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Ver Versão Completa : Ranger 3.0 VS ranger 2.3



Joseph paulo
19/10/2006, 09:47
Iai amigos beleza é o seguinte tenho um amigo que quer comprar uma ranger cd a gasolina eu falei pra ele compra a diesel ele falou que quer comprar uma a gasolina e passar no alcool :parede: . o motor 2.3 existe retifica pra um motor com bloco de aluminio? gostaria de opiniões sobre o assunto valeu:concordo:

Grassmann
19/10/2006, 10:20
Isso mesmo...
Deixa ele bater a cabeça...
Pra mudar o combustível, além das questões técnicas, tem que alterar documentação no Detran.
Além disso, daqui a pouco o governo muda a política de subsídio do álcool, e ele acaba gastando mais do que na gasolina.
Mas deixa ele bater a cabeça... Um dia aprende...

ojaneri
19/10/2006, 11:16
Quanto a retifica no aluminio, eu acredito que exista, mas deve ser mais caro. Mas não posso lhe dar certeza de nada quanto a isso.

Quanto a mudança para alcool, ecologicamente é muito melhor que a gasolina. Quanto ao subsídio, eu acredito que o momento político é favorável ao aumento de subsídio, e não a diminuição, o que barateará o alcoól. Além disso, a maioria dos carros que hoje saem flex nem são vendidos com modelo exclusivo a gasolina. Meu Samuca é a alcoól e apesar de gastar um pouco mais em km/l, eu acho que vale a pena por N fatores.

A respeito da mudança de gasolina para alcóol, existe adaptações até baratas que são feitas com chips/resistores/etc na injeção/sensores que dá uma maior injeção de combustivel, o que permite rodar só com alcóol. Mas de longe é uma solução transparente como os carros flex atuais. Mas funciona, principalmente em carros mais novos, que já tem bomba de combustivel e a TBI preparadas para não corroerem com o alcóol adicionado a nossa gasolina.

ojaneri
19/10/2006, 11:23
Ahh, e esqueci de dizer, pela diferença do preço de uma Diesel para uma Gasolina (mais de R$ 30.000,00 sendo 0km), nem todos podem comprar uma Diesel zero.

Pô, 30 mil é muito dinheiro. Dá para comprar dois carros populares! :-)

E além disso, sendo a gasolina/alcóol ainda tem a vantagem de poder usar GNV, que o km rodado sai ainda mais barato que o diesel.

abreu
19/10/2006, 12:57
Então, ai é mais uma questão de bolso do que de outra coisa.

Qualquer motor faz retifica, só depende de quem vai fazer!
O problema é que 99% dos meXanicos só sabem mecher em AP, quando pegam um Zetec ou Duratec, dizem que faz. FAZ, tenho amigos que ja fizeram, e tem mais, são os UNICOS motores de carros nacionais a gasolina otimizados para rodar mais de 300.000Km (salvo engano os do novo civic tb são agora).

Passar para alcool é simples, mas precisa de um bom preparador.
A receita é facil:
- Bicos com 30% de maior vazão (podem ser reabertos ou comprados fora)
- Esperar a bomba de combustível queimar e trocar por uma flex
- Para quem mora no nordeste NÃO PRECISA de partida a frio
- É opcinal, mas elevar a taxa de compressão traz um ganho de torque muito bom
- Os carros da Ford aceitam alcool muito bem, em 99,9% dos casos não precisam de um modulo flex

Não precisa mudar os documentos. Meu focus rodou muito tempo no alcool, a policia não vai botar o nariz dentro do seu tanque para saber o que tem lá.

Então é isso... Eu não mudaria, pois já fiz isso no meu focus e não vale a pena. Existem outras formas bem mais eficientes de ganhar pontencia. A economia varia muito, pois sabemos que o preço do alcool é mais desmantelad do que caminho de formiga.

