PDA

Ver Versão Completa : Ranger: maior desgaste de pneu traseiro



bird
16/10/2006, 11:59
Caros,

tenho uma Ranger 3.0 com 20 mil km e os pneus traseiros estão gastando bem mais que os dianteiros...

isso acontece com vcs também?

os pneus são os Pirelli originais 245/r 16

já tive uma S-10 e nela os dianteiros é que gastavam mais...

abs,

murilloaquino
16/10/2006, 12:52
Isso é por conta do torque a mais.Como tem o diferencial blocante, ela pelo menos tenta gastar por igual.Mais, manera o pé um pouco, principalmente nas saidas de curva, q ela ira gastar menos...

abraços

LLeeoo
16/10/2006, 16:13
Na minha (gasolina), os pneus traseiros gastam *bem* menos pois eles rodam com pressão mais alta e a carga é menor...

Edintruder
16/10/2006, 19:59
Tem que fazer o rodízio a cada 10000km se quiser manter o desgaste parelho. Sem rodízio, os pneus traseiros duram cerca de 55.000km, se fizer o rodízio, os 4 duram cerca de 90.000km, dependendo do uso dado.

bird
17/10/2006, 11:37
Mesmo com rodízio parece que estes pneus Pirelli AT 245/R16 não vão durar mais de 50 mil kms e olha que eu não sou pé de chumbo...

com os pneus ST na S10 fiz mais de 70 mil

mas afinal gastar mais os pneus traseiros é comum nas Rangers à diesel?

abs,

Edintruder
18/10/2006, 19:48
Na verdade os pneus traseiros gastam mais em todas as caminhonetes com tração traseira.

Alexandre Costa
22/10/2006, 22:27
Essa realmente é novidade ! os pneus dianteiros sempre gastam mais rápido em função das curvas , daí um dos motivos do rodízio...o desgaste uniforme, veículos que são utilizados em serra por exemplo tem a durabilidade reduzida a metade...não consigo entender o motivo deste problema !!!

O desgaste destes pneus traseiros são uniformes ou eles estão escamados " ? gastou mais por dentro ou por fora ?

Edintruder
22/10/2006, 23:10
Essa realmente é novidade ! os pneus dianteiros sempre gastam mais rápido em função das curvas , daí um dos motivos do rodízio...o desgaste uniforme, veículos que são utilizados em serra por exemplo tem a durabilidade reduzida a metade...não consigo entender o motivo deste problema !!!

O desgaste destes pneus traseiros são uniformes ou eles estão escamados " ? gastou mais por dentro ou por fora ?

Não em caminhonetes! Em automóveis tudo bem, até porque a maioria é tração dianteira e os pneus dianteiros duram cerca da metade dakm dos traseiros, mas em caminhonetes onde o uso é quase sempre urbano e sem carregar peso, os pneus traseiros se desgastam mais devido às inúmeras arrancadas, trocas de marchas e reduções. Dessa forma os pneus sofrem mais em desgaste até do que se andasse com peso. Em caminhonetes com bloqueio de diferencial o desgaste é mais acentuado do que sem.

Walter L. L. Casitta
23/10/2006, 07:50
Então deve depender do jeito de quem dirige. A minha também gasta mais os da frente que os de trás...

j.sebastian
23/10/2006, 10:53
Eu li q os dianteiros se desgastam mais pela FREAGEM q pela acelerada...

Seba

murilloaquino
23/10/2006, 12:32
A minha tambem está gastando mais os traseiros...Pode ser pelo torque maior q nas 2.5

bird
25/10/2006, 10:35
Essa realmente é novidade ! os pneus dianteiros sempre gastam mais rápido em função das curvas , daí um dos motivos do rodízio...o desgaste uniforme, veículos que são utilizados em serra por exemplo tem a durabilidade reduzida a metade...não consigo entender o motivo deste problema !!!

O desgaste destes pneus traseiros são uniformes ou eles estão escamados " ? gastou mais por dentro ou por fora ?

Caro Alexandre,

Os pneus traseiros gastaram uniformemente talvez um pouquinho mais no centro.

os dianteiros gastam mais por fora e estão ligeiramente escamados.

quase sempre não rodo com carga e raramente na terra.

será que só o torque e as reduzidas dão esta diferença?

abs,

Edintruder
25/10/2006, 13:20
Então estou ficando louco, pois em tudo o que é caminhonete eu vejo os pneus traseiros se deteriorarem mais. Até caminhão gasta mais os pneus da tração que os dianteiros, se buscar na proporção que são 4, a diferença em custo aumenta mais ainda.
Eu não posso falar muito de mim pois sou muito esmeril no acelerador mesmo, então a minha sempre vão os traseiros para a frente para gastar os da frente mesmo...

