Ver Versão Completa : Aquecimento L200 Aut.
Pequeno jr
18/03/2007, 12:50
Olá Alexandre e demais usuários do fórum,
Infelizmente, sou mais um enganado pela Mitsubishi.
Apenas nestes últimos dias descobri esse fórum e, finalmente, constatei que o problema de aquecimento da minha L200 Sport HPE 2005 automática é, de fato, um problema estrutural, não só do meu carro mas de todos os demais, deste modelo.
Moro aqui no Rio de Janeiro e venho sofrendo há mais de um ano com inúmeras indas e vindas das Concessionárias, com a finalidade de ver meu carro consertado. Infelizmente, a má-fé prevaleceu até hoje. Já cansei de ouvir "agora seu carro está bom. Subimos ladeiras com a reduzida e o motor não está mais aquecendo". Bastava pegar o carro e andar na areia da praia, ou - agora - até mesmo subir a Serra das Araras, que o ponteiro da temperatura subia e continua subindo até o limite.
Quando li todas as mensagens postadas por você, fiquei um dia inteiro tomado por ódio e resolvi, finalmente, partir para o ataque. Estou, nesta semana, apresentando novamente meu carro à Concessionária, com uma notificação e cópia das principais mensagens do fórum, exigindo, no mínimo, sejam feitas as mesmas alterações que fizeram no seu carro. Caso o defeito não seja solucionado, o caminho será uma ação judicial, pedindo a devolução do dinheiro, corrigido, e indenização por danos morais.
Também vou encaminhar cópia da notificação para a Quatro Rodas, PROCON e Revista 4x4 e Cia. Além disso, vou também remeter cópia, acompanhada de representação, para o Ministério Público, especialmente à Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Consumidor. Eles podem ajuizar uma ação coletiva que obrigue a Mitsubishi a um recall para todas as L200. É a esperança.
Aconselho que todos façam o mesmo. Procurem o Ministério Público de seus Estados. Pensei até mesmo em formarmos uma associação de proprietários de L200, pra ganharmos um poder maior de negociação com a Mitsubishi.
É um absurdo o que eles estão fazendo. Como estão tratando nós consumidores, que gastamos quase cem mil reais com eles.
Temos o País que merecemos. Aqui a lei não é respeitada, tudo cai no esquecimento. Se existe alguém que não acha nada demais sair no fim de semana com sua L200 e ter que parar igual cachorro em poste para esperar ela esfriar, esse não sou eu. Espero não ser o único.
De qualquer forma, desculpem o desabafo. Vou tentar fazer o mesmo que o Alexandre, postando aqui os passos de mais essa via crucis que vai começar.
Estou à disposição para que nos unamos em busca de uma solução para todos.
Abraço,
Daniel
Daniel,
Vc ainda frequenta o Forum? Tem alguma novidade sobre o seu caso entre Mit + L200 + aquecimento?
Edintruder
18/03/2007, 17:48
Se todos procurássem os mesmos caminhos contra a Mit seria mais interessante. Nem que fosse nas pequenas causas aonde o valor máximo fique em R$7000,00, mas principalmente para ajudar a montar uma jurisprudência contra a MIT. Com certeza facilitará muito a negociação com as concessionárias qando o assunto for aquecimento.
Pequeno jr
10/05/2007, 21:40
Pequeno quanto a problemas a partir dos 60-80 mil km ainda acho que estavam relacionados à falta de troca das bronzinas e ao que o Walter já falou aqui - rodar acima dos 3000 RPM por muito tempo e que é comum na região de vocês por terem estradas pouco movimentadas, sem curvas e relativamente planas.
[]'s,
Marcelão,
mesmo com a troca de bronzinas, apareceram aqui no forum algumas com o mesmo problema de aquecimento.
Marcelão,
mesmo com a troca de bronzinas, apareceram aqui no forum algumas com o mesmo problema de aquecimento.
Marcello,
Concordo com o Pequeno. Acho q o fato de ter as bronzinas trocadas não está relacionado ao aquecimento. É só ver o caso do Eduardo Esutáquio. A dele é uma Outdoor 2007 que esquentou com 90 mil km.
Um abraço,
Marcello Ladeira
11/05/2007, 15:53
Concordo só que o Pequeno ressucitou um "post" de mais de 2 meses atrás e na época ainda não tinhamos conhecimento de uma Outdoor tão rodada. heheheh
[]'s,
rogeriomasih
15/05/2007, 12:36
Não entra nessa...vc vai ter dificuldade até para vender o carro. Dá uma visitada nas oficinas diesel aqui de fortaleza e troca uma idéia com os mecânicos...não vá se espantar com a quantidade de L-200 com os motores abertos que vc vai encontar nessas oficinas.
Já entrou no tópico do pessoal do CE? dá uma passada por lá.
Valeu.
Pois bem... estou pensando mesmo em comprar uma l200 modelo 2005 pra cá. Se fosse póssivel, gostaria que vcs que já tem ela desse o relato falando se a sua já esquentou, o ano, modelo (a/t ou m/t) e motor (121 ou 141 cv) e em qual situaçao o motor ferveu.
edubelem
15/05/2007, 14:26
Concordo só que o Pequeno ressucitou um "post" de mais de 2 meses atrás e na época ainda não tinhamos conhecimento de uma Outdoor tão rodada. heheheh
[]'s,
Quando ví este tópico ressuscitado, imaginei que o pequeno tivesse acordado da hibernação.:-D :-D
[]'s
Eduardo Eustaquio
15/05/2007, 19:25
Não sei se deveria postar aqui ou em outro tópico, mas a L200 do meu irmão esquentou mais uma vez, mas isso foi carregado, numa subida e nessa subida houve um acidente e havia um engarrafamento. COm isso, tendo que fazer controle de embreagem o veículo esquentou.
Marcello Ladeira
15/05/2007, 20:29
Eduardo ela passou por todas as modificações que a sua ou a do AKPG? Ela já é Outdoor? Vcs vão levar de novo na concessionária?
[]'s,
edubelem
15/05/2007, 21:44
Não sei se deveria postar aqui ou em outro tópico, mas a L200 do meu irmão esquentou mais uma vez, mas isso foi carregado, numa subida e nessa subida houve um acidente e havia um engarrafamento. COm isso, tendo que fazer controle de embreagem o veículo esquentou.
Nos casos das MT, acredito que o problema seja por desgaste, motor em final de vida costuma esquentar.
[]'s
Pequeno jr
16/05/2007, 23:02
MArcelão eu acho q a do irmão dele é Sport Hpe.
Eduardo Eustaquio
17/05/2007, 15:05
MArcelão eu acho q a do irmão dele é Sport Hpe.
Prezado [Pequeno jr],
A do meu irmão é uma Outdoor 2006.
murilloaquino
17/05/2007, 17:49
Outdorr so se for 06/07...
:P
Pequeno jr
17/05/2007, 21:43
Foi mal, depois q vi la no tópico q cvs compraram juntos.
Ja foi muito discutido aqui no forum.
Existe sim o problema nas L-200 com mais de 100HP. As que tem so os 87Hp nao tem este problema.
