Ver Versão Completa : Agora o motor foi de vez!!
Vinicius_4x4
28/10/2006, 12:11
E daí gurizada!!
Acho que chegou a hora do motor do Frank descansar no ferro velho :mrgreen:. Caso alguém não conheça o motorzinho ainda, trata-se do 250 S (motor opala 6 cilindro com tucho mecânico).
Tudo começou no meio da trilha de Osório. Ele tava bem forte, até que do nada, no meio de um atoleiro senti a perda de força e vi que ele começou a falhar. Fui ver a bobina e ela tava bem quente, troquei ela pela reserva mas não mudou em nada no comportamento do motor - acho que não era isto. Depois de sair do atoleiro decidi ir embora. Após uns 15 km andando com o motor todo ranhento :-D, ele deu uma equilibrada nos ânimos e começou a andar normal de novo, consegui chegar em casa. No outro dia fui ligar ele e já tava tudo ruim de novo - sem força nenhuma. Trouxe pra NH e vou começar a fuçar nele. Pretendo fazer eu mesmo as coisas, vamos ver no que vai dar :twisted: !!
Bom vou falar primeiro dos sintomas que reparei hoje pela manhã quando fui dar uma fuçada nele:
- Fumando mais que o cara da propaganda da Marlboro, fumaça azulada e densa;
- Ainda tem o fato de quando dá uma acelerada mais forte (pouca coisa que não tive coragem de ir até o fundo) dá um estouro ao liberar o acelerador - aquele POFF :mrgreen:;
- Tirei um cabo de vela por vez e não mudou nada no comportamento do motor (perda de potência);
- O motor tah com a lenta oscilando pra caramba - não sei nem se pode dizer que tem lenta :pensativo:;
- O carburador tah todo preto por dentro, e por fora também tah preteado e um pouco avermelhado :confused:;
- Perdeu força pra caramba, no início tava até reduzindo pra estacionar ele, hoje não precisou;
Um detalhe importante, o motor está (ou tava né!) com o embolo do 4 cilindro - ou seja não tem mais retífica pra ele - ou tem?! Eu acredito que não dê para continuar usando os embolos com sobremedida do 4 cilindro :pensativo:. E também não sei se não sairia mais caro que comprar um outro motor.
Bom minha idéia inicial é:
Comprar um novo motor, dos mais modernos (cinza). Retirar o tucho hidráulico, colocar o tucho mecânico do meu. E substituir o comando, que eu não sei qual é que tem no meu motor atualmente, mas sei que é um comando mais bravo, e colocar no novo motor.
Ainda não abri o motor porque quero ter o outro em mãos, ou pelo menos a grana pra ele e o motor em vista já.
Antes disto eu criei um tópico para o problema que estava enfrentando com o nome de: Jeep soltando fumaça azul, mas não perdeu força!
O link segue abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18123&highlight=tucho+mec%E2nico
Grande abraço rapaziada!! E como sempre palpites são sempre bem vindos :concordo: !!
leopoldo
28/10/2006, 18:47
já limpou e verificou o distribuidor ?
lucasnassif_offroader4x4
28/10/2006, 18:51
E daí gurizada!!
Acho que chegou a hora do motor do Frank descansar no ferro velho :mrgreen:. Caso alguém não conheça o motorzinho ainda, trata-se do 250 S (motor opala 6 cilindro com tucho mecânico).
Tudo começou no meio da trilha de Osório. Ele tava bem forte, até que do nada, no meio de um atoleiro senti a perda de força e vi que ele começou a falhar. Fui ver a bobina e ela tava bem quente, troquei ela pela reserva mas não mudou em nada no comportamento do motor - acho que não era isto. Depois de sair do atoleiro decidi ir embora. Após uns 15 km andando com o motor todo ranhento :-D, ele deu uma equilibrada nos ânimos e começou a andar normal de novo, consegui chegar em casa. No outro dia fui ligar ele e já tava tudo ruim de novo - sem força nenhuma. Trouxe pra NH e vou começar a fuçar nele. Pretendo fazer eu mesmo as coisas, vamos ver no que vai dar :twisted: !!
Bom vou falar primeiro dos sintomas que reparei hoje pela manhã quando fui dar uma fuçada nele:
- Fumando mais que o cara da propaganda da Marlboro, fumaça azulada e densa;
- Ainda tem o fato de quando dá uma acelerada mais forte (pouca coisa que não tive coragem de ir até o fundo) dá um estouro ao liberar o acelerador - aquele POFF :mrgreen:;
- Tirei um cabo de vela por vez e não mudou nada no comportamento do motor (perda de potência);
- O motor tah com a lenta oscilando pra caramba - não sei nem se pode dizer que tem lenta :pensativo:;
- O carburador tah todo preto por dentro, e por fora também tah preteado e um pouco avermelhado :confused:;
- Perdeu força pra caramba, no início tava até reduzindo pra estacionar ele, hoje não precisou;
Um detalhe importante, o motor está (ou tava né!) com o embolo do 4 cilindro - ou seja não tem mais retífica pra ele - ou tem?! Eu acredito que não dê para continuar usando os embolos com sobremedida do 4 cilindro :pensativo:. E também não sei se não sairia mais caro que comprar um outro motor.
Bom minha idéia inicial é:
Comprar um novo motor, dos mais modernos (cinza). Retirar o tucho hidráulico, colocar o tucho mecânico do meu. E substituir o comando, que eu não sei qual é que tem no meu motor atualmente, mas sei que é um comando mais bravo, e colocar no novo motor.
Ainda não abri o motor porque quero ter o outro em mãos, ou pelo menos a grana pra ele e o motor em vista já.
Antes disto eu criei um tópico para o problema que estava enfrentando com o nome de: Jeep soltando fumaça azul, mas não perdeu força!
O link segue abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18123&highlight=tucho+mec%E2nico
Grande abraço rapaziada!! E como sempre palpites são sempre bem vindos :concordo: !!
Vinicius,
pode conferir as velas! Estão bem sujas!
Fiz uma trilha com o meu hj e ele tava indo bem, até numa subida que exigiu força e ele perdeu mta força!! Ficou ratiando mto!! O meu jeep tava com o msm problema de um cara lá tbm, e o problema era que tava passando um pokinho de óleo (as vezes vc não consegue ver o oleo na vela, pois é pouca coisa) mas é pouca coisa que faz a vela parar de funcionar!! E era o anel de segmento ruim!! O seu pode estar com o msm problema ou parecido!
O meu tbm ficava ratiando mto QUANDO TAVA FRIOOO!! Eu tava na trilha e ele rateou e resolvi ir embora! Peguei 150km de estrada com um amigo meu e de lá até aki em casa o jeep ficou normal!!
Ele fica ruim quando tá frio! Qdo esquenta, fica normal!!
Abss
Vinicius_4x4
28/10/2006, 21:56
já limpou e verificou o distribuidor ?
Não! Mas no caso de ele estar um pouco sujo daria uma fumaceira azulada saindo do escapamento?! :pensativo: Pergunto isto porque não sei mesmo :-D, mas vou olhar este detalhe :concordo:. Preciso desmontar rotor e a parte interna toda do distribuidor? Como é que eu faço esta inspeção?
Lucas,
Pois é, as velas são novas. Eu tinha antes outras que estavam bem sujas de óleo. Troquei, e na primeira trilha deu este problema. Este anel de segmento fica no embolo né? Qual deles que é? Pelo o que pude ver no manual da GM são 5 anéis ao todo né?! Terei que abrir em cima e embaixo para trocar este anel, ou só por baixo consigo tirar o embolo?
Bom vou ver se não consigo de novo o manômetro para ver se a pressão diminuiu dentro dos cilindros.
Valeu pela ajuda!! :concordo: Grande abraço!
Caro Vinicius_4x4!
Não deixei de observar o tópico e, sobre o motor de seu Jeep, mesmo estando na ultima retífica do pistão, tem como vc retificá-lo, usando os mesmos pistões.
É só vc encamisar o bloca, tipo motor a diesel.
Em 1989, tinha um chevette, após fundi-lo, encamisei ele, usando os pistões STD, colocando anéis novos.
No mesmo ano, tinha um Jeep com motor de maverick 6cc, e apareceu um problema no 5º e 6º cilindro, o que fiz foi encamisar os dois cilindros, utilizando os mesmos pistões.
O que tem que ser observado é se n ão há riscos verticais no pistão - riscos profundos.
Encamisando o motor, a durabilidae do mesmo se torna maior, penso eu que é devido ao material usado.
Outro ponto a favor, é que se torna mais em conta do que comprar pistões novos, ou outro motor.
é um processo que pode ser feito em qualquer motor, sendo que nos à diesel é o procedimento adotado, onde retira-se a camisa usada e coloca uma nova, já vem no kit.
Analiser esta hipotese, o custo vai reduzir bastante.
Abraços.
Kim.
Kim, como fica o Maveco 6 bocas no CJ? Vale a pena?
Abração,
Caros amigos!
Na mensagem anterior póstada por mim, digo analise, e não analiser, acontece que não consegui editar.
Bem, o motor do maveco 6cc, estéticamente e parecido com o bf 161, porem as diferenças internas são grandes.
O virabrequim tem a "volta" maior, as bielas são menores, basicamente é a diferença do chevete 1.6 para o 1.6s. O curso do pistão é maior.
A configuração que usava é a seguinte:
Motor maveco 6cc;
Cambio f100 4m;
t-case willys;
Relação 11x47.
O Jeep éra mais urbano, andava pra cac676, e econômico, pois tinha uma relação boa, bem dosada; Quanto a força, sempre que precisava, usava a reduzida, que já era com rolamento cônico.
Tenho saudades dele, foi o meu primeiro, "fiz" ele inteiro.
A legenda da foto está como 2º, mais este foi o 1º.
Cara o que posso te dizer que ficou muito bom.
Mais hoje se fizesse de novo, partiria para o motor GM, pois encontra-se as peças mais fácil.
Abraços.
Kim.
Caro Kim, falou e disse.
Eu tô pensando na possibilidade de trocar o meu Georgia por algum outro e quero ver onde vai parar a equação custo-benefício. Pensei no Opala mesmo, mas não estou descartando nenhuma hipótese.
Brigado, abração e bom finds.
Caro PRK-JEEP!
O que tem que observar, é seu bolso.
No Jipe que tenho hoje, retirei o 4cc GM e coloquei o 6cc GM.
Não estou prezando a economia, pois abasteço em uma usina de álcool, com "preço" baixiinnho.
Se não houvesse essa possibilidade, estaria ainda no 4cc.
Tem que usa o AP, o da S-10/omega e assim por diante.
Examine seu caso, a utilização do seu veículo e, depois decida.
Se precisar, estou a disposição.
Abraços.
Kim.
Vinicius_4x4
30/10/2006, 07:51
Valeu Kim!!
Vou verificar esta possibilidade, mas terei de observar uma possível troca no virabrequim do meu motor. Já tive problemas de vibração com ele antes, quando estava usando a polia do opala 4 cilindro, e não sei se passaria por um teste de trincas.
Vou comprar um jogo de juntas na semana e ver se desmonto o motor na quinta feira (feriado) para ver como estão os cilindros.
[]´s se preparando para a função!!
Vinicius,
Não esquece de verificar as válvulas também, pode ser que algumas estejam presas.
[s] e bom trabalho,
Vinícius
Este motor tem um problema com a engrenagem do comando... aquela que conecta o comando ao virabrequim...pode ser que seja isso...
As vezes quebra um ou dois dentes e ela sai do ponto, deixando o motor fraco, fazendo voltar a explosão pela admissão e fazendo o barulho que vc mencionou...
No 4 cil o motor pára na hora, no 6 ainda vai mais um pouco pq é muita força e sempre tem algum cilindro funcionando mesmo que parcialmente.
A cada acelerada ela sai mais do ponto até que detona todos os dentes da engrenagem e para ou arrebenta alguma válvula contra um pistão.
