PDA

Ver Versão Completa : RURAL para o dia a dia



STOK
19/10/2006, 10:34
Bom amigo, agora sou mais um RURALEIRO em SP...
Comprei uma rural 76, (entendo muito pouco sobre mecanicas e adaptações) o estado dela é muito bom, trouxe ela de São Vicente até São Paulo sem problemas pisando bem uma média de 80km 90 km, e quero ela pro meu dia a dia, estou começando a funilaria e gostaria de alguns conselhos sobre a parte mecanica dela.
Sei que ela é um carro forte robusto que aguenta o tranco sendo bem cuidada, ela está no estado original, quero tentar manter a originalidade dela, mas com algumas adaptações que eu acho que hj em dia é necessário:
um freio a disco por exemplo
uma direção hidraulica para sanar com essa folga na direção
um kit GNV
gostária de algumas sugestões sobre o que eu poderia adaptar ou reforçar para que ela aguente o dia a dia sem tantos problemas

OBRIGADO

COLOMBO1
19/10/2006, 11:22
Grande Stock, parabens pela aquisição. Vou falar sobre a experiencia que estou tendo com a minha =, mas logo irão aparecer alguns amigos até bem mais especialistas que eu.
Na minha hj eu tenho a direção hid. do opala, mas estou meio descontento pq ela é muito leve, tanto em manobras quanto andando principalmente.
Freio a disco, seria interessante estar instalado juntamente com pedaleiras suspensa e hidrovacuo, eu possuo o hidrovacuo e as pedaleiras do opala e o disco é o da kombi se não me falhe a memória.

STOK
19/10/2006, 12:00
freio a lona na cidade fica dificil confiar né, vc usa a sua no seu dia a dia?
e em relação a manutenção dela (quebrar deixar na mão) como é que é?
tem tido problemas em usa-la constantemente?
valew

COLOMBO1
19/10/2006, 12:11
Stok, eu comprei ela ha uns 2 anos e meio, usando pouco e agora foi pra funilaria.
ainda não tive problemas com quebra, e o freio a disco é bem mais confiavél.

Cícero Franco
20/10/2006, 09:39
Eu uso a Potranca no dia a dia. É meu único carro. Agora TEM que colocar freio a disco. Eu tenho nas 4 rodas, dianteiro de kombi e traseiro de kadett. E caixa de direção mecânica do Santana, mantendo o volante original.

Carlos_bass
20/10/2006, 10:00
Cícero Franco,

A caixa mecânica do santanta é a mesma do gol? Estão usando muito este tipo de caixa em jeep, ja testei e achei bem macia. Como fica na rural da para virar com ela parada?
Estava pensando em colocar a D.H do opala mas vi o descontentamento do amigo COLOMBO1 que disse ser muito leve.
Você poderia me fornecer detalhes da adaptação?

COLOMBO1
20/10/2006, 11:20
eu ja tive um santana com direçào mecanica, e não achava nada pesada. To até pensando em tirar a minha hidraulica e colocar uma dela.

Cicero vc usa o freio de mão a cabo ou o hidraulico, to pensando em colocar disco na traseira,mas manter o freio a cabo.

