Conectar

Ver Versão Completa : Kit de Buchas afinal qual o melhor MARCELO X ROTA

Marciotupinamba
25/10/2006, 16:27
All.

Realmente vou ter que trocar o kit de buchas o Brutus, lí diversas msgs mas até agora não sei qual o melhor kit se o do marcelo ou o da rota 4x4, quais as diferenças práticas? pois o valor é praticamente o mesmo

Abraços à todos

Marcio Tupinambá
Manaus Amazonas
"BRUTUS" Engesa FI 6 canecos
"AmazoNiva" Niva AP 2.0

Angelo T. P.
25/10/2006, 17:47
Marcio,
nao posso te dar uma opiniao muito concreta, mas faz uns 4 meses que passei na oficina do Marcelo pra levar umas peças pra ele, e ele deu uma olhada nas buchas do meu Engesa. Segundo ele, ele quem tinha fabricado elas. Ele deu uma verificada e elas ainda estavam OK e dava pra rodar um bom tanto ainda.
Isso que tenho meu Engesa faz 5 anos ja, e sempre fiz trilhas, viagens e uso ele no meu dia-a-dia tbém.
Qual o preço das buchas dele e da Rota? Ja quero ir preparando o bolso pro futuro hehe

Marciotupinamba
26/10/2006, 09:27
O valor da Rota é 370,00, o do Marcelo não consegui ainda falar diretamente com ele se vc tiver o num do Celular dele até agradeço mas segundo informações aqui do forum custa 355,00

Angelo T. P.
26/10/2006, 09:38
Fala Marcio!
estou te mandando o cel dele por MP
O Marcelo é super gente boa e entende muito de Engesa, pode até te orientar quando tiver montando as buchas.
Em breve vou pedir pra ele fazer uns calços de carroceria novos pra mim.

CARLOS MOREIRA
26/10/2006, 10:13
Pessoall, já tive as duas experiências e opto pelo jogo da ROTA por três motivos:
Alma inteira, dureza e durabilidade. As que recebí do Marcelo, com o uso, literalmente quebraram as laterais (bordas), pareciam ressecadas...

GustavoRisso
26/10/2006, 10:34
Angelo,
Você pode me passar o celular do Marcelo?
Obrigado!
[]'s

Kim
26/10/2006, 17:49
Caros amigos!

O Marcelo é gente boa!

Coloco o cartão de visita dele.

Abraços.

Kim.

GustavoRisso
26/10/2006, 17:54
Brigadú!!!

romeu
26/10/2006, 19:29
Cara, fala com o Rafael da X4, eles tem buchas de neopreme se não me engano, e tb se não me engano, são MUITO melhores que as de pu

paulosotello
27/10/2006, 10:16
Amigo .....ja tive as duas ..... "eu acho a do Marcelo mais resistente."
[]s

jose alfredo noia rocha
08/11/2006, 16:56
Eu uso as feitaspelo Marcelo a mais de 5 anos, continuam em perfeito estado.

guilhermeabreu
13/11/2006, 20:21
AE TURMA

Como já disse anteriormente , coloquei recentemente as de PU vermelho das carretas RANDON , embuchadas com PU vermelho do amortecedor das TOY , compradas em posto de molas , ficaram as das barras dianteiras por R$68,00 .

As buchas da RANDON tem o diametro e a largura identicas as do ENGESA , sendo que o buraco do meio onde vai o parafuso muito largo , aí coloquei as de PU vermelho do amortecedor das TOY BAND. , para preencher este buraco , e posteriormente tive que abrir um pouco o buraco para colocar o caninho por onde é colocado o parafuso , FICOU 10 , DIGO 1000 , ao custo de R$68,00 .

Angelo T. P.
14/11/2006, 09:53
Fala guilherme!!
tem como colocar umas fotos pra gente ver como ficou?
Parece ser interessante!

guilhermeabreu
15/11/2006, 23:07
Angelo T. P.

Vou Providenciar As Fotos.

[]s

Toninho
10/12/2008, 22:07
AE TURMA

Como já disse anteriormente , coloquei recentemente as de PU vermelho das carretas RANDON , embuchadas com PU vermelho do amortecedor das TOY , compradas em posto de molas , ficaram as das barras dianteiras por R$68,00 .

As buchas da RANDON tem o diametro e a largura identicas as do ENGESA , sendo que o buraco do meio onde vai o parafuso muito largo , aí coloquei as de PU vermelho do amortecedor das TOY BAND. , para preencher este buraco , e posteriormente tive que abrir um pouco o buraco para colocar o caninho por onde é colocado o parafuso , FICOU 10 , DIGO 1000 , ao custo de R$68,00 .

