PDA

Ver Versão Completa : Acabamento interior

Zé Novais
19/10/2006, 08:11
Ai, se liguem nesses acabamentos internos, alguem ja viu? Sabem fazer? É só cola de contato e o "tecido"?

Zé Novais
19/10/2006, 08:13
nâo to falando dos bancos, que estão maneiros tambem, mas da forração do carro, valeu?

DeXteR
19/10/2006, 09:04
Fala Zé...
esse acabamento esta do jeito q eu quero fazer no meu...
cheguei a conversar com um tapeceiro e ele disse q primeiro tem q fazer a preparacao do assoalho (limpeza, tapar buracos,etc)... depois ele vai colando camadas isolantes termica e acustica, tipo um feltro... e, por ultimo, vai o carpete...
preço pra fazer td: depende da qualidade do carpete
carpete de 2ª linha (aqueles mais felpudos) por volta de R$250
carpete de 1ª linha (do tipo q saem os carros 0km) + - R$360
essa cotacao eu fiz aki na minha cidade...

Zé Novais
19/10/2006, 10:54
Fala DexteR... Cara essa forração fica linda msm, eu tinha feito a do meu Niva mas era provisoria pois qdo comprei ñ tinha nenhuma, mas agora quero eu msm fazer uma assim, bem bacana, ñ sei que material vou usar para o isolamento, tem alguma ideia?
abç.

Peter
19/10/2006, 11:55
Tampar os buracos(2) e preparar o assoalho acabei de fazer.
LIxamento,Ferox e tinta batida de pedra.
Agora estou colocando manta de material betuminoso,umas duas camadas,acho que deve ter em torno de 3 mm cada uma.
Por cima disto vou colocar tapetes de borracha.(não gosto muito de carpete e nem aluminio)

O maior problema é o chicote que passa no assoalho,vou tentar colocar dentro da caixa lateral.

Ah os furos fechei com fibra de vidro facil de trabalhar.

Porta malas traseiro tambem mexi,fiz uma tampa e revestimento.

Nivoide
19/10/2006, 23:01
Moçada o meu niva ta bom dentro. Ta com a pintura sobre essa massa bem boa. Mas eu queria dar um grau nos ruidos apenas. Alguma sugestão?
Pensei em encher a ca caixa lateral por ex, com espum ade poliuretano, uma camada geral de uns 3 cm, vai amortecer bem o ruido e é simples de fazer, além de ser impermeável tb.

shuther4x4
19/10/2006, 23:04
Muito bonito o trabalho Peter, é isso que irei fazer no meu mais tarde. O meu está com um monte de manta e carpete, fica ótimo (para apodrecer). Pois infelizmente a lata do niva não tem uma resistência muito boa contra corrosão e, para quem quer andar em alguns lugares mais inóspitos, esses revestimentos não são muito indicados. Claro que para quem só o usa na cidade, o conforto fala mais alto. Quando colocar o tapete de borracha, posta umas fotos aí. Abraços.

Peter
20/10/2006, 10:59
Nivoide

Eu ja tive um Karmann-Ghia,e este carro nas caixas de rodas traseiras tinha espuma de PU,preenchendo todo o espaço.
Neste lugar apareceu ferrugem de dentro para fora,porque a umidade não tinha possibilidade de evaporar.
Tive que arrancar tudo para poder fazer a chaparia.
Eu particularmente não acho uma boa,mas infelizmente tambem não sei o que colocar!!

DeXteR
20/10/2006, 14:53
Entao galera, a manutenção do assoalho serve justamente pra nao umidecer essas camadas q vao embaixo do carpete... essas camadas, pelo q eu vi, sao feltros similares aqueles utilizados em estudios musicais... devem ter entre 10 e 15 mm... mas, eu ja pensei nos coleguinhas da vida q entram com o pé molhado, sujo de barro, etc (sem falar na criançada q derruba refrigerante e td mais)... entao fica ai uma duvida q eu tinha, e continuo tendo: sera q nao da pra forrar o assoalho com uma camada de borracha da mesma espessura do feltro, so q com microfuros pra nao reter a agua, afinal a borracha é isolante termo-acustico?

ferchina
20/10/2006, 15:05
... mas, eu ja pensei nos coleguinhas da vida q entram com o pé molhado, sujo de barro, etc (sem falar na criançada q derruba refrigerante e td mais)...

