PDA

Ver Versão Completa : Correção de cambagem

Paulo Eduardo
06/03/2004, 19:27
... daês.... :D

Pessoal é o seguinte: qual seria o melhor jeito de se fazer o ajuste da cambagem dos gerreiros??? passando a manga do semi-eixo na plaina, ou existe um outro método?? tem algum segredo pra fazer o ajuste na manga? tenho que ajustar isso logo pq o meu jeep tá com uns 3 graus de cambagem positiva :? e realmente ta mei feim o visual... além de torrar pneus e ser ruim de pilotar :D :D
se alguém tiver as dicas.... obrigado!

[]´s desregulados....

Wallace
06/03/2004, 21:03
Oi Paulo,

Não sei se o que você quer fazer funciona!
Também não sei se entendi o que você quer fazer! ;-)

Que tal pensar nas causas?
Porque está com 3 graus (isso é muito)?
Não será porque seu eixo deixou de ser reto e esta virando um V?
Se for isso acho que você pode ir pensando em substituir o eixo.

Marcos ET
06/03/2004, 22:32
Paulo, blz? cara, acho melhor vc olhar os rolamentos de roda e dos munhoes... deve tar tudo comido aih dentro... ou realmente teu eixo dianteiro tá virando um "V" cuidado, tá ficando perigoso andar assim...

[]'s preocupados...

leopoldo
07/03/2004, 00:27
A cambagem do jeep é 1º 30'

A cambagem, se estiver fora e não for por causa de rolamentos de munhão, só pode significar uma coisa MUITO COMUM........

eixo torto.

AÍ, É TROCA DE EIXO. Mas veja bem, só se o eixo estiver torto.

Nem pense em mexer na manga. Ela não é retrabalhável, nem por ideia.
Pode estar empenada mas é mais provável estar rachada do que empenar.

Paulo Eduardo
10/03/2004, 19:03
.. olá pessoal...

Leopoldo, o eixo não está torto, foi comprado à pouco tempo e antes de colocar fizemos um gabarito, e os rolamentos e todo o resto são novos, não rodaram nem 200 km ainda. falei da correção de cambagem porque o Giovanni fez isso no t-rex, vejam no link da frota 4x4. ou seja, deve ter um jeito.... ou não.... e se eu fizer um calço angulado pra por entre a luva e o munhão, aumentando equivalentemente os parafusos?
Há, mesmo que fosse eixo torto, a cambagem iria ficar cada vez mais negativa não é?? nenhum eixo entorta pra cima...e não é esse o caso, são 3 graus, medidos, em positivo....

[]´s intrigados

leopoldo
10/03/2004, 22:01
Olha, voce escreve que o eixo é novo....

Mas é novo da albarus? zérinho?

Se for zérinho, tem de ter a cambagem correta que é fazer um leve V, olhando de frente. Isso é o certo.

Como o eixo do jeep entorta normalmente?

Para cima, considerando do feixe ao munhão, quando pega valeta ou buraco,
para traz, no caso de impacto direto, como por exemplo bater num cupinzeiro,
ou para cima e para traz, no caso de grandes buracos.

Assim, a parte de "cima" dos pneus tende a se aproximar e as de "baixo" a se afastar.

Isso acontesse NORMALMENTE com os eixos dianteiros e trazeiros do jeep, mais do que se espera, mais do que se supõe.

E sobre o ângulo, eu só saberia te dizer + ou - sabendo qual a sua referência, pois no manual do jeep, não foi estabelecido os lados + ou -.

A bolacha cônica para ajuste da manga....
é uma solução para quem não quer trocar o eixo, só que não é uma peça padrão, não é muito facil determinar o ângulo de correção, não é fácil usinar e instalar e no final, os parafusos não foram feitos para esse tipo de montagem nem o acoplamento pilotado da manga no munhão externo, assim tenho minhas reservas nesse assunto.

Sandro Tannuri
10/03/2004, 22:11
...e não é esse o caso, são 3 graus, medidos, em positivo....

Como que voce mediu?
Levou numa loja de alinhamento?
Tem certeza?
Ja conferiu os rolamentos do munhão?
E quase impossivel o eixo empenar para positivo.

Abraços,

Paulo Eduardo
11/03/2004, 01:43
olá pessoal...

o eixo não está torto, isso é certo, e a parte debaixo dos pneus é que se aproximou e não o contrario como disse o Leopoldo... medi em uma maquina de geolazer... 3ºpositivo!!! realmente faz um V olhando de frente mas 3 graus é muita coisa, os pneus estão deitando... tem um jipeiro amigo meu que teve o mesmo problema aqui e resolveu mexendo na luva, mas acho que fezer a bolacha cônica seria uma melhor opção....

