Conectar

Ver Versão Completa : willys com motor AP

maxrabelo
16/10/2006, 07:31
Olá pessoal, sou novo no forum, e ja estoiu cheio de perguntas, pra variar, =D

Estou pensando em comprar um jeep willys, pra usar na cidade mesmo, e no fds ir pra fazenda..
recomendaram usar um motor GM 4.1 do opala, mas eu nao gostei mto da ideia, devido ao consumo e o preço da manutenção do mesm...
ae pensei em utilizar um motor ap, por ser mais em conta, ter manutenção mais barata e um consumo melhor.
o q vcs recomendam?
qual a melhor relação custo beneficio??
quais motorizações podem ser utilizadas pro motor ap? 1.6, 1.8, 2.0????
so vou usrar o jeep na cidade, e ir no fds pra faenda, nada pesado...
valew

Max Rabelo

Dias
16/10/2006, 08:27
Fala Max, blz ?? Bem vindo ao fórum. . . aqui vc vai encontrar diversos tópicos com relação ao que vc quer mas, eu te aconselho, colocar um 4cc de opala, pois é bem mais barato que os AP´s e o consumo é um pouco maior que os AP´s

[ ]´s
Dias

maxrabelo
16/10/2006, 13:09
ola Dias, obrigado pelas boas vindas.
nao acho que o AP seja muito mais caro, e axo q sua manutenção é bem mais em conta do q o 4cc de opala, to levando mais isso emconsideração.
e tem o consumo, q como vc falou a diferença nao é tao grande.
vc tem estes dados?
gostariad esaber a media de consumo de um jeep com 4cc de opala e um motor ap, seja 1,6 1,8 ou 2,0 (nao sei se da pra usar o 1,6 mas..)

valew

Max Rabelo

rossirr
16/10/2006, 13:29
olha max, eu tenho um jeep com ap 1.8...nao sei te precisar consumo, pq nunca tirei média...faço trilhas leves...passeios na verdade, e pego um estrada de vez em quando... o Ap tem mais giro que força, portanto, ideal pra aquilo q vc quer. mas vai depender do teu cambio tbem. o meu é um c10 4 marchas, o que permite que ele desenvolva velocidade (a custo de muito ruído...rs). entao, digo que vale a pena o ap, embora, mais pra frente, eu procure um motor com injeção... o tal carburadorm não dá saudade nenhuma....rs abraço

maxrabelo
16/10/2006, 13:56
vc sabe se um ap 1,6 empurra o willys?
nao quero pra fazer trilhas, so pra andar na cidade e ir pra fazenda, estrada de chao normal mesmo, carro de passeio passa ate bem, mas nem se compara com um jeep neh :-D .
como eu disse, nada pesado pra viatura.

abraço

maxrabelo
16/10/2006, 14:00
ah, sobre o cambio eu pensei em usar um de santana ou de gol mesmo, sei q parece loucura, mas por usar motor ap, o mesmo que estes carros tem, axo q o cambio devia ser o mesmo..

se tem gnt q usa ate cambio de chevette e o carro anda bem, naum vejo nada de mal em usar cambio de gol.

valew

William_NATAL
16/10/2006, 15:29
depende....,

se a sua viatura for o CJ3, o AP empurra numa boa (e bem leve) ,tanto faz 1.8 ou 1.6 ,agora se for o CJ5 ,voce vai ter problemas com a falta de força do jeep , pricipalmente nas subidas de dunas etc...., so vai melhorar qdo embala, mas o AP é muuito economico.

maxrabelo
16/10/2006, 16:48
eh o cj5 msm..
tipo "subir em dunas"????axo q nao vou chegar a algo tao radical, rsrsrs
eh mais pra uso diario mesmo, dae a importancia da economia.

valew

alguem ae sabe qtos hp tem um motor ap 1,6?
valew

ah, obrigado ae galera, pelas respostas.:dance: :dance:

Dias
16/10/2006, 16:52
Blz Max, então, acho q um AP 1.8 e com câmbio de chevette 5m (clarkette) é o ideal, pois existem diversas flanges pra adaptar o clarkette no AP, além de ser muito barato um câmbio desses (em média R$ 300,00). . e vc vai ficar com um jeep bom pra estradas. . . com motor BF 6cc original, rodando no GNV, na estrada dá pra fazer 14 km/m3. . . um 4cc de opala na gasolina, entre 8 a 9 km/l. . . agora, um AP, acredito que fique entre 8 a 10 km/l. Agora, se vc arrumar um AP por um bom preço, cai dentro. . .

