PDA

Ver Versão Completa : Como Medir a ROE ???



valmor
28/10/2006, 21:58
Tenho acompanhado as mgs sobre instalação em PX que sempre destacam a importancia de medir a ROE. :pensativo:

Então pergunto:


Como medir a ROE ???
Que equipamento / instrumento utilizo ??
Como melhora-la ou corrigi-la ???[]´s :concordo:

Márcio Magalhães
29/10/2006, 09:57
Olá,

Aproveito para perguntar também como fazer a medição da ROE com um Cobra 148 GLT DX...

Grassmann
30/10/2006, 09:06
Valmor,

Para medir ROE é necessário um aparelho acoplado entre a entrada de antena do PX e o cabo da antena.
Este aparelho tem um indicador, parecido com um amperímetro analógico. Quando pressiona o PTT, este indicador aponta a ROE.
Quanto custa, não tenho nem idéia. E, sinceramente, não sei se vale a pena comprar.
Eu, quando instalei o meu PX, levei até um técnico bom em PX. Ele testa a ROE, e se precisar, ajusta o cabo pra melhorar o desempenho do rádio. O custo é barato, e a gente não corre o risco de danificar nenhum equipamento na tentativa de resolver algum problema.

Márcio,

No cobra não faço idéia de como medir a ROE. Não tem nada nos tópicos antigos??

Luiz Claudio
30/10/2006, 10:35
Como medir a ROE ???
Que equipamento / instrumento utilizo ??
Como melhora-la ou corrigi-la ???
Valmor,

O aparelho utilizado é conhecido como "Medidor de ROE" e, depois de acoplado entre e rádio e a antena, é só calibrá-lo e ver a quanto anda a estacionária (veja as instruções abaixo, o procedimento é o mesmo).


Aproveito para perguntar também como fazer a medição da ROE com um Cobra 148 GLT DX...
Márcio,

Usar o medidor do Cobra 148 é bem fácil...

Coloque seu PX num canal intermediário (se ele tem 40 canais deixe no 20), acerte o botão do medidor de ROE na posição de ajuste (CAL), aperte o botão do microfone (PTT do mike) e faça o ajuste no botão do medidor até que o ponteiro do mostrador fique exatamente sobre a "setinha" (um triângulo vermelho virado pra baixo que aparece no medidor) que indica o ponto de calibragem. Em seguida solte o ptt, coloque o botão do medidor na posição de medição (SWR), aperte o ptt novamente e pronto... Sua medida de estacionária estará sendo mostrada no próprio medidor do rádio.

O ideal é que essa medida esteja na casa do 1/1,5, mas até 2,5 ela é aceitável. Quanto menor ela for, melhor!!!

[]'s...

Márcio Magalhães
30/10/2006, 17:31
Luiz,

Valeu mesmo pela dica. Meu manual é em inglês... dificultou ter certeza que era isso mesmo!

Ouvi dizer que eu posso medir a ROE de outros rádios com o meu 148... como posso fazer? (isso vai quebrar um galho de uma galera por aqui! rs...)

[]´s,

Luiz Claudio
30/10/2006, 18:18
Ouvi dizer que eu posso medir a ROE de outros rádios com o meu 148... como posso fazer? (isso vai quebrar um galho de uma galera por aqui! rs...)
Márcio,

É só conectar seu rádio no carro de quem você for medir a estacionária e repetir o procedimento que eu expliquei, não tem segredo.

Só fique atento a um detalhe: O conector da antena é padrão, mas o plug de alimentação nem sempre é o mesmo e pode variar de rádio para rádio. Essa diferença pode dificultar a ligação em outro carro cuja instalação elétrica do PX seja feita com plug diferente.

Para evitar esse problema eu, que também sempre medi estacionária para os amigos, tinha constantemente comigo um fio avulso com o plug certo do meu rádio (que é igual ao seu, aquele retangular preto com 3 encaixes)... Aí, para medir a ROE em outro carro, basta conectar a antena e ligar a alimentação com esse fio diretamente na bateria.

[]'s...

Márcio Magalhães
31/10/2006, 18:00
Olá,

Entendi. É que eu tinha pego o bonde andando em uma conversa e achei que era possível medir a ROE em um outro rádio de outra forma.

O chato é que ele é meio trambolhudo para estes procedimentos. Achar um lugar para ele no Vitara foi um problema sério (e ainda é!). As vezes dá até vontade de trocar numa miniatura de PX desses qualquer. rs...

[]´s,

valmor
31/10/2006, 18:20
MUito obrigado Luiz !