Justamente por isso q no meu eu fiz um tratamento igual ao do Peter e para revestir coloquei apenas uma manta de borracha de uns 5mm, cortei conforme o lugar, dai caso caia agua ou para limpeza msm ficou super facil, pois é só tirar a manta e secar, antes estava com feltro e vivia umido.
flw

shuther4x4
20/10/2006, 20:38
Fora isso, em uma chuva forte acaba sempre entrando um pouco de água por aqueles "lugares desconhecidos", ou mesmo quando se entra ou sai da viatura e nesse caso, a manta mascara essa água, ficando úmida em alguns lugares, o que só ajuda a acelerar a 'ferruuuuugemmmmm". acho que com a borracha fica mais fácil de detectar essa água e secá-la, ou mesmo a evaporação é mais fácil, desde que não entre por baixo da borracha.

Nivoide
20/10/2006, 23:14
Moçada, tudo indica entao que o melhor é emborrachar tudo, por baixo, por cima, caixa de rodas, tudo. Trocar as borrachas de porta e identificar possiveis lugares de "goteiras" e colocar só uma manta plastica ou borracha como tapete. Se molhar, sujar, etc, vc arranca tudo, poe no sol e acabou.
Fora isso o q vejo é manter sempre a incognita de "vai ficar ou não água por baixo?"...:shock:

Tava pensando outro dia se não existe um material que dê para fazer dipolo com a lata e eliminar a ferrugem. Torres de trasnmissao, plataformas de petroleo usam isso. São placas de material menos nobre que o material a ser protegido e com isso, essa placa oxida e a carroceria nao. Tentem achar algo com "proteção anódica/catódica).

Abraço.

shuther4x4
21/10/2006, 19:11
Tava pensando outro dia se não existe um material que dê para fazer dipolo com a lata e eliminar a ferrugem. Torres de trasnmissao, plataformas de petroleo usam isso. São placas de material menos nobre que o material a ser protegido e com isso, essa placa oxida e a carroceria nao. Tentem achar algo com "proteção anódica/catódica).

Abraço.

Nivóide, se não me engano isso só serve em meio que tenha grande umidade (imerso em água por exemplo), mas como você é mais novo deve estar com as matérias de cursinho mais frescas. Mas vou tentar dar uma verificada....
seria uma boa não, mas o difícil vai ser achar um metal que oxide mais fácil que a lata do niva rsrsrs!

Zé Novais
23/10/2006, 08:07
Faaaaaaaaaaaaaaala... ai, eu vou emborrachar tudo.

Zé Novais
23/10/2006, 08:10
Ai, ai, lendo a parada sobre torres e plataformas, lembro que quando fiz estagio na marinha, aqui no Rio, via uns caras fazendo a pintura dos cascos dos navios com uma tinta muito mais resistente, talvez seja uma ideia.

Peter
23/10/2006, 13:05
Como prometido:Chicote na caixa lateral.
Coloquei um conduite flexivel de 1".
Vejam as fotos antes e depois.

ROMEULOVSKI
23/10/2006, 20:17
Galera,
Esta é a tinta utilizada para peças que ficam imersas em água (com base de alcatrão de ulha). Ela é preta e super resitente (espessa). Se não me engano é bicomponente (tem que misturar duas partes) e fede para caramba (isto eu tenho certeza - mas é só qdo tá fresca!). Acho que deve ser bem carinha $$$
Valeu!

Nivoide
23/10/2006, 23:11
:arrow: Galera, achei algumas coisas interessantes...vale uma pesquisa mais detalhada de cada um...

cito: fonte forum picapes gm.

