PDA

Ver Versão Completa : Diferencial da Ranger.

sandroN
16/10/2006, 10:51
Bom dia a todos,

Estou com problema no diferencial de minha ranger, o mecanico diz que tenho que trocar a caixa satelite inteira pois esta com folga nas engrenagens e no pino que folgou na propria carcaça. Gostaria de algumas dicas em relação a isso, e onde posso encontrar a caixa satelite do diferencial VISTEON.

Obrigado

Sandron

Wallace
16/10/2006, 16:02
Sandro, me passa o ano e se tem bloqueio ou não, pois estou para receber uma peças novas de Explorer que talvez sirvam.

sandroN
16/10/2006, 16:20
Amigo, obrigado pelo retorno.

O ano é 99/00 - 2.5 diesel - 4x4 - cd. o diferencial é da marca VISTEON, só preciso da satélite completa, coroa e peao esta ok.

Obrigado

Abraços

sandroN
16/10/2006, 16:22
Há ele não é blocante. ok

Wallace
16/10/2006, 17:09
Sandro, me faz um favor, me envia um e-mail com estas informações, que assim que as peças chegarem eu entro em contato, são peças novas que foram para erradas para um cliente, já que a dele é outra peça, pois tem bloqueio.

Edintruder
16/10/2006, 21:34
Só por curiosidade mesmo..., quanto custa o diferencial da Ranger? Tem como colocar o Dana 44 no lugar da Visteon mantendo a relação original?

Ktranger
16/10/2006, 22:18
98/99/2000 nao era Dana ?? visteon nao eh apartir de 04 ?
ainda mais diesel ? no minimo 8.8 ?

IGORFROTA
17/10/2006, 07:33
Aproveitando o tópico, quem puder colocar aqui todas as marcas de diferencial (dianteiro/traseiro) usados na Ranger 4x4 desde 1998 com suas respectivas relações...
Acho que seria de grande proveiro para o Forum.....
Vlws

sandroN
17/10/2006, 08:37
Bom segundo os mecanicos e a FORD me deram este modelo como sendo o original, VISTEON 8.8, e me falaram que as mais novas sim que vem com DANA 44. Nao tenho muita confiança no mecanico que levei, mas tirando a duvida com a ford foi isso que me falaram.

Ja pensei em trocar o diferencial inteiro tambem, mas nao vi preços ainda, se desse pra colocar a satelite de um dana e com a mesma relação, seria uma boa.

Abraços

Ktranger
17/10/2006, 13:56
Aproveitando o tópico, quem puder colocar aqui todas as marcas de diferencial (dianteiro/traseiro) usados na Ranger 4x4 desde 1998 com suas respectivas relações...
Acho que seria de grande proveiro para o Forum.....
Vlws

Pelo que eu saiba, as 92-97 eram Dana
desde 7.5 para 2.3,2.9,3.0
e 8.8 para as 4.0

relacoes de 3.08,3.23,3.55,3.73,4.10 e raros 4.56
e alguns poucos 2.93 existirao esses nos Automaticos

Nos visteons ( que eu achava ser 2004+) eram comuns os 4.11 e 4.56
pra mim os 98-2002 eram dana 3.73, 4.10 e 4.56
2002 e 2004 ( nao tenho informacoes)

todas as 4.0 e diesel sao 8.8
as 2.5, 2.3 CS eram 7.5
CD eram 8.8
7 pes tb.

me corrijam se estiver errado.

Ktranger
17/10/2006, 14:00
Visteon eh uruguaio , ou seja made in Uruguay
Dana eh USA , Canada e depois Brasil ateh 2002
certo ?
Certeza que eh Visten ?

j.sebastian
17/10/2006, 14:03
8.8" e 7.5" eram FORD (visteon), não Dana... os Dana 44.3 apareceram apenas nas mais novas...

Em 8.8" (tbem usado em explorers e Mustangs, por exemplo) tem relações das mais diversas (3.08, 3.27, 3.56, 3.73, 4.10) originais, com bloqueio LSD ou abertas. Tbem existem disponíveis aftermarket com relações até acima de 7:1!!

O diferencial dianteiro é um D35, reverse cut/HP para as explos e rangers abaixo de 94 e normal para as acima...

Seba

edubelem
18/10/2006, 09:10
Bom dia a todos,

Estou com problema no diferencial de minha ranger, o mecanico diz que tenho que trocar a caixa satelite inteira pois esta com folga nas engrenagens e no pino que folgou na propria carcaça. Gostaria de algumas dicas em relação a isso, e onde posso encontrar a caixa satelite do diferencial VISTEON.

Obrigado

Sandron

Sandro, é melhor vc comprar um dana (nacional) no desmanche e colocar no no lugar, as peças deste visteon são caras p/ kct, compra um completo e retifica, fica bem melhor podendo inclusive colocar um c/ bloqueio.

Os diferenciais da rangers (pelo que eu saiba ) até 2001 eram visteon e dai por diante passaram a ser dana.

Marcelo R. A. da Cunha
18/10/2006, 09:45
Sandro, é melhor vc comprar um dana (nacional) no desmanche e colocar no no lugar, as peças deste visteon são caras p/ kct, compra um completo e retifica, fica bem melhor podendo inclusive colocar um c/ bloqueio.

Os diferenciais da rangers (pelo que eu saiba ) até 2001 eram visteon e dai por diante passaram a ser dana.

Lembrando que se realmente for efetuar a troca do eixo por completo tem que verificar se a relação é igual a do eixo dianteiro senão BUUUUMMM!!:shock:

rgds

edubelem
18/10/2006, 11:13
Existe conjunto coroa e pinhão, disponíveis p/a todas as relações. Inclusive o 4.53:1

sandroN
19/10/2006, 15:49
Obrigado a todos, pelas dicas.

Mas ja dei um jeito no bixinho, comprei uma caixa satelite por R$ 380,00 e os 4 rolamentos do diferencial. Ficou uma tetéia, acabou o pesadelo. A satélite estava bem dizer nova, sem nenhuma folga.

Abraços e obrigado

Ktranger
19/10/2006, 20:01
8.8" e 7.5" eram FORD (visteon), não Dana... os Dana 44.3 apareceram apenas nas mais novas...

Em 8.8" (tbem usado em explorers e Mustangs, por exemplo) tem relações das mais diversas (3.08, 3.27, 3.56, 3.73, 4.10) originais, com bloqueio LSD ou abertas. Tbem existem disponíveis aftermarket com relações até acima de 7:1!!

O diferencial dianteiro é um D35, reverse cut/HP para as explos e rangers abaixo de 94 e normal para as acima...

Seba

conversando com o pessoal da ford hj , me explicaram que os eixos antigos eram ford 7.5, 8.8 e 9.0 como ford , porem em 97 a 98 tercerizaram os diff , formando a Visteon(argentina) , que produzia os eixos para a ford ( nada a ver com DANA) a parceria foi ateh meados de 2004 , quando passou a ser dana 44 , recindindo o contrato com a Visteon na argentina, a Dana passa a ser fornecedor oficial......
Vanagens do Dana 44 ( pecas e opcoes BEM mais BARATAS c/ relacoes inumeras) e um diff leve segundo o pessoal de arvores e transmissao.
Vantagem do Ford 8.8 ......eh o meu fazer o que ....hehehe

Walter L. L. Casitta
19/10/2006, 21:29
A verdadeira história dos difs da Ranger é a seguinte:

Até 2001 e ½ todas as Rangers Argentinas usavam Ford 8.8 ou 7.5 (4cil gas). Ford e Visteon não importa, é o mesmo diferencial e são conhecidos como Ford.

A partir de 2001 e ½ todas Ranger fabricadas na Argentina usam o Dana 44.

A vantagem do Ford 8.8 é que é bem mais resistente que o Dana 44, tanto quanto um Dana 46.

O dianteiro sempre foi Dana 35.

j.sebastian
20/10/2006, 01:20
A vantagem do Ford 8.8 é que é bem mais resistente que o Dana 44, tanto quanto um Dana 46.

Só para colocar uns números nesse comparativo:

(Numbers from January edition of Four-wheeler, page 60.)
Dana 35 rear axle COT: 870 MOT: 3480
Dana 44 rear axle COT: 1100 MOT: 4460
Ford 8.8 28spline COT: 1250 MOT: 4600
Ford 8.8 31spline COT: 1360 MOT: 5100 (explorer)
Dana60 semifloat COT: 1500 MOT: 5500
COT: Continuous output torque rating
MOT: Maximum output torque rating

Seba

Edintruder
06/04/2007, 17:29
Pois é, depois de tanta certeza que o diferencial traseiro das ranger 2001 fossem ford Visteon, na verdade é Dana 44-3. Hoje desmontei os semi-eixos para tirar o diferencial para ver qual o motivo da roncadeira, a avaliação é que a coroa e pinhão estão excelentes sem nenhum desgaste acentuado ou fora do normal, os rolamentos do pinhão e diferencial estão todos muito bons, porém os rolamentos das rodas estão com folga, então vou trocá-los amanhã. Deixei tudo desmontado e soldei um tampão para drenar o óleo do diferencial, como pequena melhoria...

Dessa forma, então será que dá para instalar um diferencial Kaiser na Ranger 2.5???

murilloaquino
06/04/2007, 18:09
Será q saiu o diff dana somente apos a ´´morte`` das roda-livres?
ou seja 01>

Bianor
06/04/2007, 20:13
Prezado Edintruder tambem estou pensando num Kaiser para a Blazer.
Na Ranger com entreixos mais longo e menos peso na traseira um lock 100% implicaria em que na dirigibilidade do veículo no uso diário no asfalto ?
Nas curvas com piso molhado se sentar o pé roda, foi o que me disseram.
Mas da experiencia que tenho com o trac-lok que era um LSD nas curvas tracionava bem melhor.
Sera que alguem aqui do forum já colocou um kaiser em uma pick-up, acho que só tenho notícia em Troller.
Sds

murilloaquino
06/04/2007, 20:28
Com o trac-loc melhora pois ele é um bloqueio meio termo entre o diff aberto e o ´´fechado``.Eu considero para uso no ASFALTO um bloqueio do tipo trac-lock ou no maximo um trpc...

Edintruder
06/04/2007, 21:50
Murillo, eu também acho que o Dana foi implantado quando acabaram com as rodas livres sim, e da 2.5 para a 2.8 mudou apenas a relação das marchas.

Bianor, eu tenho medo de usar um 100% pois posso precisar carregar peso e no asfalto seria muito esforço nos semi-eixos, assim o risco de quebra aumenta bastante. Porém para fazer um bloqueio 100% eu preferia arranjar um kit de planetárias usado e soldar tudo, pois sairia bem barato.

Bem, hoje eu notei que era Dana pois quando fui tirar os semi-eixos, as travas dos semi-eixos no Ford Visteon é uma trava em "U" ente as planetárias e a carcaça do diferencial. Dessa forma eu estava apanhando para identificar essas travas, mas quando notei a gravação DANA na coroa "conforme a foto no quadro azul" eu parti para puxar os semi-eixos pelas pontas qua já tinha soltado, a minha surpresa é qua após alguma porradas, chutes e puxões elas sairam. A vantagem maior é a disponibilidade de peças e acessórios e a troca dos rolamentos das rodas.

Luizinho
07/04/2007, 00:53
A minha é 00/01 Euro II sem roda livre, vendida em Fev/01, provavelmente produzida em Nov/00 e o Dif. Tras. é o Ford 8.8. Inclusive trás uma etiqueta com o nome, relação e o fato de ser aberto (sem bloqueio) entre outros dados que não me recordo.

Do início para o meio de 2001 aconteceram as modificações nas Rangers a gasolina (V6 de 210cv e 2.3 16v Duratec) talvez aí tenham alterado o fornecedor do eixo traseiro mas só comunicando para as diesel com o lançamento da 2.8 que foi lançada já como modelo 2002.

Abraço.

Bianor
07/04/2007, 15:44
Edintruder os bloqueios 100% que tenho visto permitem giro livre para frente e para tras, existem mecanismos que desacoplam os semi-eixos. Até onde percebi só quando voçe acelera eles travam 100%.
Voçe falou em andar carregado, quanto a isso eu não sei.
A minha experiência com o trac-lok foi bem positiva em termos de tração par a o asfalto, pena que a eficiência do bloqueio caia rápido, mesmo utilizando-se o óleo apropriado. Na areia que é a minha praia desde que não pare ele vai bem, parou ficou. Por isso se tiver que ultrapassar um trecho com uma das rodas no ar esqueça. O que gostei muito foi nas saídas de sinal, subidas ingremes andando devagar, nas curvas voçe percebe a aceleração, achei muito bom.
Sds

Edintruder
07/04/2007, 18:11
A minha é 00/01 Euro II sem roda livre, vendida em Fev/01, provavelmente produzida em Nov/00 e o Dif. Tras. é o Ford 8.8. Inclusive trás uma etiqueta com o nome, relação e o fato de ser aberto (sem bloqueio) entre outros dados que não me recordo.

Do início para o meio de 2001 aconteceram as modificações nas Rangers a gasolina (V6 de 210cv e 2.3 16v Duratec) talvez aí tenham alterado o fornecedor do eixo traseiro mas só comunicando para as diesel com o lançamento da 2.8 que foi lançada já como modelo 2002.

