PDA

Ver Versão Completa : Porque ficar de olho na maré



flaviovs
27/10/2006, 11:18
Se você não leva muita fé quando dizem que ir pra praia de carro sozinho é complicado...

Se você não acredita neste papo de que a maré sobre...

...então veja o que aconteceu com estes infelizes que pensam como você.

Dieselboy
27/10/2006, 11:30
Como você ficou sabendo dessa tragicomédia??? Por acaso você é um destes incautos "turistas"???

caue bertolucien
27/10/2006, 12:51
Chamar os motoristas de incautos talvez seja um êrro...
Diante da perda material e das condições do sinistro, pode-se supor que os donos de veículos segurados tenham problemas para reaver o prejuízo, os "sem-seguro" estarão pior ainda.
A chance dos prejudicados será demonstrar em juízo que cabe obrigação, às autoridades municipais e estaduais, de trânsito e turismo, quanto à sinalização nos acessos e locais, onde o turista é chamado a visitar, muitas vezes sem infra-estrutura mínima. Em última análise, na ausência de autoridade pública, cabe responsabilidade àquele que explora comercialmente o turismo no local onde, sabidamente, ocorre um tal fenômeno natural.
Tão certo quanto o fluxo e refluxo da maré é o fato de que não se vê nas imagens acima qualquer trilheiro mas sim famílias inteiras diante de um triste final das férias ou semana e, com certeza do carro e da bagagem. Ninguém ali está assumindo riscos em busca de grandes aventuras que não a gastronômica nos quiosques. Tudo muito trágico, nada cômico.

arlei_vitara
27/10/2006, 13:35
Só posso concordar com o Caue.........uma p*#ta sacanagem do pessoal das barracas e restaurantes....se bobear tinha até tiozinho pedindo uns trocos prá guardar os carros quando os turistas deixaram as viaturas lá.............
Por estas e outras que o turismo no BR ainda é coisa totalmente amadora........

Dieselboy
27/10/2006, 14:48
Chamar os motoristas de incautos talvez seja um erro ... Tudo muito trágico, nada cômico.
Caue, não estou "tirando onda" com a tragédia dos outros não :stop: também sou turista e já percorri o país rodando de norte a sul além de me "aventurar" pelo Mercosul. :dance:

O que estou querendo dizer é que não acredito que o dono do quiosque local não tenha avisado os turistas, com certeza ele deve ter feito isso!!! O problema todo muitas vezes decorre sabe do que? Da arrogância dos turistas que se julgam acima da média local, muitos deles (já vi isto acontecer em algumas viagens) menosprezam os "conselhos" do pessoal da localidade.

Contudo não é somente devido a este motivo que os turistas se envolvem em episódios como este, isto também ocorre principalmente pelo excesso de comodismo ao qual estão acostumados, não custava nada deixar o carro na avenida que por sinal estava VAZIA!!! Ahhh para que isso?? se "eu" posso estacionar o carro a poucos passos do quiosque??? E pelo visto não foram poucos que pensaram desta maneira, o resultado .... está aí.

Digo isto porque sempre que viajo procuro me informar com o pessoal da localidade de possíveis imprevistos e ou características regionais pouco recomendadas. Sempre fui muito bem tratado e informado por esse motivo acho improvável que o ocorrido tenha sido causado por falta de informação.

Se isto não é ser incauto, que outro adjetivo utilizar???

caue bertolucien
27/10/2006, 18:08
Caue, não estou "tirando onda" com a tragédia dos outros não :stop: também sou turista e já percorri o país rodando de norte a sul além de me "aventurar" pelo Mercosul. :dance:

O que estou querendo dizer é que não acredito que o dono do quiosque local não tenha avisado os turistas, com certeza ele deve ter feito isso!!! O problema todo muitas vezes decorre sabe do que? Da arrogância dos turistas que se julgam acima da média local, muitos deles (já vi isto acontecer em algumas viagens) menosprezam os "conselhos" do pessoal da localidade.

Contudo não é somente devido a este motivo que os turistas se envolvem em episódios como este, isto também ocorre principalmente pelo excesso de comodismo ao qual estão acostumados, não custava nada deixar o carro na avenida que por sinal estava VAZIA!!! Ahhh para que isso?? se "eu" posso estacionar o carro a poucos passos do quiosque??? E pelo visto não foram poucos que pensaram desta maneira, o resultado .... está aí.

Digo isto porque sempre que viajo procuro me informar com o pessoal da localidade de possíveis imprevistos e ou características regionais pouco recomendadas. Sempre fui muito bem tratado e informado por esse motivo acho improvável que o ocorrido tenha sido causado por falta de informação.