Pra ver se é isso é fácil, basta verificar o ponto da distribuição, se estiver fora de ponto já é 50% de chance...
Pra comprovar mesmo, basta soltar a polia do virabrequim e tirar a tampa do comando, com uma chave 7/16 se não me engano.
Boa sorte
[]´s
Caro Vinicius_4x4!
O problema de vibração é relacionado ao volante da embreagem.
Quando isso acontece, tem que mandar balancear o conjunto, como pretende "abrir" o motor, após retificar o virabrequim, mande montar o volante nele e providencie o balanceamento.
Sei que na minha cidade, quem executa esse serviço é uma empresa que balanceia cardã automotivo.
Fica show, sem qualquer vibração.
Essa usanina que tem, merece ser bem cuidada, pois a cavalaria que tem, com a simplicidade de manutenção, merece cuidados.
Tenho o 4.1"S", mais o 250"S" tem melhor desempenho.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Abraços.
Kim.
lucasnassif_offroader4x4
30/10/2006, 20:07
Vinicius,
O meu tbm ficava ratiando mto QUANDO TAVA FRIOOO!! Eu tava na trilha e ele rateou e resolvi ir embora! Peguei 150km de estrada com um amigo meu e de lá até aki em casa o jeep ficou normal!!
Ele fica ruim quando tá frio! Qdo esquenta, fica normal!!
Abss
Pessoal, ontem fui abrir o filtro de ar dele e que decepçãooooooo!! O filtro tava com oleo no nivel certo, mas caiu uns fiapos tipo um fio de cabelo do elemento filtrante pra panela onde fica o oleooo!! Até aí ta normal, maas quando olhei pra dentro do buraaaaa..........................LOTADOOO!! aí eu imaginei que podia ser isso que tava fudenu o motor e com um alicate eu fui pegando os fiapos dentro do bura até que ficou limpo de novo! Liguei o jeep e ele ta normal!! Hj andei com ele uns 70 km na estrada e ele foi blzzz!! Já to providenciando um filtro de ar seco pra ele!!
Vcs acham que pode ser os fiapos que tavam fazendo o jeep engasgar??
Abss
Caro lucasnassif_offroader4x4!
Se o bura estava como descreveu, isso é de muita relevância, pois estando estagnado, o motor "pucha óleo" e perde potência.
Os elementros filtrantes de óleo são bons, mais necessitam de cuidados dobrados, principalmente quanto ao nível do óleo.
O que ocorreu, é que a fibra do elemento filtrante deve ter saturado e começou a ser "sugada" pelo bura.
O importante é que tenha ficado bom e, desaparecido os sintomas maléficos da sua viatura.
Providencie o elemento de ar seco e, seja feliz com sua tropa.
Abraços.
Kim.
lucasnassif_offroader4x4
30/10/2006, 21:24
Caro lucasnassif_offroader4x4!
Se o bura estava como descreveu, isso é de muita relevância, pois estando estagnado, o motor "pucha óleo" e perde potência.
Os elementros filtrantes de óleo são bons, mais necessitam de cuidados dobrados, principalmente quanto ao nível do óleo.
O que ocorreu, é que a fibra do elemento filtrante deve ter saturado e começou a ser "sugada" pelo bura.
O importante é que tenha ficado bom e, desaparecido os sintomas maléficos da sua viatura.
Providencie o elemento de ar seco e, seja feliz com sua tropa.
Abraços.
Kim.
Kim,
acho q pode ser akilo msm pq eu limpei e andei uns 70 km hj com ele e ele foi normal!!!
O jeep ta na oficina pra trocar os jumelos, rolamentos, carda etc e depois que ele saí de lá eu vo aki perto da minha casa e vo meter bronca nele...subir tudo que é tipo de barranco, pra eu ver o limite do carro (outra pessoa vai tá com uma s10 4x4 atras pra prevenir)
Vou fazer outros testes e depois posto aki...
Abss
Caro lucasnassif_offroader4x4!
Espero que o problema do Cacão tenha sido resolvido com a limpesa do bura, pois assimseu bolso não fica tão fundo.
Depois posta para nós o resultado.
Abraços.
Kim.
lucasnassif_offroader4x4
31/10/2006, 18:20
Caro lucasnassif_offroader4x4!
Espero que o problema do Cacão tenha sido resolvido com a limpesa do bura, pois assimseu bolso não fica tão fundo.
Depois posta para nós o resultado.
Abraços.
Kim.
Kim ,
axo que o zezeca tá bom de novo!
Abss
Vinicius_4x4
11/11/2006, 12:24
E daí gurizada!! Demorei, por que o tempo tah curto e ainda na quinta passada (feriado) me levaram as ferramentas embora daqui de casa :putz:.
Mas hoje eu estou fuçando no motorzinho e vou postar o que reparei até agora :concordo: e ilustrar para que me tirem as dúvidas :mrgreen:.
É o seguinte, de posse de um manual de um curso para o motor opala (retirado aqui do fórum) observei a seguinte frase - "As varetas e os tuchos jamais deverão ser trocados de posição" - portanto deixei as varetas + balancins + porcas em ordem de retirada :mrgreen:, por precaução!!
Bom desmontando observei folga nos "defletores de óleo das varetas impulsoras admissão e escape" de algumas das válvulas. E também uma pequena abertura no que eu acredito ser as "chavetas das varetas impulsoras admissão e escape".
Bom, para melhor visualização, vejam as fotos :concordo:!!
Foto 01 - As varetas + balancins + porcas colocados enfileirados!
Foto 02 - Detalhe do conjunto das válvulas, aí que tenho dúvidas até o momento.
Foto 03 - Detalhe da localização das válvulas e demais componentes - para aqueles que estão mais perdidos que eu .. huahuaha
Valeu gurizada!! Sabem que qualquer ajuda é de grande valia para mim, já que não sou grande conhecedor do assunto mas estou bem interessado em conhecer :-D!!
Vinicius_4x4
11/11/2006, 12:52
Galera .. corrigindo mais um detalhe!!
Onde se lê "defletores de óleo das varetas impulsoras admissão e escape", o correto é defletor da própria válvula mesmo.
Mais informações que consegui sobre a folga constatada no defletor. Causas:
- Possível cansaço das nolas;
- Ou até mesmo o desgaste das peças.
Terei que medir a altura das molas após desmontar o cabeçote!!
Edit
Corrigindo uma asneira que falei lá na segunda foto!! Aquela peça que digo haver espaçamento diferenciado entre uma válvula e outra é uma arruela trava que segura a haste da válvula. Pelo o que pude observar agora .. existem duas inclusive.
Valeu!! Vivendo, mexendo e apredendo!!
Caro Vinicius_4x4!
Como diria Jack Estripador: (ele estripava, não estuprava)... "vamos em partes".
Bem, vc agiu corretamente, pois com o tempo, as hastes criam "calosidade" e cada uma tem o seu conjunto certo para encaixar. Se montar de forma equívoca, o que ocorrerá, será que depois de regulado e funcionar, os ajustes mudarão, podendo travar ou ficar com muita folga.
Sobre o espaçamento da segunda foto, aquelas folgas são em relação às travas da mola da vávula, são duas, e os espaços são entre as mesmas.
Se segurar a vávula, e apertar aquela arruela envolta dos "espaços", soltará as travinhas e desmontará todo o conjunto.
Aquela folga lateral é normal, o que ocorre com o tempo, não é cansaço da mola, mais sim o desgaste da sede de valvula, ocasionando também a perda de compressão.
Se o seu motor for tucho hidraulico, para montar as varetas e regular as valvulas é da seguinta forma:
Após a montagem da vareta, vá apertando o balancim e girando a vareta com a mão, quando a mesma girar firme, sem subir e descer, aperte exatamente 1/4 de volta;
Para facilitar seu serviço:
Coloque o motor no ponto 0, sendo o 1º cilindro no ponto de ignição (observe o rotor, terá que estar no 1º cilindro)-PMI;
Regule então a 1º, 2º, 3º, 5º, 7º e 9º vávula, que são doze.
Depois de uma volta completa no virabrequim, o rotor ficará do lado opsto, pois girará somente 1/2 volta. PMS:
Regule então a 4º, 6º, 8º, 10º, 11º e 12º valvula, para simplificar 1º, 2º, 3º, 5º, 7º e 9º vávula de trás para frente.
Se o motor for tucho mecânico, a ordem das vávulas são as mesmas, porem precisará de um cálibre, sendo que terá que calibrar as de admissão com 20mm e 30 mm as de escape.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Abraços.
Kim.
Vinicius_4x4
11/11/2006, 16:01
Valeu pela ajuda Kim!! :concordo: O meu tucho é mecânico e para saber qual das válvulas era a de admissão e qual era a de escape pedi uma ajuda para o Alessandro e eis o resultado (da frente para trás - ou 1º cilindro ao 6º):
01 - escape - 1º cilindro
02 - admissão - 1º cilindro
03 - admissão - 2º cilindro
04 - escape - 2º cilindro
05 - escape - 3º cilindro
06 - admissão - 3º cilindro
07 - admissão - 4º cilindro
08 - escape - 4º cilindro
09 - escape - 5º cilindro
10 - admissão - 5º cilindro
11 - admissão - 6º cilindro
12 - escape - 6º cilindro
No momento estou com problemas para tirar os parafusos 3/4 que prendem o cabeçote. Só tenho soquete 19 mm e ele não tah afirmando bem certinho, e ainda tem o fato de que o parafuso está muuito apertado - já tentei até utilizar uma alavanca maior mas não funfou. Acho que vou ter que comprar um caximbo 3/4 e um cano para fazer uma alavanca. Alguém tem outra solução para tirar este parafuso. Ele está muito firme mesmo, já entortei até um parafuso de aço para fazer alavanca :mrgreen:.
Já tirei o escapamento do local e o que pude observar é que as saídas (escape) estão lavadas de óleo :shock:, acho que isto não é muito bom sinal :mrgreen:. A compressão eu não medi nesse momento, mas antes (quando o motor ainda tinha força, à umas duas trilhas atrás) estava com 6,5 - sendo que o esperado seria entre 8,5 e 10 :pensativo:.
[]´s
Caro Vinicius_4x4!
Bem, se esta com a saída do escape com óleo, isto é um péssimo sinal.
Para retirar o parafus do cabeçote, é duro mesmo, tem que usar um pito bom (gedore) e alavanca, se não, não sai mesmo. Tem que usar o "muquímetro" para soltar.
Se o motor não estiver batendo a parte de baixo, talves somente uma troca de anel fique bom.
No começo da década de 90, minha mãe tinha um chevette que começou a "fumar", mais a parte de baixo estava boa, então meu pai, na época, mandou trocar somente os anéis, e acampanhei o serviço para aprender.
O mecânico comprou os anéis com uma medida maior, e então foi colocando um a uma na camisa, media o tanto que transpassava uma ponta da outra e então esmerilhava para que as mesmas ficassem encontradas, finalizando com uma lima.
Cada anel no seu cilindro, pois ficava sobre medida.
O pistão não batia saia, então pode aproveitar os mesmos sem problema. (barter saia - folga excessiva entre pistão e camisa).
O motor do cheva rodou mais uns par de km sem problema de queima de óleo.
Bem por enquanto é só.
Abraços.
Kim.
Vinicius_4x4
15/11/2006, 19:00
E daí gurizada!! Finalmente consegui acabar de abrir o motor. E pelo visto as coisas não tão muito tri. Vou ter que fazer um orçamento para ver a retífica ou cotar preço de um motor novo.
Bom, o que reparei foi o seguinte:
- Há folga do embolo dentro do cilindro. Eu mexo ele no sentido horizontal (olhando de frente para o motor) e o embolo dá uma mexida, coisa pouca mas acho que é considerável - isto para todos os cilindros;
- Acho que terei que verificar/retificar algumas válvulas;
Bom amanhã vai vir um amigo meu que é meca e vai dar a sua opinião também :mrgreen:. Quanto mais curiosos melhor :twisted: !!
