Bem é isso ae!
[]'ção!


Sim.

Não.

Uns R$ 1.000.......

Abraços,

Bill

Luis Assis
22/03/2004, 18:38
Pessoal não querendo denegrir produto de ninguem, mas ja que estas falando em donatti, eu comprei um fit freio a disco da SDB só que eles não falam que a pinça de freio e feita em fundo de quintal deles lá, quando eu montei o meu ja veio com vazamentos , e uma pinça orrivel, mal acabada , sem qualidade em fim uma bosta, o que tive que fazer vender o meu kit pela metade do preço e comprar um com pinça original
la do Portugues lá as pinças vem dentro das caixinhas da fabrica original.
A donatti gosta de vender coisas baratas sem qualidade.

[]' vazados

Joao de marco
CJ-5 81 3,6l esta a venda :cry:
CJ-5 76 4,1 cara de cavalo
em contrução a todo vapor
para correr no proximo jeep cross :twisted:

Eu comprei os Kits de Freio a disco do Donatti, são da SBD, e as pinças que vieram no dianteiro, são de combi NOVAS, não veio nem remanu, muito menos usada...
As trazeiras, eu tive que comprar num desmanche, pois não acompanham...
[]'s
Gustavo

Mauro Darezzo
29/03/2004, 22:16
Alguém conhece os alargadores de roda da Tratores Gama? (R$74,00 cada) Eles dizem que tem 4cm e que é de "aço", será????????? Caso contrário o que vocês indicam? Na verdade eu preciso de uns 3cm.
Grato a todos

HIGHLANDER
31/03/2004, 21:31
Falando nisso quem ja tem estes eixos no CJ realmente fica mais estavel???
é muito trabalhoso pra se mudar???
e o prço???

Bem é isso ae!
[]'ção!


Sim.

Não.

Uns R$ 1.000.......

Abraços,

Bill


Valewz Bill!!! :D

Paulo Eduardo
01/04/2004, 00:16
Olá´pessoal :D

eu sei que vão me quebrar :D mas olha só :shock:
essas panelas de freio tavam no jeep dum colega aqui, e o cara simplesmente "perdeu" a roda do jeep :shock: Tinha alargador do Donatti, e os prisioneiros de roda foram arrancados da panela.....
reparem o tamanho dos buracos :D ... agora, saber se o espaçador tem parte da culpa ??
sei lá!

[]´s horrorizados (de quem tava logo atrás, na hora do acidente :shock: )

billj
01/04/2004, 08:07
Olá´pessoal :D

eu sei que vão me quebrar :D mas olha só :shock:
essas panelas de freio tavam no jeep dum colega aqui, e o cara simplesmente "perdeu" a roda do jeep :shock: Tinha alargador do Donatti, e os prisioneiros de roda foram arrancados da panela.....
reparem o tamanho dos buracos :D ... agora, saber se o espaçador tem parte da culpa ??
sei lá!

[]´s horrorizados (de quem tava logo atrás, na hora do acidente :shock: )

Eu diria que foi erro de montagem, me parece que os furos dos prisioneiros foram alargados com uma broca!!! :roll:

.........ou no mínimo os prisioneiros estavam frouxos e desgastaram os furos. Mas que foram arrancados na marra não foram, se fosse isso teria deformação do material........

Abraços,

Paulo Eduardo
01/04/2004, 13:12
Fala Bill,

é na broca não foi não, eu acho que talvez afrouxaram andando e aí "comeu" o material, mas, se fosse só por desgaste, digamos pelos prisioneiros girando dentro dos furos, não iria só abrir um buraco, e derrepente escapar?? Nesse caso, dois dos prisioneiros, saíram com o pedaço da panela quase que soldado neles, por fricção. Os outros dois, que ainda tinham sustentação quebraram no meio e o ultimo saiu inteiro, junto com o espaçador. Mas como eu disse, o jeep não é meu, então, não sei como estava o aperto dos parafusos. Deve ser por relaxo! :shock:

