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Alexandre Costa
15/10/2006, 21:02
Preciso da ajuda dos amigos...

Meu pedal de embreagem foi baixando até ficar sem conseguir passar a marcha, levei para oficina e a resposta que obtive foi...atuador de embreagem que fica dentro da caixa estava com vazamento...troquei e aproveitei para trocar o platô e o disco, este último que já estava muito fino...comprei um kit coreano... depois de todo o trabalho o carro continuou com pedal baixo,porém trocando a marcha...o mecânico me informou que o problema é a má qualidade do Kit, fora que estava com aparência de ser a da ranger 97 ( ora , porque ele não notou a diferença ? ) agora com a kit original continua sem força no pedal...é mole ! Agora recebi informação que pode ter desgastado o cilindro de embreagem que fica no pedal... e agora ? será que vou gastar novamente sem necessidade ? alguém já teve este tipo de problema ? e qual foi a solução ? será que este não foi o problema principal ?
Aguardo retorno dos amigos. Abçs

Walter L. L. Casitta
15/10/2006, 21:39
Primeiro você deveria ter vindo ao fórum antes de ir ao mecânico que me parece ser o culpado por tudo que você ta passando. Se tivesse apenas pesquisado pelo fórum já seria o suficiente pra saber o que fazer.

Ou as vezes é melhor pagar mais caro numa autorizada que passar pelo que você ta passando. Quando a gente volta a concessionária com o mesmo problema ou outro relacionado ao primeiro, eles não cobram, são obrigados a fazer tudo na garantia alem de só usar peças de boa qualidade.

Quando o pedal da embreagem fica baixo ou com folga, e se não falta óleo ou não tem ar no sistema o problema é mesmo o cilindro mestre. Aquele que fica no pedal da embreagem. Um original custa em torno de R$300,00
O mecânico trocou o kit coreano pelo original desnecessariamente...

José Augusto
15/10/2006, 21:49
Alexandre, já verificou se não está vazando em outro lugar tb? verifique se não tem nada escorrendo óleo, dá uma olhada no nível do reservatório e se ele baixa.
Fora o atuador e a tubulação, o cilindro da embreagem é o que sobrou.

Alexandre Costa
16/10/2006, 22:50
Walter,
Boa Noite !
Peguei o carro neste final de tarde , e já estava com o cilindro mestre trocado, o mecânico manteve o platô usado original ( não precisou comprar um novo ) e colocou o disco novo coreano, pois ele alegou que no platô existem alguns detalhes que fazem a diferença, e o disco velho estava muito fino.
RESULTADO: pedal com pressão, porém a marcha só troca no final da pisada , ou seja quando encosta na parede, todas as marchas entram com facilidade com excessão a primeira. o que acha ? será que está correto ?
para trocar a marcha precisa pisar até o final ? lembrando que o carro só se movimenta quando o pedal está quase no meio ...

Alexandre Costa
16/10/2006, 22:54
Alexandre, já verificou se não está vazando em outro lugar tb? verifique se não tem nada escorrendo óleo, dá uma olhada no nível do reservatório e se ele baixa.
Fora o atuador e a tubulação, o cilindro da embreagem é o que sobrou.

Relatei a situação para o Walter , poderia dar uma lida e fornecer sua opinião ?

obrigado

José Augusto
17/10/2006, 06:09
Na minha opnião, a coisa não tá boa, vc trocou quase tudo do sistema e ficou com a embreagem "meia boca", será que não é questão de ajuste/regulagem, será que esse disco coreano não é mais "grosso" que o original e exige curso maior?

Walter L. L. Casitta
18/10/2006, 22:41
Alexandre,

Trocar só o disco não é o certo. Você vai ter que esperar o disco assentar e então os engates das marchas devem melhorar...

Alexandre Costa
22/10/2006, 12:43
Valeu a dica...pois parece que é o que está acontecendo.
Obrigado e grande abraço !

EDYNEVES
20/12/2006, 14:25
Pessoal bo tarde!!

