PDA

Ver Versão Completa : Troca Dos Eixos Pelo Do Toyota Bandeirante

NABO (RENATO)
17/10/2006, 19:09
Gostaria da opinião de vocês pra saber se vale a pena trocar os eixos originais do engesa pelo do toyota moderno 92, tanto trazeiro como dianteiro, isso em relação de quebra, desempenho em trilha, custo beneficio , etc? Pois irei colocar pneus 33´´ e bloqueio 100% .

Daniel Lima
18/10/2006, 11:53
Caro Renato,
Faz três anos que coloquei no meu fase2 os diferenciais da toyota, sendo o trazeiro flutuante, e foi a partir daí que tive um grande descanço na manutenção do meu engesa...
Para aliviar mais ainda uso pneus 31 pol, mas vc tem sobra pra usar até 35pol com ou sem bloqueio...
Em relação ao custo benefício, pelo que já vi, na sua região esses dif. são bem caros, ,mas se vc tiver condiçoes de colocar R$R$R$ vai fundo que nao vai se arrepender...

Daniel Lima
Fase 2 - Teresina - piauí

NABO (RENATO)
18/10/2006, 12:54
Obrigado Daniel é aqui na região ta dificil de achar mas ja estou de olho em um por aqui ano 92 completo, dianteiro e trazeiro, agora estou na duvida se troco o cambio tambem, não sei se vai dar muita diferença ou se melhorar muito devido ter reduzida.

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
18/10/2006, 13:55
Renato pode colocar o cambio tambem que vc vai ficar tranquilo em relaçao a cambio pois o engesa so tem traçao,e o da toyota traçao e reduçao tenho um amigo que tem um engesa com motor maxion da D20 com cambio da toyota e com bloqueio olha ficou bom demais fizemos um teste na transamazonica ja que moro nesta bela regiao amazonica.Um abraço

NABO (RENATO)
18/10/2006, 15:16
Acabei de comprar os eixos do toyota ano 97 dianteiro e trazeiro agora to brigando no cambio tudo do mesmo toyota, agora o que me preocupa é se da pra adapta no motor opala 6cc, mas pra tudo se da um jeito.

NABO (RENATO)
24/10/2006, 07:54
Pessoal acbei de adquirir o cambio 5marchas com reduzida, e os eixos tudo de um toyota 97 após terminar de montar, e dar umas voltas eu falo como ta se saindo , obrigado pelas respostas.

Eriksom Teixeira Lima
02/11/2006, 11:01
Nabo, eta apelido estranho, e não precisa explicar o motivo :-)

Uma dica: não use flanges para adaptar o câmbio. Procure alguém que saiba soldar (e furar) a capa seca, e abra/construa os furos para prender a caixa nova direto nela. Flanges evitáveis evitam problemas hehehehe

Na minha Camper eu uso o motor 14B da Band com a 2615 tradicional da Camper, sem flanges. A minha vantagem é que posso (e uso) o sistema antigo de embreagem da Band (do motor MB), muito mais barato do que o da nova. No seu caso, .......

Eriksom

NABO (RENATO)
06/11/2006, 08:06
Meu Mecanico Disse Que Quase Não Vai Prescisar Adaptação , Parece Que Como Vc Falou Mudar Apenas Algumas Furações . Obrigado Pelas Dicas, Espero Até O Final Do Mes Ja Ta Andando Blz.

Daniel Lima
06/11/2006, 14:52
Renato, será que seria d+ perguntar por quanto vc conseguiu a cx. de marchas...? e essa cx é de 4 marchas a frente mais ré, ou 5 marchas a frente mais ré? tb quero colocar a cx da toy, mas só se for a de 5 marchas a frente...parabéns pela aquisição...

Daniel lima
Teresina - pi

caj
06/11/2006, 17:53
caros colegas
eu queria saber se com eixos de band o esterço melhora algo? ou fica na mesma?
abraços

NABO (RENATO)
07/11/2006, 08:03
Olha eu paguei 10mil em tudo , os dois eixos, e o cambio 5 marchas mais ré, se não me engano tudo de um toyota bandeirantes 98, mas veio td completo , roda livre, freio a disco na frente, freio de mão completo , só prescisei trocar um rolamento no eixo dianteiro mas tava tudo filé. Não é barato mas acho que vai valer a pena, em relação aos eixos parece que são em torno de 5a 7 cm mais estreito que o original.Apos eu terminar as adaptações eu tiro umas fotos pra mostrar como ficou acho que ate semana que vem termina.

