Conectar

Ver Versão Completa : Ajuda - Troca da última travessa CJ

Cacá
26/10/2006, 23:35
Oi, pessoal. Em breve terei de trocar a última travessa do Lineu.
Tenho algumas dúvidas:
1) A peça de reposição tem a mesma furação da original?
2) Que tipo de rebite é esse original? Pode ser serrado e substituído por
parafusos com arruela de pressão sem prejuízos?
3) Quantos calços vão nessa travessa? 2 ou 4?
http://www.stormecom.com.br/oxfordbr/images/produtos/mw027.jpg

Por enquanto é só. Mas a hora que enfiar a mão no cacho de abelha vai aparecer mais :putz:

Saudações a todos, Palmeirenses inclusive:twisted:

Alexandre Vaz Ferreira
26/10/2006, 23:43
E precisa trocar mesmo? que que houve?

1- é para ter a mesma furação, mas...
2- sim
3- 4

[]s

Cacá
26/10/2006, 23:51
Oi Alexandre, beleza?

A travessa tá toda retorcida do lado esquerdo, tem uns babadinhos,
tá feia. E para completar o antigo dono do CJ fez um suporte de estepe
pesadíssimo e fincou um argentino recapado. O trem tava desabando
em cima da tal travessinha e o pior: o calço era uma borracha que,
salvo ledo engano, era um pedaço de Havaianas.
Quero botar essa coisa em ordem pra alinhar o Lineuzinho, entendes...

É isso, amanha eu posto ums fota de biquini aqui, falow?

Abração,

FernandoRisso
27/10/2006, 08:16
Uma sugestão, já que vai trocar procure uma mais grossa, com uns 5mm no mínimo, a original deve ter uns 2mm e não aguenta nd mesmo.

[]'s

rafaelsouza
27/10/2006, 09:42
Sobre a furação, vc percisa ficar atento pois os CJ 5 tiveram uns 3 modelos se eu não me engano: os chassis americanos os nacionais e os ultimos ford são diferentes veja o seguinte: quantos rebites tem na parte superior quantos tem na face vertical e quantos tem na parte inferior, me reponda isso que eu te digo se vc vai encontrar ou não no mercado. Digo isso pq normalmente se faz um unico modelo e depois a galera tem que se virar, veja aí que depois eu vejo se tem como te fazer uma com a furação certa e mais grossa aqui da Iron Parts,
sobre os rebites, tem um tipo de parafuso conhecido popularmente como "parafuso cravo" que é na verdade um prisioneiro com cabeça arredondada, segura legal e ainda fica com a aparencia de rebite
tinha umas fotos por aqui se encontrar te mando
[],s

Cacá
27/10/2006, 11:39
Olá, Rafael, obrigado pela dica. A travessa tem 1 rebite em cima, 1 na frente e 2 embaixo em cada longarina. Preciso trocá-la pq senao nao consigo alinhar a carroceria de maneira a não dar mais problemas, saca? Aproveitando, acho que dá pra perceber pq eu nao comprei os calços ainda né...

Abração,

Cacá
27/10/2006, 11:41
Fernando, valeu o toque. Vou ver se acho alguma solução em um chassizeiro aqui de Valinhos. Quem sabe... essa original é quase um papel mesmo...

Abraço,

NIL
28/10/2006, 22:38
os "rebites " na verdade são parafusos cravos e voce encontra em lojas que trabalham com molas de caminhao
uma dica- a furação tem que ser 3mm menor que o diametro do parafuso para que ele entre cravado

Cacá
28/10/2006, 22:45
Beleza, Nil. Valeu pelas dicas. E esse "entrar cravado" é com um rebitador tesourão ou entra na porrada mesmo?

Abraço,

leopoldo
29/10/2006, 08:19
sem repetir o que já foi respondido, acrescento:

2) Que tipo de rebite é esse original? Pode ser serrado e substituído por
parafusos com arruela de pressão sem prejuízos?

O rebite original é batido pneumáticamente e à quente.