PIKENO
20/10/2006, 11:58
Stock,

Tenho uma F-75 e como o Cícero é meu único carro.
Comprei ela em 2004 com 50.000 km originais e após fazer uma revisão básica andei um ano e meio, com os freios originais, sem dar nenhum problema. As duas única vezes que fiquei empenhado foi logo depois de fazer a manutenção estourou o cabo da embreagem e em uma viagem que fiz para o litoral coloquei gasolina em um posto da estrada que sujou o carburador. No mais foi só alegria.....Fora o consumo de gasolina!!!
Comprei ela com o intuito de trocar de motor....colocar diesel!!! Em outubro do ano passado comprei um Maxion S4T (a intenção era o Maxiom HS) e por azar, inexperiência ou Karma mesmo, cai nas mãos de um mecânico muito ruim, e ou "sem vergonha" mesmo, que ficou com minha F-75 por seis meses e fez uma porcaria de adaptação. De abril a setembro foi só encrenca!!!
Hoje ela voltou para uma oficina mecânica, estou trocando o motor (vou colocar o Maxion Hs que tanto eu queria) e tudo, absolutamente TUDO o que o outro mecânico fez, eu estou refazendo, não deu para aproveitar nada....fora o tapete que ele rasgou, o velocimetro que ele quebrou e etc...
Ai depois de tanta dor de cabeça e azucrinação da patroa eu espero poder novamente aproveitar minha camionete a quem eu tão carinhosamente chamo de "BIZÃO".
Eu havia adaptado, com o mecânico anterior, a direção do santana, não sei se em função do serviço "porco" que ele fez, a direção parecia muito "fraca" ou mau dimencionada para uma RURAL. Dirigindo ela até estava bem, mas para manobrar eu tinha a sensação que iria se desmanchar toda....
Agora como estou fazendo toda a adaptação nova, por indicação do mecânico, o qual tem larga experiência neste tipo de adptação em Rurais ( já fez trocentas), iremos colocar a do OMEGA que é bem mais robusta e fica excelente.
Quanto ao freio, irei seguir, ao menos por enquanto, com o original....se sentir a necessidade mais tarde eu troco.
Acho que me estendi de mais, e seje muito bem vindo!!!
Abraços,
PIKENO.

STOK
20/10/2006, 12:35
:dance: estou muito contente, com sujestões e depoimento, isso tudo ajuda a expandir mais as idéias e alternativa e claro terminar os serviços e adaptações pra deixar ela BUNITINHA e começar a curtir (eu só não sabia que era tão caro restaurar uma Rural:lol: ) mas vou continuar a observar esse tópico e assuntos pra ter certeza do que fazer.
Desde já Obrigado a todos

Cícero Franco
23/10/2006, 09:36
A direção fica pesada qdo o carro tá parado, mas melhor q a original. E para rodar é uma maravilha. E o melhor de tudo: sem qualquer folga!!! Eu já tou com esta direção há uns dois ou três anos e a Potranca é o meu único carro. Já devo ter rodado uns 100.000 km com ela.
[]s

COLOMBO1
23/10/2006, 10:51
O Cicero, que tipo de pneu vc usa na potranca? Rapaz num vejo a hora da minha sair da pintura pra ver como vou instalar aqueles banquinhos, a turma ja ta até querendo marcar uma pescaria.

STOK
23/10/2006, 12:44
Eu preciso dar uma olhada na minha direção, pq quando eu sterço(acho q escreve assim) tudo, ela pega em baixo, eu não sei dizer aonde ainda, mas eu sei que pega, tanto para o lado direito, quanto para o esquerdo

COLOMBO1
23/10/2006, 12:56
Stock, sera que a carroceria ainda tem algum calço? Na minha não pega nada, mas eu tenho percebido que a suspenção das uns estralos, to achando que pode ser as buchas dos jumelos por estarem meio gastas parece que as molas ficào soltas no jumelo. Apesar de nem saber se isso é possivel de acontecer.

Cícero Franco
23/10/2006, 13:55
Pneu 30". Logo que coloquei eles pegavam na traseira quando a Potranca chacoalhava em alguma curva. Também se eu esterçasse demais o pneu pegava por dentro. Aí dei uma comidinha nos para-lamas traseiros e coloquei o kit fess, que ergueu um pouco o chassis. Ficou beleza. Nunca mais tive problema. Quanto aos banquinhos, eu fico olhando os meus todos os dias... hehehehe. A incompetência humana é f*!!!

[]s

COLOMBO1
23/10/2006, 14:23
To pensando em vender os meus Fate que estào semi novos e colocar uns radias.

To vendo quanto a instalação de cintos de seguranças para os banquinhos, senão posso ter problemas na estrada.