Pelo que entendi mede-se a ROE somente uma vez , na instalação ok ?
Mas o que pode "alterar" , prejudicar a ROE ??? ( fora uma má instalação é claro ....)

[]´s

Luiz Claudio
31/10/2006, 21:52
Pelo que entendi mede-se a ROE somente uma vez , na instalação ok ?
Errado... O ideal é medir a ROE de tempos em tempos para se certificar que sua linha de transmissão está ok. Essa medição não precisa ser feita toda semana ou a cada quinze dias, mas eu recomendo fazê-la pelo menos uma vez a cada seis meses.


Mas o que pode "alterar" , prejudicar a ROE ??? ( fora uma má instalação é claro ....)
Muitos fatores, mas os principais são a oxidação ou corrosão da antena, cabo, conectores e soldas.

Um fator importante para se prestar bastante atenção é o cabo, principalmente na parte que fica fora do veículo, pois com o tempo começam a aparecer rachaduras no seu revestimento e é através delas que a água se infiltra dando início a oxidação.

[]'s...

valmor
01/11/2006, 18:24
Obrigado Luiz !!! :palmas: :palmas: :palmas:

A proposito : pode indicar algum bom instalador de PX , daqui de SP ( preferência no Centro , Sta Ifigenia ,,,) ????

Abraço

Luiz Claudio
01/11/2006, 19:40
A proposito : pode indicar algum bom instalador de PX , daqui de SP ( preferência no Centro , Sta Ifigenia ,,,) ????
Valmor,

Infelizmente não conheço nenhum instalador de PX pra te indicar. Meus rádios eu sempre instalei em casa mesmo...

Da última vez, por preguiça, acabei levando na loja de um amigo pra ele fazer o serviço... Mas é uma loja comum de som automotivo, nada especializado em PX. Ele me fez toda a instalação (passou o cabo, prendeu a antena, fixou o suporte no painel, etc.) e eu só finalizei medindo a estacionária. Ficou 10!!!

[]'s...

valmor
01/11/2006, 20:47
Ok , valeu pela dica.

E quanto aos 5m de cabo .....

Qual a melhor forma de "esconde-lo" ja que não se aconselha corta-lo nem enrrola-lo para não prejudicar a ROE ????

[]´s

Luiz Claudio
02/11/2006, 14:33
E quanto aos 5m de cabo .....

Qual a melhor forma de "esconde-lo" ja que não se aconselha corta-lo nem enrrola-lo para não prejudicar a ROE ????
Cortar o cabo nem pensar... Ele já vem na medida certa e qualquer alteração coloca toda sua instalação a perder.

Enrolar a sobra de cabo também não é indicado pois fazendo isso você formaria uma "bobina" e prejudicaria sua transmissão/recepção. O certo é dar "voltas" até que ele chegue no tamanho exato para conectar no rádio...

[]'s...

valmor
04/11/2006, 16:31
Obrigado , Luiz :concordo: :concordo: :concordo:

[]´s

valmor

Cavalcante
21/11/2006, 20:23
Bom pessoal, como já disse em outro tópico, sumi por motivos particulares mas to voltando. Valmor, desculpe pelas não respostas...

Segue um método rápido para medição da ROE. Serve tanto para um medidor de estacionária separado quanto para medidores internos, como o do 148 GTL:

Se você usar um cabo pré-montado para PX, e colocar a antena numa posição em que o máximo da haste fique pra fora da lataria do carro, a ROE tende a ser baixa. Você pode melhorar ainda mais a ROE ajustando o comprimento da antena, sem cortar. A antena é presa na base com um ou dois parafusos alen, depende da marca. Ali há uma folga de 1 a 2 cm que serve para esse ajuste fino. O cabo entre o PX e o medidor deve ter 30 cm. Você deve antes de fazer a medição calibrar o medidor. Depois de tudo conectado, coloque o medidor na posição CAL, aperte PTT e ajuste o controle de calibração até que o ponteiro do medidor fique na posição CAL. Coloque a chave do medidor na posição SWR e faça a medição. Você deve procurar obter um valor o mais próximo possível de 1, mas qualquer coisa abaixo de 2 já está de ótimo tamanho. Entre 2 e 3 é meia boca. Acima de 3 é inaceitável. Se der acima de 3 mude a posição da antena e verifique se o cabo está bom ou não está enrolado (se sobrar cabo você deve dar voltas longas pelo carro com ele, nunca enrolar).