Vejam as fotos!!
Ah, ia esquecendo! Sobre o embolo, este embolo era do opala à álcool?! Aquele que o pessoal chama de "bolhado"?! Outra coisa, procurando a medida do embolo escrita nele encontrei só uma numeração escrita 3, aí em baixo um símbolo e depois outro número 711.
Também tem aquele chanfrado em cima do embolo que aponta pra frente!! Não sabia que tinha isto :-D!
Comentarios das fotos:
:arrow: Fotos 01/02/03 - Bloco do motor + cilindros + embolos - vejam quanta sujeira tem no primeiro cilindro :) - é o mais sujo de todos, os outros só tem óleo úmido por cima mesmo.
:arrow: Foto 04 - Detalhe do embolo, pena que a marcação que falei é tão fraca que não dá para ver na foto.
:arrow: Foto 05 - Vista das válvulas por baixo do cabeçote.
Era isto por hora!! Grande abraço!! :concordo:.
Vinicius_4x4
15/11/2006, 19:02
Faltou uma foto. Esta é como um zoom das válvulas.
A da esquerda é do 1º cilindro, e a da direita é do segundo!! :mrgreen: Olha a sujerama no cabeçote também.
Valeu!!
Caro Vinicius_4x4!
O pistão em questão é do motor a gasolina, onde há uma cava para diminuir a compressão.
Existe também o pistão plano em alguns motores e, o pistão com uma bolha para cima para aumentar a taxa do motor.
Se for passar o motor à álcool, tem que colocar esse ultimo.
Bem, no seu caso, terá que fazer a retífica do bloco sem dúvida.
Eu te aconselho a encamisar o bloco, onde ficará com os pistões, colocando anéis novos, pois o custo será menor.
De mais, olhe a folga dos casquilhos (mancais) e retifique as sedes de válvulas.
Por enquanto é só.
Abraços.
Kim.
Vinicius_4x4
16/11/2006, 21:49
Sobre o espaçamento da segunda foto, aquelas folgas são em relação às travas da mola da vávula, são duas, e os espaços são entre as mesmas.
Se segurar a vávula, e apertar aquela arruela envolta dos "espaços", soltará as travinhas e desmontará todo o conjunto.
Olha eu aqui de novo :mrgreen:.
Não tive tempo de o preço de retífica hoje durante o dia, mas tive tempo pra começar a limpeza do cabeçote (para o caso de eu retificar o motor já tah feito).
Bom, tentei desmontar uma das válvulas por aquela trava só que não consegui. Existe algum alicate especial para se tirar?! :pensativo: O meu ficava escapando porque a trava fica muito pra dentro daquela chapa.
Outra dúvida: se eu apertasse a mola para baixo a válvula deveria descer? Pergunto isto porque tentei fazer isto mas nenhuma delas nem se moveu :pensativo:.
Como eu vejo se a válvula está empenada? Tem uma que me parece meio estranha .. acho que está empenada!! Tava afim de desmontar esta para poder analisar melhor! Dá para ver à olho o empenamento ou tem que fazer algum teste especial?
OBS.: Os outros detalhes que o pessoal tinha falado como possível causa da perda de potência no motor (engrenagem do comando quebrada, distribuidor sujo, etc.) eu olhei também mas estava tudo aparentemente OK!! :concordo:.
[]´s pensando em uma retífica bem boa ao invés de comprar outro motor usado .. falta ver a grana .. sempre ela :putz: :twisted: !!
Caro Vinicius_4x4!
A notícia que tenho pra te comunicar, é que existe uma ferramenta para retirar as travas da válvula, só vendo, pois explicar é complicado, tem uma lavanca, umas regulagens, uma fixação para o cabeçote.
Para saber se estão empenadas, tem o teste do vidro: após desmontada, coloque encima de um vidro, impulsione e deixe rodar observando-a, ou leve em uma oficina retificadora.
Faça a cotação do preço dos pistões/êmbolo e, do preço das camisas, ambos devidamente cololcados, pois na minha região é mais zbarato encamisar do que retificar.
No próximo ano, vou começar um projeto, onde colocarei um comando com maior ângulo de abertura, pistões do opala 4cc e outras coisas mais. O pessoal do forum comentou que passará para uns 4.6cc ou mais.
Boa sorte na sua empreitada.
Abraços.
Kim.
Vinicius_4x4
17/11/2006, 07:39
No próximo ano, vou começar um projeto, onde colocarei um comando com maior ângulo de abertura, pistões do opala 4cc e outras coisas mais. O pessoal do forum comentou que passará para uns 4.6cc ou mais.
Baah!! O que era bom vai ficar melhor ainda :mrgreen:.
O meu motor, pelo o que o cara que montou ele falou, tem os pistões do opala 4 cc e também um outro comando (este eu não sei ainda qual é, mas vou descobrir agora nesta empreitada :-D). Tem também o cabeçote rebaixado, que inclusive fui avisado que se for o caso de ter de aplainar o cabeçote terei de usar duas juntas no cabeçote.
[]´s
Fala Vinicius_4x4!
Se você for manter o modelo de pistão do seu motor, não há necessidade de colocar duas juntas, por mais que esteje rebaixado o cabeçote.
Esse procedimento ocorre quando se passa um motor de álcool para gasolina, onde destaxa o motor.
Se vc tem a possibilidade de acesso a um comando, sugiro que vá fundo, pois tive um opala com o comando 298º, literalmente éra um canhão.
Pretendo colocar um mais "manso".
Olhe na página do clube do opala http://www.opala.com/index.php, lá tem algumas medidas.
Abraços.
Kim.
Vinicius_4x4
17/11/2006, 15:26
Gurizada!! O custo é alto mesmo :shock:. Fui na retificadora mais conceituada (pelo menos a mais conhecida) daqui de Novo Hamburgo pegar preço. Olha o que eu achei:
Mão de obra:
Banho térmico - R$ 45,00
Retificar virabrequim - R$ 60,00
Retificar cilindros - R$ 90,00
Embuchar bielas ou motor - R$ 66,00
Embuchar comando - R$ 45,00
Aplainar cabeçote - R$ 45,00 (não sei se vai ser necessário mas ...)
Retificar alojamento de biela - R$ 60,00
Retificar alojamento dos mancais - R$ 70,00
Encamisar - R$ 370,00Materiais:
Pistões - R$ 420,00
Anéis - R$ 176,00
Bronzinas biela - R$ 55,00
Bronzinas mancal - R$ 96,00
Jogo de juntas - R$ 84,00
Retentor do virabrequim dianteiro - R$ 18,00 (se for o que tô pensando não precisa pois troquei quando troquei a polia)
Selos e tampões - R$ 40,00O que que vocês acham?
Será que pelo menos os materiais eu não consigo por menos? Quais seriama as marcas de materiais boas para se colocar no motor?
Sei que ainda além destas peças terei que trocar a bomba de óleo, já que é interna se aproveita nestas horas para substituição :-D.
A montagem do motor ficaria por minha conta.
Tava especulando e acredito encontrar um motor em bom estado por R$ 800,00 e estou meio em dúvida de qual opção escolher. Ter um motor bom ou um "zero" por diferença de R$ 700,00 !! :pensativo: Sendo que ainda se comprar outro motor terei que fazer algo com a numeração do novo motor pois não passo de jeito nenhum numa vistoria do detran :twisted:.
[]´s
Vinicius
Manda uma MP pro Elmer... Retífica é o negócio dele... Aacho que ele pode te dar umas boas dicas...
Quem sabe vc manda o motor pra lá... :)
Eu por 700 a mais fazia o motor... mas aproveitava pra mexer no cabeçote...
[]´s
Vinicius_4x4
17/11/2006, 16:21
Eu por 700 a mais fazia o motor... mas aproveitava pra mexer no cabeçote...
Pois é! Também estou com esta idéia, apesar de ser mais caro, parece ser a melhor opção. Ainda mais que pode ser pago em 3 x.
Mexer no cabeçote seria verificar/retificar as folgas nas válvulas né?! Tem também a possibilidade do cabeçote necessitar de uma "aplainada", fora isto .. há algo mais para ser visto no cabeçote?
[]´s
Vinicius_4x4
17/11/2006, 16:24
Vinicius
Manda uma MP pro Elmer... Retífica é o negócio dele... Aacho que ele pode te dar umas boas dicas...
Quem sabe vc manda o motor pra lá... :)
Só se for fazer o motor em abril :mrgreen:, o meu irmão está com a idéia de ir praquelas banda para trabalhar com vôo agrícola .. coisa de maluco :twisted:, mas pelo visto é vicio como o jipe!!
[]´s :concordo:
Vinicius_4x4
17/11/2006, 18:40
Me lembrei dum detalhe!!
Há uns 2 ou 3 mês atrás um amigo meu me ofereceu o jogo de pistões para o opala 6 cilindro para competição. Segundo ele estes embolos não possuem anéis. Alguém já viu isto?! Ele me pediu 400 reais no conjunto.
O cara faz uns motores para arrancada e é metido nesse tipo de coisa.
Será que eu poderia utilizá-los?! Acho que vou entrar em contato com ele de novo!!
Valeu!!
Vinícius,
Minha opinião: retífica ao invés de outro motor.
Ir atrás de outro motor além de mais trabalhoso é sempre uma incógnita. Não dá pra saber o real estado dele. Às vezes está bom, mas passa uns dois meses os problemas aparecem, dai você resolve abrir e vê que está pior que o seu. Se você retificar o seu terá certeza que ficará zero-bala, e o motor retificado roda por mais uns 200.000 Km se bem cuidado.
Eu faria isso.
[s] palpitados,
Elmer_Jeep
18/11/2006, 12:27
Gurizada!! O custo é alto mesmo :shock:. Fui na retificadora mais conceituada (pelo menos a mais conhecida) daqui de Novo Hamburgo pegar preço. Olha o que eu achei:
Mão de obra:
Banho térmico - R$ 45,00
Retificar virabrequim - R$ 60,00
Retificar cilindros - R$ 90,00
Embuchar bielas ou motor - R$ 66,00
Embuchar comando - R$ 45,00
Aplainar cabeçote - R$ 45,00 (não sei se vai ser necessário mas ...)
Retificar alojamento de biela - R$ 60,00
Retificar alojamento dos mancais - R$ 70,00
Encamisar - R$ 370,00Veja os preços aqui:
Retificar Virabrequim: 120,00
Retificar cilindros: 150,00
Embuchar comando: 40,00 + Jg buchas de comando: 75,00 = 115,00
Aplainar cabeçote: 85,00
Retificar alojamento de biela: 18,00 cada biela
Retificar alojamento dos mancais: 120,00
Encamisar: 195,00 + Jg camisas: 180,00 = 375,00
Materiais:
Pistões - R$ 420,00
Anéis - R$ 176,00
Bronzinas biela - R$ 55,00
Bronzinas mancal - R$ 96,00
Jogo de juntas - R$ 84,00
Retentor do virabrequim dianteiro - R$ 18,00 (se for o que tô pensando não precisa pois troquei quando troquei a polia)
Selos e tampões - R$ 40,00Pistões: 399,00
Anéis: 150,00
B. Biela: 47,00
B. Mancal: 86,00
Jg Juntas: 79,00
Retentor dianteiro: 15,00
Selos p/ bloco e cabeçote: 2 reais cada.
O que que vocês acham?
Verifica direito os preços que te cobraram pra não ter surpresa depois, aqui esses valores de retífica agente cobra no motor 4 cilindros.
Outras considerações:
1 - Banho térmico ??
2 - motor GM não tem bucha na biela, a retífica tá vacilando ou estão querendo ganhar dimdim seu. :putz:
3 - Cobraram o embuchamento do comando, as buchas estão incluídas nesse preço? Veja que eu informei o preço do serviço junto com o valor da peça. Mesma dúvida quanto ao preço do Encamisamento.
