PDA

Ver Versão Completa : PX ou VHF?



Lasco
07/03/2004, 03:52
Caros amigos,
Estou querendo comprar um radio, mas por não conhecer bem o assunto tenho duvidas se devo comprar um PX ou VHF.
Os preços do VHF são bem mais caros?
Para uso em trilhas e nas estradas qual seria melhor?
(qual é mais usado nessas ocasiões?)
Quais são as distancias que alcanso com um e com outro?
Bom como viram tenho bastante duvidas se puderem suluciona-las agradeço
Por enquanto é isso aguardo respostas!!
Um abraço a todos

Wallace
07/03/2004, 11:35
Oi Lasco,

O ideal e verificar o que o pessoal ai usa, PX ou PY.
Pois não adianta comprar um se todo mundo usa o outro...
Os PY são bem mais caros e tem que fazer uma prova para ter a licença.
No PX basta pagar a licença.
Nas trilhas acho o PX melhor menor alcance.
A distancia depende de muita coisa como a instalação e a topografia do local.
Tem os tipo Talk About também

Lasco
07/03/2004, 19:46
Primeiro gostaria de agradeçer pela rapida resposta.

Os radios Talk About eu já tenho, são otimos uso bastante em viajem quando vai mais de um carro, o unico problema que realmente vejo neles é o curto alcance, até mesmo em uma trilha quando se distancia de mais do outro ele ja não pega mais.
Pelo que tenho visto acho que vou ter que optar por um PX mesmo, ate mesmo pelo preço que é bem menor pelo que tenho visto.
Ah, e por falar em Talk About alguém sabe alguma maneira de almentar o alcance dos Talk About?
Um grande abraço a todos!!!

Wallace
07/03/2004, 21:01
Oi Lasco,

Tem Talk About e Talk About.
Tem os de 2 milhas de alcance e os de 5 milhas.
Acho que no Brasil normalmente só se encontra os de 2 milhas.
Eu tenho um par dos de 5 milhas: T5700.
Os de 2 milhas tem meio watt de potência.
Os de 5 milhas tem 1 watt.
Veja:
http://commerce.motorola.com/consumer/QWhtml/2way_cat.html
Se quiser consigo os de 5 milhas.

Pavani
07/03/2004, 21:18
QUal é a distância que um PX rasoável pega?!?

Luiz Claudio
07/03/2004, 21:23
Fala Lasco,

Apesar do número de PY utilizados por jipeiros estar crescendo, o mais usado ainda é o PX. Ele atende muito bem a necessidade de comunicação em uma trilha/deslocamento e tem a vantagem de ter um custo bem inferior ao PY.
Agora, pra quem tem condições, o ideal seria ter os dois...

[]'s
:D :D :D

Lasco
08/03/2004, 21:25
Pelo que andei lendo, achei mais legal o VHF ou 2 metros (acho que é a mesma coisa não?), pois o alcance de linha de visada é maior. de 50 a 100Km... O PX tem um alcance de linha de visada em torno de 20Km depois passa a ter um alcance maior mas ai com propagação das ondas pelas camadas da extratosfera (acima de 2mil Km de alcance).
Achei isso bem legal o problema é que ao tenho que depender de condições climaticas e etc...
Me corrijam se o que escrevi acima estiver errado.
Minha unica duvida realmente é quanto ao preço :? ..........
Se alguém souber de algum VHF barato pra vender me falem!!!

Lasco
11/03/2004, 18:21
Caros amigos,
Mais uma perguntinha, alguém sabe me dizer onde posso achar uma loja ou alguém que venda radios PX e VHF em Porto Alegre - RS?
Um grande abraço a todos e aguardo resposta!

SERGIO SOARES DE ALMEIDA
14/03/2004, 23:05
QUal é a distância que um PX rasoável pega?!? :?:
Por acaso vc teria na sua familia algém descendente de ANGELO PAVANI.
Sou casado com SÔNIA PAVANI filha de ANTONIO PAVANI ok um abraço e desculpe o contratempo valeu mano
Abraço

bettio
09/07/2004, 16:00
Olá senhores,
Estou com as mesmas dúvidas acima, alguém sabe de radios PX para venda em Ctba?

