Ver Versão Completa : Conversão de Grand Cherokee Limited 5.2 à álcool
dr.aluisio
15/10/2006, 23:52
Olá colegas. Sou novo aqui no fórum. Estou em vias de comprar um Grand Cherokee Limited 5.2 98 e gostaria de saber se é possível converter seu motor para álcool. Se sim, fica bom? Alguma recomendaçào de oficina especializada nisso?
Obrigado.
dr.aluisio
17/10/2006, 12:01
Poxa....Ninguém tem cherokee 5.2 rodando com álcool? :(
Marcelo Carvalhal
17/10/2006, 12:09
Pense bem!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12307&page=14
Ricardo Bambhoo
17/10/2006, 17:22
Pense bem!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12307&page=14
Prezado aniversariante da data de ontem (parabéns) !
Por gentileza, não fique incentivando as pessoas a pensarem e refletirem assuntos como este.
Dr Aluisio, não pense duas vezes em fazer esta conversão !
PENSE APENAS UMA VEZ: NÃO FAÇA ISTO PELO AMOR DE DEUS !
[]'S
Por que vc faria essa conversão?
Economia?
A economia do uso álcool só é realmente efetivo se o valor do álcool for menor q 70% o da gasolina, situação q frequentemente não vem acontecendo.
O álcool corrói várias peças c/ as quais tem contato se o carro não tiver sido preparado p/ o seu uso, portanto essa economia inicial pode, a longo prazo, se reverter em prejuízo alto. Isso sem contar c/ o valor da conversão (veja o link do Carvalhal acima).
Tem GNV na sua cidade?
Abs,
CCS Naná
17/10/2006, 22:15
Além disso tudo que falaram, você não consegue vendê-la por um preço digno mais tarde.
E, seja bem vindo ao fórum.
Abraços.
Bruno Canabrava
18/10/2006, 12:38
Olá colegas. Sou novo aqui no fórum. Estou em vias de comprar um Grand Cherokee Limited 5.2 98 e gostaria de saber se é possível converter seu motor para álcool. Se sim, fica bom? Alguma recomendaçào de oficina especializada nisso?
Obrigado.
Oi amigos,
Tenho uma Cherokee 5.2 Limited há 2 anos. Comprei com 65.000 Km e logo que comprei converti para Alcool. Hoje ela está com 130.000 Km e não tive nenhum problema com ela, muito pelo contrário, o motor está mais limpo a cada troca de oléo. Posso estar enganado, mas desde que a conversão seja feita corretamente, não vejo problemas.
Um abraço.
Oi amigos,
Tenho uma Cherokee 5.2 Limited há 2 anos. Comprei com 65.000 Km e logo que comprei converti para Alcool. Hoje ela está com 130.000 Km e não tive nenhum problema com ela, muito pelo contrário, o motor está mais limpo a cada troca de oléo. Posso estar enganado, mas desde que a conversão seja feita corretamente, não vejo problemas.
Um abraço.
Estimado CanaBrava,
Os componentes, desde a 'boca' do tanque até a ponta do escapamento, não utilizam materiais apropriados para a utilização do Alcool como combustivel, o que não significa que os mesmos não suportem por um tempo esta utilização, vc já rodou 65000km, não sei o quanto mais ira durar, mas pode ter certeza que vc diminuiu ''em muito'' a durabilidade do seu motor.
O melhor seria vc vender antes que vc tenha $uspre$as, pois a economia que vc acredita que fez com a utilização do Alcool (se é q fez alguma) vai embora rapidinho acrescida de uns $$$$$ a mais.
Abraço.
Ricardo Bambhoo
18/10/2006, 14:48
Estimado CanaBrava,
Os componentes, desde a 'boca' do tanque até a ponta do escapamento, não utilizam materiais apropriados para a utilização do Alcool como combustivel, o que não significa que os mesmos não suportem por um tempo esta utilização, vc já rodou 65000km, não sei o quanto mais ira durar, mas pode ter certeza que vc diminuiu ''em muito'' a durabilidade do seu motor.
O melhor seria vc vender antes que vc tenha $uspre$as, pois a economia que vc acredita que fez com a utilização do Alcool (se é q fez alguma) vai embora rapidinho acrescida de uns $$$$$ a mais.
Abraço.
Um motor destes deve durar quantos Km ? Uns 500 - 600 mil ?
Passando pra álcool duraria uns 300 - 400 ? Taí uma conta de padeiro !