Quanto à instalação em si, essa não tem segredo nenhum. O vermelho no positivo da bateria, o preto no negativo e com uma derivação pra lataria o mais próximo possível do rádio. Acabou...

E nunca aperte o PTT sem a antena conectada. Queima o rádio.

valmor
23/11/2006, 18:42
Bem vindo Cavalcante !!!!
Ótimas dicas ! Obrigado.

[]´s

animaldylan
03/02/2007, 16:27
Gostaria de saber onde você colocou o seu PX, pois tenho um e ainda não me resolvi. Favor responder também para joacilbraz@hotmail.com

Olá,

Entendi. É que eu tinha pego o bonde andando em uma conversa e achei que era possível medir a ROE em um outro rádio de outra forma.

O chato é que ele é meio trambolhudo para estes procedimentos. Achar um lugar para ele no Vitara foi um problema sério (e ainda é!). As vezes dá até vontade de trocar numa miniatura de PX desses qualquer. rs...

[]´s,

evandrogt
10/11/2011, 18:28
alguem sabe me dizer como medir a estacionaria no voyager 94 estou quebrando a cabeça.....

fermibach
10/11/2011, 20:51
evandro,
vc vai precisar de um medidor de ROE e de um cabo para ligar o radio ate o medidor.

evandrogt
11/11/2011, 10:27
me falaram que da para medir com o radio tambem so que eu nao consigo regular fica muito fora ,estou usando uma antena de imã em um new civic 20011 para nao fixar as antenas com suporte entao mudei de antena.....

fermibach
11/11/2011, 10:39
se o teu radio tiver o medidor de ROE integrado dá sim, qual o teu radio?
vc cortou a antena conforme o manual?
experimente mudar de lugar a antena.
nao enrole o restande do cabo.

evandrogt
13/11/2011, 14:22
pois é amigo cortei a antena e subiu a estacionaria,meu radio é um voyager 94 me endicaram comprar um acoplador ai poderei baixar a estacionaria entendeu... minha antena é uma da voiager cb20 com imã se que é a antena errada e a estacionaria fica muito alto ou mudo para uma de porta malas mas ai fica bate ndo em tudo e muito feio imagina uma antena grande em um new civc 2011 fica ridiculo né entao decidi colocar uma antena menor mas tenho que pagar o preço em baixar a estacionaria .....

fermibach
13/11/2011, 20:34
ja tentou mudar a antena de lugar?

alexx.files
14/11/2011, 14:27
Evandro foi cortado o cabo da antena na instalação? O cabo não pode ser cortado nem enrolado, vc deve dar voltas com ele dentro do carro ou no chassis. Deixe um sobra apenas para colocar a antena para fora.

Se a antena for bem instalada a estacionária vai ser zero apenas para o canal do meio, que depende de quantos canais tem seu rádio. Ao ir mudando de canal para baixo ou para cima vai começar a aparecer uma estacionária bem pequena, isso é normal. Vc corta a antena apenas para ajustar a estacionária ao canal do meio.

Veja com foi feito o aterramento do rádio, isso é crítico para antena deste tipo. Se possível use um cabo direto até o negativo da bateria e de preferência da mesma bitola do cabo positivo.

[]´s
Alex

fbmiguel4x4
18/11/2011, 23:12
Dica de endereço em São Paulo para conferir a instalação do PX, medir ROE, testes etc.

Instalei tudo certinho com dicas que peguei por aqui, mas o rádio não faz barulho.

Abraço
Fernando

evandrogt
19/11/2011, 19:31
entao amigos comprei um acoplador e baixou a estacionaria que estava 3 agora esta 1 esta tao baixa que o ponteiro esta colado do lado esquerdo acreditem ou nao com ele nao tenho nem que mudar de antena ,aterramento e.t.c mas obrigado por cada dica.....

fermibach
19/11/2011, 20:24
evandro,
nao esqueca de comentar aqui o desempenho dessa antena, gostaria muito de saber se esses 2dbi de ganho sao reais (o q eu duvido e muito)...

abraço.

evandrogt
20/11/2011, 21:46
tudo bem amigo pode deixar assim que for testar ela aviso pra vcs aqui ,estou muito feliz ,fermibach pode deixar vou fazer todos os testes nas estradas ai te digo depois ...grande abraço. aTODOS

evandrogt
24/11/2011, 10:45
fbmiguel4x4


vc fez o aterramento? pode ser que a estacionaria esta tao alta que nao sai barulho do radio ,depois veja agualidade do cabo tive um cabo que era tao ruin que nao saia som do radio.....