:concordo: Olá Guilherme,

Vc pode colocar as fotos para que possamos ver como ficou a adaptação, com essa buchas das carretas Randon, imagino que ficou super bom.
Mas nada como ver, no meu F1 tenho buchas amarelas na frente, vermelhas na traseira, e borrachas pretas no meio estão lá a mais de 5 anos, ressalva não faço nenhuma trilha.

[ ]'s

guilhermeabreu
10/12/2008, 23:55
AMIGO TONINHO E OUTROS

Lá vão as fotos das buchas , tem fotos como comprei e já montadas :

Só consegui colocar estas fotos com a ajuda do meu filho , pq sou MUITO BURRO EM INTERNET , Mas a 1ª foto é de como eu comprei , a maior é a da carreta RANDON , a menor é a do amortecedor das BANDS mais novas , ela foi introduzida na maior e ficou como vcs estão vendo , a 2ª foto , a bucha da frente esta sem o caninho no centro a de tras esta pronta com o caninho , neste conjunto que coloquei na traseira , paguei a fortuna de R$68,00 os dois lados , ou seja , as duas barras longitudinais ..

Alisson A. G. Zanatta
11/12/2008, 14:29
Guilherme
Ficou legal essa sua adaptação estou precisando mesmo trocar as minhas mas não to podendo gastar uma grana lascada, então tenho umas dúvidas:
- Você teve que cortar as bordas altas das buchas da Toyota.
- Esse caninho de ferro você também comprou no posto de molas?
- Para tirar as buchas antigas você mesmo fez? Que as minhas ainda são as originas de borracha revestida de ferro então imagina.
- Essas da Randon são da suaspensão da carreta mesmo ?

Mto obrigado

Alisson

guilhermeabreu
12/12/2008, 09:30
AMIGO ALISSON

1º - Sim cortei as bordas altas das buchas da BAND

2º - O caninho de ferro usei da bucha velha , ou se as suas estiverem com desgaste , no posto de molas tem nova , e muito barato .

3º - Sim , tem que sair na porrada mesmo pq elas tem uma capa de ferro por fora da borracha .

4º - Sim , ou melhor acho que sim , é só vc qdo for no posto de molas levar uma bucha original velha e pedir para eles mostrarem uma de PU vermelho das carretas RANDON com aquela medida ( da original velha ) , ela tem o mesmo diametro externo ( sem o cano externo de ferro ) e a mesma largura .

Qdo vc for colocar a da BAND por dentro e colocar na barra longitudinal , TEM QUE UTILIZAR O TORNO DE BANCADA PARA COLOCAR NO LUGAR PQ ELA ENTRA BEM APERTADA .

E O RESULTADO ESTA AÍ PARA VCS VEREM , AS DA FRENTE JÁ ESTÃO CO M 4 ANOS E NENHUM DESGASTE PELO CUSTO DE R$68,00.

ABRAÇÃO

fpandur
14/12/2008, 07:10
guilhermeabreu, essa bucha da Band você já comprou pronta ? Onde, no posto de mola também ?

E essa da carreta Random, é só chegar e pedir assim ? Não tem que dizer ano, modelo, etc ? :mrgreen:

guilhermeabreu
14/12/2008, 18:24
ALL

É ísto mesmo , MESMO DEPOIS QUE EU COLOQUEI AS FOTOS , vcs ainda continuam incrédulos não ? Da para entender , É ÍSTO MESMO , APENAS R$68,00 o conjunto de buchas para as duas barras longitudinais , o que esta aparecendo na 1ª foto , é o conjunto para uma barra .

Mas deixando a brincadeira de lado e respondendo mais objetivamente :

A bucha da BAND comprei pronta como vc esta vendo na foto , é a bucha menor la mesmo no posto de molas .
Essa da carreta RANDON , é só chegar e pedir assim mesmo .

O caso é o seguinte , todo o serviço de molas que faço desde a época que tinha uma BAND , fazia neste posto de molas , e como sou médico e pé no chão , o pessoal de lá vive abelhando consultas comigo lá , o que faço numa boa , são passoas sacrificadas e trabalham só dando duro no pesado , daí , qdo chego lá eles fazem festa , logo : como eu queria fazer esta adaptação , eles me falaram para entrar lá dentro para eu poder procurar o que queria , pq eles tem um número enorme de buchas de PU , vários tamanhos de vários modelos , daí cheguei nestas duas que foram p&p , ou melhor , foi só introduzir uma na outra e pronto FICOU COMO SE FOSSE ORIGINAL NÃO CONCORDAM ? Só tendo que retirar aquela aba da bucha menor da BAND para poder entrar toda na bucha maior da RANDON .