[]´s em dúvida...

leopoldo
11/03/2004, 19:38
Esta faltando uma questão aqui.

Tudo bem, você mediu 3º, mas quando você tem 3º de cambagem, qual é o ângulo de caster?

Paulo Eduardo
12/03/2004, 01:53
o angulo de caster esta certo .. 0.5 grau negativo (aberto), e os rolamentos do munhão estão ok.... desmontei tudo hoje, ja fiz as bolachas no torno, em aço 1020. ficaram muito bem feitas, eu mesmo fiz o trabalho, com a angulação certa, ainda não instalei pra ver o resultado mas acho que vai ficar bom. deixei o menor possível a espessura das mesmas, oque você acha? a parte mais larga tem 4mm.... não é tanto assim, e ainda vou redimensionar os parafusos. Leopoldo, se vc tiver alguma dica extra, estou de ouvidos.... mas acho que esse era o único jeito de resolver o problema. só não entendi o por quê do mesmo, ainda que ja tenha visto isso em outros jipes...

[]´s....

Paulo Eduardo
12/03/2004, 01:54
há, com -0,5 de caster, as cambagens são: +2,10 na direita e +1,40 na esquerda, as bolachas foram feitas com relação à esses ângulos.

leopoldo
12/03/2004, 17:47
Bom, tô achando muito estranho este eixo de jeep, mas que fazer?

Mas, esse angulo de caster não tá certo não, no jeep é de 3º a 10º.

Sobre sujestões......

Pense em usar prisioneiros (trava química no munhão) de aço em vez de parafusos.

Diminui a probabilidade de espanar no aperto com a base inclinada e ainda garante um certo alinhamento da manga com o munhão.

De resto boa sorte.

pô, tem certeza que (era de / é para) jeep willys-ford esse eixo?

Paulo Eduardo
12/03/2004, 19:45
Dalhe Leopoldo :D

O eixo é da F-75, e ja coloquei as bolachas, ficou perfeito. Os ângulos ficaram em 1 grau negativo nas duas rodas, exatamente oque eu tinha previsto na hora de fazer as peças. Quanto aos parafusos, só troquei por maiores, proporcinalmente à angulação da bolacha. Vou ver se providencio os prisioneiros. Mas andei a 120km/h com o comportamento do jeep muito bom na estrada hoje, melhor doque estava antes, com a cambagem errada. Sobre o caster, seriam 3 à 10 graus :shock: abertos ou fechados?

[]´s e obrigado pelas dicas....

Mauro B.
13/03/2004, 02:59
Oi Paulo e pessoal !!! :D Só agora lí este tópico! :D

Paulo, se vc mudar o caster, acaba mudando o camber tbm. Nesses eixos da linha willys (cj, rural, f-75 e 7-85) o ângulo de cáster é +3°, ou seja, a parte de baixo do pino mestre aponta para frente. Vc disse que deixou o caster em -0,5°! :shock: Deve estar aí a causa do seu câmber estar muito positivo, pois o camber aumenta quando o caster diminui até zero.

Paulo, acho que vc deve sequir os valores originais do eixo, portanto acerte primeiro o ângulo de caster para +3° (min. +1° e max. +7°).

Com o ângulo de caster acertado, veja como ficou o camber. O camber deve ter o valor de +1°30' (min. +0,25° e max. +2°).

Paulo, note que vc inverteu tudo! Vc deixou seu caster negativo e depois acertou o camber para ficar negativo! Olha, vc é que sabe, só estou dizendo aqui os valores que devem ser deixados... :shock:

Outra: para saber mesmo se o eixo está torto, meça o ângulo de inclinação do pino mestre, que deve ter o valor de +8° (mas tem que ter certeza que os rolamentos do munhão estão bons).

Bom, qualquer coisa confirme os valores na página http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/m154.gif do Manual do Mecânico Willys! :wink:

[]'s

Paulo Eduardo
14/03/2004, 03:24
Fala Mauro...
pois é, que o ângulo do caster do jeep é entre 3 e 10 graus eu sei, mas com direção de gol, e todas as mudanças que tenho no meu jipe,(suspensão, barras, tirantes ....) achei que ficaria melhor com essa nova configuração, e realmente ficou. fiz a geometria no lazer e está tudo bem equilibrado, ta bom de asfalto e tudo. Da uma sensação boa de segurança.
mas vai saber??? acho que a única coisa que vou fazer agora é substituir os parafusos por prisioneiros como sugeriu o Leopoldo. mas de qualquer forma valeu a ajuda...

