PDA

Ver Versão Completa : Ajuda com rádio



Danniel Pizatto
07/03/2004, 21:51
Pra quem não sabe, meu Jeep fica em nossa fazenda. Um lugar um tanto quanto afastado, dificil de pegar celular na maioria dos lugares.

Quando a gente sai pra fazer um passeio um pouco mais afastado, complica pois em caso de socorro (leia-se trator :lol:) fica complicado.

To pensando em comprar um radio, mas eu queria que pelo menos um fosse HT (handheld transmitter) pois meu CJ ta um bocado tosko e nao queria colocar um PX por enquanto nele.

Um pessoal da UnB/Embrapa que foi acampar lá usava radios fixos na base e nos carros e usavam HT's em campo. Imagino que sejam VHF, Motorola.

Pensei no TalkAbout de 5 milhas (8Km), que vi por cerca de 480 pilas, mas consigo mais barato.

La o relevo é plano, apenas vegetação meio rala, cerradão. Precisaria dum alcance de cerca de 4km, pra cobrir boa parte da área.

Aguardo sugestões,

Valews.

Luiz Claudio
07/03/2004, 22:28
Danniel,

Sem dúvida nenhuma, pra utilização que você quer, a melhor opção é o Talk About com alcance de 5 milhas.

[]'s
:D :D :D

Wallace
08/03/2004, 02:23
Oi Daniel,

Dependendo do Modelo do Talk About de 5 milhas devo conseguir bem mais barato.

Fábio
16/03/2004, 03:19
Danniel,

Existem também PXs HT.

Talvéz seja uma opção para se comunicar também com os demais colegas de trilha que usem 11 metros.

[]´s

marcelino
17/03/2004, 07:56
Prezado Sr. Danniel

O sr. não especificou a distancia máxima que será necessário se comunicar, porém posso lhe adiantar que o uso de transceptores portáteis, ou HT como queira está limitada em função da potencia máxima irradiada, ao tipo de antena e ao uso de repetidores. O exemplo da empresa citada provavelmente se faz com o uso de repetidores de sinais de rádio localizados em montanhas ou outros pontos privelegiados. No caso de uso do Talk about vejo duas restrições, sua fragilidade e sua pequana potencia, mesmo o de 8 milhas. Aconselho primeiramente o uso de um rádio PX ou VHF, ressalto que os dois necessitam de licenças emitidas na ANATEL o PX pode ser obtida pela internet e o VHF necessita de uma prova de conhecimento. Na sede de sua fazenda utilize uma antena externa com ganho e escolha o local mais alto possível, cuidado com a proteção de para-raios.
Outra alternativa para comunicação seria o celular GLOBAL porém o preço do equipamento e o custo de conersação são astronomicos.
No caso do PX muitas vezes encontramos colegas na faixa que podem fazer uma ponte, ou seja retransmitir nosso comunicado até o local desejado. No caso do VHF pode-se utilizar uma repetidora local de um clube de radioamadores, necessitando-se pedir sua autorização, nos casos de emergencia o pessoal não se importa em "emprestar" sua repetidora e muitas vezes até te ajudarão...

Um abraço

Marcelino

Danniel Pizatto
19/03/2004, 20:55
Opa, valeu..

bom, o pessoal devia usar os rádios nos carros como repetidora..

A princípio o HT seria a melhor opçao, por questão de praticidade. "Intercomunicabilidade" com outros rádios não é tãõ importante a princípio, pois não tem mais ninguem por lá

Poderia ser usado um fixo com antena na sede sim, lá inclusive tem uma caixa d´agua bem alta (se nao me engano 12~15 metros), mas ai o problema recai justamente nos raios, pois lá tem grades áreas descampadas, e uma antena a essa altura seria um prato cheio.

Sem contar que o investimento seria maior, coisa que não pretendo. Queria a coisa mais elementar possível, até porque são poucas as vezes que vou pra lá..

A distancia, como disse, 4Km são suficientes..claro que devo ir mais longe que isso vez ou outra, mas nada usual.

E pra mim, o TalkAbout ainda tem a vantagem de ser usado em viagens com dois carros..

Continuo aberto a sugestões

[]s