PDA

Ver Versão Completa : Limpeza do sistema de arrefecimento



andraschko
20/10/2006, 14:32
Preciso saber como procedo para limpar o sistema de arrefecimento da ranger 2.5. Tenho que desconectar alguma mangueira ou tem algum lugar específico para sangria.

qual a litragem do sistema? qual a proporção de etilenoglicol que tenho que usar?

Valew:concordo:

Edintruder
21/10/2006, 17:21
A porcentagem vai pelo fabricante descrita na embalagem do produto. para tirar a água tem que soltar a mangueira de baixo do radiador, no lado esquerdo da caminhonete. Infelizmente não sai toda a água assim, pois fica muita água dentro do bloco do motor, o que dá para fazer é colocar uma mangueira com água corrente no reservatório e deixar a água correr atá ficar limpa.

M@C
23/10/2006, 15:19
O que já fiz duas vezes foi desconectar a mangueira de entrada de água em baixo do reservatório plástico (cuidado, este tipo de presilha tem de ser recolocada exatamente na posição que estava inicialmente. Sugiro trocá-la por uma presilha de aperto) e a mangueira de saída. Coloquei uma mangueira ligada a uma torneira na mangueira de entrada, liguei a torneira de água e depois a ranger. A bomba d'água irá fazer circular toda a água suja pelo motor.
Depois de sair água limpa, desligue a ranger e a torneira e reconecte tudo. O aditivo coloco diretamente no reservatório completando com água se necessário.
Não sei se este é o jeito correto, mas é mais fácil do que tirar a mangueira do radiador.
Se houver algum problema com esse método, por favor respondam...

edubelem
23/10/2006, 15:47
Não esquecer tb de circular pelo aquecedor, eu gosto de fazer a lipeza pela mangueira do aquecedor. Agora o que eu nunca cocegui foi deichar o reservatório branco novamente.

Na hora de encher vai pegar uns 7 lts , porem o volume total é de 11 lts, e o calculo de aditivo tem que ser sobre o 11 lts

IGORFROTA
23/10/2006, 16:47
EM QQ OFICINA MELHORZINHA OU ATÉ MESMO EM ALGUNS POSTOS, FAZ-SE A LAVAGEM NA MÁQUINA APROPRIADA.

Desconecta o sistema em dois pontos e liga nessa máquina. O resto é com ela....

Fica completamente transparente.

Agora so tem que ter cuidado com possíveis vazamentos mascarados pela sugeira/ferrugem.

Edintruder
25/10/2006, 13:02
Não esquecer tb de circular pelo aquecedor, eu gosto de fazer a lipeza pela mangueira do aquecedor. Agora o que eu nunca cocegui foi deichar o reservatório branco novamente.

Na hora de encher vai pegar uns 7 lts , porem o volume total é de 11 lts, e o calculo de aditivo tem que ser sobre o 11 lts

Usa detergente e areia grossa com muita sacudida e paciência que fica branquinho denovo! A minha ficou como nova.