Conectar

Ver Versão Completa : Adaptação de amortecedor de direção - F75

Ricardo Bambhoo
25/10/2006, 09:49
Galera,

Fiz um rápida pesquisa e não encontrei muita coisa sobre o assunto.
Gostaria de saber se alguém tem amortecedor de direção em rural 4x4.
Em quais pontos deve se preso ? No diferencial e na barra ? Ou no chassis e na barra ?

[]'s

Carlos_bass
25/10/2006, 12:01
Na minha F75 que esta com suspensao original, coloquei um amortecedor de gol preso na barra de direcao e no feixe de mola

Ricardo Bambhoo
26/10/2006, 15:12
Na minha F75 que esta com suspensao original, coloquei um amortecedor de gol preso na barra de direcao e no feixe de mola

Valeu ! Vou tentar um destes...

[]'s

NeRo
26/10/2006, 20:50
No Feixe?
Bambhoo... Que eu saiba é no diferencial ou no chassi...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21681&highlight=amortecedor+dire%E7%E3o

pcervieri
26/10/2006, 22:29
Essa do feixe de molas eu nao tinha visto mesmo.
Acredito eu (tambem) que seja no chassi.

Carlos_bass
27/10/2006, 16:11
Eu tambem só tinha visto na barra de direção e no chassis. Mas quando fui colocar percebi que iria ficar muito inclinado e não ia adiantar muita coisa coloca-lo. Quando a suspensão movimentasse ia mexer no amortecedor tambem. Então resolvi colocar preso mais embaixo preso na mola.

flaviovs
28/10/2006, 01:55
Na No.2 o amortecedor é preso na barra de direção e no chassis. Sim, ele fica inclinado, mas no meu caso ele não fica fixo, nem na barra de direção, nem no chassis.

Péra ai que explico...

O parafuso fixa o amortecedor mas permite a rotação do mesmo nos seus olhais. Assim, quando a suspensão abre ou fecha, o amorteceder, com os olhais livres, acompanha o conjunto.

Agora... alguém que já montou a barra de ligação da Rural (aquela que liga o pitman ao bracinho que vai no munhão)? Alí tem umas molas e borrachas de cada lado, que trabalham (em tese) amortecendo a direção. Uma vez me disseram que aquilo já era o amortecimento de direção da Rural, e que, por isso, meu amortecedor era desnecessário.

Alguém confirma isso, ou seja, se aquelas molas têm a função de amortecer a direção?

Em tempo, meses atrás quebrou a haste do amortecedor. Andei uns dois dias sem ele e, sinceramente, não senti qualquer diferença na direção (mas tenho tudo revisado -- rolamentos, folgas etc.).

Por útimo, uso -- se não me engano -- o amortecedor de direção da Brasília.

Elmer_Jeep
28/10/2006, 09:19
Bom, vou falar por experiencia própria, meu pai tem uma F75 com eixos band, ele não usa amortecedor de direção, tem dois jogos de pneus, um 750x16 pro dia-dia e um 900x16 pra trilhas. A F75 tem direção hidráulica de opala e as barras com terminais são do MB608.
No transito e na trilha agente ve e sente o volante vibrando em linha reta pois qualquer imperfeição do terreno é transmitida dos pneus pra todo o sistema de direção.

Em novembro de 2005 fiz spoa no meu CJ5 e andei sem amortecedor de direção até junho de 2006, meu CJ também tem DH de opala e barra com terminais do MB. Me arrependo por não ter colocado o amortecedor antes, a diferença é enorme pois no CJ tenho pneus 35x12,5 e nas trilhas recebia muitos impactos nas mãos quando tentava segurar o volante pra manter o CJ na trajetória desejada, acontecia o mesmo efeito que vejo em nossa F75...volante vibrando mesmo após ter feito alinhamento e balanceamento.

Cara depois que instalei o amortecedor de direção senti outro carro nas mãos, no transito o volante "dorme" em linha reta e nas trilhas passo na buraqueira manobrando com apenas uma das mãos e sem receber impactos.

Agora um detalhe importante, pô pessoal, amortecedor de brasília... olha a diferença de uma brasa pra uma F75... desse jeito é melhor andar sem q não faz diferença.

O amortecedor de direção ideal como já falei no tópico indicado pelo NeRo na mensagem #4 é o da Toyota band/Silverado/D20 Cofap CB27138.

E outra, tem gente que instala o amortecedor do pitman pro chassi, alerto que a posição de trabalho mais eficiente é do eixo(diferencial) para a barra que liga roda-a-roda. Pode ser feito também um suporte do feixe pra barra.

[]'s

Ricardo Bambhoo
30/10/2006, 15:44
O amortecedor de direção ideal como já falei no tópico indicado pelo NeRo na mensagem #4 é o da Toyota band/Silverado/D20 Cofap CB27138.

[]'s

este amortecedor na garra 4x4 : uns R$100,00 + kit de adaptação : uns R$ 130,00
o kit prende o amortecedor na barra de direção e no diferencial.
[]'s

Carlos_bass
01/11/2006, 08:26
Agora... alguém que já montou a barra de ligação da Rural (aquela que liga o pitman ao bracinho que vai no munhão)? Alí tem umas molas e borrachas de cada lado, que trabalham (em tese) amortecendo a direção. Uma vez me disseram que aquilo já era o amortecimento de direção da Rural, e que, por isso, meu amortecedor era desnecessário.

Alguém confirma isso, ou seja, se aquelas molas têm a função de amortecer a direção?

A função daquelas molas é dar folga na direção. Por isso que o pessoal reclama de jogo na direção de rural.
Depois que troquei alquela barra por uma outra que mandei fazer com terminais de direção nas pontas acabou o problema de jogo na direção, lembrando que troquei o reparo da caixa de direção.

Ricardo Bambhoo
01/11/2006, 13:33
A função daquelas molas é dar folga na direção. Por isso que o pessoal reclama de jogo na direção de rural.
Depois que troquei alquela barra por uma outra que mandei fazer com terminais de direção nas pontas acabou o problema de jogo na direção, lembrando que troquei o reparo da caixa de direção.

Molas ? Na minha não tem ! Os dois lados da barra de direção são rosqueados diretamente em 2 terminais de direção (ou são pivos ?).
Será que tem adaptação na minha ?

[]'s

flaviovs
01/11/2006, 23:40
Errr... vamos por partes.

Ricardo, aquilo que a gente está chamando de barra de direção é na verdade a barra de ligação. Ela liga o pitman ao "bracinho" embaixo do munhão direito.

A barra de direção é a que liga uma roda a outra. Esta tem dois terminais nas pontas. É assim mesmo. Não é adaptação não...

Carlos, ok, mas... a função é dar folga na direção mesmo? Pra quê? Já não basta a folga da caixa? :mrgreen: Os CJs não tem aquela barra mas também não têm uma boa folga na direção? :?

Elmer, amortecedor de Brasília ou não, ele está lá firme e forte. Quando comprei a No.2 ela já veio com esta adaptaçzão. Até agora tá agüentando, apesar de que, como disse, já andei um tempo sem ele e não notei nada. Talvez a direção da No.2 esteja certinha o bastante para não exigir demais do amortecedor.