[]´s

Alexandre Vaz Ferreira
10/04/2004, 11:09
E aí pessoal
Alguém conhece ou usa esses alargadores do Tratorgama
Pelo site é de aço, com 5,5cm e custa 340,00 o jogo. Alguém falou antes aqui no Fórum que eles tem tb de 3,5cm.
Um abração

gvogetta
10/04/2004, 14:29
Alexandre,


Estes da Tratorgama me pareceram muito frágeis, ainda que feitos de aço... Parecem coisa feita mais para carro de passeio que para Jeep.

Verifique junto a um bom torneiro e faça um orçamento para peças de aço 1020 pois sairá provavelmente muito mais barato.

[]'s desconfiados,

Francisco Maciel
09/01/2008, 21:20
Amigos, resolvi ressuscitar este tópico, cuja última mensagem foi em 10/04/2004, pois nesta semana eu terminei meu jogo de espaçadores, onde eu mesmo fiz o dimensionamento. A principio minha idéia era fazer um espaçador com 05 furos e pernos (parafusos do cubo) compridos, daí não achei legal na idéia de ter que modificar os pernos originais, resolvi então mudar o projeto para 10 furos, 05 pros pernos originais e os outros 05 seriam pro novos pernos que entrariam prensados no encaixe, daí conversando com um amigo, ele sugeriu abrir uma rosca nestes 05 furos onde iriam os pernos e fixar a roda direto no espaçador, para isso serão usados parafusos longos M14 (os do fusca).
Estes parafusos possuem um diâmetro maior que os normais que vão nos jeeps e isso faz com que aumente a resistência na fixação da roda. Estes meus espaçadores terão altura de 5 cm e são todos feitos de aço 1020, meu objetivo em fazer estes espaçadores se deve ao fato de não confiar nos produtos que são vendidos por aí, como dito antes aqui neste tópico, alguns são feitos de aluminio fundido e outros de aluminio injetado. Mesmo os de aluminio injetado, em minha opnião, são frágeis, já que o aluminio não tem a mesma resistência mecânica que o aço caborno.
Espero ganhar um pouco mais de jogo para manobrar o jeep, do que antes de colocar esses espaçadores, sei que é discutível, mas quanto de estabilidade um jogo de espaçadores de 5 cm confere a um jeep?
A propósito, o custo de cada espaçador ficou bem mais em conta do que se eu fosse compra-los em lojas especializadas.

Abraços a todos.


Obs. Se interessar a alguém, eu posso estar colocando o desenho do espaçador e mais algumas fotos.

Julinot
09/01/2008, 23:17
Por favor Maciel... coloque as fotos.
A mim interessa bastante esse tópico, pois foi uma coisa que eu, marinheiro de primeira viagem, acabei de fazer - colocar espaçadores por causa de pneus 31'' récem instalados, e agora estou vendo que tem alguns mistérios envolvidos.
Grato... Julinot.

Elmer_Jeep
10/01/2008, 13:59
Quanto à resistencia e segurança os prisioneiros dão de 10 x 0 nos parafusos (em qualquer aplicação). Se eu fosse vc manteria a idéia dos prisioneiros prensados no espaçador pra receber a roda.

[]'s observadores

Sergio Rocha
10/01/2008, 14:24
Esse espaçador eu considero seguro, e uso a um ano pelo menos.

[]'

Francisco Maciel
10/01/2008, 23:09
Por favor Maciel... coloque as fotos.
A mim interessa bastante esse tópico, pois foi uma coisa que eu, marinheiro de primeira viagem, acabei de fazer - colocar espaçadores por causa de pneus 31'' récem instalados, e agora estou vendo que tem alguns mistérios envolvidos.
Grato... Julinot.