Qdo levei na mão as duas buchas , perguntei a eles de que carro eram elas , e disseram que a menor é a do feixe de molas da BAND mais nova , e a maior era da carreta RANDON .

Já falo deste esquema ha mais de 3 anos , mas sem fotos não da para acreditar , mas com as fotos fica diferente , reconheço .

As da dianteira coloquei ha 4 anos e estão zero bala até hoje .

Boas compras .

ABRAÇÃO

Alisson A. G. Zanatta
14/12/2008, 23:18
Guilherme
Logo vou testar na minha Engesa esse esquema, mas estou pensando em fazer diferente colocar a bucha maior de borracha e a da Toyota de PU assim ela continua mais macia pois uso muito ela na cidade e como moro em curitiba as estrada de terra aqui são cheias de "costela de vaca" pois é característica do terreno. Eu gostei da idéia ainda mais que os caras aqui em Curitiba me pediram mais de R$ 500,00 em um jogo de bucha (era de Engesa nao de Hammer) Rs. Assim que colocar digo como ficou.

CAVESO
15/12/2008, 01:58
Alisson,

No meu fiz assim: como só o centro estava detonado (buchas originais de borracha com 3 aneis metálicos: 1 na extremidade, outro onde pega o parasufo e outro no centro), retirei a parte de borracha central, fiz uma bucha de PU vermelho e prensei.

Ficou assim, visto de fora pra dentro da bucha: anel metálico (onde a bucha pega na barra), camada de borracha, anel metálico central, camada de PU, anel metálico onde pega o parafuso.

Fiz-me entender? rsss

fpandur
15/12/2008, 07:56
guilhermeabreu, eu acreditei em você sim, só queria saber detalhes de como pedir/comprar essas buchas ... :mrgreen: Porque aqui na roça onde moro, tudo que sai do "arroz com feijão" tradicional é praticamente impossível de se comprar, ninguém conhece, ninguém viu, etc .. :evil: vou tentar achar essas buchas da Random em PU por aqui, vamos ver se consigo ... :roll:

guilhermeabreu
15/12/2008, 19:05
AMIGO FLÁVIO

Longe de discriminar vcs , falei de sacanagem mesmo , é que realmente sem ver fotos , fica difícil de saber se ficou bom ou não eu entendo , pq tem gente , não é vc , mas tem gente que faz certas gambiarras que ficam horrorosas diz que ficou show .

Mas esta esclarecido , eu estava brincando com vcs , OUTRA COISA , para de falar que vc mora na roça , não conheço sua cidade , mas tenho vários irmãos que moram por estas bandas e qdo visito eles , passo por cidadezinhas aí em SP. que é um brinco .

MAS SE VC NÃO ENCONTRAR AÍ , POSSO COMPRAR AQUI E DESPACHAR PRA VC . O posto de molas fica na BR 101 e trabalho toda semana num distrito daqui e tenho que passar em frente ao posto de molas , é mole , ou se vc quiser dou o fone deles que eles mandam direto pra vc , VC DECIDE .

ABRAÇÃO sem mágoas valeu ?

fpandur
15/12/2008, 21:38
Caro Guilherme, sem crise amigo, imagine, entendi sim seu ponto de visa, comigo está tudo certo, não se preocupe com isso OK ? :concordo:

Sobre eu dizer que moro na roça, é no sentido de que as coisas por aqui são difíceis de encontrar, o que sai do tradicional é complicado. E isso é em vários setores, não é só auto-peças não. Tipo, parece que é um mesmo vendedor/representante que atende à todas as lojas, então se uma não tem, nenhuma outra tem. Minha esposa trabalha com materiais de artesanato e ela também sofre com isso, uns dias atrás mesmo não se encontrava uma espuma de certa espessura (acho que 1 ou 2 mm), na cidade toda estava em falta ! :shock:

Sobre você comprar aí, talvez eu precise mesmo heim ?! :mrgreen: Esse ano não vai dar tempo de eu correr atrás disso, pois saio de viagem na semana que vem, mas no início do ano que vem vou atrás dessas buchas, pois preciso trocar as da viatura 4x2. E se eu não conseguir encontrar aqui, lhe escrevo em MP para me ajudar .. . :wink:

Grande abraço e valeu por dividir essa solução conosco !! :palmas::dance:

fpandur
01/01/2009, 13:51
Amigos, e para as buchas cogumelo das barras, alguma solução barata e boa como a dica que o Guilherme postou ? :pensativo:

Pedro Rocha
17/01/2009, 22:54
Amigos, e para as buchas cogumelo das barras, alguma solução barata e boa como a dica que o Guilherme postou ? :pensativo:

solução barata - bucha de borracha da f 4000.