Abraço.

Luizinho, olha os 6 últimos dígitos da numeração do chassis da tua Ranger, esse é o número de série dela, a minha é 233440. Não sei se a cada mudança de ano essa numeração zera, então não diria muita coisa. A minha é 01/01 e a mecânica é toda igual á tua. Na etiqueta que traz no diferencial, na manga direita, tem que dizer "Indústria Uruguaia" e uma numeração aonde termina em 4001, se for isso pode ser Dana, tem o logo da Dana no canto superior esquerdo na etiqueta.

Bianor, o track lock parece bem interessante pelo preço também mas o kaiser deve ser mais durável.

Edintruder
07/04/2007, 22:44
Acabei de andar com a Ranger na estrada, troquei os rolamentos e retentores das rodas traseiras pois os outro 4 rolamentos estavam todos ok, o ronco reduziu cerca de 70%, porém notei mais outro ronco vindo da roda dianteira esquerda que ainda está com os rolamentos originais, dessa forma concluo que o causador desses danos generalizados aos rolamentos são os pneus 33". O que ocorre é que eu moro num balneário e transito todos os dias em ruas de areia cheias de buracos, e dessa forma os rolamentos são afetados em proporções muito maiores do que se eu rodasse em ruas pavimentadas.
Se não fosse tanta diferença no visual e altura, bem que está valendo apena trocar os 33" por 31"...

murilloaquino
07/04/2007, 23:02
Tudo bem q os 33 sao muuito mais bonitos..
maus eu axo q o tamanho ideal d pneus para a ranger sao os 32...
No aro 15 acho q so apertando as barras da pra passar numa boa...

Edintruder
08/04/2007, 21:56
Murillo, os 33" também ficam bons se apertar as barras, porém força as homocinéticas se for 4x4 pois essas trabalham com um ângulomais crítico a tendem a quebrar se forçar muito na reduzida. Agora a Ranger do Gouvea é 4x2 e ele colocou os 33" e só apertou as barras, dessa forma não causa dano nenhum a nenhuma outra peça.

Walter L. L. Casitta
08/04/2007, 22:59
Esse é eixo não é original da Ranger 2.5. Provavelmente por algum motivo o proprietário anterior substituiu por esse que era de alguma Duratec 2.3. A minha Ranger é uma das últimas, comprada 0Km em dezembro de 2001 e veio com Visteon 8.8 ...

murilloaquino
08/04/2007, 23:40
A êê walter....
seu retorno é muito importante pra nos rangeiros e para o forum em geral...
ja resolveu os prob la do trabalho neh?
voltando a ranger, o problema dos 33 nao é nem o diametro nao e sim a largura...Força muito a caixa de direçao, os rolamentos,peças genericas...
mais q fica linda, isso fica viu...

Edintruder
09/04/2007, 18:59
Walter,
Se fosse o do duratec 2.3 já teria quebrado. De qualquer forma a relação do 2.3 é diferente da 2.5? Qual é o número de série da Tua Ranger? Olha os 6 últimos números da gravação nos vidros que indicam o número de série dela.

Murillo, o que prejudica também é a vibração do pneu, pois eu montei nos aros originais e dessa forma a carcaça vibra lateralmente mais do que se fossem montados em aro 10". Essa vibração não chega ao volante, porém causa uma ressonância nos rolamentos.

renzo
25/02/2008, 19:27
Ola Pessoal,

Estou Indo Pros Eua E Estou Penssando Em Trazer Alguns Acessorios Para Minha Ranger 99/2000.ela Esta Com Pneus 35 E Assim Sendo,ficou Com A Relacao Final Muito Longa.o Diferencial Tem Relacao Original 41/9(4,56) E Pneu Original 29 Pol....aqui Vao As Duvidas:

1-preciso Encurtar Relacao Em 20%...ficaria Perto Uma Relacao 5,13...41/8..mas La Fora Nao Existe...aqui Muito Menos.alguem Conhece Alguma Empresa Capaz De Mexer No Pinhao De 9 Pra 8 Dentes ??

2 Todo Mundo Aqui No Forum Me Falou Que O Eixo Dianteiro é Um Dana 35 Reverse....o Tecnico Da Randys No Eua Me Falou Que Pelas Fotos E Codigos,que é Um Dana 35 Standard..e Agora ???vou Anexar A Foto Dele

Walter L. L. Casitta
25/02/2008, 20:37
Ola Pessoal,

Estou Indo Pros Eua E Estou Penssando Em Trazer Alguns Acessorios Para Minha Ranger 99/2000.ela Esta Com Pneus 35 E Assim Sendo,ficou Com A Relacao Final Muito Longa.o Diferencial Tem Relacao Original 41/9(4,56) E Pneu Original 29 Pol....aqui Vao As Duvidas:

1-preciso Encurtar Relacao Em 20%...ficaria Perto Uma Relacao 5,13...41/8..mas La Fora Nao Existe...aqui Muito Menos.alguem Conhece Alguma Empresa Capaz De Mexer No Pinhao De 9 Pra 8 Dentes ??

2 Todo Mundo Aqui No Forum Me Falou Que O Eixo Dianteiro é Um Dana 35 Reverse....o Tecnico Da Randys No Eua Me Falou Que Pelas Fotos E Codigos,que é Um Dana 35 Standard..e Agora ???vou Anexar A Foto Dele

O dif dianteiro da Ranger não é reverso. É um 35 standard mesmo.
Pra reduzir reduzir a sua Ranger, você vai precisar dos R&P de 4.88 e trocar o câmbio por um FSO-2405B, o mesmo usado na Ranger 2.8 a partir de 2002...

renzo
25/02/2008, 20:47
O dif dianteiro da Ranger não é reverso. É um 35 standard mesmo.
Pra reduzir reduzir a sua Ranger, você vai precisar dos R&P de 4.88 e trocar o câmbio por um FSO-2405B, o mesmo usado na Ranger 2.8 a partir de 2002...

ok walter....ring & pinion 4.88 sem problemas la fora.agora vc sabe qual a diferenca de relacao do cambio original da minha para esse fso-2405 b ? tem alguma adaptacao ou é plug ´n play ???

abs

Walter L. L. Casitta
25/02/2008, 21:01
ok walter....ring & pinion 4.88 sem problemas la fora.agora vc sabe qual a diferenca de relacao do cambio original da minha para esse fso-2405 b ? tem alguma adaptacao ou é plug ´n play ???

abs

Acredito que seja PNP sim, mas não tenho certeza disso.

http://img138.imageshack.us/img138/5080/fsosmj4.gif

renzo
25/02/2008, 22:28
Acredito que seja PNP sim, mas não tenho certeza disso.

http://img138.imageshack.us/img138/5080/fsosmj4.gif

ok walter

essa tabela pode resolver meus problemas....mas eu precisaria saber qual é o meu cambio atual....vc sabe me dizer...

e agradeco desde ja a atencao e ajuda

Walter L. L. Casitta
26/02/2008, 11:02
O meu é o FSO2405F. Acredito que o seu também é....

renzo
26/02/2008, 12:22
O meu é o FSO2405F. Acredito que o seu também é....

obrigado pela orientacao walter....eu olhei e comparei os dados das cxs de cambio dessa relacao e notei o seguinte.....se eu quiser trocar o cambio,terei que trocar o eixo piloto;pois so o modelo F tem 34 dentes...é isso ??...outra duvida que me surgiu e acho que vc pode me ajudar.....

é possivel mudar alguma engrenagem na cx de transferencia em vez de mexer em cambio e diferencial??essa mudanca so aconteceria em posicao "low" ou em "high"tambem ????essa cx de tranferencia possui sistema de corrente dentro como as cherokee sport ou nao???

aguardo repostas

obrigado

Walter L. L. Casitta
26/02/2008, 14:53
obrigado pela orientacao walter....eu olhei e comparei os dados das cxs de cambio dessa relacao e notei o seguinte.....se eu quiser trocar o cambio,terei que trocar o eixo piloto;pois so o modelo F tem 34 dentes...é isso ??...outra duvida que me surgiu e acho que vc pode me ajudar.....

é possivel mudar alguma engrenagem na cx de transferencia em vez de mexer em cambio e diferencial??essa mudanca so aconteceria em posicao "low" ou em "high"tambem ????essa cx de tranferencia possui sistema de corrente dentro como as cherokee sport ou nao???

Trocar o piloto por esse motivo não. Acho que você está confundindo com o lado estriado que vai no disco da embreagem e acredito que são iguais. Esses 34 dentes do eixo piloto ficam dentro da caixa junto com a engrenagem do eixo intermediário.

A CT usa corrente sim. Que eu saiba não da pra modificar não. Já pesquisei isso muito na internet. Tive um Samurai modificado dessa forma, mas nunca vi pra CT da Ranger.

fernandão
26/02/2008, 16:54
o negocio é tirar os escorpião do bolso :shock: :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]´s desculpem o off topic mas não aguentei :mrgreen:

renzo
26/02/2008, 18:14
o negocio é tirar os escorpião do bolso :shock: :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]´s desculpem o off topic mas não aguentei :mrgreen:

V.S.F....SE NAO AJUDA NAO ATRAPALHA....SE ANO NAO TE PUXO MAIS NA TRILHA.....ROLHAO

renzo
26/02/2008, 19:43
Trocar o piloto por esse motivo não. Acho que você está confundindo com o lado estriado que vai no disco da embreagem e acredito que são iguais. Esses 34 dentes do eixo piloto ficam dentro da caixa junto com a engrenagem do eixo intermediário.

A CT usa corrente sim. Que eu saiba não da pra modificar não. Já pesquisei isso muito na internet. Tive um Samurai modificado dessa forma, mas nunca vi pra CT da Ranger.

VEJA ESSE LINK WALTER...

http://www.drivetrain.com/transfercaseapp.html#Ranger

renzo
27/02/2008, 18:47
no cambio da minha ranger tem uma etiqueta de papel escrito:
F87 A
KAA

tem algum significado ???

Walter L. L. Casitta
27/02/2008, 19:37
no cambio da minha ranger tem uma etiqueta de papel escrito:
F87 A
KAA

tem algum significado ???

Poderia ser o seguinte:
F87A....KAA parte de um código de identificação da peça usado pela Ford.

Exemplo: F87A7003KAA é o código da caixa de marchas Mazda.

AlbertoSato
29/02/2008, 01:43
So quero ralatar q a minha Ranger eh 2.8 2004 e a caixa eh a FSO 2405F pelo menos eh o tem na placa da caixa e o diferencial eh o Dana 44-3 relação 4,09!!!!!

renzo
29/02/2008, 07:01
com relacao ao eixo dianteiro das rangers 4x4,alguem sabe se ainda continua sendo usado o dana 35 na freente ???

Edintruder
29/02/2008, 10:08
É o mesmo eixo que vem nas 3.0 inclusive.

A Ford não teve a tua brilhante idéia de fazer o conjunto com dana 44...

j.sebastian
29/02/2008, 12:56
Ola Pessoal,

Renzo,

para coroas e pinhoes, www.ringpinion.com é o lugar certo mesmo - lá tem relações para o ford 8.8" traseiro de 4.88, 5.13, 5.71, 6.14, mas para o dianteiro, D35 (normal) de apenas 4.88 (se fosse reverse, teria 5.13!). Mas vc falando com os atendentes, que ajudam bem, pode ser q eles consigam uma mais curta...

O eixo dianteiro FOI reverse cut/high pinion nas explorers até 94 e nas rangers 4x4 mais antigas. Nas "argentinas", assim como nas explos "redondas", é um D35 comum, como o do eixo traseiro das cherokees...

Seba

renzo
03/03/2008, 20:51
ai mocada....decidi que vou trazer 2 arbs para dana 44 30 estrias e 2 jogos de coroa e pinhao 5,38......qdo chegar vou ver se troco os eixos ou se nao estiver muito inspirado...acabo vendendo os arbs.
resumindo:
ou vou vender 1 eixo tras ford 8.8,1 eixo diant dana 35.....e comprar 2 eixos dana 44 30 estrias

ou vou vender 2 arbs,1 compressor e 2 jogos de coroa e pinhao 5,38 yukon

qdo voltar vejo o que vou fazer.....

abracos

fernandão
03/03/2008, 20:56
resumindo

VC Não sabe se casa ou compra uma Bicicleta

[]´s :parede::parede::parede:

ViniciusCaterpillar
28/09/2011, 21:18
Walter,
Se fosse o do duratec 2.3 já teria quebrado. De qualquer forma a relação do 2.3 é diferente da 2.5? Qual é o número de série da Tua Ranger? Olha os 6 últimos números da gravação nos vidros que indicam o número de série dela.

Murillo, o que prejudica também é a vibração do pneu, pois eu montei nos aros originais e dessa forma a carcaça vibra lateralmente mais do que se fossem montados em aro 10". Essa vibração não chega ao volante, porém causa uma ressonância nos rolamentos.

Olá Pessoal,

A minha Ranger é uma 2001/2001 e levei no meu meca para a troca do rolamento traseiro e retenor, lá constatei que meu diferencial é Dana, o antigo proprietário deve ter trocado por algum motivo.