Pessoal estou anexando as fotos e o desenho com as medidas do espaçador. Peço apenas desculpas por ter escrito no desenho "espassador" e não espaçador, que é o certo.
Quem tiver interesse em fazer o seu proprio espaçador pode usar meu desenho como base, pois as medidas estão corretas e vai encaixar perfeitamente no cubo e na roda livre.

Francisco Maciel
10/01/2008, 23:25
Quanto à resistencia e segurança os prisioneiros dão de 10 x 0 nos parafusos (em qualquer aplicação). Se eu fosse vc manteria a idéia dos prisioneiros prensados no espaçador pra receber a roda.

[]'s observadores


Elmer, eu realmente acho melhor os parafusos, pois eles são grandes e tem uma area de trabalhos bem maior que os prisioneiros, que são prensados em cerca de 15mm de aço, já os parafusos tem penetração de mais que o dobro da área de contato dos prisioneiros.

Francisco Maciel
10/01/2008, 23:49
Elmer, esqueci de comentar, tanto o prisioneiro, como qualquer parafuso de fixação de roda são fabricados por processo de forjamento a quente. Este processo confere ao aço uma maior resistência mecânica, já que as moléculas estão bem mais unidas que o normal e o tamanho do grão também é modificado nesse processo.
Nas fotos que o Sergio Rocha mostrou, podemos ver que os furos com o diâmetro menor, tem um rebaixo interno, onde vão os prisioneiros, com cerca de 5mm de parede. Não quero me sobressair a ninguém, mais se for comparar os meus alargadores com os do Sérgio, os dele estão mais bonitos e com um acabamento melhor, contudo se for aplicado um grande esforço no espaçador, é mais fácil (não estou dizendo que vai) arrebentar o do Sérgio do que o meu.
Eu escolhi parafusos ao invés de prisioneiros, porque desta forma eu gasto somente com os parafusos, assim não tenho que comprar os prisioneiros e mais um jogo de porca pra cada roda, já que os meus alargadores foi eu quem fez, pois não confiei em compra-los por aí.

leopoldo
10/01/2008, 23:55
1- Maciel,

o alargador parece muito bem feito, mas eu compartilho da opinião do ELMER em usar prisioneiros de roda, que ficariam embutidos na carcaça do alargador.

Como eles são mais largos no apoio, oferecem mais resistência.

Como eles são protuberantes, servem de guia para a instalação da roda.

Como são colocados por interferência, podem ser trocados caso haja espanamento de rosca.

Eu ainda daria a seguinte sugestão:

Ao usinar, faria um diâmetro piloto para o furo a roda (se ela for de liga leve). Isso para evitar uma descentralização que faria a roda galopar e excitar efeitos indesejáveis.(veja abaixo)


2- Paulo Eduardo,

o evento com seu colega sem duvida aponta erro grosseiro ou orelhada de montagem.

Veja que o prisioneiro NUNCA poderia ter usinado aquele furo na panela SEM arrombar os cubos, que é a pessoa que segura a roda no jeep. Essa panela deve ser a que fica por trás do cubo. Sendo assim, os prisioneiros que prendem o alargador no cubo estavam soltos e/ou havia descentralização. Assim, ao rodar, a folga foi primeiramente (vagarozamente) excitando o movimento nos prisioneiros que ao mesm tempo que soltavam-se da interferência nos furos do cubo, alargando o furo na panela, que era o batente dos mesmos. O efeito disto com corrosão por fretting acabou com o apoio e a base dos prisioneiros cavaram a janela até soltarem o suficiente para sobrecarregar alguns e fraturarem ... até que soltou-se por completo. Uma foto do cubo de roda pode indicar que foi isso que aconteceu.... furos arrombados no cubo + pó vermelho do metal.

Neste caso, não há movimento relativo tal que cause solda por atrito. Sómente deve haver desgaste por abrasão.

O dono do jeep deveria ter sentido algo estranho a algum tempo e dormiu no ponto. Esse jeep deveria vibrar um tanto.

Esse é o perigo deste tipo de montagem.... um modo de falha (HIDDEN) - pois não é objetivamente visível a olho nú.

