PDA

Ver Versão Completa : Aquecimento L200 Aut.

Páginas : [1] 2

Helder-Madeira
16/10/2006, 14:38
Boas meus caros
Escrevo de Portugal mais concretamente da ilha da Madeira.
Tenho uma L2oo de 2004 automatica.
Tenho tido ultimamente problemas de aquecimento.
O Carro tem 29000 km. Ja levou cabeça nova, radiador com maior circulação interior, termostato e radiador de arrefecimento dos gases.
Só aquece em subidas longas e com alguma inclinação.
Gostava de saber se têm alguma ideia sobre este problema.
Obrigada
Helder

Elmer_Jeep
16/10/2006, 15:08
Helder, bem vindo ao 4x4Brasil.

Aquecimento na L200 não é previlégio apenas seu, hehehe.

Esse assunto já foi discutido aqui nos seguintes tópicos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=14738

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19565

1 abraço e boa leitura.

Helder-Madeira
16/10/2006, 16:13
Obrigado pelas dicas
Mas o meu problema parece diferente, será por ser automático?
E só acontece em subidas longas e com inclinações acentuadas.

murilloaquino
16/10/2006, 22:21
Esse problema e exatamente os mesmos de todas as l-200 automaticas...

João Pedro
17/10/2006, 02:10
Boas meus caros
Escrevo de Portugal mais concretamente da ilha da Madeira.
Tenho uma L2oo de 2004 automatica.
Tenho tido ultimamente problemas de aquecimento.
O Carro tem 29000 km. Ja levou cabeça nova, radiador com maior circulação interior, termostato e radiador de arrefecimento dos gases.
Só aquece em subidas longas e com alguma inclinação.
Gostava de saber se têm alguma ideia sobre este problema.
Obrigada
Helder

Infelizmente este é calcanhar de Aquiles das L200.
Boa suspensão, desenho bonito (por fora), espaço interno até que razoável (se comparada à Frontier), mas seu motor...
Tentaram fazer uma reengenharia.Porém, fizeram mesmo foi uma gambiarra que deixo-a no limite. O resultado é com o esforço (no caso da sua soma-se os anos de uso), e ainda mais com o gerenciamento duvidoso do câmbio AT com o que o motor ainda pode oferecer, transformaram-na em um forno de microondas ambulante.
Seria interessante ouvir o pessoal dos rallys, como eles fazem com elas? Pois, parece que nelas deram uma solução, e olha que em rally exigências de todo o conjunto é que não falta.

Marcello Ladeira
17/10/2006, 08:29
Caro patrício Helder já me deram duas informações importantes aqui no Brasil, uma do Rio e outra de Goiania... veja:

1) A automática aquece mais facil que a manual pois o radiador do câmbio fica colado ao de água, com o esforço prolongado (subidas, carro carregado, etc) o câmbio aquece e o radiador do mesmo começa a trocar calor com o de água devido a proximidade. Isso pôde ser comprovado num passeio que fizemos aqui pelas redondezas onde foram 4 L200 Sport (aqui ainda temos a L200 quadrada no mercado, a arredondada se chama Sport e recentemente foi renomeada para Outdoor). Somente uma delas é que era automática e numa subida lenta - tranquila mas que demorou uns 10 minutos em reduzida - ela foi a única a abrir o bico. O profissional que me deu esta informação tomou como base os problemas que ele vinha enfrentando com muitas Dodge Dakota automática que lhe procuravam, ele é dono de uma fábrica de radiadores no Rio de Janeiro;

2) Um amigo meu me relatou problemas de aquecimento com a L200 quadrada dele quando passava de 120 na estrada, a temperatura subia rapidamente e ele tinha de andar um tempo a 100 para ela baixar. Mandou limpar e varetar todo o radiador, não resolveu. Sugeriram então que ele tirasse a válvula termostática. Agora ela demora um pouco a atingir a temperatura ideal quando o carro esta frio, mas o ponteiro não passa mais do meio. Ele fica na região centro-oeste do Brasil, local de temperaturas acima da média do resto do país.

Segundo a maioria dos relatos a temperatura sobe de vez, inclusive ocorreu comigo na manual 1 vez, o que faz deduzir que o problema deve mais estar relacionado a falta de circulação da água que esta dentro do motor do que pela capacidade do radiador ou mesmo da proximidade do radiador de água com o do câmbio automático. Seria um bom começo para você além de ser uma solução barata. Se experimentar poste seus resultados aqui.

[]s,

Pequeno jr
18/10/2006, 20:14
Um amigo meu me relatou problemas de aquecimento com a L200 quadrada dele quando passava de 120 na estrada, a temperatura subia rapidamente e ele tinha de andar um tempo a 100 para ela baixar. Mandou limpar e varetar todo o radiador, não resolveu. Sugeriram então que ele tirasse a válvula termostática. Agora ela demora um pouco a atingir a temperatura ideal quando o carro esta frio, mas o ponteiro não passa mais do meio. Ele fica na região centro-oeste do Brasil, local de temperaturas acima da média do resto do país.

Como ja disse aqui algumas vezes, a L-200 GL 2004 do meu pai em certas êpocas do ano aquece quando se anda por certo tempo num ritmo dos 120/130km/h. O POnteiro vai sobrindo e se não tirar o pé por algum tempo o cabeçote vai embora.
Em outro caso que ocorre esse aquecimento é quando ela exigida por muito tempo (lamaçais por exemplo onde o carro fica um certo tempo parado) neste caso ela vai aquecendo tbm. Subidas qdo carregada, ela tbm aquece.

Mas sabendo dirigir o carro e sabendo do problema vai longe com a L-200. Falando melhor, vai muito longe com ela.

Apenas uma observação, moro em Brasília (Secura daquelas de abril a Setembro, calor e sem ventar boa parte do dia) e ja havia comentado aqui no forum que em certas cidades há um indice maior de problemas de aquecimento nas L-200 Tanto Automáticas qto Manuais e qualquer motor do que em outras. Algumas dessas cidades são da Região Centro-Oeste.

[]'s

Maranguas
20/10/2006, 08:59
Estava pensando em comprar um L200 sport hpe 2005 a/t com 15mil Km. Jah tava quase tudo certo quando um amigo pediu para eu nao compra-la pq aqui em Fortaleza esse carro tá meio queimado por causa desse problema de "esquentamento" (no caso da a/t). Desisti da compra e vim aqui no forum pesquisar e fiquei de cara com o problema!:parede: E pelo o que eu tou vendo ate as manuais tao dando problema com vcs... e ai pessoal l200 a/t e manual eh essa bronca toda msm ?!?!

Jorge T
20/10/2006, 14:25
Maranguas, tenho uma l200 Mec desde zero e nunca tive problema de aquecimento.
Aliás, nunca passou do meio em qq situação !
Sds,
Jorge T.

Maranguas
21/10/2006, 12:20
Maranguas, tenho uma l200 Mec desde zero e nunca tive problema de aquecimento.
Aliás, nunca passou do meio em qq situação !
Sds,
Jorge T.

Ainda bem que a sua está salva Jorge... mas no geral esse problema das L200 tem tirado o sono de alguns. Tou doido pelo carro, mas nao tem sentido algum investir quase 80k e ter esse tipo de problema, bem como ter que recorrer a "gambiarras" como já vi gente aki dando a sábia dica de trocar o radiador pelo da Pajero. Se for pra fazer isso compro um willy 1951 !!! Fala sério neh pessoal?

Automatica nao quero mais... soh se fosse um hilux.

Aproveitando a deixa... Jorge teu carro tem 141 cv? Diz ai tuas impressões positivas e negativas do teu carro...

JairoM
21/10/2006, 13:18
Ja foi muito discutido aqui no forum.

Existe sim o problema nas L-200 com mais de 100HP. As que tem so os 87Hp nao tem este problema.

A raiz do problema é o sub-dimensionamento do radiador, que é agravado pelo radiador do cambio automatico, que qdo esquenta passa mais calor ao radiador propriamente dito.

A solução é aumentar a capacidade do radiador. Ou troca-se o radiador por um maior (pode ser o da pajero), ou entao adaptar na entrada do radiador um pequeno radiador (do GOL 1000 por exemplo) que aumentará em 2 litros a quantidade de liqueido de arrefecimento.

Outra coisa a ajudar, é o que nosso colega forista o Weissfhuder fez na L-200 dele. Ele colocou um ventilador elétrico (adaptou o do vectra, mas serve até de corsa) na frente do radiador. (na verdade por conta do ar condicionado). Isso forca a ventilação, mesmo em baixas velocidades qdo o fluxo de ar não é tão intenso como deveria.

Isso resolve o problema.

Dizem os que já viram, que os novos modelos, como a Outdoor, recem lançada aqui no Brasil, o radiador já é maior que os das L-200 sport e HPE (141 HP).

Eu não teria a menor duvida em trocar a minha, qdo chegar a hora certa. Pego uma mais nova, e se nao tiver, coloco um radiador maior.

abraços a todos,

Pequeno jr
21/10/2006, 17:21
Existe sim o problema nas L-200 com mais de 100HP. As que tem so os 87Hp nao tem este problema.

Jairo,

Meu pai tem uma L-200 GL 2004 de 87cv e tbm esquenta. Não so a dele, temos outros amigos que ja tbm tem L-200 de 87 cv e ja tiveram a infelicidade de esquentar o motor do seus carros, sendo que em uma dessas L-200 foi necessária a troca do cabeçote feito ainda na garantia do carro. POsso estar enganado, mas acho que a L-200 mais antiga de amigos que conhecemos é 2002.

A forma que se da esses aquecimentos eu descrevi aqui neste tópico, é so vc verificar na primeira página.

Marcello Ladeira
21/10/2006, 22:56
Jairo o radiador da Outdoor do Bruno é identico ao da minha Sport... não creio que haja nenhuma diferença nas questões de arrefecimento destes 2 modelos não.

[]s,

murilloaquino
21/10/2006, 23:07
Nao tenho nada contra a mit.Ate ia comprar uma antes da ranger.Mais to axando q é um defeito cronico desse motor e so resolve com a troca do mesmo...
Custa muito pouco a mit trocar esse motor importado pelo 3.2 vendido la fora com 165 cv.
Ai sim, a l-200 ficara com motor a sua altura.Por enquanto, so manerando o pé nas subidas...

Maranguas
22/10/2006, 09:14
Pois bem... estou pensando mesmo em comprar uma l200 modelo 2005 pra cá. Se fosse póssivel, gostaria que vcs que já tem ela desse o relato falando se a sua já esquentou, o ano, modelo (a/t ou m/t) e motor (121 ou 141 cv) e em qual situaçao o motor ferveu.

edubelem
22/10/2006, 09:14
Cadê o Homero, ele saberia explicar direitinho este problema! hehehe

Eu tenho dois micro tratores yammar, um tc14 e um tc8, no tc8 , quando coloco a enxada rotativa ele aquece de voar a tampa do radiador, verifiquei que o radiador do tc 14 era o dobro do tc8 e c/ o mesmo encaixe, e coloquei o radiador do tc14 no tc8 e o problema continuou, ou seja o problema é a capacidade de refrigeração do motor e não o tamanho do radiador.

O motor da L-200, me parece que foi projetado p/ rodar sem turbina e nem intercooler, com uns 70 cvs +/- e estão espremendo muita potencia de um motor que tem capacidade de refrigeração p/ uns 70 cvs.

Marcello Ladeira
22/10/2006, 09:30
A minha é uma Sport HPE 04/04 MT... já fez bastante esforço, sem a temperatura nunca passar da metade, trilhas em que uma AT ferveu a minha nem tomou conhecimento.

Ferveu alguma vez? Sim uma vez... dando ré numa subida em que o carro estava patinando pois não tinha aderência. Na 3a. tentativa, na qual o motor ia a 4 mil giros a temperatura passou dos 3/4. Como saí dessa? Dexei o carro em marcha lenta para a temperatura baixar, desci ele até um ponto de maior aderência (cascalhado), e acelerei de ré... pronto... o carro já estava são e salvo... Não sei se outros carros não ferveriam em caso semelhante, ou mesmo se eles iriam tolerar mais tentativas antes da temperatura aumentar.

[]s,

Walter L. L. Casitta
22/10/2006, 10:38
Aumentar o radiador não resolve problema de aquecimento. O radiador apenas resfria o liquido de arrefecimento. Se o liquido não trazer o calor do motor pra fora não tem jeito. O motor tem que ser projetado pra permitir que o líquido chegue a todos os pontos vitais pra que aconteça a troca de calor. Eu acho que esse é o problema do motor da L200 e por isso a Mit não consegue resolver.

Pequeno jr
22/10/2006, 12:22
Pois bem... estou pensando mesmo em comprar uma l200 modelo 2005 pra cá. Se fosse póssivel, gostaria que vcs que já tem ela desse o relato falando se a sua já esquentou, o ano, modelo (a/t ou m/t) e motor (121 ou 141 cv) e em qual situaçao o motor ferveu.

Maranguas,

O q + deve ter aqui no forum é relatos de aquecimentos das L-200 e tem alguns usuários aqui que são ai da sua região. É so vc clicar no item procurar, selecionar picapes 4x4 e digitar "L-200 aquecimento" vão aparecer 13 tópicos relacionados a este assunto. Se vc quiser procurar em todo o forum vai aparecer 16 tópicos relacionados a aquecimento das L-200.

Agora, como eu falei aqui no forum, sabendo utilizar o carro, mesmo sabendo que ele aquece se vai muito longe com ela. As vezes, quando se anda on-road é so tirar o pé do acelerador que a temperatura volta ao normal, qdo no Off-road, pelo menos aqui q temos aqui em casa, é desligar ela por uns instantes que a temperatura voltas.

SObre o aquecimento ser nas AT ou nas manual, vejo que o problema não tem nada haver com isso, pois ja vi as duas esquentarem e quase todos os modelos. Para não dizer que não vi nenhuma L-200 esquentar, conhecidos que tem as L-200 Savana de 100cv e que andam com a gente nunca relataram aquecimento em seus carros. Agora os outros modelos, L, GL, GLS e Sport em todos os motores eu vi aquecer.

edubelem
22/10/2006, 14:33
SObre o aquecimento ser nas AT ou nas manual, vejo que o problema não tem nada haver com isso, ...

Talves c/ o AT, devido ao esforço maior, seja mais fácil surgir o problema, o que talves voce interesante, era colocar um bom radiador de óleo!:roll:

Sobre temp ambiente, já ouvi falar que entre 5ºC e 40ºC, não ha diferença p/ o motor. Conheso pesoas que moram em Manaus, que afirmão que este problema é esporático, e lá a temp. chega com facilidade a mais de 40ºC, e já houveram relatos aqui no forum em que houve aquecimento ha 5ºC, por tanto é por isto que acredito que seja problema de progeto.

Maranguas
22/10/2006, 16:10
Valeu ae Pequeno Jr pelas dicas!!!

Só vou discordar sobre a escolha do câmbio. Aqui em Fortaleza as L200 a/t estão com o mercado queimado pelos relatos de aquecimento, tanto é que as revendas estão evitando aceitá-las (pelo menos por aqui). Já as manuais tem um mercado maior e dizem que ela é muito boa. Acredito que as manuais podem até esquentar, mas em uso extremo para uma pick-up e nao para um Jipe como o troller.

O que quero de um off-road?

Uma pick-up diesel que "ande" bem no asfalto, que me leve com conforto à Jericoacoara e ainda me proporcione passeio entre as praias... nada de muito radical. Porem, ano quem vem pretendo (se deus quiser e a grana vier) comprar uma hilux nova pq nunca ouvi reclamação desse carro, nem m/t ou a/t...

Obs: olha o português ai galera!!!

Marcello Ladeira
22/10/2006, 16:18
Maranguas a L200 Sport ou Outdoor MT pode lhe atender muito bem, sem contar que na minha opinião ela é mais apta ao Offroad do que a nova Hilux.

[]s,

Maranguas
22/10/2006, 16:28
Maranguas a L200 Sport ou Outdoor MT pode lhe atender muito bem, sem contar que na minha opinião ela é mais apta ao Offroad do que a nova Hilux.

[]s,

Valeu Marcello,

Quero mesmo uma L200 sport hpe m/t 2005 bem novinha... tou só esperando aparecer uma. Acho a hilux nova um carro e tanto. Meu pai tem uma e o carro é de um conjunto espetacular. Talvez vc tenha razao em dizer q a L200 é mais apta ao offroad, mas para a minha proposta de uso uma hilux a/t era o ideal. Pena que falta o fator principal... a GRANA! huahuau

No momento só disponho de 80k para comprar um carro e pela análise custo/beneficio que fiz o melhor eh uma sport hpe m/t 2005. Só estou esperando aparecer...

Marcello Ladeira
22/10/2006, 17:43
Prepare-se para ter paciencia então... esse carro eh meio que mosca branca... 90% das HPE são automáticas... eu mesmo ví poucas quando fui comprar a minha. E mais difícil ainda é encontrar um carro com Km adequada.

Boa sorte,

Pequeno jr
22/10/2006, 19:16

[]s,

Maranguas,

Concordo com o Marcelo,

Pagar o preço de uma Hilux se vc tem carros com as mesmas características e com melhor custo benefício. Se eu tivesse dinheiro para comprar um carro nessa faixa de preço iria observar vários outros fatores, veja essa pesquisa que fiz hoje a tarde aqui em Brasília pois esta tendo um feirão em todas as lojas aqui e ficam todas na mesma rua, com isso facilitou a pesquisa.

OLha so um exemplo de carros zero Km (lembrando que é preço de feirão que houve este sábado e domingo 21/10 e 22/10).

Ranger LTD 3.0 2006/2007 93.000,00 - Pronta Entrega 1 unidade
Ranger XLT 3.0 2006/2007 88.500,00 - Pronta Entrega 2 unidades
Ranger XLS 3.0 2006/2007 81.000,00 - Pronta Entrega 3 unidades
Ranger XLS 2.5 16v Gasolina 2006/2007 52.000,00 Pronta Entrega 4 unidades

L-200 Outdoor 2006/2007 94.000,00 - Pronta Entrega 5 unidade
L-200 Savana 2006/2007 87.000,00 - Pronta Entrega 2 unidade
L-200 GLS 2006/2007 85.000,00 - Pronta Entrega 1 unidade

Hilux Manual STD 2006/2007 - 87.000,00 Pronta Entrega 6 unidade
Hilux Manual SR 2006/2007 - 98.000,00 Pronta Entrega 3 unidade
HIlux Manual SRV 2007/2007 - 106.462,00 Entrega em Janeiro 2007
Hilux Automático SRV 2007/2007 - 112.816,00 Entrega em Janeiro 2007

Além dos preços, nesse feirão que estava tendo hoje vc ganhava em algumas lojas vários tanques de combustível (5 tanques no caso da Mit), taxas do detran, tapetes, seguro por alguns meses gratis. Alguns dos carros que comento aqui, no momento que estive na loja ja estavam vendidos, mas ainda estavam os encartes com os preços.

OBS: Coloquei aqui o preço cheio da seguinte forma R$ 81.350,00 da RAnger XLS coloquei 81. 86800 da Savana ficou 87. Apenas as Hilux 2007/2007 que coloquei o preço correto pq é o mesmo preço da tabela.

[]'s

Pequeno jr
22/10/2006, 19:17

[]s,

Maranguas,

Concordo com o Marcelo,

Pagar o preço de uma Hilux se vc tem carros com as mesmas características e com melhor custo benefício.

Se eu tivesse dinheiro para comprar um carro nessa faixa de preço iria observar vários outros fatores, veja essa pesquisa que fiz hoje a tarde aqui em Brasília pois esta tendo um feirão em todas as lojas aqui e ficam todas na mesma rua, com isso facilitou a pesquisa.