Aproveitando o topico ainda aberto, gostaria de pedir a opinião dos expert's.
No mês passado o pedal da minha enbreagem tambem começou a baixar, fui ao mecânico especialista em ford, que constatou que o atuador da embreagem tinha que ser trocado.
Comprei os dois atuadores ( SKF ), o do disco e o do pedal, o mecanico me disse que o disco está c/ meia vida e não precisa ser trocado e trocou o retentor do volante entre o motor e o cambio inclusive a vedação do carter que estava vazando um pouco.
Ao sair da oficina pude constatar que ao apoiar o pé no pedal da embreagem sem fazer força, o mesmo baixava um pouco e so atuava no final do curso c/ a desaceleração do motor e que rapidamente voltava a normalizar ao bombar o mesmo, isto algumas vezes em periodos espaçados de tempo.
Voltei ao mecanico, que sangrou o sistema novamente e melhorou um pouco, mas voltou a baixar, retornei novamente e ele desmontou o cambio temendo ser o atuador estar c/ defeito de fabricação, o mesmo não apresentou defeito.
Resumindo ele não consegue achar o que é que está fazendo isto acontecer, visto que não apresenta defeito, vazamento e nen ar no sistema????
Será que alguem pode me ajudar

Ranger turbo diesel 98 4x4 CS

Pequeno jr
20/12/2006, 15:48
Senhores,
Minha ranger ta com problema no Atuador a mais de um ano e até agora não troquei. Na verdade, o conjunto de embreagem completo + atuadores ainda são originais. O que acontece é que sempre verifico o nível do óleo do atuador e qdo ele esta baixo, eu completo e tiro o excesso de ar do sistema. Depois é so bombear o pedal da embreagem por alguns instantes e ja esta o pedal la em cima de novo.

OBS: Minha viatura ja passou dos 230.000km/rodados.

José Augusto
20/12/2006, 15:51
EDYNEVES, para mim está parecendo vazamento!, vc não trocou o atuador do disco do cambio é lá que costuma dar problema.

EDYNEVES
20/12/2006, 15:58
Jose Augusto, foi trocado o atuador do disco e do pedal e ao olhar p/ baixo n/ há vazamento algum!!!

Walter L. L. Casitta
20/12/2006, 17:57
Ta parecendo que tem ar no sistema e não adianta sangrar só no atuador de embreagem. Tem que sangrar também no cilindro que fica no pedal da embreagem. Acontece que pra fazer isso tem que ser com o cilindro fora do carro. Eu já coloquei esse procedimento em algum lugar aqui no fórum, acho que no fórum SUV. Vai ter que procurar...

aloisio
20/12/2006, 19:32
Pessoal bo tarde!!

Aproveitando o topico ainda aberto, gostaria de pedir a opinião dos expert's.
No mês passado o pedal da minha enbreagem tambem começou a baixar, fui ao mecânico especialista em ford, que constatou que o atuador da embreagem tinha que ser trocado.
Comprei os dois atuadores ( SKF ), o do disco e o do pedal, o mecanico me disse que o disco está c/ meia vida e não precisa ser trocado e trocou o retentor do volante entre o motor e o cambio inclusive a vedação do carter que estava vazando um pouco.
Ao sair da oficina pude constatar que ao apoiar o pé no pedal da embreagem sem fazer força, o mesmo baixava um pouco e so atuava no final do curso c/ a desaceleração do motor e que rapidamente voltava a normalizar ao bombar o mesmo, isto algumas vezes em periodos espaçados de tempo.
Voltei ao mecanico, que sangrou o sistema novamente e melhorou um pouco, mas voltou a baixar, retornei novamente e ele desmontou o cambio temendo ser o atuador estar c/ defeito de fabricação, o mesmo não apresentou defeito.
Resumindo ele não consegue achar o que é que está fazendo isto acontecer, visto que não apresenta defeito, vazamento e nen ar no sistema????
Será que alguem pode me ajudar

Ranger turbo diesel 98 4x4 CS
EDYNEVES (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=7884) segundo um amigo meu da autorizada, a única coisa que está errada é a marca do atuador do pedal que vc colocou. Estive conversando com ele pois estou querendo trocar o meu e sugeri por um mais barato (SKF), ele me disse que já trocou vários e esse problema sempre acontece. Tem que por o original mesmo. É botar e tudo fica Ok

EDYNEVES
21/12/2006, 08:41
Ta parecendo que tem ar no sistema e não adianta sangrar só no atuador de embreagem. Tem que sangrar também no cilindro que fica no pedal da embreagem. Acontece que pra fazer isso tem que ser com o cilindro fora do carro. Eu já coloquei esse procedimento em algum lugar aqui no fórum, acho que no fórum SUV. Vai ter que procurar...

Marcelo, ( sessão dos SUV'S PG. 22 topico EMBREAGEM MUITO DURA - EXPLORER 97 V6 4X4)
Curioso que o código do cilindro mestre da embreagem original que consta no catálogo de peças Ford é F2TZ7A543G ou F87Z7A543AA embora consultando pelo seu código no peças on-line também encontrei no estoque de uma autopeças.