[ ]´s
Dias

Laos
16/10/2006, 18:26
meu caso é bem parecido com o seu. Recém comprei um CJ5, que está com o motor batendo. Qual motor colocar? Qual é mais pesado, AP ou opala? o ap é 4 cilindros? No meu caso, pretendo fazer ulgumas trilhas, mas não algo rotineiro. qual a velocidade segura média a ser desenvolvida no asfalto pelo motor 4 cilindros do opala? e se for o ap?
obrigado pela atenção!

edwint
16/10/2006, 19:05
e o AP1.8 mais cambio clark cl260f 4 marchas da f1000, é uma boa combinação??? me ajudem.

José Augusto
16/10/2006, 19:31
Me descupem, mas AP só se for 2.0 (gas/alc/die) e com cambio reduzido, mesmo assim se não tiver pretensão de usar pneus 33" ou maiores.

Max Rabelo, AP 1.6 no CJ5, esquece, a menos que vc for rodar com pneus 600x16, diferêncial 8x43 e cambio de chevette junior, quanto ao consumo não há milagre independente do motor usado (alcool/gasolina) um jeep nunca será econômico.

lucasnassif_offroader4x4
16/10/2006, 20:34
Max,

como o José Augusto disse, esquece o AP 1.6, pois o jeep não vai ficar economico! Como o jeep vai ficar meio fraco, vc só vai andar "com o pé no talo", o q vai fazer o jeep gastar muito conbustivel e não ter tanto desempenho assim! Talvez vc parta pra um 1.8 ou até msm o 2.0, que nele vc vai andar muito mais "na manha" com apenas umas cutucadinhas no acelerador e em subidas, com apenas meio acelerador, ou menos!!!
Meu BF tá bom ainda, não fuma, mas qdo ele resolver aposentar, não tenho dúvidas: vou de AP 2.0, seja lá carburado ou injetado!!

Abssss...

lucas.sanches
16/10/2006, 20:51
No meu jipe to usando motor A.P 2.0 carburado com a turbina com .5kgf de pressao..pneu 33..cambio de f1000.. o bixim ta um capeta!!
abraço

lucasnassif_offroader4x4
16/10/2006, 21:00
No meu jipe to usando motor A.P 2.0 carburado com a turbina com .5kgf de pressao..pneu 33..cambio de f1000.. o bixim ta um capeta!!
abraço

Imagino como q deve tá!!! AP turbinado, ninguem segura!!

Uma pergunta: esse motor CARBURADO dá muito problema ou não? Em trilhas, na cidade, etc

abssssssss...........

maxrabelo
17/10/2006, 00:23
lucasnassif e
josé augusto,
to ligado, realmente ap 1,6 naum empurra a viatura mto bem naum...
principalmente pq vou ter q andar com o pe no talo o tempo todo, ae o bixo bebe mesmo (era só ideia, mas bem q podia dar certo... =/)
o cambio de chevette ja foi citado, quais as caracteristicas dele?
pq naum um cambio de gol, ou de santana???

jose augusto, vc comentou sobre pneus, sou leigo nesse assunto, como posso interpretar essa numeração q vc flw ae???
qual o tamanho destes pneus?
eu penso em usar akeles pneus mais comuns, tipo akeles q agnt ve nas D-20 do dia a dia mesmo....

"jipe nunca sera economico" - quanto é seu economico??
foi dito anteriormente que ap 1,8 no cj5 faz entre 8 e 10 km/l na gasosa, alguem ae tem outros numeros?
sempre eh bom comparar com dados de diferentes pessoas....

por mim se o bixo fizer 10km/l na cidade eu to feliz da vida, rsrsrs

valew ae galera.