Cícero Franco
23/10/2006, 15:10
Nestas lojas que instalam cintos, eles sempre têm um costureiro que pode fazer como tu quiser a partir da sucata que a própria loja tem aos montes. Eu fiz isto prá Potranca.

snake
07/11/2006, 21:31
Prezado STOK,

Adquiri uma rural 1969 surrada e trilheira pra caramba. Ela estava rodando e o motor estava bom. É um BF-161. Procurei manter toda a originalidade. Instalei nova direção (fabricada pela TRW) e não instalei freios a disco. Meu próximo passo é cuidar das ferrugens - que são poucas.
Não me preocupo muito com freios, pois ela não passa de 70km/h. Disseram-me que é normal para uma rural 4x4. Bem, a gente sente que o carro tá dando o máximo de si, e procuro não forçar a barra com ela.
A cidade onde moro não tem o trânsito da cidade de SP.
Para o dia-a-dia é boa, exceto pelo consumo (vc é dono de posto de combustível :-)). Tive esta experiência pois é meu primeiro carro, também.
Bem, não posso falar que é confortável, pois feixe de molas nas quatro rodas é dose!!!

Abraços!!!

STOK
08/11/2006, 01:05
Minha Rural esta toda desmontada, trouxe ela de São Vicente - SP, para a capital, ela está um pouco judiada pela maresia, mas um funileiro vizinho meu está ajeitando ela, vai demorar ainda mais de 1 mes pra terminar a parte de chaparia, depois ainda tenho q pintar............
mas eu já estou pesquisando sobre algumas adaptaçòes para eu rodar com ela sem problemas no transito de SP, a principio, o q eu acho fundamental, é por freio a disco, uma direção (nào descidi ainda qual a melhor) e um KIT GAS, apesar do motor ser 4cc, e o rapaz que me vendeu falow que ela tava fazendo uns 4km por litro, eu peguei a estrada e pelo meus calculos ela fez 8km por litro vindo em uma média de 80km/h, mas depois da funilaria toda pronta, eu vou dar uma olhada na mecanica dela, pedir pra olhar o carburador, os filtros, velas............

STOK
08/11/2006, 01:07
quanto ao conforto, feiche de mola e tal, eu ainda não estou acustumado com carros assim, eu preciso dar uma rodada com ela e ver o q fazer derrepente, mas sobre isso eu ainda nem parei pra pensar :pensativo:

snake
09/11/2006, 20:12
Prezado STOK,

Se eu fosse vc esperaria um pouco para instalar o kit gás. Use o dinheiro para melhorar outras coisas na sua Rural (que consome dinheiro a rodo, se vc está reformando-a). Bom conselho: aprenda a mecânica dela. Saibda desmontar carburador, distribuidor, regular seu motor. Tudo isso é importante para que vc nunca fique na mão. Baixe os manuais da net (eu tenho alguns).
Com a atual situação da exploração do gás na Bolívia os preços devem subir! Use a grana em outras coisas, rapaz!!!!
Na loja JIPEBRAS, em SP-Capital, eles vendem um catálogo de peças da Willys Overland do Brasil. Tenha em mãos.
Conviva bem com seus feixes de molas... heheheh

Abraços.

STOK
09/11/2006, 21:55
eu estou procurando na net alguns manuais para impressão, catalogos de peças etc para conhecer um pouco mais, pq nesse assunto eu estou começando agora (mas pra falar a verdade estou super impolgado). Quanto ao kit gas, eu tenho gas no meu carro atual, se ñ fosse o gas, eu não teria como trabalhar de carro, pois faço uma média de 60 km por dia, ida e volta, e penso em vender o carro e ficar apenas com a rural, pra tudo, como ela consome bem, eu tenho que por o kit gas nela pra tentar sobrar um dinheiro pra outras coisaas, pq com o passar do tempo eu vou estar gastando tudo q sobra em gasolina pra rodar com ela
CONCORDA?

Cícero Franco
09/11/2006, 23:34
Diesel. Depois de ter um motor ciclo diesel, nunca mais vai querer um ciclo otto (gasolina ou álcool ou gás).