A raiz do problema é o sub-dimensionamento do radiador, que é agravado pelo radiador do cambio automatico, que qdo esquenta passa mais calor ao radiador propriamente dito.
A solução é aumentar a capacidade do radiador. Ou troca-se o radiador por um maior (pode ser o da pajero), ou entao adaptar na entrada do radiador um pequeno radiador (do GOL 1000 por exemplo) que aumentará em 2 litros a quantidade de liqueido de arrefecimento.
Outra coisa a ajudar, é o que nosso colega forista o Weissfhuder fez na L-200 dele. Ele colocou um ventilador elétrico (adaptou o do vectra, mas serve até de corsa) na frente do radiador. (na verdade por conta do ar condicionado). Isso forca a ventilação, mesmo em baixas velocidades qdo o fluxo de ar não é tão intenso como deveria.
Isso resolve o problema.
Dizem os que já viram, que os novos modelos, como a Outdoor, recem lançada aqui no Brasil, o radiador já é maior que os das L-200 sport e HPE (141 HP).
Eu não teria a menor duvida em trocar a minha, qdo chegar a hora certa. Pego uma mais nova, e se nao tiver, coloco um radiador maior.
abraços a todos,
JAIROA TUA L200 GLS 200O JÁ ESQUENTOU ALGUMA VEZ ?
Eu comprei recentemente uma GLS 2001 87cv e ainda nao forcei, peguei estrada apenas por 60 km e nao ultrapassei os 110 km/h, mas o ponteiro fica sempre 2 mm após o primeiro ponto branco e não saí de lá.( tomara que permaneça assim)
LUIS ANTONIO -BA
07/04/2008, 20:55
Só para conhecimento de vcs, sobre L200.
Em Teresina no Piaui ela é tão bem vista que nem a concessionária da Mit pega na base de troca por uma Zero e porcausa disso sai derrubando o nome da Marca pois até Pajero full nem a Mit quer os seus usados pois não tem revenda. É Micão.
Flavio Viuvaldo
07/04/2008, 21:32
Boas meus caros
Escrevo de Portugal mais concretamente da ilha da Madeira.
Tenho uma L2oo de 2004 automatica.
Tenho tido ultimamente problemas de aquecimento.
O Carro tem 29000 km. Ja levou cabeça nova, radiador com maior circulação interior, termostato e radiador de arrefecimento dos gases.
Só aquece em subidas longas e com alguma inclinação.
Gostava de saber se têm alguma ideia sobre este problema.
Obrigada
Helder
Amigo Boa Noite .
O problema pode ser por ela ser automatica , pois ja varios colelas relatarem este assunto . mas tb tem relatos de manuais tb , em menor quantidade ,
tenho manual 2002 que ate momento nao apresentou nada , e neste feim de semana fiz um bom teste nela .
Foi pra fazenda e subi serra e atravessei riachos com ela traça e ou reduzida .
reboquei até uma F 4000 carregada de Leite ( Leiteiro ) que tava literalmente plantado no barro , e ela me passou muita confiaça . percebi que o carro não é só de enfeite não , ele é rustico mesmo .
quanto ao aquecimento , pelo que sei aparece sim em varias L 200 e se eu fosse vc venderia e compraria outra que não fosse aut . as quadradinhas e as mais novas (Outdor) nunca vi falar desse problema .
Um abraço e boa sorte.
Flavio.
murilloaquino
07/04/2008, 23:00
NUnca viu aquecimento nas outddor?
Pelo visto vc não leu nada sobre o assunto...
Pedro-GO
07/04/2008, 23:25
Amigo Boa Noite .
O problema pode ser por ela ser automatica , pois ja varios colelas relatarem este assunto . mas tb tem relatos de manuais tb , em menor quantidade ,
tenho manual 2002 que ate momento nao apresentou nada , e neste feim de semana fiz um bom teste nela .
Foi pra fazenda e subi serra e atravessei riachos com ela traça e ou reduzida .
reboquei até uma F 4000 carregada de Leite ( Leiteiro ) que tava literalmente plantado no barro , e ela me passou muita confiaça . percebi que o carro não é só de enfeite não , ele é rustico mesmo .
quanto ao aquecimento , pelo que sei aparece sim em varias L 200 e se eu fosse vc venderia e compraria outra que não fosse aut . as quadradinhas e as mais novas (Outdor) nunca vi falar desse problema .
Um abraço e boa sorte.
Flavio.
at ou mc não importa.
pelo que tenho visto os aquecimentos são em maioria no asfalto
em torno de 140km/r em subidas longas.
no uso 4x4 elas se comportão muito bem.
a minha ja esquentou em viagem , nunca em uso brabo 4x4, e é AT
LUIS ANTONIO -BA
07/04/2008, 23:33
Não existe uma maneira e4specifica, a minha ja esquentou num engarrafamento, em Fazenda andando a 20 e fazendo esforço e subindo serras.É mit. até pelo uso desproporcional de aditivo ela esquenta, e qualquer modelo.
Pedro-GO
07/04/2008, 23:56
na minha eu mesmo fiz um KIT-GELO copiado do original [+- 80,00]
troquei a helice pela da GLS [ sem a dobrinha na ponta]
coloquei um prolongador de 2cm, chegando a helice mais perto do
radiador.
faz 90 dias e não tive mais sinal de aquecimento.
subidas longas que ela esquentava mais que o normal,agora o
ponteiro nem meche.
Pequeno jr
08/04/2008, 09:27
Pedro,
Vc mudou tbm o expansor de água??
Devo ir a formosa ou no sábado ou domingo. tenho um primo que mora ai e tenho que resolver algumas coisas ai na sua cidade. Moro em Sobradinho.
murilloaquino
08/04/2008, 11:26
O kit gelo nao é so a troca da helice...
Tem a troca do sistema todo de arrefecimento, passando a ser lacrado...
Alem disso, alterações na bomba dágua pra dar mais vazão...
Flavio Viuvaldo
08/04/2008, 22:32
Não existe uma maneira e4specifica, a minha ja esquentou num engarrafamento, em Fazenda andando a 20 e fazendo esforço e subindo serras.É mit. até pelo uso desproporcional de aditivo ela esquenta, e qualquer modelo.
Amigo luis boa noite .
aminha ainda não esquentou , mas tiraram a tinta do prolongador do paralama traseiro dela ontem . quando a deixei no posto p/ tirar o barro .
tava estacionda e o matorista foi manobrar o onibus não viu e encostou nela . ainda bem que só riscou .
Flavio.
Pedro-GO
08/04/2008, 22:50
Pedro,
Vc mudou tbm o expansor de água??
Devo ir a formosa ou no sábado ou domingo. tenho um primo que mora ai e tenho que resolver algumas coisas ai na sua cidade. Moro em Sobradinho.
coloquei um expansor,se não me engano é o do POLO.
meu irmão [mecan d diesel]monta o kits.
obs* to te mandando mp com meu tel,seja bem vindo,me liga.
Qual era o ano da sua viatura? tenho um amigo que tem uma L 200 sport 2004 e também nunca teve problema com aquecimento, ele me disse hoje que esse tipo de motor "bebe muita água" se não tiver uma manutenção rígida com limpeza de mangueiras everificação da água de boa qualidade (sem cloro)+ um aditivo ORIGINAL DA FÁBRICA (caro) mas vale a pena.
