Ver Versão Completa : Serra da Canastra
mauricioms
29/10/2006, 11:30
Pessoal, alguém aí já foi para a Serra da Canastra?
Estarei em férias no início do ano e pretendo planejar uma viagem por aquela região (pretendo ficar em média 1 semana).
Aceito dicas sobre qual cidade ficar (estou pensando em São José do Barreiro ou São Roque de Minas), pousadas, etc...
E também dicas com relação à passeios que possa fazer por lá.
Obrigado
Mauricio
São Paulo / SP
Vitara 97 Canvas
Daniel Engelbrecht
29/10/2006, 21:38
Mauricio, estive na Serra das Canastra em janeiro de 2005 e fiquei em duas cidades: São Roque de Minas e Delfinópolis.
Em SAo Roque vc pode fazer vários passeios na serra propriamente dita. Vc pode reservar uns dois ou três dias para visitar a parte alta, conhecendo a nascente do Sao Francisco, a primeira queda do rio (tem um poço ótimo para nadar), a casa de pedra, a cachoeira do rolador e outras. Não deixe de ir também na parte baixa do parque, onde tem a cachoeira Casca d´Anta, com seus quase 200 metros. É longo de São Roque, uns 40km, por isso é preciso de tempo.
Também é legal atravessar o parque pela parte alta, saindo numa outra cidade que não me lembro o nome.
Ou senão ir por uma trilha para Delfinópolis pela parte baixa. Mas a trilha, pelo menos quando eu fiz, era muito difícil, com muitas inclinações e penhascos.
Em Delfinópolis, caso vc vá para lá, tem dezenas de cachoeiras para visitar.
Só não me lembro de nomes de pousadas, pois eu não constuma fazer reserva antes. chego e escolho uma.
Bem, espero ter ajudado.
mauricioms
30/10/2006, 22:01
Obrigado pelas dicas!!!
Daniel Engelbrecht
31/10/2006, 12:40
Só uma coisa que esqueci de dizer é que essa trilha de São Roque de minas para Delfinópolis passa pela Serra da Babilônia e pela Serra Preta. Uma delas fica de frente para a Canastra e tem uma visão panorâmica, inclusive da Casca D'Anta, que aparece como uma listra branca no meio do paredão de pedra.
Para fazer essa trilha é preciso ir até a parte baixa da Casca D'Anta e de lá seguir adiante. Mas tome cuidado, caso resolva fazer esse passeio. Eu levei umas quatro a cinco horas para vencer um trecho que não devia ter nem 30km, por conta das pedras soltas e inclinações. Depois que cheguei em Delfinópolis, fui saber que essa trilha estava interditada (pelo menos foi o que me disseram) por conta de um acidente fatal no ano anterior.
E depois da trilha ainda tem mais uns 90km até Delfinópolis, mas por uma estrada vicinal muito boa (melhor do que muitas estradas asfaltadas do estado de Minas, como todo o respeito aos mineiros).
Serengetiman
06/11/2006, 21:57
Caros amigos do forum
Estive duas vezes na bela Serra da Canastra, em agosto de 2004 e novamente no mês de agosto deste ano. O lugar possui paisagens belíssimas e o próprio ato de explorar suas intermináveis trilhas é um elixir para a alma. Acredito que sejam necessários pelo menos dez dias para fazer todo o circuito do parque incluindo ai passeios às inúmeras cachoeiras e as simpáticas pousadas que ali abundam. Por circuito do parque quero dizer sair de São Roque de Minas via parte baixa da Casca D’Anta indo para Delfinópolis, via belas trilhas secundárias que em certos trechos pedem um veiculo 4x4. Dali seguir para a entrada do parque de Sacramento, atravessar o parque e voltar a São Roque de Minas. Saindo de São Roque são aproximadamente 36 kms até a parte baixa da Casca D’Anta, subir então a Serra do Carvão de onde se tem uma bela visão do maciço da Canastra e mais uns 22 kms estará descendo a Serra Branca, desviar a esquerda na bifurcação em direção ao Vale da Babilônia depois Vale do Céu que está 18 kms adiante (Faz. Boa Esperança, boa opção de hospedagem). Ficar ali alguns dias explorando as belezas da região e as inúmeras cachoeiras. Voltar os 18 kms para a bifurcação da Serra Branca e pegar a esquerda (a direita volta para a Casca D’Anta) e logo estará cruzando a fantástica Trilha do Céu que serpenteia pela crista dos morros com belas paisagens em ambos os lados da trilha. Eu estava apreensivo com essa trilha por estar só, mas não apresenta dificuldade alguma, lisinha e parece que passaram máquina ali recentemente, até de 4x2 dá para ir se estiver seco. Depois de uns 20kms passando pelo Vale da Gurita que pode-se observar à nossa esquerda, chega-se a uma grande fazenda. Se você seguir reto nesta