4 - Estão cobrando ou apenas informando os preços de Retífica dos cilindros e Encamisamento dos cilindros? O correto é que um serviço substitui o outro! E a recomendação que faço é que vc mande retificar pra 050, ou 1,00mm é bem melhor do que encamisar. :concordo:
Será que pelo menos os materiais eu não consigo por menos? Quais seriama as marcas de materiais boas para se colocar no motor?
Pesquisa melhor que vc encontra mais barato, as melhores marcas são MAHLE/METAL LEVE, KS, FEDERAL MOGUL.
Considerações sobre as peças:
1 - Compre bomba de óleo e bomba dágua novas;
2 - Troque o retentor dianteiro, retentores são descartáveis;
3 - Quer mais potencia no seu motor? Compre dois jogos de pistões do motor GM151(4 cilindros) a referencia padrão é P-1109. O motor vai pra 4.4 (aproximadamente) por menos que o valor dos pistões originais do 6 cilindros, plug and play é só mandar a retífica reabrir os cilindros pra medida 101,6mm (GM151 STD) e prensar os pistões nas bielas, veja só:
Pistões 151: R$180
Anéis 151: R$ 90
X2 Jg = R$540,00
Agora se quiser manter os originais do GM250 existem 3 modelos à gasolina:
P1107: taxa 7,5:1
P1094: taxa 8,0:1
P1015: taxa 9,0:1
Sei que ainda além destas peças terei que trocar a bomba de óleo, já que é interna se aproveita nestas horas para substituição :-D.
Todo motor que é recondicionado deve ter sua bomba de óleo substituída, procure a bomba da marca ANROI modelo CORPO DE FERRO, existe no mercado um modelo em alumínio que é bem mais barata...e frágil. :roll:
A montagem do motor ficaria por minha conta.
Cuidado pra não comprometer todo o gasto com retífica e peças.
Pelo que vi no tópico vc não tem experiencia com montagem de motores, aí é onde o barato sai caro porque qualquer vacilo que vc cometer pode prejudicar seu motor.
Tava especulando e acredito encontrar um motor em bom estado por R$ 800,00 e estou meio em dúvida de qual opção escolher. Ter um motor bom ou um "zero" por diferença de R$ 700,00 !! :pensativo: Sendo que ainda se comprar outro motor terei que fazer algo com a numeração do novo motor pois não passo de jeito nenhum numa vistoria do detran :twisted:.
[]´s
Sobre esse assunto o Marcelo já falou aí no post acima, também acho q não vale a pena, seu motor está aberto vc sabe o que tem de bom e de ruim, vc sabe como vai ficar. Um motor usado e fechado é uma caixinha de surpresas.
Qualquer dúvida to na área
[]'s
Vinicius,
Tudo isso que vc tá passando agora eu acabei de passar...
Meu CJ bateu o motor em março, é um 94 com tuchos mecânicos.
Daí resolvi comprar um usado, por ser mais barato e mais rápido de ter o jipe rodando de novo.
Me arrependi.
O motor tava bom, mas o cara acabou não conseguindo o documento dele.
Felizmente combinei de só pagar com o recibo na mão.
Como não paguei, resolvi reformar o meu 94, que por sinal era muito mais canhão, pq além dos tuchos mecãnicos tinha o cabeçote melhorado (e taxado).
O motor usado iria me custar 800 reais;
Na reforma do meu 94, gastei 1800 reais...
Mas com um detalhe: só comprei peças de PRIMEIRA LINHA: Anéis e bronzinas Metal Leve, bomba de óleo Enroy (ou coisa assim), bomba dagua Urba, juntas GM, camisas Cofap, etc.
Até de louco me chamaram, pois existem peças no mercado paralelo que saem muito mais em conta.
Só as juntas da tampa de válvulas mais a docárter, paguei 400 reais; no paralelo, vc compra o jogo todo por 80 reais...mas a qualidade é muuuuuito diferente.
Moral da estória: gastei 1000 reais a mais, mas agora sei que tenho motor pra mais 300.000 km tranquilo, se não fizer merda com ele.
E sem stress nas vistorias.
ps.: ainda por cima dei uma "perfumada" nele, fiz uma pintura lembrando os velhos, famosos e poderosos 250-S, ficou show de bola!
Nada como o barulhinho dos tuchos mecânicos "costurando" lá na frente e o ronco do 6x2 esbravejando lá atrás!!
Vinicius_4x4
18/11/2006, 14:03
Bah!! Matou a pau!!:concordo:
Eu só vi o preço do encamisamento e da retífica, pois eu acho que o embolo está na última medida .. e detalhe: ele já é do 4 cilindro :pensativo: :mrgreen:. Daí creio eu que terei que retificar para eliminar a ovalização/conicidade do cilindro para depois encamisar. É isto mesmo?! Pretendo retirar os embolos hoje à tarde ainda, daí irei medir com paquímetro. Uma dúvida, a medida do embolo para a terceira medida seria:
d = (diâmetro original) + (acréscimo no diâmetro da sobre-medida)
d = 4,000" + 0,040" = 4,040" ou ainda 101 mm.
Quanto aos demais detalhes irei conferir com o pessoal da retífica e verificarei também as marcas das peças que eles me cotaram.
Muito obrigado pelas dicas :concordo:.
[]´s
Elmer_Jeep
18/11/2006, 14:17
4" = 101,6mm
0,40" = 1,00mm
4,040" = 102,6mm
Ah, esqueci de falar:
Não precisei trocar os pistões, apenas troquei os anéis e encamisei o bloco.
Era tudo std.
E os pistões são caríssimos, pois no motor mais moderno, de 90 pra cá (chamado de bielão), os pistões são os "canaleta fina", mesmos dos Omega e Silverado 4.1.
O bom é que o motor é bem mais equilibrado.
abs,
Gustavo
Elmer_Jeep
20/11/2006, 12:07
Os pistões só podem ser reaproveitados se não apresentarem desgaste nas canaletas e ovalização em sua circunferencia.
E tem mais, o 6 cilindros do Vinícius já está usando pistões do 4 cilindros, se for encamisar vai ter que voltar a usar pistões do 6 pois o diametro externo da camisa do 4 não cabe no bloco de 6.
Veja só:
Pistão STD 4 cilindros: 101,60mm
Pistão STD 6 cilindros: 98,42mm
Camisa 4 Cilindros: 106,36
Camisa 6 cilindros: 103,18
Os pistões do motor biela longa(89 em diante) são diferentes dos injetados.
Referencias METAL LEVE
P1768 - Opala, C20, Bonanza - Taxa 7,9:1
P2213 - Omega, Silverado - Taxa 8,5:1
[]'s
Elmer
E esse "P1015: taxa 9,0:1" serve no mpfi?
tem outro com taxa maior?
[]´s
André-4WD
20/11/2006, 12:48
Grande Vinicius:
To acompanhando o topico pq de repente vou passar por isso tb!! O meu motor tá com aquela fumadinha basica, principalmente qdo o motor ta quente e é exigido.
Alias, aproveito para pegar carona no topico e ver com os entendidos se abro ou não logo o meu motor??
É dos cinzas (1990), tucho mecanico e tá com aquele maldito vazamento no retentor traseiro...
Sds
Andre
Vinicius_4x4
20/11/2006, 13:25
E tem mais, o 6 cilindros do Vinícius já está usando pistões do 4 cilindros, se for encamisar vai ter que voltar a usar pistões do 6 pois o diametro externo da camisa do 4 não cabe no bloco de 6.
Pois é!! Essa informação me foi dada por um meca que segundo ele era o antigo dono do motor, antes mesmo do cara de quem eu comprei ele. Mas hoje mesmo medi o diâmetro do cilindro (ainda não consegui retirar o embolo para medição) e adquiri a seguinte leitura com o paquímetro:
d = 98,3 mm
Então portanto (tendo em vista certa imprecissão na medição do diâmetro com o paquímetro) acredito que o meu embolo é o standard.
d (std) = 3,875" x 25,4 = 98,425 mm.
Provavelmente o motor deve ter sido emcamisado já, ou o meca que me falou dos embolos do 4 cilindro viajou :roll:.
Agora acho que estou até mais contente, pois não precisarei encamisar nada, vou estudar a idéia então de colocar os embolos do 4 cilindro ou então utilizar alguma sobre medida do embolo do 6 cilindro ainda.
Claro que antes tentarei conseguir emprestado o relógio para verificar a realmedida do cilindro e se não há ovalização :concordo:. De posse disto eu postarei aqui no tópico .. com ceertezaa!! :-D
André!! Fica de olho aí que se tudo der certo podemos olhar o teu motor depois :mrgreen:. Só não sei se é a hora de abrí-lo. Já chegou a ver quanto que tah baixando de óleo (km/l)?! Me falaram que se tiver com uma média abaixo de 750 km por litro já pode abrir .. acho difícil encontrar um motor com esta média .. :mrgreen:
[]´s do meXânico, mas com muita vontade de aprender!!
Vinicius_4x4
20/11/2006, 13:51
Ah, esqueci de dizer!! De acordo com o catálogo de peças da GM existe os embolos do ano de 1990/1990 e também os do ano 1990/1992. No meu entedimento então tem dois tipos de embolo para o ano de 1990. Será?!
É uma pena não falar em taxa, quando o catálogo se refere aos embolos!!
[]´s
Elmer_Jeep
20/11/2006, 16:33
Elmer
E esse "P1015: taxa 9,0:1" serve no mpfi?
tem outro com taxa maior?
[]´s
Meu camarada Fugger,
o P1015 não serve nos mpfi pois é original de alguns modelos do GM250 biela curta.
Os MPFI são biela longa, o curso X diametro são iguais em todos os modelos 6 bocas(98,42 X 89,70) mas devido o comprimento das bielas os pistões são mais baixos. Veja a diferença:
P1015: 42,16mm
P2213: 35,18mm
Essas medidas especificadas nos catálogos técnicos informam a altura do pistão desde o pino até a face(topo).
No caso do motor MPFI vc pode utilizar pistões dos primeiros modelos "biela longa", os carburados à álcool:
P1767: taxa 12,0:1 :twisted: (no álcool)
[]'s envenenados.
Meu camarada Fugger,
o P1015 não serve nos mpfi pois é original de alguns modelos do GM250 biela curta.
Os MPFI são biela longa, o curso X diametro são iguais em todos os modelos 6 bocas(98,42 X 89,70) mas devido o comprimento das bielas os pistões são mais baixos. Veja a diferença:
P1015: 42,16mm
P2213: 35,18mm
Essas medidas especificadas nos catálogos técnicos informam a altura do pistão desde o pino até a face(topo).
No caso do motor MPFI vc pode utilizar pistões dos primeiros modelos "biela longa", os carburados à álcool:
P1767: taxa 12,0:1 :twisted: (no álcool)
[]'s envenenados.
Elmer
e será que o motor aguenta 12:1?
seria a saída pra usar o motor com alcool...
[]´s
Elmer_Jeep
20/11/2006, 16:43
Aguenta sim, afinal é uma adaptação original, não precisa rebaixar cabeçote, essa diferença de taxa está apenas no desenho da face dos pistões.
Lembrei de outra solução também pra ganhar taxa, seria utilizar as bielas curtas no MPFI juntamente com os pistões P1281(GM250 até 89) que medem 42,76 de altura + 2,93 de bolha.
Isso se quiser manter o motor com seus 4.1cm³ (cilindros com 98,42mm de diametro) pois com as bielas curtas é possível utilizar o pistão do 4 cilindros (101,6mm) à álcool P1273 e chegar próximo de 4.4cm³
[]'s
Aguenta sim, afinal é uma adaptação original, não precisa rebaixar cabeçote, essa diferença de taxa está apenas no desenho da face dos pistões.
Lembrei de outra solução também pra ganhar taxa, seria utilizar as bielas curtas no MPFI juntamente com os pistões P1281(GM250 até 89) que medem 42,76 de altura + 2,93 de bolha.
[]'s
Elmer
Sem querer abusar mas já abusando, vc tem idéia de $$$ custa um jogo desses?