Abraço.

dj giovanni
27/11/2011, 14:30
hola pessoal
estou com problemas no diferencial traseiro da ranger (XLS,CD,4x4,03/04) motor 2.8 Diesel
a relação de coroa e pião que esta nele e o ¨visteon¨9x41 e no dianteiro ¨DANA¨11x41
Gostaria de saber qual a relação original de ambos os Diferenciais. (Nº de dentes coroa e pião)
Pois não posso acionar o 4x4 e ela esta muito reduzida, pois viajo muito e a 120km/h ela estoura o conta giro.
estou pensando em comprar um diferencial traseiro ¨DANA¨, qual as vantagens e desvantagens de comprar um auto blocante? (com relação a manuntencao e peças de reposição).
PS:como fazer a conta ou identificar a relacao de um diferencial?
estou BH se alguem poder me endicar lugar pra comprar peças ou o proprio diferencial ou ate mesmo um mecanico de confianca para montar e regular coroa e piao.
dei uma geral na embreagen trocando chapa, disco, atuador, cilindro mestre e rolamento do prisma. gostaria de trocar tbm o oleo da caixa mas nao estou achando o texamatic 7045E, alguem pode me indicar outro?

Imperador!
27/11/2011, 17:58
Tem alguma coisa errada aí, pois nesse ano as Ranger já começam a ter uma relação super alongada.
A 120km/h é pra estar a umas 2800 rpm mais ou menos com esse motor e relação original.

Qual a medida dos pneus?
O que você considera esguelando, "estourando o contagiro"?

Não poder acionar o 4x4 dificilmente estará relacionado ao diferencial. Mais fácil ser um problema de acionamento ou de sensor.

Francescolli
27/11/2011, 18:51
cara essa relção T ae é curta mto curta !! minha f-1000 usa um spycer 19x49 !! anda mto !! essa 9x41 !! ta feia bom um adptar diferencial é furada !! eu infelismente tive q trocar o da minha pois soltou a ponta de eixo e a roda saiu com ponta de eixo fora !! e a milona carregada até o talo caiu e entortou a carcaça !! foi dificil adptar pqp vc naum axa um igual !! no seu caso fica dificil mas naum impossivel !
e outra o 4x4 se vc conseguisse aciona-lo vc naum conseguiria andar pois as relações sao diferentes !! ai um roda mais q o outro canta pneu e problema !! tente botar um 11x41 igual o da dianteira sai de 4,55 para 3.72 a qual deve ser original !! ja vai mudar bastante !!

dj giovanni
27/11/2011, 19:11
a medida do meu pneu e 255/75R15.
sim,quando vou fazer uma ultrapassagem que preciso de mais velocidade a +ou- 120km/h da mais de 3.000 rpm
o 4x4 aciona normalmente ,o problema e que o diferencial dianteiro que esta com 11x41 roda mais rapido que o diferencial traseiro que esta com 9x41 fiz esse teste com as rodas dianteiras e traseiras levantadas engatou 4x4 high e low normalmente , quando esta no chao ela anda 2 metros e trava, para nao quebrar coroa e piao eu nao forco
Ps:reconheco que o pneu esta acima da medida original que e 235/70R15
obrigado pela resposta

Daniel.Shimomoto
27/11/2011, 19:22
Cara, com todo respeito, tá tudinho errado.

1-) Ranger 2003/2004 Powerstroke 2.8L usa diferenciais Dana (44 traseira e 35 na frente) com relação 3,73:1

2-) Diferencial Ford 8.8 acabou em 2001 com as ultimas Rangers 2.5L Essa relação 9:41 equivale a 4,56:1 utilizado nas Rangers a gasolina 2.5 e Maxion HS2.5L

Olha, acho que vai precisar de uma troca completa de diferenciais. O diferencial dianteiro 41/11 está correto (3,7272 ~ 3,73:1) o que você vai precisar fazer é trocar o diferencial traseiro INTEIRO pois acredito que não tenha saido Viesteon/Ford 8.8 com relação 3.73. Só nos EUA haveroá alguma coisa nesse sentido. (High performance Yukon Ring & Pinion gear set for Ford 8.8" in a 3.73 ratio - YG F8.8-373 (http://www.ringpinion.com/b2c/ProductDetails.aspx?ProdID=1916&Product=YG_F8.8-373&Brand=Yukon_Gear_Ring_and_Pinion_Sets))

Neste caso é melhor arrumar algum Dana 44 de Ranger sinistrada.

Abs!!!

Francescolli
27/11/2011, 19:42
ou so troca coroa e pinhao !!

Imperador!
27/11/2011, 20:14

1-) Ranger 2003/2004 Powerstroke 2.8L usa diferenciais Dana (44 traseira e 35 na frente) com relação 3,73:1

2-) Diferencial Ford 8.8 acabou em 2001 com as ultimas Rangers 2.5L Essa relação 9:41 equivale a 4,56:1 utilizado nas Rangers a gasolina 2.5 e Maxion HS2.5L

Olha, acho que vai precisar de uma troca completa de diferenciais. O diferencial dianteiro 41/11 está correto (3,7272 ~ 3,73:1) o que você vai precisar fazer é trocar o diferencial traseiro INTEIRO pois acredito que não tenha saido Viesteon/Ford 8.8 com relação 3.73. Só nos EUA haveroá alguma coisa nesse sentido. (High performance Yukon Ring & Pinion gear set for Ford 8.8" in a 3.73 ratio - YG F8.8-373 (http://www.ringpinion.com/b2c/ProductDetails.aspx?ProdID=1916&Product=YG_F8.8-373&Brand=Yukon_Gear_Ring_and_Pinion_Sets))

Abs!!!
É impressão minha ou o diferencial traseiro dele não é o original da 2.8?

Francescolli
27/11/2011, 20:30
nun é original algun prorpietario dela deve ter moido o dif e trocou tudo !! colocando o da antiga !! mas agora se encontar coroa e pinhao 11x41 pra esse mesmo fica filé !!

Daniel.Shimomoto
27/11/2011, 21:26
É impressão minha ou o diferencial traseiro dele não é o original da 2.8?

Alguém ou algum mecanico desonesto trocou o diferencial dessa Ranger pelo da Ranger Maxion (1998-2001).

Para fazer uma artimanha dessas eu voto em mecanico desonesto. Alguém bem intencionado não faria essa troca ainda mais levando em conta a relação 4,56:1. O Edintruder aqui do forum tinha uma Ranger com diferencial trocado (Dana 44 ao invés do Ford 8.8) mas era tudo normal com relação normal de coroa e pinhão.

Isso ai é algum picareta que fez contando que o dono dessa Ranger jamais usaria o 4x4 e que a bomba só apareceria na mão de um terceiro. Dá vontade de sair anunciando aos quatro ventos o nome de sacanas desse tipo.

ou so troca coroa e pinhao !!

O duro é achar. Mais fácil importar dos EUA pois a Ranger V6 nacional tambeem usava diferencial 4,56:1. A V6 com diferencial 3,73 era a 4.0 "Repow" de 210cv fabricada em 2002 e 2003, mas já com diferencial Dana.

Francescolli
27/11/2011, 21:37
eu naum conheço o mercado de peças da ranger !! tenho mecanica e talz !! a unica coisa q fiz numa ranger foi trocar o carda os calços da caixa e do motor !! q por sinal foi a primeira vez e ultima q fiz !! de taum bom q é !! e as peças ainda foi o dono q trouxe !!

Walter L. L. Casitta
27/11/2011, 22:40
O melhor é trocar o eixo inteiro. Tem que procurar um desmanche e fazer o negócio a base de troca.

dj giovanni
27/11/2011, 22:50
Daniel obrigado pelas dicas, já vi que vou ter que comprar outro diferencial traseiro,achei aqui em bh por $2.500 na troca, e estou disposto a pagar este valor ;pois sei que a ranger 03/04 usa o DANA ,só não sabia se a relação 41x11 estava certa.
já que vou ter que comprar outro, você acha compensa comprar um auto-blocante e sera que tem a relação que preciso 41x11.
Mais uma vez obrigado.

Nava
27/11/2011, 23:24
DJ, qual o ano da sua picape? Ela é original?

Ah, e o difenrecial da ranger é Dana 30 na dianteira...a carcaça parece o D35, mas o miolo é Dana 30...pode crer.

Daniel.Shimomoto
28/11/2011, 10:31
DJ, qual o ano da sua picape? Ela é original?

Ah, e o difenrecial da ranger é Dana 30 na dianteira...a carcaça parece o D35, mas o miolo é Dana 30...pode crer.

Será???? Na minha o adesivo no eixo fica escrito D35 - 3,54 (3.54=relação)

dj giovanni
28/11/2011, 13:20
O ano e 2003/2004 mas o diferencial traseiro foi trocado por um visteon inferior a 2001. pois não tem nada escrito na tampa e a relação
e 09x41 e tem o logotipo da ford gravado no pião e na coroa.
PS: já comprei ela assim

Mourão GP
11/02/2012, 17:24
Alguem sabe quais os diferenciais das rangers ano 2.000 2.5 maxion diesel??ford ou dana? qual é melhor?

lcdalzoc
12/02/2012, 08:02
Mourão,

As Ranger 2.5 maxion vem com câmbio Mazda e eixo traseiro Ford 8.8' (Visteon) (idem para Explorer),
Ranger 2.8 pra frente vem com câmbio Eaton e eixo traseiro Dana 44.
Sobre as Ranger a gasolina, não sei dizer.

Henrique B
13/03/2012, 20:50
Boa noite!
Minha Ranger tá fazendo um barulho no diferencial quando arranca: ela anda um pouco, aí quando começa a forçar mais o diferencial, ele dá um estalo.
Eu também notei que ele apresenta bastante folga, mas li aqui no fórum que isso é normal nas Rangers, mas mesmo assim, eu abri ele pra ver, e notei que ele não apresenta desgaste, mas as engrenagens da caixa de satélite apresentam folga no pino, e somente elas que estão um pouco desgastadas (muito pouco). Além disso, é perceptível que as engrenagens estão pegando muito na ponta, umas das outras.
Como faço pra regular essas folgas, e verificar a causa desse barulho?
Tem como fazer elas se encaixarem melhor, umas nas outras fazendo essa regulagem, ou elas realmente devem ficar assim?
É normal esse estralo assim que arranco ela?

marciomeurer
15/03/2012, 15:27
pode ser caixa satélite ou caixa de transferência... lembre que se desmontar coroa e pinhão da ranger precisa daquela pastinha que só vende na ford e custa 170 reais!!!

Marcelo Corradi
15/03/2012, 15:45
só por curiosidade, alguém sabe se o diferencial Ford 8.8 das Rangers V6 de 1998 em diante, são 28 ou 31 estrias?

vlw!

Henrique B
15/03/2012, 20:54
Eu conversei com um mecânico, e ele disse que para diminuir a folga, tinha que colocar mais um "calço" nas engrenagens que estão com folga no pino, isso é normal, mas ele mexeu nele um pouco, e achou um dente da engrenagem que vai na ponta do semi-eixo com um "desgaste" anormal, nele tem um buraco, isso que causou o desgaste nas pequenas, da planetária, além disso, parece que os discos estriados estão desgastados, pois o bloqueio dele não funciona.Eu andei pesquisando como consertar isso, e achei um kit de reparo do diferencial: Reparo Caixa Satélite Diferencial Traseiro Blocante Ranger - R$ 1.382,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-221386360-reparo-caixa-satelite-diferencial-traseiro-blocante-ranger-_JM)Alguém sabe se isso realmente resolveria meu problema, se seria melhor comprar um autoblocante de outra marca, se sim, qual (que tenha um preço bom, e que dure bastante).Ele me disse que não preciso ter pressa pra arrumar, posso andar com ele assim, visto que o dente estragado só força a outra engrenagem quando faço curvas, alguém sabe se existe algum problema, se eu fazer isso?Obrigado.Em anexo, vai a foto do estrago
336110

Daniel.Shimomoto
15/03/2012, 22:02
pode ser caixa satélite ou caixa de transferência... lembre que se desmontar coroa e pinhão da ranger precisa daquela pastinha que só vende na ford e custa 170 reais!!!

A pastinha é o modificador de atrito Sturacco???

Se for, desencana: Aquilo seo funciona se o TrackLock estiver ok.

Como o TrackLock só funciona quando se tira da loja, esqueça! Pode colocar o óleo recomendado sem o Sturacco.

Abracos

marciomeurer
16/03/2012, 10:51
Eu conversei com um mecânico, e ele disse que para diminuir a folga, tinha que colocar mais um "calço" nas engrenagens que estão com folga no pino, isso é normal, mas ele mexeu nele um pouco, e achou um dente da engrenagem que vai na ponta do semi-eixo com um "desgaste" anormal, nele tem um buraco, isso que causou o desgaste nas pequenas, da planetária, além disso, parece que os discos estriados estão desgastados, pois o bloqueio dele não funciona.Eu andei pesquisando como consertar isso, e achei um kit de reparo do diferencial: Reparo Caixa Satélite Diferencial Traseiro Blocante Ranger - R$ 1.382,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-221386360-reparo-caixa-satelite-diferencial-traseiro-blocante-ranger-_JM)Alguém sabe se isso realmente resolveria meu problema, se seria melhor comprar um autoblocante de outra marca, se sim, qual (que tenha um preço bom, e que dure bastante).Ele me disse que não preciso ter pressa pra arrumar, posso andar com ele assim, visto que o dente estragado só força a outra engrenagem quando faço curvas, alguém sabe se existe algum problema, se eu fazer isso?Obrigado.Em anexo, vai a foto do estrago
336110

eu prefereria comprar um usado... vai pagar mais caro porem acho que é melhor... essas peças demoram d+ para estragar... e se a folga estiver muito grande pode soltar o pino da caixa satelite e desmanchar ela arrebentando coroa e pinhão e posivelmente o diferencial... pode te custar muito caro isso e mais uma coisa a ponta de eixo vai se desgastando tbm porcausa desta folga...

marciomeurer
16/03/2012, 10:53
A pastinha é o modificador de atrito Sturacco???