Apesar tb que tem o seguinte: vai saber como foi feito o motor. Vai que o álcool não afete nada, vai saber !
[]'s
O problema é agua do alcool combustivel, que não existe no alcool que é misturado na gasolina.
O_FIGURA
21/10/2006, 02:01
Um motor destes deve durar quantos Km ? Uns 500 - 600 mil ?
Passando pra álcool duraria uns 300 - 400 ? Taí uma conta de padeiro !
Apesar tb que tem o seguinte: vai saber como foi feito o motor. Vai que o álcool não afete nada, vai saber !
[]'s
O problema é esse........
To pesquizando bastante.. porque quero uma limited! e nao a laredo, mais tem gente que fala que a limited faz 5.5 na cidade e tem gente que fala que faz 2... impossivel de decidir, nao conheco ninguem que TINHA uma, porque quem tem, mesmo inconcientemente vai puxar um pouquinho pro seu lado né?! hehehe....
Existe tanto carro trasformado a alcool que roda normalmente, nao vejo sentido que esse motor V8 nao possa ser também.
Alguem sabe o modelo exato desse motor?
O_Figura
Tenho uma laredo 97 com gnv e vem fazendo 6km/m3 a 9km/m3. Está com 2 tubos de 17m3. Comprei ela com o kit já instalado....
Pessoal,
Já rodei com minha Kee 5.2 no alcool...parei de utilizar pois a empresa que trabalho agora está me dando combustivel....rsrsrrs
Rodei um bom tempo (qse 1 ano) sem fazer nenhuma modificação....geralmente no tanque colocava 20 litros de gasolina e o restante de alcool para facilitar a partida, já tentei 100% no alcool e em Ctba é meio frio...e de manhã qse descarregava a bateria...hauahaua....não tive nenhum problema...nem com partida...nem com falta de combustivel ou afogamento.
Juliano Nitsch
05/05/2009, 20:01
Olá...
É possível e totalmente viavel desde que sua manutenção esteja em ordem e esteja preparado pra gastar uns R$ 600 (Kit + bomba, pq vai dar problema) !! Quanto ao motor segue as dicas dada por um dos fornecedores de gerenciadores:
Verificação geral do estado do veículo como:
Velas e cabos de velashttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifTroca de óleo do motorhttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifFiltro de combustível e de óleohttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifLíquido de arrefecimentohttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifLimpeza dos bicos injetoreshttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifSensor Sonda Lambdahttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifBomba de combustívelhttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifOu qualquer outro defeitohttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifSensor MAP Estes itens devem ser verificados e trocados caso haja necessidade, devido o veículo ter funcionado um longo período com gasolina. Esse combustível provoca uma grande carbonização interna no motor, como borra de óleo e alto grau de ferrugem no líquido de arrefecimento.
Ao utilizar o álcool por ser um combustível mais frio e limpo, a carbonização deixada pela gasolina nas válvulas internas da câmara de combustão começa a se soltar e pode provocar um desgaste prematuro do comando das válvulas, do catalisador e até a queima da bomba de combustível.
Não recomendamos a instalação para veículos com mais de 100.000 km, ressalvo a veículos que sempre efetuaram manutenção preventiva e que estejam em perfeito estado de funcionamento. Porém, é importante ainda uma revisão nos itens básicos para instalação.
Para este sistema funcionar corretamente há alguns sensores nos veículos que devem estar em perfeito estado de funcionamento, como o sensor MAP, sensor da Sonda Lambda e bicos injetores limpos. Caso haja alguma deficiência nestes sensores, o módulo do veículo irá receber informações errôneas, nas quais serão passadas para o gerenciador bi-combustível, que irá gerar consequentemente cálculos errados para o veículo, causando assim falhas na economia.
Bomba de combustível: As condições da bomda de combustível deve ser analisada por um profissional qualificado. Se sua bomba de gasolina estiver em boas condições, não é necessário efetuar a troca de imediato. Caso esteja em más condições, opte por uma flex ou álcool.
Filtro de combustível: Devido o álcool ter propriedade de limpar as impurezas deixadas pela gasolina, a substituição do filtro de combustível deverá ser feita entre 500 e 1.000km após a conversão. Este período de tempo entre a conversão e a troca do filtro é necessária para que ocorra a completa limpeza pelo filtro antigo. Ao efetuar a troca do filtro, o sistema de combustível estará completamente limpo dos resíduos deixados pela gasolina. As posteriores trocas do filtro deverão ocorrer conforme especificado pelo fabricante de seu veículo.