OLha so um exemplo de carros zero Km (lembrando que é preço de feirão que houve este sábado e domingo 21/10 e 22/10).

Ranger LTD 3.0 2006/2007 93.000,00 - Pronta Entrega 1 unidade
Ranger XLT 3.0 2006/2007 88.500,00 - Pronta Entrega 2 unidades
Ranger XLS 3.0 2006/2007 81.000,00 - Pronta Entrega 3 unidades
Ranger XLS 2.5 16v Gasolina 2006/2007 52.000,00 Pronta Entrega 4 unidades

L-200 Outdoor 2006/2007 94.000,00 - Pronta Entrega 5 unidade
L-200 Savana 2006/2007 87.000,00 - Pronta Entrega 2 unidade
L-200 GLS 2006/2007 85.000,00 - Pronta Entrega 1 unidade

Hilux Manual STD 2006/2007 - 87.000,00 Pronta Entrega 6 unidade
Hilux Manual SR 2006/2007 - 98.000,00 Pronta Entrega 3 unidade
HIlux Manual SRV 2007/2007 - 106.462,00 Entrega em Janeiro 2007
Hilux Automático SRV 2007/2007 - 112.816,00 Entrega em Janeiro 2007

Além dos preços, nesse feirão que estava tendo hoje vc ganhava em algumas lojas vários tanques de combustível (5 tanques no caso da Mit), taxas do detran, tapetes, seguro por alguns meses gratis. Alguns dos carros que comento aqui, no momento que estive na loja ja estavam vendidos, mas ainda estavam os encartes com os preços.

OBS: Coloquei aqui o preço cheio da seguinte forma R$ 81.350,00 da RAnger XLS coloquei 81. 86800 da Savana ficou 87. Apenas as Hilux 2007/2007 que coloquei o preço correto pq é o mesmo preço da tabela.

[]'s

Pequeno jr
22/10/2006, 19:21
Outra coisa q me lembrei agora,

No caso das concessionárias FORD e GM que participaram desse feirão, caso vc desse mais de 60% de entrada a taxa de juros caia para 0,99%. Ou seja, vc esta querendo pegar um carro até 80.000 mas se vc ver a taxa e prestação que vc vai pagar, seria mais interessante ja ver é um carro zero KM.

João Pedro
22/10/2006, 19:46
Cadê o Homero, ele saberia explicar direitinho este problema! hehehe

Eu tenho dois micro tratores yammar, um tc14 e um tc8, no tc8 , quando coloco a enxada rotativa ele aquece de voar a tampa do radiador, verifiquei que o radiador do tc 14 era o dobro do tc8 e c/ o mesmo encaixe, e coloquei o radiador do tc14 no tc8 e o problema continuou, ou seja o problema é a capacidade de refrigeração do motor e não o tamanho do radiador.

O motor da L-200, me parece que foi projetado p/ rodar sem turbina e nem intercooler, com uns 70 cvs +/- e estão espremendo muita potencia de um motor que tem capacidade de refrigeração p/ uns 70 cvs.

O Edu mata a xarada.
A temperatura de trabalho ddo motor tem de respeitar um limite pré-estabelecido. Porém, o problema é se saber qual o índice de trabalho que suporta o motor.
No caso das L200, ao que se apresenta, vê-se que houve uma afobação da Mit em colocá-la no mercado com um "novo" motor que acompanhasse (ai sim) o novo designe.
O resultado foi que superdimensionaram a capacidade de trabalho do motor (originalmente 87Cv).
Motores podem ter sua geometia original de trabalho redesenhada, Isto já foi feito - e é feito - por todas as monmtadoras e por preparadores. Claro, ai entra (a maioria das vezes) uma perda de vida útil do propulsor, que irá variar conforme o limite de tolerância do mesmo e no trabalhado que foi feito nesta faixa.
Portanto, como disse o Edu, pode-se até conseguir um "refresco" para o motor, adicionando um radiador maior. Todavia, o problema é a própria geometria do motor, sua capacidade de trabalho, que foi redimensionada para mais. Se for isto, e espera-se que não, pouco se pode esperar de uma maior capacidade de arrefecimento porque, aquecendo menos ou não (melhor é que não aqueça) o motor desgasta-se mais precocemente em face à sua reengenharia.
Isto só se poderá comprovar efetivamente, quando pudermos comparar o tempo de vida de um motor 87Cv com os da Sport e HPE.

Maranguas
22/10/2006, 20:05
Outra coisa q me lembrei agora,

No caso das concessionárias FORD e GM que participaram desse feirão, caso vc desse mais de 60% de entrada a taxa de juros caia para 0,99%. Ou seja, vc esta querendo pegar um carro até 80.000 mas se vc ver a taxa e prestação que vc vai pagar, seria mais interessante ja ver é um carro zero KM.

Vc tem razao Pequeno Jr... Mas eu não queria pegar um prestação muito alta e/ou passar muito tempo endividado ate pq temos que levar em consideração uma coisa... uma L200 top 2005 com baixa Km dá pra encontrar pelo preço entre 78k e 80k, como uma que vi automática aqui com 15 mil km por 80k (só nao comprei pq ela era a/t). Ou seja, um carro seminovo é em torno de 20 mil reais mais barato que uma zero, sem falar nas outras despesas como emplacamento, capota maritima e etc. Meu carro atual é um golf e ainda não tive o privilégio de ter um carro desses, acho q eu deveria começar com um seminovo (mas bem próximo de um novo), pois pretendo pagá-lo em 12 meses para depois daí, trocá-lo por um zero km.

freitasjr
22/10/2006, 20:45
...Ferveu alguma vez? Sim uma vez... dando ré numa subida em que o carro estava patinando pois não tinha aderência. Na 3a. tentativa, na qual o motor ia a 4 mil giros a temperatura passou dos 3/4. Como saí dessa? Dexei o carro em marcha lenta para a temperatura baixar, desci ele até um ponto de maior aderência (cascalhado), e acelerei de ré... pronto... o carro já estava são e salvo...
[]s,

Marcelo, uma curiosidade, nesta situação vc estava com a reduzida e principalmente com o Bloqueio acionado ?

Já pensei até em colocar um bloqueio igual ao da L200 no eixo trazeiro da minha Pajero... em determinadas situações ajuda muito.

Um abraço, Francisco de Freitas...

Marcello Ladeira
22/10/2006, 21:17
Maranguas sem querer ser tendencioso acho q se vc optar pela L200 você estará bem servido. Estou no time dos que não compram carro zero. Até hoje devo ter tido uns 10 carros, destes somente 2 eram 0km. Todos os demais eram seminovos. Minha opção quase sempre é comprar carros ainda em garantia, com 1 ou 2 anos de uso e até 30Mkm.

Meu carro anterior era um Stilo, e antes disso o mais próximo que tinha chegado de um carro como a L200 foi uma Dakota que tive lá pelos anos de 99 e o Nivaldo na mesma época e que foi comprado para ver como era esse lance de 4x4, hehehehe. Sei que a L200 não me leva a todos os locais, ando muito com Trollers e é fácil perceber as deficiências dela mas lhe falo que são poucas, as 2 principais: ângulo de saída e lata que amassa - a minha ta inteira até hoje... heheheh

Chico Freitas estava com a reduzida acionada..... fazia a estréia do carro no dia (estava com 5 pessoas dentro sendo 2 mulheres e uma criança) me lembrei de acionar o bloqueio em somente uma das vezes... quando saí ele tava até desligado.

[]s,

Maranguas
23/10/2006, 05:47
Maranguas sem querer ser tendencioso acho q se vc optar pela L200 você estará bem servido. Estou no time dos que não compram carro zero. Até hoje devo ter tido uns 10 carros, destes somente 2 eram 0km. Todos os demais eram seminovos. Minha opção quase sempre é comprar carros ainda em garantia, com 1 ou 2 anos de uso e até 30Mkm.

Meu carro anterior era um Stilo, e antes disso o mais próximo que tinha chegado de um carro como a L200 foi uma Dakota que tive lá pelos anos de 99 e o Nivaldo na mesma época e que foi comprado para ver como era esse lance de 4x4, hehehehe. Sei que a L200 não me leva a todos os locais, ando muito com Trollers e é fácil perceber as deficiências dela mas lhe falo que são poucas, as 2 principais: ângulo de saída e lata que amassa - a minha ta inteira até hoje... heheheh

Chico Freitas estava com a reduzida acionada..... fazia a estréia do carro no dia (estava com 5 pessoas dentro sendo 2 mulheres e uma criança) me lembrei de acionar o bloqueio em somente uma das vezes... quando saí ele tava até desligado.

[]s,

Marcello, acho que realmente é por ai ainda mais quando se trata de uma pick-up a diesel. Um carro como esse entre 15 e 30 mil km ainda tá amaciando :P

Vou procurar aqui em fortaleza uma hpe 2005 pa cá m/t apesar de vc ter mencionado que vai ser uma procura difícil mas a esperença é a última q morre! Por falar nisso... vc teria algumas dicas que eu deveria observar nesse carro antes de comprá-lo?

Marcello Ladeira
23/10/2006, 09:03
Bom como dicas acho q vem o basicão...

1) Ter certeza da Km, como? Olhar o manual de Revisões que devem ter sido feitas de 6 em 6 meses ou a cada 10Mkm, o q ocorrer primeiro;

2) Dar uma checada na suspensão dianteira, a minha já aparenta ter algumas folguinhas mas o carro já passou por muitos apuros. Nada até o momento que compense arrumar;

3) Olhe o estado do chassi por baixo não deve apresentar marca de pancadas. O meu ainda está 0 km neste sentido;

4) Se tiver como dê uma verificada no estado do cabeçote, é a parte mais dificil mas um carro que superaqueceu pode ter comprometido o mesmo. Acredito que o concerto não deve ser barato. Alguns mecânicos conseguem ver se há água no óleo, o que indica cabeçote empenado;

5) Verifique o funcionamento da tração, da caixa de redução e também do bloqueio trazeiro todos devem funcionar perfeitamente. Imagino que enfrentar uma manutenção nestas coisas não deve sair $$$barato$$$.

6) Prepare um extra para trocar o som original que pra mim que não sou muito chegado em som automotivo é uma b0$7@. Coloquei um Pioneer com MP3 e não mechi nas caixas, já melhorou bastante.

7) Tenha em mente que o consumo da mesma é maior que outros carros diesel, em compensação é mais silencioso que as Ranger, S10 e Frontier 2.8.

8 ) Opte pelo modelo HPE, achei o modelo GLS meio manso demais. Pela sua idade imagino que você gosta de carros que respondam ao acelerador.

9) Se tiver a oportunidade de conhecer o modelo HPE RS verá o que este carro pode fazer em termos de "caramba, o que foi isso que passou por aqui". No entanto não sugiro que compre este modelo pois é um carro muito exclusivo. Somente 60 foram produzidas. Tem um tópico meu sobre ela aqui, é babante.

10) O câmbio e o farol deste carro são duas coisas que demorei a me acostumar. Sugiro que observe estes 2 pontos, a meu ver o calcanhar de aquiles deles.

O farol é fraco, no meu caso acho que o dono anterior ainda colocou lâmpadas de 100W para ver se melhorava o que acabou por danificar as lentes de policarbonato - deve ter piorado mais ainda - ele ainda colocou insulfilme na frente... de noite o Geraldo Magela (o Ceguinho) deve ter mais facilidade de "diregir" o carro que eu. heheheh.

O câmbio foi motivo de várias reclamações e até pedido de garantia no carro - lhe falo que mesmo depois de trocar a embreagem prematuramente (tive que pagar) e uma série de "amolações" com a concessionária aprendi a conviver com o mesmo. Isso ocorreu porque andei numa 0Km que também apresentava o mesmo incoveniente. A 2a. arranha de vez em quando.

[]s e boa compra,

edubelem
23/10/2006, 09:56
O Edu mata a xarada.
A temperatura de trabalho ddo motor tem de respeitar um limite pré-estabelecido. Porém, o problema é se saber qual o índice de trabalho que suporta o motor.
No caso das L200, ao que se apresenta, vê-se que houve uma afobação da Mit em colocá-la no mercado com um "novo" motor que acompanhasse (ai sim) o novo designe.
O resultado foi que superdimensionaram a capacidade de trabalho do motor (originalmente 87Cv).
Motores podem ter sua geometia original de trabalho redesenhada, Isto já foi feito - e é feito - por todas as monmtadoras e por preparadores. Claro, ai entra (a maioria das vezes) uma perda de vida útil do propulsor, que irá variar conforme o limite de tolerância do mesmo e no trabalhado que foi feito nesta faixa.
Portanto, como disse o Edu, pode-se até conseguir um "refresco" para o motor, adicionando um radiador maior. Todavia, o problema é a própria geometria do motor, sua capacidade de trabalho, que foi redimensionada para mais. Se for isto, e espera-se que não, pouco se pode esperar de uma maior capacidade de arrefecimento porque, aquecendo menos ou não (melhor é que não aqueça) o motor desgasta-se mais precocemente em face à sua reengenharia.
Isto só se poderá comprovar efetivamente, quando pudermos comparar o tempo de vida de um motor 87Cv com os da Sport e HPE.
`
É João, como eu já disse aqui, a Mit deveria fazer como a nissan, pegar um motor MWM i international, ou colocar o motor da pajero 3.2, ou seja tem que dar uma solução, pois já esta queimando mercado, como é o caso de fortaleza, e como o pequeno mostrou na tabela de preços, vc paga caro por um produto duvidoso.

Maranguas
23/10/2006, 12:41
Valeu Marcello pelas dicas!

Hj encontrei dois amigos que esse final de semana foram a uma praia aqui chamada Canoa Quebrada e foram até Ponta Grossa no RN. O trajeto pela praia é de +ou- 40km somente em areia da praia e sem aventuras como dunas, mas mesmo assim, os dois carros tiveram seus respectivos ponteiros de temperatura próx do vermelho. Adivinhe quais eram seus carros?! Pois bem Srs... HPE a/t. Me convenci agora que realmente é um problema crônico desse modelo. Já as m/t ainda nao ouvi uma reclamação sequer aqui em Fortaleza.

O mercado é isso mesmo, as revendas (respeitandos se tiver algum revendedor honesto aqui, na minha opinião são na maioria um bando de ladrões) recebem uma a/t aqui com preço no chão e se receberem. Nas cidades de vcs está acontecendo o mesmo tb?

Marcello Ladeira
23/10/2006, 13:04
Não percebi este problema comercial aqui em BH ainda não, apesar do preço da AT ser muito pouco diferente da MT. Lembrando que além do câmbio, até 2005 as MT vinham também sem ABS e AirBag.

Acredito que seja questão de tempo até que a má fama das AT chegue aqui em BH. Quanto ao fato do problema estar relacionado ao câmbio já havia levantado esta hipótese aqui a uns 2 meses, parece que o problema vem se confirmando.

Acredito também que não seja o único problema. Deve ser um conjunto de fatores e que no caso do câmbio automático são potencializados, fazendo com que o problema ocorra mais facilmente.

[]s,

fernandoof
31/10/2006, 18:25
A minha (L200 sport A/T 03/04) ta com o problema de superaquecer, e alem disso ela ferve e joga a água toda pelo suspiro do reservatorio, ou seja, a cada voltinha q eu dou tem q completar a agua do radiador. Será que é o caso de entupimento no radiador? ou a de vcs quando esquentam joga agua pelo suspiro tambem?

[]'s

Walter L. L. Casitta
31/10/2006, 19:05
A minha (L200 sport A/T 03/04) ta com o problema de superaquecer, e alem disso ela ferve e joga a água toda pelo suspiro do reservatorio, ou seja, a cada voltinha q eu dou tem q completar a agua do radiador. Será que é o caso de entupimento no radiador? ou a de vcs quando esquentam joga agua pelo suspiro tambem?

Água saindo do reservatório é um péssimo sinal.
O reservatório da L200 não tem respiro. A tampa do reservatório tem uma válvula que só se abre caso a pressão no sistema ultrapassa o máximo permitido. Normalmente 1Bar, não sei ao certo quanto é na L200.
Primeiro você tem que procurar saber se essa válvula não esta com defeito e se abriundo com uma pressão menor que a especificada. Se for o caso é só trocar a tampa. Também tem que trocar a água. Tem que usar água aditivada com o produto recomendado pela Mit.
A L200 aquece mesmo e você tem que tirar o pé até que a temperatura volte ao normal e mesmo quente a água não pode sair do reservatório e muito menos entrar em ebulição, do contrario a junta do cabeçote já era.

fernandoof
31/10/2006, 22:06
Água saindo do reservatório é um péssimo sinal.
O reservatório da L200 não tem respiro. A tampa do reservatório tem uma válvula que só se abre caso a pressão no sistema ultrapassa o máximo permitido. Normalmente 1Bar, não sei ao certo quanto é na L200.
Primeiro você tem que procurar saber se essa válvula não esta com defeito e se abriundo com uma pressão menor que a especificada. Se for o caso é só trocar a tampa. Também tem que trocar a água. Tem que usar água aditivada com o produto recomendado pela Mit.
A L200 aquece mesmo e você tem que tirar o pé até que a temperatura volte ao normal e mesmo quente a água não pode sair do reservatório e muito menos entrar em ebulição, do contrario a junta do cabeçote já era.

QUER DIZER Q PODE SER JUNTA? PIOR... JA TROQUEI A JUNTA DESSE CARRO ESSE ANO, MAIS NA EPOCA ELA DAVA UNS ESTALOS NO RADIADOR...:sad:

Marcello Ladeira
01/11/2006, 06:54
Fernando ouvi dizer que as concessionárias MIT aqui de BH estão cheia de carros automáticos com problemas de aquecimento e que sempre que entra um carro lá elas recomendam colocar 80% de aditivo na água do radiador. Ou seria 20% de água no aditivo do radiador?!?!?!? Isso mesmo 80% de aditivo... é mole?!?

Ainda bem que optei pela manual...

[]s,

fernandoof
01/11/2006, 11:42
perguntei pra um mecanico qualquer... ele disse q era cabçote ou junta... Outro disse que poderia ser o oleo entupido. (????)
Nao entendo por que o carro so esquenta quando sobe o giro... Ai uma cospideira danada =/
[]'s

edubelem
01/11/2006, 12:21
perguntei pra um mecanico qualquer... ele disse q era cabçote ou junta... Outro disse que poderia ser o oleo entupido. (????)
Nao entendo por que o carro so esquenta quando sobe o giro... Ai uma cospideira danada =/
[]'s

Fernando, com o motor em temp. normal de funcionamento, coloca uma toalha sobre a tampa e abre (devagar), se sair pressão, ela esta funcionando corretamente.

Ao acelerar aumenta a quantidade de calor e ferve, talvez fosse bom vc baixar um pouco a pressão. do turbo, p/ gerar menos potência.

murilloaquino
01/11/2006, 12:34
Baixar a pressao pode ser uma alternativa pra esse problema cronico q tem as l-200 automaticas e todos nos sabemos disso, com excessao da mit, pelo q me parece né.Agora pagar quase 100 mil pra um carro ferver a toa?
é brincadeiraa

fernandoof
01/11/2006, 13:51
Baixar a pressao pode ser uma alternativa pra esse problema cronico q tem as l-200 automaticas e todos nos sabemos disso, com excessao da mit, pelo q me parece né.Agora pagar quase 100 mil pra um carro ferver a toa?
é brincadeiraa

brincadeira mesmo... ja nao aguento mais :x
vou ja levar ela pra oficina e curtir meu feriado sem carro... :pensativo:

fernandoof
01/11/2006, 13:54
hum percebi agora que ele ta vazando oleo pela turbina, ou perto da turbina, nao sei... seria esse o caso de esquentar, ou mais um caso isolado??:parede:
Ouvi agora de um mecanico que quando entope oleo pode ferver a agua do radiador, e, consequentemente ela sair pelo suspiro. isso procede?