Abraços.

edubelem
19/10/2006, 15:32
A diferença do diesel p/ gas é o quanto vc roda, eu não indicaria um diesel p/ que roda na cidade e menos 20.000/ano, a diferença de preço vc recebe o dinheiro quase todo de volta na hora da troca, no meu caso que rodo 40.000/ano em estrada, fora de estrada e cidade, o carro mais indicado, é o diesel.

Abreu, carro a gasolina c/ 100.000, comessa a perder força e c/ 150.000 tem que fazaer motor, o carro diesel é que roda 300.000, carro a gas p/ 300.000 só BWL e Mercedes.

abreu
19/10/2006, 21:30
A diferença do diesel p/ gas é o quanto vc roda, eu não indicaria um diesel p/ que roda na cidade e menos 20.000/ano, a diferença de preço vc recebe o dinheiro quase todo de volta na hora da troca, no meu caso que rodo 40.000/ano em estrada, fora de estrada e cidade, o carro mais indicado, é o diesel.

Abreu, carro a gasolina c/ 100.000, comessa a perder força e c/ 150.000 tem que fazaer motor, o carro diesel é que roda 300.000, carro a gas p/ 300.000 só BWL e Mercedes.
Se seu carro for um Gol 1.0 Turbo ou Marea 2.0 20v tá certo.
Mas não é bem por ai não. Já tive um Golf 1.6, rodei 130mil Km com ele, perfeito. Só trocando óleo, correias, e manutenção básica.
Tenho amigos do Zetec Club com Escort (Zetec 1.8 16v) passando dos 300mil Km sem retifica. O motor rodado perde potencia se houver folga nos pistões, o que faz a taxa de compressão cair, não havendo, ele geralmente tem até mais potencia que um zero Km. O motor Zetec e agora o Duratec (que é um Zetec ao contrario e com bloco de aluminio) são otimizados para 300mil Km. Um AP por exemplo, é otimizado para 150mil Km.

Lembrando que muitos carros japoneses são otimizados para 500mil Km sem retifica.
Tenho um amigo com um Sidekick 95 (Canadense, com motor Mitsubishi 1.6 16v) que está passandos dos 300mil Km sem retifica. Está fumando um pouco (desgaste no retentor das valvulas), mas ainda não apresenta nenhum sinal de desgaste na parte de força do motor.

Tudo isso claro vai depender do uso que o motorista dá ao seu carro.
Mas como disse, tenho amigos do Zetec Club com carros acima de 150mil Km, acelerando forte, corrento TrackDay, e quando passa no dino sempre estão acima da potencia especificada pelo fabricante.
E uma Escort SW com 268Mil Km rodados, sem retifica, no gás des dos 100mil Km, dá para acreditar? Pois eh, se eu não conhecesse o dono eu tb não acreditaria.

Claro que motor a diesel tem maior durabilidade.
Alguns até uma durabilidade absurda.
Na empresa tenho 2 Kia Besta 1994. Uma tem uns 600Mil Km rodados.
A outra faz o trajeto Natal-Recife todos os dias e está chegando perto de 3 milhões. Isso mesmo, 3 milhões de Km rodados. SEM RETIFICA.
Já troquei 2 vezes a caixa de marchas, algumas partes do motor, mas nunca fiz retifica.
O motor é um 2.7 aspirado.
Já a Kombi, 1998, faz motor a cada 2 anos...

Abraços.

murilloaquino
19/10/2006, 21:35
Puta merdaa....
nunca vi um motor desses durar mais do que 500 mil km...
4 milhoes?nossa...