Max Rabelo

José Augusto
17/10/2006, 07:11
Max, não quero entrar no mérito do que dizem, mas pense comigo o motor 1.8 instalado num Gol quanto faz (lembrando que o carro original é a melhor condição de economia)?, agora lembre-se um jeep tem seu sistema de transmissão e eixos bem mais pesados e de maior inércia, além ter maior arrasto.

Se num Gol o 1.8 faz 9 km/l num jeep fará 7 km/l.

Pneus que vc fala são os 255x75x15, eles tem 25.5*0.75*2+15*2.54=76 cm ou 30" de diâmetro e 25.5 cm ou 10" de tala ou os 235x75x15, 73 cm ou 29" de diâmetro e 23.5 cm ou 9.25" de tala, os 600x16 que falei são os militares originais e tem 60 cm de diâmetro e 15 cm de tala.

Cambio de Gol ou Santana, não serve (além de provavelmente ser mais fraco que os demais usados), pois tem configuração para veículo com tração diânteira, fica dificil de adaptar a transferência.

O cambio de chevette já foi muito comentado aqui no forum, eu mesmo postei uma tabela com as variações do CL2205, dê uma pesquisada.

[]'s

Aqui tem algumas informações do cambio de chevette, CL2205D e CL2205F

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21007

Paulo_CW
17/10/2006, 07:28
Ae...dando um pitaco...se NÃO vai fazer trilha, use o AP (vel. sem torque)... se for pra trilha, vai de 4cc (tem bom torque) isso contando o custo benifício, pois se quizer mandar ver...vai de 6cc... mas daí é outraaaa história...

Dias
17/10/2006, 07:40
Com certeza, o 4cc de opala é o mais recomendado, visto q é simples de adaptar num câmbio de chevette e naum é preciso muita adaptação no cofre do motor (parede corta fogo) . . . agora, se for mais pra passear, o AP é o mais indicado, mas mesmo assim vai ter de andar com o giro do motor alto, se quiser potência. . .
Eu presumo que, ele gaste, com tudo, uns 3k no máximo, um 4cc de opala + clarkette+ flange+mão de obra de instalação, mexer nos cardãs, etc, etc. .

[ ]´s
Dias

ariel kleinubing
17/10/2006, 09:30
Minha opinião e experiencia pessoal: Tenho um CJ3A que tá com AP 1.8, mais CX 4 marchas original do jeep OHC, que inclusive foi para a pintura ontem. Já tive dois CJ5 com motor 6. Já tenho o AP neste jeep fazem cinco anos, este que está agora é o segundo que coloco, o primeiro derreteu nas trilhas. Como o CJ3A é mais leve, não falta muito torque em baixa, só tem que saber levar. Em trilha, devido ao peso, dá banho em muito seis de opala. Quanto ao consumo, não é nada milagroso, faz em média 7/8 KM/L na estrada, na cidade não tirei a média exata, mas pelo que percebo deve fazer entre 5/6 KM/L. O meu AP´é carburado e não tenho quase nada de problema com manutenção. Respeitadas as peculiaridades do AP e as opiniões em contrário = RECOMENDO.

Abraços.

lucas.sanches
17/10/2006, 18:13
Imagino como q deve tá!!! AP turbinado, ninguem segura!!

Uma pergunta: esse motor CARBURADO dá muito problema ou não? Em trilhas, na cidade, etc

abssssssss...........

Entao ele ta carburado.eh dificil da problemas eh trilha.Como o jipe fica no litoral as vezes entra uma sujeira da corrosao do tanque de combustivel(ta no alcool).Mais em trilha nunca deu problema!

abraços

maxrabelo
17/10/2006, 23:32
putz, 5/6 na cidade !?!?!?
ae meu bolso naum aguenta....
eu tava pensando em usar mais no dia a dia mesmo
pelo visto vai fikar so na ideia, rsrsrs
pq 6km/l na cidade com gasosa num dá...=/
imagina um fazendo 10km/l ae eh uma belezura.

parece q eh so sonho msm.

valew galera

p.peleje
18/10/2006, 10:40
putz, 5/6 na cidade !?!?!?
ae meu bolso naum aguenta....
eu tava pensando em usar mais no dia a dia mesmo
pelo visto vai fikar so na ideia, rsrsrs
pq 6km/l na cidade com gasosa num dá...=/
imagina um fazendo 10km/l ae eh uma belezura.

parece q eh so sonho msm.

valew galera

Coloca AP 2.0 M.I!!! Esqueça o carburado, já que vai adaptar faça algo o mais moderno possível, o gasto vai ser de uma só vez.