STOK
09/11/2006, 23:54
pra falar a verdade eu ñ conheço nada sobre motores a diesel, a unica coisa que percebi é que são caros em relação aos convencionais usado na Rural 4cc, 6cc gasolina, alcool. Não sei nada sobre custo beneficio, pros e contras, consumo, ñ sei nem o preço do Diesel...........hahahahaha
tenho esperiencias boas com o kit gás, pois tenho no meu veiculo e ficou bom, perde realmente um pouco, mas quando preciso eu troco pra gasolina sem problemas, depois volto pro gás, em termos de economia, se ñ fosse o gás, eu ñ teria condições de trabalhar de carro todos os dias.
Meu motor e 4cc gasolina, fiz alguns calculos rápidos, pois andei pouco com a minha rural, ela está desmontada agora, e cheguei na média de 8 km por litro + -, isso pq eu nem mandei ver carburador, essas coisas ainda, então calculo: se está fazendo perto de 8, e eu colocar o GNV, vai fazer uma média próxiam aos 10km/m3 isso é uma boa economia, ñ afetaria tanto o meu orçamento mensal q gasto pra ir trabalhar com esse meu outro veiculo que é 1.8, bom essa é a minha experiencia com gas natural...........sobre motor a diesel se vc ou outros companheiro ajudarem eu fico muito agradecido.........

STOK
09/11/2006, 23:57
fora que pra pensar em colocar motor a diesel, eu teria que pensar em adaptações, e mecher no cambio tb estou errado? quanto eu gastaria nessa brincadeira???? GNV está em uma média de R$ 2.500,00 varia de lugar pra lugar

Cícero Franco
10/11/2006, 08:30
Stok, isto que tu falaste é verdade, vai gastar um bom dinheiro mesmo. Eu paguei 5 mil pelo motor e comprei barato. Coloquei também câmbio de 5 marchas, mantendo a reduzida original, só que adaptada e mudando a relação dos diferenciais para mais longa. Mas já rodei algo como uns 100.000 km com ele, fazendo a 80 km/h 14 km/l. Andando na boa a 120 km/h e chegando até 140. Fica outra coisa. É um motor constante, com torque em todas as rotações, de baixa manutenção e alta durabilidade. É normal chegar a 500.000 km na boa. Conforme o motor e os cuidados chega a 1.000.000 km sem ser aberto. Mas é bem mais caro sim.

[]

beto butterfly
10/11/2006, 09:38
tambem uso a minha no dia a dia, a direção é do santana hidraulica fica muito leve mais não chega a encomodar.
meu freio é a tambor nas quatro rodas e sem problemas.
é muito bom como carro de dia a dia e melhor ainda como carro de trilha.
falta fazer funilaria, mais to sem di$po$ição pra uma obra tão grande.

STOK
10/11/2006, 11:44
eu pensei q diesel fosse fazer tb uns 8km/l , eu não sabia que era tão economico, e tinhão me falado q a manutenção era alta, que toda vez que dá algum tipo de problema, pode desembolsar no minimo R$ 1.000,00 pra brincadeira, pq se derrepente o custo beneficio seje bom, a gente pode até pensar com o pouco que eu conheço de motor a diesel, pra falar a verdade, eu nunca tinha pensado em passar ele pra diesel, vi q muitos fazem isso, mas pensei que fosse por causa da trilha, ficar mais forte e coisa e tal........

snake
13/11/2006, 22:01
Caro STOK,

Desculpe a demora ao responder seu comentário. Na minha opnião os motores a diesel são o Nirvana (embora eu conhecesse pessoas que jamais trocariam seu motor 6cc do jeep por um diesel, pois já haviam rebocado vários veículos diesel pelo pantanal do nosso Brasil). Os veículos a diesel são econômicos e não desvalorizam como os veículos a gasolina, raramente dão problema, mas quando a questão é manutenção prepare o bol$o!
Não sei qual é o seu outro veículo, mas eu não venderia ele só pra ficar com a Rural. Tenha dois carros, assim você nunca vai ficar a pé. Polpe os dois andando um pouco com cada um.
A Rural foi meu primeiro e único carro, até que apareceu a oportunidade de adquirir um fusca, pronto (de funilaria e tudo). Hoje tenho os dois. O fusca é bem mais econômico (faz 7,5km na cidade), a Rural bebe mais (5,5km na cidade). Mas isso me dá mais segurança para fazer algum reparo na Rural, pois não preciso terminar para rodar com ela.
Você pode direcionar sua "atualização" na Rural de vários modos: trocando o motor e câmbio você vai desembolsar uma fortuna, e caso queira vender o carro não terá um bom retorno (pois uma rural a diesel não é original), ou fazendo reparos e modificações essenciais (freios, direção, embreagem, motor e por último os acabamentos).
Boa sorte!