Afinal de conta não é um Fusca.
Meu Pai diz assim:
"tem gente que pode ter Hilux, tem gente que pode ter fusca e tem gente que pode ter Nada"
Fernando Lopes
04/04/2009, 17:03
Na L-200 ano 2009 o problema de aquecimento foi resolvido ou ainda continua ???
Pois recentemente vi o lançamento da nova Pajero Sport e a Mitsubishi ainda vai utilizar o mesmo motor 2.5 diesel e ainda aumentou a potencia de 140cv para 150vc .
Será que ainda esquenta ?? e o consumo melhorou ???
fabriciomd
25/09/2009, 23:04
Pessoal,
Já pensaram em aumentar uma colméia no radiador? Retirar a v.termostática e aumentar uma colméia.
Walter L. L. Casitta
25/09/2009, 23:16
Pessoal,
Já pensaram em aumentar uma colméia no radiador? Retirar a v.termostática e aumentar uma colméia.
Retira a válvula seria como abreviar a vida do motor e... O que seria aumentar uma colméia?
Pablo Aquino
27/09/2009, 09:38
Na L-200 ano 2009 o problema de aquecimento foi resolvido ou ainda continua ???
Pois recentemente vi o lançamento da nova Pajero Sport e a Mitsubishi ainda vai utilizar o mesmo motor 2.5 diesel e ainda aumentou a potencia de 140cv para 150vc .
Será que ainda esquenta ?? e o consumo melhorou ???
Sera que nesses novos modelos de L 200 o problema foi solucioanado ou persiste mais algum, alguem que tenha L 200 2008 em diante que post sua experiencia com a viatura...
Pequeno jr
27/09/2009, 11:14
Pablo, pesquisa no forum que já tem relatos de aquecimento tbm.
Reduziu muito, mas ainda tem um ou outro caso.
Walter L. L. Casitta
27/09/2009, 11:55
Acredito que instalando um radiador de óleo para o câmbio AT numa dessas L200 ela não esquenta mais que uma L200 MT...
Da pra fazer por menos de R$300,00. Só não sei se tem espaço pra isso...
lucivan arruda
05/11/2011, 21:25
kr nem eu mesmo sei..................vou contar a historia desde o inicio...........
comprei o carro a menos de três messes...............
quando comprei o carro levei a um mecânico de confiança,ele me disse q o carro estava tudo ok não tinha vazamento nada aparente uma força............so que notamos q o reservatório da água estava baixo,completamos e tal..........
semana sequite mandei o carro na mit para trocar o óleo, notamos q o reservatório estava baixo novamente................o mecânico da mit me falou q tinha q fazer uma limpeza e colocar aditivo ..............isso mesmo eu fiz do jeito q ele mandou ,fiz a limpeza e coloquei aditivo e troquei a tampa do radiador [coloquei uma tampa paralela] onde esta milha maior duvida será q foi essa tampa??????????rodou uns dois dias normal..... so q quando fui ver o nível da água do reservatório estava acima do nível que eu coloquei..............e a áqua do radiador baixando............isso o carro ja estava fervendo e a temperatura do painel normal..........quando escutei foi um tiro ele começou a fumaçar.................quando tirei a vareta do oleo cheia de água..............
levei para oficina de confiança notamos q ela ja tinha sido feito o motor .........quer dizer uma l200 2007 ja foi feito o motor duas vezes com menos de 94 mil............
o mecânico me falou q eu não poderia prever o acontecido............
tenho o carro a menos de 3 messes...........e pergunto a vcs será q fiz uma boa compra/??????????
era para ter comprado uma frontier motor mwm.........sei que ali aguenta pau.........
tudo que for fazer agora na l200 vou ficar um pouco com receio..........
lucivan arruda
05/11/2011, 21:28
Mas o quite gelo era so para os modelos antigos.............. A minha e uma 2007 2007 gls outdor manual.....................
Imperador!
06/11/2011, 09:39
Não, você não fez uma boa compra.
Walter L. L. Casitta
06/11/2011, 09:51
Não, você não fez uma boa compra.
Essa picape é a pior picape pra se comprar usada. É uma loteria.
Edintruder
06/11/2011, 10:01
Lucivan, o kit gelo pode ser instalado em qualquer L200, das antigas às mais novas.
Nesse teu caso, pode ter queimado a junta do cabeçote ou ter empenado a tampa para baixar a água do radiador para o cárter. Nem sempre o motor requer retífica completa, mas se deixar por mecânicos, eles condenarão pois esse é o ganha pão deles...
Não te assusta, coloca peças originais, procura a válvula termostática do kit gelo que abre mais cedo e coloca a tampa do radiador ORIGINAL. Se essa tampa não vedar, o sistema não puxa a água de volta para o motor depois que esfria.
O meu irmão estava nessa dúvida e sabendo como ele tem pé pesado, eu aconselhei a não pegar a MIT, e ele está feliz de Frontier. O MWM tem vantagens, como exemplo de ter um projeto muito mais moderno.
Imperador!
06/11/2011, 10:40
Essa picape é a pior picape pra se comprar usada. É uma loteria.
Com certeza. Eu sempre quis uma L200 (modelo Sport/Outdoor), mas o medo de pegar uma bomba me fez partir pra outra picape.
Ainda que você conheça o dono, saiba da manutenção do carro e confira com um mecânico de sua confiança, ainda pode ser "bucho".
Eu só recomendo a Outdoor se for 0km. A Triton é outra história.
Imperador!
06/11/2011, 10:43
Lucivan, o kit gelo pode ser instalado em qualquer L200, das antigas às mais novas.
Nesse teu caso, pode ter queimado a junta do cabeçote ou ter empenado a tampa para baixar a água do radiador para o cárter. Nem sempre o motor requer retífica completa, mas se deixar por mecânicos, eles condenarão pois esse é o ganha pão deles...
Não te assusta, coloca peças originais, procura a válvula termostática do kit gelo que abre mais cedo e coloca a tampa do radiador ORIGINAL. Se essa tampa não vedar, o sistema não puxa a água de volta para o motor depois que esfria.
O meu irmão estava nessa dúvida e sabendo como ele tem pé pesado, eu aconselhei a não pegar a MIT, e ele está feliz de Frontier. O MWM tem vantagens, como exemplo de ter um projeto muito mais moderno.
Edin, antes de mexer no carro, eu sopesaria se iria continuar com o carro. Caso não fosse, muito melhor fazer um serviço meia boca e passar o carro pra frente.
Agora se tiver gostando do carro, é melhor fazer o motor inteiro e deixar novinho. Aproveita e instala o Kit Gelo do Ricardo Malta e manda limpar o radiador.
Esse caso dele aí, somente a troca da VT não resolverá nada.
Netomarley
22/12/2011, 07:59
Bom dia a todos!