Se isto não é ser incauto, que outro adjetivo utilizar???

Amigo, fique certo que não fiz uma crítica dirigida ao teu comentário. Inevitavelmente, minha manifestação alcançou tudo que eu havia lido no tópico e ficara registrado como um todo.
Pareceu-me improvável que, em meio a tantos motoristas vitimados, não tenha havido falta de informação e de alerta para o perigo.
Aí, lembrei dos argumentos das seguradoras: culpa do segurado, causas da natureza, caso fortuito... e lembrei de um caso em que o seguro não cobria uma perda total de um carro arrastado por uma tromba d'água, com esses argumentos; nessa causa a justiça mandou pagar, acolhendo a tese (do segurado) de que a falta de dragagem do rio permitiu o transbordamento, donde a seguradora deveria pagar a perda e depois cobrar do orgão omisso.
Não pude ver nas fotos qualquer placa informativa e não imagino o dono do quiosque mandando a clientela pra longe mas acredito no excesso de confiança de turista (como vc disse) e na imprudência aliada à falta de informação.

Um grande abraço.

Dieselboy
27/10/2006, 19:17
" ...Amigo, fique certo que não fiz uma crítica dirigida ao teu comentário ..."
Pode ficar tranquilo Caue :mrgreen: aqui é para debatermos mesmo expondo livremente o ponto de vista de cada um :concordo:

Na resposta anterior apenas quis expressar um pouco de minha indignação em relação a alguns turistas que incorporam o espírito de "Gérson" e se acham no direito de abusar da hospitalidade local, estrapolando leis e regras apenas porque estão pagando!!!

Por favor com esta colocação não estou julgando nem afirmando que este seja o caso, apenas estou dizendo que há turistas e turistas.

romeu
27/10/2006, 19:45
hahaha

Na boa, mancada dos donos dos bares....

ArthurC
27/10/2006, 19:54
Meus 0,50 cents da história.

Vamos lá, Salinas é a praia preferida de todo mundo que mora em Belém. Aquilo que vc viu aconteceu no reveillon do ano passado, e posso te garantir que todos que estavam lá sabiam que a maré sobe daquela maneira, ah, e porque nao tiraram os carros entao? Porque deixaram pra depois, ficaram bebendo, e quando tentaram sair já nao dava mais, 1o por causa da maré, 2o porque fica um engarrafamento horrivel, isso foi DESCUIDO, NAO FALTA DE AVISO!

Ainda tem outros, que por estarem com Jipes ou Picapes traçadas, acham que podem tudo, e ficam presos na maré. Isso ocorre todos os anos, é "normal". Falo porque vou a Salinas a 20 anos e conheço bem a região.

Se o cara bebeu demais e nao tirou o carro na hora que devia, nao bote a culpa em quem supostamente "não avisou". Eu tenho a versão original das fotos e todos os carros tem placas de Belém.

É isso.

BTW, vale a pena conhecer o Sal, praia linda, kilométrica, show de bola.

Abraços

Dieselboy
27/10/2006, 20:51
:putz: :putz: E o pessoal aqui do tópico com pena dos incautos turistas, quando na verdade não passam de um bando de bebuns que não tiraram os carros porque estavam muito ocupados "enchendo o rabo" de cachaça!!! :parede: :parede:

caue bertolucien
27/10/2006, 21:14
ainda dizem que deus protege os bêbados...
Valeu o esclarecimento...
... agora, o secretário da cachaça e do alcoól mandou sinalizar a área e orientar quem vai de fora...
[ ] sóbrio por enquanto...

ArthurC
27/10/2006, 21:24
:putz: :putz: E o pessoal aqui do tópico com pena dos incautos turistas, quando na verdade não passam de um bando de bebuns que não tiraram os carros porque estavam muito ocupados "enchendo o rabo" de cachaça!!! :parede: :parede:

É mais ou menos isso mesmo. Todo ano tem gente que perde o carro no Atalaia. As vezes, a gente por achar que conhece a praia, se arrisca mais um pouco, e naquele dia a maré sobe um pouco mais, ou um pouco menos, é dificil prever a natureza.

O engraçado é que tem pontos no meio da praia que a maré nao chega, mas só chega carro traçado.. CHATO NÉ?! hehehe :lol: :lol: :mrgreen: 4x4ever!

flaviovs
28/10/2006, 01:21
Só pra esclarecer...