[]´s agradecidos

Mauro B.
16/03/2004, 22:46
... mas com direção de gol, e todas as mudanças que tenho no meu jipe,(suspensão, barras, tirantes ....) achei que ficaria melhor com essa nova configuração...
Agora vc me deixou curioso! Não era só feixes de F-350?? Tem novidade aí e vc não colocou novas fotos no seu álbum....sacanagem!!! :lol:

[]'s

Paulo Eduardo
17/03/2004, 00:32
hahaha :lol: :lol:
pois é mauro....
e que a M#*! da minha digital foi pro ovo, ou melhor pra lama, e nunca mais se recuperou tadinha... mas eu já to providenciando o link do "SapoBlue" pra frota4x4.... é só me agilizar um pouco, to com muito trampo na oficina... :( depois que o pessoal aqui da cidade viu o jeep na trilha não me deixam mais em paz.... e faz aqui, faz ali... bom sinal né?? :wink: e o teu jipe? chegou a mexer na suspensão??

[]´s

Mauro B.
17/03/2004, 10:56
e o teu jipe? chegou a mexer na suspensão??

Ainda não. O jipe em questão é do meu pai, e a gente está só no chassis ainda, pois estava (e ainda está) bem ruim. O problema é que o trabalho anda muito lento, pois o chassis fica em Rio Grande e eu moro em Porto Alegre. E das vezes que eu vou para lá (poucas) só posso mexer no jipe se levar as minhas máquinas (solda, furadeira de bancada, esmerilhadeira), então não é uma simples viagenzinha de turismo....tem que ter mais tempo pra ficar e um bom espaço no porta malas! :wink:

Sabe, sobre o quê vou fazer na suspensão depende do meu estado de espírito no momento... :D Agora por exemplo eu estou pensando em fazer o que for mais barato...talvez em outro momento eu pense em gastar um pouco mais na suspensão e economizar na lataria....tudo depende...$$$ :roll:

[]'s

Paulo Eduardo
18/03/2004, 01:42
... Fala Mauro...
é essa idéia de economisar na lata é boa :twisted: ...
eu to fazendo pro meu sogrão um jeep com suspensão helicoidal...
ta meio no projeto ainda mas tem tudo pra ficar bom, o negócio é ser caprichoso... mas caso vc resolva fazer a sua com as molas da 350, eu gostei do resultado, ficou macio e bom de curso, além de bastante estável.
hoje quero botar umas fotos de serviços meus la na oficina.... coisa de jipeiro.... :D

[]´s boa sorte com o jeep...

Carlos
09/02/2007, 20:25
Desde que coloquei pneus novos, percebi que a roda direita dianteira estava com a cambagem positiva, ou seja, a roda estava para fora em cima.
Levei para alinhar e foi confirmado que a cambagem está 1 e meio graus positivo do lado direito.
O alinhador me disse que não tem jeito na máquina, que eu teria que levar o eixo para "desempenar". (onde?, como?)
O que me chama a atenção é que, além de raro o referido empeno, ele "supostamente" ocorreu do lado direito, isto é, do lado em que a "bola" do eixo está mais próxima da roda, o que (em tese) deve ser mais díficil ainda de acontecer.
Obs. Troquei os rolamentos das rodas dianteiras a menos de um mês.
Alguém pode me ajudar?

leopoldo
09/02/2007, 23:20
Veja bem:

No traseiro ele é 90º em relação ao solo.

mas, como já comentado antes, olhando de frente, os pneus do eixo dianteiro do jeep fazem um leve V.

São 8º na incinação do pino mestre (para dentro) e 9º 30' no munhão externo (para fora)

resulta em 1º 30' (o seu 1,5 graus), ou seja a parte de cima do pneu fica + para fora.

Esse é o certo.

se vc mediu qualquer outra coisa, se os rolamentos (do munhão, não os da roda) são novos, a explicação é eixo torto.

batendo numa guia ou num belo buraco, ou talvez até um impacto em acidente.

Não conheço quem desempene.

