PDA

Ver Versão Completa : S10 Ébria



João Pedro
22/10/2006, 19:57
Amigos.
Minha amada S10 anda com algum problema sentimental ou então se espelha naquele célebre personagem, que ora ocupa o posto de maior "mandaotário", digo, madatário da nação. Ou seja, ela anda bebendo demais.

Faço regularmente a drenagem do filtro, filtro de ar e óleo, assim como o próprio óleo, são trocados dentro das faixas de tempo e uso especificados, uso diesel de posto confiável e, além disto, faço uso do Maxdiesel (como aditivo). Mas, ainda assim, ela bebe mais do que eu.

Eu fazia cerca de 9 a 10Km na cidade e cheguei a elásticos 15,5Km na estrada. Agora, nãopaso de 6Km!!
Dirijo tranqüilo e pouco uso o ar-condicionado. A embregaem está 100% e também não é freqüente o uso da "tração".
S10 - Executive - 2.8l - CDTI - ano/mod 2003.

murilloaquino
22/10/2006, 20:35
VIxee....
tem alguma coisa haver com o sistema de injeçao de diesel.Achoq essa é a unica parte do sistema q pode alterar tao significadamente o consumo...
Como ela está de fumaça?

caue bertolucien
22/10/2006, 21:00
Pô, já pensou se o "cara" bebesse diesel e gostasse de trilha ? :putz:
...no primeiro porre, acabava com o que ainda tem de asfalto (e, oxalá, com os pedágios)... aí num outro porre, ninguém sabe...
Quanto à S-10, deve estar em campanha, bebe com um aqui, com outro ali, angariando votos. :-)
Veja a qualidade do diesel e o que isso faz com o sistema de injeção... pesquise aqui no forum...

João Pedro
24/10/2006, 02:00
Prezadíssimos.
Ando mesmo com aquela falta de sorte. Primeiro meu espetacular e incomparável modelo de picape está prestes a ter uma cirose, depois meu PC achou de ter febre.
Bem, respondendo e agradecendo pelos contestes.
1) O diesel é bom, como havia dito costumo abastecer quase sempre no mesmo posto (quem é do Rio conhece o posto do "Alemão" (na Barra). Ainda assim adiciono, vez ou outra, um frasco de aditivo MaxDiesel. A fumaça? Vai bem obrigado, nem muito negra e, graças a D'us, nada branca.
2) Com exceção ao que o caue se referiu (dela estar em campanha), nada vislumbro que possa ocoasionar tal aumento de consumo.
Mas, o jeito é pesquisar.

Ric Mac
25/10/2006, 06:40
Joao,

Eu tambem quase sempre abastecia no posto do Alemao, os dois carros.
Te confesso que ando meio desconfiado da qualidade do combustivel. te conto:
1) A Carmem (Frontier) sempre fez uns 9-10km/l na cidade, com ar , sem ar, de qqr jeito era 9,8; 9,6; 10,1. Faco exatamente o que voce mencionou quanto a troca de oleos, filtros, drenagem, etc.Nos ultimos 2 abastecimentos caiu para 8 e 7,6 respectivamente. Zerei o tanque e abasteci com biodiesel no posto Map (do lado do Ribalta), surpresa, ela fez 9,5 km/l.
2) Zafira, 99% das vezes abasteco no alemao pois e o posto que eles faturam para a empresa. Sempre coloquei v-power. Consumo de uma Zafira flex e uma M, 6km/l em media. 3 semanas atras abasteci no posto e o carro comecou a falhar depois que andei uns 30km. Em Baixa ta que e uma desgraca, acelera e ele nao responde, rateia, esplode, etc. Consumo: 4,7 km/l. Levei no meu mecanico, foi feita uma limpeza de bicos (a ultima foi feita a 5000km), o carro esta com 46mil, abasteci no posto Texaco do recreio e o problema desapareceu. Hoje o carro esta na DIRIJA - "oficina" credenciada da empresa para trocar os filtros. Este mesmo problema aconteceu com carros de outros 2 carros da empresa.

Resumo,
O posto do alemao para mim e culpado ate que se prove o contrario.
A Zafira, ate que troquemos o convenio, vou continuar abastecendo la mas, a Carmem, nunca mais.

Abraco.