Aproveita e manda estimativa pra jogo de anel, bronzinas, etc, etc. etc, hahaha :concordo:
[]´s
Aguenta sim, afinal é uma adaptação original, não precisa rebaixar cabeçote, essa diferença de taxa está apenas no desenho da face dos pistões.
Lembrei de outra solução também pra ganhar taxa, seria utilizar as bielas curtas no MPFI juntamente com os pistões P1281(GM250 até 89) que medem 42,76 de altura + 2,93 de bolha.
[]'s
Elmer
Sem querer abusar mas já abusando, vc tem idéia de $$$ custa um jogo desses?
Aproveita e manda estimativa pra jogo de anel, bronzinas, etc, etc. etc, hahaha :concordo:
[]´s folgados
Vinícius-RS
20/11/2006, 16:57
grande xara!
O motor foi pro saco mas em compensação saiu uma foto dele no inema!!! Numa trilha de Novo Hamburgo se não me engano. Boa sorte com o motorzão ai, depois de pronto vai ficar canhão...
abraço
Elmer_Jeep
20/11/2006, 17:07
Fugger veja lá que editei a mensagem #49. Tem mais dicas!
Sobre o P1281 eu não tenho o preço pois não tenho cadastrado em meu estoque. Mas liga numa autopeças e informa a referencia pra consultar o valor.
As bronzinas são as mesmas dos outros modelos, comentei os preços com o Vinicius na pagina 4.
Os anéis pra esse pistão vai ser o Cofap DA6892 (referencia padrão), também não tenho preço.
[]'s
Caros amigos!
Tenho um motor 6cc e, na sua lateral tem um nº., que seria o da peça (bloco).
Por meio desta numeração, poderia saber se é alc. ou gas., 4.1 ou 250 e o seu ano.
Gostaria de saber se alguem pode me ajudar, pois já escrevi para a GM.
O número é o seguinte: nº. 94659044
Abraços a todos.
Kim.
André-4WD
21/11/2006, 15:59
André!! Fica de olho aí que se tudo der certo podemos olhar o teu motor depois :mrgreen:. Só não sei se é a hora de abrí-lo. Já chegou a ver quanto que tah baixando de óleo (km/l)?! Me falaram que se tiver com uma média abaixo de 750 km por litro já pode abrir .. acho difícil encontrar um motor com esta média .. :mrgreen:
To de olho bem aberto!!! O problema em saber de fato qto óleo baixa é que tem o maldito vazamento no retentor traseiro.. por ali que tem a maior perda. Vou comecar a cuidar qto tenho que repor de oleo no motor.
Sds
Andre
Oi, André
To de olho bem aberto!!! O problema em saber de fato qto óleo baixa é que tem o maldito vazamento no retentor traseiro.. por ali que tem a maior perda. Vou comecar a cuidar qto tenho que repor de oleo no motor.
Sds
Andre
O meu OHC ta fumando tambem. Completei 3 vezes, 1 litro a cada 1000 km em média. Será que é retentor traseiro mesmo? Ta sujando a vela #1...
Fica aí um caldinho pra engrossar a estatística:concordo:
Abraços fumacentos,
Vinicius_4x4
21/11/2006, 20:43
O retentor traseiro não faz o motor fumar não!!
O único problema do André é que ele não consegue saber o quanto do óleo que ele coloca no motor tah queimando ou tah vazando pelo retentor ... hauhauha
Já me falaram que até 750 km / litro de óleo é aceitável .. não precisa abrir o motor!
[]´s .. e "em busca de um mecânico honesto" é boa né!! Só se for mexânico que nem eu .. não sei nada, mas tento .. huahuahau
Vinicius_4x4,
foi assim que aprendi muita coisa que, inclusive uso quando levo o carro para o meca, ele sente que não pode me enganar.:twisted:
O único problema é que não conhecia o Forum para meu auxílio, que é utilíssimo.
Mete a cara que te ajudamos da melhor maneira possível, e agradecer o Elmer pelo show sobre motor, estou aprendo muita coisa boa.
Aos "universitários", alguém poderia responder à minha pergunta sobre o nº do motor?
Abraço a todos.
Kim.
Vinicius_4x4
21/11/2006, 21:15
Pois é tchê! O fórum é uma baita mão na roda meesmo. Aprendi muuito por aqui! :palmas: :palmas:
Quanto ao número do motor .. eu até pesquisei .. mas não encontrei nada, quase nada .. encontrei um bloco com a mesma numeração para vender .. veja na 26ª linha. Diz ainda que a cor do bloco é cinza, então acredito que seja dos mais novos.
Não sei porque, acho que devo ter sonhado algo assim :shock: :mrgreen:, mas os dois primeiros números me parece que são do ano (94 no caso). Mas eu pergunto .. Os opalas existem até 92, então as C 20 saíram até 94 ou mais com este motor?! Eu acho que tem algo no fórum sobre estes números, mas não acho! Acho que tah junto com aquela discussão das caixas de C 10 e C 20 com a inscrição GM 1 e GM 2 :pensativo:. Não estou achando o tópico :???:!!
Ah! O link ..
http://www.detran.rs.gov.br/licitacoes/Leil%F5es_Not/2003/fr_lic0382not.htm
[]´s
Muito obrigado quanto a numeração e, sobre as camionetes, vc está certo, os motores foram mais além do que a fabricação do Opala.
Abraços.
Kim.
André-4WD
21/11/2006, 23:15
O retentor traseiro não faz o motor fumar não!!
O único problema do André é que ele não consegue saber o quanto do óleo que ele coloca no motor tah queimando ou tah vazando pelo retentor ... hauhauha
Já me falaram que até 750 km / litro de óleo é aceitável .. não precisa abrir o motor!
É verdade.. nao sei qto ta queimando e o quanto sai pelo retentor, mas a fumaça é pouca portanto acho que ta queimando pouco. Tem fumaça quando o motor ta bem quente e nesse caso apenas quando se pisa mais no fundo do acelerador. De manha, na primeira ligada, dá uma fumadinha basica...
Sds
Andre
André-4WD
21/11/2006, 23:21
Muito obrigado quanto a numeração e, sobre as camionetes, vc está certo, os motores foram mais além do que a fabricação do Opala.
Kim,
Eu e o Vinicius temos o CEP, catalogo eletronico de peças da General motors, e traz todas as informações de peças desde os mais antigos atéos mais novos (2005).
Não sei porque tem determinadas peças q nao aparecem na lista, mesmo mandando procurar em todos automoveis. É o caso do numero que colocaste do bloco. Tem uns blocos no catalogo, que começam por 94XXXX mas é do motor 292 de C-40 (???).
O motor que tenho na rural é um opala 6cc gasolina, ano 1990, dos cinzas.. e o número do bloco é 7329867. No proprio CEP nao encontrei essa peça, mas tem blocos iniciando com 73 que sao de opala, C20, bonanza a gasolina.
Os blocos que tem no CEP, de motores a alcool, iniciam com 52...
Lembro que encontrei um cara que tinha um site sobre o jeep dele que sabia o que significava. Na epoca mandei um mail e ele me deu umas dicas... nao recordo ao certo, mas os primeiros digitos nao eram do ano de fabricação não..
Sds
Andre
AlemãoRS
28/11/2006, 21:01
Bah Vinicius, vi agora teu tópico, cara que merda...
Espero que consiga fazer o motor o qto antes pra voltar pras trilhas!
Boa reforma!
Vinicius_4x4
28/11/2006, 22:45
Bah Vinicius, vi agora teu tópico, cara que merda...
Espero que consiga fazer o motor o qto antes pra voltar pras trilhas!
Boa reforma!
Valeu Alemão!! Pois é .. agora não tenho tido mais tempo para ir atrás das coisas para o motor .. tah uma correria violenta aqui na empresa e ainda é final de semestre na faculdade .. daí já viram. Mas semana que vem já não tenho mais aula quase e nem prova, então vou começar a saga novamente :concordo:. Em breve estarei com dúvidas novamente :mrgreen:.
André!! Vê se tu acha esse e-mail do número no bloco do motor então pra nós :concordo:. Também tenho interesse em saber isto aí .. curioso pra mais de metro :twisted:!!
[]´s
Vinicius_4x4
29/11/2006, 22:49
Conforme prometido, estou aqui de volta com dados e claro .. dúvida :twisted:
Seguinte:
:arrow: Retirei as válvulas do cabeçote.
Método utilizado:
Coloquei um pedaço de madeira em baixo do cabeçote de modo que somente calçasse uma válvula. Peguei um caximbo (aquelas chaves soquetes) tamanho 19. Coloquei este soquete acoplado aquela peça prolongadora e dei umas marretadas na parte de cima da válvula. Aquelas "arruelas" travas se tornaram uns cones travas :mrgreen:. Mas tudo bem, até então não sabia qual que seria a aparência deles .. tirarei fotos amanhã para quem não conhece porque a máquina tah dando zica e num qué tirar foto de jeito nenhum.
Observações:
:arrow: Observei folga em todas as válvulas. Tirei elas meio curso e verifiquei a dita folga.
:arrow: Observei que para a retirada de duas delas (após soltas) não saíram facilmente no final, não sei se a haste pode ter entortado?! :pensativo:
:arrow: Observei um acúmulo bem grande de óleo queimado e em pó(quase concretado :shock:) sobre a parte chata da válvula .. como se estivesse em cima do chapéu :mrgreen:.
:arrow: Observei também que aquelas "borrachinhas" que vão bem em cima na haste das válvulas estavam arrebentadas .. de todas acho que 5 estavam boas .. algumas estavam totalmente desintegradas :-D .. pelo o que pude perceber vão 2 em cada válvula né!!
Para finalizar gostaria da opinião de vocês sobre estas observações feitas por mim (graande expert na arte da mecânica :mrgreen: :mrgreen:) e também um auxílio nestes dados coletados de um artigo que tenho aqui. A medida da haste que medi com paquímetro foi de 8,7 mm ou 0,3425". Não sei se não deveria medir isto com micrômetro? :pensativo:
Bom .. segue em anexo parte do artigo!!
Agradeço toda a ajuda dada aí!! Valeuuu :concordo:
Elmer_Jeep
30/11/2006, 10:34
Conforme prometido, estou aqui de volta com dados e claro .. dúvida :twisted:
Seguinte:
:arrow: Retirei as válvulas do cabeçote.
Método utilizado:
Coloquei um pedaço de madeira em baixo do cabeçote de modo que somente calçasse uma válvula. Peguei um caximbo (aquelas chaves soquetes) tamanho 19. Coloquei este soquete acoplado aquela peça prolongadora e dei umas marretadas na parte de cima da válvula. Aquelas "arruelas" travas se tornaram uns cones travas :mrgreen:. Mas tudo bem, até então não sabia qual que seria a aparência deles ..
Dentro do "prato de mola" vai um par de "chavetas" que servem pra segurar a válvula.
O método de desmontagem é basicamente esse.
Observações:
:arrow: Observei folga em todas as válvulas. Tirei elas meio curso e verifiquei a dita folga.
Pra verificar a folga corretamente vc tem q limpar o cabeçote e passar uma lixa fina na haste das válvulas pra amenizar as possíveis imperfeições. Aí sim vc detecta se a folga está aceitável ou não
:arrow: Observei que para a retirada de duas delas (após soltas) não saíram facilmente no final, não sei se a haste pode ter entortado?! :pensativo:
Não entortou, o que acontece normalmente é que a extremidade da haste se desgasta devido ao atrito dos balancins e com o tempo essa extremidade vai ficando meio esmagada, depois de desmontar a mola vc poderia passar uma lima-chata apenas na pontinha da válvula pra retirar essa irregularidade, daí a válvula sai tranquilo.
:arrow: Observei um acúmulo bem grande de óleo queimado e em pó(quase concretado :shock:) sobre a parte chata da válvula .. como se estivesse em cima do chapéu :mrgreen:.