Estou tendo um probleminha com minha Pajero 2.8 Mecanica... ta esquentando igual as L200 quando forço por mais de 20 minutos no 4x4 ou na estrada quando passo dos 140! o que devo fazer, pois trabalho com turismo e uso bastante no 4x4.... em épocas de inverno, que aqui no Ceará ta chegando, vou precisar bastante do 4x4... Ah, ia esquecendo... a minha Pajero o marcador de temperatura passou sim do meio, diferente do que o pessoal fala que não acontece!
Desde já agradeço a todos pela atenção!
Walter L. L. Casitta
22/12/2011, 08:20
Bom dia a todos!
Estou tendo um probleminha com minha Pajero 2.8 Mecanica... ta esquentando igual as L200 quando forço por mais de 20 minutos no 4x4 ou na estrada quando passo dos 140! o que devo fazer, pois trabalho com turismo e uso bastante no 4x4.... em épocas de inverno, que aqui no Ceará ta chegando, vou precisar bastante do 4x4... Ah, ia esquecendo... a minha Pajero o marcador de temperatura passou sim do meio, diferente do que o pessoal fala que não acontece!
Desde já agradeço a todos pela atenção!
É o radiador. Tem que trocar.
Imperador!
22/12/2011, 09:50
É o radiador. Tem que trocar.
Mas tenta mandar limpar e trocar a água primeiro.
Walter L. L. Casitta
22/12/2011, 09:52
Mas tenta mandar limpar e trocar a água primeiro.
Imperador, radiador de alumínio não tem como limpar. Só um novo...
Imperador!
22/12/2011, 10:06
Imperador, radiador de alumínio não tem como limpar. Só um novo...
Opa! Não sabia :concordo:
Netomarley
22/12/2011, 10:31
Amigos, já troquei o radiador, mas continua da mesma forma, esqueci de dizer que ta com 225.000 rodados originais, continua economica, com força... e só esquenta quando preciso forçar um pouco mais o carro!
Walter L. L. Casitta
22/12/2011, 11:08
Amigos, já troquei o radiador, mas continua da mesma forma, esqueci de dizer que ta com 225.000 rodados originais, continua economica, com força... e só esquenta quando preciso forçar um pouco mais o carro!
Então tem que verificar a bomba d'agua e a válvula termostática.
Edintruder
22/12/2011, 21:46
Não esquece do acoplamento viscoso do ventilador.
johnpeter
22/12/2011, 23:05
Boas meus caros
Escrevo de Portugal mais concretamente da ilha da Madeira.
Tenho uma L2oo de 2004 automatica.
Tenho tido ultimamente problemas de aquecimento.
O Carro tem 29000 km. Ja levou cabeça nova, radiador com maior circulação interior, termostato e radiador de arrefecimento dos gases.
Só aquece em subidas longas e com alguma inclinação.
Gostava de saber se têm alguma ideia sobre este problema.
Obrigada
Helder
os tubos onde pasas o liquido de arrefecimento é muito fino, entao qualquer sugeirinha a entope, se voce troca esse liquido no tempo certo e tambem o oleo do motor nunca vai dar super-acquecimento
um amigo andou a 170 km/h por mais de uma hora directo e nao subiu a temperatura.
ISSO E FALTA DE MANUTENÇÂO!!!
fabio kanjani
20/01/2014, 19:43
Quem ja retitou a valvula termostatica de sua L200?
Aguardo sujestoes para minimizar o aquecimento!!!!
Abraço a todos!
fabio kanjani
20/01/2014, 20:22
Ola deu certo as modificaçoes? Estou com uma 2005 - e estou curioso para saber o resultado!!
Tenho uma pajero sport e nunca tive problemas de aquecimento, outro fato intersante, ela esquenta mias rapido com o ar condicionado ligado, princiaplmente no transito urbeno, na estrada somente quando em situaçãoes de ultrapassagem ou subidas>
Abraço e abrigado!!
SergioMedeiros
20/01/2014, 20:53
Não tirem a valvula termostática.... por favor! Procurem o problema, e não façam gambiarra que é pior. Se o ponteiro sobe do meio, independente do regime (subida, ultrapassagem, velocidade), o sistema de arrefecimento está com problemas e tirar a VT só vai mascarar o defeito.
SAPO-BOMBA
20/01/2014, 21:59
Não tirem a valvula termostática.... por favor! Procurem o problema, e não façam gambiarra que é pior. Se o ponteiro sobe do meio, independente do regime (subida, ultrapassagem, velocidade), o sistema de arrefecimento está com problemas e tirar a VT só vai mascarar o defeito.
Com certeza... O que os "mexânicos" mais fazem é isso, tiram a válvula e dizem que "resolveram o problema"
Junior-L200Power
20/01/2014, 23:18
Tirar a válvula é a pior besteira a se fazer!!
Eu te sugiro usar a válvula mais fria, de 76.5 graus..usava na minha e nunca esquentou!!
Mas verifica tua bomba dágua tbm, nível do liquido de arrefecimento...se tiver na hora troque ele!!
Confira se a tampa do radiador está boa, se não baixa o nível do liquido do radiador...junta do cabeçote!!
Enfim, existem inúmeras coisas a serem verificadas!!
Se tiver tudo ok, sugiro ainda além da válvula de 76.5 graus, trocar a hélice do motor pela de 11 pás!!
Abraço!!
Robmotta
19/01/2015, 13:27
Galera, boa tarde!
Primeiramente, quero agradecer a todos pelas informações contidas no Forum, eu quando comprei a minha L-200 Sport Aut, 2005 não tinha conhecimento desses problemas, para minha sorte a pick up que comprei estava bem conservada e cuidada, já estou com ela a 8 meses e não tive problema com aquecimento, ja fiz varias viagens e em uma vez só o ponteiro passou do meio devido um engarrafamento em São Paulo porem logo que comecei a andar novamente a temperatura ja voltou ao normal e nunca mais subiu, so fiz uma limpeza no variável do turbo ate hoje nela, logico que quando comprei efetuei a troca do óleo de motor e filtros, ja esta vencendo a próxima troca de óleo e não completei nenhuma gota de óleo na danada, nem mesmo água eu coloquei ate hoje, verifico o nível de óleo e água 2 vezes na semana e nunca completei nenhum deles, estão sempre no nível, água do radiador com aditivo certinho, óleo de motor sem contaminação com água, em fim, parece que tive sorte. Leio constantemente o Fórum, adoro o conhecimento e troca de experiencia entre os usuários, muito rico em informação.
Estou programando uma bela revisão nela para esse mês, vou trocar o óleo dos diferenciais, quando comprei verifiquei o nível de todos e estão em ordem, vou trocar o óleo do cambio e as correias dentadas, em fim, fazer aquela revisão, ja efetuei revisão de freios, troquei rolamento do cardam, em fim, gosto de manter em ordem para quando precisar do carro o mesmo estar em ordem.
Pergunto, deixo o sistema de arrefecimento do jeito que esta (Original) ou seria bom colocar esse sistema selado na viatura? em subida de serra, (irei fazer uma viagem para litoral paulista, não fui ainda com ela) devo estar com o OD desligado ou ligado ? quero deixar a danada em ordem pois no final do ano estarei fazendo uma viagem de 5000 km ida e volta para o Nordeste com ela.
Desde ja, agradeço.