Vantagens do alcool:
- Combustível ecologicamente correto, o álcool não afeta a camada de ozônio e é obtido de fonte renovável.
- Como é obtido da cana-de-açúcar, ajuda na redução do gás carbônico da atmosfera, através da fotossíntese nos canaviais.
- Seguindo recomendações específicas, pode ser misturado ao diesel, e à gasolina, como também pode ser utilizado sem aditivos, sem que com isso o motor sofra.
- O álcool não contamina o óleo.
- Refrigera a câmara de combustão.
- Aumenta a vida útil do motor.
- O álcool por ser mais limpo e seco, irá efetuar a limpeza das peças e componentes do motor que podem acumular impurezas deixadas pela gasolina.
Aí estão as dicas agora vc decide, só espero ter ajudado !!
Já instalei kit flex em vários carros, usados, novos, Jeeps etc... ninguém reclamou, elogiam, principalmente por não ter q c desfazerem por exemplo de Grand Cherokee V8, Pajero V6, Santa Fé V6, SideKick 1.6 16V, etc...
Minha dica: Saia dos mais baratos, procure os q possuem leitura da sonda lambda, o funcionamento e melhor e proporcionam mais economia.
Quanto a despesas, uma q vc vai ter com certeza mais cedo ou mais tarde é a bomba de combustível, q quando der problema vc troca por uma flex da bosch, acha em qualquer lugar... deve custar em torno de R$ 250,00 chutando alto...
O pessoal q fala q é fria tá sem informação ou só leva em concessionária ou nunca usou para poder falar...
Quanto ao consumo, cai em media 1 a 2 km/l, porém vai depender dos preços dos combustiveis aí na sua cidade pra saber c compensa. Vamos a uma conta rápida, não sei o preço aí, mas só pra vc ter uma ideia...
Ex: Gasolina a R$ 2,50/L e Alcool R$ 1,20, supondo q na cidade faça 5 km/l com Gasolina e com Alcool vá para 3 km/l, e usando de parâmetro 20 litros para ambos, chegamos a uma autonomia de 100 km para gasolina com custo de R$ 50 e uma autonomia de 60 km para Alcool com custo de R$ 24 certo !? Apesar da autonomia menor com o Alcool, ele é mais barato, então temos um custo por km rodado diferente...
Para Gasolina vai t custar R$ 0,50 e o Alcool R$ 0,40, ou seja, uma diferença de R$ 0,10 por km rodado, multiplique isso pelo oq vc roda no mês e vai ver a economia, MAS Q FIQUE CLARO, ISSO PARA OS PREÇOS ACIMA, AÍ EU NÃO SEI, nesse mesmo caso o Alcool custando R$ 1,50, já não compensaria entendeu... faça as contas.
Bom é isso aí...
Apesar de ecologicamente correto, sou contra uso de alcool e GNV nesses carros. Se notarem no manual, esse carro foi projetado para rodar com gasolina, e ainda acima de 91 octanas.:shock:. Então o ideal pra quem tem condição, é ter um carro popular flex no dia a dia,e essa maravilhosa viatura para viagens. Se contabilizarmos a manutenção por durabilidade do motor, podem ter certeza que o motor usando somente gasolina, terá muito menos manutenção periódicas do que GNV e alcool, a longo prazo.:mrgreen:
Renato Fraga
02/06/2009, 01:46
Meu caro amigo Igor.
Depois do seminário apresentado pelo Juliano no post acima, chega a ser uma eresia você escrever o que vemos acima.
Veja que acima de tudo, a gasolina se combina ao óleo , o que então muda suas propriedades formando as famosas borras que podem comprometer a lubrificação do motor. E veja que basta o vapor do combustível para essa contaminação.
Alcool é bem mais limpo, resulta menos foligem, e não modifica o óleo quando misturado. Ao aquecer, evapora e não aglutina o óleo.
GNV é o mais limpo de todos, tão limpo que nem carvão forma no motor, fato esse que aumenta o desgaste das sedes de válvulas permitindo vazamentos principalmente porque não existirá o carvão para amortecer as "batidas" da válvula em sua sede e também para preencher as deformidades criadas pelo desgaste.
Agora essa história de que veículo tal foi criado para queimar exclusivamente determinado combustível é BALELA !!!!!!!!!!