Se o cilindro que você comprou veio acompanhado com o reservatório cheio de óleo e tubulações, sendo que a que vai conectada a embreagem tem um engate rápido na maioria dos casos não precisa de sangria.
Do contrário, a sangria tem que ser feita com o cilindro e reservatório fora do carro antes de ser fixado e com a haste virada pra baixo.
No arquivo PDF abaixo tem as instruções para a sangria do sistema de embreagem da Ranger. Acho que serve pra Explorer...
Boa sorte...
__________________
Abraços,

Walter L.L. Casitta
Ranger 2001 CD 2.5TDI 4x4 Body Lift BFG 33”

Walter tambem acredito ser ar no sistema, pois quando comprei os atuadores não vieram c/ o reservátorio e sim avulsos.
Será que vc teria aquele PDF( ñ se encontra mais disponivel ), mencionado no topico acima acho interessante, ou me dar a dica onde acha-lo!!

Obrigado pela atenção.

EDYNEVES
21/12/2006, 08:52
Aloisio, obrigado pela dica!!

Mas o atuador está funcionando bem a embreagem está alta e macia.
Acredito que o sangramento feito pelo mecanico não foi suficiente, pois os modelos da SKF não são tão baratos assim e são importados de excelente qualidade.
Paguei a vista no mês passado R$480,00 num distribuidor de peças.
Tinha ido até a Autorizada me pediram R$ 900,00 ptz muita diferença, não caia na conversa da autorizada eles te feram ser ter necessidade.

Valeu, abs.........

Walter L. L. Casitta
21/12/2006, 10:11
Marcelo, ( sessão dos SUV'S PG. 22 topico EMBREAGEM MUITO DURA - EXPLORER 97 V6 4X4)
Curioso que o código do cilindro mestre da embreagem original que consta no catálogo de peças Ford é F2TZ7A543G ou F87Z7A543AA embora consultando pelo seu código no peças on-line também encontrei no estoque de uma autopeças.

Se o cilindro que você comprou veio acompanhado com o reservatório cheio de óleo e tubulações, sendo que a que vai conectada a embreagem tem um engate rápido na maioria dos casos não precisa de sangria.
Do contrário, a sangria tem que ser feita com o cilindro e reservatório fora do carro antes de ser fixado e com a haste virada pra baixo.
No arquivo PDF abaixo tem as instruções para a sangria do sistema de embreagem da Ranger. Acho que serve pra Explorer...
Boa sorte...
__________________
Abraços,

Walter L.L. Casitta
Ranger 2001 CD 2.5TDI 4x4 Body Lift BFG 33”

Walter tambem acredito ser ar no sistema, pois quando comprei os atuadores não vieram c/ o reservátorio e sim avulsos.
Será que vc teria aquele PDF( ñ se encontra mais disponivel ), mencionado no topico acima acho interessante, ou me dar a dica onde acha-lo!!

Obrigado pela atenção.

Paga ai...

EDYNEVES
21/12/2006, 14:55
Ai Waltão, valeu a força!!

Eu mesmo vou sangra-lo neste sabado, depois relato como ficou,mas tenho quase certeza que é mesmo ar no sistema.
A proposito como a gente consegue uma copia do manual de serviços atualizado como esta 4º edição que nos arranjou, cara é bem dirigido.
Entrei em contato c/ a ford e eles não disponibilizam ou sequer vendem e
me mandaram procurar uma autorizada, deu em nada perca de tempo.
Tem algum site?????

Abs.........

Berredo
04/01/2007, 16:03
Caros Colegas,
Desculpem a intromissão. Ocorre que ontem tentei acionar as marchas de meinha Explorer e percebi que estava sem embreagem. O nível do óleo hidráulico era muito baixo. Em seguida tratei logo de repor o óleo ao seu nível normal e tentar acionar a embreagem. Sem sucesso. Hoje, tentei sangrar o sistema pelo sangrador do atuador e não tive sucesso. Então retirei o cilindro mestre e soltei a mengueira que o interliga ao reservatório. A surpresa foi que o óleo sequer passava pela mangueira do reservatório, sendo assim não chegava nem no sangrador. Limpei a mangueira com fluido dot4 e repus o sistema fazendo a sangria pelo método não convencional ( vide link https://www.schaeffler.com.br/download/pdf/luk/inf/cresolver/cresolver04.pdf)

Após bombar o cilindro manualmente o danado ficou uma beleza. A embreagem está como uma seda e não voltou a dar problemas. A embreagem havia sido feita há cerca de três mêses e o "querido" mecânico sequer sangrou o repos óleo ao sistema. É um infeliz mesmo.