Abc a tds
SergioMedeiros
19/01/2015, 19:59
Qual a Km dela? Tem histórico do que já foi feito? A cada 80.000 troca-se todos os fluídos, e a cada 90.000 as correias, todas.
Se teu ponteiro subiu, uma vez só que seja, tem algum probleminha... nada grave mas tem. Meu conselho, não mexa no sistema de arrefecimento dela... pode arranjar pra cabeça... se ela não está esquentando constantemente, de manutenção no teu sistema e não o altere!!!
Muito melhor é voce tirar o radiador, varetar e limpar todo o sistema, trocar fluído de arrefecimento, descarbonizar a turbina e verificar a VT. Dá uma olhada no acoplamento viscoso da hélice. Carro quando aquece parado tem grandes chances de estar com problema nesse acoplamento. Se aquece em velocidade é turbina suja ou sistema sujo, além da VT, que pode acarretar em aquecimento tanto parado quanto em velocidade.
Subir serra, sempre em terceira, OD OFF. Deixar o over drive ligado vai forçar tudo... motor e caixa de cambio com trocas constantes de marcha. A quarta marcha foi desenvolvida para velocidade de cruzeiro, normalmente em linha reta. Forçar o sistema que não foi dimensionado para isso vai acarretar em desgaste prematuro das peças do carro, consumo maior de combustível e aquecimento. Em carros Diesel nunca devemos pisar mais fundo, e sim reduzir uma marcha, pois baixas rotações com pedal no fundo fará a mistura enfraquecer no motor, enviando mais óleo diesel do que ar, e consequentemente gerando aquecimento.
Robmotta
19/01/2015, 23:05
Sergio, boa noite!
Ela esta com 120.000 agora, nao tenho o historico pois peguei em uma garagem, estou fazendo isso agora, ja fiz uma limpesa no variavel do turbo nela, ela nao perde potencia em nada, quando comentei sobre esaa leve subida do ponteiro, actedito eu que deveria ser por estar chegando a Sao Paulo e o transito parou de uma vez, logo ela devia estar em abertura da valvula termostatica, o ponteiro subiu um pouco e parou de subir, logo em movimento novamente ele ja baixou para o meio, nao baixou agua e nada mais, depois disso nao subiu mais, eu deixei meu avô e ja virei no pe de volta e nada de subir, sao 270 km da capital ate minha cidade e em velocidade de cruzeiro 110/120 a bichinha se comporta otimo, nao sou de judiar de carro nenhum ainda mais diesel.
Vou deixar o sistema do jeito que esta entao, original, graças a DEUS nunca tive problema de aquecimento, so essa vez msm, se tem uma coisa que eu fico de olho é na temperatura e oleo de motor, sempre verificando, quanto a troca dos lubrificantes estarei fazendo agora pois nao sei se ja foi feito, entao, poe via das duvidas troco tudo, correias tambem, nao uso ela severamente nao, aqui ela esta bem cuidada, uso somente em estrada e para passeios mesmo sem off, apesar de morrer de vontade, mas nao tenho experiencia, entao fico so observando, vendo videos, mas um sia quem sabe vou a algum encontro com vcs e aprendo.
Quanto ao OD, grato pela informaçao, tenho certesa que farei otima viagem e nada acontecera, ja fiz varias viagens para Sao Paulo e Sao Jose do Rio Preto e em todas sempre correu tudo bem.
abc e grato pelos conselhos, agora estarei sempre por aqui..
SergioMedeiros
20/01/2015, 11:46
Então...a VT da l200 abre muito rápido... a água das l200 passa pela turbina, e isso faz ela esquentar bem rápido. Pode ver que, diferente dos outros carros a Diesel, ela esquenta em umas tres ou quatro quadras já.... visto que uma Ranger demora muito mais que isso. Assim a VT trabalha sempre aberta... muito difícil o carro baixar a temperatura a ponto de precisar fechar a VT estando em funcionamento normal. Por isso essa subida não pode ser considerada normal, mas também nada pra se preocupar.
Tem algo bem importante para voce fazer antes da viagem... tira a VT fora e veja se ela tem dois furos na carcaça dela.... esses dois furos eram recomendados pela própria MIT. Caso não tenha, pode fazer... dois furos de 2mm que ajudam muito o arrefecimento do motor. Se não tem é bem provável ser o motivo dela ter dado essa subida no ponteiro uma vez.
Seja bem vindo, e o que precisar estamos aí.
Abs
Robmotta
20/01/2015, 12:23
Maravilha Sergio,vou fazer isso, não custa nada, o que for para melhorar é bem vindo, hoje mesmo foi dia de verificar os níveis de óleo e água, graças a deus esta tudo como sempre, sem baixar nada, nem água e nem óleo.
Deixa eu te fazer uma pergunta, podemos utilizar diesel S-10 nessas pick-ups? cada um fala uma coisa e até hoje só abasteço com diesel comum, na minha cidade somente um posto ainda tem o diesel comum, os demais so S-10 mas nesse posto eu abasteci uma vez e ela acendeu a luz da injeção, nunca mais apareci por la, mudei de posto.
Segue uma foto da viatura:
490087
abc...e vamos nos falando.
Qualquer dia eu aprendo a fazer um off-road, ainda não tenho experiencia.
Robmotta
20/01/2015, 12:25
Há!!
Ia me esquecendo, todas elas passam água pela turbina? eu não reparei isso na minha, vou verificar.
Att
Robson
SergioMedeiros
20/01/2015, 14:06
Tá bonita a menina....
Não só pode como deve abastecer com S10. A história de que o S10 é menos lubrificante que o S500 e pode afetar a bomba injetora é lenda. As qualidades lubrificantes do S10 são praticamente as mesmas que do S500, além de ser um combustível muito mais limpo e menos poluente. Seu uso contínuo impede a formação das borras no motor, que podem causar problemas a longo prazo. Pela sua característica física ser mais próxima do querosene, grosseiramente falando, ele tem propriedades de limpeza muito superiores, deixando seu veículo mais eficiente, emitindo muito menos fumaça e com a partida a frio mais fácil.
Agora, se sua l200 utilizou sempre o S500 nesses anos, faça essa transição um pouco lenta, abastecendo apenas meio tanque de S10. Vá fazendo a migração aos poucos, pois como ele limpa todo o sistema, essa sujeira vai toda para os cilindros.. o que pode acarretar em problemas de funcionamento do motor.
O ideal mesmo é fazer uma limpeza no tanque, mangueiras, troca de filtro, etc... mas como isso não é fácil, faça a migração gradual do combustível. Eu mudei na minha, com 180.000Km e não tive problemas.
Todas as Sport e Outdoor tem passagem de água do arrefecimento pela turbina.
Quanto ao offroad... começa de leve.. passeios rurais com mais algum amigo são a melhor forma de começar.... só nunca vá sozinho!
Abs
Sergio
Robmotta
20/01/2015, 16:22
Maravilha Sergio!
Vou fazendo isso, aos poucos vou mudando, apesar de que vou fazer outra troca de óleo de motor e já substituir novamente o filtro diesel, já vai ajudar também.
Vamos nos falando..
Abc..
Robson
chicovaldiner
20/01/2015, 17:20
Boa tarde pessoal.