Edintruder
19/10/2006, 22:36
Abreu, és da turma do Lula? Eheheh! Nem motor Volvo maçarico dura isso!
Um ponto crucial na durabilidade final de qualquer motor ainda é o motorista. Essa peça atrás do volante é fundamental para a resistência de qualquer motor diesel. Para durar tudo isso, o motorista não deve passar de 80km/h, anda sempre leve e não deve passar de meio acelerador...

abreu
20/10/2006, 14:17
Abreu, és da turma do Lula? Eheheh! Nem motor Volvo maçarico dura isso!
Um ponto crucial na durabilidade final de qualquer motor ainda é o motorista. Essa peça atrás do volante é fundamental para a resistência de qualquer motor diesel. Para durar tudo isso, o motorista não deve passar de 80km/h, anda sempre leve e não deve passar de meio acelerador...
Dura... Pior é que dura...
Eu andei em um taxi mercedes na espanha que ja tinha virado o velocimetro 2 vezes, sem retifica. Como ele virava em 999.999mil, ele tinha para lá de 2milhões de km rodados. Tinha até uma coisa interessante, ele marcava quantas vezes o carro tinha ido a lua, salvo engano era quase 3 vezes. (distancia da terra para a lua é de 380mil Km).

Abraços.

magon33
20/10/2006, 15:50
Edintruder

Comparar o Abreu com o Lula parece que não está certo pois um "sabe de tudo" ja o outro nunca"sabe de nada" , a menos que voce considere os 2 mentirosos aí a parada fica dura...

dalmolin
20/10/2006, 18:00
joseph paulo , vc que tem uma 250 4 cc , diz ae o que acontece com o rendimento de 2500 a 2900 rpm. cai bem neh . pois eh, LSD naum vai num coice soh ateh a potencia max, nos 2500 jah começa ratear. E pra ir de 2600 ate 2900(rpm de corte) dah pra tomar 3 cafezinhos e le o jornal.
Nas RAM eh mesma coisa, ahhh e dizem que dah 180 ph. segundo a 4 rodas ela esta 1700 rpm a 100 ph , ou seja pra estar a 180 teria que estar a 3050 rpm. Bem mais que o rpm de corte a 2900.

dodge RAm eh ilusaoaaoaaoaoaaaoaoaaoaoaaaoaao :parede: :parede:

Edintruder
20/10/2006, 18:45
Edintruder

Comparar o Abreu com o Lula parece que não está certo pois um "sabe de tudo" ja o outro nunca"sabe de nada" , a menos que voce considere os 2 mentirosos aí a parada fica dura...

Credo!
Longe de comparar qualquer pessoa com o Lula!!! Bate na madeira!

Apenas cmexi para comentar que a durabilidade final depende também do motorista.

abreu
20/10/2006, 18:55
Edintruder

Comparar o Abreu com o Lula parece que não está certo pois um "sabe de tudo" ja o outro nunca"sabe de nada" , a menos que voce considere os 2 mentirosos aí a parada fica dura...
Em momento algum faltei o respeito com você, então espero que não volte a faltar comigo.
Se quiser, vem aqui, as 2 Bestas rodam diariamente, te mostro o controle de entrada e saida de kilometragem da empresa e te apresento o Renato, ex funcionário da Kia que cuida delas.

Abraços.

edubelem
20/10/2006, 22:21
Abreu, és da turma do Lula? Eheheh! Nem motor Volvo maçarico dura isso!
Um ponto crucial na durabilidade final de qualquer motor ainda é o motorista. Essa peça atrás do volante é fundamental para a resistência de qualquer motor diesel. Para durar tudo isso, o motorista não deve passar de 80km/h, anda sempre leve e não deve passar de meio acelerador...

Ou os mec. de natal são muito bons hehehe

Abreu tive gol 1.6, santana 2000, monza 2.0 Diplomata 6cil e 4 cil, pampa 1.6, pampa 1.8, A-20, uno 1.6, Tipo, Courier 1.6, Doblô 1.6, Blazer 4.3( por sinal o único que não perdeu força, junto c/ diplomata 6cil e A-20.). O resto não tinha o mesmo desempenho c/ + de 100.000. Eu troco óleo a cada 5.000, e não vacilo em manutenção pois rodo muito em estrada e não gosto de correr risco de ficar no caminho.