Obrigado

marcelino
10/07/2004, 12:01
Senhores

Concordo com o Wallace, escolher PX ou PY voce deve definir a finalidade ou objetivo. A maioria do Jipeiros têm hoje PX mas a quantidade de usuários de PYs está aumentando. A distancia é relativa pois alguns PX em banda lateral falam até milhares de kms. Na minha opinião em função de custo, inicie com os PX e depois evolua para PYs...

No RED ALERT, optei por todos, PX e PY, assim me enquadro em qualquer situação...

LucasPW
29/07/2004, 13:44
Vi outro dia um PX a venda no Mercado Livre por R$100,00.
Aqui vai o endereço do produto: http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=20734817

marcelino
30/07/2004, 07:48
Senhores,

Comprando em qualquer lugar um equipamento usado, NUNCA deixe de condicionar o pagamento a uma verificação por um técnico de sua confiança. Reafirmo o aspecto EXTERNO nunca pode avalizar uma boa compra, verifique ANTES para não descobrir que comprou uma bomba bonitinha por fora....Já vi muito disso, o amigo de boa fé compra um rádiocomunicador bonito por fora e somente depois de pago é que descobre que o seu rádio está naquele estado de penúria, todo mexido, faltando peças etc.

obrigado

Fábio
03/08/2004, 18:29
Pelo que andei lendo, achei mais legal o VHF ou 2 metros (acho que é a mesma coisa não?)

O VHF pode operar em 2m e 6m (ambos são habilitados para a classe"D" de radioamadorismo e trabalham na faixa de 70cm)


o alcance de linha de visada é maior. de 50 a 100Km...

Na verdade o VHF é muito mais sensível a acidentes de relevo do que o PX.

Para o uso que nós fazemos, vai ser muito dificil você operar um VHF sem uso de repetidoras a uma distancia maior do que 15 km... E isso não estou mencionando o uso de HT´s, mas sim estações base com antena externa no carro. Se for usar HT abaixe isso para uns 4 km.

Se a idéia é o uso somente simplex (comunicação sem repetidora), para falar besteirol (que não é ético entre radioamadores) entre os carros do seu comboio... O PY não ganha em nada. Ou melhor: Só ganha na qualidade no som!


O PX tem um alcance de linha de visada em torno de 20Km depois passa a ter um alcance maior mas ai com propagação das ondas pelas camadas da extratosfera (acima de 2mil Km de alcance).
Achei isso bem legal o problema é que ao tenho que depender de condições climaticas e etc...

Pois é... na realidade o que se pode contar do PX são uns 5km sem muitos obstáculos. Mais do que isso é só para quem curte ficar ouvindo conversa de gringo no final da tarde.

[]´s

Fábio
03/08/2004, 18:42
Se alguém souber de algum VHF barato pra vender me falem!!!

Ai barato é uma questão relativa...

Um Unimog 0km por R$ 40.000,00 é uma pechincha, mas quem disse que eu teria essa grana?!? :roll:

Primeiro defina o que você quer do seu PY:

- HT ou base?
- Qual a potencia máxima que vai querer transmitir? Você se confortaria só com 1W ou quer partir p/ os 50W de máxima?
- Vai querer memória para suas frequencias favoritas?
- Somente VHF? E o UHF? Não vai querer conversar com os TA´s e corujar serviços públicos?!?
- Se for ter VHF e UHF vai querer real dual band, aquelas que sintonizam as duas faixas ao mesmo tempo?!?
- Se for dual band, vai querer que faça repetição cruzada, para que os TA´s do comboio conversem com o VHF e vice versa?

Enfim... Tudo isso influi no preço do seu equipamento. Visite o site www.radiohaus.com.br e veja a caracteristica e preços de alguns equipamentos comercializados aqui em SP.

[]´s

Calvo
01/09/2004, 09:25
Fala Galera! :D

Vou falar um pouquinho do que eu já experimentei...