Moro na região centro-oeste, bem nos 45° ! Cuiabá MT e comprei uma L200 ano 93.
Não tenho informação a não ser a do documento.
"ESP / CAMIONETE / ABERTA / C D"
"DIESEL"
"IMP/MMC"
"OP / 1.00T / 73CV"
Alguém pode me informar se é turbo, se pode apresentar o problema do aquecimento, enfim, o que puderem passar, fico muito agradecido.
grande abraço
chico
Junior-L200Power
21/01/2015, 15:14
Boa tarde pessoal.
Moro na região centro-oeste, bem nos 45° ! Cuiabá MT e comprei uma L200 ano 93.
Não tenho informação a não ser a do documento.
"ESP / CAMIONETE / ABERTA / C D"
"DIESEL"
"IMP/MMC"
"OP / 1.00T / 73CV"
Alguém pode me informar se é turbo, se pode apresentar o problema do aquecimento, enfim, o que puderem passar, fico muito agradecido.
grande abraço
chico
Olá amigo!!
Essa L200 é importada do Japão, assim foram até 98 se não me engano!!
São muito resistentes e duráveis...
Se não me engano essa versão já é turbinada, mas pra saber se a sua está com ou sem turbina é só abrir o capô e olhar um pouco mais pra baixodo filtro de ar e já verá se tem turbina!!!!
Essas não tem problema de aquecimento... a não ser coisas normais de uso que possam vir a causar aquecimento como radiador sujo, bomba dagua travada, VT travada fechada..enfim!!
Abraço...
vavarusso
21/01/2015, 18:39
Subir serra, sempre em terceira, OD OFF. Deixar o over drive ligado vai forçar tudo... motor e caixa de cambio com trocas constantes de marcha. A quarta marcha foi desenvolvida para velocidade de cruzeiro, normalmente em linha reta. Forçar o sistema que não foi dimensionado para isso vai acarretar em desgaste prematuro das peças do carro, consumo maior de combustível e aquecimento. Em carros Diesel nunca devemos pisar mais fundo, e sim reduzir uma marcha, pois baixas rotações com pedal no fundo fará a mistura enfraquecer no motor, enviando mais óleo diesel do que ar, e consequentemente gerando aquecimento.
Meu caro Sergio Medeiros, estou entrando nesse mundo das Pickup agora, e tenho muitos dúvidas sobre como usar o motor diesel, e vc é um dos caras que nao posso ver um post que logo ver pra aprender algo, e já aprendi muito como vc. Já tava cometendo um erro grave de nao reduzi a marcha e tantar subi o RPM no pedal.
Obrigado.
SergioMedeiros
21/01/2015, 21:42
Amigo, obrigado. Aprendi muito com os colegas do fórum e quebrando a cabeça com problemas em que não dá pra confiar em orçamentos e achismos que encontramos por aí. Carros a Diesel requerem sim um cuidado muito maior por parte do dono. Hoje a eletronica ajuda muito, mas mesmo assim a condução é bem diferente de motores a gasolina.
Já perdi um motor por falta de cuidados do dono anterior.... estourou na minha mão. Acho que essa é a pior e melhor experiência que podemos passar para aprender (na marra) os cuidados necessários para uma vida longa desses motores.
Grande abraço e precisando estamos aí.
Robmotta
22/01/2015, 12:37
Sergio, boa tarde!
Voce tem conhecimento dos valores que devem apresentar no raster da pressao do Turbo e turbo variavel? eu ontem passei o Raster na minha, nao encontrado nenhum erro, esta tudo ok, porem nas leituras eu vi uma variação de valores da pressao do turbo e do turbo variavel, ja fiz limpeza do variavel e a solenoide é nova tb, foi regulada a turbina certinho, inclusive nesse dia eu fiz regulagem de valvula dela tambem, so que na leitura ontem apareceu pressao do turbo 902 mbar e pressao do turbo variavel 498 mbar, mesmo acelerando a pressao do turbo é sempre maior que a do variavel, procurei na net esses valores mas nao achei nada, a empresa que mexe com turbina aqui em Araraquara onde fazemos serviço o responsavel nao estava, esta viajando e o pessoal nao soube me dar essa informação, esses valores tem que ser diferentes ou iguais?
abc.
Rapaizzzz, encontrei um parceiro la da Paraiba que ja morou aqui em Araraquara, e estive pertinho dele no final de ano nas ferias...bom esse forum viu!!!
SergioMedeiros
22/01/2015, 21:23
Robson, eu desconheço os valores... na verdade não sei que medidas são essas... O que você define como pressão do turbo e do turbo variável?
Abs
Sergio
Robmotta
23/01/2015, 06:32
Bom dia Sergio!
No Raster que temos aqui na empresa, nas leituras do motor quando esta conectado ele aparece varios itens sendo lidos com o motor em funcionamento como rotacao, porcentagem do pedal do acelerador e outros itens, e tem tambem essas pressoes de turbo, turbo e turbo variavel, ai me xhamou a atencao pois uma estava diferente da outra, e antes que eu fizesse a limpeza do variavel do turbo eu passei o raster e ele mostrava esses valores iguais, quando foi feita a limpeza o mecanico me disse que a pressao dela tava muito alta inclusive ele regulou e essa oficina que fica em Ribeirao Preto é especializada Mit, os caras entendem bem, vou ver se coloco o raster novamente e posto foto p vc dar uma olhada. Ela nao perdeu forca nem nada, ate mesmo nao aparece nenhum cpdigo de falha so me chamou atencao essa variacao. Vou postar foto p vc ver.
Abc
Robso
SergioMedeiros
23/01/2015, 09:34
Bom dia Sergio!
No Raster que temos aqui na empresa, nas leituras do motor quando esta conectado ele aparece varios itens sendo lidos com o motor em funcionamento como rotacao, porcentagem do pedal do acelerador e outros itens, e tem tambem essas pressoes de turbo, turbo e turbo variavel, ai me xhamou a atencao pois uma estava diferente da outra, e antes que eu fizesse a limpeza do variavel do turbo eu passei o raster e ele mostrava esses valores iguais, quando foi feita a limpeza o mecanico me disse que a pressao dela tava muito alta inclusive ele regulou e essa oficina que fica em Ribeirao Preto é especializada Mit, os caras entendem bem, vou ver se coloco o raster novamente e posto foto p vc dar uma olhada. Ela nao perdeu forca nem nada, ate mesmo nao aparece nenhum cpdigo de falha so me chamou atencao essa variacao. Vou postar foto p vc ver.
Abc
Robso
Então Robson, não conheço os valores que apontam no scanner. Por ser uma turbina TGV, imagino que essas pressões devem ser diferentes mesmo. Se fosse pra chutar, diria que uma é a pressão máxima, e a outra é a que a turbina está comprimindo no momento.
Pra mexer nessa turbina o cara tem que manjar mesmo, senão só prejudica.... temos tres regulagens nela, sendo abertura máxima das aletas, abertura mínima e comprimento da haste de abertura. Cada regulagem influencia no funcionamento da turbina, e pra por a mão ali tem que saber o que está fazendo. Pode melhorar ou piorar em alta, baixa, arranque, etc....