Eu vinha evitando postar qdo o assunto era comparação do AP com outros motores, mas as vezes não dá pra evitar o post. Realmente comparar esse com aquele fica cumplicado, pq cada motor tem suas peculiaridades, e vc deve buscar o que mais se identifica com o seu uso.

Eu mesmo se tivesse grana nem 4.1 adaptaria, colocaria logo ou um 4.9i, V6 da Blazer, V8 das cheroka ou até mesmo o 4.1 MPFI da silverado. No entanto trabalhei de acordo com o meu bolso, pois o custo de adaptação de um AP, o consumo e a manutenção é mil vezes mais em conta do que esses outros que citei.

Vale lembrar que pra adaptar qquer motor que não seja AP ou Gm151,
GM 2.2 o custo vai lá pra cima, pois deveremos reforçar tudo que faça parte da transmissão. É nessas horas que devemos avaliar se vale a pena.

Uso AP 2.0 MI, relação 43x8, pneus 31", câmbio 4 marchas original (o clarkette 5 marchas está esperando o original estourar), bloqueio traseiro.
Essa configuração para o meu uso é perfeita, nunca me deixou na mão nem por quebra e nem por falta de motor, já fiz várias trilhas médias com ele, já puxei F4000 atolada, já puxei Kombi carregada com ovos e já tirei boyzinhos atolados no caminho para Barra do Una em Peruíbe.

Qto ao consumo não vou entrar no mérito, pois depende do modo que seu pé trabalha, não vou citar o consumo do meu, só te adianto que não é nenhum dos números citados aqui.

[]s e boa sorte

Peleje

p.peleje
18/10/2006, 10:44
Coloca AP 2.0 M.I!!! Esqueça o carburado, já que vai adaptar faça algo o mais moderno possível, o gasto vai ser de uma só vez.

Eu vinha evitando postar qdo o assunto era comparação do AP com outros motores, mas as vezes não dá pra evitar o post. Realmente comparar esse com aquele fica cumplicado, pq cada motor tem suas peculiaridades, e vc deve buscar o que mais se identifica com o seu uso.

Eu mesmo se tivesse grana nem 4.1 adaptaria, colocaria logo ou um 4.9i, V6 da Blazer, V8 das cheroka ou até mesmo o 4.1 MPFI da silverado. No entanto trabalhei de acordo com o meu bolso, pois o custo de adaptação de um AP, o consumo e a manutenção é mil vezes mais em conta do que esses outros que citei.

Vale lembrar que pra adaptar qquer motor que não seja AP ou Gm151,
GM 2.2 o custo vai lá pra cima, pois deveremos reforçar tudo que faça parte da transmissão. É nessas horas que devemos avaliar se vale a pena.

Uso AP 2.0 MI, relação 43x8, pneus 31", câmbio 4 marchas original (o clarkette 5 marchas está esperando o original estourar), bloqueio traseiro.
Essa configuração para o meu uso é perfeita, nunca me deixou na mão nem por quebra e nem por falta de motor, já fiz várias trilhas médias com ele, já puxei F4000 atolada, já puxei Kombi carregada com ovos e já tirei boyzinhos atolados no caminho para Barra do Una em Peruíbe.

Qto ao consumo não vou entrar no mérito, pois depende do modo que seu pé trabalha, não vou citar o consumo do meu, só te adianto que não é nenhum dos números citados aqui. Até pq andar com pé embaixo não tem nada ver com jeep. Quem quer andar com pé embaixo compra carro de passeio.