Sou radio amador classe D e tb tenho um PX no meu CJ5. O PX é muito chiado, já o som do PY é bem, bem mais limpo. Vc tem que ver o q a galera que anda com vc tem... não adianta só vc ter PY e todo mundo com PX :)
No PX, na maioria das vezes é difícil entender o que o outro está falando. Alguém comentou tb que o PY não agüenta o tranco de uma trilha: MENTIRA :x Tem que estar atento aos que atendem à norma militar americana tipo Icom IC2100H, V8000; Yaesu FT2800... mas são rádios que custam na faixa de 700 a 800 lts (novos) :( Já um PXzinho é tipo 100-200 lts :wink:

Luis Assis
01/09/2004, 13:28
... em relacão aos Talk About, eu comprei dois com baterias recarregaveis, e padrão GMRS, que possuem uma abrangencia de 5 Milhas, só que não sei por que cargas d'agua, é impossivel ouvir o que a pessoa esta falando, quando se esta com o um jeep em movimento e a capota aberta... Acho que a potencia do som dele é baixa, e acaba embaralhando tudo. Quando uso o PX, deixo o volume dele quase no maximo, pra poder ouvir as conversas, por causa do barulho do transito, motor, outros jeeps etc...
IMHO Talk About não funciona bem não...
[]'s
Gustavo

du
01/09/2004, 14:38
Outro problema que descobri nos Talk About, é quando estão muito perto.

Nas minhas andanças de moto, implantei phoninhos de Talk About dentro do capacete, mas quando as 2 pessoas estavam na mesma moto, não funciona. Quando cada um em cada moto ou um de moto e outro de carro beleza. Lógico que nunca é uma Brastemp, mas funciona.

Abraços Du.

Wallace
01/09/2004, 15:25
Para mim todos funcionam... vocês tem certeza que escutam direito...;-)

marcelino
02/09/2004, 07:36
Senhores

Rádio é como computador, cerveja, religião e mulher, cada um tem sua opinião ou preferencia.

O que afirmo é simplesmente que devemos definir muito bem o seu uso levando em consideração o MEIO em que voce VIVE. Tentar definir o que é melhor ou pior fica dificil, pois as opiniões são muitas.

O Talkabout realmente tem uma qualidade de som baixa pois seu alto-falante interno não é muito eficaz, como em qualquer HT também por uma questão de espaço físico no rádio.

Na minha opinião pessoal, quanto mais preparados estivermos para a trilha melhor serão os resultados, assim uma boa definição das nossas necessidades de comunicação ajudarão a definir o equipamento mais "ADEQUADO" (notem que fala adequado e não MELHOR).

Quanto ao quesito ROBUSTEZ tenha em mente que mesmo um rádio de padrão "militar" se não for bem instalado voce também fica na mão....

É isso aí, forum serve para isso, para darmos e colhermos várias opiniões...

Um abraço a todos,

Calvo
02/09/2004, 13:24
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Na dúvida, se puder, instale todos... Eu já tenho um PX e estou preparando um lugar pro meu PY e ainda pretendo comprar um par de Talkabout pra brincar com meu moleque, isso sem contar com o celular...
Ah! Não podemos esquecer tb uma caixinha de fósforo ou isqueiro pq no caso de tudo isso falhar, o jeito é sinal de fumaça!!!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Wallace
02/09/2004, 16:30
Falando nisso devo estar vendendo meu par de Talkabout T 5700.
É o Talkabout de longa distancia, com Scan e baterias.
E é claro que inclui o carregador de bateria.