MAS, deve ser razoávelmente detectável com uma atenção especial num roteiro de inspeção.

Voltamos ao ponto que TODOS que tem jeep adaptado deve pensar num PLANO de MANUTENÇÃO e INSPEÇãO DIFERENCIADO para determinar possíveis anúncios de falhas não antecipadas.

Este tipo de falha é crítico como o do semi-eixo semi-flutuante e só se manifesta quando já é tarde demais.


3- SERGIO,

como vc tem este tipo de adaptação, o simples fato de vc levantar as rodas no ar 1 vêz por mês e fazer os testes de puxar-empurrar, rodar na mão e avaliar as folgas alavancando em cima e em baixo com as mãos, e verificando empenamentos seria suficiente para mostrar algo diferente que mereça maior atenção e desmontagem.

Observe atentamente as bordas ou as faces de contato entre a roda e o alargador e entre o alargador e a roda/cubo para notar a possível presença de um pózinho vermelho fino, indicador de fretting corrosion, sinal que a montagem está soltando aos poucos.

O extremo cuidado na aplicação do torque de aperto no alargador e na roda (porcas) são elementos decisivos no sucesso da durabilidade e confiabilidade desta montagem.

Se embora houver descentralização, isso vai gerar desbalanceamento e soltura e portanto, todo cuidado com a inspeção quer dizer SOBREVIVÊNCIA.

Dic3
10/01/2008, 23:58
OK Pessoall,

Entao o que realmente pode causar a quebra das pontas de eixo?
A espessura do espaçador?
O material do que ele é feito?
A forma de fixacao do espaçador/roda?
Ou a qualidade da fixacao do conjunto?

Estou com as bolachas de aco 1020 compradas para tornear os espacadores com 5cm de espessura mas o medo é grande de ficar em roda na estrada.

Francisco Maciel
11/01/2008, 00:11
Como são colocados por interferencia, podem ser trocados caso haja espanamento de rosca.


Taí, Leopoldo, agora você me derrubou do cavalo:concordo:. Eu não havia pensado na possibilidade de haver um espanamento de rosca. Putz que mancada... :parede: ...vou devolver meu canudo de engenharia mecânica... hehehehehee.



Ao usinar, faria um diâmetro piloto para o furo a roda (se ela for de liga leve). Isso para evitar uma descentralização que faria a roda galopar.

Leopoldo, eu não entendi direito. Somente as rodas de liga leve precisam de um diâmetro piloto (seria um diametro escalonado?) ?

Uma outra pergunta, que foge um pouco do tópico. Era você, aquele sujeito com cara de pai orgulhoso sentado ao lado do filho, na edição 57? Você ainda tem o projeto de suspensão que aparecia nas fotos instalados no jeep? O do eixo traseiro com movimento, você também ainda tem?

leopoldo
11/01/2008, 00:44
A discussão acima foi re-editada para acrescentar comentários e recomendações.

DIC,

O semi-eixo quebra ou por fadiga ou por sobrecarga.

Fadiga pode ser por roda solta, desbalanceada ou descentralizada (incluindo pneu).
Sobrecarga aumenta proporcionalmente com maior largura a roda, peso do jeep, alargadores, etc..., torque nas rodas.

Para deteminar a causa ou a maior possibilidade, uma análise do conjunto estático e dinamico deve ser feita:

SE eu mudar aqui ... oque acontece alí ... parado e a 150 km/h.


Maciel,

As rodas de liga leve tem uma montagem diferente no cubo. (Algumas rodas de ferro também).

Já na roda original de jeep, se for a que vc usa, tem um anel que parece um aro ou um espaçador ôco. Depois de apertado, ele deforma. Olhe a roda original de um jeep e vc vai entender. As rodas velhas estão sempre com o miolo empenado.

No meu jeep eu usei um dispositivo com um dia escalonado para ter certeza da centralização da roda. Não é alargador mas na teoria a coisa funciona da mesma forma.

