Conectar

Ver Versão Completa : Caixa marcha chevette



Roberto Fazollo
07/03/2004, 13:28
Senhores, boa tarde;

Tem um companheiro nosso que equipou seu samurai com uma caixa de chevette, gostaria de saber se alguém ja usou esta caixa de marcha no CJ e qual o seu desempenho no mundo off road.

E se alguém ja adaptou a caixa do Opala também.

Desde ja agradeço

sds

Fazollo

07/03/2004, 13:35
O pessoal aqui tem usado bastante a caixa de marcha do Chevette 4m em CJs, com o motor AP.

Geralmente é o fusível do sistema, se o cara forçar demais (gerlamente são AP 2.0 tudo mexido), ela acaba quebrando. Mas pelo preço vale a pena.

Dizem que a de 4m é mais forte que a de 5m, eu estou adaptando uma de Chevette 5m no meu Samurai.

A de opala com certeza seria mais forte, principalmente a de 6cc, o problema vai ser o tamanho dela.

Pedro Bachir
07/03/2004, 14:26
E ae??? :D

E as relações das marchas do chevette são boas pro jeep??? :?

flw :)

ALEX
07/03/2004, 17:10
OJANERI ESCREVEU

O pessoal aqui tem usado bastante a caixa de marcha do Chevette 4m em CJs, com o motor AP.

Caro

OJANERI TUDO BEM....CONTERRANEO.....

VOCE FOI AO PASSEIO DA CACIMBA???? FOI BOMMMMM....
(PERGUNDO PARA SABER SE VOCE E DA TURMA DO :lol: SO JEEP DO BRASIL :lol:)

MAS O FATO NAO E ESTE E SIM COMO FICOU A ADAPTAÇÀO DA TRAÇÀO E REDUZIDA AINDA NAO OBSERVEI COM E A CAIXA DO CHEVETE.

ABRAÇOS

ALEX

Hélio
07/03/2004, 17:50
Ola a todos!!! :D

Este câmbio do chevette pode ser adaptado em outros motores? :?:

E a caixa de transferencia como eh colocada? :?:

[]'s em duvidas

Roberto Fazollo
07/03/2004, 23:06
Com relação a adaptação da caixa do chevette com o motor AP ou a caixa de marcha com a reduzida alguém tem fotos para enviar ou receitas para dar???

sds

Fazollo

Marcos ET
08/03/2004, 09:01
ojaneri e ALL, blz?

A caixa do chevette 4m é muito robusta, mas a de 5m.... hummmm ojaneri, acho que vc nao vai gostar do resultado... ela vai embora rapidim rapidim, por aki chamamos o cambio 5m de "mandioquinha" pois as engrenagens parecem feitas de mandioca.... se vc ainda nao comprou ela... acho melhor nem comprar, mas se já comprou, vai com calma... pois se vc radicalizar ela vai esfarelar ok?

Grande vantagem do Chevette é a usinagem das engrenagens, que consome menos energia do motor para transmitir o movimento... pois estas apresentam melhor eficiência na transmissão de força entre rodas dentadas...

Galera coloca esta caixa pra aguentar o 6cil fuçado pra arrancada, e ela guenta beleza! (vcs já repararam se existe opala 6 cilindros com cambio de 5marchas? eu nuca vi... se existir, ela deve aguentar)

[]'s sem querer desanimar

André-4WD
09/03/2004, 18:25
Salve...
Com relação a caixa de opala 5 marchas, ela existe sim. Com toda certeza nos opalas fabricados em 1992... daí para baixo não sei informar.
Sds,

09/03/2004, 18:43
Ae pessoal,

Alex, eu sempre vou com a galera do So Jeep, conheço o pessoal suzuqueiro de lá (Andre L, Lucas, Mandacuru, etc), so que na da cacimba nem deu pra eu ir pois o Samuca ainda ta trocando de motor.

Marcos, foi o que me disseram. Mas meu mecanico disse que pro Samuca deve aguentar beleza, ate pq eu nao sou muito pe pesado, gosto de passar na manha. Acho que ate hoje a velocidade maxima que peguei com o Samuca foi 90 km/h :-) Bem, eu ja comprei por duzentas pilas a de chevette, vou usar até arrebenta-la, depois eu boto uma de 4m, ja que a flange ja vai ta pronta, é so tirar uma e botar a outra.

Quanto a relações, a caixa de Chevette 1.6 permite um pouco mais de redução do que a do Cambio do Samurai, cerca de 12% a mais (se eu não tiver enganado). E ainda vo ta mais 14% reduzido com o Kit de redução do X, alem dos 84% em low :-)

Relações do Chevette 4m

1. marcha 3,75 : 1
2. marcha 2,16 : 1
3. marcha 1,38 : 1
4. marcha 1,00 : 1
Marcha à ré 3,80 : 1

09/03/2004, 18:56
Chevette 5m:

1a 3,746:1
2a 2,157:1
3a 1,378:1
4a 1.000:1
5a 0,840:1

Chevette 5m (do 1.0)

1a: 4,280:1
2a: 2,310:1
3a: 1,480:1
4a: 1,000:1
5a: 0,900:1

Samurai Feixe:

1a 3,652:1
2a 1,947:1
3a 1,423:1
4a 1,000:1
5a 0,795:1

leopoldo
10/03/2004, 22:16
O dimensionamento da largura dos dentes das engrenagens e o material/tratamento térmico é função da entrada da potência entregue ao eixo, salvo o coeficiente de segurança de projeto.