estrada, mais cinco quilômetros e você chega a estrada principal São João Batista da Glória - Delfinópolis é só pegar a direita e mais 20 kms numa excelente e larga estrada de terra e chega-se a Delfinópolis. Dois quilômetros após a grande fazenda se você estiver num 4x4 e quiser ainda um pouco mais de adrenalina, depois de uma pequena ponte tem a opção de dobrar a direita numa pequena trilha e seguir adiante atravessando uma região de aspecto bem selvagem e inóspito. Essa trilha depois de 8 kms com alguns trechos de areião (só para 4x4 mesmo no seco), passando pelo Complexo do Claro chega a mesma estrada principal São João Batista da Glória – Delfinópolis só que a apenas 4 kms de Delfinópolis. Fique dois ou três dias em Delfinópolis explorando as atrações da região e depois parta para o parque entrando pelo portão de Sacramento a uns 66 kms de Delfinópolis. Esta é uma estrada de terra muito boa e se sair cedo de Delfinópolis, pode atravessar o parque (por volta de 73 kms de portão a portão) devagar, apreciando a paisagem e visitando algumas cachoeiras pelo caminho, inclusive a parte alta da Casca D’Anta. Vai chegar ao portão de São Roque de Minas no final da tarde. Mais 6 kms e estará de volta ao ponto de partida a cidade de São Roque. É recomendável ficar uns dias tendo São Roque como base e fazer passeios diários às diversas cachoeiras dentro do parque. Assim sendo você terá dado a volta completa no parque e rodado uns 500 kms no total incluindo os passeios diários. Daniel o trecho que você pegou e que estava bem ruim no ano passado já foi consertado e não apresenta mais dificuldade. Tenho uma reprodução de um mapa desse roteiro e posso enviar a foto em alta resolução para quem se interessar, espero ter ajudado apesar de parecer complicado a primeira vista,segue algumas fotos, amanhã posto mais, abs
Foto1 Descida da Serra Branca chegando a bifurcação
Foto2 Trilha do Céu
Foto3 Subindo a Serra do Carvão uns 9 kms após deixar a parte baixa da Casca D'Anta
Foto4 Atravessando o rio Santo Antonio, num dos passeios a partir de Delfinópolis
Foto5 Areão uns 4 kms antes do Complexo do Claro
Serengetiman
06/11/2006, 23:25
Mais algumas fotos.
Foto1 Mais um rio para atravessar a caminho da cachoeira do Zé Carlinhos, passeio a partir de Delfinópolis
Foto2 Morro da Babilônia no vale do mesmo nome
Foto3 Parte alta da cachoeira Casca D'Anta, bom lugar para banho
Foto4 Já dentro do parque após entrar pelo portão de Sacramento
Foto5 Vista do Vale da Gurita a partir da trilha do Céu
Ney _Niterói
07/11/2006, 14:42
Maurício,
Não deixe de ir a São João Batista do Glória (que é uma das entradas para a Canastra). Procure a pousada da Sirley (que é muito boa e barata, alé da comida ser ótima).
As principais atrações do pq nacional são a cachoeira casca d´anta e a nascente do velho chico. Para chegar a nascente (parte alta do parque) é passeio cpara um dia inteiro, mas vale a pena.
A casca d´anta fica na parte baixa e é imperdível.
Em SJ do Glória existem muitas cachoeiras. Além disso existem tb rios que deságuam na represa de furnas, formando paisagens paradisíacas!
Para mais info tente uma operadora local: "Quilombo", acho que podem te ajudar bastante.
Boa viagem!
Abraço
Ney
Serengetiman
07/11/2006, 21:12
Canastra, mais fotos
Foto1 Costelas de vaca na estrada dentro do parque num final de dia.
Foto2 Vale da Gurita visto da trilha do Céu, lugar para ser explorado na próxima ida a Canastra.
Foto3 Visual das nmontanhas no Caminho Delfinópolis Portão de Sacramento.
Foto4 Piscinas naturais na parte alta da Casca D'Anta, a água é potavel, limpíssima e muita gente enche garrafões para levar.
Foto4 Saida da estrada principal na trilha do Céu, ao fundo o paredão da Serra da Canastra
Serengetiman
07/11/2006, 21:40
Mais fotos
Foto1 Luar na estrada
Foto2 Pôr do sol da estrada dentro do parque
Foto3 Primeira ponte do Rio São Francisco
Foto4 Chegando no Vale da Babilônia vindo do Vale do Céu
Foto5 Ajudando motoqueiros com problema na trilha do Céu
FABIO RODRIGUES
08/11/2006, 21:29
caro serengetiman,
lendo seu relato fiquei muito interessado em fazer o roteiro sujerido por vc acho que ainda este mes! sera que vc poderia me enviar este mapa que vc citou? ficaria muito grato! meu e- mail e fabium@gmail.com. so mais uma pergunta, vc pegou temperaturas baixas da ultima vez que esteve la?
desde ja lhe agradeco.