Serrado não dá. O velho deve ser removido da seguinte forma:

a- com uma esmerilhadeira, remova a parte achatada que fica em cima do material da travessa.

b- com um punção, faça uma marcação para poder furar o corpo cilíndrido que sobrou. Não bata antes de esmerilhar a parte achatada, pois a mesma é dura demais para o punção; só vai estragar ele. Só depois de removida a parte achatada que vc terá acesso ao aço mais mole.

c- faça um furo passante no meio do corpo cilíndrico, com uma broca de 5/16, depois repasse com brocas maiores até chegar a 3/8.

d- neste ponto, a parede de rebite que sobra é bem pouco, então bata com um punção extrator no sentido de remover. Se ele não sai, tente bater com uma talhadeira apoiada na cabeça abaulada que fica por dentro da travessa....que ele deve voar longe.:shock:

e cuidado nessa hora !

ATENÇÃO:

a- nunca remova os rebites simplesmente batendo na talhadeira, tentando remover os rebites na marra, pois vc poderá deformar o furo e muito provávelmente trincar o chassis.:confused:

b- oque pode-se usar, ao invés dos rebites: parafusos allen cabeça abaulada e porcas parlock. Use M10 rosca fina e para isso, vai precisar repassar com a broca 10mm.

Antes de apertar os parafusos, tenha certeza que o jeep está alinhado e iguale as distâncias da travessa ao solo, calçando o chassis.

c- SE o jeep tem a travessa em V, e vc vai usá-la, para soldá-la nesta sua nova travessa, coisa que se fáz SOMENTE depois de tudo montado e apertado, mantenha o jeep alinhado e nivelado,

senão depois de tudo feito, vc poderá ter deixado o jeep torcido.....para sempre :putz: :evil:

3) Quantos calços vão nessa travessa? 2 ou 4?

Vão 4 mas, eu colocaria só os 2 (mais de dentro). :shock:

Pois os externos forçam demais a caixa da carroceria e com o tempo, os suportes estouram ou a carroceria racha.:???:

Edison - Mp3
19/06/2009, 17:21
Preciso trocar a ultima travessa do chassi que ta bem ruim, e estou em dúvida. Comprar as que estão a venda nas lojas 4x4 (em torno de 170,00) que parecem tão fracas ou fazer um com uma chapa um pouco melhor. Outra dúvida, pode ser fixado com parafusos ao invés dos rebites originais?
Alguma dica?
Abrs
Edison - Mp3

Milton Quindim
19/06/2009, 17:45
Estou com o mesmoproblema aminha está todatorta depois de umas trilhas...heheheVou ficar de olho aqui para ver o que seria melhor..

Lucas Nassif
19/06/2009, 18:06
A minha também tá toda fudid@. Na reforma do CJ vou ter que dar um jeito nisso...
Tô de olho aqui tb!!

João Pacheco
19/06/2009, 20:55
Estou colocando no meu jeep um ferro "u" no lugar da ultima travessa que tava torta, comprei com uma espessura mais que o dobro da original, agora num lembro bem qual é mas gastei R$50,00 mais parafusos 8.8 para a fixação.

[ ]'s

luiz cebola
19/06/2009, 21:48
Estou colocando no meu jeep um ferro "u" no lugar da ultima travessa que tava torta, comprei com uma espessura mais que o dobro da original, agora num lembro bem qual é mas gastei R$50,00 mais parafusos 8.8 para a fixação.

[ ]'s
a respito da ultima trav. troque por 1 maceral ou igual a origi. pois ela tem medidas e espesura certas pois nao podi c refor.pois comprica torçao do chaxis pois ele torsi muuito

Milton Quindim
19/06/2009, 22:26
a respito da ultima trav. troque por 1 maceral ou igual a origi. pois ela tem medidas e espesura certas pois nao podi c refor.pois comprica torçao do chaxis pois ele torsi muuito

Penso nisso tbm afinal o chassi tbm faz parte da troção da suspensão ...mas o que me incomoda é que as travessas originais mantem aquele velho formato do lade esquerdo mais comprido do que o direito por motivo de fixação da placa assim quem olha de tras acha que a carroceria tah caida de lado...hehehe

anderson_wzorek
19/06/2009, 22:48
Pessoal,

Acho que a melhor saida é mandar cortar e dobrar uma nova em chapa lisa de aço 1020 por 3/16"(4.75mm) de espessura,de acordo com as dimesões originais fazendo a modificação que o quindim ressaltou a respeito do lado esquerdo.
Quando a fixação atraves de parafuso com 8.8 de dureza não vejo problemas,mas no minimo um parafuso de 8 mm de diametro. com arruelas e porcas autotravantes.
ta ai minha dica
abraços

João Pacheco
20/06/2009, 08:35
O ferro que comprei ja é maior do lado direito que a travessa original justamente para tirar este efeito visual, os parafusos usados são 10mm de diametro e porcas travantes.
A respeito da torção no chassis não vejo problemas pois aqui na minha regiao nossas trilhas não tem erosões, fica so no barro mesmo...