Então, duvido muito que dure muito num jeep com 6 cilindros MPFI e belos 33".

A caixa está no meio disso pronta para ser moída.

Porque no stock car não detona tão cêdo?

Porque o pneu sai cantando e derrapando, agora com a inercia e diâmetro do 33".......tchau cambio.

Para quem quizer usar em motores de 4 cilindros da mesma categoria, tudo bem.

Paulo Eduardo
14/03/2004, 13:16
Dalhe All :D

o opala saiu com dois tipos de cãmbio 5 marchas, um é muito parecido (se não for igual) ao do chevete, que saiu nos modelos 6cc à gasolina e nos 4cc, e outro que só saiu no 6cc álcool ano 92, esse é o bixo, se trata do famoso CL2215A clark, mas é uma mosca branca com as asas vermelhas.... :lol: melhor procurar o da c-20 5m que é o mesmo modelo mas sem a ré sincronizada, CL2205A. custa umas 1500lts, sem contar a flange da reduzida.... :shock: mas é animal, ainda mais pela relação da 5ª 0.73..... beleza pra asfalto....

[]´s 5 marchas ....

marcelo nunes
14/03/2004, 17:25
A caixa 5 marchas do Opala 4 cilindros de 82 até 92 é a mesma do Chevette. A boa caixa 5 marchas de Opala é a do 6 cilindros, mas só foi montada nesses carros de fevereiro a abril de 92...

Jeep Amarelo
15/03/2004, 10:16
OS ÚNICOS OPALAS QUE SAÍRAM COM CAIXA 5 MARCHAS FORAM OS OPALAS DIPLOMATA 91/92 - 92/92 ALCOOL OU GASOLINA O RESTO SAIU TUDO COM CAIXA DE 4 MARCHAS

marcelo nunes
15/03/2004, 19:01
Conforme eu disse, Opala 4 cilindros saiu de fábrica com cinco marchas desde abril de 1982, até o final da produção.
Após Setembro de 1984, todos os Opalas de 4 cilindros são 5 marchas.
Quando se fala dos Diplomatas 92, se está falando do 6 cilindros, pois todo Diplomata após Outubro de 1989 é 6 cilindros.

marcelo nunes
15/03/2004, 19:05
Conforme eu disse, Opala 4 cilindros saiu de fábrica com cinco marchas desde abril de 1982, até o final da produção.
Após Setembro de 1984, todos os Opalas de 4 cilindros são 5 marchas.
Quando fala dos Diplomatas 92, só pode estar falando do 6 cilindros, pois após Outubro de 1989, todos os Diplomatas são 6 cilindros.

MadMax 93/93
25/01/2011, 16:32
Pessoal estou montando um CJ 6 com motor ap preparado e 150cv. Estou na seguinte duvida:

1 - Caixa clark 260f 4 marchas?

2 - Caixa clark 5 marchas f1000?

3 - Caixa de chevete 5 marchas?

4 - Caixa de chevete 4 marchas?

5 - Manter a caixa original 3 marchas?

Lembrando que vou ter um ap com 150cv a alcool + pneus 33.8" + diferencial 8x43. Por isso e pelo custo estou pensando em deixar minha caixa de 3.


O que acham?

MadMax 93/93
26/01/2011, 10:23
Pessoal ja resolvi. Vai ser de chevete. So nao sei se de 4 ou 5 marchas. Ta mais para a de 4, pois, varias pessoas estao me falando que a de 5 é mais fraca e como eu vou ter pneus grandes a relação da quinta marcha vai ficar muito longa e provavelmente eu nunca use.

A maior duvida agora é a flange. Qual usar? Na região temos torneiros bons, mas alguma flanges apresentam problemas com relação ao motor de arranque, ficam quebrando. Qual o fabricante mais indicado?

M-Beltrame
26/01/2011, 19:46
Eu comprei meu kit de adaptação na deeptec:concordo::concordo: http://www.deeptec4x4.com.br/default_produtos.asp

Mas eu ñ sei se eles fazem o kit para o 4m:pensativo::pensativo::pensativo:

T+:concordo:

Diego Guilhen
26/01/2011, 20:54
eu uso cambio do maverick 4m no meu jeep com motor do opalla 4cc ...
Fico perfeito ... No asfalto ele anda muito ... é muito ligeroo, e tem muita final.
e a redusida tbm fico fera ... =D

abraços