Ric Mac
01/11/2006, 14:07
Olha, Se o motor nao esta com o sistema de lubrificacao funcionando vai com certeza aumentar o atrito e assim aumenta-se desgaste e temperatura e em caso extremo danificar e muito o motor.
Se esta vazando oleo pela turbina isto indica folga no eixo.
Como esta a quantidade de borra no carter e tampa de valvulas?
Cuidado com isto ai, leva em um mecanico bom, e FIQUE la, peca para ver se ha folga na turbina, se ha indicios de acumulo e formacao de borra, e veja se a valvula do reservatorio de expansao esta ok.

abs

edubelem
01/11/2006, 15:59
hum percebi agora que ele ta vazando oleo pela turbina, ou perto da turbina, nao sei... seria esse o caso de esquentar, ou mais um caso isolado??:parede:
Ouvi agora de um mecanico que quando entope oleo pode ferver a agua do radiador, e, consequentemente ela sair pelo suspiro. isso procede?

normalmente o motor tranca mais não esquenta c/ a falta de óleo, por tanto deve sr um problema isolado de mangueira furada.

murilloaquino
01/11/2006, 18:57
quando ce tem um motor trabalhando fora da temp normal dele, pricipalmente pra cima, todas as partes perifericas sao afetadas com o excesso de calor...
Me parece ser um fato isolado

fernandoof
08/11/2006, 19:15
é recebi meu carro hj... junta e cabeçote torto, alguem sabe onde exatamente se coloca a ventoinha eletrica para ela acabar com esse problema de esquentar?
[]'s

edubelem
09/11/2006, 10:30
é recebi meu carro hj... junta e cabeçote torto, alguem sabe onde exatamente se coloca a ventoinha eletrica para ela acabar com esse problema de esquentar?
[]'s

É colocado na frente do radiador, porem tem que ser uma apropriada p/ funcionar na frente e não atras, existem vários carro que usam na frente. Deve haver uma específica que fique bom e o pessoal aqui do forun deve te ajudar, eu colocaria a da outdoor ou da pajero sport, porem devem ser caras.

Marcello Ladeira
12/11/2006, 20:30
Tem um tópico aqui no fórum de alguém que colocou a do Monza ou Vectra... basta procurar.

[]s,

fernandoof
16/11/2006, 12:59
Seria na frente desse radiador pequeno? Acho q ele nao influencia muito na refrigeraçao do motor n... to certo ou errado?

Marcello Ladeira
16/11/2006, 13:07
Exatamente, é isso ai... o cara que fez isso aqui no fórum fez para melhorar o ar-condicionado que num congestionamento ou dia quente não conseguia refrigerar bem.

Não tenho conhecimento suficiente de mecânica para dizer se esta simples "ventoinha" pode ajudar no arrefecimento do radiador. Deixo esta para nossos colegas mais conhecedores.

[]'s,

Pequeno jr
16/11/2006, 15:35
[]'s

GRaças a Deus,
Fui lendo seu relato e fiquei imaginando se o cabeçote tbm não tinha sido afetado. Veja esse vazamento da turbina e vá benzer a viatura que é melhor.

fernandoof
16/11/2006, 18:29
GRaças a Deus,
Fui lendo seu relato e fiquei imaginando se o cabeçote tbm não tinha sido afetado. Veja esse vazamento da turbina e vá benzer a viatura que é melhor.

hahahhaha... graças a Deus o vazamento nao era na tarbina,e sim na junta mesmo... =)

Sergio Paiva
16/01/2007, 11:03
Infelizmente só li este fórum depois de fazer a compra. Comprei em Setembro uma L200 HPE 2006 automática, nova, na véspera do lançamento dos modelos 2007. Consegui um bom desconto por isso...
Carro confortável, imponente, estável (tinha uma Ranger antes), bom de terra, mas...
...na primeira subida que fiz à Pedra Grande, em Atibaia (faço vôo livre), sem forçar, com 3 pessoas a bordo, o indicador de temperatura foi ao limite.
Fiquei preocupado. Se em uma subidinha básica acontece isso, quando for colocá-la no limite, o que acontecerá ?
Vi que já se falou muito sobre este tema. Há algo que se possa fazer, do ponto de vista mecânico ? Alguma concessionária tem alguma solução técnica ? Como fazem os pilotos de competição ? É outro motor ?
É chato descobrir essa falha. Principalmente porque não é um carro barato.
Se puderem me ajudar com comentários, fico agradecido.
Um abraço a todos.
Sergio

AKPG
16/01/2007, 11:22
Infelizmente só li este fórum depois de fazer a compra. Comprei em Setembro uma L200 HPE 2006 automática, nova, na véspera do lançamento dos modelos 2007. Consegui um bom desconto por isso...
Carro confortável, imponente, estável (tinha uma Ranger antes), bom de terra, mas...
...na primeira subida que fiz à Pedra Grande, em Atibaia (faço vôo livre), sem forçar, com 3 pessoas a bordo, o indicador de temperatura foi ao limite.
Fiquei preocupado. Se em uma subidinha básica acontece isso, quando for colocá-la no limite, o que acontecerá ?
Vi que já se falou muito sobre este tema. Há algo que se possa fazer, do ponto de vista mecânico ? Alguma concessionária tem alguma solução técnica ? Como fazem os pilotos de competição ? É outro motor ?
É chato descobrir essa falha. Principalmente porque não é um carro barato.
Se puderem me ajudar com comentários, fico agradecido.
Um abraço a todos.
Sergio
Sérgio,
Estou na mesma situação que vc. Comprei a minha Outdoor AT no começo de Outubro e quando fui fazer uma viagem puxando meu reboque, era só encontrar uma subida q o carro esquentava. Me decepcionei no ato.
Entrei em contato com a Quatro Rodas e com a Mitsubishi para agendar um teste só que até o momento não consegui reproduzir o problema para apresentar a eles. Provavelmente devido às condições climáticas.
Hoje eu liguei para a concessionária da Mitsubishi que está me atendendo para que suspendessemos o teste por alguns dias até q eu consiga simular novamente a situação.
Mas não se preocupe que vou levar isso até o fim.
Acho interessante se você fizer o mesmo que eu fiz. Mande um relato detalhado do que aconteceu para a Quatro Rodas. Assim quanto mais gente fizer isso, mais a MIT será forçada a dar uma resposta.
Mande para o e-mail: 4Rodas.Abril@atleitor.com.br aos cuidados de Marco Aurélio. Você tem que mandar todos os seus dados, telefones de contato e endereço. Faça isso assim vc me ajuda, ajuda a vc e aos outros proprietários de L200 AT.

Um abraço,

João Pedro
16/01/2007, 22:45
Isto já beira a sac..*#gem da MIT.
A L200 é realmente uma picape bonita, forte de suspensão e disposta, mas este motor é um estelionato contra seus usuários.
Se fosse nos EUA ou Europa a MIT teria que indenizar todos os compradores.

ferramenteiro
17/01/2007, 07:22
Alexandre
Vou mandar hoje um e-mail pra 4 rodas também, é um absurdo isso acontecer a mit teria que tomar alguma providencia, ou pelo menos pagar bem no carro para trocar por uma manual, a minha é uma 2004 e na semana passada a concessionária me ofereceu 60.000 por ela, é uma palhaçada.

edubelem
17/01/2007, 09:02
Isto já beira a sac..*#gem da MIT.
A L200 é realmente uma picape bonita, forte de suspensão e disposta, mas este motor é um estelionato contra seus usuários.
Se fosse nos EUA ou Europa a MIT teria que indenizar todos os compradores.

Já teria fechado as portas, mais como eles pensão que aqui, é um bando de índios!

AKPG
17/01/2007, 12:36
Pessoal,

Ontem a tarde recebi um telefonema da concessionária da MIT que me atende perguntando se eu teria disponibilidade para fazer um teste hoje, com o objetivo de detectar o problema de aquecimento do meu carro, pois o técnico da fábrica estaria por lá e iria acompanhar o teste.

Respondi que sim, não haveria problemas pois meu reboque estava aqui em SP e eu teria disponibilidade para isso.

Cheguei hoje as 8:30 na concessionária (DVM em São Bernardo do Campo), peguei o técnico da fábrica e um mecânico. Eles ligaram um laptop no carro e foram acompanhando a pressão do turbo, temperatura do carro, temperatura do ar antes de entrar na turbina e etc.

Descemos a serra da Anchieta em direção a Santos. Ao término da serra, peguei o retorno e comecei a subir “socando a bota” que é a forma como costumo usar o carro.

Mais ou menos na metade da serra, a temperatura começou a subir até chegar quase no vermelho. Neste momento, o laptop apresentava a temperatura de 117º C. Foi quando eles me pediram que parasse o carro senão poderiam haver problemas. Faltavam aproximadamente uns 500 metros para o final da serra. Ficamos parados mais de 10 minutos com o carro ligado até que a temperatura voltasse ao normal e pudéssemos retornar para a concessionária.

Ou seja, consegui mostrar o problema para eles e eles admitiram que isto não é normal e não poderia acontecer (admitir o óbvio é muito fácil). A temperatura poderia ter subido no máximo até ¾ do marcador, mas nunca chegar próximo da faixa vermelha. Se eu não tivesse parado o carro, com certeza algo iria estragar.

O mais engraçado vem agora. Após o carro esquentar eu perguntei para o técnico da fábrica o que eles iriam fazer. Ele me disse que era para eu deixar o carro lá, pois amanhã estariam chegando as peças para a instalação de um sistema de refrigeração SELADO, que provavelmente iria resolver o problema. Ou seja, antes de constatarem o problema no meu carro, eles já haviam encomendado peças que serão trocadas/instaladas no meu carro com o objetivo de solucionar o problema.

Na verdade, o meu “teste” foi apenas uma maquiagem pois a MIT sabe que existe o problema mas não faz nada para resolver nos carros que saem da fábrica. Se você reclamar, ai sim eles vão resolver o problema.

Como não posso ficar sem o carro estes dias, eu irei deixar com eles no dia 29/01. Ai eles me disseram que vão fazer uma revisão geral no motor (pressão do turbo, parte eletrônica, válvulas, etc.) e vão instalar este sistema de refrigeração selada. É ver para crer.

Na semana do dia 29/01 informo os resultados por aqui.

Porém sugiro que todos que tenham a L200 AT reclamem, seja para a Quatro Rodas, seja pelo SAC da Mitsubishi. Não fiquem quietos. No meu caso, até o momento, parece estar surtindo efeito. Vamos ver até onde vai chegar.

Estou colocando este relato também no tópico L200 Outdoor aberto pelo Bruno Sander.

Um abraço,

Waldir Carlos
17/01/2007, 13:48
Taí a importância de um fórum com esse nível de discussão. Sou novato por aqui... me cadastrei na semana passada justamente para me atualizar. Postei inicialmente lá no tópicos das L200[B] Outdoor e fui prontamente orientado pelo Marcelo, pelo Pequeno Jr e por outros para fugir das A/T.

Já li praticamente todos os tópicos relativos às picapes. Estou avaliando os preços e aguardando o término das férias coletivas na Mit para me decidir. A propósito, como na cidade que resido só existe uma única concessionária Mitsubish, já comecei a "caça" em outros estados. Mesmo diante daquela "esperteza" das revendedoras que NÃO aceitam vender o veículo se o domicílio for diferente [a tal regionalização], estou tomando algumas providências para "quebrar essa onda".

Resumindo:

Estou praticamente decidido a optar pelo modelo Outdoor GLS 121 CV M/T, embora não esteja descartada a tecnologia HPE. Pelos relatos vistos aqui, me manterei longe das A/T, que têm se portado como "caldeiras".

[B]OFF: Minha "velha" GLS, nunca "esquentou", mesmo quando piso um pouco mais fundo, tipo 140 Km/h. Tudo bem, ela tem apenas 87 pangarés [CV]... será que vou estranhar? Caramba, como estou desatualizado...de 87 para 121 CV! Imagine as dotadas do Unichip; 141 CV!

R E E D I T:

Boa sorte AKPG. Continue buscando e exigindo os teus direitos enquanto consumidor. É a única forma de forçar a Mit a rever o projeto das A/T. Não detenho conhecimento em mecânica, mas nos relatos, há indícios de que a termodinâmica foi um tanto "esquecida". Não acredito que num projeto de um veículo que custa quase 100 mil pratas, os caras tenham relaxado no que tange à potência vs aquecimento. Se o problema for mesmo demanda de arrefecimento, eles erraram feio, hein?

[]s

Marcello Ladeira
17/01/2007, 13:57
Waldir apenas corrigindo... seu próximo carro deverá ser uma Outdoor GLS 121 M/T.

[]'s,

AKPG
17/01/2007, 13:57
Taí a importância de um fórum com esse nível de discussão. Sou novato por aqui... me cadastrei na semana passada justamente para me atualizar. Postei inicialmente lá no tópicos das L200[B] Outdoor e fui prontamente orientado pelo Marcelo, pelo Pequeno Jr e por outros para fugir das A/T.

Já li praticamente todos os tópicos relativos às picapes. Estou avaliando os preços e aguardando o término das férias coletivas na Mit para me decidir. A propósito, como na cidade que resido só existe uma única concessionária Mitsubish, já comecei a "caça" em outros estados. Mesmo diante daquela "esperteza" das revendedoras que NÃO aceitam vender o veículo se o domicílio for diferente [a tal regionalização], estou tomando algumas providências para "quebrar essa onda".

Resumindo:

Estou praticamente decidido a optar pelo modelo Sport GLS 121 CV M/T, embora não esteja descartada a tecnologia HPE. Pelos relatos vistos aqui, me manterei longe das A/T, que têm se portado como "caldeiras".

[B]OFF: Minha "velha" GLS, nunca "esquentou", mesmo quando piso um pouco mais fundo, tipo 140 Km/h. Tudo bem, ela tem apenas 87 pangarés [CV]... será que vou estranhar? Caramba, como estou desatualizado...de 87 para 121 CV! Imagine as dotadas do Unichip; 141 CV!

R E E D I T: Boa sorte AKPG. Continue buscando o direito do consumidor. É a única forma de forçar a Mit a rever o projeto das A/T.

[]s
Pois é Waldir,
Precisamos agora é que todos que estão tendo o mesmo problema que eu reclamem para que a MIT adote a solução diretamente na fábrica, pois o sentimento que eu tive após o teste é que eles sabiam q o carro iria esquentar e já tinham até a solução para o problema.
Pra mim, se resolverem este problema de aquecimento, ficarei satisfeito com o carro, dentro das limitações que encontrei nele (primeira reduzida que não reduz quase nada, espaço apertado para quem vai atrás e etc).

Enfim, se o carro parar de esquentar, até não "esquentarei" com os outros problemas que ela tem.

Um abraço,

Marcello Ladeira
17/01/2007, 14:13
Alexandre quando fui comprar a minha queria a manual somente por conta do $$$ não tinha $$$ pra pegar uma automática à vista e odeio financiamentos.

Custei a encontrar uma aqui em BH, a maioria era auto. Acho que neste caso a limitação $$$ acabou por contribuir para a compra de um carro mais adequado às minhas necessidades, já que a primeira reduzida é usada com freqüência e aquecimento por enquanto somente em uma situação rara e que segundo alguns companheiros aqui do fórum já disseram talves qualquer uma esquentaria.

Agora quanto a espaço traseiro que sofre no meu caso são as babás do Bernardo pois ele ainda tá na cadeirinha... hehehe. Tá crescendo que nem fermento mas acho que vendo meu carro antes dele sair da cadeirinha.

[]'s,

Waldir Carlos
17/01/2007, 14:15
Waldir apenas corrigindo... seu próximo carro deverá ser uma Outdoor GLS 121 M/T.

[]'s,

Beleza Marcello, já reeditei. Ainda faço uma confusão enorme com os modelos. Êita canseira... tenho lido muita coisa; haja cérebro... he, he, he. Aproveitei e reescrevi o final do post. Dei uns palpites no quesito "térmico"; queiram ponderar se tem um "chute" descabido.

[]s

Txsco
17/01/2007, 16:06
Alexandre, acho que seria interessante, se possível, antes de você deixar o carro na DVM para a substituição do sistema original pelo "selado" tirar o máximo de fotos do cofre do motor (focando muito bem o radiador, reservatório e etc), e repetir o procedimento com o novo sistema já instalado. Aí seria até interessante a divulgação destas fotos aqui no fórum para que o pessoal interessado em adquirir uma L200 A/T nova verifique se o problema já não está sendo corrigido na linha de montagem (ou pra quem está tendo o problema já saber o pode ser feito). Fica ai minha sugestão.
[]'s

ferramenteiro
17/01/2007, 16:07
Alexandre,
Já mandei um e-mail para a 4rodas e fico esperando para ver o que é este tal sistema selado...

Tive um problema com meu módulo do HPE e precisei rodar sem ele por um tempo, o corra realmente fica mais lento e com menos força. Bom foi aí que pensei que com menos potência o motor não fosse superaquecer.Nada a ver, acabou esquentando com mais facilidade ainda, ou seja acho que não tem nada a ver com excesso de potência e sim com a transmissão ou arrefecimento
E fique esperto na minha fiz um teste com os mecânicos da concessionária, detectaram o problema, mexeram em um monte de coisa inclusive cabeçote e de nada adiantou, como acabou a garantia não tentei mais nada.

Temos que fazer com que mais pessoas mandem cartas para 4 rodas e Sac da mitsubishi, assim talvez resolvam o problema

Abraço

AKPG
17/01/2007, 16:16
Alexandre, acho que seria interessante, se possível, antes de você deixar o carro na DVM para a substituição do sistema original pelo "selado" tirar o máximo de fotos do cofre do motor (focando muito bem o radiador, reservatório e etc), e repetir o procedimento com o novo sistema já instalado. Aí seria até interessante a divulgação destas fotos aqui no fórum para que o pessoal interessado em adquirir uma L200 A/T nova verifique se o problema já não está sendo corrigido na linha de montagem (ou pra quem está tendo o problema já saber o pode ser feito). Fica ai minha sugestão.
[]'s
Com certeza vou fazer isso. Vou tirar um monte de fotos e vou colocá-las todas aqui. E quando o carro estiver "alterado", tiro de novo e coloco tudo aqui. Ai poderemos ver o que foi feito.
Um abraço,

AKPG
17/01/2007, 16:18
Alexandre,
Já mandei um e-mail para a 4rodas e fico esperando para ver o que é este tal sistema selado...

Tive um problema com meu módulo do HPE e precisei rodar sem ele por um tempo, o corra realmente fica mais lento e com menos força. Bom foi aí que pensei que com menos potência o motor não fosse superaquecer.Nada a ver, acabou esquentando com mais facilidade ainda, ou seja acho que não tem nada a ver com excesso de potência e sim com a transmissão ou arrefecimento
E fique esperto na minha fiz um teste com os mecânicos da concessionária, detectaram o problema, mexeram em um monte de coisa inclusive cabeçote e de nada adiantou, como acabou a garantia não tentei mais nada.