STOK
13/11/2006, 23:12
eu nào queria mexer muito na originalidade dela, apenas casos que eu ache essenciais, pq a principio a minha intenção não é vender, mas a gente nunca sabe o dia de amanhã.
Em relação a motor, eu ñ tenho condições de manter um carro fazendo 5, 6 km/l pra trabalhar, mas tb ñ tenho tanto dinheiro pra comprar um motor a diesel agora e trocar cambio e tudo mais, meu outro carro é um golf 95 1.8 e stá com kit gás, eu preciso vende-lo pra terminar a rural, e pra mim casar por isso a necessidade de ficar com apenas 1 carro, (e eu optei pela RURAL), mas o problema ñ é ficar sem carro, pq na pior das ipóteses, como trabalho a noite, eu pego o carro do meu pai pra mim vir trabalhar sem problemas. O que me preocupa é gastar dinheiro em algo que eu me arrependa no futuro, tipo colocar gas, e no final a Rural ñ conseguir sair do lugar (pq no caso do gas, o carro perde cerca de 30% de potencia).
Minha vontade sempre foi ter uma Rural, mas `n pra ficar na garagem, e nem pra sair de final de semana só, o ficar polindo ela na quintal, minha intenção e botar ela na rua mesmo, então o q eu preciso:
1 - Um carro pro meu dia a dia
2 - que seja economico
3 - tenho q escolher um carro só ( RURAL x GOLF)
4 - ñ tenho muito dinheiro, pois falta 10 parcelas do golf, o q eu tinha, eu comprei a RURAL e peguei um emprestimo pra pagar a rural e o funileiro (preciso ainda pintar a rural, compras as borrachas da porta vidros, e ainda ñ vi a parte mecanica de carburador radiador mangueiras, filtros, e nem os calços e borrachas do chassis, amortecedor)
:parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:

Cícero Franco
13/11/2006, 23:20
Eu tenho só a Rural. E se não fosse a lata apodrecendo, precisando de $$$$, seria muito feliz só com ela. Mas eu vou precisar pará-la em algum momento prá fazer o que for preciso. Aí não sei como é que vai ser. Acho que vou comprar uma BMW (Brasília meio Welha).

dalmo cruz torres
14/11/2006, 12:51
Cícero, gostei, acho que também vou comprar uma BMW( Brasília Meio Welha) para andar quando minha F-75 estiver arrumando!!!!
Estou colocando um motor Maxion HS em minha camionete, mais cambio de cinco marchas e freio a disco na frente. Para usar no dia-a-dia tem que modernizar um pouco. Me desculpem os "gasolineiros", mas diesel "são outros quinhentos"; economia, potencia, baixa manutenção, são imunes a água, etc. Essa história de carro a gasolina puxando carro a diesel é cabeluda, se v/c usar de critério de comparação uma rural com um motorzão seis cilindros a gasolina , que anda pouquíssimo(pois é muito caro andar com ela)portanto está semi-nova, puxando uma toyota que já está com 500.000Km rodados, concordo que as chances de a rural puxar a toyota são grandes...
Rodar com uma rural com um motor diesel , por exemplo os Hs, é mai barato do que andar de carro mil.

Denilsom
14/11/2006, 13:43
Bom dia para todos do forum, tenho uma Rural com o mesmo motor da Rural do cicero,Maxion HS porem com caixa da C20 4m e reduzida da Willys, gastei bastante com a adaptacao.uso ela no dia a dia faço trilhas, estou muito satisfeito, e um gasto que compensa,

snake
15/11/2006, 00:54
Ála, garoto!!!!