O que determina a queima do combustível é taxa de compressão, proporção estequiométrica e ponto de ignição basicamente. Alterando estes padrões isoladamente ou simultaneamente, é perfeitamente possível adequar qualquer veículo para queimar qualquer combustível. Tanto é que esse é o princípio dos veículos flex de fábrica. E funcionam satisfatoriamente bem não é?????? E não se esqueça que nossa gasolina tem 25% de álcool.
E dizer que não existir preparo nas peças que entram em contato com o álcool é certeza de problema, veja que isso também é relativo.
Antigamente, o álcool realmente tinha uma propriedade corrosiva, fato que atualmente foi corrigido, e então este efeito é bem menos notado.
Entretanto, a maior parte dos componentes que tomam contato com o combustível são de plástico.
Bomba de combustível existe específica para álcool com bastante volume no mercado.
Finalmente pesquise um pouco mais que verás que não estamos falando bobagem!!!!!!!!!!
Abraços
A todos, um prazer.
Comprei uma ZJ '98 318ci, estou nas nuvens com o Barco.
Mas o seguinte. aqui o alcool custa R$ 1, e a gasolina R$ 2,50.
Gostei do ponto do amigo catarinense acima...
Decidi continuar na gasola mesmo.
O carro já tem mais de dez anos e não sei o estado de 100% de seus componentes não quero mexânico fuçando no meu bebezão...Melhor deixar assim mesmo.
Na cidade ela fode, faz 4, 5km/l, mas é um custo que vale a pena...
Na Castello Branco faz 7km/l!:shock:
Abraço.
Luiz Carlos Moreira
26/07/2009, 14:31
Sou plenamente a favor de usar alcool como combustivel.
Esse papo que o carro foi projetado só para andar com gasolina é furado , dsde que a instalação dos componentes seja perfeita, como troca do refil da bomba para flex, troca do filtro de combustivel, troca do pré filtro da bomba e uma revisão nas vels, cabos , tampa do distribuidor e rotor.
Rodo com minha ZJ 5.2 a 1 ano com alcool e estou satisfeito. Instalei um aparelho para aumentar o tempo de injeção, como tbem poderia trocar os bicos para uma vazão maior.
Não adianta discutir com quem diz que não há economia em pagar 1 real no litro de álcool, como disseram na primeiras respostas. Porra é matemático!. Faço 4,5 km por litro a 1 real o litro. Tenho álcool na minha XJ há 1 ano e é só alegria, quem está do lado de lá (não tem álcool) e não economiza, vai falar que não presta, já ouvi até que o álcool não respeita a "estequiometria do motor".....
cRiPpLe_rOoStEr
28/07/2009, 22:16
eu prefiro diesel, mas entre manter uma cherokee a gasolina e passar para flex SEM FAZER SERVÇO DE PORCO prefiro passar para flex... gás eu não gosto tanto por conta do peso dos kits e de roubar espaço...
O que eu acho engraçado é, muitos que fazem modificações do tipo (seja alcool x gas x diesel), na hora de comprar não querem um que tenha feito isso, procura um carro original:putz:é claro que há excessões :concordo:
cRiPpLe_rOoStEr
28/07/2009, 22:59
O que eu acho engraçado é, muitos que fazem modificações do tipo (seja alcool x gas x diesel), na hora de comprar não querem um que tenha feito isso, procura um carro original:putz:é claro que há excessões :concordo:
o problema é que mta gente ainda vê carro como investimento, e não como um bem de consumo...
Juliano Nitsch
28/07/2009, 23:21
Preferem original porque é muito difícil saber se a modificação foi bem feita ou não. Logicamente o dono do carro que está a venda não vai dizer que o serviço esta mal feito, aí quem compra leva o susto.
Comercio de veículos se tornou um ramo de muita lucratividade, por conta disso entraram muitos picaretas neste meio, oque torna difícil confiar em alguém...
Até mais.
Marcelo Teles
13/03/2013, 13:31
Olá...
É possível e totalmente viavel desde que sua manutenção esteja em ordem e esteja preparado pra gastar uns R$ 600 (Kit + bomba, pq vai dar problema) !! Quanto ao motor segue as dicas dada por um dos fornecedores de gerenciadores:
Verificação geral do estado do veículo como:
Velas e cabos de velashttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifTroca de óleo do motorhttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifFiltro de combustível e de óleohttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifLíquido de arrefecimentohttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifLimpeza dos bicos injetoreshttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifSensor Sonda Lambdahttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifBomba de combustívelhttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifOu qualquer outro defeitohttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifSensor MAP Estes itens devem ser verificados e trocados caso haja necessidade, devido o veículo ter funcionado um longo período com gasolina. Esse combustível provoca uma grande carbonização interna no motor, como borra de óleo e alto grau de ferrugem no líquido de arrefecimento.