Eriksom Teixeira Lima
11/11/2006, 20:07
caros colegas
eu queria saber se com eixos de band o esterço melhora algo? ou fica na mesma?
abraços

Infelizmente, piorará. O problema é que o cavalete da pinça de freio bate no suporte inferior do amortecedor.

Correção fácil para quem souber trabalhar (e um ótima idéia também): descrave os suportes inferiores e recrave-os (ou faça outros) torcendo-os 90 graus (olhais paralelos aos superiores). Se veículo melhorará o esterçamento, e os amortecedores trabalharão corretamente.

palavra de quem rodou muito assim.

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
11/11/2006, 20:10
em relação aos eixos parece que são em torno de 5a 7 cm mais estreito que o original.

Pense positivamente, seus pneus traseiros 33 ou 35 ficarão completamente dentro da caixa de rodas, e os dianteiros, quase totalmente.

mas atenção, leia a msg acima sobre freios para fazer corretamente.

Boa sorte

Eriksom

NABO (RENATO)
12/11/2006, 08:49
positivo ja dei um toque no meu mecanico ,e em relação ao pneu pegar por dentro em ultimo caso acho que os alargadores de roda podem resolver, se não forçar demais.

Ralado/SP
14/11/2006, 19:28
Nabo,

estou muuuuito curioso para ter noticias da sua adaptação e ver fotos..... tenho vontade de fazer isso no meu carro também.
Tem um coisa que eu não entendi. Que motor vc usa????
Quanto a adaptação do câmbio na capa seca OPALA é bem sussa e nem tem que colocar flanges... é só vc estabelecer a posição de fixação do câmbio no chassis e dar um recorte na capa e corrigir as furações....conheço 3 pessoas que fizeram isso. Se não me engano tem que eliminar a cebolinha do 4x4 pra não pegar no chassis.
Estou trocendo por vc e louco pra ver fotos da adaptação, alem dos comentários

Abraços

Ralado

NABO (RENATO)
15/11/2006, 09:08
Positivo, não vejo a hora de andar nele ,até no final do ano no natal acho que fica todo pronto, mas a hora que eu for la dar uma olhada ,caso ja tenha feito as adaptações do eixo no chassi ja mando fotos , encomendei os bloqueios da ARB atraves de um amigo meu que esta vindo dos USA ,pra por tambem pelo mesmo preço que os bloqueio daqui, e amortecedor Rancho tambem, por isso que vai demorar um pouco pra mim deixar totalmente pronto, mas mandarei fotos dele desmontado com eixos no lugar em breve valeu.

Ralado/SP
02/04/2008, 15:32
Nabo,

Queremos fotos, queremos fotos.......

Abraços

Ralado

NABO (RENATO)
28/04/2008, 07:49
E aí pessoal desculpe a demora , fiquei sem internet por uns três meses, mas agora estamos ai de volta, final de semana vou tirar as fotos para o pessoal aí ver as adaptações esta quase pronto .

zguilherme
29/04/2008, 12:46
oooooooo colega, ja passou o fds em hahahahha ta na hora das fotos!!!! ehhehehe ;)

Ralado/SP
15/05/2008, 17:34
Ei Nabo,

Um amigo viu e ficou falando da sua adaptação dos eixos e câmbio de TOY ( aliás, PARABÉNS eu chegarei lá), aí venho procurar e nada.... por acaso encontrei no tópico que fala sobre adaptação de capota. rsrsrsrs
Acho que esse tópico aqui, é merecedro dessa fotos...

Abraçones e PARABÉNS

Ralado

NABO (RENATO)
16/05/2008, 20:39
Pessoal deem uma olhada lá na frota 4x4 no topico engesa do Nabo lá postei fotos e explicações sobre as adaptações feitas. Logo postarei mais fotos. A vou estar em Brusque semana que vem.

cacanakagi
20/08/2009, 18:02
Os eixos dianteiros são iguais em todas as Bands??? só muda o traseiro com flutuante???