Temos que fazer com que mais pessoas mandem cartas para 4 rodas e Sac da mitsubishi, assim talvez resolvam o problema

Abraço
Pois é Ferramenteiro,
Se ao menos todos que tem a L200 AT aqui do fórum mandassem e-mails relatando o problema para a 4 Rodas, com certeza algo de mais sério vai acontecer.
A minha ainda tem 21 meses de garantia. Então tenho muito tempo ainda pra brigar com eles.
Um abraços,

freitasjr
17/01/2007, 21:45
...Pra mim, se resolverem este problema de aquecimento, ficarei satisfeito com o carro, dentro das limitações que encontrei nele (primeira reduzida que não reduz quase nada, espaço apertado para quem vai atrás e etc)...
Um abraço,

Olá Alexandre, essa característica de a 1ª reduzida não ser tão reduzida quanto um carro MT, Não é característica apenas das L200 AT, e sim, de qualquer carro AT de 4 marchas.

Como tem 1 marcha a menos as relações das marchas têm que ser mais longas. Câmbios AT de 5 e/ou 6 marchas as 1ªs marchas são mais reduzidas.

Abraços, cordialmente, Francisco de Freitas...

FlavioLouveira
18/01/2007, 08:00
Com certeza vou fazer isso. Vou tirar um monte de fotos e vou colocá-las todas aqui. E quando o carro estiver "alterado", tiro de novo e coloco tudo aqui. Ai poderemos ver o que foi feito.
Um abraço,

Eu vou imprimi-las, compara-las com a minha, se tiver diferença (mesmo que eu nunca tive problema com aquecimento), vou na minha concessionaria e falo para eles trocarem... Se eles embassarem muito, vou ai na sua mesmo trocar Alexandre

Muito Obrigado por toda essa empreitada sua!!!

AKPG
18/01/2007, 09:20
Pois é Flávio,
Vamos ver o que vai dar. Vou tirar um monte de fotos e colocá-las aqui. Mas acho que eles só irão tomar alguma atitude se você mostrar que seu carro esquenta. Foi o que percebi no meu caso. Se meu carro não tivesse esquentado na subida da serra, provavelmente eles não iriam fazer nada.

Um abraço,

murilloaquino
18/01/2007, 11:16
Ja foi postado em algum topico aqui, q as l-200 de rally usam o sistema de refrigeraçao da pajero Sport com motor 2.8.
Será q essa troca do ´´sistema´´ de refrigeraçao será por esse?
As RS usam esse motor com quase 180 cv e ele nao esquenta...
Concerteza a MIT ta axando no Brasil existem ´´Burros``...
Fico indgnado q eles sabem do problema e nao corrigem...

AKPG
18/01/2007, 11:59
Pois é Murillo,

Se vc que não é proprietário de um carro da marca já fica indignado, imagina eu, que além te indignado, me sinto enganado. Tomara que consigam resolver o problema, pelo menos assim eu posso tentar começar a gostar do que o carro tem de bom.

Agora quanto ao sistema de arrefecimento que eles vão colocar, não faço a menor idéia. Somente depois é que vamos saber.

Um abraço,

murilloaquino
18/01/2007, 12:19
Eu falo assim, pq ja cansamos d ficar parado na estrada ou ate na cidade esperando o motor esfriar...
Quem lembra do tempra stile turbo em 1995?
Tiramos um 0 km na epoca e o bixim Andava d++++...
na mesma proporçao q esquentava...
Dpois me falaram era so trocar o famoso ´´cebolao`` q resolvia o problema d aquecimento nesses motores...
Será q nao é problema na valvula termostatica tambem naoo?
abraços

AKPG
18/01/2007, 12:28
Acho que não Murillo, pois a ventoinha dela é ligada direto no motor. Ela funciona direto enquanto o motor está ligado.
E eu falei para o técnico da MIT se não poderia ser o radiador do câmbio que estava passando calor para o radiador do motor, já que estes problemas acontecem sempre q o giro está alto e consequentemente em uma marcha mais reduzida e o cara falou: Olha o tamanho deste radiador de óleo. ele é só metade do tamanho do outro radiador. Não tem como ele causar o superaquecimento. Só pelo fato dele ter falado isso, já indica que o problema pode ser por causa disto mesmo.

Um abraço,

Marcello Ladeira
18/01/2007, 12:47
Eu acho que é isso viu Alexandre... lembrando que é fato que as Dakotas automáticas sofrem deste problema.

[]'s,

fernandoof
18/01/2007, 13:57
Pessoal, vou mandar um email pra 4rodas tambem, minha L200 Sport At ja esquentou 2x, uma foi a junta e a outra o cabeçote empenou... :confused: :-| :(

João Pedro
18/01/2007, 17:42
No caso dos Tempras qualquer um dos modelos era chegado a virar vulcão. Tive um HLX que vez ou outra era melhor deixar o ar ligado direto que aí aquecia menos, pq a ventoinha ficava ligda direto.
No caso (absurdo0 das L200 o problema parece ser bem mais complexo.
Sei que as montadoras tem esse "recall branco", onde aguardam o esperneio dos proprietários para, aí sim, mexerem no carro e apor solução.
Como disse antes, isto é um estelionato para quem paga (caro, caríssimo) por um veículo, que tem especificações de trabalho inclusive, e se vê às voltas com defeitos primários.
Somente a coesão dos proprietários, e a conseqüente pressão em cima da MIT, pode dar um basta nisto.

fernandoof
21/01/2007, 17:45
essa bomba hj esquentou do nada! nao sei mais o que faço, sinceramente! vou ter que trocar de carro

AKPG
21/01/2007, 17:50
Fernando,
Tenha calma. Acho q vc tem q fazer como eu estou fazendo. Mande mensagem para a Quatro Rodas, entre em contato com o SAC da MIT que com certeza vão fazer algo para ajudar vc.
Que ano é o seu carro?

fernandoof
21/01/2007, 18:04
03/04 HPE AUTO!

ela ta jogando agua todinha pelo suspiro do reservatorio...

AKPG
21/01/2007, 18:10
Fernando,
Em quais condições seu carro esquentou hj? Tá muito estranho isso. Se está vazando água pelo reservatório, será que não tem nada entupido no sistema de arrefecimento, que pode estar causando o superaquecimento? Sempre que meu carro esquentou, nunca vazou uma gota sequer do reservatório.

fernandoof
21/01/2007, 18:14
tava na praia hj, quando dei conta que o ponteiro estava proximo ao vermelho... nao é a primeira vez q ela faz isso.. ja é a terceira. das duas primeiras vezes foi junta do cabeçote!

AKPG
21/01/2007, 18:23
OK. Vc estava na praia, mas estava com o carro carregado? Estava andando na areia? Com o 4x4 acionado? Over Drive off? Estava usando o câmbio em D ou 2? Qual a velocidade que estava andando, e etc.
To te perguntando isso pois são informações importantes para tentar identificar em quais situações o seu carro está esquentando. Vc precisa saber descerver EXATAMENTE em quais condições o seu carro esquenta para poder reclamar perante a MIT. Ou ao menos fazer uma reclamação formal, pois como seu carro não está mais na garantia, eu acho sinceramente q eles não farão nada para resolver o problema.

fernandoof
21/01/2007, 18:31
Fui normalmente a praia, chegando la ela esquentou! tava no "D", nao exigi do carro, nao tava com a traçao ligada, o carro tava sem o OD Off.

AKPG
21/01/2007, 19:01
Então acho q o problema que deu no seu carro hoje pode estar relacionado ao conserto que foi executado. Falo isto pois as AT que aqueceram sempre estavam passando por alguma situação de uso extremo, como trilhas, carregadas e etc. Acho bom vc levar novamente seu carro no mecânico que fez o conserto dela para fazer uma revisão no serviço que foi executado.
Pelo que vc descreveu, eu definitivamente não acho que o problema q vc teve hoje foi devido ao câmbio AT.

Edintruder
21/01/2007, 20:19
Fernandoof, Isso é muito comum na L200, mas antes de sair trocando a tua viatura numa Ranger, instala uma ventuinha elétrica extra no radiador. Isso tem resolvido em alguns casos. O estranho é que isso ocorre principalmente nas L-200 automáticas. Eu não sei como é o sistema de arrefecimento do óleo da caixa, porém se for junto do radiador só instalando outra ventuinha mesmo, pois o fluxo de ar natural não dá conta do recado.
A segunda opção é a troca de modelo.

Marcello Ladeira
21/01/2007, 20:24
Alexandre ele pode sim conseguir que a Mit repare o carro dele, mesmo estando fora da garantia... para isso precisaríamos, que vcs proprietários das L200 Auto façam volume. Fernando seu carro fez as revisões em autorizada? Vc já verificou se seu carro passou pelo "recall branco" das bronzinas? Você pode ter nisso uma brecha para tentar uma "extensão da garantia".

Alguém aqui conhece as comunidades de L200 do Orkut? Será que lá não tem gente pra engrossar o coro?

Confesso que até participei do orkut um tempo mas não achei nenhum papo legal por lá não... prefiro nosso fórum, mas acho que pra pressionar precisamos de quantidade.

[]',s

AKPG
21/01/2007, 20:26
Edintruder,
Realmente as AT tem este problema, mas quando muito exigidas. Segundo o Fernando, a dele esquentou andando normalmente, sem fazer nenhum esforço adicional. Por isso estou achando q neste caso, tem algo mais do que um problema crônico do carro.
Um abraço,

AKPG
21/01/2007, 20:29
Alexandre ele pode sim conseguir que a Mit repare o carro dele, mesmo estando fora da garantia... para isso precisaríamos, que vcs proprietários das L200 Auto façam volume. Fernando seu carro fez as revisões em autorizada? Vc já verificou se seu carro passou pelo "recall branco" das bronzinas? Você pode ter nisso uma brecha para tentar uma "extensão da garantia".

Alguém aqui conhece as comunidades de L200 do Orkut? Será que lá não tem gente pra engrossar o coro?

Confesso que até participei do orkut um tempo mas não achei nenhum papo legal por lá não... prefiro nosso fórum, mas acho que pra pressionar precisamos de quantidade.

[]',s
Marcello,
Não uso o orkut, por isso não posso dizer se tem algo por lá.
Quanto ao caso dele, acho realmente q ele deve tentar para que o problema seja resolvido nos próximos carros, mas vc mesmo já teve um experiência onde o seu carro deu problema estando na garantia e demorou um tempão para vc consegui ser resarcido. Imagina o dele sem garantia. Vai ser bem difícil mas não custa tentar então.
Um abraço.

edubelem
21/01/2007, 20:47
Estou c/ o ed, coloca uma ventoinha adicional e manda dar uma limpeza no sistema, e como disse antes em outro tópico, se tivesse uma L-200, tiraria o módulo HPE.

Edintruder
21/01/2007, 21:06
Pelo que eu entendi foi feito algum tipo de repara na L200 dele. se o sistema de arrefecimento foi drenado, ao ser abastecido foi devidamente sangrado para evitar que fiquem bolhas de ar no sistema?

Pequeno jr
21/01/2007, 22:00
instala uma ventuinha elétrica extra no radiador. Isso tem resolvido em alguns casos. O estranho é que isso ocorre principalmente nas L-200 automáticas. Eu não sei como é o sistema de arrefecimento do óleo da caixa, porém se for junto do radiador só instalando outra ventuinha mesmo, pois o fluxo de ar natural não dá conta do recado.
A segunda opção é a troca de modelo.

X2.

Aos mais novos no forum.

Não me recordo quem fez e como fez, é so procurar na busca aqui do forum, mas havia uma pessoa que a L-200 Manual (não me recordo se era uma GLS ou HPE) dele esquentava e a solução foi isso que o Edi falou, a instalação de + uma ventuinha.

Marcello Ladeira
22/01/2007, 11:07
Moçada se não me engano ele fez isso numa L200 Quadradrinha e por problemas de usar arcond em congestinamentos e não aquecimento do motor.

As L200 Sport/Outdoor já vem com a referida ventoinha e provavelmente nem tem espaço para instalação de outra.

[]'s,

murilloaquino
22/01/2007, 11:24
A l-200 sport, entao ja tem 2 ventuinhas?

fernandoof
22/01/2007, 11:30
A l-200 sport, entao ja tem 2 ventuinhas?

Não, não... so com 1!

Essa foto da minha L200

fernandoof
22/01/2007, 11:38
Edintruder,
Realmente as AT tem este problema, mas quando muito exigidas. Segundo o Fernando, a dele esquentou andando normalmente, sem fazer nenhum esforço adicional. Por isso estou achando q neste caso, tem algo mais do que um problema crônico do carro.
Um abraço,

É Alexandre, como vc disse ja é um problema crônico do carro. 3x que isso acontece.. :parede:
Ja estou prucurando venda pra ele, hj ja veio uma pessoa interessada em comprar, acho que vai ser facil porque ao lado da minha loja tem uma concessionaria da vw, e sempre pinta comprador la...

murilloaquino
22/01/2007, 11:40
HUmm...se vender...
vai comprar qual outro?
eu falei das ventuinhas, pq as s-10 com motor mwm tem 3 ventuinhas!!
1 acoplada ao motor e mais 2 na parte de fora do radiador, na frente do carro

fernandoof
22/01/2007, 11:41
HUmm...se vender...
vai comprar qual outro?

To pensando ainda, a priori sera um carro a gasolina, eu acho!

edubelem
22/01/2007, 12:02
To pensando ainda, a priori sera um carro a gasolina, eu acho!

Será que não dá p/ trocar a ventoinha da correia, por uma de maior diâmetro ou c/ maior nº de pás?

A da ranger 3.0 é bem grande, porem não dá, por que gira no sentido inverso, talvez da 2.8 ou do MWM, sei lá!

Antigamente quando botávamos AC em opala, 4cil, tínhamos que trocar a ventoinha.

murilloaquino
22/01/2007, 12:23
a Da ranger, por ser um unica ventuinha, na hora q aciona faz um barulho parencedo a da f-250.
Alguem ja reparou?
nossa...imagina o tanto de ar q ela empurra

fernandoof
22/01/2007, 13:01
a Da ranger, por ser um unica ventuinha, na hora q aciona faz um barulho parencedo a da f-250.
Alguem ja reparou?
nossa...imagina o tanto de ar q ela empurra

Pessoal, achei a nota da ultima vez que ela deu esse problema, foi em 07/11/06, e estava com esse mesmo sintoma (jogar agua pelo suspiro)
Nela tem assim:

01 Junta do cabeçote
02 Aditivos P/ radiador
Serviço de teste de Trinca/ Planar cabeçote
Serviço mecanico desmontagem/montagem.

murilloaquino
22/01/2007, 13:09
Qual o custo desse serviço?
so curiosidade

fernandoof
22/01/2007, 13:11
Qual o custo desse serviço?
so curiosidade

vou por pela ordem que pus acima...

R$ 289,00
R$ 24,00
R$ 180,00
R$ 250,00

fernandoof
22/01/2007, 15:11
Pessoal, o que ocasiona a queima da junta rapido assim? serviço mal feito? junta de má qualidade?

edubelem
22/01/2007, 15:24
Pessoal, o que ocasiona a queima da junta rapido assim? serviço mal feito? junta de má qualidade?

Aquecimento!

fernandoof
22/01/2007, 15:29
Aquecimento!

o fdp da oficina disse q é pe... como pode ser, se o carro nem corre direito uahhuahua :discordo:

Marcello Ladeira
22/01/2007, 16:53
Fernando vc acompanha o nível de água deste seu carro?

[]'s,

fernandoof
22/01/2007, 17:28
Fernando vc acompanha o nível de água deste seu carro?

[]'s,

sim, acompanho. Ontem, faziam 4 dias q nao tinha olhado :parede:

fernandoof
22/01/2007, 17:47
pessoal, hj minha l200 nao esquentou mais, to começando a desistir da venda hehehe... vou tentar fazer o esquema da ventuinha eletrica, so que preciso de dicas...

[]´s

Marcello Ladeira
22/01/2007, 18:00
Fernando, vão aqui alguns tópicos que podem lhe ajudar:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=13722&highlight=aquecimento+L200

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19565&highlight=aquecimento+L200

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11854&highlight=aquecimento+L200

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15608&highlight=aquecimento+L200

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=14230&highlight=aquecimento+L200

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21297&highlight=aquecimento+L200

Outro teste que pode ser feito é a retirada da válvula termostática. Ouvi dizer que ela é meio no limite na L200 e isso faz com que quando aquecida, ela se dilata e dificulta a troca de água entre o reservatório e o radiador, fazendo que a água circule pouco.

[]'s,

Pequeno jr
22/01/2007, 19:23
HUmm...se vender...
vai comprar qual outro?

A idéia que o camarada teve foi de colocar duas ventuinhas. Acho q uma para frente e uma atrás.

OLha so, a diferença q existe de uma galera para a outra aqui é q alguns de nós corremos e tentamos resolver os problemas dos nossos carro, procurando peças, forma d fazer a manutenção e até mesmo a Re-engenharia dos veículos.

Uma das coisas que ja estavamos pensando em fazer na L-200 que meu pai tinha era colocar mais uma ventuinha, mas acabou q ela foi vendida antes de tentarmos isso. O problema grave da MIt é esse, aquecimento, por isso, acho que quem tem esse veículo deve sim tentar algumas idéias que não sejam passadas apenas por concessionárias.

Invente, tente, faça uma L-200 não esquentar a cabeça da gente. rs!!

Fora a brincadeira, tentem ai ... deve haver alguma solução para esse problema cronico. As vezes, até a troca das marcas do aditivo, valvulas podem ajudar.

Pequeno jr
22/01/2007, 19:29
o fdp da oficina disse q é pe... como pode ser, se o carro nem corre direito uahhuahua :discordo:

Fernando, derrepente o mecanico seja a causa sim. So achei uma coisa Estranha do que vc comentou, se entendi direito, essa é a 3º vez q da esse problema, correto?

Aq em BSB, consultando o mecânico q fez o serviço do carro de um amigo do meu pai e que até postei aqui, cabeçote das HPE qdo queimam a junta não aguentam mais q uma plaina. Qdo ocorre a 2ºvez esse problema ele indica a troca do cabeçote, em todas as vezes vc teve q plainar o cabeçote da sua ???

Marcello Ladeira
22/01/2007, 20:47
Pequeno este lance da ventoinha se funcionar é apenas para baixas velocidades... acredito que em alta velocidade (e existem relatos de L200 quadradinhas aquecendo quando atingem 130 km/h) a vazão de ar no radiador é maior que uma ventiladorzin elétrico seja capaz de fornecer.

[]'s,

fernandoof
22/01/2007, 22:12
Fernando, derrepente o mecanico seja a causa sim. So achei uma coisa Estranha do que vc comentou, se entendi direito, essa é a 3º vez q da esse problema, correto?

Aq em BSB, consultando o mecânico q fez o serviço do carro de um amigo do meu pai e que até postei aqui, cabeçote das HPE qdo queimam a junta não aguentam mais q uma plaina. Qdo ocorre a 2ºvez esse problema ele indica a troca do cabeçote, em todas as vezes vc teve q plainar o cabeçote da sua ???

a primeira vez foi so junta. Da segunda que tive que plainar o cabeçote...

fernandoof
22/01/2007, 22:37
e um radiador adicional resolveria?
Tipo esse?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-52584448-_JM

edubelem
23/01/2007, 08:50
e um radiador adicional resolveria?
Tipo esse?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-52584448-_JM

Bota 3 lts de guaraná "JEZÚZZ", no radiador:mrgreen: he he he...