Se for, desencana: Aquilo seo funciona se o TrackLock estiver ok.

Como o TrackLock só funciona quando se tira da loja, esqueça! Pode colocar o óleo recomendado sem o Sturacco.

Abracos

não sei lhe dizer certo se é este ou não... apenas fui informado e pesquisei sobre isto...

Henrique B
16/03/2012, 11:52
eu prefereria comprar um usado... vai pagar mais caro porem acho que é melhor... essas peças demoram d+ para estragar... e se a folga estiver muito grande pode soltar o pino da caixa satelite e desmanchar ela arrebentando coroa e pinhão e posivelmente o diferencial... pode te custar muito caro isso e mais uma coisa a ponta de eixo vai se desgastando tbm porcausa desta folga...
E esses bloqueios que vendem por aí, é que eu li aqui no fórum, que dependendo do caso, compensa colocar um desses, que terei um ótimo custo x benefício, isso poderia também ser uma boa alternativa?Caso seja, quais marcas são recomendadas?

marciomeurer
16/03/2012, 12:11
E esses bloqueios que vendem por aí, é que eu li aqui no fórum, que dependendo do caso, compensa colocar um desses, que terei um ótimo custo x benefício, isso poderia também ser uma boa alternativa?Caso seja, quais marcas são recomendadas?

tração blocante vs tração positiva... isso é que nem dois pescadores velhos discutindo sobre como colocar o anzol na isca!!! eu prefiro positiva!!!

marciomeurer
16/03/2012, 12:17
aproveitando o post qual o oleo do diferencial original da ranger 2.8 tração positiva? meu mecanico (era da ford 8 anos) disse pra mim comprar o texaco 3450 e o cara da distribuidora disse o texaco 7580! pesquisei e nada encontrei... e o cara da distribuidora falo que o 3450 é da D-20!!!

PERNINHA
05/04/2012, 13:04
Amigos

Minha Ranger 99 12e (4cc gas) está com "diferencial alongado"...
Mas não tenho idéia do que seja exatamente,
o que eu preciso mudar para ficar original?
Ela mantem o giro muito baixo, ex:
120km/h a 2000 giros aproximadamente,
ela esta muito fraca.

valeu!!!

Henrique B
05/04/2012, 15:21
Talvez seja porque você colocou algum pneu muito, grande, ou algo do tipo, mesmo assim, parece que ele realmente está alongado.
Para melhorar, só trocando a relação coroa x pinhão do diferencial.

PERNINHA
05/04/2012, 20:20
Talvez seja porque você colocou algum pneu muito, grande, ou algo do tipo, mesmo assim, parece que ele realmente está alongado.
Para melhorar, só trocando a relação coroa x pinhão do diferencial.

Henrique, vc sabe qual seria ideal?
Ex: Ela tá tão ruim que para passar uma lombada tem que colocar 1° ou queimar frição...hehe

Edintruder
05/04/2012, 20:47
Ela está com o diferencial traseiro da Ranger 2.8 pós 2004. O ideal é colocar o 4,56:1 da Ranger 2.5 diesel.

Daniel.Shimomoto
06/04/2012, 10:07
aproveitando o post qual o oleo do diferencial original da ranger 2.8 tração positiva? meu mecanico (era da ford 8 anos) disse pra mim comprar o texaco 3450 e o cara da distribuidora disse o texaco 7580! pesquisei e nada encontrei... e o cara da distribuidora falo que o 3450 é da D-20!!!

Marcio;

Vá pela especificação API e viscosidade SAE e não por nome comercial!

Ranger Dana 44/3

Eixo Dianteiro: SAE 80W90 API-GL-5
Eixo Traseiro: SAE 75W90 API-GL-5 Base sintética. Se a tração positiva já deixou de funcionar, pode colocar multiviscoso SAE 80W90 de base mineral. Mas sempre API-GL5!!!!!

PS: Tem gente colocando SAE 85W140, que segundo consta é o recomendado para o Troller (que usa Dana 44/3). Nunca experimentei mas sei de gente que coloca.

Abraços

Emanuel Lago
25/04/2012, 22:24
Pessoal tenho uma ranger 2.8 4x4 e para minha surpresa começou a ronca ..fui ao meca e abrimos do diferencial e para minha surpresa folgas na caixa satélite e uma das engrenagens mastigadas... tenho que comprar uma e aqui na cidade só acho da ranger 3.0 será se eu colocasse o diferencial da 3.0 no motor da 2.8 ficaria meio morta faltando força ou a diferença seria pouca ? a relação dela é 45 x 11 se não me engano já da 3.0 não me lembro sinceramente fico revoltado com isso troco o óleo sempre em dia não dou cacete no carro e ainda me aparece isso é mole !!!! OPINEM POR FAVOR

PerimJr
25/09/2012, 01:33
Boa noite amigos. Alguém que possa me ajudar a encontrar relação de coroa e pião Dana 44 para Ranger 3.0 mais longa do que a relação original(3,54)???? Quando ainda encontro só consigo o traseiro. Gostaria de poder alongar mais essa relação.

mannon
15/05/2013, 22:05
Boa noite amigos.

Tenho uma ranger 2001 4x2.

Ela era 2.5 + coloquei um motor 2.8

Minha duvida e que viajo mto e ela ah 120km fica a 3000 rpm axo que fica com o giro mto alto...

Gostaria de deixar ela + longa.

qual diferencial(coroa e pinhao) seria melhor eu colocar da 2.8 ou 3.0 ou outro + longo de outra camionete que sirva na minha.

Se alguem puder me ajudar ficarei mto feliz.

Desde ja grato...

miguelcps
16/05/2013, 21:42
Boa noite amigos.

Tenho uma ranger 2001 4x2.

Ela era 2.5 + coloquei um motor 2.8

Minha duvida e que viajo mto e ela ah 120km fica a 3000 rpm axo que fica com o giro mto alto...

Gostaria de deixar ela + longa.

qual diferencial(coroa e pinhao) seria melhor eu colocar da 2.8 ou 3.0 ou outro + longo de outra camionete que sirva na minha.

Se alguem puder me ajudar ficarei mto feliz.

Desde ja grato...

Acredito que seja facil de voce resolver esse problema, basta apenas voce trocar o conjunto coroa e pinhao por uma mais longo, qualquer loja especializada em engrenagens te dá a informaçao correta, fiz isto numa F-1000 que tive e ficou muito bom. Alguma coisa em torno de 10% já vai melhorar bem.

hugocsl
17/05/2013, 15:52
Se não me engano a 2.5 vinha com relação 4.56 que é a mais curta que já saiu nas ranger no brasil. já na 2.8 elas vieram com relação 4.10 que é um pouco mais longa e compatível com o eixo original do seu carro.

Outra coisa pode ser a caixa de marcha da 2.5 que tem um conjunto mais reduzido tb... mas de qq forma o melhor é reduzir os diferenciais que é mais barato e eficiente.

[]´s

Pedro Eduardo Patussi
17/05/2013, 23:01
a minha ranger é 2.8 02/03...e a 120km/hr está a 2500~~2600rpm....

tem q ver se vale a pena o gasto....

mas pelo q ja vi aqui no forum...as 2.8 2002 tem a relação mais reduzida doq as demais 2.8....

Neto Morruga
15/08/2013, 13:20
Amigos estou com um problema no diferencial da minha ranger,ela é uma ranger a gasolina ano 98 4cc 2.5 8 velas.
O diferencial é visteon e preciso trocar as seguintes peças:
01 Conjunto planetária e satélite completo
02 retentores da ponta de eixo
01 junta da tampa do diferencial
Só que pelo preço que estou achando compensa trocar o diferencial inteiro,ai fica a pergunta.
sera que posso colocar um da ranger gasolina mais novas 4cc Dana no lugar deste,terei que fazer alguma adaptação mudar a relação ou é plug and play.
Não entendo nada de diferencial.
Se alguem puder me ajudar.
Valeu gente.

Daniel.Shimomoto
16/08/2013, 07:40
Amigos estou com um problema no diferencial da minha ranger,ela é uma ranger a gasolina ano 98 4cc 2.5 8 velas.
O diferencial é visteon e preciso trocar as seguintes peças:
01 Conjunto planetária e satélite completo
02 retentores da ponta de eixo
01 junta da tampa do diferencial
Só que pelo preço que estou achando compensa trocar o diferencial inteiro,ai fica a pergunta.
sera que posso colocar um da ranger gasolina mais novas 4cc Dana no lugar deste,terei que fazer alguma adaptação mudar a relação ou é plug and play.
Não entendo nada de diferencial.
Se alguem puder me ajudar.
Valeu gente.

O Dana 44 das Rangers mais novas a gasolina é 4,56:1.

Não tenho certeza, mas todas as Rangers (exceto as V6) com diferencial Visteon/Ford 8.8 também são 4,56. Assim, não tem o que dar errado.

Abs!!!

Neto Morruga
16/08/2013, 11:12
O Dana 44 das Rangers mais novas a gasolina é 4,56:1.

Não tenho certeza, mas todas as Rangers (exceto as V6) com diferencial Visteon/Ford 8.8 também são 4,56. Assim, não tem o que dar errado.

Abs!!!

Se for isso mesmo acho que vou fazer a troca alem de do que é mais fácil achar peças para o Dana.
Valeu Shimamoto.

Neto Morruga
18/08/2013, 19:15
Consegui as peças,foi difícil mas achei,pra quem quiser saber achei na Cambiobras.

Neto Morruga
18/08/2013, 19:40
Esqueci de falar o preço,700,00 com frete e tudo

Paulo Medeiros
03/09/2013, 23:58
Boa noite a todos, estou desconfiado que o diferêncial LSD da minha Ranger 08 não está mais funcionando, gostaria de saber se vende somente os discos de fricção e se precisaria trocar algo mais para que o bloqueio de deslizamento limitado voltasse a atuar

Daniel.Shimomoto
04/09/2013, 11:05
Boa noite a todos, estou desconfiado que o diferêncial LSD da minha Ranger 08 não está mais funcionando, gostaria de saber se vende somente os discos de fricção e se precisaria trocar algo mais para que o bloqueio de deslizamento limitado voltasse a atuar

Paulo;

No que você vai gastar para trocar os discos do Track-lock, se colocar um pouco mais, você compra um Detroit TrueTRack (Torsen) que funciona muito melhor que os disquinhos.

Abs!

Goids
08/01/2016, 13:37
Fala Galera,

meu tio comprou uma ranger 4x2 , cabine simples, 1996 , gasolina, V6 4.0 160CV, importada. Ela só traciona uma roda por vez , não tem bloqueio de fábrica, o problema é que na subida com chão molhado , asfalto, começa a patinar e chega ate andar para trás.

Pelo que eu consegui levantar com códigos , marcações no diferencial, não é Dana nem Visteon, é fabricação ford.

No manual da Ranger fala que diferencial blocante era opcional. Ja procuramos mas não encontramos um usado. Sei que a partir de 1997 ou 98 pararam de importar dos USA. Passaram vir da argentina com motor menor , mas as dimensões eram as mesmas , fixações nos feixes de molas eram as mesmas e a posição dos amortecedores eram as mesmas, depois de uns anos mudaram posição dos amortecedores para ajudar diminuir esta derrapagem. Este defeito é critico nestas Rangers desta época , porque as caçambas eram muito leves, perdia tração / aderência.

Alguém sabe onde conseguir um bloqueio pra ela, uma caixa satélite com bloqueio completa para eu substituir ou até um diferencial completo que seja compatível com as posições de fixação molas e amortecedores ? Sugestões serão bem vondas ;o)

Abração,
Diogo

Texas Ranger
09/01/2016, 22:18
Fala Galera,

meu tio comprou uma ranger 4x2 , cabine simples, 1996 , gasolina, V6 4.0 160CV, importada. Ela só traciona uma roda por vez , não tem bloqueio de fábrica, o problema é que na subida com chão molhado , asfalto, começa a patinar e chega ate andar para trás.

Pelo que eu consegui levantar com códigos , marcações no diferencial, não é Dana nem Visteon, é fabricação ford.

No manual da Ranger fala que diferencial blocante era opcional. Ja procuramos mas não encontramos um usado. Sei que a partir de 1997 ou 98 pararam de importar dos USA. Passaram vir da argentina com motor menor , mas as dimensões eram as mesmas , fixações nos feixes de molas eram as mesmas e a posição dos amortecedores eram as mesmas, depois de uns anos mudaram posição dos amortecedores para ajudar diminuir esta derrapagem. Este defeito é critico nestas Rangers desta época , porque as caçambas eram muito leves, perdia tração / aderência.

