Ver Versão Completa : Jogo Na Roda
Pessoal , tô com um p. jogo na roda direita trazeira , e estou querendo ver se é só o rolamento ou alguma coisa mais séria , já levantei o carro , tirei a roda , e mexendo a "panela" pra dentro e pra fora , tem uma folga de 0,5 a 1 cm , será que a porca que prende o rolamento pode estar solta ? como faço pra verificar ? tem muito problema andar com o carro assim ? (de casa até o mecânico + ou - 15 km ).
desde já , obrigado .
Zé Marrara
Na mensagem anterior , onde escrevi "panela" entendam como cubo da roda.
Bem , se soubesse que seria tão fácil , não teria iniciado o tópico , então para não passar em branco vou deixar aqui o procedimento , caso alguém queira dar uma verificada ou mesmo engraxar os cubos , lembrando que não sou mecânico , e qualquer comentário será bem vindo , mesmo que seja pra corrigir alguma coisa que eu tenha dito .
O problema começou com vazamento de graxa nas rodas , tendo como causa dois retentores estragados.
- levantei o carro e tirei a roda
- tirei a calota do freio (no meu caso freio a tambor)
- soltei o parafusos da tulipa e puxei pra fora junto com o semi-eixo
- soltei a porca central , tirei a arruela e soltei a outra porca .
- pronto o cubo esta solto , sendo possível verificar o estado dos rolamentos e retentores internos e externos .
- identifiquem os retentores pois são bem parecidos , mas cada um tem o seu lugar (interno e externo)
- separem uns panos e pasta pra tirar graxa da mão e boa sorte !
Até mais...
Marco Bittar
31/10/2006, 11:41
Zemarra,
Com este procedimento Vc. regulou/apertou e acabou a folga?
como ficou depois desse procedimento o vazamento ?
Conseguiu os retentores originais ou adaptou?
Abraço,
Marco