Calvo
03/09/2004, 08:13
Wallace, quanto vai pedir? Tá em bom estado? Pq vai vender? Mande fotos pro meu email!
Pra vc ver como é um fórum... a perguta era PX ou PY... e olha nóis aqui negociando Talkabout... :roll:

Wallace
03/09/2004, 12:42
Oi Calvo,

O meu problema é exatamente saber quanto vale... então pode fazer uma oferta.
Sim, em prefeito estado.
Para o Jipe Trial usamos rádios do Regis com fone de ouvido, microfone externo e ativação por voz (não tem que apertar o PPT).
Os meus permitem o uso do fone de ouvido e microfone, mas não ativação por voz.
Mesmo gastando muito mais, para mim ajudam numa aplicação importante.
O meu é exatamente este:
http://commerce.motorola.com/cgi-bin/ncommerce3/ProductDisplay?prrfnbr=255345&prmenbr=126&twoway_cgrfnbr=9&zipcode=

Calvo
28/09/2004, 02:08
Oi Wallace! Desculpe a demora para respondê-lo + é que eu tava de férias... vou dar uma olhada no link q vc passou e depois entro em contato, ok? :wink: See ya!!! 8)

Wallace
28/09/2004, 14:25
ok, ainda não vendi e nem vi o preço..;-)

gnecchi
26/10/2004, 23:35
ok, ainda não vendi e nem vi o preço..;-)

Wallace,
Quanto quer no par ???



[]'s

Wallace
27/10/2004, 09:24
Que tal R$ 220,00 com as baterias e carregador.
Ou R$ 130,00 só o par de rádios.

gnecchi
27/10/2004, 22:53
Que tal R$ 220,00 com as baterias e carregador.
Ou R$ 130,00 só o par de rádios.


Por L$220... encontra-se o modelo T-5820 (02 rádios, 02 baterias Nickel Cádium, 01 fonte e 01 recarregador de mesa com dupla entrada) http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=22495688

tb tem o T-5720 por este valor :roll: :roll:



[]'s pesquisadores

Wallace
28/10/2004, 10:21
O 5820 esta fora de linha pelo que sei, o 5700 não.
Ele tem vibracall e VOX que o 5700 não tem.
Mas não tem o QT Noise Filter que o 5700 tem.
Acho mais importante o filtro do 5700 que o vibracall.
O VOX só é interesante para quem precisa, e tem que gastar mais para comprar os fones-microfones.

gnecchi
28/10/2004, 15:33
Acabei comprando o T5920 .... na Sta Efigênia, aliás é o modelo que atenderá as suas expectativas para uso em TRIAL.


Valews de qualquer forma.



[]'s

Msrezende
20/01/2005, 10:44
Qunta diferenca ha de PY para PX.

Pelo que li aqui ate agora o PY me pareceu mais "moderno", tem som melhor mas poucos usam atualmente. Qual seria uma projecao ou expectativa futura de usuarios desse sistema, ou seja, quando é que talvez este esteja empatandou com os PX?
Existe algum modelo hibrido que opere como py ou px (acho que nao ne´?) mas perguntar nao ofende :).
Acho que se comprasse um PY hj ia ficar meio isolado do companheiro, nao?

Como colocar entao os dois no carro? ia ser tudo duplicado? inclusive antena..?
Parece que os PY (pelo que li aqui neste topico) fala tb com os Talkabout e orgaos publicos. Interessante poder falar com os talkabout.

A antena do PX é tao grande (a maria mole) a do PY tb é desse modo?

Porque a licenca do PY é muito mais complicada incluindo ate prova enquanto o px é so pagar e usar?
Desculpe ai a quantidade de perguntas e duvidas banais.

Wallace
20/01/2005, 12:16
São coisas diferentes.
Se só você tiver PY não vai falar com ninguem.
Sim normalmente vai duplicar tudo.
Em principio cada radio só fala com seu equivalente e mais nenhum.
Tem antena de PX menor assim como tem de PY grande.
Como o PX tem menor alcance a licença é mais fácil e barata assim como tudo mais nele.

Msrezende
20/01/2005, 12:36
Que sao diferentes sem duvida.
Mas pq (parecendo melhor) o PY "nao pegou" ?? Seria apenas os dois fatores: preco e complicadores de licenciamento ?

Wallace
20/01/2005, 12:49
Não é bem assim.
O pessoal de Land ou que faz grandes viajens normalmente tem PY.
O PX é mais para os trilheiros.

Msrezende
20/01/2005, 16:52
O PY nao é indicados para trilhas porque nelas vc esta relativamente perto das outros radios ou nao e´isso?