Manda a foto aí a hora que conseguir.
Abs
Sergio
Robmotta
23/01/2015, 17:33
Sergio!Segue as fotos do Raster, fazendo o diagnostico. observe na foto 3 os itens "TURBO E TURBO VARIAVEL" ai que ficou minha duvida se esses valores tinham que ser iguais ou diferentes mesmo. Ja coloquei mais algumas fotos de toda leitura que foi feito.
Abc
Robson
490668490668490669490670
490666490667
chicovaldiner
31/01/2015, 23:50
Olá amigo!!
Essa L200 é importada do Japão, assim foram até 98 se não me engano!!
São muito resistentes e duráveis...
Se não me engano essa versão já é turbinada, mas pra saber se a sua está com ou sem turbina é só abrir o capô e olhar um pouco mais pra baixodo filtro de ar e já verá se tem turbina!!!!
Essas não tem problema de aquecimento... a não ser coisas normais de uso que possam vir a causar aquecimento como radiador sujo, bomba dagua travada, VT travada fechada..enfim!!
Abraço...
Junior, fico muito agradecido pela gentileza e informação precisa.
Abraço
Edintruder
01/02/2015, 14:36
Robson, o turbo de geometria variável da Ranger é diferente do da L200. Esse da L200 é variável eletronicamente através de acionamento por vácuo, e o da Ranger é por pressão de admissão mantendo a pressão máxima constante, sendo a pressão alterada pelo ajuste da haste conforme o Sergio falou. Na L200 tem como alterar a pressão eletronicamente, inclusive é dessa forma que trabalha o módulo HPE. Porém como trabalha por vácuo, ele tem o sensor de vácuo que trabalha em conjunto com um atuador e uma válvula solenoide. Se notares que a pressão atmosférica é 932mbar, ou 0,932bar (aonde nível do mar é quase 1,0Bar ou 1000mbar).
Não confunda o valor de pressão absoluta com o valor da pressão relativa. Os manômetros marcam pressão relativa e o sistema do scanner registra pressão absoluta. Manômetros que marcam pressão 0bar registram somente a pressão relativa do interior de um sistema, já um barômetro que marca a pressão de 1bar ele marca a pressão absoluta, ou seja, a pressão atmosférica mais a pressão do sistema que for conectado. o zero absoluto se encontra a mais de 20.000 metros de altitude.
Creio que a tua cidade fica em região elevada ao nível do mar.
Entendido isso prosseguimos.
Bem, se olhares pressão da admissão, ela está levemente menor devido à restrição do filtro de ar e restrição da turbina em marcha lenta, pois nesse momento de marcha lenta sem carga o motor trabalha aspirando o ar.
O valor 493mbar refere-se ao sistema de vácuo que aciona o sistema de variação da turbina. Se soltar a mangueira de vácuo o sistema de aliviio de pressão irá ficar fechado e a pressão da turbina será máxima, porém no scanner a pressão de vácuo irá registrar o mesmo valor da pressão atmosférica gerando possivelmente um código de erro. Dessa forma, a leitura do instrumento esta correta como deve ser.
SergioMedeiros
01/02/2015, 20:46
Robson, o turbo de geometria variável da Ranger é diferente do da L200. Esse da L200 é variável eletronicamente através de acionamento por vácuo, e o da Ranger é por pressão de admissão mantendo a pressão máxima constante, sendo a pressão alterada pelo ajuste da haste conforme o Sergio falou. Na L200 tem como alterar a pressão eletronicamente, inclusive é dessa forma que trabalha o módulo HPE. Porém como trabalha por vácuo, ele tem o sensor de vácuo que trabalha em conjunto com um atuador e uma válvula solenoide. Se notares que a pressão atmosférica é 932mbar, ou 0,932bar (aonde nível do mar é quase 1,0Bar ou 1000mbar).
Não confunda o valor de pressão absoluta com o valor da pressão relativa. Os manômetros marcam pressão relativa e o sistema do scanner registra pressão absoluta. Manômetros que marcam pressão 0bar registram somente a pressão relativa do interior de um sistema, já um barômetro que marca a pressão de 1bar ele marca a pressão absoluta, ou seja, a pressão atmosférica mais a pressão do sistema que for conectado. o zero absoluto se encontra a mais de 20.000 metros de altitude.
Bem, se olhares pressão da admissão, ela está levemente menor devido à restrição do filtro de ar e restrição da turbina em marcha lenta, pois nesse momento de marcha lenta sem carga o motor trabalha aspirando o ar.
O valor 493mbar refere-se ao sistema de vácuo que aciona o sistema de variação da turbina. Se soltar a mangueira de vácuo o sistema de aliviio de pressão irá ficar fechado e a pressão da turbina será máxima, porém no scanner a pressão de vácuo irá registrar o mesmo valor da pressão atmosférica gerando possivelmente um código de erro. Dessa forma, a leitura do instrumento esta correta como deve ser.
:palmas::palmas::palmas: Show!!!
Boa tarde! Sei que aqui não é o lugar, mas preciso falar com o Junior-l200 power. Estou interessado no friso do parabrisas da l200 quadrada. Meu email noventacorretor1@gmail.com. abraços
Robmotta
03/02/2015, 12:09
Boa tarde Edintruder!
Realmente a minha cidade fica a 687 metros de altitude do nivel do mar, e grato pelas informações, eu andei vendo com um pessoal que trabalha com turbina aqui em Araraquara mas nao consegui retorno, foi como eu disse no post, era mais uma duvida mesmo, pois minha viatura nao apresenta nenhum problema, esta tudo em ordem, grato mais uma vez pela ajuda.
abc
Edintruder
03/02/2015, 16:00
Robmotta, quando questionasses sobre esses valores, creio que estavas pensando em aumentar a pressão da turbina. Correto? Nesse motor eu não recomendaria o aumento de pressão por si só sem melhorar outras coisas, pois é justamente esse ponto que detona nas HPE e começam a dar dores de cabeça. Para fazer essa alteração de pressão é somente pela alteração dos parâmetros no chip, o famoso repotenciamento. Um motor mais moderno aguenta bem, mas o 4D56 não aguenta muito, dessa forma tens que pesar o desempenho x durabilidade. Esse motor até 100cvs dura tranquilamente além dos 300.000km, porém no ajuste de 121cv se não for muito bem tratado, dificilmente vai além dos 200.000km. Não que seja um motor ruim, de forma alguma, mas é um motor subdimensionado para trabalhar com a pressão mais a compressão original. O bronzinamento sofre bastante com a pressão exercida pela taxa de compressão original e mais a pressão extra da turbina, sem dizer que o radiador deveria ser maior para garantir uma eficiência maior também da troca térmica.
Nesse ponto de bronzinamento, a impressão que eu tenho que se trata de um projeto de motor a gasolina, e não de um motor diesel.
Esse detalhe do arrefecimento temos muitos exemplos, como Hilux 3.0 de 96, 97 e 98 com radiador pequeno substituído por um maior a partir de 99. Outro exemplo foi o motor Detroit das Dakota davam problema de aquecimento e nas Cherokee duravam uma eternidade.
