Ver Versão Completa : Jogo Na Roda
Pessoal , tô com um p. jogo na roda direita trazeira , e estou querendo ver se é só o rolamento ou alguma coisa mais séria , já levantei o carro , tirei a roda , e mexendo a "panela" pra dentro e pra fora , tem uma folga de 0,5 a 1 cm , será que a porca que prende o rolamento pode estar solta ? como faço pra verificar ? tem muito problema andar com o carro assim ? (de casa até o mecânico + ou - 15 km ).
desde já , obrigado .
Zé Marrara
Na mensagem anterior , onde escrevi "panela" entendam como cubo da roda.
Bem , se soubesse que seria tão fácil , não teria iniciado o tópico , então para não passar em branco vou deixar aqui o procedimento , caso alguém queira dar uma verificada ou mesmo engraxar os cubos , lembrando que não sou mecânico , e qualquer comentário será bem vindo , mesmo que seja pra corrigir alguma coisa que eu tenha dito .
O problema começou com vazamento de graxa nas rodas , tendo como causa dois retentores estragados.
- levantei o carro e tirei a roda
- tirei a calota do freio (no meu caso freio a tambor)
- soltei o parafusos da tulipa e puxei pra fora junto com o semi-eixo
- soltei a porca central , tirei a arruela e soltei a outra porca .
- pronto o cubo esta solto , sendo possível verificar o estado dos rolamentos e retentores internos e externos .
- identifiquem os retentores pois são bem parecidos , mas cada um tem o seu lugar (interno e externo)
- separem uns panos e pasta pra tirar graxa da mão e boa sorte !
Até mais...
Marco Bittar
31/10/2006, 11:41
Zemarra,
Com este procedimento Vc. regulou/apertou e acabou a folga?
como ficou depois desse procedimento o vazamento ?
Conseguiu os retentores originais ou adaptou?
Abraço,
Marco
Marco , com este procedimento você tem acesso ao cubo da roda , mas eu só desmontei porque não tive outra saída , meu conselho é levar a um profissional e evitar fazer algo de errado , estou com o carro parado pois estou aproveitando pra trocar a tulipa e semi-eixo que estavam soldados e a solda apresentava trincas .
Comprei as peças via Bearmach , mas se tiver os códigos consegue os rolamentos e retentores em casas de rolamentos , sai bem mais barato (os códigos são universais e vem gravados nas laterais das peças ).
até mais...
Marco Bittar
05/11/2006, 22:13
Valeu pela dica.
Até....
Marco , agora que testei o carro , posso te falar com mais segurança : com a troca dos rolamentos e retentores , além de acabar com o vazamento de graxa na roda , sumiu uma barulheira que já me incomodava a algum tempo , já rodei uns 200 Km e tudo ok.
A ponta de eixo tem uma parte lisa onde fica o cubo montado e a parte com rosca onde vão as porcas , você não consegue apertar mais do que o necessário , então fica difícil de errar.
Outro modo pra saber se tem alguma coisa errada e levantar o carro, e verificar se tem jogo na roda , ou se o cubo fica muito quente em pequenas distâncias (pode ser falta de graxa).
Abraço e boa sorte!
LEMBRANDO QUE NÃO SOU MECÂNICO E AS INFORMAÇÕES QUE PASSEI NÃO SÃO 100% CONFIÁVEIS .