Wallace
20/01/2005, 17:16
Tem que estar realmente muito perto, mais ai um berro já resolve!
No PX e similar.

Msrezende
20/01/2005, 19:00
:oops: deslcupe, ainda nao entendi.

O PY nao fala de curtas distancias? Curta que eu digo nao e´um jeep colado no outro... OK? :)

Wallace
20/01/2005, 20:31
Fala sim como qualquer outro rádio.

Sergio Rocha
20/01/2005, 22:50
Radios Px falam entre si de até media distancia, dependendo da configuração do terreno(morros,predios e etc) ele pode alcançar Kms de distancia.
Já o Py não tem tanto problema, por usar estações repetidoras.Então vc precisa falar com a repetidora e não diretamente com o outro radio.Pode ser uma vantagem ou não, depende do uso q vc vai dar.

[]'

Fábio
20/01/2005, 22:59
Então vc precisa falar com a repetidora e não diretamente com o outro radio


Sergio,

Não precisa usar repetidora não. Só usa se quiser.

Meu uso normal é direto sem repetidoras.

[]´s

Fábio
20/01/2005, 23:19
Parece que os PY (pelo que li aqui neste topico) fala tb com os Talkabout e orgaos publicos. Interessante poder falar com os

Sim, os PY falam com os TA´s se:

a) Seu PY trabalhar com UHF (geralmente é em VHF);
b) A faixa de UHF do seu PY receber a faixa dos TA´s (algo entre 462.000 e 467.000 Mhz. Talvéz um pouco mais para os TA´s mais novos.);
c) Seu PY for "aberto".

Em outras palavras: Os TA´s, ou qualquer outro rádio que opere com FSR só pode transmitir numa determinada faixa de frequencia e com potência limitada à 0,5W.

Acho que nenhum rádio PY que tenha UHF pode transmitir nessa frequencia, pois se pudessem estariam transmitindo com até 35W (legalmente), deixando os pobres TA´s sem chande de operar. No entanto alguns conseguem "ouvir" os TA´s (bem como as frequencias exclusivas de alguns orgãos públicos).

Do receber ao transmitir, é necessário um passo que é "abrir" o seu rádio. Qualquer radioamador faz isso, qualquer técnico em radiocomunicação faz isso, mas isso é ilegal. Já ouvi discussões até de cunho filosófico sobre o assunto, mas como o nosso forum é de 4x4 não é interessante nos ater a isso. Cada um com sua própria conciência.

Eu uso meu Yaesu FT-7100, um dualband (VHF/UHF, VHF/VHF e UHF/UHF) aberto para transmitir para os TA´s e sempre carrego um radinho desses no porta-luvas para fornecer para alguém da turma que não tenha rádio no carro.

Também tenho o PX e as unicas coisas que eles tem em comum, são o suporte e alimentação (veja a foto abaixo). Já conteceu de usar as 03 frequencias numa expedição à Cocalzinho-GO: Foi um caos!!!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=8987

Infelizmente meu rádio não tem serviço de repetição cruzada, senão conseguiria colocar os TA´s conversando com qualquer PY do comboio.

[]´s

Msrezende
21/01/2005, 09:17
Hum interessante entao ter os dois sistemas.
Como o PX é bem barato nao encarece tanto ter os dois, pelo menos pra mim.
Achei interessante esta configuracao e vou procurar os PY dual band.
Mas tem TA de 5 milhas que opera em 1W e GMRS. Esses ai conversariam mais facil com os PY Fábio?

Fábio
21/01/2005, 11:01
Mas tem TA de 5 milhas que opera em 1W e GMRS. Esses ai conversariam mais facil com os PY Fábio?

Ainda terá de mandar abrir o rádio. Mesmo para GMRS

O que melhora nesse caso é a distancia na qual você consegue receber o sinal do TA. Já a sua transmissão independe da potência do rádio que está recebendo.