Na Blazer não tinha coragem de pegar estrada anoite depois dos 90.000, pois aquela bomba de comb vivia quebrando! Pior que é uma bomba que trabalha a se não me engano a 4.1 ou 4.3 bar e c/ 4.0 o motor parava.

Com a ranger e d-20 que tive rodei 190.000 e 290.000 respectivamente, não deram nem sinal de perda de potência.

Joseph paulo
21/10/2006, 00:41
Dalmolin esse motor é uma verdaderia lambança .se quizer faz como um amigo meu vai na ford e coloca a frente da nova f 250 na sua só que isso num fica barato não esses motor de media rotação ou é baixa rotação pra vc anda bem com o rpm no ultimo ou um alta rotação pra anda numa rotação mais baixa esse motor pra mim é parecido com aquele cummins fundidó da f 350 só anda quase quando tá faltando combustivel

Edintruder
21/10/2006, 09:02
Eu não sinto motor perder força apoós os 100.000km. Na nossa empresa temos 5 Gol Special 1000 8V 2004 e todos dão 165km/h de final, sendo que 2 estão com mais de 110.000 km e um com pouco mais de 150.000 km. E o pau come todos os dias!

emerson_dickel
21/10/2006, 09:24
A minha Ranger 2002 Power Stroke (2.8 com TGV) tah com 210 mil rodados, e dando 180 KM/H no plano, sendo que esta com a bomba aberta (meia volta) e a turbina sem limite de pressao (regulado no pe) ahsusahuashusah

E nao vejo problemas de falta de potencia, meus bicos injetores que segundo o manual eu deveria ter trocado com 150 mil km estao com 185 BAR de pressao, sendo que os originais sao de 200 BAR.

Tem jente que reclama que caminhonete rodada nao tem a mesma forca de antes, mas tem que manter tudo em dia (filtros ar/combustivel) e caso os bicos estiverem desgastados trocar neh.

A minha consome 0,5 L (meio litro) de oleo do motor a cada troca (10 mil km).

Daqui um tempo quero fazer uma medida da compressao dos cilindros para ver como tah, mas segundo 3 retificas diferentes o motor tem folego para muito mais.

Espero ter ajudado,

Pergunta para todos, quem tem ranger 2.8 com bastante KM ai ??? tipo com mais de 300 mil ?

Deixa eu acrescentar aqui, ando normalmente a uma velocidade de cruzeiro de 140 KM/H se a estrada permitir, senao, menos.

Um grande abraco a todos

FABIO RODRIGUES
21/10/2006, 09:33
tenho uma s10 2.8mwm ano 2000, que esta agora com 200.000km, e alem de trocar todos os filtros e o oleo a cada 5000km .so gastei ate hj com ela
uma troca de correia que fiz aos 170.000km e a correia ainda estava muito boa ,ja tive rangers 4.0 e 2.3 a gasolina rodei uma media de 200.000km com cada uma e nunca apresentaram problemas de motor.somente a 4.0 quando passou para o gnv, ficou uma bosta muito fraca msn nao recomendo gnv nem fu......!!! ou rodo no combustivel original ou compro um carro mil agora gnv nunca mais. alem disso as idas a oficinas sao constantes para regulagens, com o gnv.recomendo sim ,um motor diesel
se vc for rodar mais de 50000km/ano e viajar muito para o interior.
na oficina onde troco os fltros da s-10 ja vi onibus agrale, com motor mwm marcando, 1.000.000km sem retifica!!!!

abreu
21/10/2006, 10:38
Ou os mec. de natal são muito bons hehehe

Abreu tive gol 1.6, santana 2000, monza 2.0 Diplomata 6cil e 4 cil, pampa 1.6, pampa 1.8, A-20, uno 1.6, Tipo, Courier 1.6, Doblô 1.6, Blazer 4.3( por sinal o único que não perdeu força, junto c/ diplomata 6cil e A-20.). O resto não tinha o mesmo desempenho c/ + de 100.000. Eu troco óleo a cada 5.000, e não vacilo em manutenção pois rodo muito em estrada e não gosto de correr risco de ficar no caminho.