Ao utilizar o álcool por ser um combustível mais frio e limpo, a carbonização deixada pela gasolina nas válvulas internas da câmara de combustão começa a se soltar e pode provocar um desgaste prematuro do comando das válvulas, do catalisador e até a queima da bomba de combustível.
Não recomendamos a instalação para veículos com mais de 100.000 km, ressalvo a veículos que sempre efetuaram manutenção preventiva e que estejam em perfeito estado de funcionamento. Porém, é importante ainda uma revisão nos itens básicos para instalação.
Para este sistema funcionar corretamente há alguns sensores nos veículos que devem estar em perfeito estado de funcionamento, como o sensor MAP, sensor da Sonda Lambda e bicos injetores limpos. Caso haja alguma deficiência nestes sensores, o módulo do veículo irá receber informações errôneas, nas quais serão passadas para o gerenciador bi-combustível, que irá gerar consequentemente cálculos errados para o veículo, causando assim falhas na economia.
Bomba de combustível: As condições da bomda de combustível deve ser analisada por um profissional qualificado. Se sua bomba de gasolina estiver em boas condições, não é necessário efetuar a troca de imediato. Caso esteja em más condições, opte por uma flex ou álcool.
Filtro de combustível: Devido o álcool ter propriedade de limpar as impurezas deixadas pela gasolina, a substituição do filtro de combustível deverá ser feita entre 500 e 1.000km após a conversão. Este período de tempo entre a conversão e a troca do filtro é necessária para que ocorra a completa limpeza pelo filtro antigo. Ao efetuar a troca do filtro, o sistema de combustível estará completamente limpo dos resíduos deixados pela gasolina. As posteriores trocas do filtro deverão ocorrer conforme especificado pelo fabricante de seu veículo.
Vantagens do alcool:
- Combustível ecologicamente correto, o álcool não afeta a camada de ozônio e é obtido de fonte renovável.
- Como é obtido da cana-de-açúcar, ajuda na redução do gás carbônico da atmosfera, através da fotossíntese nos canaviais.
- Seguindo recomendações específicas, pode ser misturado ao diesel, e à gasolina, como também pode ser utilizado sem aditivos, sem que com isso o motor sofra.
- O álcool não contamina o óleo.
- Refrigera a câmara de combustão.
- Aumenta a vida útil do motor.
- O álcool por ser mais limpo e seco, irá efetuar a limpeza das peças e componentes do motor que podem acumular impurezas deixadas pela gasolina.
Aí estão as dicas agora vc decide, só espero ter ajudado !!
Já instalei kit flex em vários carros, usados, novos, Jeeps etc... ninguém reclamou, elogiam, principalmente por não ter q c desfazerem por exemplo de Grand Cherokee V8, Pajero V6, Santa Fé V6, SideKick 1.6 16V, etc...
Minha dica: Saia dos mais baratos, procure os q possuem leitura da sonda lambda, o funcionamento e melhor e proporcionam mais economia.
Quanto a despesas, uma q vc vai ter com certeza mais cedo ou mais tarde é a bomba de combustível, q quando der problema vc troca por uma flex da bosch, acha em qualquer lugar... deve custar em torno de R$ 250,00 chutando alto...
O pessoal q fala q é fria tá sem informação ou só leva em concessionária ou nunca usou para poder falar...
Quanto ao consumo, cai em media 1 a 2 km/l, porém vai depender dos preços dos combustiveis aí na sua cidade pra saber c compensa. Vamos a uma conta rápida, não sei o preço aí, mas só pra vc ter uma ideia...
Ex: Gasolina a R$ 2,50/L e Alcool R$ 1,20, supondo q na cidade faça 5 km/l com Gasolina e com Alcool vá para 3 km/l, e usando de parâmetro 20 litros para ambos, chegamos a uma autonomia de 100 km para gasolina com custo de R$ 50 e uma autonomia de 60 km para Alcool com custo de R$ 24 certo !? Apesar da autonomia menor com o Alcool, ele é mais barato, então temos um custo por km rodado diferente...
Para Gasolina vai t custar R$ 0,50 e o Alcool R$ 0,40, ou seja, uma diferença de R$ 0,10 por km rodado, multiplique isso pelo oq vc roda no mês e vai ver a economia, MAS Q FIQUE CLARO, ISSO PARA OS PREÇOS ACIMA, AÍ EU NÃO SEI, nesse mesmo caso o Alcool custando R$ 1,50, já não compensaria entendeu... faça as contas.