Brincadeira, se vc conseguir colocar em série, pode até funcionar, porem é mais indicado aumentar o nº de colméias do radiador original.

fernandoof
23/01/2007, 08:57
guarana Jezuz é roça jiahuahuahuhua..
o carro ta com problema mesmo, com compressao do motor... hj abri a tampa do radiador, e adivinhem! SEQUINHO!

edubelem
23/01/2007, 09:04
A minha teoria é bem parecida com a do Homero, pra min este motor não tem capacidade de dissipar a quantidade de calor gerada, pois se resolvesse o problema, apenas aumentando radiador ou capacidade de ventilação, a fábrica por mais pilantra que fosse, já teria solucionado o problema.
Se eu estivesse com este problema, procuraria outra solução, por exemplo, diminuir tx de compressão, retirar módulo HPE, sei lá mexeria no motor.

edubelem
23/01/2007, 09:08
o carro ta com problema mesmo, com compressao do motor... hj abri a tampa do radiador, e adivinhem! SEQUINHO!

Fernando, estas com problema de vedação, a água não some assim:discordo: , troca a tampa do radiador, dá uma verificada nas mangueiras, vê se o óleo ta branco, pois ta saindo água por algum lugar.

fernandoof
23/01/2007, 09:15
Fernando, estas com problema de vedação, a água não some assim:discordo: , troca a tampa do radiador, dá uma verificada nas mangueiras, vê se o óleo ta branco, pois ta saindo água por algum lugar.

Não, não! Ela ta saindo pelo suspiro mesmo... ta "vomitando" a agua do radiador pelo suspiro do reservatorio de agua, esse aqui ó:

AKPG
23/01/2007, 09:23
Fernando,
Ainda acho que o problema do seu carro estar esquentando desta vez não é decorrente do problema crônico que as L-200 AT têm. Acho que isto está acontecendo pois o conserto que foi feito no seu carro não foi o correto. Fica muito difícil de avaliar o que pode ter ocorrido, mas o carro esquentar no uso normal, sem forçar ou carregar peso, não é normal. Indica que existe algum outro problema mais sério.
Um abraço,

Walter L. L. Casitta
23/01/2007, 09:25
Não, não! Ela ta saindo pelo suspiro mesmo... ta "vomitando" a agua do radiador pelo suspiro do reservatorio de agua, esse aqui ó:

Com o motor frio em marcha lenta, tira essa tampa aí e fica observando se vem algumas pequenas bolhas do fundo a medida que o motor vai esquentando. Se aparecer essas bolhas a juntas tem que ser trocada...

fernandoof
23/01/2007, 09:30
Fernando,
Ainda acho que o problema do seu carro estar esquentando desta vez não é decorrente do problema crônico que as L-200 AT têm. Acho que isto está acontecendo pois o conserto que foi feito no seu carro não foi o correto. Fica muito difícil de avaliar o que pode ter ocorrido, mas o carro esquentar no uso normal, sem forçar ou carregar peso, não é normal. Indica que existe algum outro problema mais sério.
Um abraço,

Caro alexandre, lendo um dos topicos que o Marcello mandou, encontrei a seguinte declaração:

prezados colegas
A respeito do motor 4d56 que esquenta morro acima, independente do veículo são várias possibilidades, algumas já citadas anteriormente. Possuo uma galloper ( uma pajero gerérica), como ela é conhecida pelos meus amigos e apresentava este problema. Recentemente abri o motor ( eu mesmo ) fiz o cabeçote, não o plainei pois o antigo dono já o havia feito. Usei uma junta com 4 ou 5 furos que indica a espessura, ou seja , a mais grossa pois eu suspeitava do excesso de taxa de compressão. Retirei a parte de baixo da grade do radiador, aquela lata que afunila para aumentar o fluxo de ar. A partir desta alteração, e já fiz inúmeros testes, ela parou com o problema. O que percebi é que qdo o motor é exigido, aumenta a pressão interna, o fluxo de água de circulação e consequentemente o sistema alivia através da tampa para o reservatório. Portanto, cuidado com o nível. Qualquer mecânico poderá trocar a junta e aproveitem para já trocar guias e válvulas caso não estejam com medidas satisfatórias. Adquiri todas as peças no paraguai, e custa uma bagatela, para vc´s terem uma idéia, por exemplo, pistão+aneis+camisa+bb+bc custa menos de r$700,00 , ou seja mais barato do que para algumas motos e fusca. O que acontece é que no brasil as coisas são multiplicadas por "x" até chegar para nós. A turbina eu troquei e me custou r$1050,00 e estava em estado zero. Existem muitos importadores de peças mitsubishi entre outros neste país e são originárias dos paises asiáticos. Ví inúmeros container´s carregados de peças.
um abraço
py5kj-marco - dois vizinhos-pr

Acho q é exatamente isso que esta ocorrendo :parede:

Pequeno jr
23/01/2007, 10:17

Cara,
teu carro ta é com algum vazamento de água isso sim. Não tem por ai alguma loja especializada em radiadores?

Marcelo,
A do meu pai era uma das q esquentava qdo andava acima dos 130km/h.

AKPG
27/01/2007, 23:08
Pessoal,
Seguem as fotos do motor do meu carro antes de eu levá-lo para a concessionária, onde eles tentarão resolver o problema de aquecimento.
No decorrer da semana que vem, vou colocando as novidades aqui neste tópico.
Um abraço,

Serengetiman
28/01/2007, 01:33
O problema das L200 Sport aquecendo é crônico mesmo e a Mitsubishi nem se coça para resolver definitivamente o problema. Um amigo com uma automática 2005 e com apenas 8000 kms teve de retornar da subida do bonito na Serra da Bocaina, pois o carro aqueceu na primeira subida mais forte. Era a primeira vez que ele colocava a máquina na terra, como pode um motor 2.5 com 141cvs? Esse motor passou do seu limite! Muitos compram o carro e nunca colocam em situações que exigem mais do motor, assim sendo não sabem do problema e das limitações desse motor. Seguem fotos para comprovar, abraços

AKPG
28/01/2007, 09:07
O problema das L200 Sport aquecendo é crônico mesmo e a Mitsubishi nem se coça para resolver definitivamente o problema. Um amigo com uma automática 2005 e com apenas 8000 kms teve de retornar da subida do bonito na Serra da Bocaina, pois o carro aqueceu na primeira subida mais forte. Era a primeira vez que ele colocava a máquina na terra, como pode um motor 2.5 com 141cvs? Esse motor passou do seu limite! Muitos compram o carro e nunca colocam em situações que exigem mais do motor, assim sendo não sabem do problema e das limitações desse motor. Seguem fotos para comprovar, abraços
Peça para o seu amigo fazer o que eu fiz:
Mandar um e-mail para a Quatro-Rodas com cópia para o SAC da Mitsubishi. Parece que isto está funcionando. Um outro colega aqui do fórum fez isso e mesmo o carro dele estando fora da garantia, a MIT entrou em contato com ele. Ainda não sei o que aconteceu ou vai acontecer.
Pelo menos no meu caso, acho que eles estão tomando alguma providência. Como já escrevi em outros posts, a partir de amanhã é que saberei ao certo o que irão fazer para resolver o problema. Se é que conseguirão!!!.

Um abraço,

Marcello Ladeira
28/01/2007, 16:46
Engraçado Alexandre seu intercooler é prateado... o meu e o do Sander são pretos.

Se tiver tempo tire todos da helice que "refresca" o radiador por dentro e também do que você tem atras da grade do radiador. Assim dará para ver se trocaram alguma coisa nestes locais.

[]'s,

Serengetiman
28/01/2007, 17:52
Como era a segunda I200 Sport a apresentar o mesmo defeito do aquecimento o meu amigo acabou trocando a viatura numa Pajero Sport V6 a gasolina, com receio de que o modelo Diesel pudesse apresentar o temido problema do aquecimento. Abs a todos

AKPG
28/01/2007, 18:04
Engraçado Alexandre seu intercooler é prateado... o meu e o do Sander são pretos.

Se tiver tempo tire todos da helice que "refresca" o radiador por dentro e também do que você tem atras da grade do radiador. Assim dará para ver se trocaram alguma coisa nestes locais.

[]'s,

Marcello,
Seguem as outras fotos (tive que baixar a definição de todas elas. Se quiser as originais me peça q envio por e-mail).
Um abraço,

FlavioLouveira
28/01/2007, 18:10
Caramba, o meu tbem é preto...:pensativo: :pensativo: :pensativo:

AKPG
28/01/2007, 18:11
XXXXIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!! E agora!!!!!!!!!!!!
Será que eu fui premiado?!?!?!?!?!?

Pequeno jr
28/01/2007, 20:45
XXXXIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!! E agora!!!!!!!!!!!!

PQP .... vcs são fodz.

To aqui preparando uma apresentação para quem sabe ir para um novo emprego e vcs ficam nessa de cor de Intercooler. ... Q coisa mais sem graça para conversar.

Mas ai ... acontece a curiosidade, são 21:30 e me lembro que ao lado do meu prédio as vezes tem uma HPE por la. Vou na janela da sala e ela ta la parada .. pego aqui correndo a minha lanterna... desço q nem um maluco as escadas do meu prédio (moro no 2º andar).

Resultado ... é prata tbm.

Seus bandos d manés ...

Agora ta minha esposa aqui enxendo meu saco.

[]'s

Maranguas
28/01/2007, 21:21
PQP .... vcs são fodz.

To aqui preparando uma apresentação para quem sabe ir para um novo emprego e vcs ficam nessa de cor de Intercooler. ... Q coisa mais sem graça para conversar.

Mas ai ... acontece a curiosidade, são 21:30 e me lembro que ao lado do meu prédio as vezes tem uma HPE por la. Vou na janela da sala e ela ta la parada .. pego aqui correndo a minha lanterna... desço q nem um maluco as escadas do meu prédio (moro no 2º andar).

Seus bandos d manés ...

[]'s

uhahuauhaauhhuahuahu

será mesmo que somos os manés !? =P

AKPG
28/01/2007, 22:39
PQP .... vcs são fodz.

Seus bandos d manés ...

[]'s
Hahahahahahahahaha!!!!!!!!!!!!!!!!! Tô rindo até agora!!!!
Sorry!!!
Un abraço e boa sorte.

Marcello Ladeira
28/01/2007, 22:45
Pequeno esta foi a melhor do dia... kkkkkkkkk, boa demais...

[]'s,

FlavioLouveira
29/01/2007, 06:25
hahah essa foi boa.... até tiraria fotos, mas ela é igual a que postaram aqui mesmo, preta...
agora, o segundo passo é olhar se existe alguma marcação em cima visivel que diferencia-se as duas...:pensativo: vou ver isso

RezendeDF
29/01/2007, 07:22

O meu intercooler também é prata.

AKPG
29/01/2007, 08:14
Hj quando fui deixar meu carro na MIT, perguntei para o técnico da fábrica sobre as diferenças de cor nos intercoolers. Ele me disse que isso ocorre pois eles tem dois fornecedores diferentes. Agora, será que é isso mesmo? Eu não acreditei na resposta.
O meu é prata e o do Rezende também. As nossas são AT. O do Marcello e do Sander são pretos e o carro deles é MT. Será que é coincidência?
Pequeno, qual o câmbio da L200 q vc viu ontem?
Um abraço,

AKPG
29/01/2007, 08:15
Não tinha visto o comentário do Flávio. A dele é AT e o intercooler é preto. Acho q o técnico da MIT pode ter falado a verdade.

RezendeDF
29/01/2007, 09:28
Hj quando fui deixar meu carro na MIT, perguntei para o técnico da fábrica sobre as diferenças de cor nos intercoolers. Ele me disse que isso ocorre pois eles tem dois fornecedores diferentes. Agora, será que é isso mesmo? Eu não acreditei na resposta.
O meu é prata e o do Rezende também. As nossas são AT. O do Marcello e do Sander são pretos e o carro deles é MT. Será que é coincidência?
Um abraço,

Não Alexandre, a minha é mecânica.

AKPG
29/01/2007, 11:49
Rezende,
Acho q to ficando louco. Desculpe pelo engano.
Um abraço,

Waldir Carlos
29/01/2007, 13:00
Desculpem a insistência, mas...

Mais uma vez, aproveito que esse tópico é bem atualizado para esclarecer algumas incertezas. Lembrando que na cidade onde resido só temos uma única concessionária Mit. Das perguntas a seguir NÃO constatei muita "firmeza" dos vendedores [...confesso que tem horas que me estresso, em meio a tanta falta de conhecimento] com os quais conversei.

Estou me preparando financeiramente para comprar uma Outdoor GLS 121 CV, mas preciso saber "a verdade". As informações que recebi [...pesquisando na Net em revistas e conversando com amigos] até agora são:

- A Outdoor 07 é a substituta da versão Sport 06, sendo praticamente o mesmo carro. Só difere nas "permumarias";
- Esse modelo [a Outdoor] é atualmente montado aqui no Brasil nas versões: GLS 121 CV M/T, HPE 141 CV M/T [tipo a do Rezende e do Bruno?] e HPE 141 CV A/T [tipo a do Alexandre?].

As dúvidas que me intrigam [...e o vendedores NÃO sabem explicar!] são basicamente essas:

- HPE 141 CV M/T [...tipo a do Bruno] SOMENTE é fabricada com freios ABS e Air Bag duplo?
- Essa fabriqueta que fica em Catalão-GO NÃO monta uma Outdoor HPE M/T [...mais barata] com o sistema de freios a discos ventilados e SEM Air Bag?

[]s

Marcello Ladeira
29/01/2007, 13:38
Waldir aqui vão minhas considerações:

A HPE até o ano/modelo 2005 era dividida assim:

Manuais: Completas -AirBag -ABS... podiam vir com bancos em couro, ou seja eram uma GLS com motor de 141 cv
Auto: Completas +AirBag +ABS

No ano/modelo 2006 a Mit flexibilizou um pouco estes pacotes de opcionais, deixando de vinculá-los ao câmbio automático, o que tem mais sentido certo?

Acredito que a mesma política esteja sendo utilizada no modelo Outdoor, pois quando foi lançado o pacote de opcionais podia ser "montado" pelo cliente, sem a necessidade de levar um AirBag ao se optar pelo modelo HPE.

Já no caso da GLS não era possível comprá-la completa (com ABS, AirBag ou mesmo câmbio), ou seja, todas as GLS são iguais variando epenas com relação couro, estribo, protetor de caçamba, ou seja, acessórios vendidos na concessionária.

[]'s,

Pequeno jr
29/01/2007, 13:48

Manuais: Completas -AirBag -ABS... podiam vir com bancos em couro, ou seja eram uma GLS com motor de 141 cv

No ano/modelo 2006 a Mit flexibilizou um pouco estes pacotes de opcionais, deixando de vinculá-los ao câmbio automático, o que tem mais sentido certo?

Acredito que a mesma política esteja sendo utilizada no modelo Outdoor, pois quando foi lançado o pacote de opcionais podia ser "montado" pelo cliente, sem a necessidade de levar um AirBag ao se optar pelo modelo HPE.

Já no caso da GLS não era possível comprá-la completa (com ABS, AirBag ou mesmo câmbio), ou seja, todas as GLS são iguais variando epenas com relação couro, estribo, protetor de caçamba, ou seja, acessórios vendidos na concessionária.

[]'s,

So completando,

Waldir as SPORT HPE não são mais fabricadas. A aprtir de Julho de 2006 ela passou a ser chamada Outdoor. Ou seja, se alguém ai t oferecer alguma Sport HPE é 2006/2006. OutDoor vc vai achar 2006/2007 e 2007/2007.

A diferença mais visivel das HPE para as outdoor são as Rodas que são completamente diferentes.

Waldir Carlos
29/01/2007, 14:06
:palmas:Obrigado gente; logo chegarei lá. Vejam o que escrevi há pouco lá naquele acalorado tópico aberto pelo Bruno e ponderem a minha "insistência". Desde garoto que sou assim: ansiedade a mil!

:-):-):-)

[]s

Marcello Ladeira
29/01/2007, 14:16
Waldir como é que vc controla essa ansiedade toda dentro da plataforma rapaz??!?!?! Não dá prá pirar o "cabeçote" de vez em quando não?

[]'s,

Waldir Carlos
29/01/2007, 14:31
OFF: Pois é Marcello! Difícil explicar... e olha que se vão quase vinte e nove anos habitando aqueles gigantes de aço espalhados na imensidão do Atlântico. Tem coisas que nem Freud explica. A propósito, estou em plena temporada de folgas; haja latinhas!

:-):-):-)

fernandoof
29/01/2007, 14:48
Um abraço,

O meu é preto e meu carro é AT

ferramenteiro
29/01/2007, 15:06
O meu também é preto em uma AT.

Everton Júnior
29/01/2007, 15:08

[]'s,

Em Dezembro ultimo, meu tio comprou uma Outdoor GLS com airbag e abs. Acredito que se consiga uma Outdoor HPE mecanica sem esses itens.

Everton Júnior
29/01/2007, 15:10
Em relaçao a cor do intercooler, voces falam da borda ou da comeia? Na minha a borda é preta e a comeia prata. HPE M/T

Marcello Ladeira
29/01/2007, 16:07
Everton da colmeia... a borda do meu é preto. Interessante esta informação sua sobre a GLS, prá mim é novidade mas prova que o pessoal está sendo mais sensato ao montar os pacotes de opcionais atendendo a "gregos e troianos".

[]'s,

AKPG
30/01/2007, 22:13
Bom, hoje a tarde resolvi aparecer na concessionária para ver o que estavam fazendo no meu carro. Quando cheguei os técnicos estavam saindo com o carro para fazer um teste e me chamaram para ir com eles.

Foi o técnico da fábrica dirigindo o carro, o mecânico no banco da frente com o laptop monitorando o funcionamento do motor e eu muito bem acomodado no banco de trás (afinal, vocês podem imaginar um cara com apenas 104 kg muito bem distribuídos em 1,94 m de altura).

Bom, brincadeiras a parte, logo que sairam com o carro eu pude perceber que ele esta andando melhor. As retomadas estavam mais rápidas e a aceleração também. O carro estava parecendo outro. A velocidade subia muito rápido (ou então eu é que tenho o pé meio leve).

Entramos na rodovia Anchieta com destino ao litoral. Comecei a perguntar o que havia sido feito no carro. Me disseram que revisaram pressão do turbo, bomba injetora, etc etc etc e que instalaram o tal de sistema de arrefecimento selado, que explicarei mais a frente o que é e como funciona.

A grande alteração que aconteceu no carro (sem contar a performance) foi a temperatura de funcionamento do motor. Com o sistema original e sem forçar, o motor trabalha na temperatura de 93 a 95 graus. Agora ele está trabalhando entre 86 e 88.

Descemos a serra e começamos a subir. Durante a subida, o técnico pisava no freio e no acelerador para tentar simular o carro carregado. Em nenhum momento a temperatura passou dos 95 graus. Ou seja, sem carregar o reboque, o ponteiro nem mexeu na subida da serra. Temos q levar em consideração que o tempo estva nublado e não estava quente aqui em SP hoje. Um fato curioso é que quando o carro estava com o giro baixo, a temperatura começava a passar dos 88. Quando reduzia a marcha e consequentemente subia-se o giro, a temperatura voltava rapidamente para os 88 graus. Isso ocorre devido ao sistema selado que foi instalado no meu carro.

