PDA

Ver Versão Completa : Calçando a Hilux

alfreis
30/10/2006, 11:37
All,

Esse fds, finalmente o Body Lift da minha toy sai do projeto!!!

Já estou com os parafusos e o material para os calços em casa...Estou colocando 7 cm de calço, com parafusos de aço bem reforçados...Então aí vão as perguntas:

1 - Vou ter que fazer algum complemento na barra de direção também???
2 - A mangueira do tanque será que agüenta levantar esse tanto???
3 - Além desses ítens que eu mencionei, tem mais alguma coisa que tenho que me preocupar???

[]'s contando com a ajuda dos amigos,

Caio Rivetti
31/10/2006, 17:23
1- vai ter que prolongar a barra de direção sim
2- nunca ouvi falar nada da mangueira do tanque
3- prestar atenção se as alavancas do cambio não tocam na lataria

alfreis
31/10/2006, 17:26
Caio,

Valeu a resposta!!!
Estou vendo que o torninho do meu pai vai trabalhar bastante esse fds!!!...Rs

+ uma vez valeu!!!

[]'s

ernstopinzan
17/11/2006, 21:45
Boa Noite! estive lendo este forum é achei muito interessante!
Gostou muito do mundo 4x4, tenho um 51 com motor de opala 4cc gas que tem feito bonito nas trilhas, e tambem uma Toyota SW4 2.8 93 que estou adorando. Porém acho que a traseira da SW4 é baixa... e li em alguns forum que pode se levanta-la sem haver grande perda na estabilidade, porém ninguem sobe passar mais detalhes. Será que alguem pode me ajudar!!
:pensativo:

guilhermeabreu
19/11/2006, 17:36
CARO AMIGO

Tenho tb uma 93 , e aqui no forum me deram a dica de colocar um calço de TECNIL de 35 mm em baixo da mola traseira que resolve e fica barato .

Não fiz ainda , mas vou fazer .

Alexandre Couto
20/11/2006, 16:55
Também tenho interesse em ver os detalhes desse levantamento na traseira. Ando especialmente agora na época das chuvas num trecho com um facão bem pronunciado o que pode me estragar o parachoque. Uma levantadinha já tira o nervoso... alguém conhece um protetor que abrange toda a parte inferior da traseira? Detalhes e fotos sempre ajudam...

[] s

Alexandre

ernstopinzan
20/11/2006, 20:59
Você tb tem uma 93 , e lhe deram a dica de colocar um calço de TECNIL de 35 mm em baixo da mola traseira. compreendo, você tema mais detalhes sobre como fazer ou onde comprar?

Já estou curtindo esta SW4 a 5 anos, já andei 150mil Km e fiz varios testes com medidas de pneus diferentes, comecei com os miudos 225/75x15 , depois 235/75x15, Depois 750x16, depois 33/10.5x15, depois 255/75x15 e agora estou com 31/10.5x15. Pois gostaria de ganhar um pouco de altura real em relação ao solo e manter a estabilidade. com este ultimo tenho concegui um bom ajuste. porém este problema da traseira baixa.. é feio na estetica e um problema me saida de rampa.

Será que alguem teria detalhes para ajudar.

Augustocesar
21/11/2006, 08:51
Ernstopinzan,
Quando vir a Goiânia, dê um alô que mostro a viatura e trocamos algumas figurinhas.
Eu coloquei o calço de 4 cm de tecnil nas molas trazeiras e ajustei a dianteira para compensar a nova altura, também coloquei os pneus 32 /75/15 BF, que concilia a vontade de subir com a necessidade de estar agarrado ao chão.
Ainda estou com um problema, o pneu dianteiro insiste em pegar na parte interna da caixa de rodas quando se esterça muito e ocorre uma bacada forte, mas acho que resolvo levantando mais um pouco adianteira, de 1 a 2 cm.
eu também gosto muito da viatura e estou satisfeito com o resultado das modificações.
Abraços,
meu telefone: 9973 0458

ernstopinzan
21/11/2006, 21:10
Obrigado pelo convide, vou aceita-lo sim, no momento estou trabalhando muito, sou analista de sistema, e estou bem cheio de trabalho agora. mas na primeira oportunida eu ligo. Aproposito quando usei os pneus 750x16 e os 33/10,5x15 achei o muito "xoxo" vc com este 32/10,5x15 como esta!!

Alexandre Couto
23/11/2006, 13:53
Perguntei sobre um protetor para a traseira e olhando na internet achei esse feito para a Land Cruiser mas penso que o projeto possa ser usado também na SW4, com a inclusão de parachoque que admite o uso de Hilift e a transferência do estepe para cima. Claro que essa é uma opção mais radical e prá quem precisa de encarar umas trilhas tenebrosas.

Alexandre

alfreis
23/11/2006, 16:59
All,

Só reportando como foi a obra de levantar a minha toy.

1 - Calços:
Comprei um material preto chamado polipropileno (PP). Não custa caro e é bem resitente....Fiz os 14 calços com PP de 2 polegadas de diâmtro por 7 cm de comprimento...Esse medida foi conseguida por dois métodos: o achômetro e o material disponível...Na minha opinião, para ficar legal mesmo, os 4 calços que ficam na cabine, na direção das portas deveriam ser feitos com espessura 2,5 polegadas e dessa forma ficariam mais certos no suporte...
Quando desmontei vi que alguns calços de borracha que estavam na caçamba já apresentavem sinais de fadiga...Para resolver isso comprei calços originais de jeep e substitiu sendo necessário uma diminuiçao de tamanho...

2 - Parafusos:
Como sou exagerado, ao invés de parafusos normais de aço (dureza 8.8), acabei optando pelo Allen que é bem mais forte...Na dureza são de 12.9 que os deixam quase que inquebráveis...Esses parafusos com porcas travantes devem me deixar tranquilos quanto a quebra e também quanto a reapertos...São duas medidas...Na caçamba usei M12 por 120mm e na cabine usei M10 por 170 mm...Esses comprimentos eu confirmo caso alguém queira seguir a receita...

3 - Parachoques:
Só precisei mexer no parachoque dianteiro, pois parachoque traseiro já tinha ido para o lixo antes!!!...Rs...Para mexer no dianteiro tive que fazer uma chapa com quatro furos (dois e dois) com medida entre os furos igual a usada nos calços...Aparafusei essa chapa na longarina e o parachoque na chapa...

4 - Radiador
Esse me deu um trabalho inesperado, pois eu só lembrei dele quando estava levantando a cabine...No primeiro estalo (crec) que eu ouvi parei de levantar e vi que já estava mordendo a hélice...Acontece que o radiador é preso na carroceria e a hélice no motor...Como o radiador subiu aquela coifa do radiador acabou mordendo a hélice...
Resolvi isso fazendo uma barra chata com quatro furos alinhados , dois passantes para o lugar original e dois com parafusos para prender o radiador na nova posição...

5 - Barra de direção.
Essa foi a que me fez gastar mais neurônios...A barra original de toy tem cruzeta e junta elástica...Percebi que a junção da barra com a junta elástica é feita por parafusos passantes e o que eu fiz foi alongar esse lugar...Fizemos no torno duas espécies de tubinhos (parede bem grossa e aço bem resistente) que com parafusos maiores (allen também) deram o comprimento que a barra precisava para acompanhar a subida da carroceria...

Acho que é isso!!!

Agora falta resolver o que vou fazer com as alavancas, pois com a coifa original elas estao enroscando um pouco...

Alguém que calçou a hilux poderia tirar fotos de como ficou as alavancas???

[]'s calçados,

Alexandre
São Paulo - SP
Troller (Clips) e Hilux (Toy)