PDA

Ver Versão Completa : Pontos para engraxar

andraschko
24/10/2006, 09:53
Lendo o manual da Ranger verifiquei que por diversas vezes é mencionada a necessidade de lubrificação de alguns pontos "...se existente a graxeira." Por isso pergunto, na ranger 98 existe alguma graxeira?

Na minha, que eu saiba, só da cruzeta traseira pq não é mais a original....

Edintruder
25/10/2006, 13:31
Então é só ela mesmo. E para engraxar a cruzeta traseira só com alongador de engraxadeira ou uma engraxadeira com bico mais fino, pois não passa pelo meio das orelhas do cardã de alumínio.

Hélio Faria
25/10/2006, 15:14
Olá pessoal, adquiri uma Ranger 2002/2002, 2.8 e estou como um bebê engatinhando, pois, apesar da enorme surpresa que tive com o desempenho do motor e do conforto proporcionado, é a minha primeira caminhoneta (e com certeza não será a última), tenho todas as dúvidas possíveis. Gostaria de dicas de conservação, manutenção etc...
De quanto em quanto tempo tenho que evacuar o FILTRO DE SEPARAÇÃO DO ÓLEO E ÁGUA, pois às vezes acende uma indicação no painel e no manual diz que tem que ser feita a filtragem, mas não diz de quanto em quanto tempo e o que traz este acúmulo de água.

Desde já peço ajuda pois sou totalmente leigo em conhecimento de caminhonetas à diesel.

ESTOU ENCANTANDO COM O DESEMPENHO DESTA MÁQUINA.

Abraços a todos. Qualquer dica será bem vinda.

andraschko
25/10/2006, 15:25
Então é só ela mesmo. E para engraxar a cruzeta traseira só com alongador de engraxadeira ou uma engraxadeira com bico mais fino, pois não passa pelo meio das orelhas do cardã de alumínio.

Valeu.
Eu levo ela para engraxar em um posto de combustíveis então eles têm o alongador que encaixa na engraxadeira.

Acontece q toda vez que eu leio o manual de manutenção da ranger eu me apavoro...

Edintruder
25/10/2006, 18:31
Valeu.
Eu levo ela para engraxar em um posto de combustíveis então eles têm o alongador que encaixa na engraxadeira.

Acontece q toda vez que eu leio o manual de manutenção da ranger eu me apavoro...

Então JOGA O MANUAL NO LIXO!
Fica tranquilo que é muito durável.
Em relação à cruzeta com engraxadeira, é bom para quem curte trilhas e água, porém quando sentires uma vibração que aumenta com a velocidade ou estalos quando trocas de marchas, olha a cruzeta pois ela dura menos que as blindadas, embora com preço semelhante. Quando trocares, coloca a sem engraxamento.
Para teres uma idéia, um rolamento dianteiro direito começou a roncar e hoje a tarde levantei a roda e notei que está com folga! Antes de arrancar os cabelos com um rolamento de R$1800,00, eu vou pesquisar por aí. Sei que tem kit de reparos por R$210,00 na internet, a hora que eu encontrar eu troco. Até lá vou andando com ela pois sei que o troço não se entrega fácil. O brabo vai ser pegar estrada aturando roinco de rolamento...
Porém se for fazer conforme está no manual, eu teria gastado em coisas que não precisam ser trocadas. O melhor é sempre estar atento à qualquer barulho diferente, e a partir daí buscar a manutenção, que pode na maioria das vezes ser feita em casa mesmo.

LLeeoo
27/10/2006, 19:41
Ed, paguei R$250 por rolamento na autorizada uns 2 anos atrás. 1800 é um absurdo! O cara deve estar ficando doido... pra ter uma idéia, o rolamento da bmw série 3 original na época custava R$220 e hoje não subiu muito...

Eu costumava engraxar por uns R$30 na autorizada pelo retentor (graxa em separado).

Então JOGA O MANUAL NO LIXO!
Para teres uma idéia, um rolamento dianteiro direito começou a roncar e hoje a tarde levantei a roda e notei que está com folga! Antes de arrancar os cabelos com um rolamento de R$1800,00, eu vou pesquisar por aí. Sei que tem kit de reparos por R$210,00 na internet, a hora que eu encontrar eu troco. Até lá vou andando com ela pois sei que o troço não se entrega fácil.