Neste primeiro teste, considero que o problema foi resolvido. Mas vamos ver amanhã, pois irei fazer o mesmo percurso puxando o reboque. Quero ver o que vai dar (não tirei fotos do motor pois o carro ainda está na concessionária)

SISTEMA SELADO DE ARREFECIMENTO:
Vou tentar explicar como funciona e depois vcs verão as fotos do motor do carro.
No sistema selado, a medida que a agua do motor aquece, aumenta-se a pressão do sistema como um todo e isso traz duas consequências:
1- a água circula com mais velocidade e mais pressão pelo motor/radiador; e
2- aumenta-se o ponto de ebulição da agua, devido a pressão que se encontra no sistema.
Estes dois fatores, aliado às regulagens que foram feitas no motor do carro fizeram com que temperaturda de funcionamento do motor ficasse num nível mais baixo e com isso o problema foi "supostamente" solucionado.
- O reservatório onde colocamos a água no motor do carro foi removido, pois ele é um reservatório de expansão do sistema. Tanto que vc pode abri-lo com o motor quente que não existe problema. No lugar onde ele estava agora não tem mais nada. Só um espaço vazio.
- Foi instalado um novo reservatório próximo ao filtro de ar e este reservatório tem uma entrada e uma saida para a água. A saída está ligada no motor, próxima a bomba de água e a entrada está ligada na tampa do radiador (que também foi substituida).
Agora, a água do motor circula também por este reservatório. Ou seja, a agua esquenta, sai pela parte de cima do radiador, vai para este reservatório e entra novamente na parte de baixo do motor. Tudo isso sob pressão do próprio sistema. E tudo mais rapido do que no sistema convencional.
Não foram feitas alterações na bomba d'água e nem em outras mangueiras do motor. O técnico me disse q não seriam necessárias estas alterações pois o sistema convencional já prevê este tipo de funcionamento.

Não sei se consegui explicar direito pois o técnico não pôde me falar tudo direito. Acho q amanhã, se o teste puxando o reboque der certo, ele deve me passar maiores informações.

Se eu pegar o carro amanhã, eu tiro as fotos e coloco tudo aqui.

Um abraço,

Walter L. L. Casitta
30/01/2007, 23:03
Essa estória ta mau explicada.
Todo veículo hoje ou das ultimas duas ou três décadas, tem o sistema de arrefecimento selado. O de todas L200 com certeza é. Se eles trocaram o vazo de expansão por outro de outro tipo foi porque o antigo não estava funcionando direito, mas que o antigo também era selado.
Pra fazer o motor trabalhar em temperatura mais baixa é só trocar a válvula termostática por outra com a faixa de temperatura mais baixa, mas isso não resolveria o problema do super aquecimento. Só retardaria o superaquecimento...

AKPG
31/01/2007, 06:49
Todo veículo hoje ou das ultimas duas ou três décadas, tem o sistema de arrefecimento selado. O de todas L200 com certeza é. Se eles trocaram o vazo de expansão por outro de outro tipo foi porque o antigo não estava funcionando direito, mas que o antigo também era selado.
Pra fazer o motor trabalhar em temperatura mais baixa é só trocar a válvula termostática por outra com a faixa de temperatura mais baixa, mas isso não resolveria o problema do super aquecimento. Só retardaria o superaquecimento...
Pois é Walter. Vamos ver o que vai rolar durante o dia de hoje.
Mas o que posso de garantir é que no reservatório antigo que estava instalado na L200, a tampa dele era apenas de encaixe. Ou seja, ela não segurava nenhum tipo de pressão. Com isso, a água circulava no sistema estava na mesma pressão que a atmosfera.
Agora, este novo reservatório tem uma tampa rosqueada, que "literalmente" veda todo o sistema. Por isso é que a água fica com uma pressão maior do que a pressão externa.

Mas concordo com vc. Tá parecendo coisa do "além"!!!!

Aguardem os próximos capítulos.

ferramenteiro
31/01/2007, 07:29
A minha válvula termostática foi trocada por uma que aciona mais cedo, o que melhorou foi que a temperatura não sobe de uma vez só, ela vai subindo aos poucos e a recuperação de temperatura ficou mais rápida. Dá para ir controlando o pé tentando ventilar o motor que a temperatura baixa mais rapidamente em alguns casos, em subidas muito longas não adianta nada.
Alexandre
quando puder me passe com detalhes o que fizeram no seu carro, pois tenho que levar o meu na concessionária e já quero chegar com a "solução" que deram para o seu caso.
Agora uma coisa é certa, realmente existe erro de projeto, se estão trocando peças de um carro 0KM é por que sabem que existe este problema e o correto seria trocarem de todas.
Vamos esperar...

ferramenteiro
31/01/2007, 07:38
Será que este sistema selado tem alguma coisa a ver com o da L200 RS de competição?
Pela foto ela não tem tampa no radiador.

ferramenteiro
31/01/2007, 07:49
texto achado na internet:

Radiador selado - É o sistema de arrefecimento em que a água, quando se expande em razão do calor, é armazenada em um reservatório, evitando desperdícios do líquido. Resfriada, ela é reinserida no sistema. Nos sistemas antigos, a água que se expandia era eliminada por meio de um "ladrão", daí a necessidade de completar constantemente o nível da água em carros mais velhos.

Marcello Ladeira
31/01/2007, 07:56
Alexandre estranho demais sua história... sempre temos de ter um pé atras com estas concessionárias... uma pergunta bem interessante para ser feita: Se assim é melhor porque o carro já não vem de fábrica assim? Será que este pessoal tem a resposta?

[]'s,

ferramenteiro
31/01/2007, 08:06
Devem ter feito mais ou menos isso no seu carro.
Concordo com nosso amigo Marcelo, porque já não vem assim de fábrica????
Tá bem estranho essa história

Walter L. L. Casitta
31/01/2007, 09:13
Pois é Walter. Vamos ver o que vai rolar durante o dia de hoje.
Mas o que posso de garantir é que no reservatório antigo que estava instalado na L200, a tampa dele era apenas de encaixe. Ou seja, ela não segurava nenhum tipo de pressão. Com isso, a água circulava no sistema estava na mesma pressão que a atmosfera.
Agora, este novo reservatório tem uma tampa rosqueada, que "literalmente" veda todo o sistema. Por isso é que a água fica com uma pressão maior do que a pressão externa.

Mas concordo com vc. Tá parecendo coisa do "além"!!!!

Aguardem os próximos capítulos.

Esse sistema também é selado, só que o reservatório não faz parte dele. Existe uma válvula que separa a parte de alta pressão do reservatório. Essa válvula deixa passar a água pro reservatória quando a pressão sobe e também permite o retorno da água quando a pressão fica negativa dentro do motor.
Esse sistema tem uma desvantagem. Quando a água do reservatório acaba tem que completar no radiador também, mas o princípio de funcionamento é igual em todos...

edubelem
31/01/2007, 09:19
Devem ter regulado o cambio e trocado a válvula juntamente com o reservatório de pressão, o câmbio deve estar mais direto (não sei se expliquei direito:pensativo:)

edubelem
31/01/2007, 09:25
Esse sistema também é selado, só que o reservatório não faz parte dele. Existe uma válvula que separa a parte de alta pressão do reservatório. Essa válvula deixa passar a água pro reservatória quando a pressão sobe e também permite o retorno da água quando a pressão fica negativa dentro do motor.
Esse sistema tem uma desvantagem. Quando a água do reservatório acaba tem que completar no radiador também, mas o princípio de funcionamento é igual em todos...

Este é o sistema antigo, me parece que colocaram no carro do Alexandre o sistema igual da ranger, colocando apenas uma tampa p/ vedar o radiado e deixar passar a água livremente p/ o reservatório, reservatório esse que agora deve ser selado e com tampa de alta pressão assim como da ranger.

Ferramenteiro, deve ser parecido c/ o da RS, porem vale ressaltar o tamanho do intercooler.

Walter L. L. Casitta
31/01/2007, 09:53
Exatamente! O sistema antigo não é menos eficiente, mas o novo é mais confiavel.

AKPG
31/01/2007, 17:45
Walter. Vc está certo.
Fiz o questionamento quanto ao sistema selado para o técnico da fábrica e ele me disse que a diferença entre o sistema "original" para este "alternativo" que foi instalado no meu carro é em relação a pressão que o sistema trabalha. Este que foi instalado agora, trabalha com mais pressão do que o anterior.
E quanto a válvula termostática, a mesma não foi alterada. Pelo menos foi o que me disseram.

AKPG
31/01/2007, 17:51
Alexandre estranho demais sua história... sempre temos de ter um pé atras com estas concessionárias... uma pergunta bem interessante para ser feita: Se assim é melhor porque o carro já não vem de fábrica assim? Será que este pessoal tem a resposta?

[]'s,
Eu fiz esta pergunta para o técnico da fábrica e sabe o que ele me respondeu:
Como o projeto deste carro é japonês, ele segue aqui no Brasil as mesmas especificações dos que são fabricados por lá.

Ai eu não aguentei e fiz outra pergunta: E a tropicalização? A temperatura do Japão é bem diferente da que existe no Brasil. E a resposta foi: Como o problema de aquecimento acontece em casos isolados, justamente de clientes que exigem muito do carro, nós fazemos esta alteração que resolve o problema.

Depois disto eu desisti. Cansei de ser enrolado......

AKPG
31/01/2007, 17:54
Devem ter regulado o cambio e trocado a válvula juntamente com o reservatório de pressão, o câmbio deve estar mais direto (não sei se expliquei direito:pensativo:)
Edu,
Me disseram que não foi necessário alterar nada no câmbio. Eles apenas regularam o kick-dowm para acontecer mais rapidamente. Agora, sempre que piso um pouco mais fundo, a marcha é reduzida mais rapidamente do que antes.
Quanto a válvula, me disseram que não foi alterada. E nisso eu até acredito pois o que aconteceu foi que a temperatura de funcionamento do motor abaixou. Funcionando em marcha lenta, ele fica agora no máximo a 88 graus. Antigamente ficava a 95. Não sei se a troca da válvula causaria esta diminuição na temperatura de funcionamento.

AKPG
31/01/2007, 17:55
Este é o sistema antigo, me parece que colocaram no carro do Alexandre o sistema igual da ranger, colocando apenas uma tampa p/ vedar o radiado e deixar passar a água livremente p/ o reservatório, reservatório esse que agora deve ser selado e com tampa de alta pressão assim como da ranger.

Ferramenteiro, deve ser parecido c/ o da RS, porem vale ressaltar o tamanho do intercooler.
Edu,
Pela foto do Ferramenteiro, vcs poderão comparar com as fotos que colocarei mais abaixo. Realmente é o sistema na RS.

ferramenteiro
31/01/2007, 18:00
Mas e aí Alexandre resolveu ou não o problema?
Já fez o teste com a carreta?

edubelem
31/01/2007, 18:02
Edu,
Me disseram que não foi necessário alterar nada no câmbio. Eles apenas regularam o kick-dowm para acontecer mais rapidamente. Agora, sempre que piso um pouco mais fundo, a marcha é reduzida mais rapidamente do que antes.
Quanto a válvula, me disseram que não foi alterada. E nisso eu até acredito pois o que aconteceu foi que a temperatura de funcionamento do motor abaixou. Funcionando em marcha lenta, ele fica agora no máximo a 88 graus. Antigamente ficava a 95. Não sei se a troca da válvula causaria esta diminuição na temperatura de funcionamento.

Pois é foi isto que eu quis dizer, agora o câmbio ta mais experto, não esta tão lerdo, portanto o regime de rotação deve estar mais baixo. Estou certo?

AKPG
31/01/2007, 18:22
Pessoal,

Hoje fiz novamente o teste de descida e subida da serra da anchieta puxando meu reboque.

Resumindo o assunto, na subida da serra, o ponteiro nem se mexeu. Ficou sempre no meio e no laptop que estava fazendo o monitoramento, a temperatura máxima chegou a "apenas" 105 graus.

Quando terminamos de subir a serra e pegamos a parte plana da estrada, ela abaixou muito rapidamente para os 88 graus. E olha que eu vim forçando o carro como nunca. Eu reduzia a velocidade para 60 km/h, para que o câmbio ficasse em segunda, atolava o pé, o giro ia a mais de 4000 rpm, mudava o câmbio para terceira, continuava forçando e etc. E NADA. O PONTEIRO NÃO MEXEU UM MILÍMETRO SEQUER.

Portanto, a alteração que foi feita surtiu efeito. Vou colocar as fotos logo abaixo e vou tentar descrever o que foi feito no carro:

1- foi removido o reservatório original do radiador (foto SemReservOrig.JPG);
2- foi instalado um novo reservatório com tampa de rosca próximo ao filtro de ar (foto NovoReserv.JPG);
3- foi feita um alargamento numa peça que limita a passagem de água no motor e que fica antes da bomba d'água, para permitir o aumento da velocidade na circulação da água no sistema (esta foi a única coisa alterada na parte de dentro do motor do carro, segundo os técnicos);
4- foram eliminados os vãos e frestas que existiam entre o radiador e os pontos onde ele se apóia no carro. Isto foi feito para melhorar a circulação do ar e fazer com que todo o ar captado passe única e exclusivamente pelo radiador (foto Vedado. JPG e Geral.JPG).
5- foi substituida a tampa do radiador por outra, com uma mangueira que se conecta ao novo reservatório que foi instalado (foto TampaRad.JPG);
6- foram feitas todas as regulagens no motor (bomba injetora, turbo e sei lá o que mais).

Bom, é isso ai pessoal. Vamos ver se de agora em diante, eu não terei mais problemas de aquecimento.

E, para quem tem L-200 AT, sugiro que REALMENTE reclamem. Apesar do tempo que eu perdi para conseguir resolver o problema e das informações desencontradas que obtive, me considero satisfeito. Satisfeito pois pelo menos agora, apesar de todos os problemas que passei, "aparentemente" o carro não esquentará mais. É esperar pra ver.

AKPG
31/01/2007, 18:24
Pois é foi isto que eu quis dizer, agora o câmbio ta mais experto, não esta tão lerdo, portanto o regime de rotação deve estar mais baixo. Estou certo?
Edu, ele só está reduzindo mais rápido quando piso até o fundo. Mas quando isso acontece, o giro vai até os famosos 4500 rpm. Igualzinho antes.

ferramenteiro
31/01/2007, 18:58
Valeu Alexandre

Imprimi suas fotos com o seus textos de antes e depois e vou levar até a concessionária daqui e ver o que eles me dizem.

Grande abraço

freitasjr
31/01/2007, 20:13
Olá Alexandre, vc chegou a perguntar a eles por qual motivo esse super-aquecimento é presente só nas AT ? Ou por que raramente acontece nas MT, já que nas AT acontece em quase todas ?

Abraços, e que bom que conseguiram resolver o seu problema. Atenciosamente, Francisco de Freitas...

AKPG
31/01/2007, 20:52
Olá Alexandre, vc chegou a perguntar a eles por qual motivo esse super-aquecimento é presente só nas AT ? Ou por que raramente acontece nas MT, já que nas AT acontece em quase todas ?

Abraços, e que bom que conseguiram resolver o seu problema. Atenciosamente, Francisco de Freitas...
Freitas, não fiz esta pergunta. Mesmo porque o cara ia tentar me enrolar.

Porém tirei a seguinte conclusão, depois de "processar" e compilar todas as informações recebidas nos últimos dias:
O fato é que o sistema de arrefecimento deste motor já está no seu limite e além disso, as AT têm o radiador do câmbio na frente do radiador do motor. Como eles trocam calor entre si, o sistema de arrefecimento do motor não consegue manter a temperatura dentro dos limites de funcionamento normais quando o carro é muito exigido. Portanto, são dois fatores que causam isso. E as MT não têm problemas pois não tem este radiador do câmbio que ajuda a esquentar todo o sistema.

Um abraço,

Waldir Carlos
31/01/2007, 21:15
:palmas: Taí um ótimo exemplo de que, mesmo sendo uma solução "caseira", temos que exigir e cobrar. Não tenho "bagagem" para discutir e opinar sobre esse problema de arrefecimento, mas a Mit precisa acabar com essa história de subestimar a inteligência dos usuários.

3- foi feita um alargamento numa peça que limita a passagem de água no motor e que fica antes da bomba d'água, para permitir o aumento da velocidade na circulação da água no sistema (esta foi a única coisa alterada na parte de dentro do motor do carro, segundo os técnicos);

R E E D I T:

Nesse ponto, permita-me um palpite. Sabendo-se que por definição, vazão é igual ao produto da velocidade pela área [Q= v.S], imagino que eles decidiram reduzir a perda-de-carga, fazendo o "alargamento" na restrição. Com isso, a curva de vazão foi "deslocada" para cima. Estou considerando que a bomba NÃO é do tipo deslocamento positivo.

Parabéns e boa sorte Alexandre. Sei que aí na tua região a temperatura ambiente [que certamente influencia na curva T] é branda, mas sugiro que quando pegar a Anchieta, em um dia "quente", pise fundo [com carga], monitore e nos brinde com as informações.

:palmas::palmas:

[]s

AKPG
01/02/2007, 08:30
Carlos, eu só fui atrás dos meus direitos. Tive que ter tempo e paciência para fazer isso, mas acho q valeu a pena.

Vc está certo quando diz que foi feito o "alargamento". Foi isso que eu quiz dizer.

Eu considero que o teste teve 95% de validade. Só vou considerar 100% quando eu estiver passando nos locais onde o carro esquentou e a temperatura ambiente esteja nas mesmas condições das vezes em que o problema aconteceu. Mas realmente pelo serviço que foi feito e pelas condições de temperatura de funcionamento do motor, eu acho que não terei problemas. É esperar pra ver.

Um abraço,

RezendeDF
01/02/2007, 15:23
Acho muito difícil a minha aquecer.

Hoje fui pra roça de novo carregando 800kg de milho e + 3 passageiros.

Tava uma lama só. Em vários momentos andei uns 600 metros em subidas usando 2a. ou 3a. marcha com 4 x 4 ligado e o ponteiro não passou do meio. Aliás, nunca passou - é lá que ele tem que ficar.. rrrrsrsrrr

Mais também não ponho a mão no fogo. Pelo menos por enquanto.

Canaã
01/02/2007, 15:38
Prezados, postei essa mensagem no outro tópico da outdoor, mas virou chat de conselhos sentimentais.

Recebi na minha casa a 4 rodas de fevereiro e surpreendentemente, depois de 6 anos, temos um teste da L200 2007 Outdoor a/t. A Mitsu não emprestou o carro para o teste, foi um apaixonado pelo carro. Eu acredito que é uma ótima oportunidade pra começarmos jogar merd... no ventilador e mandarmos um monte de mensagens para a editora abril sobre os problemas de aquecimento do carro para obrigar a Fábrica divulgar um recall branco.

AKPG
01/02/2007, 17:23
Acho muito difícil a minha aquecer.

Hoje fui pra roça de novo carregando 800kg de milho e + 3 passageiros.

Tava uma lama só. Em vários momentos andei uns 600 metros em subidas usando 2a. ou 3a. marcha com 4 x 4 ligado e o ponteiro não passou do meio. Aliás, nunca passou - é lá que ele tem que ficar.. rrrrsrsrrr

Mais também não ponho a mão no fogo. Pelo menos por enquanto.
Rezende,
Para o carro esquentar, vc tem que estar passando por subidas longas e por um bom tempo, com ele carregado, e oscilando entre 2 e 3a marchas. Nestes trajetos q vc comentou, realmente é muito difícil o carro apresentar problemas de aquecimento, pois ele passa por períodos curtos de esforço. Mesmo estando carregado.

Só para vc ter uma idéia de como funciona o marcador de temperatura da L-200:
Na primeira vez, antes dos técnicos mexerem no carro, a temperatura normal de funcionamento era de 95 graus. E o ponteiro ficava exatamente no meio.
Agora a temperatura de funcionamento do meu carro passou para 88 graus. E adivinha onde o ponteiro fica: exatamente no meio.
Na subida da serra, no último teste que fiz no meu carro, a temperatura chegou a 105 graus. E o ponteiro? Continuou no meio!!! Sem se mexer por um milímetro.
Ou seja, antes dele começar a mexer, existe uma grande faixa de variação na temperatura. E ai eu perguntei para o técnico em qual temperatura ele começava a se mexer e ele me respondeu: Não possuo esta informação!!!