Bom é isso aí...
Juliano, Você tem esse Kit pra Grand Cherokee 97 ? Meu pai quer converter a dele , pois na gasosa ta muito alto o custo.
pode me mandar um e mail com as dicas e preços?
marcelosousateles@hotmail.com
A respeito do alcool, conforme foi informado por um colega acima, de que seu uso faria a carbonização criada pela gasolina se soltar. Isso procede? Nas primeiras vezes, poderia ocorrer esta situação, de "soltar" a carbonização. Poderia ser o alcool, utilizado como uma forma de dar uma limpada interna no motor periodicamente, utilizando apenas o alcool ou em uma proporçao junto a gasolina, apenas para o fim de limpar o motor??
Valeu
tive uma XJ convertida, o carro andava que era um canhão e nada aconteceu ao motor, problema, o copo da bomba de combustivel é de aluminio e zenabrava, ai entupia a bomba, tirei o alcool por causa disso.
Bom dia amigo Juliano, desejo converter a minha grand cherokee limited 5.2 para flex, vc poderia me informar o preço atual deste kit
Juliano Nitsch
01/12/2014, 22:39
Ola Ilton...
Sei que a bomba de combustível hj esta em torno de R$ 250,00 (Bosch)
O aparelho preciso dar uma olhada pra poder te falar. Mas deve estar em torno de R$ 250,00 também.
Até mais.
Pablo.pinto2007
02/12/2014, 17:04
Ola Ilton...
Sei que a bomba de combustível hj esta em torno de R$ 250,00 (Bosch)
O aparelho preciso dar uma olhada pra poder te falar. Mas deve estar em torno de R$ 250,00 também.
Até mais.
Achei bastante interessante esse tópico... mas infelizmente só falam em motores V8... a minha é a humilde laredo... gosto do combustível alcool... tanto que meu outro jeep (51) é motor AP a álcool, fiz questão...
Lendo o manual das cherokas, vi bastante ênfase ao combustível, sobre usar gasolina acima de tantas octanas e coisa e tal... se bem que álcool na fórmula da gasolina não quer dizer que a mesma seja mais pobre (explosivamente falando)... mas construtivamente falando, um motor à álcool é diferente do à gasolina... tanto que a tecnologia flex, o álcool entra em desvantagem porque construtivamente são à gasolina... isso porque quem entende sabe que motores à álcool eles precisam de uma compressão maior para a queima ser ideal.
Mas bem que eu gostaria de ver minha cheroka queimar álcool sem ter problemas!!!
Pablo
É dois! Tbm remexo de vez em quando a respeito do alcool. Até pq pra mim, GNV ta fora de cogitação.
Juliano Nitsch
02/12/2014, 22:12
Pessoal único comentário negativo que ouvi e acho que procede é o desgaste da sede de válvulas no cabeçote pelo combustível não possuir propriedades lubrificantes como a Gasolina, porem a longo prazo. Para minimizar este problema e ajudar na partida a frio recomendo usar 10% de Gasolina misturado no Álcool.
Tenho 1 cliente que acompanho e roda com Álcool na Grand Cherokee V8 dele há 3 anos (20.000 km) e até agora sem problema nenhum. Esta muito contente.
O V8 faz 3,5 km/l na cidade e 6,0 km/l na estrada respectivamente com Álcool ou Etanol, como preferir. Na Gasolina, 4,0 km/l na cidade e até 7,0 km/l na estrada.
Tem kit pra 6 cil também. Só colocar na busca que aparece.
Até mais.
Juliano, o que foi trocado nesta Cheroka V8 a alcool??
Juliano Nitsch
05/12/2014, 00:56
Instalado o kit e foi trocado a bomba de combustível. Uso a bomba universal Bosch flex. Retiro o fundo do copo onde fica a bomba, para que o zinabre que forma com o uso do Álcool, como citou o amigo acima, não dar dor de cabeça.
De resto continua tudo original.
O aparelho que instalei nesta Grand Cherokee, deixou a luz do Check Engine acesa direto. Não sei se já tem algum kit onde já tenham corrigido este problema. A luz acende porque a central "percebe" um aumento da resistência no circuito do chicote que alimentam os bicos injetores. A resistência aumenta, pois o chicote do kit fica entre os bicos injetores e o chicote original. Porem não altera em nada o funcionamento do motor.
Até mais.