Felipe
05/09/2009, 16:49
os dianteiros são iguais, o traseiro pode ser com bola central (até 82) sem modelo flutuante, e bola deslocada para a direita ("moderno") com opção de flutuante (original da pickup)

fpc3
05/09/2009, 23:49
colocar o flutuante da rota 900$$ mais o dianteiro dana 44 a 2500$$ não fica bom não?pelo menos fica mais barato né.

guilhermeabreu
06/09/2009, 18:14
colocar o flutuante da rota 900$$ mais o dianteiro dana 44 a 2500$$ não fica bom não?pelo menos fica mais barato né.

É UMA ÓTIMA OPÇÃO

E mais prático de executar . Menos dor de cabeça na execução do serviço .

cacanakagi
07/09/2009, 08:19
É UMA ÓTIMA OPÇÃO

E mais prático de executar . Menos dor de cabeça na execução do serviço .
Flutuante sempre é melhor... mas quebrar um semi eixo de 1,5" não é fácil não.....

guilhermeabreu
07/09/2009, 12:18
Flutuante sempre é melhor... mas quebrar um semi eixo de 1,5" não é fácil não.....

CACANAKAGI

No caso dos flutuantes qdo não tem o que mais ocorre não é a quebra do eixo e sim a quebra dos rolamentos , no meu caso eu quebrava rolamentos de 3 em 3 meses e em 4 anos quebrei um eixo DANA44 , já o eixo BAND é quase impossível de quebrar concordo com vc .

Eu reiterei a opinião do FPC3 com relação a facilidade de colocar os DANA44 na frente da ROTA 4X4 que tem semi eixos mais parrudos e flutuante na traseira , que fica mais barato do que 2 eixos BANDS sem falar na dificuldade de gabaritar os suportes e o eixo BAND ter bitola mais estreita , não estou falando que o eixo BAND seja ruim , muito pelo contrário , é um puta de um eixo .

cacanakagi
08/09/2009, 08:34
CACANAKAGI

No caso dos flutuantes qdo não tem o que mais ocorre não é a quebra do eixo e sim a quebra dos rolamentos , no meu caso eu quebrava rolamentos de 3 em 3 meses e em 4 anos quebrei um eixo DANA44 , já o eixo BAND é quase impossível de quebrar concordo com vc .

Eu reiterei a opinião do FPC3 com relação a facilidade de colocar os DANA44 na frente da ROTA 4X4 que tem semi eixos mais parrudos e flutuante na traseira , que fica mais barato do que 2 eixos BANDS sem falar na dificuldade de gabaritar os suportes e o eixo BAND ter bitola mais estreita , não estou falando que o eixo BAND seja ruim , muito pelo contrário , é um puta de um eixo .
Estávamos discutindo num outro tópico a equivalência dos eixos de Band com o modelo Dana 60... Pelas medidas, concluímos que semi eixos são iguais, C&P da Band é pouca coisa menor 9,5" contra 9,75"do Dana 60(1/4 de polegada)... O eixo de Band só vai perder em força e resistência por causa do Munhão... Que no Dana60 é aberto e é forte hein...

guilhermeabreu
08/09/2009, 18:16
AMIGO CACANAKAGI

Eu estava pensando em um eixo normal , vc esta falando de brutamontes , XCRAWLER e outros bichos mais , sem comparação .

Sem falar que BAND é BAND , agora DANA60 tb é animal .

ABRAÇÃO

cacanakagi
09/09/2009, 07:50
AMIGO CACANAKAGI

Eu estava pensando em um eixo normal , vc esta falando de brutamontes , XCRAWLER e outros bichos mais , sem comparação .

Sem falar que BAND é BAND , agora DANA60 tb é animal .

ABRAÇÃO
Concordo, mas só disse pq o tópico cita a substituição dos eixos originais por eixos de band...
E em breve estou criando um monstrinho com eixos de Band......rsrtsrsrsrrsrsrs

guilhermeabreu
09/09/2009, 18:52
VALEU AMIGO

E boa sorte na empreitada .

ABRAÇÃO