Luciano Ferreira Coelho
09/02/2007, 23:57
Velho tdo bom?
Sou novo no forum e no assunto. Comprei meu jeep a uns 2 meses.
Li todo seu tópico e vi que vc e expert em suspensão das maquinas ne? Pode me dar algumas sugestões para que eu possa arrumar o meu??????????
Olhe as fotos do meu, ha tambem poderia me ajudar a ver o problema da maquina estar torta pro lado esq? Tbm de uma olhada nos jumelos, estão corretos? O q devo fazer paramelhorar a suspensão.
Abraços.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25344

Carlos
10/02/2007, 20:42
Olá Leopoldo,
tb. bem.
Quer dizer então que o meu jeep está dentro do "normal" ao apresentar um e meio graus de cambagem positiva?
A minha dúvida é pq, além de não ter conhecimento técnico, achei estranho isso ocorrer só em uma das rodas, pois na esquerda apresentou, salvo engano, (apenas) quase meio grau de cambagem positiva.
O alinhador me disse que só esta roda (esquerda) estaria correta - segundo ele seria normal até meio grau positivo -. Após, me deu um cartão de uma oficina que promete desempenar tudo - chassi, monobloco, eixos, etc - tudo à frio, segundo o referido cartão.
O cara disse ainda que se o Jeep continuar rodando assim vai "comer pneu", do lado direito, pelo lado de fora do mesmo. Isto é verdade?
Tudo isso me assombrou pq os pneus são bem novinhos e não quero detoná-los de pronto.
Em anexo mando uma foto do jeep para sua análise.
Agradeço sua resposta sempre precisa e confiável.

leopoldo
10/02/2007, 22:12
Carlos, boa noite, :stop: mas ....

não leve a mal mas como ce acha que eu vou avaliar 0,5º numa foto assim ???? :parede:

se pelo menos fosse nivelada e de frente para cada pneu do eixo dianteiro ....

Até que olhando assim ... meio que descompromissado, parece que o pneu do lado esquerdo da foto está inclinado como deve.

mas é o que eu já descreví:

os rolamentos de munhão são novos?
não tem folga detectável?
os pinos mestres estão OK?
então se vc olha o jeep de frente e os 2 pneus não fazem um V, um lado está torto, por pancada ou por acidente

dá para desempenar? dá

mas tem que ter ferramental para puxar só parte torta do eixo pro lugar sem quebrar a carcaça do diferencial.

e

tem que desempenar ao mesmo tempo que verifica em 2 eixos (o X e o Y) para acertar o camber e o caster.

se eles podem fazer isso, ótimo. se não achar quem faça, iso dará troca de eixo.

Carlos
11/02/2007, 12:42
Caro Leopoldo,
realmente a foto não é das mais indicadas, entretanto era a única que dispunha no momento da postagem.
Vou bater uma (foto!, galera...) da forma indicada, mas só quando o Jeep estiver de volta, pois está na casa dos meus pais por falta de garagem aqui.
Leopoldo, só mais um detalhe: o pneu do lado esquerdo da foto (por vc descrito como "está inclinado como deve"), que no caso é o pneu do lado direito do Jeep é o tido como problemático pelo alinhador.
Veja só, rapaz....esses caras das lojas de alinhamento não sabem de p. nenhuma de Jeep.
Sabe o que o alinhador disse ainda: "o normal seria estar 'zerada' a cambagem dos dois lados, mas seria aceitável até meio grau positivo".
Mas deixa pra lá...vou providenciar uma foto adequada durante esta semana, mas já fico mais tranqüilo - por enquanto.
Grato.

leopoldo
11/02/2007, 21:32
Divirta-se um pouco:

Peque um fio de pipa, amarre uma porca ... vai funcionar como esses prumos de obra de construção civil.

pare em um chão liso e plano, tipo garagem de shopping ou hipermercado.

use um nivel de bolha e veja se é razoávelmente plano mesmo.

vá junto ao pneu traseiro e coloque o prumo lá, rente ao pneu, com o fio passando pela linha do meio da roda.

se o chão é plano mesmo, o fio encosta na lateral do pneu em cima e em baixo.

Vá do outro lado (traseiro) e confirme o alinhamento.

Agora, faça isso nos pneus da frente.

vc verá que o fio encosta na lateral na parte de cima, mas não na parte de baixo.

com um pouco de trigonometria, vc pode calcular o ângulo de cada camber.

jeep10
14/02/2007, 00:24
Alguém conhece algum lugar que fazem alinhamento e entendam de Jeeps?
Obrigado...
abç