PDA

Ver Versão Completa : Estrutura em Aluminio???!!!



Magrus_rs
20/10/2006, 13:13
Pessoal, cá estou eu, com mais algumas perguntas... :parede:
Bem.. estou iniciando o estudo (palavra legal.. ficou boa esta frase não??!!) e, vendo com alguns pareceiros, surgiu a ideia de montar a estrutura de minha futura gaiola, em aluminio....:dance:
Sim.. vai sair um pouco mais caro.. mas segundo alguns calculos (o cara trabalha com aluminio, monta estrutura, etc..etc... tem know how para isto) a estrutura ficaria de 30% a 40% mais leve..... :pensativo: e, com a mesma resistencia estrutural...:pensativo:
Será que vale a pena... o que vcs acham? Ja viram uma assim????
Outra pergunta, para aproveitar o Topico.... em geral o chassi de fusca/brasilia é reduzido em 40/50 cm.. correto???
Abraços

Magnus

Marcelo A. Marchiodi
20/10/2006, 18:47
Já pensei nisso uma vez mas vi que estava procurando chifre em cabeça de cavalo, essas coisas a gente não pode complicar nem ficar inventado demais e mesmo assim só faria se fizesse um curso num destes lugares:

http://www.thefabschool.com/

http://www.wizardschools.com/

Acho que um tubo de aluminio com a mesma resistência de um tubo de aço seria muito, muito caro e se fosse possível alguém já teria feito!

Outra coisa: você quer fazer uma gaiola de alumínio e usar chassi de Fusca cortado??? Isso não é meio incorerente?

Mais: tem máquina pra soldar o alumínio? Você sabe soldar alumínio?? Tem conhecimento de triangulação de estrutura de gaiola, para que você tenha um mínimo de segurança numa capotagem?

Pense nisso!
Veja o site das escolas, se quiser fazer algo bem feito, mire-se no exemplo de quem mais entende disso no mundo!!!

digobrazil
20/10/2006, 22:46
blz magrus.................
ja pensei sim e montar uma gaiola com a estrutura em aluminio. E te digo muito mais...............deve é ficar muito bom!!!!
uma estrutura leve e resistente.
qt ao que o amiguinho Marcelo disse aqui de cima, disse eu discordo dele totalmente.

Na verdade os tubos tem que ser de DURALUMINIO (é um aluminio mais duro, como os que sao feitos os Baus de caminhões) e pra se fazer as solda, seria necessario uma MIG com o arame de alumio e o processo de soldagem é o mesmo que para se soldar aço.

quanto ao cortar o chassi do fusca................na minha gaiola e as gaiolas de meus amigos, o trecho do chassi que encurtamos é a parte que fica entre o freio de mão e aquela parte triangular que fica o numero do chassi, que geralmente da uns 40cm ***veja as fotos da minha ***

o fato do chassi estar cortado nao interfere em nada se a estrutura for de tubos de aço ou aluminio. O que importa é o trabalho de solda na emenda do chassi seja bem feito e reforçado.

Agora falando um pouco mais dificil....................." triangulação de estrutura de gaiola".............é de lascar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

se vc nunca fez uma gaiola, eu aconselho a pegar umas fotos, podendo ser aqui da internet mesmo para se ter uma ideia de como fazer a estrutura ou até mesmo, copiar a estrutura.

comforme for sugindo as duvidas é só perguntar aqui no forum que tem muita gente disposta a ajudar o teu sonho de ter uma gaiola se realizar ao inves de te desmotivar..........
Abraços e boa sorte!

Magrus_rs
21/10/2006, 00:47
Bem.. Marcelo, concordo parcialmente com o que você disse, em eu não ter conhecimento sobre triangulação de estrutura de gaiola.... até mesmo porque minha formação é Automação Industrial, e não engenharia...
Em relação a usar o Duraluminio, sim, pelos calculos de um amigo (que trabalha com isto, a empresa dele montava até dias atras as bikes da mormaii em aluminio) posso usar o T6. Minha pergunta era se algum de vocês já viu uma gaiola assim... e se valeria a pena...
Em se tratando de custos, prefiro gastar um pouco mais, e, ter um "brinquedo" um pouco melhor, do que ter que ficar com algo que não me agrade....

Marcelo A. Marchiodi
21/10/2006, 10:22
blz magrus.................
ja pensei sim e montar uma gaiola com a estrutura em aluminio. E te digo muito mais...............deve é ficar muito bom!!!!
uma estrutura leve e resistente.
qt ao que o amiguinho Marcelo disse aqui de cima, disse eu discordo dele totalmente.

Na verdade os tubos tem que ser de DURALUMINIO (é um aluminio mais duro, como os que sao feitos os Baus de caminhões) e pra se fazer as solda, seria necessario uma MIG com o arame de alumio e o processo de soldagem é o mesmo que para se soldar aço.

quanto ao cortar o chassi do fusca................na minha gaiola e as gaiolas de meus amigos, o trecho do chassi que encurtamos é a parte que fica entre o freio de mão e aquela parte triangular que fica o numero do chassi, que geralmente da uns 40cm ***veja as fotos da minha ***

o fato do chassi estar cortado nao interfere em nada se a estrutura for de tubos de aço ou aluminio. O que importa é o trabalho de solda na emenda do chassi seja bem feito e reforçado.

Agora falando um pouco mais dificil....................." triangulação de estrutura de gaiola".............é de lascar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

se vc nunca fez uma gaiola, eu aconselho a pegar umas fotos, podendo ser aqui da internet mesmo para se ter uma ideia de como fazer a estrutura ou até mesmo, copiar a estrutura.

comforme for sugindo as duvidas é só perguntar aqui no forum que tem muita gente disposta a ajudar o teu sonho de ter uma gaiola se realizar ao inves de te desmotivar..........
Abraços e boa sorte!

