PDA

Ver Versão Completa : Manutenção / Ruído Roda livre automática

Júlio Câmara
28/10/2006, 17:20
Pessoal,
O meu vitarinha está dando uns estalos nas rodas livres automáticas originais em 4x2 quando passo em quebra molas ou ao dar trancos na aceleração. Em 4x4 o problema desaparece. A Tração funciona perfeitamente.
Ouvi dizer que é necessário trocar a graxa da roda livre automática. Alguém sabe dizer se isso é verdade?
Existe algum macete para desmontar as rodas livre - tipo alguma mola ou anel que só entre em determinada posição?
Algum site ou manual de reparo?
Estou tentando ver se resolvo o probelma sem ter que trocar pelas melhores rodas livre manuais, pois apesar disso acho que para o uso leve que faço uma roda livre automática atende bem.

Grato,

arlei_vitara
28/10/2006, 18:57
Júlio,

Pra desmontar as RL é fácil, levanta o carro, retira a roda. Solta os parafusos "allen" que prendem as RL no cubo, não lembro mas parece que são seis, ou cinco......não importa.
Ah, antes de desmontar um macete é fazer uma marca entre a RL e o cubo para remontar na mesma posição, somente para facilitar. Retirados os parafusos allen é só puxar elas na boa, devagar, que elas devem sair. Daí limpa internamente, retira a graxa velha, coloca graxa nova e remonta. Não tem nenhuma trava, mola ou outra coisa que vá "saltar" e vc. não vai conseguir montar depois.........
Depois é só abrir uma latinha de Skol bem gelada..........

Boa sorte e bom trabalho,

JoaoAlberto
29/10/2006, 11:51
Me deu até vontade de mexer nas minhas só penssando em execultar a ultima tarefa, he he he...

jarrao
06/11/2006, 01:08
Tambem me deu vontade, mas qdo "mexi" na minhas tive que tomar umas 5 skois...
As rodas automáticas do meu Vitara acontecia + - isso só de um lado mas só qdo engatado o 4x4 e sem forçar fazia um treck-treck-treck e qdo forçado tracionando n fazia mais, e quando forçado demais eu sentia que escapava.
Então retirei os dois lados e comparando as peças ambas estavam iguais sem desgaste, e a única coisa que fiz foi dar mais uma esticada na mola, que parece ter sido a solução, porque o treck-treck parou e tudo esta normal.

vistem www.jeepclubeitajai.com.br