Alguém sabe onde conseguir um bloqueio pra ela, uma caixa satélite com bloqueio completa para eu substituir ou até um diferencial completo que seja compatível com as posições de fixação molas e amortecedores ? Sugestões serão bem vondas ;o)

Abração,
Diogo

se o seu eixo for o Ford 8.8 com eixo de 28 estrias, talvez eu tenho o bloqueio. Importei ha alguns anos atras um bloqueio limited slip original Ford. Nunca instalei...preciso achar a caixa por aqui. Se for o eixo ford 7.5, nao serve

Goids
12/01/2016, 11:28
se o seu eixo for o Ford 8.8 com eixo de 28 estrias, talvez eu tenho o bloqueio. Importei ha alguns anos atras um bloqueio limited slip original Ford. Nunca instalei...preciso achar a caixa por aqui. Se for o eixo ford 7.5, nao serve

Valeu Texas Ranger,

vou pedir pro meu tio levar num mecânico pra confirmar, acho que ele sozinho não consegue checar!!

Abraço

Goids
14/01/2016, 19:09

Texas, a partir das inscrições da etiqueta do diferencial, vi no link http://www.fordification.com/tech/rearends_ford12.htm que o eixo é 8.8, mas não consegui saber o numero de estrias, o que tenho de informação:

S352F
308 88 6E01

Sabe como identificar o numero de estrias? esse modelo pode ter 28 ou 31.
Confirmando o número de estrias eu me interesso pelo seu bloqueio, como fazemos?

christian ranger
20/12/2016, 20:03
Tenho uma ranger 2000/2001 Diesel 2.5 . e deu problema do diferencial ,
o diferencial original e 9x43 posso trocar por um mais novo ou de outra relação se trocar todo o conjunto do diferencial, que problemas posso ter ?
se alguém puder me ajudar serei muito grato

BRAVOECONOVEMBER
20/12/2016, 22:12
Acho que teu diferencial é Ford. Se achar relação pra ele diferente, pode trocar sim. Problema que terá é gastar mais embreagem e sair chocha se alongar muito a transmissão, ou aumentar consumo se encurtar muito. Fora isso, não pega nada. Lembrando que se for 4x4 tem que trocar relações igual no dá frente também. Esse é o mesmo pra todas, só muda mesmo a relação.

Francisco Casal
24/12/2016, 10:55
Amigo, como o ben hur falou, não precisa mais esclarecimentos. Mas a relação dela é 9x41 4.56 axo curta também, o ideal seria a 4.27 das f1000 hsd mas não sei se tem pra esse dif, e a 4.10 axo mto longa pra ela. Arrancar em morro será uma tristeza.

Eduardo Alemão
29/12/2016, 10:00
Pode. Já troquei da minha 2008 CS gasolina. Dá trabalho mas é viável. Lembrando que se for 4x4 a relação dos diferenciais deve ser igual.

revis
30/10/2017, 20:24

Abs!!!

Boa noite, ate concordo com você mas pra achar esse diferencial dianteiro 35 e muito difícil, resolvi meu problema trocando coroa e pinhão traseiro 45x11 para 46x13 e 39x11 na dianteira.

Dimmy
03/11/2017, 16:41
Boa tarde

A ranger 99/2000 V6 saiu com DANA 44 ?

Francisco Casal
04/11/2017, 08:50
Originalmente não, saiu com o ford visteon 8.8

Dimmy
27/12/2017, 11:30
Originalmente não, saiu com o ford visteon 8.8

Bom dia

No caso a minha que é cabine simples v6 4x4 ano 2000, qual a relação? coroa e pinhao?

frio
10/08/2018, 18:14
Galera, não iria abrir um tópico novo porque esse já tem um bocado de informações sobre os difs disponíveis...

tenho uma Ranger 2.5 HSD com dif Visteon 8.8 com 31 estrias...

resumindo, em uma manutenção de rotina, resolvi comprar no ML um par de semi eixos novos porque o mecanico disse que recondicionar nunca ficaria bom... pronto... dezembro 2017 foi o problema o carro andou de jan 2018 até 3 semanas atrás e voltou a vazar oleo pela roda... fui abrir pra olhar e olha a surpresa:

Semi eixo ford ranger 31 estrias com 4800km rodados em 7 meses - YouTube (https://youtu.be/UjRdC37knx0)

lembrarndo que troquei tudo, rolamentos tinkem, retentor spicer e os semi eixos vieram do mesmo fornecedor em SP...

ainda tive que ouvir que não é um defeito de fabricação ou qualidade do material e que possivelmente carreguei peso que não devia... (em uma roda só?)

em 269.000 o meu eixo velho estava melhor do que o eixo que está com o picote (o esquerdo) e nem posso falar nada desse direito com vala... :(

estou de mãos atadas... swap pro dana 44 é fácil? perde abs? dá zica no velocimetro?

dá pra comprar o semi eixo original?

abs a todos

FRIO

(tinha escrito um post bem melhor antes, mas o login expirou e perdi a resposta :( )

RicardoFLN
11/08/2018, 05:59
lembrarndo que troquei tudo, rolamentos tinkem, retentor spicer e os semi eixos vieram do mesmo fornecedor em SP

Frio,
Qual é a marca desse semi-eixo, tem como saber? Estou pra trocar a caixa de satélites da minha, pois folgou o pino na carcaça. Já estou me precavendo, pois talvez os semi-eixo não estejam bons e queria evitar de trocar por essa baita bomba que tu acabou colocando aí na tua!
É triste a qualidade de algumas peças que têm pelo mercado.

Abs.

frio
13/08/2018, 18:58
Frio,
Qual é a marca desse semi-eixo, tem como saber? Estou pra trocar a caixa de satélites da minha, pois folgou o pino na carcaça. Já estou me precavendo, pois talvez os semi-eixo não estejam bons e queria evitar de trocar por essa baita bomba que tu acabou colocando aí na tua!
É triste a qualidade de algumas peças que têm pelo mercado.

Abs.

Ricardo,

Se a sua for uma maxion igual a minha, com aquela desgraça do Visteon que não tem peça em lugar nenhum, CUIDADO...

O vendedor está no mercado livre e a maior parte dos eixos anunciados, infelizmente é dele... é da memorial

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735448025-semi-eixo-traseiro-esquerdo-ranger-98-99-2000-01-31-estrias-_JM

mas pelo visto hoje fui olhar novamente e tem outro já anunciando a mesma porcaria...

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-875450719-ponta-eixo-traseira-ld-direito-31-estrias-ranger-98-a-01-_JM

esse truque de 90 dias para garantia é uma furada...

até hoje não achei ninguém vendendo os 31 dentes original... a dica do dia é... se o seu estiver levemente cavitado, recupera ele... porque a solução que vejo vai ser tornear o meu e enfiar uma jaqueta nele do material de dureza igual ao rolamento e mesmo assim ainda não ter toda a qualidade do original (que burro eu, mandei descartar)

p.s.: estou doido pra ver teu projeto da TGV pronta kkkkk

RicardoFLN
13/08/2018, 19:38
Ricardo,

Se a sua for uma maxion igual a minha, com aquela desgraça do Visteon que não tem peça em lugar nenhum, CUIDADO...

O vendedor está no mercado livre e a maior parte dos eixos anunciados, infelizmente é dele... é da memorial

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735448025-semi-eixo-traseiro-esquerdo-ranger-98-99-2000-01-31-estrias-_JM

mas pelo visto hoje fui olhar novamente e tem outro já anunciando a mesma porcaria...

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-875450719-ponta-eixo-traseira-ld-direito-31-estrias-ranger-98-a-01-_JM

esse truque de 90 dias para garantia é uma furada...

até hoje não achei ninguém vendendo os 31 dentes original... a dica do dia é... se o seu estiver levemente cavitado, recupera ele... porque a solução que vejo vai ser tornear o meu e enfiar uma jaqueta nele do material de dureza igual ao rolamento e mesmo assim ainda não ter toda a qualidade do original (que burro eu, mandei descartar)

p.s.: estou doido pra ver teu projeto da TGV pronta kkkkk

Frio,

Esse semi-eixo aí é um absurdo! Deve ter sido só torneado e mais nada, zero de tratamento térmico. O fdp que fabrica essa bomba devia ser preso.

Pois então, é Visteon sim. Desmontei ele hoje. Por sorte estava tudo perfeito, rolamentos de roda, pistas dos semi-eixos, rolamentos da coroa. Um pouco baleado só a carcaça e pino, mesmo assim muito pouco. Acabei só trocando esse pino das satélites e o pino trava.
Realmente, por não ter peças aqui acaba se tornando meio problemático. Eu já pensei em trocar em um eixo Dana, mas declinei. Minha ideia é futuramente colocar um bloqueio tipo Torsen. Nisso já elimino essa história de folga no pino das satélites. E quanto aos semi eixos e rolamentos, o desejo é fazer um sistema flutuante. Mas atenção! Isso vou fazer depois de colocar a TGV, que por sua vez vai vir depois do meu motor fumar, ou seja, lá por 2035 tá pronto!!! :chorandoderir:

O que vais fazer agora? Vai fazer esse serviço de recuperação da pista nessa "maravilha" da Memorial?
Eu acho que se estivesse nessa tua situação, ia atrás de um semi-eixo original em desmanche, corre o risco de achar um bom!

Abs.

frio
13/08/2018, 22:08
Frio,

Esse semi-eixo aí é um absurdo! Deve ter sido só torneado e mais nada, zero de tratamento térmico. O fdp que fabrica essa bomba devia ser preso.

Pois então, é Visteon sim. Desmontei ele hoje. Por sorte estava tudo perfeito, rolamentos de roda, pistas dos semi-eixos, rolamentos da coroa. Um pouco baleado só a carcaça e pino, mesmo assim muito pouco. Acabei só trocando esse pino das satélites e o pino trava.
Realmente, por não ter peças aqui acaba se tornando meio problemático. Eu já pensei em trocar em um eixo Dana, mas declinei. Minha ideia é futuramente colocar um bloqueio tipo Torsen. Nisso já elimino essa história de folga no pino das satélites. E quanto aos semi eixos e rolamentos, o desejo é fazer um sistema flutuante. Mas atenção! Isso vou fazer depois de colocar a TGV, que por sua vez vai vir depois do meu motor fumar, ou seja, lá por 2035 tá pronto!!!

O que vais fazer agora? Vai fazer esse serviço de recuperação da pista nessa "maravilha" da Memorial?
Eu acho que se estivesse nessa tua situação, ia atrás de um semi-eixo original em desmanche, corre o risco de achar um bom!

Abs.

é o que estou vendo que terei que fazer, final de semana irei perder um tempo em alguns ferros velhos (p**** odeio plural de palavra composta, tá certo? kkkk)

nunca vi um rolamento comer um eixo tão rápido... imagina se degola o eixo (estava quase lá)

triste foram as trocas de msgs com eles... acho que é obrigação divulgar para evitar que mais alguém seja enganado e possa causar um acidente de verdade...

Trouxa:
Hoje resolvi desmontar para ver exatamente o que aconteceu, acreditando que o rolamento poderia ter estourado ou algo parecido, conversei com o amigo que pegou o carro emprestado, ficou bravo e me mostrou o registro do maps no dia que usou o carro e por onde ele andou aqui no rio (linha amarela e barra) e sem carga não teria causado dano...
O retentor não está estourado, muito menos o rolamento...

Preciso que voce veja com o seu fornecedor a qualidade dos eixos fornecidos para o meu carro.

Segue o video (já postado) do que eu nunca iria acreditar em ver.

aguardo retorno.

Memorial Comerc Olá Felipe.
Vendemos bastante desse eixo e não temos reclamação. Claro, não sei o seu caso. Mas, isso também depende de muitos fatores, desde a colocação, peso acima do permitido, qualidades do rolamento e retentor, ....

Trouxa:

Entendo que tenha uma grande saída, foi um dos motivos que me levaram a acreditar que seria um produto que não iria me trazer problemas, os eixos originais estava com 269.000 e tinha menos cavitação superficial que o esquerdo visto no vídeo, decidi trocar para ter um veículo seguro, pois em uma manutenção de rotina um dos rolamentos estava cantando e resolvi trocar o conjunto, sou o segundo dono e ela não é usada como proposta de carregar peso ou lama, e como tenho outros veículos o motivo da baixa quilometragem.
Os rolamentos e retentores foram fornecidos por vocês! Como de nível iguais aos originais, agora com o carro parado, qual é a garantia que tenho de ter que comprar tudo de novo, e se vai ficar realmente bom?
Se fosse um dif.dana onde requer prensa e um certo cuidado no ajuste do rolamento por ser cônico até entenderia a dificuldade de instalação que poderia ter danos ao rolamento, mas o visteon não tem mistério algum o eixo é a própria pista de trabalho, onde começou o meu problema e o rolamento/retentor foi instalado usando um tarugo de uhmw torneado em diferentes diâmetros para não machucar os roletes ou os lábios de vedação do retentor, é visível no vídeo que o rolamento está saudável e os roletes do rolamento comeram o eixo por ser um aço macio que não passou por testes pós fabricação e em apenas um dos lados por algum problema de têmpera um desgaste infinitamente maior do que o outro lado, pergunto que peso é esse que eu teria carregado para fazer tal dano?! . O que eu preciso é um feedback do seu fornecedor a respeito de um defeito de fabricação. Sei que vocês devem lidar diariamente com muitas pessoas que não sabem o que fazem com noção zero de mecânica, mas garanto não ser o meu caso.
Não é o único carro que tenho em casa, a única moto e ninguém faz mecânica em nenhum deles exceto eu.