As fotos estão no tópico: Cuidado, seu eixo semiflutuante pode matar e no meu LINK

Do baú .... Sobre a EDIÇÃO 57 .... é o meu jeep antes da reforma sim.

As fotos de como ele está agora podem ser vistas aqui na minha assinatura (LINK)

Dic3
11/01/2008, 10:13
A discussão acima foi re-editada para acrescentar comentários e recomendações.

DIC,

O semi-eixo quebra ou por fadiga ou por sobrecarga.

Fadiga pode ser por roda solta, desbalanceada ou descentralizada (incluindo pneu).
Sobrecarga aumenta proporcionalmente com maior largura a roda, peso do jeep, alargadores, etc..., torque nas rodas.

Para deteminar a causa ou a maior possibilidade, uma análise do conjunto estático e dinamico deve ser feita:

SE eu mudar aqui ... oque acontece alí ... parado e a 150 km/h.


Maciel,



Entendi mestre.

Entao, o fato de eu usar um espacador com 5cm de espessura somado ao fato do meu Jeep ter carroceria de fibra (peso final do conjunto menor que o original), entao posso instalar o espacador e rodar um pouco mais tranquilo??

Elmer_Jeep
11/01/2008, 11:49
Taí, Leopoldo, agora você me derrubou do cavalo:concordo:. Eu não havia pensado na possibilidade de haver um espanamento de rosca. Putz que mancada... :parede: ...vou devolver meu canudo de engenharia mecânica... hehehehehee.
Outro argumento válido: "Como eles são protuberantes, servem de guia para a instalação da roda."
Ao trocar um pneu furado estando sozinho é mais prático vc encaixar a roda nos prisioneiros do que ficar tentando alinhar o furo pra enfiar o parafuso... :parede:


Somente as rodas de liga leve precisam de um diâmetro piloto (seria um diametro escalonado?) ?
Todas de liga e algumas(raras) em aço como o Mestre Leo já explicou.
Leopoldo, com esse diametro piloto podemos dispensar os anéis centralizadores ?


Uma outra pergunta, que foge um pouco do tópico. Era você, aquele sujeito com cara de pai orgulhoso sentado ao lado do filho, na edição 57? Você ainda tem o projeto de suspensão que aparecia nas fotos instalados no jeep? O do eixo traseiro com movimento, você também ainda tem?
:arrow: Entendendo o Jeep do Leopoldo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1754) :concordo:

[]'s

Sergio Rocha
11/01/2008, 13:12
1- Maciel,

o ala


3- SERGIO,

como vc tem este tipo de adaptação, o simples fato de vc levantar as rodas no ar 1 vêz por mês e fazer os testes de puxar-empurrar, rodar na mão e avaliar as folgas alavancando em cima e em baixo com as mãos, e verificando empenamentos seria suficiente para mostrar algo diferente que mereça maior atenção e desmontagem.

Observe atentamente as bordas ou as faces de contato entre a roda e o alargador e entre o alargador e a roda/cubo para notar a possível presença de um pózinho vermelho fino, indicador de fretting corrosion, sinal que a montagem está soltando aos poucos.

O extremo cuidado na aplicação do torque de aperto no alargador e na roda (porcas) são elementos decisivos no sucesso da durabilidade e confiabilidade desta montagem.

Se embora houver descentralização, isso vai gerar desbalanceamento e soltura e portanto, todo cuidado com a inspeção quer dizer SOBREVIVÊNCIA.

Eu faço esse teste constantemente, para avaliar os rolamentos.A menos de 20 dias troquei o eixo dianteiro, para adaptação do T-rex da ensimec, e não notei nada de anormal
[]':concordo:

leopoldo
11/01/2008, 13:22
Elmer, o anel de centralização não seve se vc está usando o espaçador. Ele não tem onde apoiar por exemplo: no eixo traseiro semi-flutuante.