Usualmente em rádios base, a transmissão é de no mínimo 5W, podendo chegar a no máximo 35W (limite permitido por lei para TX em UHF), ou seja: O TA continua recebendo sua TX muito depois que você parou de receber a TX do TA.

[]´s

Wallace
21/01/2005, 17:37
Voces estão falando de coisas ilegais que não deviam ser encorajadas.

Bomba
21/01/2005, 18:11
Wallace, isso de "coisas ilegais" é bem relativo...
Lembra quando quiseram proibir os GPS's embarcados? Pois é, se não houvesse um encorajamento pra questionar isso, quem usa GPS no carro estaria ferrado. Nem sei em que pé anda essa história, você deve saber melhor se revogaram/modificaram a tal lei ou não.. Mas que tem gente lutando pra reverter isso, tem. Agora, daí a não encorajar o uso do GPS, por ser ilegal, não acho uma boa.
Aí vai mais da utilização... ou seja, abrir um rádio pra quê?!? Se há uma razão convincente pra isso que valha arriscar problemas com a lei, tudo bem, o problema é de quem faz. Se não, não. Porque se for pra confiar só na capacidade dos legisladores de decidir o que é melhor ou não pra gente, estamos perdidos... :D

Luiz Claudio
21/01/2005, 18:24
Hoje, só o fato de comprar um PX e instalá-lo na viatura já é "ilegal"... Basta entrar no site da Anatel e confirmar que atualmente não existe um único PX que seja homologado por eles.

Se não é homologado não pode usar...

[]'s...

Msrezende
21/01/2005, 18:42
é.. os PX que estao por ai nao constam na relacao da Anatel mas mesmo assim eles te licenciam... Que coisa...
Oh meu pais....

Wallace
21/01/2005, 18:56
Muitos que usam PY já fazem uso irregular mesmo sem modificar nada.

Da minha pagina na internet em:

http://www.geocities.com/wallacemjr/mergulho/frequencias.html

Lembrando sempre que para a comunicação usando estações de radio amador (PY) é necessário prestar exame de técnica e ética operacional e assim obter uma licença. E que as faixas de freqüências atribuídas para uso FM/Simplex (contatos radio-a-radio, sem repetidora), é a seguinte:

De 144.900 a 145.200, de 145.500 a 145.800 e de 146.390 a 146.600.

Maiores informacoes podem ser obtidas com a Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissao, ou LABRE, em seu site nacional www.labre.org ou no site da LABRE-SP www.labre-sp.org ou atraves da ANATEL www.anatel.gov.br

Assim as freqüências usadas pelo pessoal abaixo estão fora das faixas regulamentadas.

A freqüência 144.160 do PY é utilizado pelo Pernambuco Off-Road. (Dica de Luiz Alberto Dias)
obs.: Freqüência do segmento SSB, usado para contatos de longa distancia; o modo FM nem é permitido na faixa de 144.100 a 144.300!

A freqüência 144.300 do PY é utilizado pelo Jipe Clube de Campinas de SP (Dica de Bruno M.Mondin de Jaguariúna - SP).
obs.: Está dentro da faixa p/ operação de satélites

A freqüência 144.440 do PY é utilizado nos estado de São Paulo e Rio de Janeiro pelo pessoal de fora de estrada.
obs.: Está dentro da faixa p/ operação de satélites

A freqüência 145.850 do PY é utilizado em Fortaleza pelo pessoal de fora de estrada. (Dica de Alfredo)
obs.: Está dentro da faixa p/ operação de satélites

A freqüência 146.300 do PY é utilizado pelo Jeep Clube do Espírito Santo. (Dica de Sérgio Fernando Provete - www.jeepclubedevilavelha-es.com.br)
obs.: Freqüência reservada para repetidoras em FM.

Luiz Claudio
21/01/2005, 19:12
é.. os PX que estao por ai nao constam na relacao da Anatel mas mesmo assim eles te licenciam...

Marcelo,

A licença que a Anatel emite é para o operador, não para o rádio.

[]'s...

Msrezende
23/01/2005, 10:19
certo e sem saber qual o radio que vc tem...