Na Blazer não tinha coragem de pegar estrada anoite depois dos 90.000, pois aquela bomba de comb vivia quebrando! Pior que é uma bomba que trabalha a se não me engano a 4.1 ou 4.3 bar e c/ 4.0 o motor parava.

Com a ranger e d-20 que tive rodei 190.000 e 290.000 respectivamente, não deram nem sinal de perda de potência.
Edu pois tem algo errado ai. Carro a gasolina não perde potencia após 100.000Km não.
Ou é impressão sua (efeito psicológico) ou algum problema mecanico como bomba de combustível, bico sujo, vela velha e etc (temos que lembrar que nossa gasolina é TRISTE).
Aqui em casa tinham 3 Focus. Hoje tem 1. Todos os 3 trocaram a bomba de combustível com menos de 30mil Km...
Assim como o Edin falou, na empresa tinhamos 2 Doblo, salvo engano foram vendidos com mais de 170mil Km. Sem retifica, sem aparente perda de potencia e etc.

Abraços

Joseph paulo
21/10/2006, 12:30
emerson tua ranger tem motor ainda pra mais tempo um vi uma ranger no mato grosso com 320.000 km só que o motor já tava meio barulhando e com um fumaça meio azulada mais trocando o oleo ela vai mais longe e essa trabalha no pesado ate já puxo carreta de trator cheia de soja. quanto a certa quilometragem ela fica mais ligeira quando com gastante km se medir deve ter passado dos 135 cv . blz :concordo:

Edintruder
21/10/2006, 16:24
Edu pois tem algo errado ai. Carro a gasolina não perde potencia após 100.000Km não.
Ou é impressão sua (efeito psicológico) ou algum problema mecanico como bomba de combustível, bico sujo, vela velha e etc (temos que lembrar que nossa gasolina é TRISTE).
Aqui em casa tinham 3 Focus. Hoje tem 1. Todos os 3 trocaram a bomba de combustível com menos de 30mil Km...
Assim como o Edin falou, na empresa tinhamos 2 Doblo, salvo engano foram vendidos com mais de 170mil Km. Sem retifica, sem aparente perda de potencia e etc.

Abraços

A grande vantagem de motores diesel é que mesmo com fumaça azul, basta estar com o sistema de injeção ok que o motor tem um rendimento similar à novo. Já em motores a gasolina, qualquer perda de compressão já resulta em grande perda de potência, fora isso, um detalhe sequer de falha na ignição ou alimentação de combustível, já resulta em carro pifado, falhando ou gastando muito.
Já tive muitas dores de cabeça que me levaram a decidir por um motor diesel, e se depender de mim, não volto mais para carro a gasolina.

Dieselboy
21/10/2006, 16:46
Já tive muitas dores de cabeça que me levaram a decidir por um motor diesel, e se depender de mim, não volto mais para carro a gasolina.
:concordo: :concordo: :concordo: Falou e disse.

Gasolina é só dor de cabeça, mesmo colocando aditivadas e abastecendo em postos de confiança sempre surgem problemas.

Isso sem mencionar as constantes "visitas" à oficina para descarbonizar, limpar velas, trocas de óleo em intervalos curtíssimos para evitar danos ao motor, etc, etc e etc ... não tenho nenhuma saudade da gasosa.

edubelem
22/10/2006, 08:50
A primeira coisa que acontece c/ motor a gasolina é soltar uma fumaça preta, quando acelerado.
Ai, é só aguardar p/ abrir cabeçote, ou trocar segmento,

Uma vez um eng mec me explicou que a gasolina o motor é parado por falta de centelha, com isto os pistões ficam melados de comb., já no motor a diesel é cortado o comb. c/ isto o pistões ficam limpos, e isto faz muito sentido, pois, tem pessoas que gostam de acelerar o carro antes de desligar e normalmente estes motores não duram muito.