Felizmente (pra mim), eu não era um dos que estava naquela praia, naquele malfadado dia.
Recebi a apresentação via e-mail. Deve ser um desses arquivos que vai passando de um para o outro...
Minha intenção ao enviar o arquivo foi apenas de alertar a outros jipeiros que a maré sobe sim, e, dependendo do lugar, chega no carro bem rápido. Se der bobeira, quando for ver pode não dar mais tempo de sair.
A própria apresentação dá a dica: os restaurantes estão sobre palafitas, a praia é longa. O autor ainda comete pequeno deslize ao dizer que lá "a maré sobre rápido"... Não conheço o lugar, mas pela foto dá pra ver que a praia é bem plana. Vamos usar nossos conhecimentos de trigonometria... Qualquer 5cm de subida da água significa alguns metros a menos de praia.
O ArthurC é nosso representante ocular em Belém, e disse tudo. Mesmo de longe, tenho minhas se ninguém foi alertado. Agora, vá lá... Será que ninguém viu que a água ja estava há... vamos lá, vamos dar uma chance a esta rapaziada... err... 100m dos carros e que se ninguém fizesse nada o bicho ia pegar?
Só me resta mesmo esperar que os donos daqueles carros tenham seguro... :shock:

Edintruder
02/12/2006, 19:24
Nesse momento acabamos de ajudar a desatolar uma caminhão na praia, pois a maré subiu e enterrou os pneus dianteiros, e olha que o pessoal é daqui mesmo! Claro que a maré não avança 200 metros em 10 minutos, mas avança 40 metros em 30 minutos, e mesmo assim sempre pega um dorminhoco.

Léo_Babiski
06/12/2006, 19:39
Faço as palavras do nosso colega paraense as minhas.:concordo:
Já morei no Pará e tudo que ele disse é a pura verdade.
E mais, a probabilidade daquelas pessoas serem de fora do Estado é quase nula. Desta forma, são todos turistas que frequentam Salinas desde pequenos...
E quem é de lá sabe que o problema também ocorre em Ajuruteua, Marapanim...
O verão é em julho, e nessa época sempre acontece isso. Da ultima vez que eu fui tinha até uns guinchos que esperam os carros atolarem para furar os zói dos turistas.

MUTS
07/12/2006, 09:50
Aí, lembrei dos argumentos das seguradoras: culpa do segurado, causas da natureza, caso fortuito... e lembrei de um caso em que o seguro não cobria uma perda total de um carro arrastado por uma tromba d'água, com esses argumentos; nessa causa a justiça mandou pagar, acolhendo a tese (do segurado) de que a falta de dragagem do rio permitiu o transbordamento, donde a seguradora deveria pagar a perda e depois cobrar do orgão omisso..

Veículos inundados por agua doce (rios, chuvas, etc) as seguradoras pagam o sinistro... mas enchente por agua salgada não, nem em juízo, pois existe essa claúsula de exclusão em todos os contratos de seguro

Existem cláusulas tb que não cobre danos nos carros causados por vandalismo, guerras, etc..

[]´s trabalhando com seguros...

Ricardo Bambhoo
07/12/2006, 17:29
Veículos inundados por agua doce (rios, chuvas, etc) as seguradoras pagam o sinistro... mas enchente por agua salgada não, nem em juízo, pois existe essa claúsula de exclusão em todos os contratos de seguro

Existem cláusulas tb que não cobre danos nos carros causados por vandalismo, guerras, etc..

[]´s trabalhando com seguros...

Tem mais uma, não sei como dizer, mas é mais ou menos isto: caso aconteça algum acidente com veículos transitando em locais ou estradas NÃO OFICIAIL, dançou. Se não for rua, estrada ou outro logradouro publico qualquer que não seja reconhecido pelas autoridades, dançou ! Daí acho que areia de praia é um lugar conciderado NÃO OFICIAL. O seguro não cobre.

[]'s

MUTS
08/12/2006, 09:00
Tem mais uma, não sei como dizer, mas é mais ou menos isto: caso aconteça algum acidente com veículos transitando em locais ou estradas NÃO OFICIAIL, dançou. Se não for rua, estrada ou outro logradouro publico qualquer que não seja reconhecido pelas autoridades, dançou ! Daí acho que areia de praia é um lugar conciderado NÃO OFICIAL. O seguro não cobre.