Fábio
25/01/2005, 18:12
Voces estão falando de coisas ilegais que não deviam ser encorajadas.

Fala sério, Wallace!

Você vende produtos que mudam as características originais dos veículos, o que é ilegal. A empresa que você representa vende em seu site (acredito que você mesmo possa tirar um pedido) de antiradares, entre outros produtos que tem uso proibido por aqui...

Vai querer alegar o que? Que não está encorajando o uso, que a venda não é proibida, então sua (falsa) moral não é afetada? Se for assim, imagine que "abrir" um rádio não é ilegal. Ilegal é transmitir nessas frequencias abertas....

[]´s sem acreditar cegamente na minha própria bondade, senso de justiça, inteligência ou mesmo sanidade...

Wallace
25/01/2005, 21:21
Você deveria saber muito bem transmitir em freqüência fora do padrão afeta outras coisas como já relatei em mensagem acima.
Então mesmo num PY sem alteração você já pode atrapalhar ou outros imagina num aberto ou modificado.

O que vendemos como guinchos, amortecedores, bloqueios não são ilegais e muitas vezes melhoram e deixam o veiculo mais seguro.

Assim como peças de reposição para alguns veiculos.

Os kits de suspensão podem ser perfeitamente legalizados, mas a lei brasileira obriga que cada veiculo seja legalizado individualmente. E nosso kits são de qualidade o que não ocorre com muita gambiara feita por ai.

Não vendemos antiradar, vendemos sim detectores de radar que são permitidos sim pela lei.

Nada que vendemos é proibido, mesmo porque tudo é importado legalmente.

É triste ver alguem que não tem argumento para o que faz ficar tentando incriminar outros.

Luiz Claudio
25/01/2005, 22:10
Não vendemos antiradar, vendemos sim detectores de radar que são permitidos sim pela lei.

Wallace,

Qual a diferença entre Anti-Radar e Detector de Radar???

[]'s...

Dmark
26/01/2005, 01:46
Lasco! Voltando a tópico. Achaste alguém aqui em Poa que instale, venda, etc. rádios e antenas?
Galera, algo que gostaria de entender melhor: para ter um PX, que certificações, taxas, etcs. preciso? E onde fazer?

Olha o que achei:

Feira de ELETROTROCA Centro Vida
Grupo de PX e Radioamadores


Exposição quinzenal de Rádios HF, VHF, HT, PX, Transceptores
de Banda corrida, Lineares . Exposição Gratuita. Traga seu
equipamento para trocar, vender ou divulgar suas invenções e novida-
des e troque informações. Ponto de encontro de Radioamadores e
Faixa Cidadão com estacionamento.

Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 - Porto Alegre

A próxima Feira é dia 23/01/2005 Domingo.

Wallace
26/01/2005, 02:22
Qual a diferença entre Anti-Radar e Detector de Radar???Um anti-radar engana o radar, assim você pode passar a 150 Km/h e o radar vai indicar 100 km/h ou qualquer outro valor que você queira. Ou seja, esta enganando o radar.
O detector de radar só alerta que tem um sinal de radar (ou lazer) chegando nele.
Algo que o motorista já deveria saber pois a lei brasileira obriga que tenha placas avisando do radar. Eventualmente pode ter a placa e não o radar...
Os mais modernos também avisam se tem algum veiculo com luzes estrobos ligadas proximo (policia, ambulancia, bombeiro, etc)
E também pode receber sinais de alerta que são usados nos EUA para alerta de acidente, veiculos perigosos, etc.
Então o detector de radar é mais um equipamento de alerta para o motorista.

Wallace
26/01/2005, 02:25
Galera, algo que gostaria de entender melhor: para ter um PX, que certificações, taxas, etcs. preciso? E onde fazer?Tem só que pagar uma taxa anual, no primeiro ano é algo como R$ 30,00, nos demais uns R$ 15,00.
Pode fazer direto no site da Anatel.
No resto é seguir as normas e etiquetas do uso do rádio.

Romeuecho
23/03/2018, 22:17
Boa noite. Alguém sabe a onde consertar radio PX e turbina