Normal, óleo queimado, baixa qualidade do combustível e a própria carbonização cria essa sujeira na camara de combustão.
:arrow: Observei também que aquelas "borrachinhas" que vão bem em cima na haste das válvulas estavam arrebentadas .. de todas acho que 5 estavam boas .. algumas estavam totalmente desintegradas :-D .. pelo o que pude perceber vão 2 em cada válvula né!!
Retentores de válvula, são muito frágeis e quebram principalmente na hora da montagem, outros desintegram por tempo de uso e em cada válvula vai apenas 1 retentor.
Para finalizar gostaria da opinião de vocês sobre estas observações feitas por mim (graande expert na arte da mecânica :mrgreen: :mrgreen:) e também um auxílio nestes dados coletados de um artigo que tenho aqui. A medida da haste que medi com paquímetro foi de 8,7 mm ou 0,3425". Não sei se não deveria medir isto com micrômetro? :pensativo:
É isso mesmo, o diametro da haste mede 8,7mm. O bom de medir em micrometro é que vc pode verificar com maior precisão os pontos que ocorrem desgaste.
Parabéns, já sabe até ler paquimetro, tá melhor do que muitos que se dizem mecanicos... :lol:
[]'s e da proxima vez pergunta antes de tentar fazer.
Vinicius_4x4
30/11/2006, 13:43
Parabéns, já sabe até ler paquimetro, tá melhor do que muitos que se dizem mecanicos... :lol:
:mrgreen: Valeu, isto seria o básico para mim né!! O que mais me motiva a tentar fazer estas coisas é realmente este ponto .. acredito ser um pouco mais inteligente e motivado do que alguns mecânicos da região :mrgreen: :mrgreen:.
[]'s e da proxima vez pergunta antes de tentar fazer.
Na verdade eu perguntei :lol:!! Mas devem ser tantas dúvidas que a galera deve ficar perdida no meio delas!! Citação da mensagem #27:
Bom, tentei desmontar uma das válvulas por aquela trava só que não consegui. Existe algum alicate especial para se tirar?! :pensativo: O meu ficava escapando porque a trava fica muito pra dentro daquela chapa.
Grande abraço e valeu pela ajuda :concordo: .. vou ver se tiro um tempo no final de tarde para verificar as folgas do jeito que tu me disse .. se bem que se tem folga assim (sujo) imagina quando limpo :twisted:!!
Vinicius_4x4
30/11/2006, 13:59
Acrescentando mais informações ao tópico:
Em conversa com o Alessandro pelo MSN .. trocamos umas idéias, mais ele que me deu idéias e dicas :mrgreen:, mas tudo bem. Vejam só:
:arrow: O meu paquímetro tem incerteza de 0,1 mm. Ou seja, tenho capacidade de ler medidas com X,alguma coisa mílímentros. Pelo visto é pouco para este trabalho de medição .. veremos porque!!
:arrow: A haste da válvula tem medidas standard de 0,3410" à 0,3417" ou ainda 8,66 à 8,68 mm. - incerteza de 0,02 mm. ;-)
:arrow: As sobremedidas seriam as apresentadas na tabela do arquivo que anexei anteiormente.
Portanto terei que conseguir um paquímetro com incerteza de 0,01 ou 0,02 mm. ou comprar .. imagino o preço de uma coisa dessas :mrgreen:.
Ah .. até ontém tava me perguntando como faria para montar. Coom certeza não seria na marretada. Mas eis que o Alessandro deu a morta para o problema .. vejam a ferramenta em anexo. Fácil de fazer :concordo:. Tô pensando em utilizar uma mola de caminhão que tem aqui em casa, deve aguentar :pensativo:. O que vocês indicariam? Bom tem mais um monte de coisa interessante no arquivo!!
[]´s de meXanico metido!!
Alessandro Henrique
30/11/2006, 14:56
Vinícius,
Acho que o melhor a fazer é levar o cabeçote a uma retificadora, veja que o problema não é apenas verificar o diâmetro da haste das válvulas com precisão, mas também verificar o próprio diâmetro interno das guias e desta forma, avaliar a folga existente. Creio que em uma boa retificadora o pessoal terá condição de mensurar rapidamente e, proceder com o alargamento de guias, caso necessário, restando a você apenas comprar as válvulas com sobremedida indicada pela retificadora.
Sds,
Elmer_Jeep
30/11/2006, 15:41
É tanta pergunta que esqueci dessa parte que o Alexandre falou sobre verificar o diametro das guias.
Nesse caso só na retífica mesmo pra conferir com um súbito.
Outra coisa, esse procedimento de válvula com haste mais grossa é da época que datilografaram esse catálogo, heheh.
Nenhum fabricante as produz mais, o que existe atualmente são "camisas p/ guia", uma espécie de bucha feita em bronze onde reabrimos o alojamento no cabeçote e prensamos essa camisa que preenche o diametro interno ficando novamente na medida std que é de 11/32" ou 8,73mm devido à "folga de óleo" entre válvula e guia.
Prepara o bolso, às vezes sai mais barato comprar outro cabeçote usado que esteja com as guias em boas condições.
[]'s
Vinicius_4x4
30/11/2006, 16:02
Prepara o bolso, às vezes sai mais barato comprar outro cabeçote usado que esteja com as guias em boas condições.
Não fala isto que eu choro :cry:!!
Vou ver se levo este cabeçote amanhã numa retífica para ver o que eles dizem .. custos e etc.
[]´s e obrigado pelas dicas :concordo:.
Vinicius_4x4
30/11/2006, 17:47
Bom .. tive que dar uma saída e já aproveitei para dar uma olhada nos preços!!
O serviço que o pessoal se dispos a fazer é colocar válvulas com sobre medida. Cotei em 3 lugares e o valor de mão de obra + material gira em torno de R$ 400,00 à R$ 450,00. As válvulas em ambos os lugares é Mahle Metal Leve ou 3B. Qual delas é melhor?
Semana que vêm irei levar o cabeçote para uma delas que se prontificou a dar uma analisada no cabeçote sem compromisso, ver a medida a ser utilizada e ver se não tem trincas no cabeçote.
Eu pergunto estas trincas não podem ser observadas à olho ... eu vou lavar o cabeçote com uma pistola e diesel!!
[]´s .. de bolso vazio só de pensar nos gastos!!
Elmer_Jeep
30/11/2006, 18:19
A Malhe/Metal Leve entrou no mercado de válvulas recentemente, deve ser por isso que estão com os modelos de haste sob medida.
A 3B é argentina... só use em último caso.
Verifica quanto sai pra encamisar as guias e compara o preço com esse serviço de instalar válvulas sob medida. Aí depois vc ve se sai mais barato comprar outro cabeçote...
Algumas trincas podem ser detectadas visualmente, outras somente na bancada de teste específica.
[]'s
Pedro Freitas
30/11/2006, 20:35
bem pessoALL, chegou a minha vez,
o meu BF já está querendo bater as botas.
realmente é dificil manter um motor desses $$$
a retífica acaba ficando mais cara que comprar um motor funcionando já adaptado.
resolvi optar por um 4 cilindros chevrolet.
axo que vou eliminar muita dor de cabeça.
o que posso fazer para aproveitar o melhor desse motor?
quais os cuidados devo ter quando comprar um desses usados?
[]'s já iniciando procura do novo coração
Vinicius_4x4
01/12/2006, 07:49
Pedro!!
Para saber se o motor tah bom mesmo só abrindo. O motor é uma caixinha de surpresas meesmo. Tu pode fazer ele funcionar e ver se tah tudo OK, mas já vi muita gente se dar mal nisto também, porque já ouvi estória de gente colocando óleo 90 no motor para que ele não fumar .. só para vender :shock:, na próxima troca de óleo que tu vai saber que o motor não tah lá grandes coisas :twisted:.
Eu ficaria com o teu que já tem jogando nos fundos de casa (151) e no máximo abriria o cabeçote para ver como estão as coisas.
Vamos ver se alguém tem outra dica 8)!!
[]´s
Vinicius_4x4
04/12/2006, 17:56
Bom galera!!
Hoje veio aqui um mecânico amigo meu trocar uma idéia sobre o que fazer com o motor.
O veredito foi o seguinte:
:arrow: Guias das válvulas .. tem que fazer, mas isto já tava previsto.
:arrow: Cilindro .. tah com um pouco de folga. Ele deu a idéia de fazer um aparato com duas lixas e uma furadeira para que eu mesmo possa brunir os cilindros .. coisa pouca .. com lixa 40 para ferro :shock:. Perguntei para ele sobre os riscos que vão ficar no cilindro e ele disse que tem que ter os riscos .. a parede lisa e/ou riscos verticais (causado por causa da quebra dos anéis) que não devem ter nos cilindros. O que que vocês me dizem sobre isto?
Ah, segundo ele depois de brunir os cilindros terei de trocar os anéis por novos, porém com mesma medida.
[]´s
Elmer_Jeep
04/12/2006, 18:19
bixo, tu arruma cada mecanico hein :parede:
O serviço que esse anemal quer fazer chama-se BRUNIMENTO, todo cilindro tem que ter esses raios pra segurar o filme de óleo. MAS O QUE ADIANTA TER UM CILINDRO BRUNIDO E COM FOLGA ACIMA DA TOLERANCIA... :putz:
Tu vai jogar dinheiro fora, perder teu tempo, perder um jogo de anéis, um jogo de juntas, óleo, filtro, mão de obra desse anemal e outros etc porque essa gambi não vai prestar. :discordo:
E outra, o grão mais grosso do esmeril do aparelho brunidor é 100, o cara quer usar 40 :?: :?: :parede:
[]'s
Vinicius_4x4
04/12/2006, 21:31
bixo, tu arruma cada mecanico hein :parede:
O serviço que esse anemal quer fazer chama-se BRUNIMENTO, todo cilindro tem que ter esses raios pra segurar o filme de óleo. MAS O QUE ADIANTA TER UM CILINDRO BRUNIDO E COM FOLGA ACIMA DA TOLERANCIA... :putz:
E outra, o grão mais grosso do esmeril do aparelho brunidor é 100, o cara quer usar 40 :?: :?: :parede:
Pois é tchê! É por estas e outras que estou mexendo eu mesmo no meu motor, mas como não sou grande conhecedor venho aqui perguntar pra vocês destes enjambres :mrgreen:.
Bom, então tendo em vista que tem uma pequena folga no cilindro, foi cogitada a idéia de fazer o cabeçote e fechar assim mesmo. O que que vocês acham? :pensativo: Será que vai funfar o motor?
A outra coisa que achei estranho é justamente o fato de colocar o anel com a mesma medida .. pra mim pareceu meio estranho, mas não custa perguntar!! Já vi que não vai dar certo.
Se for o caso de fazer o brunimento + troca do embolos com sobre medida + anéis, terei que fazer o virabrequim também né?
[]´s agradecidos pela ajuda mais uma vez :concordo:!!
Vinicius_4x4
10/12/2006, 16:58
Pois é tchê! É por estas e outras que estou mexendo eu mesmo no meu motor, mas como não sou grande conhecedor venho aqui perguntar pra vocês destes enjambres :mrgreen:.
Bom, então tendo em vista que tem uma pequena folga no cilindro, foi cogitada a idéia de fazer o cabeçote e fechar assim mesmo. O que que vocês acham? :pensativo: Será que vai funfar o motor?
A outra coisa que achei estranho é justamente o fato de colocar o anel com a mesma medida .. pra mim pareceu meio estranho, mas não custa perguntar!! Já vi que não vai dar certo.
Se for o caso de fazer o brunimento + troca do embolos com sobre medida + anéis, terei que fazer o virabrequim também né?
[]´s agradecidos pela ajuda mais uma vez :concordo:!!
Bom galera ainda estou com as dúvidas acima :mrgreen: :mrgreen:.
Mas agora tem uma outra ainda! Eu dei uma limpada no cabeçote com diesel (utilizando uma pistola e o compressor) e também um canivete para tirar a parte grossa do óleo queimado. Depois peguei uma lixa 80 e passei de leve para melhorar a limpeza :pensativo:.
