Ver Versão Completa : conta-giro como funciona?
Querendo entender como os conta-giros funcionam, tenho pesquisado o funcionamento de motores de combustão interna, Ciclo Otto ...(duas voltas para completar um ciclo completo, aquela estoria de quatro tempos e etc e tal ...)
Assim me parece que independente de 4, 6 ou ou seja lá quantos cilindros, sempre metade deles explode na primeira volta e a outra metade na segunda volta. Respeitando a sequencia de ignição de cada motor,Certo?
Então se pretendo contar o número de centelhas, qual é a equação que poderá indicar a rotação o motor?
É dependente ou não de quantos cilindros possui?
leopoldo
27/10/2006, 00:15
os contagiros eletrônicos "contam" a rpm, baseado no número de vêzes que a bobina é acionada= pulso ..... o fio da (+)bobina é que alimenta o circuito do contagiro ...... por isso, depede do nº de cilindros sim, pois em 2 voltas vc pode ter 4, 6 ou 8 pulsos, ou seja, 2, 3 ou 4 pulsos por volta
Obrigado, leopoldo!
Vi um esquema eletrônico para se montar um conta-giros na internet que estou pensando de adapta-lo para o jeep.
rogerio_zx
12/07/2010, 11:56
os contagiros eletrônicos "contam" a rpm, baseado no número de vêzes que a bobina é acionada= pulso ..... o fio da (+)bobina é que alimenta o circuito do contagiro ...... por isso, depede do nº de cilindros sim, pois em 2 voltas vc pode ter 4, 6 ou 8 pulsos, ou seja, 2, 3 ou 4 pulsos por volta
Ué! Não é o (-) negativo da bobina?????
Adrian Rueckl
12/07/2010, 20:31
Boa noite pessoal,
Também acredito ser o negativo.
Abraço 4x4
Boa noite pessoal,
Também acredito ser o negativo.
Abraço 4x4
Bom dia prezados ! os contagiros pegam os pulsos no terminal negativo da bobina realmente, alguns mais modernos podem pegar do alternador também, viabilizando seu uso em motores diesel e que não possuem bobina, vocês estão instalando contagiros ? um abraço !
Robertux
13/07/2010, 09:13
Mas devem existir contagiros mecânicos também porque eu tinha uma F4000 diesel 1978 que tinha contagiros original e acho que ainda não existiam esses contagiros ligados no alternador. Além disso o próprio velocímetro não passa de um contagiros que mede as rotações do eixo cardan.
Rafaminc
13/07/2010, 09:27
Mas devem existir contagiros mecânicos também porque eu tinha uma F4000 diesel 1978 que tinha contagiros original e acho que ainda não existiam esses contagiros ligados no alternador. Além disso o próprio velocímetro não passa de um contagiros que mede as rotações do eixo cardan.
Até em algumas caminhonetes a diesel mais modernas é por cabo ainda, e em algumas motos também.
Bem lembrado amigos Roberto e Rafaminc ! :pipoca:
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.