Então, que não mais lógico seria que colocar (usinar um piloto guia) no próprio alargador ????

Francisco Maciel
11/01/2008, 16:26
De volta pra prancheta e gastar mais alguns minutos de cara pro Autodesk Inventor fazendo as alterações no meu espaçador.
Ao invés de espassador de 5cm seria melhor trocar os eixos pelos da rural?

Dic3
11/01/2008, 16:33
De volta pra prancheta e gastar mais alguns minutos de cara pro Autodesk Inventor fazendo as alterações no meu espaçador.
Ao invés de espassador de 5cm seria melhor trocar os eixos pelos da rural?
Digamos que o custo sera beeeeeem maior, um par de eixos vão custar uma cacetada. Porem vai alargar horrores!

Elmer_Jeep
11/01/2008, 16:41
De volta pra prancheta e gastar mais alguns minutos de cara pro Autodesk Inventor fazendo as alterações no meu espaçador.
Ao invés de espassador de 5cm seria melhor trocar os eixos pelos da rural?

eixo de rural aumenta o wms(distancia entre a face de montagem das rodas) em 24cm.

[]'s

shaolin36
11/01/2008, 18:00
Eu comprei os Kits de Freio a disco do Donatti, são da SBD, e as pinças que vieram no dianteiro, são de combi NOVAS, não veio nem remanu, muito menos usada...
As trazeiras, eu tive que comprar num desmanche, pois não acompanham...
[]'s
Gustavo


Assino embaixo,


Adriano Shaolin

Allexneon
23/03/2018, 20:57
Pessoal estou anexando as fotos e o desenho com as medidas do espaçador. Peço apenas desculpas por ter escrito no desenho "espassador" e não espaçador, que é o certo.
Quem tiver interesse em fazer o seu proprio espaçador pode usar meu desenho como base, pois as medidas estão corretas e vai encaixar perfeitamente no cubo e na roda livre.

Boa noite! Onde encontro estes espaçadores 5x160 ?

Sgt Tainha
03/05/2018, 20:42
Saudações!

Fiz um teste com as rodas originais. A roda trava na pinça. Só colocando espaçador pra resolver né?
É coisa de 1mm pra rodar livre.
Vi umas (coisas) aqui, sem prisioneiro, que colocam nos carros. Dá até medo, parece que se cair no chão quebra.

Elmer_Jeep
04/05/2018, 10:05
Saudações!

Fiz um teste com as rodas originais. A roda trava na pinça. Só colocando espaçador pra resolver né?
É coisa de 1mm pra rodar livre.
Vi umas (coisas) aqui, sem prisioneiro, que colocam nos carros. Dá até medo, parece que se cair no chão quebra.

se 1mm resolve vc pode usar um tambor de freio velho, só cortar no torno e aproveitar a parte central com furação e funciona sem problemas.

seria algo tipo isso:

http://www.iclaz.com.br/foto/GG/147562/dsc00374_1332/espacador-ou-alargador-de-roda-para-fusca-5-furos-10mm-esp.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/vendem-se-pecas-e-acessorios/460111d1398216168-vendo-espacador-de-roda-jeep-ranger-rural-f1000-20140422_150818.jpg

Aristides Jr
04/05/2018, 15:32
Olá Sgt Taínha! 1mm! Voce verificou se na pinça dá para "cortar" o lugar que está pegando? Muitas vezes o lugar tem material de "sobra". Vale a pena tentar, de repente uma lixadinha resolve.

Sgt Tainha
05/05/2018, 19:21
Estranho inverti as rodas e deu certo. Parece que a roda não estava bemmm centralizada nos furos.
Vamos ver quando for fazer o rodízio.

Valeu pelas dicas.

Aristides Jr
14/05/2018, 15:47
Olá Sgt Taínha! Que sorte! Pelo jeito é menos ainda, não é? Aproveite que está funcionando e verifique se o ponto é passivo de um desbaste, daí voce se livra do problema de vez!