Wallace
25/10/2006, 17:35
Quem gasta pneu primordialmente a potencia que faz o pneus deslizar (escorregar no piso).
As picapes com a falta de peso atrás e com tração traseira tem mais tendencia a deslizar os pneus traseiros.
Mas se tem muita potencia nos freios dainteiros, assim vai depender mais de como dirige, mas em picapes, principalmente quando se tem mais motor é mais facil desgatar os traseiros.

Caro Alexandre,

Os pneus traseiros gastaram uniformemente talvez um pouquinho mais no centro.Se gasta mais no centro esta com pressão mais alta.

os dianteiros gastam mais por fora e estão ligeiramente escamados.

quase sempre não rodo com carga e raramente na terra.

será que só o torque e as reduzidas dão esta diferença?

abs,Na frete parece que esta com pressão baixa.

Edintruder
25/10/2006, 18:21
Uma coisa eu não tinha avaliado, eu evito usar freios, procuro sempre reduzir no motor e uso freios o mínimo possível, as pastilhas duram mais de 30.000 km comigo...

Wallace
25/10/2006, 18:44
Quanto mais reduz mais gasta os traseiros e economiza os dianteiros rs rs
Mas eu acho o certo e faço isso também.

bird
26/10/2006, 14:12
Caros,

meu parâmetro até então era miha S10 (4x2 gas) na qual rodei 75mil km com os pneus originais (ST) troquei as pastilhas apenas uma vez e mantive a embreagem original

fico no dilema poupar a embreagem ou os freios?

acho que trocar as pastilhas sai mais em conta

apesar da minha Ranger (3.0 4x4) apresentar desgaste irregular sempre mantenho a pressão recomendada no manual.

pelo depoimento dos colegas as trocas de pastilhas e empbreagem parecem ser mais frequentes na Ranger

abs,

bird
26/10/2006, 14:31
Caros,

meu parâmetro até então era miha S10 (4x2 gas) na qual rodei 75mil km com os pneus originais (ST) troquei as pastilhas apenas uma vez e mantive a embreagem original

fico no dilema poupar a embreagem ou os freios?

acho que trocar as pastilhas sai mais em conta

apesar da minha Ranger (3.0 4x4) apresentar desgaste irregular sempre mantenho a pressão recomendada no manual.

pelo depoimento dos colegas as trocas de pastilhas e embreagem parecem ser mais frequentes na Ranger

abs,

para completar: na S10 os pneus dianteiros gastavam mais rápido e na Ranger são os traseiros.

outra coisinha estranha: na revisão dos 20 mil sugeriram a troca da bandeja (na garantia) por conta de um barulinho intermitente...

Dieselboy
26/10/2006, 14:34
" ...fico no dilema poupar a embreagem ou os freios?..."
Bird, isso vai depender do estilo adotado por você na direção. Particularmente, assim como outros participantes do tópico, prefiro reduzir as marchas gradativamente até uma velocidade que me permita utilizar os freios com uma certa margem de segurança, faço isto porque na maioria das vezes rodo carregado e aí já viu né??? Acho imprudência "socar" o pé no freio com 1200 kg de carga "nas costas".:putz:

" ...acho que trocar as pastilhas sai mais em conta..."
Não "encana" com isso, pois a embreagem somente atua durante a passagem de uma marcha para outra, o resto quem "segura" é o freio motor. Aliás salvo engano a prática de reduzir as marchas é até mesmo recomendada pelo manual da F-1000, creio que portanto deva valer as outras caminhonetes também.

Edintruder
26/10/2006, 23:39
Na verdade não estraga a embreagem se sempre dar uma aceleradinha no motor antes de soltar o pedal, e assim também evida solavancos na transmissão.

Conversando com um pessoal por aqui e realmente me confirmaram que o desgaste maior nos pneus traseiros é pela forma de condução, pois se andar sempre na manha os dianteiros gastam mais, porém se andar sempre com pé embaixo os pneus traseiros sofrem mais. É que as outras duas referências que eu tirei a base também são pé pesado, então não ajudou muito na minha colocação lá em cima...
Porém estou retificando!
Se os pneus de trás gastam mais rápido é porque o motorista usa muito o torque do motor e patina demais em arrancadas ou curvas.


Caros,

meu parâmetro até então era miha S10 (4x2 gas) na qual rodei 75mil km com os pneus originais (ST) troquei as pastilhas apenas uma vez e mantive a embreagem original

fico no dilema poupar a embreagem ou os freios?

acho que trocar as pastilhas sai mais em conta

apesar da minha Ranger (3.0 4x4) apresentar desgaste irregular sempre mantenho a pressão recomendada no manual.

pelo depoimento dos colegas as trocas de pastilhas e empbreagem parecem ser mais frequentes na Ranger

abs,