Infelizmente a Mit preferiu investir no repotenciamento sem aumentar de fato a capacidade de resfriamento, daí o lubrificante carboniza mais rápido e permite um desgaste mais cedo. Com a temperatura de trabalho mais alta, as juntas também sofrem mais, e pra piorar, dependendo do uso, aparecem trincas no cabeçote e daí lambança começa...
O pessoal que faz o Rally dos Sertões e Mitsubishi Cup, tiram de 180 a 240cvs desse motor, porém mal chegam nos 40.000km... A mesma potência extraída de um HSD 2.5 pouco altera a durabilidade final.
Eu teria uma L200 sem medo e reponciaria também sem medo, porém o kit gelo seria item obrigatório e quem sabe os radiadores de água e de óleo maiores.
Por fim, o maior cuidado com motores turbinados e com cabeçotes de alumínio é NUNCA desligar o motor com ele muito quente. Sempre dá uns minutos na lenta para reduzir a temperatura da turbina e estabilizar a temperatura geral da turbina, coletores e cabeçote, pois com a diferença de dilatação entre o alumínio e o ferro fundido, acaba com as juntas e trincam muito o alumínio. Fica a dica.
Robmotta
04/02/2015, 12:19
Robmotta, quando questionasses sobre esses valores, creio que estavas pensando em aumentar a pressão da turbina. Correto? Nesse motor eu não recomendaria o aumento de pressão por si só sem melhorar outras coisas, pois é justamente esse ponto que detona nas HPE e começam a dar dores de cabeça. Para fazer essa alteração de pressão é somente pela alteração dos parâmetros no chip, o famoso repotenciamento. Um motor mais moderno aguenta bem, mas o 4D56 não aguenta muito, dessa forma tens que pesar o desempenho x durabilidade. Esse motor até 100cvs dura tranquilamente além dos 300.000km, porém no ajuste de 121cv se não for muito bem tratado, dificilmente vai além dos 200.000km. Não que seja um motor ruim, de forma alguma, mas é um motor subdimensionado para trabalhar com a pressão mais a compressão original. O bronzinamento sofre bastante com a pressão exercida pela taxa de compressão original e mais a pressão extra da turbina, sem dizer que o radiador deveria ser maior para garantir uma eficiência maior também da troca térmica.
Nesse ponto de bronzinamento, a impressão que eu tenho que se trata de um projeto de motor a gasolina, e não de um motor diesel.
Esse detalhe do arrefecimento temos muitos exemplos, como Hilux 3.0 de 96, 97 e 98 com radiador pequeno substituído por um maior a partir de 99. Outro exemplo foi o motor Detroit das Dakota davam problema de aquecimento e nas Cherokee duravam uma eternidade.
Infelizmente a Mit preferiu investir no repotenciamento sem aumentar de fato a capacidade de resfriamento, daí o lubrificante carboniza mais rápido e permite um desgaste mais cedo. Com a temperatura de trabalho mais alta, as juntas também sofrem mais, e pra piorar, dependendo do uso, aparecem trincas no cabeçote e daí lambança começa...
O pessoal que faz o Rally dos Sertões e Mitsubishi Cup, tiram de 180 a 240cvs desse motor, porém mal chegam nos 40.000km... A mesma potência extraída de um HSD 2.5 pouco altera a durabilidade final.
Eu teria uma L200 sem medo e reponciaria também sem medo, porém o kit gelo seria item obrigatório e quem sabe os radiadores de água e de óleo maiores.
Por fim, o maior cuidado com motores turbinados e com cabeçotes de alumínio é NUNCA desligar o motor com ele muito quente. Sempre dá uns minutos na lenta para reduzir a temperatura da turbina e estabilizar a temperatura geral da turbina, coletores e cabeçote, pois com a diferença de dilatação entre o alumínio e o ferro fundido, acaba com as juntas e trincam muito o alumínio. Fica a dica.
Edintruder, boa tarde!
Eu não estava pensando em repotencializar nao, era mais uma curiosidade mesmo visto que achei que os valores deveriam ser iguais, quanto a esses procedimentos sou uma pessoa bem consciente, tenho experiencia em motores diesel, entao com relaçao a certos cuidados com eles ja convivo com isso, tenho o costume de logo pela manha dar partida no carro sem nem tocar no acelerador, enquanto ela fica funcionando eu vou abrir o portao para depois sair, quando saio ando em baixa rotação ate o oleo se movimentar e aquecer por inteiro, quando paro, espero algum tempo para depois afogar devido a lubrificaçao da turbina, quando em viagem muito longa espero tb devido a temperatura, esses cuidados basicos, é uma pena esse motor ser tao problematico pq a L 200 é uma bela pick-up, bonita, imponente, mas nem tudo é perfeito, eu tive sorte com a minha, era bem cuidada e nao tive problema de aquecimento, so as vezes depois de longos trechos quando paro em marcha lenta com o ar ligado o ponteiro passa um pouquinho do meio, mas nao fica subindo, ele estaciona e logo cai novamente, vou programar de colocar a helice do ventilador de 11 paz e trocar a valvula termostatica com os dois furos para melhorar a circulação, minha pick-up nao baixa oleo nem agua, de quando comprei nao coloquei nada, verifico duas vezes por semana agua e oleo e esta sempre em ordem, vou tocando, quando terminar de paga-la estarei trocando pela Triton, se deus quizer.
Agradeço pelas dicas, sao sempre muito bem vindas.
Edintruder
04/02/2015, 15:24
Robmotta, nem te preocupa que com esses cuidados a tua L200 vai muito longe. Ela é automática? Quanto ela está fazendo por litro a cidade e na estrada?
A patroa está incomodando para trocar o patroa-móvel. Andei cogitando vários modelos, e a L200 ou Pajero sport são veículos que me atraem, pois tem um conjunto mecânico quase indestrutível, e o motor é de uma facilidade incrível tanto para fazer reparos como para encontrar peças no mercado. Mas gostaria de pegar uma automática.
Robmotta
04/02/2015, 19:15
Robmotta, nem te preocupa que com esses cuidados a tua L200 vai muito longe. Ela é automática? Quanto ela está fazendo por litro a cidade e na estrada?
A patroa está incomodando para trocar o patroa-móvel. Andei cogitando vários modelos, e a L200 ou Pajero sport são veículos que me atraem, pois tem um conjunto mecânico quase indestrutível, e o motor é de uma facilidade incrível tanto para fazer reparos como para encontrar peças no mercado. Mas gostaria de pegar uma automática.
Boa noite!
Sim..ela é automatica, esta bem conservada, muito bonita, toda alinhada, sem muita bateçao de suspensao e nem de carroceria, hj ela esta com 122000 km , peguei com 111000 km, se vc entrar no perfil vera fotos dela, te confesso que é bem diferente do meu antigo carro um Honda Civic tb automatico, as vezes bate uma saudd...rsss, com relacao a consumo eu ando muito em cidade e ela esta fazendo 8 km/l na rodovia cheguei a fazer 11 km/l, nesse final de semana eu viajei com ela para o litoral e em velocidade de cruzeiro de 100 / 110 ela fez 11,5 ar condicionado ligado direto.