STOK, tomo a liberdade de tecer alguns comentários com o intuito de melhor orientá-lo, pois estou vendo que vc está se metendo em várias situações complicadas :-)

1-Acho que um carro 1.8 não deve ser muito econômico, mas vc se safa com o kit gás;
2-Antes de casar com sua garota, você casou-se com sua Rural :-D hehehe... obs: elas ficam com ciúmes de dividir sua atenção com o carro!
3-Caso vc venda o golf (se aparecer uma boa oportunidade de negócio), esteja preparado para andar de ônibus, etc. Pois, se vc não está acostumado a dirigir veículos como a Rural, pode se espantar, pois ela pode te deixar na mão:pensativo: (é um veículo antigo e não foi seu o tempo todo, pode ter sido muito mal tratada). Aparecerão alguns probleminhas que você mesmo irá resolver (falo mais sobre isso depois);
4-A Rural é muito charmosa:-P , mas não leve por este encantamento (eu tive que lutar muito contra isso). Arrume primeiro a MECÂNICA, depois arrume os podres da lata, por último, seu conforto interno;
5-Enquanto você não tiver a mecânica ok, não confie nela (serve pra qualquer veículo). Estude os manuais do mecânico, do proprietário (posso arrumar pra vc, pois baixei da net). Tem também o catálogo de peças de Willys 66 à venda na Jipebrás em SP;
6-Em falando em pequenos reparos. Por exemplo: chegando em casa hoje, deixei ela em ponto morto e vim descendo a ladeira. Nem percebi que o motor apagou:shock: , pois ela é muito silenciosa. Não consegui fazer pegar e tá lá na garagem, graças a Deus. Vou ver o que é amanhã. E se estou na pqp, sem telefone, nem nada? O motor de arranque vira mas o BF-161 não pega:sad: . Tenho duas hipóteses: roubaram gasolina do meu tanque ou há defeito em algum cabo, contato na chave, etc (pois tem coisas na elétrica que não fiz, então tenho algum conhecimento prévio;) ).
O que quero dizer, vc só vai poder fazê-la seu primeiro carro depois que confiar nela. A funilaria e conforto interno não são nada se seu carro não sai do lugar!
7-Eu não ligo de andar de ônibus. Fiz isso a vida toda, então: zero stress. Conheça e repeite os limites do seu carro. Curta bem a sua Rural. Posso dizer pra você que, no meu ponto de vista, a seguinte frase que ouvi antes de comprar a Rural: "você tem duas felicidades quando compra este tipo de carro, quando compra e quando vende" não faz sentido. Adoro esse carro, meu filho adora esse carro (toda criança gosta, inclusive as crianças grandes...rs:dance: ). Não me arrependo;
8-Mantenha um bom equilíbrio financeiro. Não abra muitas frentes de trabalho. Só a Rural consome tanto dinheiro como gasolina pra "deixar do jeito que você quer8-) " (já ouviu esta?). Faça dela um projeto, arrume aos poucos. Está fazendo a funilaria? Termine! Depois pense em outra coisa (mecânica, eu aconselharia:concordo: ).

Espero que a minha experiência ajude um pouco você e aqueles que estão
com dúvidas sobre seus investimentos neste tipo de veículo.

Forte abraço!

STOK
17/11/2006, 21:31
Bom realmente concordo com tudo o q vc mencionou, com relação a manuais, eu tentei baixar alguns mas etava tudo com problema de link, o NERO até me deu um força............mas..........
se vc puder disponibilizar novamente ou me mandar por e-mail fico agradecido rodrigo_stok@hotmail.com

STOK
30/11/2006, 08:56
alguem conhece um tapeceiro bom em SP (BOM E BARATO) quero fazer a tapeçaria completa com as costuras no modelo original só que os bancos na cor vermelha, e se alguem saouber de alguem que esteja vendendo o banco trazeiro da rural (BARATO) pode dar um toque

VALEW

STOK
08/12/2006, 12:33
pessoal estou reformando minha rural, e estou com problema, a parte das canaletas do teto estão podres, e meu funileiro está com dificuldades de fazer?
será que alguem sabe o melhor jeito pra refaze-las?
vente a canaleta pronta? posso adaptar de outro carro? o q eu faço???