Abraços

Edison - Mp3
20/06/2009, 10:05
Vou seguir as dicas, vou mandar dobrar uma chapa, talvez um pouco mais grossa que a original e colocar com parafusos.
Valeu, depois de pronto posto o resultado.
Abr
Edison

Elmer_Jeep
20/06/2009, 11:08
Srs, vejam algumas dicas na pagina anterior, fiz uma fusão entre os tópicos.

PS: antes de criar algum tópico utilizem a pesquisa.

[]'s

Edison - Mp3
20/06/2009, 13:16
Ok Elmer
Realmente o indio aqui pesquisou ultima sem acento, um habito informatica, logo, nao achou o topico.
[]s
Edison

Edison - Mp3
27/03/2010, 18:07
Chegou a hora da reforma do skoll, alguem tem as medidas da última travessa pra eu mandar dobrar e furar a chapa.A minha tá tão torta, que não comporta usar como parametro. Pergunto: Será que posso usar as distâncias da dianteira como parâmetro de afastamento entre as longarinas ou muda a medida da dianteira para a trazeira?
Importante, é um CJ5 64.
At

Edison-MP3

jwillis
13/05/2010, 15:26
E ai galera do mal .... e essa marca FORTAÇO alguem ja colocou ou ja viu pra saber se é boa ??? TEM NA GAMA 4X4 POR R$ 145 . sera que vale o quanto pesa ??? EHEHE abraxxx

Lucas Nassif
22/09/2010, 10:49
Acho que a melhor saida é mandar cortar e dobrar uma nova em chapa lisa de aço 1020 por 3/16"(4.75mm) de espessura,de acordo com as dimesões originais fazendo a modificação que o quindim ressaltou a respeito do lado esquerdo.

Galera, estou mexendo no chassi do meu Jeep e chegou a hora de mexer na última travessa. Na oficina onde o Jeep está, fizeram o favor de tirar a ultima travessa e jogá-la fora :evil: pois estava fudid@, e agora que o chassi está no chassizeiro, vamos fazer outra.

A chapa usada será essa 3/16" mesmo, porém estou sem as outras medidas. (comprimento X largura).

Não vou deixar essa diferença do lado esquerdo. Quero deixar igual dos dois lados.

Alguém pode me passar essas medidas?

:concordo:

Julio Rebello
22/09/2010, 13:50
Galera, estou mexendo no chassi do meu Jeep e chegou a hora de mexer na última travessa. Na oficina onde o Jeep está, fizeram o favor de tirar a ultima travessa e jogá-la fora :evil: pois estava fudid@, e agora que o chassi está no chassizeiro, vamos fazer outra.

A chapa usada será essa 3/16" mesmo, porém estou sem as outras medidas. (comprimento X largura).

Não vou deixar essa diferença do lado esquerdo. Quero deixar igual dos dois lados.

Alguém pode me passar essas medidas?

:concordo:

Vcs são felizes por poderem contar com proissionais que TRABALHEM no chassis do jeep.
Auqui em niteroi eu só encontro gente que pega seu dinheiro e faz merda. logo, pra fazer merda :odedo:, eu mesmo faço que ainda me divirto!:dance:
No "Veio", iz um "encapamento" da última travessa co uma barra U.
Equalizei os dois lados da barra e coloquei os 2 calços do centro deixando livre os da ponta.
vou colocar fotos do bacalhau que i pra vcs verem que M ficou! :twisted:

Julio Rebello
22/09/2010, 21:27
[QUOTE=Julio Rebello;1262342]Vcs são felizes por poderem contar com proissionais que TRABALHEM no chassis do jeep.
Auqui em niteroi eu só encontro gente que pega seu dinheiro e faz merda. logo, pra fazer merda :odedo:, eu mesmo faço que ainda me divirto!:dance:
No "Veio", iz um "encapamento" da última travessa co uma barra U.
Equalizei os dois lados da barra e coloquei os 2 calços do centro deixando livre os da ponta.

Ainda falta pintar e fazer o recorte das pontas.