Bom, em primeiro lugar eu não quiz desmotivar ninguém, não entendi porque você disse isso.
Segundo: triangulação é de lascar... sem comentários essa hein... será que eu estou errado?????? Será que é errado querer fazer a coisa direito????????? Gostaria que você explicasse porque o conceito de triangulação correta de uma gaiola é "de lascar"... porque quem faz uma gaiola de proteção por exemplo pra rockcrawling, ou pra qualquer veículo de competição que seja é "de lascar"????????:-?
Agora se for pra copiar uma gaiola aí tudo bem, concordo, mas copie uma bem feita!
E quanto ao que eu disse em relação ao chassi do Fusca foi que se vai usar um material tão nobre, já descarte o chassi do Fusca e faça um chassi próprio como o do desenho do nosso amigo acima (o último desenho), veja que ele não usa o chassi do Fusca, faça uma suspensão traseira tipo essa da foto que eu coloquei. Aí fica uma coisa bem feita! Eu tenho muitas fotos desse tipo de suspensão, se precisar coloco aqui.
Agora só não sei como seria em relação à documentação.:pensativo:
Magnus, acho que o caso seria pegar uma tabela e comparar característica por característica com um tubo de aço na mesma medida, aí sim teríamos um parâmetro! Vou ver se consigo alguma coisa!

Marcelo A. Marchiodi
21/10/2006, 10:33
Pra ajudar o tópico anexei esses programinhas, eles são usados por quem faz bicicletas, você coloca as medidas e ele faz um molde pra cortar num papel e colar no tubo pra poder cortar corretamente! Não é vírus não! hehe

Magrus_rs
21/10/2006, 12:46
Valeu Marcelo pelos programinhas...
Em relação a desmotivar, acho que não serei desmotivado não.... pq desde namorada, pai, mãe já estão no rim... srsrsrs e ainda não desmotivei!!!
Não pensei em montar aluminio em um chassi de fusca.. mas para ter parametros de medidas e distancias.... Como disse estou no inico de um projeto.. se "não quisesse me aventurar" comprava uma gaiola pronta (nos classificados de hoje, tem 2 para vender por R$3.000,00).. mas.. quero "dor de cabeça" e chegar no final... mesmo que a gailla fique ruim/feia/ridicula... e dizer.... foi meu projeto... se é que me entende...
Quero montar um projeto com desenho (tipo a que o Digo postou) para verificar pontos críticos, e verificar a quantidade de tubo (seja aluminio ou outro) e ver relação de custos e espessura dos tubos, em se tratando de aluminio e, para não ir fazendo algo a moda "miguelão"!!
Também, não descarto a hipotese de montar uma gaiola com mecanica de moto e outra de VW ar... e, se der certo até disponibilizar o projeto pros companheiros do forum....
Caso você ou alguem tenha algum desenho com medidas e puder postar aqui ou enviar pro email.. agradeço.

Wallace
22/10/2006, 12:10
Acho que o grande problema do aluminio é a baixa resistencia a fadiga.
Ai fica ruim para uso como material estrutural.
É muito comum quadros de bike de aluminio com rachaduras.
Eu em principio não usaria, acho que o ganho de peso não justifica todo o gasto, trabalho e dificuldade.

Marcelo A. Marchiodi
23/10/2006, 23:07
Bem observado!
Tá aí uma boa referência, nem tinha me lembrado das bicicletas!

Me lembrei que tinha uma foto aqui dos braços de uma suspensão "double A arm" de alumínio, mas nesse caso a solicitação é diferente do que seria numa estrutura inteira de uma gaiola.

Marcelo A. Marchiodi
25/10/2006, 17:26
Era disso que eu falava quando perguntei o porque de se usar o chassi de Fusca.
Só não sei como se documenta isso.
Tirei essas fotos daqui mesmo do fórum.

Magrus_rs
25/10/2006, 23:36
Wallace em relação a fadiga (segundo o engenheiro que comentei) é muito semelhante ao aço.... (só não sei especificar agora o tipo do aluminio e sua liga!!)
Mas.. assim... creio que o custo realmente não irá compensar... ja iniciamos o estudo.... Explico o motivo... pois como estaremos com o projeto sempre em execução e atualização.. até deixar ela "redonda" vai ir algum tempo.. e se fizermos em aluminio.. vai ser ocmpicado por ex.. cortar um pedaço aqui... e soldar ali... etc... neste quesito, ficar inviavel..
Por outro lado... estamso em inicio de umprojeto de uma gaiola para motor de moto, (tipo as da Cross Race).... ai, depois de "redondinho" o projeto.. iremos faze-la em aluminio....e.. se ficar legal... estamso pensando em vender o kit (se alguem quiser comprar né??!!) srsrsr
E a que irei fazer para mim... ai sim... mais resistente.. com mecanica de carro.... (to abrindo outro topico, para modelos de chassi!!)

Wallace
26/10/2006, 19:05
Cuidado que tem engenheiros e engenheiros, e muitas vezes pode ser bom numa área e não em outra.
Materiais nâo é meu forte, mas aprendi o suficiente na parte de engenharia aeronautica para saber que o aluminio é ótimo até enfrentar fadiga.
Nâo é questão se vai quebrar ou não, mas de quando.
Tem umas ligas fantasticas, incluindo o preço...
E grande parte destes bons materias não se encontra comercialmente.