João Pedro
25/10/2006, 07:14
Pois é Ric, nda é mto bom q seja perfieto.
Já haviam me dado um alerta sobre o posto mas achei q era balela, face está sempre cheio e ser da Shell. Infelizmente o q vc narrou só veio corroborar. Ontem abasteci no Ipiranga (ao lado do ViaParque) com a mistura de "biodiesel". Vou marcar e aferir.
Contudo, há vezes em q abasteci em outros postos, o q não faz conciso apontar só para o problema do diesel.
De qualquer maneira valeu pela dica, pois com mais este alerta abandono de vez o Fritz da Shell, he, he, he...

Edintruder
25/10/2006, 13:13
Bem,
João, se ainda assim o consumo estiver excessivo, procura por vazamentos de diesel quando o motor estiver funcionando. Se não tiver nenhum pingo ou derramamento de diesel vai num bombista para ver o que está ocorrendo. Com sorte, podes estar apenas com problema no retorno de diesel para o tanque, ou entupido ou botando fora mesmo.

DanOnTuba
25/10/2006, 16:51
Resumo,
O posto do alemao para mim e culpado ate que se prove o contrario.


Deve ser uma combinação de vários fatores. Uma verificação rigorosa deve ser solicitada:

Instituto de Pesos e Medidas (Ipem)
Fiscalização de bombas de combustíveis
Tel: 0800-130522

Agência Nacional do Petróleo (ANP)
Reclamações e queixas sobre combustíveis
Tel: 0800-900267

Ric Mac
26/10/2006, 05:15
Dan,

Voce tem razao sobre o Ipem, ontem minha esposa abasteceu a Zafira no dito posto.
Bom o tanque da Zafira cabe 57 litros quando completamente zerado e ate se encher ate a tampa.
Bom, o frentista conseguiu colocar 63 litros e segundo consta o marcador marcava pouco que ainda tinha 1/4 no tanque......

ta feia a coisa.....

Estou ate imaginando que o consumo da Zafira nao deva ser tao alto assim pois, acho que estamos pagando mais combustivel que o colocado.....

abs

João Pedro
26/10/2006, 09:22
Manos, a é o caos mesmo. Os exemplos vem de "cima" e a ladroagem está solta.
Explodiu-se à ética, e a lei de Gerson impera. O que falo nada tem a ver com política partidária, é uma constatação.
Postos de combustíveis, como qualquer outra atividade comercial, estão afogadas em taxas e impostos (quem não está?). Ninguém está imune a voracidade dos impostos, quer direta ou indiretamente todos, fabricantes, comerciantes, consumidores, pagam o que considero uma verdadeira extorsão do estado. Porém, "roubar" na maior cara-de-pau, arriscando a perda de patrimônio (e porque não até a segurança) de terceiros é intolerável.
Quanto ao IPEM e a tristemente famosa ANP... Bem, do primeiro não sei a seriedade (espero que tenha), mas da segunda tenho uma péssima recordação de um amigo.
Este, certa vez, tendo abastecido em posto de "grandes descontos" (o cara é louco mesmo), teve o carro parado com sérias conseqüências. Pois bem, retornou ao posto exigindo o reparo e chamou a fiscalização da tal agência.
Para encurtar. Ninguém veio, o cara do posto ainda riu e o amigo mordeu a raiva e vendo a trabalheira (fora a despesa pericial), para comprobar o nexo causal da responsabilidade do posto com a gasolina adulterada, acabou por arcar com seu prejuízo.

DanOnTuba
26/10/2006, 12:21
estamos pagando mais combustivel que o colocado.....

Mais do que o sr imagina!

Ric, Somente na base de sua experiência, no mínimo, este posto está te roubando 10.5% de cada litro pago - o que explicaria parcialmente o "aumento" observado. Deve também ser de qualidade duvidosa. Os técnicos no fórum talvez poderiam relatar como diesel pode ser adulterado e como isso afeta o consumo.

Como relatou o João Pedro, também somos roubados indiretamente pelo estado brasileiro: há 104% de imposto no litro de gasolina, por exemplo. Temos os combustíveis mais caros do mundo. A existência do monopólio Petrobras não beneficia o consumidor, somente seus 44 mil empregados e os políticos que roubam recursos públicos. Falar que é "a melhor gasolina do mundo" é puro bullshit.