Ou seja, não sei ao certo em qual temperatura ele vai começar a mexer e o técnico simplesmente não quiz me contar.

Vc vai ver, se algum dia vc pegar uma boa subida de serra com o carro carregado, socando a bota, garanto para vc que ele vai esquentar. E não tô jogando praga não. Isto é um fato. Tanto é que eu consegui simular para mostrar para o pessoal da fábrica.

Se eu fosse vc, ia até uma concessionária e mostrava para eles o que aconteceu no meu caso.

Um abraço,

AKPG
01/02/2007, 17:27
Prezados, postei essa mensagem no outro tópico da outdoor, mas virou chat de conselhos sentimentais.

Recebi na minha casa a 4 rodas de fevereiro e surpreendentemente, depois de 6 anos, temos um teste da L200 2007 Outdoor a/t. A Mitsu não emprestou o carro para o teste, foi um apaixonado pelo carro. Eu acredito que é uma ótima oportunidade pra começarmos jogar merd... no ventilador e mandarmos um monte de mensagens para a editora abril sobre os problemas de aquecimento do carro para obrigar a Fábrica divulgar um recall branco.
Canaã,
Esta reportagem é uma comédia. Falar q este carro faz 11 por litro é a maior piada que já ouvi. Até na concessionária me falaram q o consumo da AT não passa de 8 na cidade.

Quanto a reclamações, eu acho que já consegui colocar bastante material no fórum que poderá ser utilizado por outros colegas que tem L-200 AT. É só cada um reclamar na sua concessionária. Porém lembre-se que não são todos que terão tempo pra fazer isso, ou o carro já saiu da garantia, ou tantos outros fatores.
Acho q o objetivo deste fórum é esse: encontrar os problemas e apresentar as soluções para que outros consigam resolver seus problemas mais facilmente.

Um abraço,

edubelem
01/02/2007, 17:38
Alexandre, espero realmente que seu problema tenha sido sanado, porem ser foi realmente resolvido, eu acho muita patifaria da MIT, com seus clientes.

Por que não vem com essas modificações de fábrica? Já que eles sabem como resolver.

Por que fazer de vc um consumidor insatisfeito, assim como muitos outros por ai?

Tem coisas que realmente não dá p/ entender.

edubelem
01/02/2007, 17:51
Eu acho que os proprietários, que tem o problema fora da garantia, deveriam cobrar dá fábrica a “receita do bolo” p/ sanar o problema ou até mesmo vender um KIT. (KIT Geladeira hi hi hi…sacaneei)

Quanto ao consumo, tenho um amigo que esta desesperado com sua AT pois tem que andar a 110 – 120 Km p/ conseguir fazer 8,5Km /l na estrada.pois se ele apertar o consumo despenca p/ 6,5 – 7,5, por tanto presumo que este teste da 4r foi devidamente comprado ou o carro estava sendo rebocado, o Alexandre deveria ter cedido o carro dele p/ revista testar, isso antes da colocação do KIT.

AKPG
01/02/2007, 18:13
Alexandre, espero realmente que seu problema tenha sido sanado, porem ser foi realmente resolvido, eu acho muita patifaria da MIT, com seus clientes.

Por que não vem com essas modificações de fábrica? Já que eles sabem como resolver.

Por que fazer de vc um consumidor insatisfeito, assim como muitos outros por ai?

Tem coisas que realmente não dá p/ entender.
Pois é Edu. Eu também espero que tenha resolvido. Vamos ver o q ocorre daqui pra frente.

Agora quanto ao respeito da fábrica com os consumidores, NOTA ZERO!!!!

Realmente não dá pra entender.

AKPG
01/02/2007, 18:14
Eu acho que os proprietários, que tem o problema fora da garantia, deveriam cobrar dá fábrica a “receita do bolo” p/ sanar o problema ou até mesmo vender um KIT. (KIT Geladeira hi hi hi…sacaneei)

Quanto ao consumo, tenho um amigo que esta desesperado com sua AT pois tem que andar a 110 – 120 Km p/ conseguir fazer 8,5Km /l na estrada.pois se ele apertar o consumo despenca p/ 6,5 – 7,5, por tanto presumo que este teste da 4r foi devidamente comprado ou o carro estava sendo rebocado, o Alexandre deveria ter cedido o carro dele p/ revista testar, isso antes da colocação do KIT.
Putz!!! Se este teste tivesse sido comigo e com meu carro, acho q não sairia a reportagem......

murilloaquino
01/02/2007, 18:19
esse teste, eles nao mediram o consumo...
o dono da d-200, que é um ´´fanatico´´ por l-200 q falou sobre o consumo...
nas medias dele...
hahahaa

FlavioLouveira
02/02/2007, 08:52
Pois é Edu. Eu também espero que tenha resolvido. Vamos ver o q ocorre daqui pra frente.

Agora quanto ao respeito da fábrica com os consumidores, NOTA ZERO!!!!

Realmente não dá pra entender.

desculpa, mas esses dias eu entrei pouco no forum....
vc postou as fotos aqui ja? de como ficou?

AKPG
02/02/2007, 09:33
Flávio, dá uma olhada na mensagem #175.

edubelem
02/02/2007, 11:05
Um colega, tem uma L-200 AT, ainda não pagou a primeira prest., ele me ligou hoje falando que após beber tanto, finalmente carro dele esta com ressaca, pois ontem ele bebeu muita água, aqueceu tanto que vazou água pela tampa do radiador, pois bem chegando na mit. falaram p/ele, que foi radiador furado, eu não quis desiludir o rapas, mais radiador furado não joga água pela tampa.

AKPG
02/02/2007, 11:36
Edu, o carro dele é zero ou é usado?

edubelem
02/02/2007, 14:05
Edu, o carro dele é zero ou é usado?

Zerinho da silva, tem pouco mais de um mês.

Marcello Ladeira
02/02/2007, 15:00
Edu vc não entendeu, é que a tampa do radiador que tava furada... kkkkk, putz... la vem enrolation, mas agora estamos relativamente documentado. Manda seu amigo vir pro fórum que resolvemos o problema dele... hehehe

[]'s,

edubelem
02/02/2007, 15:04
Já mandei ele dar uma lida por aqui.

RezendeDF
02/02/2007, 15:29
AKPG, vou te dar uma dica.

Se caso seu carro esquentar de novo, só vejo duas soluções:

- Devolver o carro pra Mit ou
- Trocar por um modelo mecânico recebendo a diferença de volta.

Abraço!

AKPG
02/02/2007, 15:39
Rezende,
Vou torcer para o carro não apresentar problemas para que eu não tenha que fazer nada disso. Porque se o problema ocorrer novamente, eu vou é querer o meu dinheiro de volta. Vai ser difícil conseguir mas vou tentar até o fim. Tomara que eu não precise fazer isso.

Um abraço,

RezendeDF
02/02/2007, 15:47
Entendo o que você está passando, já tive um Tempra 16V Série Ouro......

Um carrão, mais tinha esse problema de esquentar. Era só pegar um engarrafamento que o ponteiro começava a subir. Mais tinha uma manha curiosa, era só ligar o ar condicionado que as ventuinhas entravam em ação e ela voltava a normalidade. Até aí tudo bem, o problema é que tinha que tava muito frio. rrrsrssss.

Posso te garantia que a minha pkp manual "ainda" não esquentou.

Vamos ver.

RezendeDF
02/02/2007, 15:49
Não prestei atenção ainda AKPG se vc vai a BH para o grande encontro, se for qual a viatura que vc vai levar?

L200 ou Troller?

Preciso trocar o carro da esposa e tô em dúvidas entre Troller e Tracker. (dirigibilidade)

Marcello Ladeira
02/02/2007, 16:10
Putz tambem preciso trocar o carro da esposa mas quem dera ela aceitasse andar num jipe... hehehehe.

[]'s,

AKPG
02/02/2007, 16:12
Não prestei atenção ainda AKPG se vc vai a BH para o grande encontro, se for qual a viatura que vc vai levar?

L200 ou Troller?

Preciso trocar o carro da esposa e tô em dúvidas entre Troller e Tracker. (dirigibilidade)
Rezende,

Eu ainda não confirmei a presença pois não sei se estarei disponível na semana santa. Somente quando estiver chegando mais perto é que saberei. E ai irei decidir com qual viatura eu vou.

Quanto aos dois carros que vc citou (se é que podemos chamar o Troller de carro!!!) só te digo o seguinte: Eu não consigo dirigir o Troller. Minha esposa não me deixa. Sempre que vamos sair pela manhã, ela pega a chave do carro e eu tenho que ficar com a L200.

A melhor forma de vc decidir qual comprar é levá-la para fazer o test drive dos dois. No primeiro Troller que eu tive, eu tinha acabado de vir de um test drive da TR4. Minha mulher havia dirigido a TR4 e tinha amado o carro. Pois é, foi só andar no Troller q o amor dela pela TR4 sumiu!!!!.

Lembre-se que o Tracker está mais para um carro e o Troller mais para um caminhão. Para ter um Troller, vc vai ter q abrir mão de certos confortos, se acostumar com barulhos no painel e outros tantos grilos dentro do carro e fazer um pouco de musculação na perna esquerda, pois a embreagem é um pouco dura. Mas eu vou te falar uma coisa, o respeito que ele impõe no trânsito, a segurança que ele te dá ao dirigir e a força do motor 3.0 não tem comparação com nada. Sou categórico em falar que não troco este carro por nada. Somente por outro mais novo, se a Ford não acabar com ele nos próximos anos. E se ela acabar com ele, eu garanto que não me desfaço dele por nada.

Um abraço,

RezendeDF
02/02/2007, 16:13
Pois é Marcello, mais acho que nessa eu levo desvantagem.

Um Tracker tá custando hoje R$ 60.000,00 e um Troller uns R$ 84.000,00

Foi se o tempo que ela gostava de Gol.

kkkkkkkk Me se lasquei!

AKPG
02/02/2007, 16:17
Entendo o que você está passando, já tive um Tempra 16V Série Ouro......

Um carrão, mais tinha esse problema de esquentar. Era só pegar um engarrafamento que o ponteiro começava a subir. Mais tinha uma manha curiosa, era só ligar o ar condicionado que as ventuinhas entravam em ação e ela voltava a normalidade. Até aí tudo bem, o problema é que tinha que tava muito frio. rrrsrssss.

Posso te garantia que a minha pkp manual "ainda" não esquentou.

Vamos ver.
Rezende,
Acho q ela não vai esquentar. Como o próprio Marcello já disse e o Bruno também, a deles nunca esquentou e eles usam bem o carro.
Maldita hora q optei pela AT. Mas tudo bem. Se o problema tiver sido resolvido, isso é o que importa.

Um abraço,

Marcello Ladeira
02/02/2007, 16:17
Alexandre e o seguro? Foi facil fazer novamente? Colocaram alguma proteção mais eficiente neste? O que foi roubado nao tinha rastreador não? E a Blazer, foi embora para a compra do Troll?

[]'s,

RezendeDF
02/02/2007, 16:18
AKPG,

Vou levá-la pra fazer o test-drive, a questão é que tô enrolando ela para ganhar uns meses até passar essa faze de início de ano que é pauleira. (IPTU, IPVA, escola de menino, material escolar, despesas de viagens etc.)

Tenho certeza que se formos agora, ela vai acabar me deixando louco pra comprar logo. O carro dela é um Megane 99... kkkkk

Abraço!

Marcello Ladeira
02/02/2007, 16:28
A minha tem um Gol Special 2002 +ar e só... quando fui pegar a pkp ofereci meu Stilo pra ela e assim eu poderia comprar um Troll... ela não quis o Stilo e como ficamos "gravidos" comprei a L200 para ter um carro que pudesse viajar com a "tralha" necessária, já que Gol não é carro pra viajar com a família... hehehe

[]'s,

AKPG
02/02/2007, 16:32
Eu sei. Este começo de ano é du kct!!!!.
Tente enrolar ela mais um pouco então e leve ela para andar logo de cara no Troller. Se ela gostar do carro, nem leva pra andar no Tracker.

Uma pergunta: Ela gosta da L200? Se ela gostar, é meio caminho andado para o Troller.

Um abraço,

RezendeDF
02/02/2007, 16:32
Situação preocupante essa das nossas patroas em Marcello. As mulheres acabam ficando com as sobras. kkkkkk

AKPG
02/02/2007, 16:34
A minha tem um Gol Special 2002 +ar e só... quando fui pegar a pkp ofereci meu Stilo pra ela e assim eu poderia comprar um Troll... ela não quis o Stilo e como ficamos "gravidos" comprei a L200 para ter um carro que pudesse viajar com a "tralha" necessária, já que Gol não é carro pra viajar com a família... hehehe

[]'s,
Nós, maridos, sempre tentando dar uma enganadinha "de leve" nas esposas!!!!!
Eu já comecei a campanha pela aquisição do guincho. Mas a batalha não vai ser fácil!!!!

RezendeDF
02/02/2007, 16:37
..... Uma pergunta: Ela gosta da L200? Se ela gostar, é meio caminho andado para o Troller.

Um abraço,

Ela não se liga muito nos detalhes, para ela o mais importante é trio elétrico, direção e CD.

O que ela adora no Megane é o controle de som num "satélite" que tem atrás do volante. Só aquilo já encheu os olhos dela.

Uma vez levei ela pra dar uma volta numa Bandeirante ela quase me bateu, falei que tinha comprado pra ela. kkkkk

Por isso que acho que ela vai gostar mais do Tracker.

Com relação a L200 ela só dirigiu uma vez, adorou a pkp.

Marcello Ladeira
02/02/2007, 16:39
Elas ficam com a sobra desde que possam dar opinião em todo o resto... hehehe

Tem um cara la na lista do Coupe que mes retrasado comprou o 3o. Ele tem um Azul, um Vermelho e agora um Amarelo... Perguntei qual era o macete ai ele falou que sempre começa o assunto comprando um vestido pra patroa... hehehe. A minha eu posso garantir que é mais inteligente ou cara que isso... não consigo compra-la somente com um vestido. Tem de ter viajem, sapato, carinho, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, e no final ainda a coisa tem de ser do jeito dela. heheheheh

[]'s,

RezendeDF
02/02/2007, 16:42
Pô chato, vou ter que sair agora porque combinei com a turma pra tomarmos umas latinhas no buteco. kkkkk :dance:

Abraço pessoal! :concordo:

AKPG
02/02/2007, 18:06
Elas ficam com a sobra desde que possam dar opinião em todo o resto... hehehe

Tem um cara la na lista do Coupe que mes retrasado comprou o 3o. Ele tem um Azul, um Vermelho e agora um Amarelo... Perguntei qual era o macete ai ele falou que sempre começa o assunto comprando um vestido pra patroa... hehehe. A minha eu posso garantir que é mais inteligente ou cara que isso... não consigo compra-la somente com um vestido. Tem de ter viajem, sapato, carinho, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, e no final ainda a coisa tem de ser do jeito dela. heheheheh

[]'s,
Marcello,
Resumindo, acho q ai na sua casa é igual aqui: A última palavra, é sempre minha!!!!

Ronaldo Andrade
02/02/2007, 18:18
Marcello,
Resumindo, acho q ai na sua casa é igual aqui: A última palavra, é sempre minha!!!!

Alê,

Eu sei .... :discordo:

1- Sim senhora, volto cedo ... :oops:

2- Putz, tive um problema e não pude ir na trilha :mrgreen: :mrgreen:
(esta desculpa é velha)

Ronaldo Andrade
02/02/2007, 18:34
Eu fiz esta pergunta para o técnico da fábrica e sabe o que ele me respondeu:
Como o projeto deste carro é japonês, ele segue aqui no Brasil as mesmas especificações dos que são fabricados por lá.

Ai eu não aguentei e fiz outra pergunta: E a tropicalização? A temperatura do Japão é bem diferente da que existe no Brasil. E a resposta foi: Como o problema de aquecimento acontece em casos isolados, justamente de clientes que exigem muito do carro, nós fazemos esta alteração que resolve o problema.

Depois disto eu desisti. Cansei de ser enrolado......

Alê,

Eu não vou resisitir .... :shock:

Quem manda comprar carro feito em fábrica de "fundo de quintal" ? :mrgreen: :mrgreen:
Eu bem que avisei, eu bem que avisei, que bem que avisei ....:parede: :parede: :parede:

Brincadeiras a parte, espero que agora dê tudo certo e vc fique feliz com ela.
Sem mais aporrinhações.

[s]

AKPG
02/02/2007, 20:11
Alê,

Eu não vou resisitir .... :shock:

Quem manda comprar carro feito em fábrica de "fundo de quintal" ? :mrgreen: :mrgreen:
Eu bem que avisei, eu bem que avisei, que bem que avisei ....:parede: :parede: :parede:

Brincadeiras a parte, espero que agora dê tudo certo e vc fique feliz com ela.
Sem mais aporrinhações.

[s]
:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Não bastasse vc me dizer isso eu ainda tenho que aguentar a patroa falando: Pois é, o Ronaldo bem que te avisou, né?!?!?!?!?!:oops::parede: :oops::parede: :oops: :parede: :oops: :parede:

AKPG
02/02/2007, 20:12
Alê,

Eu sei .... :discordo:

1- Sim senhora, volto cedo ... :oops:

2- Putz, tive um problema e não pude ir na trilha :mrgreen: :mrgreen:
(esta desculpa é velha)
Faltaram: OK benzinho; To indo; Vou rápido e outras mais que não me lembro agora!!!

AKPG
02/02/2007, 20:51
Alexandre e o seguro? Foi facil fazer novamente? Colocaram alguma proteção mais eficiente neste? O que foi roubado nao tinha rastreador não? E a Blazer, foi embora para a compra do Troll?

[]'s,
Bom, quanto ao seguro, foi sem problemas. A seguradora não chiou. Neste eles colocaram o rastreador LoJak. O outro não tinha. E eu pedi para colocarem um alarme neste, coisa q o outro também não tinha.
Quanto a Blazer, alguém tinha que rodar né?!?!?!??!
Um abraço,

edubelem
03/02/2007, 09:28
O problema que mulé não gosta de carro e acaba indo as sobras p/ elas, por exemplo:
Quando fui comprar o C3 da patroa, escolí o exclusive c/ todos os opsionais exeto roda e bc de couro, pois bem o carro lindo e completo tem ABS, EBD ou seja uma sopa de letrinha completa, quando cheguei em casa fomos direto passear p/ que ela conhecesse o carro, fomos ao iguatemí, quando retornamos a garagem, ela foi direto a um CELTA :putz: da mesma cor e ficou tentando abrir, e ainda ficava comentando o quanto o carro dela éra bonito:parede: .

Fiquei olhando aquela sena estupefado.:shock: :shock:

Moral da estória poderia ter gasto a metade, que p/ ela seria a mesma coisa.

Charles Noronha
03/02/2007, 09:52
Com minha esposa foi a mesma coisa, ela queria uma hilux, pq disse que achava mais "bonita" e eu queria uma ranger.

Fiquei em duvida por causa do desejo da minha esposa, então ao chegarmos numa loja multimarcas, eu falei pro vendedor que eu queria ver a ranger, então ela foi direto a hilux e ficou esprando a gente.

Ai ela falou pro vendedor abrir logo essa "ranger" pra mim ver, foi então que eu descobri que ela não percebe a diferença estética entre as duas.

Já tô com 2 meses de ranger e ela já confundiu umas 3 vezes com outros carros.