CAVESO
18/01/2009, 01:25
Fala Pedrão!!!!!

Você ainda está vivo, cara?

Como vai seu engesão????

Abração!

SILVIO P.
18/01/2009, 11:37
OLÁ, COMPRE UM TARUGO DE 'PU' DIAMETRO DE 60 MILIMETROS, LEVE A UM TORNEIRO DE SEU CONHECIMENTO, SIMPLES, FACIL, RÁPIDO E MUITO MAIS BARATO. EU FIZ ISSO.:concordo:

All.

Realmente vou ter que trocar o kit de buchas o Brutus, lí diversas msgs mas até agora não sei qual o melhor kit se o do marcelo ou o da rota 4x4, quais as diferenças práticas? pois o valor é praticamente o mesmo

Abraços à todos

Marcio Tupinambá
Manaus Amazonas
"BRUTUS" Engesa FI 6 canecos
"AmazoNiva" Niva AP 2.0

Alisson A. G. Zanatta
18/01/2009, 22:27
Isso mesmo as buchas do tirante da F400 ficam beleza, ainda mais fica barato.

Alisson A. G. Zanatta
18/01/2009, 23:11
Pessoal, fiz mais ou menos o que Guilherme fez mas troquei as buchas de PU ( pelo que me disseram os caminhoneiros não gostam de usar PU, assim está mto difícil de achar) por buchas de borracha do tirante da carreta Randon e as buchas de borracha da Toyota. Mandei fazer o caninho interno em um torneiro que me disse ter ficado bom pq o caninho entrou só com prensa e com o peso de 5T. Acho q o troço vai dar certo ou esta danto até agora tá firme. Só foi necessário cortar um pouco da borracha nas laterais para encaixar no lugar do eixo pois espandiram. Optei pela borracha primeiro pq está mto difícil de achar as de PU e segundo pq moro em Curitiba as ruas aqui são uma porcaria mtas vezes, e outra as estradas de terra daqui são cheias de "costela de vaca" que aparecem pela ação da chuva com o solo arenoso. Assim ela fica mais macia, pelo menos eu acho. A barra de torção mandei fazer em PU no torneiro mas tenho q fazer uns ajustes (cagada do torneiro) mas é simples.
Segue as fotos

Ralado/SP
19/01/2009, 18:28
Alisson,

depois de um tempo rodando com esse novo "kit de buchas" poste o seu parecer, pois quem sabe ficamos com 2 alternativas... o "KIT Gulhermão Tabajara" de baixo custo e rigidez normal do "PP" e o "KIT Alisson Tabajara" de baixo custo e maciez extra ( nossa parece até coisa de papel higiênico )...
brincadeiras à parte quem sabe assim tenhamos uma segunda possibilidade de baixo custo e que alia maciez à rubustez de nossos carros...

Abraçones

Ralado

fpandur
20/01/2009, 22:33
Para uma viatura de uso off-road não seria melhor PU e para uma viatura mais urbana, as buchas de borracha ? Buchas de borracha creio que sejam mais macias mesmo, mas e a durabilidade quando exigidas "pra valer" ? :pensativo:

Ralado/SP
21/01/2009, 17:13
fpandur,

concordo com você... tanto que tem um amig que tem uma camper 4x2 totalmente ON road e ele só usa bucha de borracha, a camper dele é um carro, mesmo.

Abraçones vizinho - rsrsrsrs

Ralado

fpandur
21/01/2009, 19:06
Tudo certo vizinho ?! rs, rs, rs, Pois é, o caso que citou é o mesmo da minha 4x2, totalmente ON. Ela está com buchas de borracha e é muito macia. Já a 4x4 usa PU do Buchli e é mais "firme".

Uma coisa que notei nessas buchas do Buchli é que as bordas estão quebrando, exatamente como relatado na 1ª página deste tópico. Além disso, as que vieram não foram plug-and-play nas minhas barras. Me lembro de ter que mandar no torneiro para diminuir a altura das buchas (que não "fechavam" na barra) e também tive que mexer nas cogumelos. Achei estranho isso ...