Serengetiman
08/11/2006, 23:17
Mais fotos da Canastra
Foto1 Entrada do parque portão de São Roque de Minas
Foto2 Reprodução do mapa com o roteiro do texto em vermelho (baixa resolução mas dá para ter uma idéia).
Foto3 Um dos inúmeros areiões no trecho já a uns 6 kms do Complexo do Claro
Foto4 Descida da Serra Branca com a bifurcação para ir oara a Babilônia marcada com a seta vermelha (foto tirada do início da Trilha do Céu). Quem vem da parte baixa da Casca D'Anta e quer ir para o Vale do Céu e da Babilônia, vem descendo a serra e dobra a esquerda na seta. Para a Trilha do Céu é só ir em frente e chega-se ao ponto onde foi tirada essa foto.
Foto5 Poeira é o que não falta por aquelas bandas
Ricardo Oliva
04/12/2006, 12:17
Caro Serengetiman,
Estou planejando visitar o local do entre o natal e o ano novo. Como são as trilhas desse trajeto que vc percorreu, dá p/ fazer de explorer? Outra coisa, ouvi dizer que estava proibido transitar de carro no local, procede? Precisa pedir autorização prévia no parque?
Ficaria agradecido se me enviar o mapa que possui no meu e-mail pessoal oliva_adv@hotmail.com
Desculpe a quantidade de perguntas, mas como tenho só esse período de descanso com a família, gostaria de aproveitar da melhor maneira possível.
Grato
Ricardo
Minhocas
05/12/2006, 09:52
Olá Pessoal, eu costumo ir muito para a região da Serra da Canastra, a minha familia toda mora em Passos, e sempre que posso dou uma viajada até a região da Serra...
Se quiserem mais informações, podem me mandar e-mails (jmborges01@ yahoo.com.br) que eu ajudo um pouco mais... O meu irmão trabalha com turismo lá na região e conhece bastante pousadas no vale da babilonia, pode ser que ele ajude um pouco mais também.
Eu devo ir para a região entre o natal e ano novo, e com certeza farei uma viajem até a serra.... E diversão garantida, em passeios tranquilos e de baixa dificuldade, mas com um visual fora do padrão.
Espero que gostem.... Bom proveito e boa viajem!
Serengetiman
07/12/2006, 22:44
Ricardo, se a sua Explorer é 4x4 dá para fazer tranquilo. Quando fiz em agosto último estava seco mas acredito que nessa época chove mais então vai ficar um pouco mais dificil. Essa estrada estava realmente interditada a uns dois anos atrás pois estava em certos pontos com uma inclinação lateral exagerada. Agora ela está em perfeitas condições de tráfego, pode ir tranquilo. Eu te passo o mapa amanhã pois não o tenho aqui agora, um abraço
Ricardo Oliva
13/12/2006, 14:38
Serengetiman,
Obrigado, fico no aguardo. Ainda não fiz o planjamento da viagem, pq só terei 7 a 8 dias. Pretendo iniciar por Delfinópolis. Mas suas informações já foram valiosas.
itamar.vieira
22/12/2006, 10:34
Serengetiman,
acho que esse é o melhor roteiro da Canastra que tenho visto por aí.
Parabéns pelas fotos. A da Lua então está um Show !!
Vc. registrou o percurso em GPS?
Teria os tracklogs p/ compartilhar?
[ ]s
Show de bola, Serengetiman !
Suas informações ficaram muito boas, suscintas e objetivas.
Valeu também pelas fotos - da paisagem e da viatura.
Abrass,
Aurélio
sspfoa
Adilson de Souza
02/01/2007, 17:08
E aí Mauricio!!!
Vou estar por lá nos dias 10 ao dia 14 de janeiro hospedado em Rifaina.
Será que faremos algum passeio juntos???
Um grande abraço...
angela sibinel
22/12/2010, 12:29
Olá pessoal, sou nova por aqui.
Gostaria de saber se alguém foi recentemente para a Serra da Canastra e como estão as condições das estradas/trilhas.
Pretendo ir agora em janeiro/2011.
Abraços,
Angela Sibinel
wilson ghetti
23/12/2010, 10:36
Boas...para quem quiser mais informações, entre no tópco dos JPX(encontro nacional de J's), lá vc encontra todas as informções de pousadas e preços , fizemos nosso encontro esse ano lá, e iremos retornar em abril/11 para o proximo encontro, pois a Canastra é tão vasta de belas paisagens que 3 dias (foram + de 400 kms só de passeios por lá) não deu para conhecer tudo. Tem tambem o site: www.clubejpx.com.br (http://www.clubejpx.com.br) que tem várias informações e fotos.
[ ]'s
angela sibinel
24/12/2010, 11:29
Caro Wilson,
Obrigada pelas dicas.
Abraços
Angela Sibinel