E continuo afirmando, não conheço motor nacional a gasolina que tenha percorrido mais de 150.000 sem precisar abrir p/ concertar um cabeçote ou válvula, ou seja sem manutenção interna, já com os motores a diesel que tive a manutenção foi zero, na ranger c/ 190.000 troquei apenas junta da tampa, correia, esticador, óleo e filtro, só, nas D-20 nem se fala só trocava óleo e filtro.

Walter L. L. Casitta
22/10/2006, 10:25
Que o motor diesel vai mais longe com menos manutenção eu não discuto, em contra partida é possível substituir um motor a gasolina inteiro pelo preço de uma retifica de um motor diesel. Diesel é muito mais confiável, e é a melhor solução pra que anda muito e usa no trabalho. Diesel pra quem passeia anda pouco é só um Luxo.

Outra coisa importante que não pode ser esquecida. Quem usa gasolina pagar pra parte do diesel que usamos pra levar as crias na escola e passear. Coisas de Brasil...

Edintruder
22/10/2006, 15:35
Edu, isso faz sentido sim, porém em carros com injeção eletrônica o combustível também é cortado, o que ajuda na superior durabilidade ao motor carburado.

rfdex
23/10/2006, 12:43
Com todo o respeito aos colegas, venho somente adicionar algumas informações. Tivemos, entre 2001 e 2005 uma Palio Weekend 1.6 16v que pegamos com 87 mil kms originais. Rodamos nela até o marcador chegar a aproximadamente 260 mil kms (sem abrir o motor!). Quinta feira passada, retornava pra casa à noite e, ao olhar pro lado, vejo a peruinha com 4 pessoas dentro fazendo bonito num subidão! Encostei ao lado e falei que aquele carro tinha sido da minha família (mãe) e que rodamos muito nele! A moça, aos berros, disse que adora o carro, que desde que comprou em 2005, nunca teve manunteção, a não ser trocar óleo. A minha S10 virou hoje cedo, vindo para o trabalho, 195 mil kms (motor 2.2 MPFI a gasosa!). A F1000 4.9i do meu pai tá chegando aos 150 mil kms, também sem baixar uma gota de óleo ou água sequer. Tampouco o motor melar em juntas ou algo assim... O veterinário que assiste os nossos animais tem um Gol Special 1.0 ano 99 que há um mês atrás, quando vi o velocímetro, estava chegando aos 420 mil kms - esse carro, aliás, é guerreiro! Nunca abriu o motor, só anda no pau... Passando para o diesel, rodei em um niva diesel que tive (fiz a adaptação colocando o motor retificado por completo) rodei aproximadamente 200 mil kms sem abrir o motor (motor VW 1.6 turbo com intercooler). Meu pai tem um amigo (já trabalhei com ele há alguns anos atrás) que tem uma F1000 Super Série (ano 94) com motor MWM 229 Turbo, está com 550 mil kms. Nunca mexeu em bomba, bicos ou qualquer outra coisa, a não ser motor de partida, alternador (escovas). Acho que é isso! Abração a todos.

Joseph paulo
23/10/2006, 14:21
É pessoal motores como antigamente não existe mais nem mo barulho nem na durabilidade. se uma f1000 turbinada já passo dos 500.000 magina se ele fosse maçarico. os veiculos hoje são muito bons mais não duram muito tempo

edubelem
23/10/2006, 15:30
Edu, isso faz sentido sim, porém em carros com injeção eletrônica o combustível também é cortado, o que ajuda na superior durabilidade ao motor carburado.

Porem o motor a gasolina ainda "morre", por corte elétrico, devendo ter diminuído bastante o resíduo de gas c/ injeção. Porem ainda ocorre.