Ralado/SP
26/01/2009, 17:45
Fpandur,

estranho mesmo visinho... pois eu sou meio mexanico, mais tenho muitas limitações de conhecimento técnico e prático, pois sou novato. Mas logo que peguei a camper vermelha qeu vc vui, eu troquei umas buchas e sem dificuldades e assim foi recentemente quando trocamso todas as buchas da minha engesa, que parece que está à beira de ficar pronto...
O que já ouvi falar é de capers que ainda tem o sistema original das pan-hard, que ´~ao olhais ovalados, e o Kit do Marcelo é pra olhais redondos - tipo de engesa, mas isso de forma geral não é problema pois o povo costuma trocar por redondo

Abraçones

Ralado

fpandur
26/01/2009, 18:04
Pois é Ralado, achei estranho mesmo, deveria encaixar sem alterações. A minha a Panhard dianteira já estava redonda e a traseira oval, que depois de um tempo levei no torneiro para deixar também oval.

Agora, aproveitando seu comentário: me lembro que quando troquei as buchas acabei soltando as da Panhard e as barras, tudo junto. Lembro que foi um "parto" colocar o eixo na posição de encaixe de novo, pois ele se deslocou em relação ao chassis. O correto para trocar as buchas seria 1º Panhard, fixa ela e depois solta as barras (ou vice-versa, tanto faz, desde que se mantenha o eixo preso em uma delas) ? :pensativo:

Ralado/SP
03/02/2009, 18:50
Fpaudur,

Creio que sim... pois com apens a Pan-hard de fora vc pode mexer o carro ou levantar o eixo pra facilitar a vida. Quando mexi nisso eu soltei a Pan toda, aí prendi o lado alto primeiro e quando chegou a vez de prender em baixo foi só colocar um macaco jacaré e depois usar uma alavanca pra mexer lateralmete o carro e foi "Plug in play" até ouvi comentários de que é mais prático fazer o contrário, mas comigo funcionaou assim as 2 vezes.

Abraçones

Ralado

Rodrigo Ielpo Bastos
03/02/2009, 23:37
pessoall na minha camper as de borracha não existinham mais logo que comprei coloquei as do marcelo e ela ficou um pouco dura(firme em vibrações) minha duvida é quanto devemos apertar os parafusos da pan-hard e das cogumelos?

Rodrigo Bastos

fpandur
04/02/2009, 07:14
Ralado, valeu pelas dicas :concordo:

Rodrigo, no caso das barras eu aperto até ficar firme, mas sem "tirar água" no aperto. Logo quando instalei as PU uma das cogumelos estourou depois de alguns dias. Foi aperto excessivo, que não deixou a bucha trabalhar corretamente quando em uso. :putz:Já na Panhard aperto muito bem, pois a bucha fica presa entre os suportes e ali não pode haver folga. Além disso, tem a bucha de metal no meio, que não permite esmagar o PU com o aperto. ;)

CAVESO
04/02/2009, 12:39
Falando nas buchas das barras longitudinais, sempre tive dúvida quanto ao aperto delas.

Deve haver um toque específico para elas, não?

Uns dizem pra apertar até sair água, outros pra não apertar tanto...

fpandur
04/02/2009, 13:13
Falando nas buchas das barras longitudinais, sempre tive dúvida quanto ao aperto delas.

Deve haver um toque específico para elas, não?

Uns dizem pra apertar até sair água, outros pra não apertar tanto...

Segundo o manual de manutenção do Engesa, o aperto da porca-castelo é entre 70 a 87 lb/ft (9,6 a 12 Kgf.m).

CAVESO
04/02/2009, 20:29
Segundo o manual de manutenção do Engesa, o aperto da porca-castelo é entre 70 a 87 lb/ft (9,6 a 12 Kgf.m).

Opa, agora sim uma informação consistente!

Valeu, Pandur!

fpandur
04/02/2009, 20:37
Beleza. Afinal, apertar "até sair água" é muito relativo para cada um .. :lol:
Eu até tenho torquímetro, mas não tenho o pito na medida da porta-castelo. E ainda não tive "coragem" para comprar um somente para ser usado nisso ... :mrgreen:

alissonalexis
16/08/2009, 23:24
Pessoal

Esse fim de semana tive a prova que as buchas da carreta Randon e do toyota feitas de borracha aguentam mesmo o tranco, andei uns bons quilometros em uma estrada totalmente esburacada e cheio de pedras soltas e o pé fincado do assoalho, só pauleira e hj retirei o conjunto do lugar para ver como estavam as buchas. Elas estão da mesma forma de quando as coloquei, ou seja, até hj funcionaram mto bem. Agora vou montar o mesmo conjunto de borracha no eixo traseiro pq as buchas originais de 1989 já se foram Rs.
Daqui uns meses eu volto a falar como ficou o eixo traseiro.
Abraços