SOBRE PROTEÇÃO CONTRA FERRUGEM, CONHECI UM PRODUTO CHAMADO OXFREE QUE LIGADO NA BATERIA DO VEÍCULO, CONSOME 0,2 VOLTS, INVERTE A FASE DO METAL E IMPEDE A OXIDAÇÃO DO METAL!
TEM UM TESTE COM CARROCERIAS DE CARROS NOVAS, UMA C/ OXFREE OUTRA SEM UMA LADO A LADO DA OUTRA,E É LÓGICO QUE A COM O PRODUTO TÁ ZERADA!! SE ALGUÉM CONHECER ESTE PRODUTO, ME INFORME SE VALE A PENA INSTALAR!
OBRIGADO
Bem, como eu estudei muita química, e a cerca de 8 anos atrás eu tinha um Passat 1976 (que infelizmente eu vendi), eu tinha feito uma espécie de proteção catódica nele, só que saiu muito cara. O processo foi o seguinte, na primeira grande reforma dese carro, em 1988 eu lixei algumas áreas internas do carro deixando só na chapa, posteriormente eu colei com super-bonder pequenas peças de alumínio não anodizado (também chamado de alumínio puro), estas peças eram quadrados de 2 cm, com a expessura de aproximadamente 2mm, e foram colocadas proximo aos pontos do carro em que costumava aparecer ferrugem. Posteriormente o carro recebeu um banho de fundo fosfatizante, primer, e finalmente a tinta que na época foi a Laca Nitrocelulose. Bem, só para que o efeito pilha do alumínio funcionasse, apenas as chapas de Al, não foram tratadas. O resultado eu posso dizer que foi bom, pois até 1995, não havia reaparecido a ferrugem no carro, e o Al, estava já meio esburacado pela corrosão. este foi um dos motivos pelo qual eu recebi uma boa oferta pelo carro e o vendi. Um detalhe, não sei onde se compra este aluminio, pois foi um colega que trabalhava num estaleiro que me ven-"deu
Essa historia de metal de sacrificio eh mais ou menos assim:
Se vc tem o ferro sozinho ele oxida ("enferruja"), entao eh colocado outro metal, com maior facilidade de oxidar do que o ferro, junto com o ferro.
Pode ser "encapando" o ferro, justaposto ao lado, etc
Desse modo, ao invez do ferro oxidar, quem vai oxidar eh a lamina de sacrificio........
Pra saber qual o melhor metal, tem que consutar tabelas, quem tem filho ai no colegial, pede pra ele explicar, que o guri vai dar um show, isso a gente aprende em "oxi-redução"na materia de quimica

Espero ter ajudado.:concordo:

shuther4x4
24/10/2006, 20:39
[QUOTE=
SOBRE PROTEÇÃO CONTRA FERRUGEM, CONHECI UM PRODUTO CHAMADO OXFREE QUE LIGADO NA BATERIA DO VEÍCULO, CONSOME 0,2 VOLTS, INVERTE A FASE DO METAL E IMPEDE A OXIDAÇÃO DO METAL!
TEM UM TESTE COM CARROCERIAS DE CARROS NOVAS, UMA C/ OXFREE OUTRA SEM UMA LADO A LADO DA OUTRA,E É LÓGICO QUE A COM O PRODUTO TÁ ZERADA!! SE ALGUÉM CONHECER ESTE PRODUTO, ME INFORME SE VALE A PENA INSTALAR!
OBRIGADO
[/QUOTE]

Esse produto foi recentemente testado por uma revista (ensaio), inclusive com o sistema montado pelo fabricante e não teve resultado diferente do controle em todas as montagens (se não me engano foram 2 vezes). Resultado: não resolve nada. Atenção que foi um teste de ensaio, simulando uma situação pré definida e não uso cotidiano. Vou tentar descobrir de onde tirei isso, pois fica sem nexo escrever e não citar a origem, mas esperem que ainda acho...

Dieselboy
24/10/2006, 20:54
Nivóide

Você falando desse jeito até tive saudade do cursinho :mrgreen: química (todas as 3) eram minhas favoritas :dance: :dance: :dance:

Tanto é verdade que fiz até o 3º ano de engenharia química porém o que fez "desandar" minha permanência no curso foi uma DESGRAÇA chamada cálculo integral :evil: :evil: :evil:

Nivoide
24/10/2006, 22:17
hihihihi...to ligado que CDI é uma :parede: :putz:

DeXteR
25/10/2006, 21:55
Estive conversando com meu professor de quimica e ciencia dos materiais ontem na faculdade (justamente numa aula de laboratorio de corrosao) e ele me disse q o melhor eh isolar o material com um outro material q nao oxida (ele deu ideia de usar tinta de poliuretano, emborrachada), ao inves de criar uma pilha no chassi, expondo o material as intemperies (eu acho q eh assim :pensativo: ) do ambiente... vlwww

obs: nem me lembra de cdi q falta o terceiro ainda :parede:

mauricio_silva
14/07/2019, 19:21
Vou "ressuscitar" este tópico 8---).
Não adianta muito fazer um acabamento que acumule umidade, cheio de mantas tecidas e carpete. É procurar por ferrugem.
Melhor é fazer um revestimento com manta asfáltica metalizada, pois não acumula umidade e serve como protetor térmico (além de reduzir o ruído da cabine.
Depois, pode ser colocado um carpete não muito espesso (para não acumular pó, sujeira ou umidade).
[]s.

mauricio_silva
14/07/2019, 19:43
Os bancos dianteiros originais tem seu "charme". Mas nada muito mais que isto...:roll:
Então, muitos proprietários optam por colocar bancos de outros modelos de veículos. Importante: se o banco for muito grande, praticamente não vai sobrar espaço para os passageiros do banco traseiro.
Eu optei pelo bancos dianteiros da Chevrolet Montana. Gostei do resultado.
[]s.

mauricio_silva
14/07/2019, 19:47
É praticamente impossível adaptar um banco traseiro de outro veículo no Niva.
Mas isso não impede de se fazer uma troca de forração e a colocação de apoios de cabeça (no caso, do Citroen C3).
Também gostei do resultado.
[]s.

mauricio_silva
14/07/2019, 19:51
Os Nivas mais antigos (antes de 1995) não tinham um tampão traseiro, deixando o conteúdo do porta malas exposto.
Optei por instalar um, feito manualmente e com as medidas do veículo.
[]s.

mauricio_silva
14/07/2019, 20:00
Quando eu comprei o Niva "$arna" as máquinas dos cintos de segurança não estavam em ordem. Algumas não recolhiam a cinta ou o faziam de forma beeeem leeeeenta...:|:zzz:
Não teve jeito: seria necessário uma revisão das mesmas.
E aproveitando a oportunidade, coloquei uma cinta vermelha.
Combinou com as faixas externas do modelo "Pantanal".
[]s.

mauricio_silva
14/07/2019, 20:28
Eu queria ter mantido a forração original das portas do Niva.
Mas o painel da porta do motorista estava danificado pela umidade.
Assim, novos painéis foram feitos, combinando as cores cinza e preto adotadas para o interior do carro.
Além disso, foram instalados "porta trecos", com espaço para auto falantes. A opção foi do acabamento do VW Santana.
[]s.

mauricio_silva
14/07/2019, 20:41
Faz falta um relógio para o Niva. Muita gente (eu inclusive, no meu primeiro "russinho") coloca um relógio digital "Xing Ling" fixado no painel.
Eu queria um modelo que parecesse ser original, não uma adaptação visando somente a funcionalidade.
Inicialmente, pensei no relógio analógico do Ford Ka antigo. Mas a instalação não ficaria boa, precisando de muitos "cortes e coles" no painel.
Assim, optei pelo modelo do Ford Del Rey, que também tem integrada lâmpadas auxiliares. A iluminação interna do Niva ficou bem melhor assim.
[]s.

mauricio_silva
14/07/2019, 20:55
Bom, depois de tantas adaptações, fica a questão:
"Seria o $arna ainda um Niva ou um Frankesteincar"???:roll::pensativo::chorandoderir:
[]s.

Aurizete Peres
18/03/2021, 11:39
muito top e até o bordado com o nome nos bancos. os meus usei do i30 e os traseiros o Edgard do canl bixo do mato fez a adaptação e saí de Brasília ate Guarulhos SP em confiança. o meu esta preparando pra pintar o cofre e motor.
Quando eu comprei o Niva "$arna" as máquinas dos cintos de segurança não estavam em ordem. Algumas não recolhiam a cinta ou o faziam de forma beeeem leeeeenta...:|:zzz:
Não teve jeito: seria necessário uma revisão das mesmas.
E aproveitando a oportunidade, coloquei uma cinta vermelha.
Combinou com as faixas externas do modelo "Pantanal".
[]s.