Grato pela atenção e aguardo retorno.

Memorial Comerc Olá Felipe,
Entendo perfeitamente você. Sei que ficou feliz com primeiro contato, e gostaríamos muito de continuar manter a satisfação. Que bom que é um entendedor do assunto. Pedimos realmente desculpas pelo transtorno. Essa peça não era para dar problema mesmo em pouco tempo, ainda mais que não carrega peso. Claro que essa peça não chega perto de uma original, com o preço também não se compara. Mas, realmente vendemos bem, e colocando peso tem que durar no mínimo 1 ano. Se compreender e aceitar, posso dar um desconto especial em adquirir uma nova peça. A garantia que posso te dar é a satisfação dos demais clientes, não sei o que aconteceu com o seu. Assim que chegar a peça aqui eu entro em contato . Obrigado . Att. Marcos !!!

Então galera, já pra deixar o povo avisado, os eixos paralelos só irão durar 1 ano se carregar peso... :(

Ahh apareceu esse o dobro do preço... https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-772453753-semi-eixo-ponta-eixo-traseiro-ranger-_JM

tem uma pergunta minha ainda pouco de noite... obviamente gparts só consegue responder "é importado" triste a verdade...

se alguém tiver alguma luz, ficarei feliz!

frio
04/09/2018, 19:27
atualização resumida... cansei de procurar esse visteon do the-mônio!

se for pra dar merda, vamos ver dar merda direito... Dana será... vai alongar um pouco, depois vejo o que faço com o miolo... mas para não descasar a 4x4 eu peguei o dif dianteiro tbm... de brinde vieram os amortecedores a gás que são melhores que os meus, os feixes e os suportes superiores dos amortecedores... vou detalhar melhor tudo... sinceramente não sei porque não preferi esse caminho antes do que colocar um eixo paralelo maldito...

nao tenho todos os dados aqui, nem da minha relação e nem da relação desse Dana, mas ele é de uma ranger 2007/08 diesel 4x4, vou catar na etiqueta e posto aqui.

abs a todos

vfserra
10/09/2018, 21:57
Frio,
quanto morreu no par de eixos?

Diegocrazy25
28/07/2019, 22:03
Pessoal, estou ressuscitando esse tópico, pq tem uma dúvida que esta me matando. Estou com uma ranger 3.0 2008, a relação de marcha dela é muito longa e isso ta me incomodando bastante, creio que a coroa e pinhao seja aquela 13x46 eu gostaria de colocar a coroa e o pinhao original do troller a 11x45 e eu gostaria de saber se vou ter que substituir algo a não ser isso.

dundee
05/12/2019, 15:38
Tem alguma forma de saber qual é o diferencial sem ser pela plaqueta? No meu tem a numeração F7TW4025AD mas o mecânico não consegue me dizer se é Dana ou visteon.
A minha é uma ranger 2.5 diesel 4x4 2001

RicardoFLN
06/12/2019, 07:10
Tem alguma forma de saber qual é o diferencial sem ser pela plaqueta? No meu tem a numeração F7TW4025AD mas o mecânico não consegue me dizer se é Dana ou visteon.
A minha é uma ranger 2.5 diesel 4x4 2001

Essa é uma diferença que dá pra ver até pela tampa do diferencial.

Sds

JPEDROSA2
03/12/2021, 13:54
Meus camaradas:

Infelizmente, minha ranger 2.8 4x2 diesel ano 2004 está apresentando um barulho triplo insuportável e muita folga no diferencial... Pergunto: É possível trocar o porquinho completo ou obrigatoriamente terei que comprar outro diferencial em desmanche, conforme sugestão do mechânico?

Valeu,
João Bosco/ Saquarema/RJ.

RicardoFLN
03/12/2021, 18:56
Meus camaradas:

Infelizmente, minha ranger 2.8 4x2 diesel ano 2004 está apresentando um barulho triplo insuportável e muita folga no diferencial... Pergunto: É possível trocar o porquinho completo ou obrigatoriamente terei que comprar outro diferencial em desmanche, conforme sugestão do mechânico?

Valeu,João Bosco/ Saquarema/RJ.

Porquinho?

JPEDROSA2
03/12/2021, 20:00
Porquinho?

É aquele "miolo do diferencial", onde ficam a coroa e o pinhão....

RicardoFLN
03/12/2021, 21:35
É aquele "miolo do diferencial", onde ficam a coroa e o pinhão....

Por miolo do diferencial eu entendo caixa de satélites, onde ficam as satélites, as planetárias e a coroa.
Tu menciona o pinhão, então talvez estejas te referindo a carcaça do diferencial.
Seria bom primeiramente saber qual é a origem do barulho, pra então conseguir pesar as opções.
Sim, é possível trocar somente a caixa de satélites.
A vantagem de pegar um eixo traseiro completo em desmanche é que a troca de um eixo é um serviço bem mais básico, tu diminui a tua exposição a cagadas de mexânicos! A regulagem de folga coroa/pinhão não é coisa pra qualquer Zé! Provavelmente esse mecânico te recomendou a troca pois não sabe, ou não tem paciência de faze-la.

Sds.

JPEDROSA2
03/12/2021, 22:27
Por miolo do diferencial eu entendo caixa de satélites, onde ficam as satélites, as planetárias e a coroa.
Tu menciona o pinhão, então talvez estejas te referindo a carcaça do diferencial.
Seria bom primeiramente saber qual é a origem do barulho, pra então conseguir pesar as opções.
Sim, é possível trocar somente a caixa de satélites.
A vantagem de pegar um eixo traseiro completo em desmanche é que a troca de um eixo é um serviço bem mais básico, tu diminui a tua exposição a cagadas de mexânicos! A regulagem de folga coroa/pinhão não é coisa pra qualquer Zé! Provavelmente esse mecânico te recomendou a troca pois não sabe, ou não tem paciência de faze-la.

Sds.

É isto mesmo! Caixa de satélites. A minha dúvida é se consigo trocá-la somente e não o diferencial completo. O atual diferencial está com muita folga e um barulho ensurdecedor. Não tem um mecânico de caminhonetes na minha cidade. Os que procurei não querem abrir a caixa para ver a origem do problema... Já consegui até o manual de serviços do diferencial...

Um abraço!!!

RicardoFLN
04/12/2021, 20:25
É isto mesmo! Caixa de satélites. A minha dúvida é se consigo trocá-la somente e não o diferencial completo. O atual diferencial está com muita folga e um barulho ensurdecedor. Não tem um mecânico de caminhonetes na minha cidade. Os que procurei não querem abrir a caixa para ver a origem do problema... Já consegui até o manual de serviços do diferencial...

Um abraço!!!

Vá em oficina de caminhões.

Sds.

JPEDROSA2
05/12/2021, 14:23
Farei isto... É que só estou encontrando diferencial completo da ranger a gasolina..
Obrigado pelo ajuda!!!

João

JPEDROSA2
08/12/2021, 11:18
Outra dúvida:
Diferencial dana completo de ranger a gasolina serve na ranger a diesel 2.8 ano 2004?
Valeu,
João

RicardoFLN
08/12/2021, 21:05
Acredito que as Ranger a gasolina também usavam Dana 44, mas acredito que a relação coroa e pinhão não seja a mesma da tua. Deve ter uma chapinha presa a um dos parafusos da tampa do diferencial com a relação dele. Ou veja quantas voltas o pinhão/cardan dá pra uma volta completa da roda e faz as contas.

Sds.

JPEDROSA2
12/12/2021, 08:28
Consegui um mecânico de caminhão... mas, infelizmente, quando fui levar a ranger para análise, o cardan se soltou da caixa de transmissão. Detalhe: sem quebrar a flange! Não entendi como ele se soltou... Será que o eixo-piloto da transmissão estava muito para fora na regulagem?

Bom domingo a todos!!!

RicardoFLN
13/12/2021, 06:26
Consegui um mecânico de caminhão... mas, infelizmente, quando fui levar a ranger para análise, o cardan se soltou da caixa de transmissão. Detalhe: sem quebrar a flange! Não entendi como ele se soltou... Será que o eixo-piloto da transmissão estava muito para fora na regulagem?

Bom domingo a todos!!!

Parece que tu descobriu que o problema não era no diferencial!! Se o treco soltou é porque já vinha com problemas de antes.
Eixo piloto é o que vai lá na frente da caixa de câmbio, onde fica o atuador da embreagem. Não consigo ver relação com a parte posterior da caixa. Tem fotos?

Sds.

JPEDROSA2
13/12/2021, 07:48
Se soltou exatamente na união com o eixo diferencial...na conexão com o rolamento da carcaça... Estou esperando o laudo do mecânico. Obrigado pela ajuda, RicardoFLN.

Bom dia a todos!!!

JPEDROSA2
13/12/2021, 07:55
Fiz uma foto...só não sei postar no site..

João/Saquarema

JPEDROSA2
13/12/2021, 09:12
Passei a foto para o computador... Aparece a função de INSERIR IMAGEM. ..Mas, infelizmente, o site avisa que não foi possível enviar o arquivo...

Que chato!!!

RicardoFLN
13/12/2021, 16:01
Se soltou exatamente na união com o eixo diferencial...na conexão com o rolamento da carcaça... Estou esperando o laudo do mecânico. Obrigado pela ajuda, RicardoFLN.

Bom dia a todos!!!

É pra ser assim como o da foto do link. Flange com a cruzeta parafusado (4 parafusos) na flange com estriado que vai na ponta do pinhão, que é preso com uma baita porca travante.

https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/569446d1572672679-ranger-com-ponta-da-carcaca-do-diferencial-danificada-ponta-do-semi-eixo-cardan.jpg

Sds.

JPEDROSA2
13/12/2021, 17:30
Perfeito...O problema é que soltou tudo da ponta estriada que sai da caixa de satélite/piloto: eixo cardan e flange. Achei muito estranho, como se o cardan estivesse "curto" no encaixe estriado. Ainda não tenho o laudo do mecânico.

Abraços!

JPEDROSA2
14/12/2021, 13:59
Infelizmente, o problema foi provocado por folga excessiva na porca que prende o eixo-piloto. Como os mechânicos procurados por mim "amarelaram" e não abriram o diferencial, aconteceu a quebra do cardan, fato que provocou danos irreparáveis no conjunto coroa/pinhão. Já estou procurando para comprar...modelo Spicer: BA401378-X.

Boa tarde a todos!!!

JPEDROSA2
17/12/2021, 08:45
Continua a saga....
Comprei em um desmanche o diferencial completa da ranger 2.3 a gasolina, ano 2010, Dana 44-3 e, surpresa, não foi possível instalar na minha ranger 2004 a diesel 4x2... Furos, suporte, etc.. tudo diferente! A sorte é que o ferro-velho receberá o diferencial de volta...
Como descobrir qual diferencial caberia na minha ranger? De uma clone, tipo 2004 diesel 4x2?

Valeu...

RicardoFLN
17/12/2021, 20:08
Continua a saga....
Comprei em um desmanche o diferencial completa da ranger 2.3 a gasolina, ano 2010, Dana 44-3 e, surpresa, não foi possível instalar na minha ranger 2004 a diesel 4x2... Furos, suporte, etc.. tudo diferente! A sorte é que o ferro-velho receberá o diferencial de volta...
Como descobrir qual diferencial caberia na minha ranger? De uma clone, tipo 2004 diesel 4x2?

Valeu...

É, parece que não leu o que escrevi mais pra trás! Mas tento mais uma vez. Relação de diferencial de uma Ranger 2.3 a gasolina 2010 é 4,56 (o pinhão da 4,56 voltas pra coroa dar 1 volta). Sendo a tua uma 2.8, provavelmente é mais longo, um 4,10 ou até um 3,56. Ou seja, já ia fazer cagada de qualquer forma! Sorte que não coube, pois ia colocar e ver que ficou curta.
Tem anos em que vieram diferenciais Visteon (Ford 8.8), Com os diferenciais Dana, tem uns com suporte de amortecedor mais próximos ao centro, outros mais pertos das rodas, se é difícil pra ti observar todos os detalhes do teu eixo pra achar um igual, melhor mesmo procurar um do mesmo ano, e de veículo diesel.
Por fim, acabei não entendendo o que aconteceu. A porca que prende a Flange no pinhão soltou, é isso?

Sds.

JPEDROSA2
17/12/2021, 20:52
O cardan se desencaixou do eixo piloto. Não ficou claro o motivo. Parece ter sido a folga interna excessiva.
De fato, o diferencial "novo" era 4.56 e o meu antigo é 3.73... Ficaria alongada, mas considerei que não seria um problema. Minha ranger é de uso em cidade-asfalto... e sou muito "medroso" em relação a velocidade e arrancadas. Meus 6.3 já pesam muito!!!
Obrigado pelas dicas!!!