OBS.: Passei lixa só na parte da saída para o escape e entrada da admissão no cabeçote.
Ficou bom .. mas o troço ainda não tah brilhando .. queria saber se tem algum outro produto que eu possa utilizar para limpar o cabeçote e também futuramente os embolos ou demais partes do motor.
Grande abraço!!
Elmer_Jeep
11/12/2006, 10:18
vai numa loja de tintas e compra REMOVEDOR PASTOSO.
Cuidado que o troço é ácido, compra uma mascara descartável pq o cheiro é muito forte e luvas pra evitar respingos na mão.
Passa com um pincel e depois manda o jato de água que vai ficar limpo.
[]'s
Vinicius_4x4
11/12/2006, 17:50
vai numa loja de tintas e compra REMOVEDOR PASTOSO.
Cuidado que o troço é ácido, compra uma mascara descartável pq o cheiro é muito forte e luvas pra evitar respingos na mão.
Passa com um pincel e depois manda o jato de água que vai ficar limpo.
[]'s
Beleza Elmer :concordo:!! Comprei e vou limpar o cabeçote hoje mesmo.
Uma observação: :mrgreen:
Tava falando com um jipeiro esses tempos e ele cogitou a idéia do meu motor ter superaquecido, e por isto que os cilindros ficaram "espelhados". Já estou bem inclinado em fazer todo o meu motor .. só que vou fazendo aos poucos. Mas uma coisa que me veio à cabeça, trocar o radiador. Penso em colocar o do landau, alguma outra indicação?
No momento o radiador que tem no jipe é o do opala 4 cilindro .. o meca que instalou ele falou que iria dar conta do recado, e aparentemente dava mesmo, pois no relógio de temperatura (apesar de ser elétrico e não mecânico) marcava a temperatura de 90 graus e ficava ali parado quando a ventoinha elétrica (vectra) ligava. A ventoinha tah com o cebolão original do opala (liga em 87 e desliga em 82 ou 78 .. não lembro).
Porém algumas vezes andei com um pouco de água à menos no radiador e a temperatura ia à 100 graus .. tinha que parar de vez em quando pra diminuir. Acho que foi isto que deu pau no motor .. :shock: viajei!!
[]´s aprendendo tudo da pior forma :parede: :parede:. Mas eu tenho um jipe e ele me deixa muito feliz :mrgreen:.
Vinicius_4x4
11/12/2006, 22:38
Opa!! Apliquei o removedor pastoso. Ficou bem mais limpo do que tava antes e o produto é forte mesmo. Já havia visto o pessoal usar ele para retirar tinta .. só não lembrava dele!
Acho que vou aplicar novamente e remover agora com o lava jato mesmo. A pistola do compressor não removeu tudo e tive que usar uma estopa com thinner para remover bem o produto. E mesmo assim não tenho certeza absoluta se saiu tudo :pensativo:.
Bom, o próximo passo é levar para retificarem as guias, e correr atrás das válvulas com sobre-medida. Acho que neste quesito devo optar pelas de marca Mahle Metal Leve né? Alguém daqui do sul sabe onde tem preço bom destas peças .. até agora sei da Retificadora Pampa em POA como sendo a mais barateira e não precisa de cadastro para aquisição, mas eu vou atrás de preços mais baixos ainda :mrgreen:.
[]´s
Caro amigo!
Hoje me ofereceram um motor parcial do 6cc; Toda a parte de baixo zerada.
O cara meche com preparação de motores e, por motivos financeiros terá que se desfazer do bloco.
Caso tenha interesse me avise.
Abraços.
Kim.
Vinicius_4x4
22/12/2006, 07:28
Grande Kim!!
Cara, por enquanto estou tentando fazer o meu motor mesmo .. pois se trocar de motor terei de passar no detran de novo, e com o meus eixos acho que não vai passar :twisted: e não gostaria de andar com o jipe com outra numeração de motor sem estar legalizado. Mas qualquer coisa te dou um toque :concordo:
Bom, referente ao trampo de retífica!! :mrgreen:
O cabeçote tah retificado e montado :dance::dance: .. menos uma etapa!!
Ontém comprei um daqueles guinchos hidráulicos (mais conhecido como girafa) para ficar mais fácil de tirar o motor do cofre. Já tive que tirar outra vez utilizando uma talha e foi o maior pé no saco .. e ainda precisei de ajuda .. acho que assim vou conseguir fazer a tarefa mais facilmente.
O ruim (ou bom de certa forma :mrgreen:) é que irei tirar umas férias apartir de amanhã e só volto dia 02 .. por tanto o resto do motor vai esperar um tempinho para ser feito .. ou não .. vamos ver como vai estar a "prainha" 8-) :mrgreen:, quem sabe eu volto com saudades do jipe e faço ele antes :pensativo:.
Por enquanto era isto.
Grande abraço à todos e boas festas de fim de ano :concordo:!! Bebam .. mas não até cair .. sentem-se antes :twisted:!!
leopoldo
22/12/2006, 08:30
.... não apresentarem desgaste nas canaletas e ovalização em sua circunferencia ...
êles não são e não podem ser redondos então, como vc mede a ovalização (ou a máxima)?
Vinicius_4x4
22/12/2006, 10:08
Me desculpe a ignorância mas ... os pistões não podem e não devem ser redondos?? Para mim teria que ser :pensativo: .. diz aí por que não? :mrgreen:
Provavelmente tu já deve ter visto este equipamento (conhecido por mim como relógio), mas segue em anexo foto do mesmo. É com ele que se determina a ovalização, desgaste e conicidade do cilindro.
[]´s
leopoldo
22/12/2006, 11:58
Não misture alho com bugalho
este equipamento da foto é um medidor de ovalização de CAMISA de cilindro, marca provável Starret ... igual ao meu hehehe.
Porém.... o PISTÃO é outra coisa.
ele na verdade é eliptico e assim o é devido ao fato que deve ser levado em consideração a dilatação (em função de seu coeficiente de dilatação), o mesmo deve assumir uma forma redonda quando quente.
Como o pistão é um corpo geométrico complexo, ele não é redondo quando frio. O projeto leva em consideração as massas (ou volumes) distribuídas e relação aos eixos X,Y,Z.
Portanto, colocar um pistão em um torno e tornear um pistão .... é matar o pistão.
Elmer_Jeep
22/12/2006, 12:01
Vinicius, conheço o instrumento da foto pelo nome de súbito. Pra se obter a medida da ovalização vc deve medir o diametro do cilindro numa região e depois medir esse mesmo diametro numa posição perpendicular à primeira medida.
O cilindro deve ser medido duas vezes em cada um desses dois pontos, uma vez paralelamente ao virabrequim e a segunda vez em sentido transversal ao mesmo pra determinar a ovalização e desgaste maximo.
Mestre Leo, tá me tirando né... :lol:
Eu quis dizer que os pistões não devem ser reutilizados se apresentarem desgaste além dos limites, ou seja ovalização. :wink:
E pra melhorar a vida do Vinícius segue abaixo um trecho do Manual Doutor em Motores da Cofap:
DETERMINAÇÃO DA FOLGA ENTRE PISTÃO E CILINDRO
Além das inspeções visuais do estado dos pistões, deve-se também examiná-los quanto ao seu desgaste geral.
O desgaste ou a deformação das saias dos pistões, em conjunto com o desgaste das paredes dos cilindros, resulta em aumento da folga entre o pistão e o cilindro. Isso aumenta a instabilidade do pistão e permite que este oscile no cilindro. As consequencias são ruídos dos pistões, contato inadequado entre a face do anel e a parede do cilindro, aumento do consumo de óleo e fuga de gases, pois, à medida em que o pistão oscila de um lado para outro no cilindro, permite que o óleo e os gases resultantes da compressão atravessem os anéis. O máximo desempenho e longa vida útil do motor só podem ser obtidos com pistões estáveis.
Como os pistões desgastam-se com o uso e podem ter folgas excessivas, é essencial determinar a folga dos pistões em cada reforma e substituí-los, quando estas ultrapassarem os limites indicados pelo seu fabricante.
Para determinar a folga entre pistão e cilindro, proceda da seguinte maneira:
1º Meça o diametro do cilindro com um relógio comparador em várias posições.
2º Meça o diâmetro do pistão na região inferior da saia em sentido transversal ao pino, pois essa é a região de maior diâmetro do pistão.
A folga será a diferença entre essas duas medidas ou seja, se chamarmos a folga de "F" , o diametro do cilindro de "Dc" e o diametro do pistão de "Dp" teremos:
F= Dc - Dp
1 abraço.
ele na verdade é eliptico e assim o é devido ao fato que deve ser levado em consideração a dilatação (em função de seu coeficiente de dilatação), o mesmo deve assumir uma forma redonda quando quente.
Leopoldo, desculpe a ignorância, mas os anéis têm alguma função nessa 'metamorfose' elíptico/redondo?
Abraços, Boas Festas!
Cacá
leopoldo
22/12/2006, 12:19
Opa ELMER, vamos corrigir .... falei besteira porque não tinha aberto a imagem antes:
Esse é o medidor de CONICIDADE da camisa: Starret PN 452M
Nunca usei este como de ovalização ... para isso, existe o lá de baixo, só que só mede no topo da camisa.
http://www.starrettonline.com/produtos/{2F0F3758-0839-4237-B198-76050CC1F092}_18MR-030.jpg
o de ovalização, é outro: Starret PN 681
http://www.starrettonline.com/produtos/{C8F6DACF-EF48-4147-9747-E42CCB3FEF11}_18MR-023.jpg
PRK,
a princípio, os aneis são elementos de vedação, porém, existe o equilíbrio térmico entre a passagem de calor do domo do pistão para a camisa e essa transmissão de calor se faz pelo anel. Ele é como uma aleta do bloco do motor de 2 tempos refrigerado a ar, só que em vez de trocar calor com o ar, é com a camisa e da camisa com a água.
Elmer_Jeep
22/12/2006, 12:20
Vinícius, tem mais umas informações técnicas on-line. É um manual da Toyota, as especificações logicamente são diferentes, mas serve ao menos pra vc verificar o processo de inspeção dos pistões e cilindros:
http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/Manual%20de%20Reparações%20Toyota%20-%20Pag%201%20a%20134.pdf
Ok, Leopoldo, obrigado.
Sds,
E aí, tudo bem?
Como está o trabalho do motor?
Nos dê notícias!
Nos deixou órfãos.
Abraços.
Kim.
Vinicius_4x4
22/01/2007, 21:48
E aí, tudo bem?
Como está o trabalho do motor?
Nos dê notícias!
Nos deixou órfãos.
Abraços.
Kim.
E aí Kim!! Tranquilo e aí?
Tchê, a reforma do motor tah parada. Vou postar as últimas fotos do motor, mas como verifiquei que teria que mexer em muita coisa e ainda por cima me ofereceram um motor por 500 reais, e só pago se tiver bom, estou instalando este para ver no que dá :lol:. Pelo o que vi no motor que tava no Frank terei de retificar o virabrequim e ainda por cima brunir o cilindro e utilizar os mesmo anéis ou até então utilizar sobremedida.
Na primeira foto aparece as setas onde indicam as folgas existentes no virabrequim!!
Foi mal não ter respondido mais no tópico, mas tava esperando para ver no que ia dar com este motor que tô instalando no Frank. Pois de repente vou prosseguir na reforma.
Grande abraço! E valeu pelo interesse :concordo:!!
André-4WD
05/03/2007, 21:50
Gente:
Vou pegar carona no topico do vinicius e trocar uma ideia:
- O motor (6cc opala) ta fumando logo que liga ( as vezes me parece fumaça azulada, outras esbranquiçada, cheiro de óleo mesmo)
- se acelero mais, na hora q alivio o pé, sai fumaça novamente.
- E continua a fumar, tipo qdo troca de marcha, em subidas mais ingremes etc..