Marcello Ladeira
03/02/2007, 10:07
Bom já que o tópico está se transformando de "Aquecimento L200" para "Que carro comprar para as esposas" gostaria da opinião de vocês, principalmente do EDU.

Quero que minha esposa compre um Honda FIT, mas toda vez que ela ve um C3 ela fala como o carro é bunitin... Fico com um pé atras pois em BH Citroen é complicado de revenda e tem fama de manutenção cara. Qual a opinião de vocês?

[]'s,

edubelem
03/02/2007, 11:10
Bom já que o tópico está se transformando de "Aquecimento L200" para "Que carro comprar para as esposas" gostaria da opinião de vocês, principalmente do EDU.

Quero que minha esposa compre um Honda FIT, mas toda vez que ela ve um C3 ela fala como o carro é bunitin... Fico com um pé atras pois em BH Citroen é complicado de revenda e tem fama de manutenção cara. Qual a opinião de vocês?

[]'s,
Sou um pouco suspeito p/ falar, pois a patroa roda pouco, 3 anos so 30K, por tanto gastei muito pouco c/ ele praticamente só óleo.

O C3 é um bom carro, bom motor(1.6), bom consumo (8-9 cidade), manutenção não é cara, pois existe muita peça que é do 206, exemplo amortecedor 120,00 dinanteiro e 80,00 traseiro, a grande vantagem do fit é o câmbio AT de resto não tem grandes diferênsas, particularmente, eu acho o C3 mais bonito que o FIT.

RezendeDF
03/02/2007, 16:20

[]'s,

Marcello já tive carros da Honda, vou te dizer: só elogios. Fiquei com ele pouco mais de dois anos e o bicho não quebra de jeito nenhum. Só manutenções de rotina. E o carro já tinha 04 anos de uso.

Com relação aos carros da Citroen, a fama deles aqui em Brasília também não é boa. Se a fama dos Mit é ruim, multiplique por 3 os da Citroen. :?:

Pequeno jr
03/02/2007, 22:15
Dizem q o C3 e o Picasso(Vcs ja sentaram num Picasso), são os únicos que saem da fama de manutenção cara da Citroen. O restante dos modelos, não sei de um q não tenha manutenção cara e depreciação enorme.

Marcello Ladeira
04/02/2007, 09:33
Ok moçada, valeu pelas dicas.

[]'s,

edubelem
04/02/2007, 17:43
Dizem q o C3 e o Picasso(Vcs ja sentaram num Picasso), são os únicos que saem da fama de manutenção cara da Citroen. O restante dos modelos, não sei de um q não tenha manutenção cara e depreciação enorme.

Por serem nacionais, os importados são caros realmente, Pequeno, eu ainda não tive a oportunidade, pelo visto vc já sentou, que tal? é espaçoso????:mrgreen: :mrgreen:

AKPG
04/02/2007, 23:25
PessoALL,
Este final de semana eu fui para o sítio. Além dos 240 km de estrada asfaltada (120 pra ir e 120 pra voltar), rodei mais 160 em estradas de terra. Passei por locais onde antes só havia passado de quadriciclo. Estávamos em quatro pessoas no carro. Peguei diversas subidas de terra, com mais de 5 km de aclive acentuado, onde tive que usar a reduzida por diversas vezes em 2 ou L.
Em nenhum momento o ponteiro da temperatura se mexeu. Não tenho parâmetros para comparar antes da alteração que foi feita no meu carro pois não havia utilizado a pkp nestes caminhos. Porém, fiquei muito contente com o resultado. Acho que o problema foi efetivamente solucionado. Digo "acho" pois vamos ver quando eu conseguir usar o carro nas mesmas condições em que ocorreram os problemas. Ai sim terei segurança em afirmar com 100% de certeza que o problema foi resolvido. Por enquanto fico nos mesmos 95% de antes.

Um detalhe importante: O carro parece outro na estrada. Está retomando velocidade de forma surpreendente. As acelerações estão muito melhores do que antes. Quando o carro está em quarta, basta acelerar com um pouco mais de força que o kick-down acontece rapidamente e as marchas estão sendo trocadas numa velocidade que eu nunca vi antes. Só acho q o consumo não melhorou. Depois que eu abastecer, vou poder passar esta informação.
Para efeito de comparação:
- a 120 km/h o carro estava a 2450 rpm
- a 140 km/h o carro estava a 2950 rpm
- a 160 km/h o carro estava a 3450 rpm
- a 180 km/h, bom, ai a patroa quase me matou e mandou tirar o pé, pois ela reclamou q não estava conseguindo ouvir o rádio direito e quando olhou no velocímetro..... Vamos ver na próxima viagem se consigo passar este informação.

Um abraço,

FlavioLouveira
05/02/2007, 07:22
Um detalhe importante: O carro parece outro na estrada. Está retomando velocidade de forma surpreendente. As acelerações estão muito melhores do que antes. Quando o carro está em quarta, basta acelerar com um pouco mais de força que o kick-down acontece rapidamente e as marchas estão sendo trocadas numa velocidade que eu nunca vi antes. Só acho q o consumo não melhorou. Depois que eu abastecer, vou poder passar esta informação.
- a 180 km/h, bom, ai a patroa quase me matou e mandou tirar o pé, pois ela reclamou q não estava conseguindo ouvir o rádio direito e quando olhou no velocímetro..... Vamos ver na próxima viagem se consigo passar este informação.

Um abraço,

descreveu exatamente a minha picape, ela anda nesses giros ai com essa velocidade.... com exceção dos 160 pra frente que eu nunca passei, só manti 160 na estrada ate agora no maximo.....

ja ja vc vai estar fazendo 8,5 - 9,0 km por litro, mesmo andando a 130- 140 na estrada.... calma, que vc vai ver:concordo:

Pequeno jr
05/02/2007, 13:48
PessoALL,
Este final de semana eu fui para o sítio. Além dos 240 km de estrada asfaltada (120 pra ir e 120 pra voltar), rodei mais 160 em estradas de terra. Passei por locais onde antes só havia passado de quadriciclo. Estávamos em quatro pessoas no carro. Peguei diversas subidas de terra, com mais de 5 km de aclive acentuado, onde tive que usar a reduzida por diversas vezes em 2 ou L.
Em nenhum momento o ponteiro da temperatura se mexeu. Não tenho parâmetros para comparar antes da alteração que foi feita no meu carro pois não havia utilizado a pkp nestes caminhos. Porém, fiquei muito contente com o resultado. Acho que o problema foi efetivamente solucionado. Digo "acho" pois vamos ver quando eu conseguir usar o carro nas mesmas condições em que ocorreram os problemas. Ai sim terei segurança em afirmar com 100% de certeza que o problema foi resolvido. Por enquanto fico nos mesmos 95% de antes.

Um abraço,

Ue Alexandre??,
Posso estar totalmente errado, mas acho que alguem aqui do forúm, não sei se foi o Bruno ou o Marcelo, que havia postado as relações dos carros deles e quando andavam a 120km/h o motor ja estava a 3000rpm.

Será q não mexeram na relação ou qualquer coisa do seu câmbio não?

ricardortiz
05/02/2007, 13:49
... Fico com um pé atras pois em BH Citroen é complicado de revenda e tem fama de manutenção cara. Qual a opinião de vocês?

[]'s,

Se vc puder fuja da Citröen, a manutenção é bem cara e depois vc se ferra na revenda. Já passei por este problema.

AKPG
05/02/2007, 14:02
Ue Alexandre??,
Posso estar totalmente errado, mas acho que alguem aqui do forúm, não sei se foi o Bruno ou o Marcelo, que havia postado as relações dos carros deles e quando andavam a 120km/h o motor ja estava a 3000rpm.

Pequeno,
As AT tem uma relação de câmbio mais longa que as MT. Acho q é por isso a diferença de rotação.
Um abraço,

Pequeno jr
05/02/2007, 14:12
Putz, foi mal .. havia esquecido disso.

FlavioLouveira
05/02/2007, 16:09
Ue Alexandre??,

é, como ele disse... são exatamente os mesmo resultados que eu tenho com meu carro... os rpm´s sao os mesmos...

e escreva ai Alexandre, ja ja a sua vai começar a fazer 8.5 a 9 sem reboque a uns 140 por hora na pista...pode marcar

Marcello Ladeira
05/02/2007, 16:19
É móçada to morrendo de inveja da Automática em estrada... rotações mais amenas... a minha a 120 fica pouco acima dos 3000 e olha que minha relação tá um pouco alterada pelos BF. O consumo descrito pelo Flávio em estrada deve ser realmente possível de ser atingido, afinal a minha a 120 faz 9,5.

[]'s,

AKPG
05/02/2007, 16:22
é, como ele disse... são exatamente os mesmo resultados que eu tenho com meu carro... os rpm´s sao os mesmos...

e escreva ai Alexandre, ja ja a sua vai começar a fazer 8.5 a 9 sem reboque a uns 140 por hora na pista...pode marcar
Mas Flávio, a sua está com quantos KM's? É que a minha já está com 8100 e nada do consumo melhorar. A não ser q eu tenha q mudar meu estilo de dirigir. Pode ser isso também.

Walter L. L. Casitta
05/02/2007, 16:31
É móçada to morrendo de inveja da Automática em estrada... rotações mais amenas... a minha a 120 fica pouco acima dos 3000 e olha que minha relação tá um pouco alterada pelos BF. O consumo descrito pelo Flávio em estrada deve ser realmente possível de ser atingido, afinal a minha a 120 faz 9,5.

Acredito que se a MT tivesse uma relação de marchas parecida com a AT seria bem mais econômica. Agora na AT isso não acontece devido provavelmente pelo mesmo fator que faz com que esquentem.

Marcello Ladeira
05/02/2007, 16:36
Moçada minha L200 começou na semana passada a apresentar dificuldade em dar a partida, tanto com o motor quente quanto frio. O que vocês aconselham a olhar?

[]s,

AKPG
05/02/2007, 16:49
Moçada minha L200 começou na semana passada a apresentar dificuldade em dar a partida, tanto com o motor quente quanto frio. O que vocês aconselham a olhar?

[]s,
A minha estava assim antes de ir para a concessionária. E também estava falhando um pouco na marcha lenta. Dava uns "socos" de vez em quando.
O problema vai ser descobrir o que fizeram no meu carro para que isso fosse solucionado. Como mexeram num monte de coisas, não saberei te dizer.

Daniel Ribeiro
05/02/2007, 18:48
Olá Alexandre e demais usuários do fórum,

Infelizmente, sou mais um enganado pela Mitsubishi.

Apenas nestes últimos dias descobri esse fórum e, finalmente, constatei que o problema de aquecimento da minha L200 Sport HPE 2005 automática é, de fato, um problema estrutural, não só do meu carro mas de todos os demais, deste modelo.

Moro aqui no Rio de Janeiro e venho sofrendo há mais de um ano com inúmeras indas e vindas das Concessionárias, com a finalidade de ver meu carro consertado. Infelizmente, a má-fé prevaleceu até hoje. Já cansei de ouvir "agora seu carro está bom. Subimos ladeiras com a reduzida e o motor não está mais aquecendo". Bastava pegar o carro e andar na areia da praia, ou - agora - até mesmo subir a Serra das Araras, que o ponteiro da temperatura subia e continua subindo até o limite.

Quando li todas as mensagens postadas por você, fiquei um dia inteiro tomado por ódio e resolvi, finalmente, partir para o ataque. Estou, nesta semana, apresentando novamente meu carro à Concessionária, com uma notificação e cópia das principais mensagens do fórum, exigindo, no mínimo, sejam feitas as mesmas alterações que fizeram no seu carro. Caso o defeito não seja solucionado, o caminho será uma ação judicial, pedindo a devolução do dinheiro, corrigido, e indenização por danos morais.

Também vou encaminhar cópia da notificação para a Quatro Rodas, PROCON e Revista 4x4 e Cia. Além disso, vou também remeter cópia, acompanhada de representação, para o Ministério Público, especialmente à Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Consumidor. Eles podem ajuizar uma ação coletiva que obrigue a Mitsubishi a um recall para todas as L200. É a esperança.

Aconselho que todos façam o mesmo. Procurem o Ministério Público de seus Estados. Pensei até mesmo em formarmos uma associação de proprietários de L200, pra ganharmos um poder maior de negociação com a Mitsubishi.

É um absurdo o que eles estão fazendo. Como estão tratando nós consumidores, que gastamos quase cem mil reais com eles.

Temos o País que merecemos. Aqui a lei não é respeitada, tudo cai no esquecimento. Se existe alguém que não acha nada demais sair no fim de semana com sua L200 e ter que parar igual cachorro em poste para esperar ela esfriar, esse não sou eu. Espero não ser o único.

De qualquer forma, desculpem o desabafo. Vou tentar fazer o mesmo que o Alexandre, postando aqui os passos de mais essa via crucis que vai começar.

Estou à disposição para que nos unamos em busca de uma solução para todos.

Abraço,
Daniel

RezendeDF
05/02/2007, 19:51
Boa sote pra você Daniel.

Seja bem vindo ao fórum. É bom fazer amigos!

Marcello Ladeira
05/02/2007, 20:08
Daniel se for ajuizar uma ação é bom que tenha muita paciência e procure documentar TUDO, simplesmente TUDO. Todas as concessionárias em que seu carro entrou SÃO OBRIGADAS a lhe fornecer a Ordem de Serviço que contém suas reclamações nas diversas vezes que seu carro lá deu entrada.

Passei por um processo semelhante que consumiu, além de paciência e $$$, 8 anos e meio. "Um péssimo acordo é muito melhor que uma ótima Demanda".

[]'s,

RODRIGUESLIMA
05/02/2007, 20:11
Tambem ja li tudo que foi postado nesse forum sobre o problema da nova L200, tenho uma modelo 2002, estou com muita vontade de trocar por uma outdoor, mas como os demais estou com medo de também ser engado, vou acabar opitando por uma ranger 3.0 ..., ja aproveitando um amigo meu tem uma L200 2005 mecânica que já constatou o problema de esquentar, no entando a duvida é, A mecânica esquenta com a mesma facilidade da automatica? ou não?

Marcello Ladeira
05/02/2007, 20:17
Rodrigues possuo um L200 Sport 2004 Mecânica e até o momento ela aqueceu em somente uma ocasião, e como outros aqui do fórum opinaram, provavelmente qualquer pickup aqueceria na mesma situação. Este aquecimento foi na primeira semana em que estava com a Pkp, depois disso levei-a ao limite inumeras vezes sem que o ponteiro saísse do meio.

Temos colegas aí em Fortaleza com pkps como a minha, vamos deixa-los opinarem.

[]'s,

Everton Júnior
05/02/2007, 21:38
Rodrigues, tambem sou de Fortaleza e possuo uma L200 Sport HPE 05/06. Ja esta com 1 e 3 meses de uso e chegando aos 70mil kms sem nenhum aquecimento.

AKPG
05/02/2007, 21:45
Olá Alexandre e demais usuários do fórum,

Infelizmente, sou mais um enganado pela Mitsubishi.

Apenas nestes últimos dias descobri esse fórum e, finalmente, constatei que o problema de aquecimento da minha L200 Sport HPE 2005 automática é, de fato, um problema estrutural, não só do meu carro mas de todos os demais, deste modelo.

Moro aqui no Rio de Janeiro e venho sofrendo há mais de um ano com inúmeras indas e vindas das Concessionárias, com a finalidade de ver meu carro consertado. Infelizmente, a má-fé prevaleceu até hoje. Já cansei de ouvir "agora seu carro está bom. Subimos ladeiras com a reduzida e o motor não está mais aquecendo". Bastava pegar o carro e andar na areia da praia, ou - agora - até mesmo subir a Serra das Araras, que o ponteiro da temperatura subia e continua subindo até o limite.

Quando li todas as mensagens postadas por você, fiquei um dia inteiro tomado por ódio e resolvi, finalmente, partir para o ataque. Estou, nesta semana, apresentando novamente meu carro à Concessionária, com uma notificação e cópia das principais mensagens do fórum, exigindo, no mínimo, sejam feitas as mesmas alterações que fizeram no seu carro. Caso o defeito não seja solucionado, o caminho será uma ação judicial, pedindo a devolução do dinheiro, corrigido, e indenização por danos morais.

Também vou encaminhar cópia da notificação para a Quatro Rodas, PROCON e Revista 4x4 e Cia. Além disso, vou também remeter cópia, acompanhada de representação, para o Ministério Público, especialmente à Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Consumidor. Eles podem ajuizar uma ação coletiva que obrigue a Mitsubishi a um recall para todas as L200. É a esperança.

Aconselho que todos façam o mesmo. Procurem o Ministério Público de seus Estados. Pensei até mesmo em formarmos uma associação de proprietários de L200, pra ganharmos um poder maior de negociação com a Mitsubishi.

É um absurdo o que eles estão fazendo. Como estão tratando nós consumidores, que gastamos quase cem mil reais com eles.

Temos o País que merecemos. Aqui a lei não é respeitada, tudo cai no esquecimento. Se existe alguém que não acha nada demais sair no fim de semana com sua L200 e ter que parar igual cachorro em poste para esperar ela esfriar, esse não sou eu. Espero não ser o único.

De qualquer forma, desculpem o desabafo. Vou tentar fazer o mesmo que o Alexandre, postando aqui os passos de mais essa via crucis que vai começar.

Estou à disposição para que nos unamos em busca de uma solução para todos.

Abraço,
Daniel
Daniel,
Sinta-se à vontade em me contactar se precisar de qualquer ajuda nesta sua empreitada. Estou à sua disposição para o que precisar.
Um abraço, boa sorte e seja bem vindo aqui no fórum.
O importante é você deixar registrado aqui, TUDO o que vc fizer com relação ao problema do seu carro. Assim teremos mais um relato que ajudará outros donos que têm o mesmo problema.

Até mais,

AKPG
05/02/2007, 21:47
Tambem ja li tudo que foi postado nesse forum sobre o problema da nova L200, tenho uma modelo 2002, estou com muita vontade de trocar por uma outdoor, mas como os demais estou com medo de também ser engado, vou acabar opitando por uma ranger 3.0 ..., ja aproveitando um amigo meu tem uma L200 2005 mecânica que já constatou o problema de esquentar, no entando a duvida é, A mecânica esquenta com a mesma facilidade da automatica? ou não?
Rodrigues,
Como o Marcello falou, não temos relatos de MT que tenham esquentado. Este problema é crônico de todas as AT. Portanto, se vc for comprar uma AT, já leve para a concessionária os exemplos que vc poderá pegar aqui no fórum, assim quem sabe seu carro já sai com a alteração pronta.

Um abraço,

Pequeno jr
06/02/2007, 08:09

Rodrigues,
Respondendo a sua pergunta, a mecânica não esquenta com a mesma facilidade que as Automáticas, pelo menos por até uns 60 ou 80 mil km/rodados. A partir dai é q aparecem alguns problemas.

As automáticas, pelo contrário e so vc olhar o quanto rodou o carro dos amigos aqui, desde zero ja dão problemas.

Quando foram lançada as Outdoor, todos na Mit diziam que agora era impossível as L-200 esquentarem pq havia sido trocado os mancais, alterado o bloco do motor, sistema de arrefecimento e muitas outras coisas. Pelo que estamos vendo, é pura lorota.

Marcello Ladeira
06/02/2007, 08:21
Pequeno quanto a problemas a partir dos 60-80 mil km ainda acho que estavam relacionados à falta de troca das bronzinas e ao que o Walter já falou aqui - rodar acima dos 3000 RPM por muito tempo e que é comum na região de vocês por terem estradas pouco movimentadas, sem curvas e relativamente planas.

[]'s,