RicardoFLN
18/12/2021, 18:32
O cardan se desencaixou do eixo piloto. Não ficou claro o motivo. Parece ter sido a folga interna excessiva.
De fato, o diferencial "novo" era 4.56 e o meu antigo é 3.73... Ficaria alongada, mas considerei que não seria um problema. Minha ranger é de uso em cidade-asfalto... e sou muito "medroso" em relação a velocidade e arrancadas. Meus 6.3 já pesam muito!!!
Obrigado pelas dicas!!!

Não amigo, curta! Ficaria curta! Procure um com uma relação igual. Se colocar 4,56 vai se arrepender. A 80 km/h vai ficar a mais de 2100 giros, isso se estiver com pneu 31, pois se estiver com os de tamanho original vai dar mais.
Quanto ao cardan se soltar, impossível ser do eixo piloto (eixo primário ou prise). Eixo piloto como já comentei fica na frente da caixa de câmbio.

Sds.

JPEDROSA2
21/12/2021, 20:44
A matemática me enganou... você está com a razão... Muito obrigado pelo auxílio luxuoso. Pelo menos, meu medo não se justificava, ou seja, a Ranger ficaria sem força...
A solução foi sugerida e executada pelos mecânicos do ferro-velho. A diferença entre os diferenciais era somente nos suportes dos amortecedores. Sugeriram mudar a posição dos mesmos no chassi passando os amortecedores para o lado externo das molas, como as mais novas, a partir de 2008.
Ficou bem mais estável.
Agora, tecnicamente, ficou assim:
Ranger 2.8 a diesel
Ano 2004, 4x2
Relação coroa/pinhão 4.56
Pneus 31 "americanizados": dianteiros bf A/T e traseiros Mud firestone.
Nota:
Dirigi, hoje, pela primeira vez após as mudanças e... gostei. Amanhã, viajarei para Macaé e analisarei o comportamento na estrada.
Um abraço
e
FELIZ NATAL!!!

RicardoFLN
22/12/2021, 07:26
A matemática me enganou... você está com a razão... Muito obrigado pelo auxílio luxuoso. Pelo menos, meu medo não se justificava, ou seja, a Ranger ficaria sem força...
A solução foi sugerida e executada pelos mecânicos do ferro-velho. A diferença entre os diferenciais era somente nos suportes dos amortecedores. Sugeriram mudar a posição dos mesmos no chassi passando os amortecedores para o lado externo das molas, como as mais novas, a partir de 2008.
Ficou bem mais estável.
Agora, tecnicamente, ficou assim:
Ranger 2.8 a diesel
Ano 2004, 4x2
Relação coroa/pinhão 4.56
Pneus 31 "americanizados": dianteiros bf A/T e traseiros Mud firestone.
Nota:
Dirigi, hoje, pela primeira vez após as mudanças e... gostei. Amanhã, viajarei para Macaé e analisarei o comportamento na estrada.
Um abraço

e
FELIZ NATAL!!!

Que bom que resolveu! Na minha que tem diferenciais 4,56 acho curta pra viagens. Até já tenho as relações 4,10 aqui comigo pra trocar, mas falta tempo.
Sim, a colocação dos amortecedores por fora do chassi dá uma diferença absurda na dirigibilidade. Amortecedores quanto mais perto das rodas melhor!

Boas Festas.

JPEDROSA2
24/12/2021, 13:21
Caros amigos,
Caro RicardoFLN

Viajei com a minha "nova" ranger e me adaptei muito rapidamente à nova relação coroa/pinhão 4.56, bem mais CURTA que a minha anterior 3.73.
Acredito que a minha ex-toyota bandeirante foi fundamental neste momento, uma vez que ela era bem travada... 80 km/h já erano sufoco, em 5a. marcha...
Pois bem, minha ranger mais curta a relação ficou um show!!!
O RicardoFLN acertou tudo o que disse para me ajudar... A rotação fica entre 2000 e 2500 p/min... Mas, isto não me incomoda.
Nota: Não dirijo acima de 100 km... Não pretendo passar desta para melhor antes da hora natural!!!
FELIZ NATAL PARA TODOS!!!

Valtermendesdias
08/08/2022, 22:26
Oi pessoal tenho uma ranger xlt ano 2000 2.5 diesel 4x4 o diferencial traseiro e visteon 8 por 39.

Mudifiquei o motor pra 2.8 o carro ficou excelente tem força ficou bom de torque só q tem um pequeno problema meu diferencial ficou muito curto pra esse motor saiu de 2 fácil e se queimar um pouco a embreagem consigo sair de 3. Queria modificar meu diferencial mais ñ tava no pensamento trocar ele completo teria alguma coroa e pinhão q daria nele melhor q o meu sem ter q mudar o diferencial. Lembrando q eu vou querer mudar o diferencial dianteiro tb pq quero continuar com o 4x4

Valtermendesdias
08/08/2022, 22:28
Tava vendo na internet q tem coroa e pinhão da 2.8 41 11 visteon mesmo tava pensa do em por esse o q vcs acham vai ficar bom tenho q trocar a satélite tb ou ñ alguém poderia me ajudar com essa duvida

RicardoFLN
09/08/2022, 08:50
Tava vendo na internet q tem coroa e pinhão da 2.8 41 11 visteon mesmo tava pensa do em por esse o q vcs acham vai ficar bom tenho q trocar a satélite tb ou ñ alguém poderia me ajudar com essa duvida

Valter,

Tb tenho uma 2.5, que no caso transformei em 2.8 c/TGV. Meus diferenciais são 41:9 (4,56) e já tenho aqui um conjunto 41:10 (4,10) para fazer a troca. Talvez 41:11 com o câmbio da 2.5 não fique tão bom, a menos que não precises andar carregado. O câmbio das 2.5 (Mazda M5R1) tem uma primeira mais longa (3,401) que os câmbios Eaton das 2.8 e 3.0 (4,079). Assim como tem uma quinta mais curta, M5R1 com 0,791, Eaton FSO-2405A com 0,725 nas 2.8 e Eaton FSO-2405B com 0,809 nas 3.0
Eu coloquei já uma caixa da 3.0, os diferenciais estão quase virando lenda, mas está tudo aqui pronto pra fazer a troca.
Pra fazer a troca, é só mesmo a coroa e pinhão, não precisa trocar planetárias nem satélites.
Então é só se ater ao fato da primeira mais longa do teu câmbio atual.

Sds.

Valtermendesdias
09/08/2022, 09:54
Oi no seu caso vc vai trocar o diferencial completo me falaram pra por o diferencial da ranger 3.0 mesmo. Mais ñ tava querendo trocar o diferencial pq daí tem q mexer em muitas coisas. E as vezes eu coloco peso sim nela 600kg mais ñ é sempre acho q cada três meses faço isso uma vez só e ando em asfalto difícil andar com peso na terra

RicardoFLN
09/08/2022, 12:16
Oi no seu caso vc vai trocar o diferencial completo me falaram pra por o diferencial da ranger 3.0 mesmo. Mais ñ tava querendo trocar o diferencial pq daí tem q mexer em muitas coisas. E as vezes eu coloco peso sim nela 600kg mais ñ é sempre acho q cada três meses faço isso uma vez só e ando em asfalto difícil andar com peso na terra

O traseiro vou só trocar a coroa e pinhão. O dianteiro acabou vindo completo.
Sim, pra colocar o da 3.0, que é um Dana, vais ter de realocar os suportes tanto de molas quanto de amortecedores, acredito. Além de que tem o problema do semi eixo sem trava, ao contrário dos Visteon.

Sds.

Valtermendesdias
09/08/2022, 18:02
Eu ñ tava querendo trocar o diferencial inteiro tava pensando alguma relação melhor q a minha nesse Visteon mais não achei nada na internet

R.Marcon
30/03/2023, 21:08
Boa noite Ricardo, já trocou o diferencial? Tenho interesse no 4.56.

RicardoFLN
31/03/2023, 19:22

Ainda não. Essa semana ainda dei uma namorada neles na prateleira. A ideia é em maio fazer a troca.
Queres dianteiro e traseiro?

Sds.

Valtermendesdias
19/07/2023, 20:34
Boa noite pessoal então tenho uma ranger 2.5 diesel meu diferencial acho q é visteon tá com a coroa e piao 9x41 será q consigo outra relação pra por pra ficar mais longa um pouco sem ter q trocar o diferencial?

E a outra duvida tem como saber se e visteo mesmo o diferencial ou dana pq uns fala q ñ tem essa relação no visteonso no dana

RicardoFLN
20/07/2023, 11:27
Boa noite pessoal então tenho uma ranger 2.5 diesel meu diferencial acho q é visteon tá com a coroa e piao 9x41 será q consigo outra relação pra por pra ficar mais longa um pouco sem ter q trocar o diferencial?

E a outra duvida tem como saber se e visteo mesmo o diferencial ou dana pq uns fala q ñ tem essa relação no visteonso no dana

Primeiro, pra ter certeza de qual é o diferencial, veja pela tampa. No link abaixo veja o Dana 44 e o Ford 8.8 (visteon) e compare com o que tu tens.
Segundo, sim, consegue. O teu aí é 4,56:1, podes conseguir o 4,10:1 (41 x 10)

A Quick Guide to Visually Identifying Common Rear Axles (https://www.onallcylinders.com/2016/02/19/axle-id-a-quick-guide-to-identifying-common-rear-axles/)

Sds.

Valtermendesdias
20/07/2023, 13:10
Ñ estou conseguindo abrir o link mais no meu pião tá escrito ford nele

RicardoFLN
20/07/2023, 17:09
Ñ estou conseguindo abrir o link mais no meu pião tá escrito ford nele

Se não abre, copia o que está escrito e atira no google.
Se está escrito Ford, então está respondido. Só ir atrás de uma "nova" velha relação!

Sds.

Valtermendesdias
01/08/2023, 19:28
Boa noite pessoal estou com uma dúvida existe diferencial da ranger 10x41 se existe e diesel ou gasolina essa ranger. Pq do querendo comprar um e um rapaz me ofereceu esse 10x41

Simões pqdt
02/10/2023, 22:20
Boa noite! Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho uma Ranger 2.8, 4x4, Motor Power Strokes, TDI, ano 2003/2004. Há tempo venho tendo problemas sérios com o meu diferencial traseiro, por isso vou trocar por um outro completo. A Relação do Diferencial traseiro e dianteiro da minha Ranger é 3,73( 11x41). Estou tendo extrema dificuldade de conseguir um diferencial completo com essa relação. Contudo, surgiu uma oportunidade de adquirir tanto o diferencial traseiro, quanto um dianteiro de uma Ranger baixada 2.5, 4x4, CD, ano 2004, porém com a relação 4,55(9x41).
Gostaria de saber se pode gerar algum problema com essa mudança?

RicardoFLN
04/10/2023, 15:47
Boa noite! Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho uma Ranger 2.8, 4x4, Motor Power Strokes, TDI, ano 2003/2004. Há tempo venho tendo problemas sérios com o meu diferencial traseiro, por isso vou trocar por um outro completo. A Relação do Diferencial traseiro e dianteiro da minha Ranger é 3,73( 11x41). Estou tendo extrema dificuldade de conseguir um diferencial completo com essa relação. Contudo, surgiu uma oportunidade de adquirir tanto o diferencial traseiro, quanto um dianteiro de uma Ranger baixada 2.5, 4x4, CD, ano 2004, porém com a relação 4,55(9x41).
Gostaria de saber se pode gerar algum problema com essa mudança?

Amigo, vai ficar uma bosta, pois fica muito curta! Dependendo do tamanho de pneu que tu usa, mas se for algo como um 31x10.5, com relação de diferencial 4,55, a 80 km/h tu vais estar em 2000 rpm. Te falo por experiência própria, pois transformei minha 2.5 pra 2.8, meus diferenciais são 4,55 e se tudo der certo, mês que vem (quase uma lenda!) vou colocar os 4,10.
Só faça essa troca se a tua região é muito montanhosa e tu anda carregado com 6 toneladas sempre..... rsrsrs!

Sds.

William barros
25/11/2023, 11:26
Bom dia senhores!! Sou novo no fórum e se puder gostaria de tirar uma dúvida, há uns 2 anos atrás comprei uma Ford ranger 2.8 ano 2005 que parece que veio com o diferencial mexido, o carro no painel está dando 80kmh com 2000 rpm e isso me incomoda demais, gostaria da opinião dos senhores com relação a troca de coroa e pinhão para alongar ela. Meu carro está com pneu 235/75r15. Pra mim o normal seria andar entre 100 e 110 km com o giro por volta dos 2000. Os mais acostumados poderiam me informar qual relação usar e se tiver alguém do RJ sabe onde eu consigo fazer esse serviço?
Desde já agradeço a todos

RicardoFLN
26/11/2023, 10:39
Bom dia senhores!! Sou novo no fórum e se puder gostaria de tirar uma dúvida, há uns 2 anos atrás comprei uma Ford ranger 2.8 ano 2005 que parece que veio com o diferencial mexido, o carro no painel está dando 80kmh com 2000 rpm e isso me incomoda demais, gostaria da opinião dos senhores com relação a troca de coroa e pinhão para alongar ela. Meu carro está com pneu 235/75r15. Pra mim o normal seria andar entre 100 e 110 km com o giro por volta dos 2000. Os mais acostumados poderiam me informar qual relação usar e se tiver alguém do RJ sabe onde eu consigo fazer esse serviço?
Desde já agradeço a todos

Tô aqui no intervalo da retirada do eixo traseiro da minha Ranger justamente pra fazer a troca de relação do diferencial.
Então, no teu caso aí parece sim que meteram a mão nesse teu diferencial, pois até onde eu saiba as 2.8 tem uma relação de diferencial mais longa (3,73:1) que as 2.5 (4,56:1), que realmente nos 80 km/h estão na faixa de 2000 giros, como a minha atualmente.
Estou passando tudo pra 4,10:1.
A tua é 4x4, ou 4x2?
Veja se não trocaram teu eixo traseiro por um Visteon. É simples, nos Visteon o bujão pra colocar o óleo no diferencial fica pra frente, na carcaça do diferencial próximo ao pinhão. Os Dana (que é o que essa tua viatura deveria ter) tem o bujão de óleo na tampa do diferencial.