- Tem uma batida que alguns dizem que é normal, pq tuchos mecanicos batem mesmo..
- tenho notado que o motor tem aquecido muito, to andando direto com a ventoinha ligada e mesmo assim vai perto dos 100 graus!!!! Ligo a Rural, saio de casal, qdo vejo o termometro marcar 70oC jah ligo a ventoinha, mas nao adianta a temperatura vai indo, indo ate beliscar os 100 graus. PEguei um trecho de estrada, e pensei que ia baixar por pegar bastante vento, que nada, foi ate os 100 graus mesmo..
Levei em 2 mecas:
O Primeiro: Tucho nao bate. São os pistões batendo ao mesmo tempo. Tem folga nas saias(!). Solução: trocar o motor, vai sair mais barato, dou o meu na troca por um revisado.
O segundo: Motor de opala dificilmente tem problema nas saias, isso ocorre mais em motor q trabalha deitado. O problema seria junta de cabeçote.
Bom, como podem ver, to com duas opiniões diferentes (e contrarias). Ninguém abriu o motor, só ligaram, escutaram e palpitaram...
MAs ate onde cada mexanico esta correto em suas colocações????
Sds
Andre
Alessandro Henrique
06/03/2007, 07:23
André,
Verifique se a válvula termostática não está emperrada. Se bem me recordo a abertura se dá aos 75°C.
Se o motor está constantemente queimando óleo, isso é sinal que os anéis já estam gastos ou, algum quebrado... Neste caso, um teste de compressão ajuda. O atual barulho, pode ser proveniente dos pistões, bielas ou do próprio virabrequim.
Na dúvida, leve em um terceiro mecânico.
Sds.
Vinicius_4x4
06/03/2007, 07:40
E aí André!!
Cara, vê se nesse meca que tu vai agora com a Fiona não faz um teste rápido da compressão para tirar a dúvida. Acho que seria muito bom saber como é que andam as coisas por lá .. huahuaha.
Lembrando: Tem que dar entre 8,5 à 10 os valores lidos (não lembro a unidade).
[]´s
Tá baixando a água do radiador?
Normalmente com junta queimada, o motor acaba por "empurrar" ar pro sistema de refrigeração.
Com isso a água caba saindo do sistema, diminuindo a capacidade de refrigeração levando o motor a nova "fervura".
Outro ponto a ser observado é o radiador. Já vi muitos serem reformados atraves do sistema de "fechar colméia", que é beeem mais barato, mas diminui drasticamente a capacidade de troca de calor.
No caso do óleo, EU observaria o consumo. Se gastar mais de 1 litro por 1000 Km tá na hora de abrir o motor, se não, EU esperaria chegar nesse ponto.
Já vi caminhoinetes que usavam esses motores com mais de 200K km com esses motores fumando na partida, mas não baixavam 1/2 l de óleo em 5.000 km. :shock::shock::shock:
[]´s
André-4WD
06/03/2007, 17:02
Bom, vamos responder por partes:
Vinicius:
O 2o. meca tb não fez teste de compressão..
Alessandro:
Pensei na valvula e comentei com o 1o. meca. ele disse que nao tinha nada a ver.. (!??). Jah o segundo disse que a batida é do comando, pois pode ter folga nas buchas (tres ao todo) ou entao é na polia que é de aluminio.
Fugger:
Não tá baixando agua no radiador, pois eu tenho o vaso expansor e noto direitinho o volume, tanto o motor frio qto quente. O radiador foi reformado faz um ano e foi colocado uma terceira colméia.O nivel do óleo é bem estimado mesmo, pq tenho lá meus vazamentinhos (na gaxeta e na tampa do carter, q ta bem amassado pq andou batendo na cabeça do diferencial).
O negócio pelo que estou vendo é arrumar alguém que meça acopressão.. alguma sugestão povo gaúcho, alguém na volta (poa, canoas etc...)??
sds
andre
André-4WD
06/03/2007, 18:06
Eu de novo, com novas informações:
- Bom, olhei o nível do radiador agora, tá lá em cima.
- Li num topico q o BETO LACERDA sugeria que fizesse o seguinte teste para ver se a junta do cabeçote tava boa ou não: tirar a tampa do radiador e dar partida, se o liquido borbulhar é junta com problema.
- Fiz esse teste e a água do radiador fica paradinha, nem uma bolhinha sequer!!!
- Pesquisando nos topicos sobre cabeçote notei que qdo tem problema de cabeçote, tem problema de arrefecimento também... Embora agora estou com problema de aquecimento, isso apareceu depois, bem depois, que o motor começou a fumar...
- teria mais algum teste fácil de fazer em casa para eliminar o diagnóstico de
junta do cabeçote??
sds
andre
Alessandro Henrique
06/03/2007, 18:10
André,
Quando eu falei em válvula, me referi a termostática pois a mesma pode emperrar. O ruído de batida de mancais e buchas é diferente do que provém da roda dentada do comando.
Uma dica : Não controle o nível d'água do radiador pelo tanque de expansão, controle direto pelo radiador. Este sistema pode falhar se houver pequenos vazamentos na mangueira ou na própria tampa do radiador.
Procure uma oficina boa que o pessoal provavelmente terá o manômetro registrador para proceder com o teste de compressão. Tu estás em que bairro?
Sds.
André-4WD
06/03/2007, 18:23
Alessandro:
Ok.. agora a pouco eu tirei a tampa do radiador e verifiquei o nivel. Ta no bocal do radiador!!!! Liguei e deixei funcionando uns 5 minutos o motor, para ver se vinha bolha de ar (pq li num topico, se a junta ta meia boca, a agua do radiador teria bolhas). ZERO BOLHAS... nada..
E eu tinha entendido que era a termostatica mesmo que tu havias mencionado!!
To na azenha, pertissimo do Olimpico. Alguma sugestao?
Sds,
Andre
Alessandro Henrique
06/03/2007, 18:28
To na azenha, pertissimo do Olimpico.:dance: :palmas: Lugar privilegiado...
Conheço duas oficinas mas não são aí perto. São próximas ao Bourbon da Assis Brasil, uma fica na Sertório e outra numa transversal.
Sds.
André-4WD
08/03/2007, 09:07
Pessoal:
Medi a compressão numa oficina perto de casa. Passei na frente, lembrei de perguntar e ja fiquei por ali. Nem me cobraram nada. O mais importante:
cilindro 1: 130 psi
cilindro 2: 130
cilindro 3: 130
cilindro 4: 130
cilindro 5: 130
cilindro 6: 145
O que me falou o mecanico:
- O motor pode estar com compressão boa e não estar 100%
- Que a fumada é devido aos ANÉIS, não tem nada com a junta de cabeçote (o que eu desconfiava jah)
- A batida diagnosticada como "DO COMANDO" na opinião desse é MANCAL.
- Eu posso usar sem maiores problemas a rural, apenas cuidando o óleo, limpando as velas qdo estiverem mais encharcadas de óleo etc.. E que se eu quisesse parar com o tabagismo da fiona teria mesmo que fazer o motor, pois ta com a batida do mancal e anéis ruins.
É isso ai,
Alguma sugestão? Será que hora de abrir o motor? Esse terceiro meca, disse que posso ir levando assim...
Sds
André
Alessandro Henrique
08/03/2007, 09:50
André,
O valor de pressão especificado é o de 130 PSI, que no caso, é o registrado em seu motor. Sendo assim, dificilmente a queima de óleo se dará pelos anéis, sobrando como outra possibilidade, através das guias de válvulas ou sistema de ventilação do cárter.
Com relação ao barulho de batida, este pode ser do virabrequim, biela ou do eixo de comando. O eixo de comando possui buchas e o virabrequim casquilhos. Estas batidas, vão ocasionando ovalização excessiva e no caso da biela, pode haver ruptura da mesma.
Comece a considerar a possibilidade de reforma do motor.
Sds.
Elmer_Jeep
08/03/2007, 11:36
André, as prováveis causas são desgaste de cilindro mesmo, com isso se vão anéis, pistões e parede das camisas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22214&page=9
Respondendo sua MP
MECA 1: tá batendo pistão e saias, tem que fazer o motor. Quer me vender um motor dito zerado.. na troca pelo meu.
Pode acontecer, a explicação técnica está no tópico acima.
MECA 2: é junta de cabeçote, a batida é das buchas do comando ou da polia de aluminio
Junta não tem nada haver e esse papo de batida do comando não rola, o comando trabalha o tempo todo pressionado pelos tuchos e varetas que são apoiadas nas molas de válvula.
Engrenagem de alumínio costuma fazer barulho (atrito), mas pode ser resolvido substituindo o conjunto de engrenagens(do virabrequim e comando), lembrando que tem dois tipos diferentes onde muda a espessura dos dentes.
MECA 3: batida é do mancal, a fumada é dos anéis mas posso ir levando o carro do jeito que tá. Recomenda fazer o motor só se eu quiser acabar com o tabagismo da rural. Mediu a compressao do motor e deu 130 psi nos cilindros 1 a 5 e no cilindro 6 deu 145 psi. Ou seja, compressão boa!
Batida de mancal no GM250 seria um fenômeno, são 7 mancais, portanto o virabrequim trabalha muito bem apoiado em seu alojamento, isso acontece mais em motores diesel devido à alta taxa de compressão, dependendo do barulho o mais provável é que seja nas bielas, e se a batida for nas bielas não dá pra "levar do jeito que tá" porque logo logo vc vai danificar outros componentes do motor.
Espero ter ajudado em algo.
[]'s
André-4WD
08/03/2007, 12:46
Elmer:
Nada como a opinião de um especialista mesmo..
O que to sentindo da história toda que o meca 1 é o cara que tá mais certo na história toda!!
Agora se a solução dele é a melhor, tenho que analisar também:
- Fazer apenas a parte de baixo do meu motor resolveria??? e alguém teria idéia do custo??
OU...
- Trocar pelo motor oferecido, um 4.1 gas, retirado de um opala 90 batido, com custo de R$ 1500,00 já com M.O.?
Sds
andre
Em resumo..
Só abrindo pra ver...
Se bem que o barulho de batida de biela e de válvula com tucho mecânico são beeem diferentes e um bom mecânico mata isso fácil...
Quanto a valer a pena ou não é questão de bolso... dá uma lida aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=311991&postcount=31
Mas EU faria a retífica do motor. Sai mais caro, mas tem motor pro resto da vida...
Elmer
Vc que é do ramo... Bronzina de biela desgastadas afetam significativamente a pressão do óleo? S e afetam seria um bom indicador, né? :pensativo:
[]´s
Elmer_Jeep
08/03/2007, 13:32
André, só a parte de baixo não resolve, vai aumentar a compressão dos cilindros e o cabeçote cansado não vai dar conta do recado...
Motor usado é uma caixinha de surpresas, vc não sabe como está por dentro e vc nunca sabe como esse motor foi usado anteriormente... Prefira abrir o seu e saber o que precisa fazer, como será feito e como vai ficar depois de tudo.
Fugger,
Afetaria de fato se o desgaste fosse nas bronzinas do mancal pois nas de biela mesmo tendo um certo desgaste o motor mantém a pressão de óleo normal e continua trabalhando e a bronzina vai desgastando e consequentemente danificando seu alojamento na biela e na sequencia a vítima é o próprio virabrequim.
[]'s
Luciano CJ5
05/04/2007, 06:32
Onde encontro pistão para o motor BF161 para comprar? Eu preciso um pistão 0.30, lubrificação lateral, para um motor BF161 ano 1961 (ou seja, motores até 1694). Sei que este tipo de pistão é diferente dos motores BF161 mais "novos" (acima de 1965). Ou alguém tem algum em bom estado para vender? valeu.
Elmer_Jeep
05/04/2007, 11:08
Tem que ver se o pistão é de pino fixo ou flutuante.
Referencias Metal Leve
Pino Fixo
P-1018
Pino flutuante
P-750
[]'s
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