Bianor
26/10/2006, 13:03
Acredito que o Sr DanOnTuba precisa ser informado que não existe monopolio estatal de petroleo desde o governo do Sr. Fernando Henrique Cardoso.
Qualquer empresa pode importar petróleo ou derivados e vender no mercado brasileiro, basta ter competencia. Reclamar e injuriar sem provas é bem mais fácil.
Depois tambem desafio os senhores a irem a qualquer distribuidora BR coletar combustível e a realizar análise séria e duviso que exista qualquer adulteração ou fornecimento de combustível fora das especificações.
A politica de preços dos combustíveis onerada pela estrutura de impostos é fato que vem de longos anos e não esta no ambito da Petrobras defini-la e sim cumpri-la.
Quanto ao combustível adulterado é fato que existe, mas devido a pessoas inescrupulosas que se escondem atraves de uma rede de distribuição clandestina.
O fato é que a BR tem um progrma de controle de qualidade "de olho no combustivel" que sempre audita seus postos independentemente de modo a manter a qualidade do produto ofertado.

DanOnTuba
26/10/2006, 13:39
O sr trabalha na petrobras ou tem alguma relação indireta com ela?
Pergunto somente porque acho necessário para que a sua resposta possa ter um pouco mais de transparência.
Eu sou um simples consumidor e argumento que somos todos prejudicados pela Petrobras. Faz parte da estrutura rent-seeking no brasil.
O sr está seriamente sugerindo que há verdadeira concorrência no mercado brasileiro, que a petro produz combustível a preços competitivos e que não há corrupção e o desvio de dinheiro público pela empresa estatal?
Nada pessoal contigo, pois sabe que já fui comprador de produtos seus aqui no fórum.

DanOnTuba
26/10/2006, 14:38
Recentemente os bancos Bradesco e Itaú divulgaram seus demonstrativos contábeis referentes ao semestre encerrado em junho. Ambos apresentaram lucros que andam por volta de um bilhão e meio de reais. Instantaneamente os jornais correram a publicar notícias que, como sempre, traziam aquela mensagem subliminar de ganhos espúrios, de injustiça social, de capitalismo selvagem e por aí vai. Os leitores, sempre bem doutrinados, correram a enviar mensagens de desagrado, indignação e revolta.

Lendo estas notícias e respectivas cartas dos leitores, lembrei-me imediatamente do nosso maior e melhor exemplo da doutrina patrimonialista e estatizante que toma conta do país há mais de meio século: a PETROBRÁS, e de um trabalho realizado no início deste ano que se destinava a fazer uma análise econômico financeira sobre os Demonstrativos contábeis apresentados por ela para o exercício de 2003. O estudo abaixo teve como origem uma discussão acalorada com um amigo ex-funcionário da empresa, que se mostrava contra os leilões das áreas de exploração pela ANP.

O trabalho consistiu, basicamente, em coletar dados contábeis consolidados do conglomerado Petrobrás, estabelecer alguns índices à partir desses dados e compará-los com uma outra empresa do mesmo setor. Para efeito de comparação a segunda empresa deveria ter um perfil bastante semelhante, devendo englobar a maioria das atividades desempenhadas pelo conglomerado BR: pesquisa, extração, refino e distribuição. Pela facilidade de pesquisa e por sua óbvia representatividade no setor, escolhi trabalhar com a americana Exxon Mobile, porém se tivesse escolhido outras, como a Texaco, o resultado não seria muito deferente.

É importante esclarecer que todos os números utilizados neste trabalho foram retirados dos demonstrativos contábeis das duas empresas, disponíveis nos sites oficiais das mesmas em: http://petrobrasinfoinvest.com.br/modulos www.exxonmobil.com/corporate/files/corporate/ARfinancial2003.pdf .

Os dados utilizados foram os seguintes, deles se extraindo todos os índices e taxas analisados:
Informações Contábeis Petrobrás (**) Exxonmobil
Lucro Liquido do Período U$ 6,16 bilhões U$ 21,50 bilhões
Patrimônio Líquido (fim exerc.)* U$ 10,93 bilhões U$ 89,90 bilhões
Receita Liquida do Período U$ 33,15 bilhões U$ 246,70 bilhões
Ativos Totais (fim do exercício) U$ 47,17 bilhões U$ 174,28 bilhões
Numero total de empregados 49.100 homens 88.300 homens

(*) Valor Exclui o lucro do ano corrente
(**) Valores convertidos em dolar pela própria empresa