Sds.

William barros
26/11/2023, 19:49
Tô aqui no intervalo da retirada do eixo traseiro da minha Ranger justamente pra fazer a troca de relação do diferencial.
Então, no teu caso aí parece sim que meteram a mão nesse teu diferencial, pois até onde eu saiba as 2.8 tem uma relação de diferencial mais longa (3,73:1) que as 2.5 (4,56:1), que realmente nos 80 km/h estão na faixa de 2000 giros, como a minha atualmente.
Estou passando tudo pra 4,10:1.
A tua é 4x4, ou 4x2?
Veja se não trocaram teu eixo traseiro por um Visteon. É simples, nos Visteon o bujão pra colocar o óleo no diferencial fica pra frente, na carcaça do diferencial próximo ao pinhão. Os Dana (que é o que essa tua viatura deveria ter) tem o bujão de óleo na tampa do diferencial.

Sds.

Boa noite!! Meu amigo obrigado pela informação, amanhã vou ver qual sistema que está lá, em caso de ser o da 2.5, qual seria o procedimento para alongar.. a minha é 4x4, está sem o cardan da frente, o motor funciona pq dá pra ouvir ele funcionando quando eu testei, mas não faço muita questão de colocar pra funcionar. Eu ouvi por alto o filho do ex dono falando uma vez q trocou o diferencial inteiro.. provavelmente o sistema da frente é o original e o traseiro é o da 2.5.. possivelmente tiraram o cardan da frente pra não moer as engrenagens caso acionasse o 4x4.

RicardoFLN
26/11/2023, 21:20
Boa noite!! Meu amigo obrigado pela informação, amanhã vou ver qual sistema que está lá, em caso de ser o da 2.5, qual seria o procedimento para alongar.. a minha é 4x4, está sem o cardan da frente, o motor funciona pq dá pra ouvir ele funcionando quando eu testei, mas não faço muita questão de colocar pra funcionar. Eu ouvi por alto o filho do ex dono falando uma vez q trocou o diferencial inteiro.. provavelmente o sistema da frente é o original e o traseiro é o da 2.5.. possivelmente tiraram o cardan da frente pra não moer as engrenagens caso acionasse o 4x4.

Primeiro, conferir qual é a relação do dianteiro, pra aí saber se tem essa relação pro diferencial Traseiro. Se for o 3,73 na dianteira, acho que vai ser difícil tu conseguir aqui na terra brasilis uma relação pro traseiro Visteon (ford 8.8). Lá fora é ficha!
No final, talvez tenhas de desfazer a cagada do antigo dono e ir atrás de um diferencial dana em ferro velho!

Sds.

William barros
27/11/2023, 09:45
Primeiro, conferir qual é a relação do dianteiro, pra aí saber se tem essa relação pro diferencial Traseiro. Se for o 3,73 na dianteira, acho que vai ser difícil tu conseguir aqui na terra brasilis uma relação pro traseiro Visteon (ford 8.8). Lá fora é ficha!
No final, talvez tenhas de desfazer a cagada do antigo dono e ir atrás de um diferencial dana em ferro velho!

Sds.

Então irmão... Vc estava certo, o diferencial foi trocado inteiro e por uma foto q vi aqui no grupo minha bruta tá com diferencial visteon. Agora fica mais difícil trocar somente coroa e pinhão né.. pq deve ser difícil achar peças desse diferencial e se achar deve ser bem caro, ele está zeradinho.. mas minha intenção é alongar.. a princípio eu deveria trocar ele inteiro né? Será q o da 3.0 caberia ali, caso eu não ache o original da minha

RicardoFLN
27/11/2023, 16:15
Então irmão... Vc estava certo, o diferencial foi trocado inteiro e por uma foto q vi aqui no grupo minha bruta tá com diferencial visteon. Agora fica mais difícil trocar somente coroa e pinhão né.. pq deve ser difícil achar peças desse diferencial e se achar deve ser bem caro, ele está zeradinho.. mas minha intenção é alongar.. a princípio eu deveria trocar ele inteiro né? Será q o da 3.0 caberia ali, caso eu não ache o original da minha

Sim, vai ser difícil, senão impossível, achar coroa e pinhão pro Visteon com a mesma relação do teu dianteiro (pensando que ele seja 3,73). Mesmo pq se originalmente as 2.5 tivessem essa relação, acho que nem conseguiriam arrancar, visto que a caixa de marcha que equipa as 2.5 tem um escalonamento de marchas completamente idiota!
Trocar por um da 3.0. Bom, aí tu tens de conferir pois se está com um Visteon, teus amortecedores estão por dentro das longarinas do chassi, correto? Nos da 3.0, vão ser por fora.
Se não me falha a memória foi bem ali por 2005 que trocaram as posições dos amortecedores.
Me parece mais jogo ir atrás de um eixo traseiro inteiro e fazer a base de troca.

Sds.

William barros
28/11/2023, 23:25
Sim, vai ser difícil, senão impossível, achar coroa e pinhão pro Visteon com a mesma relação do teu dianteiro (pensando que ele seja 3,73). Mesmo pq se originalmente as 2.5 tivessem essa relação, acho que nem conseguiriam arrancar, visto que a caixa de marcha que equipa as 2.5 tem um escalonamento de marchas completamente idiota!
Trocar por um da 3.0. Bom, aí tu tens de conferir pois se está com um Visteon, teus amortecedores estão por dentro das longarinas do chassi, correto? Nos da 3.0, vão ser por fora.
Se não me falha a memória foi bem ali por 2005 que trocaram as posições dos amortecedores.
Me parece mais jogo ir atrás de um eixo traseiro inteiro e fazer a base de troca.

Sds.
Boa noite!! Irmão desculpe está te incomodando, mas como que ficou o desempenho da sua com o diferencial da 3.0.. ela arranca bem? Ficou mais econômica? E na questão de andar em velocidade.. ela está andando a 100kmh com quantos giros mais ou menos.. eu vou ter q partir pra fazer isso tmb.

RicardoFLN
30/11/2023, 17:41
Boa noite!! Irmão desculpe está te incomodando, mas como que ficou o desempenho da sua com o diferencial da 3.0.. ela arranca bem? Ficou mais econômica? E na questão de andar em velocidade.. ela está andando a 100kmh com quantos giros mais ou menos.. eu vou ter q partir pra fazer isso tmb.

Diferencial da 3.0? Eu não disse isso em lugar algum! O que eu tenho é uma caixa de marchas da 3.0.
Vou sair de um 4,56;1 para um 4,10;1. É uma diferença pequena.
Pro meu caso pensando na minha 2.5 original, com sapatos 31, eu tinha a 2000 rpm uma velocidade de 76 km/h.
Com a mudança da caixa + diferenciais, vai pra 93 km/h.

Sds.

Jonathas Alves Maia
23/12/2023, 13:07
Valter,

Tb tenho uma 2.5, que no caso transformei em 2.8 c/TGV. Meus diferenciais são 41:9 (4,56) e já tenho aqui um conjunto 41:10 (4,10) para fazer a troca. Talvez 41:11 com o câmbio da 2.5 não fique tão bom, a menos que não precises andar carregado. O câmbio das 2.5 (Mazda M5R1) tem uma primeira mais longa (3,401) que os câmbios Eaton das 2.8 e 3.0 (4,079). Assim como tem uma quinta mais curta, M5R1 com 0,791, Eaton FSO-2405A com 0,725 nas 2.8 e Eaton FSO-2405B com 0,809 nas 3.0
Eu coloquei já uma caixa da 3.0, os diferenciais estão quase virando lenda, mas está tudo aqui pronto pra fazer a troca.
Pra fazer a troca, é só mesmo a coroa e pinhão, não precisa trocar planetárias nem satélites.
Então é só se ater ao fato da primeira mais longa do teu câmbio atual.

Sds.
Amigo! Eu tenho uma S10 Americana( ZR2 4x4). O diferencial é visteon 3.73. o câmbio é da S10 V6 nacional. Eu li você falando sobre as relações, estou achando a minha muito longa na 4° e 5°, parece que falta fôlego, acredito que seja pneu, onde encontro as relações mais curtas?

RicardoFLN
23/12/2023, 16:36
Amigo! Eu tenho uma S10 Americana( ZR2 4x4). O diferencial é visteon 3.73. o câmbio é da S10 V6 nacional. Eu li você falando sobre as relações, estou achando a minha muito longa na 4° e 5°, parece que falta fôlego, acredito que seja pneu, onde encontro as relações mais curtas?

Novas aqui no brasil pra diferencial Visteon (Ford 8.8), acho difícil tu encontrar! Vai ter de catar em ferro velho.
Ou dar um jeito de comprar nos EUA.

Sds.

RicardoFLN
23/12/2023, 16:39

A propósito, sim, agora troquei!
Coroa e pinhão diferencial Ford 8.8/Visteon traseiro e diferencial DANA 35 (coroa,pinhão, caixa satélites, carcaça de alumínio, tampa), ambos 4,56 a procura de um novo dono.

Sds.

Marcosaeroterrestre
13/08/2024, 20:18
Boa noite SRS.
Tenho uma ranger 2000 4x4 2.5
Está cmg a uns 5 anos, do nada ela trepou o pinhão do diferencial traseiro, troquei o óleo a um mês e meio, então não foi por falta de óleo,.
Não encontro o pinhão e a coroa 9x41.
Alguém poderia me dar uma ideia se eu posso trocar o pinhão que é 9 por um 11 e manter a coroa 41?

RicardoFLN
14/08/2024, 08:52
Boa noite SRS.
Tenho uma ranger 2000 4x4 2.5
Está cmg a uns 5 anos, do nada ela trepou o pinhão do diferencial traseiro, troquei o óleo a um mês e meio, então não foi por falta de óleo,.
Não encontro o pinhão e a coroa 9x41.
Alguém poderia me dar uma ideia se eu posso trocar o pinhão que é 9 por um 11 e manter a coroa 41?

Tu não podes nem trocar por um com a mesma quantidade de dentes, imagina com uma diferente!! Coroa e pinhão nascem juntos e morrem juntos!
Pode ir procurando em ferro-velho ou trazer dos EUA se for um diferencial Ford 8.8/Visteon. Ou trocar o eixo traseiro inteiro por um Dana.

Sds.

Vinícius Cavalcanti Rocha
13/10/2024, 21:59
Olá amigos, preciso tirar uma dúvida! Tenho uma ranger 2013 2.5 flex 4x2 e o pinhão é coroa do diferencial não presta mais, daí não conseguir encontrar a relação para troca e resolvi comprar um diferencial usado mas também não consegui encontrar um diferencial com a relação 7x37 encontrei um com a relação 11x41, será que vai dar certo ?

RicardoFLN
14/10/2024, 13:41
Olá amigos, preciso tirar uma dúvida! Tenho uma ranger 2013 2.5 flex 4x2 e o pinhão é coroa do diferencial não presta mais, daí não conseguir encontrar a relação para troca e resolvi comprar um diferencial usado mas também não consegui encontrar um diferencial com a relação 7x37 encontrei um com a relação 11x41, será que vai dar certo ?

Parceiro, tem tudo pra ficar uma bosta! Tu vai sair de uma relação onde entra pelo cardan 5,28 voltas pra sair uma volta na roda, pra colocar um onde entra 3,72 voltas cardan, pra uma volta de roda. Consegue perceber o tanto de "força" a mais que tu precisaria pra arrancar com essa nova relação?!
Nem perde tempo instalando esse eixo.
Ou então instala um Supercharge Blower no motor.....rsrs

Sds.

AndreMoraislg1988
19/01/2025, 10:29
Galera bom dia?! Minha ranger 3.0 quebrou o semi eixo direito e estragou a capa, não estou encontrando aqui na minha região, só encontrei o diferencial da ranger 4.0 v6. Gostaria de uma opinião sincera de vocês se o diferencial é compatível com minha ranger

RicardoFLN
19/01/2025, 16:24
Galera bom dia?! Minha ranger 3.0 quebrou o semi eixo direito e estragou a capa, não estou encontrando aqui na minha região, só encontrei o diferencial da ranger 4.0 v6. Gostaria de uma opinião sincera de vocês se o diferencial é compatível com minha ranger

Eles tem diferenças, não é só tirar um e colocar o outro. Fora a questão de relação coroa/pinhão que tu não comentou nada.
E que tu chama de "capa"?

Sds.