[]s e boa sorte

Lautrix
18/10/2006, 11:50
E aí, tudo bem?
Concordo com quem disse que CJ a gasolina não tem como ser econômico como carro de passeio.
Pela sua construção e redução da transmissão quando alguém consegue 10 Km/l na estrada de asfalto já atingiu o máximo possível (ou quase) com os motores listados no tópico. :pensativo: Querer 10 km/l na cidade tá pegando pesado com o CJ. Pra ter economia vai ter que partir para o diesel, que é mais caro.

Abraços

Santoro
18/10/2006, 12:35
bom , vou dar meus 2 cents , meu ohc faz na cidade bem regulado 6,7 km litro , ja pensei em botar um ap , pois uso o carro no dia a dia e tenho gnv no cj , acho q seria a melhor opção , um ap faz mais ou menos uns 8 , dependendo do pé , usaria ele no gnv tb ,mas partiria pra o injetado ja . como ja falaram se vai botar um motor mais modernor , q bote um com injeção ja . quer economia ? bota gnv e seja feliz .

maxrabelo
18/10/2006, 22:02
Agora eu fikei curioso, sobre os valores, os custos:
quanto vale um ap carburado 1,8?
um ap 1,8mi?

como o lautrix falou, "economia vai ter que partir para o diesel, que é mais caro"

mais caro quanto??
to meio por fora destes valores.
sei que os preços variam de regiao para regiao, mas eh so pra ter uma ideia...

ah, santoro, vc flw q o ap faz mais ow menos uns 8, isso num CJ?

valew

DJunior
19/10/2006, 20:47
All,

Gostaria de aproveitar o tópico para tirar uma dúvida com os colegas.

Meu CJ3 está indo para o mecânico para colocar um motor AP + cambio 260F + Tcase original do willys. Minha dúvida é:

Dá para utilizar a travessa original de apoio do cambio + Tcase ou é melhor arrancar a mesma e fazer outro tipo de fixação?

Se alguém tiver alguma foto para postar eu agradeço.

Abraços,

Dirceu

p.peleje
19/10/2006, 21:07
All,

Gostaria de aproveitar o tópico para tirar uma dúvida com os colegas.

Meu CJ3 está indo para o mecânico para colocar um motor AP + cambio 260F + Tcase original do willys. Minha dúvida é:

Dá para utilizar a travessa original de apoio do cambio + Tcase ou é melhor arrancar a mesma e fazer outro tipo de fixação?

Se alguém tiver alguma foto para postar eu agradeço.

Abraços,

Dirceu

Sim, basta reposiciona-la!!

Domingos Notarnicola
19/10/2006, 23:16
max vai nessa

GM 151 gas rebaixa cabeçote pra alcool +clarckette+trção WILLYS
é a boa ñ quebra e a manutenção é baixa mexe agora depois num mexe mais só alegria:dance: :dance: :dance: :concordo:

DJunior
25/10/2006, 12:55
All,

Alguém poderia me dizer quantos Kgf de torque tem um motor AP 1.9 Diesel SDI ????

Abraços,

Dirceu

Luiz_Fernando
30/10/2006, 17:26
Amigo,

Apenas para colaborar, tenho um AP 1.8 com injeção no meu CJ5. Foi a melhor coisa que eu fiz, pois desde que instalei nunca mais me incomodei com motor. Estou com o câmbio 4 marchas da C-10.
Ah, o consumo fica em média 9 Km/l.

Abraços

p.peleje
31/10/2006, 10:05
Amigo,

Apenas para colaborar, tenho um AP 1.8 com injeção no meu CJ5. Foi a melhor coisa que eu fiz, pois desde que instalei nunca mais me incomodei com motor. Estou com o câmbio 4 marchas da C-10.
Ah, o consumo fica em média 9 Km/l.

Abraços

Não vai demorar muito alguém vai te chamar de mentiroso. hehehe

Segredo: consumo de AP principalmente se for MI, com relação 5,38 e pneus até 31", não se conta pra ninguém aqui do fórum.

A galera gosta e precisa acreditar que não presta. Então faz silêncio e finge que ninguém te ouviu, isso fica só entre a gente. Pq jeep tem que fazer no máximo 6km/l e ainda na estrada.

[]s

Peleje