O primeiro ponto que me chamou a atenção nos demonstrativos da Petrobrás foi um resultado líquido (lucro) espetacular no exercício, da ordem de 17,8 bilhões de reais (6,2 bilhões de dólares), muito superior ao lucro auferido por todos os dez maiores bancos brasileiros juntos no mesmo período. Como este número por si só não significa muita coisa, levantei a taxa de retorno sobre o Patrimônio Liquido, que vem a ser a relação entre o lucro líquido do período e o Patrimônio Liquido (Capital Próprio + Reservas). Qual não foi a minha surpresa ao constatar um índice de 56,35%. Quase saí correndo para comprar todas as minhas reservas em ações da Petrobrás, pois há muito poucas empresas na face da terra que produzem tal taxa de retorno. Só para se ter uma idéia, o mesmo índice para a Exxon foi de 22,5% (menos da METADE).

O segundo passo foi levantar o valor da margem líquida da empresa durante aquele exercício. Este índice se obtém pela relação entre o lucro líquido e a receita líquida do período analisado. E foi aí que comecei a sentir-me meio assustado e meio roubado, pois o índice encontrado foi, nada mais, nada menos do que 18,58% (22,24 nas contas da Petrobrás?), ou seja: de cada cem reais de vendas líquidas (descontados todos os impostos diretos incidentes), nada menos do que entre 18 e 22 reais eram puro lucro liquido. Só para se ter uma idéia do absurdo que este número representa, a margem líquida da Exxon, que vem a ser a maior empresa petrolífera do mundo, contando com todo o seu poder de barganha junto a clientes e fornecedores, foi de 8,70%, quase 2,5 vezes menor.

Como teria sido possível tal façanha? A primeira hipótese seria a de que se tratava de uma empresa extremamente eficiente, o que se mostrou falso pelos índices posteriormente analisados. Sobrou então a segunda, da qual eu já desconfiava de longa data: os preços praticados pela Petrobrás em 2003 estavam absurdamente inchados, não só em decorrência da queda brutal do dólar em relação ao real no período, como também em função da queda do próprio preço do petróleo naquele ano.

A pergunta que se colocava, então, era: quem ganhou e quem perdeu com isso?

Em primeiro lugar, como de costume, ganhou a União, que faturou alto nos impostos (estimo algo em torno de 15,40 bilhões de dólares), tanto nos diretos (Cofins, Pis, ICMS, CIDE, etc..) quanto nos indiretos (IR e CSSL), além de, como acionista majoritário, ficar com a maior fatia do lucro.

Logo em seguida vieram os empregados da companhia, que além dos salários (será que ainda são 15 por ano?) médios bem acima do mercado, mais os benefícios extras (as famosas conquistas), ainda levaram o equivalente a 5% do lucro líquido auferido (participações estatutárias). Isto é o que se pode chamar textualmente de re-distribuição de renda (do bolso do consumidor diretamente para o do funcionário público). Pelas contas, se cada empregado recebesse o mesmo valor, daria aproximadamente 17.800 reais para cada cabeça.

O terceiro ganhador são os acionistas minoritários, que receberão polpudos dividendos.

Já os perdedores, bem... os perdedores, infelizmente, fomos todos nós consumidores de derivados de petróleo e gás, ricos e pobres, indiscriminadamente, que passamos um ano inteiro pagando pelos nossos combustíveis muito mais do que seria razoável, desejável e necessário, graças ao monopólio que ainda insistem em defender. O mais interessante de tudo é que não me lembro de uma carta sequer aos jornais reclamando dessa situação.

O passo seguinte foi tentar aferir o nível de eficiência da empresa e de seus empregados, tão propalada pela propaganda maciça. O parâmetro escolhido, em princípio, foi a relação entre a receita líquida e os ativos totais de cada uma das empresas. Este índice serve para medir a capacidade de uma empresa em gerar receitas com base em seu patrimônio total. Como este índice não está sujeito à interferência de uma margem de lucro artificial, criada em função da posição monopolista, a disparidade encontrada foi enorme: enquanto a empresa americana obteve uma receita liquida total da ordem de 141% do seu patrimônio, a nossa eficientíssima Petrobrás obteve apenas a metade, ou seja, 70%. Isto demonstra que o lucro da empresa brasileira no ano passado não foi resultado da sua capacidade empresarial, mas simplesmente dos preços absurdos praticados. Por este índice, a Exxon é duas vezes mais eficiente que a Petrobrás.