[]'s


Bem lembrado Bamboo... é isso mesmo.. Se o veículo não estiver trafegando em via apropriada, permitido e sinalizado, o seguro tb não cobre....
Aconteceu com um conhecido na trilha do castelhano, numa daqueldas "ladeirinhas de lama"... a Land não concegui subir, voltou desgovernada de ré e colidiu numa arvore.... e a seguradora não o indenizou por este motivo.
Essa é ainda uma das razões porque as seguradoras não querem fazer seguro de jipes...

rafaelfernandez
22/05/2008, 21:27
É isso ai galera!, sou de belem tambem e o que voces viram nao é NADA ALEM de DESCUIDO e GELADA na cabeca dos motoras, como nosso amigo falou, aqui em Belem, carro perdido na mare em Salinas nao é novidade pra absolutamente ninguem... todo ano no mes de julho e nas festas de final de ano é a mesma velha historia!!!! :)

ArthurC
22/05/2008, 22:38
Falaí Rafael, bem vindo ao fórum!

Querendo marcar umas trilhas por aqui é só falar..

[]ss

Fred Bailune
23/05/2008, 20:58
Olha o mole que o cara deu ...

http://www.youtube.com/watch?v=2KSgEsRrmEE&feature=related

abs

BoaTrilha
24/05/2008, 09:27
pessoal, vejam só....

o dono do bar/o guia turistico/o cachorro terem avisado os donos ou não é um mero detalhe..... a "culpa" não é deles tenha certeza...
acredito aí que o "aviso" seria apenas uma adição do cuidado

Qualquer pessoa inteligente e esperta perceberia que isso ia acontecer sem ao menos ver a agua....

- na areia tem marca de agua...
- aquilo é uma praia...
- o bar esta em cima de palafitas...
- pelo horario, a mare está baixa

então, É LOGICO que o mar chega até alí...


e mesmo que subjetivamente o cidadão não tenha conseguido pensar nisso,
quando ele percebe que o "mar está se aproximando" ...
(e garanto que isso não acontece com um estalar de dedos)

...ele poderia sair do buteco e manobrar o carro dele pra um local mais seguro

rafaelfernandez
14/06/2008, 13:48
Falaí Rafael, bem vindo ao fórum!

Querendo marcar umas trilhas por aqui é só falar..

[]ss

Ola Arthur,

Desculpe pela demora na resposta, mas so agora voltei a ver esse topico :oops::oops::oops: (tinha me esquecido dele)!!

Agracedo pela recepção !!:dance::dance::dance: E quanto a triha, quando e onde!?!?!?!?!? :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]´s fugindo da mare em Salinas!!!! :concordo::concordo::concordo::concordo:

Rafael Fernandez

ArthurC
16/06/2008, 00:19
Rafael, no site do JCP na minha assinatura tem a agenda anual das nossas trilhas, e todo fds sempre rola uma não oficial (leia-se fora da agenda do clube).

Final de junho estou armando com uns amigos para voltarmos na Marieta (perto de Salinas), passeiozinho light só pra estrear a viatura de um amigo.

Querendo está convidado.

Abraço

rafaelfernandez
16/06/2008, 23:13
Fala Arthur,

Tudo bacana!? Marieta!? Claro que estou nessa, desde de que vocês não se importem de ter uma 110 Branca ficando atolada pelo caminho inteiro!!!! :parede::parede::parede::parede: Sou marinheiro de 1a viagem :oops:, estou com minha viatura a uns 3 meses.... :mrgreen: Enfim, toda e qualquer dica me será de grande ajuda. O que preciso levar? Tem algum equipamento que preciso(seria bom ter tempo de comprar com calma)? Pretendem ir e voltar no mesmo dia ou vamos acampar por la? Ja ouvi falar que a Marieta é muito bonita. :concordo:

[]´s no aguardo do passeio!!!

Rafael Fernandez

ArthurC
17/06/2008, 11:39
Fala Rafael, tudo bom e vc?

Cara, a Marieta é super light, excelente opção para primeiro passeio, sugeri lá pra não maltratar as viaturas (a minha tudo bem mas a do meu xará ainda tá com pena, e é o primeiro passeio dele também).

Podemos acampar por lá ou voltar pra dormir em Salinas. Só preciso confirmar a tábua de maré pois só é possível entrar e sair da ilha com a maré baixa.

Recomendo apenas que você compre um cinta de 6 ou 8 mts e um par de anilhas, e verifique os pontos de ancoragem do sua Land. Se tiver PX ou VHF, ou mesmo talkabout já ajuda, pois a gente se comunica sem precisar parar o carro toda hora, mas não é indispensável.

De resto é aquele basicão de acampamento/praia mesmo: comidas, bebidas, cadeiras, repelente, etc.

Me manda por MP seu MSN e cel que te aviso uma semana antes do passeio.

Abraço!