Não satisfeito com os resultados encontrados, resolvi dar um crédito à nossa estatal e passei a analisar os resultados em termos da eficiência funcional das duas empresas. A primeira comparação foi entre os valores das Receitas Líquidas em relação ao número total de empregados. Chegamos à conclusão que, em média, cada um dos funcionários da Exxon produziu uma receita líquida da ordem de US$ 2.794.300, enquanto na Petrobrás este valor foi de aproximadamente US$ 676.530. Significa dizer que a produtividade média dos empregados da Exxon em função da sua receita é de cerca de 4 vezes a dos eficientíssimos trabalhadores da Petrobrás. Cabe ressaltar que nestes números não estão incluídos os milhares de funcionários terceirizados da empresa brasileira (este dado não está disponível) e portanto a disparidade é certamente ainda maior.

Mesmo sabendo que o próximo índice não seria muito ilustrativo, haja vista que o lucro apresentado pela Petrobrás encontrava-se artificialmente inchado pela margem líquida analisada acima, resolvi estabelecer a relação entre o lucro líquido das empresas e o seu quantitativo de empregados. Qual não foi a minha surpresa ao ver que, apesar daquela margem exorbitante, que resultou num lucro liquido nominal imenso para os padrões brasileiros, os índices encontrados aqui foram ainda amplamente favoráveis à Exxon e seus empregados, ou seja: Petrobrás – lucro de US$ 125.714 por empregado; Exxon – lucro de 243.488 por empregado.

Para finalizar, como este setor é (ou deveria ser) eminentemente de "capital intensivo”, resolvi apurar o índice que mede o valor dos ativos por trabalhador em cada uma das empresas analisadas, chegando aos incríveis números de: Petrobrás – US$ 962.653 em ativos para cada funcionário e Exxon – US$ 1.973.703 para cada um. Que grande cabide de empregos!

Como se vê, exceto pela margem líquida artificialmente conseguida, com base única e exclusivamente num monopólio extemporâneo e fora de propósito, qualquer índice que se cogite a vantagem é sempre larga em favor da empresa americana. E, por favor, não me venham dizer que em outras épocas a Petrobrás bancou preços artificialmente baixos em prejuízo próprio porque o balanço que analisei mostra uma saúde financeira invejável tanto em termos de índice de endividamento quanto de liquidez.

por João Luiz Mauad em 10 de agosto de 2004

caue bertolucien
03/11/2006, 00:35
eita, tá é bão !!!
Viu João, vc começou jogando o gancho... foi fazendo referência ao ômi... agora o tópico está digno de um debate entre Roberto Campos e Aureliano Chaves.
Caso isso aí tenha sido um libelo privatista liberal, eu nem vou pra fila comprar o diesel mais barato dos futuros novos acionistas majoritários de capital privado financiado pelo erário benemerente; antes fazer trilha montado em lombo de mula tracionada 4x4 (patas).

Aliás, João vc já conferiu o funcionamento do velocímetro/odômetro ?

João Pedro
03/11/2006, 03:31
eita, tá é bão !!!
Viu João, vc começou jogando o gancho... foi fazendo referência ao ômi... agora o tópico está digno de um debate entre Roberto Campos e Aureliano Chaves.
Caso isso aí tenha sido um libelo privatista liberal, eu nem vou pra fila comprar o diesel mais barato dos futuros novos acionistas majoritários de capital privado financiado pelo erário benemerente; antes fazer trilha montado em lombo de mula tracionada 4x4 (patas).

Aliás, João vc já conferiu o funcionamento do velocímetro/odômetro ?

Caue, de tão assustado que fiquei com o rumo da prosa tratei de calar o bico e aguçar ás pontas das orelhas para ouvir os queixumes dos prós e contras. uns pró molusco's band outros de outros tais. por fim, apolítico que sou, ainda reclamo do meu consumo de combustível (meu dela, paicape, porque o meu, de alcool, sempre foi alto).
Mas, deixemos os políticos às suas patranhas da dionísica Brasília, aportemos pois na vida real, em nosso mundinho de bombas de diesel mais caro e, no meu caso, de uma picape mais beberrona.
ôxente! Cumé'quifaço pra essa bicha beber menos?