EDYNEVES
05/01/2007, 12:02
Fala Berreto!! tudo joinha??

Legal esse PDF da LUK. é bem mais completo que o manual de serviços da ford.( nessa seção de atuadores ).
Estou plenamente de acordo c/ a sua aplicação, o mecanico que trocou os atuadores, não sangrou o sistema fora do veiculo. isto é na horizontal como no PDF.
Voltei por duas vezes no mecânico p/ resolver este problema e o infeliz me disse que era problema de fabricação da peça e que iria ter que correr atras da garantia c/ risco de ter que pagar a mão de obra de novo.Fique desconfiado achando que se tratava somente de ar no sistema, pois a embreagem estava funcionando bem c/ algumas alterações visiveis de fluxo.
Corri atras do manual de serviços da ranger e eu mesmo desmontei o cilindro mestre e o sangrei virado totalmente p/ baixo, limpando todas as mangueiras o danado ficou 10.
Conclusão infelizes são aqueles que confiam plenamente na palavras de certos mecânicos que estão somente interessados nos seus bolsos e não na certeza de um cliente satisfeito, infelizmente é a verdade!!

Valeu pessoal um grande abraço a todos e um ano novo de grandes realizações e consquistas s/ falar nas novas aventuras.!!!!!!!!!!!!
Sucesso a todos!!

IGORFROTA
05/03/2007, 06:29
Bom dia amigos
Aqui estou eu mais uma vez solicitando a ajuda dos companheiros.
Minha Ranger passou a apresentar problemas no engate das marchas, e tudo me leva a crer que é embreagem.
Abaixo vou enumerar as características para vcs darem o diagnóstico:

1. Algumas vezes as marchas não engatam mesmo eu pisando fundo no pedal da embreagem.
2. Nessas ocasiões, eu desligo o carro e vejo que as marchas entram normalmente. Entao, passo a primeira e tento ligar o carro. O carro solavanca como se eu estivesse ligando sem o pe na embregem.
3. O problema some de repente. O problema já apareceu e desapareceu várias vezes nos ultimos 2 dias. Quando aparece, eu ligo ele engatado e vou passando as marchas no tempo com o pé na embreagem. No começo tem que ir na manha mesmo, depois volta ao totalmente normal.
4. Percebi que mesmo quando acontece o problema, consigo forçar um pouquinho a marcha para engatar e ela entra. Faz um leve crac no engate, mas nao arranha. Não faz barulho, apenas da para perceber na mão.
5. Ainda Não observei se tem folga na embreagem. Acho que mesmo antes desse problema a embreagem é meio mole ate a metade, depois disso inicia uma resistencia. Tenho que ver no carro para confirmar.

É isso aí, alguém tem ideia do que seja ?
Sera disco/plato ?
Sera esse tal cilindro ?
Qual o caminho de testes que vcs me orientam seguir para resolver o problema ?

ARREPIO
05/03/2007, 16:09
:pensativo: pQ jR, a minha Ranger, 98 v6 está com o conjunto original (167.000km), Como faço para verificar o nível do oleo do atuador e para retirar o excesso de ar do sistema? Tenho notado pequena dificuldade de engatar a primeira. O que me diz?



Senhores,
Minha ranger ta com problema no Atuador a mais de um ano e até agora não troquei. Na verdade, o conjunto de embreagem completo + atuadores ainda são originais. O que acontece é que sempre verifico o nível do óleo do atuador e qdo ele esta baixo, eu completo e tiro o excesso de ar do sistema. Depois é so bombear o pedal da embreagem por alguns instantes e ja esta o pedal la em cima de novo.

OBS: Minha viatura ja passou dos 230.000km/rodados.

Edintruder
05/03/2007, 20:02
Igor, vai preparando o bolso pra trocar o atuador. Ele deu o que tinha que dar. Na minha eu troquei embreagem e atuador com míseros 64.000km pois o antigo proprietário usava no trânsito urbano e tinha um pé colado na embreagem. Comigo ela iria com certeza além de 200.000 km.

IGORFROTA
06/03/2007, 06:39
O que vc chama de "preparando os bolsos" ???
É muito caro esse atuador ?
Vc está se referindo ao que vai dentro da capa seca ou o superior ?

José Augusto
06/03/2007, 11:54
Troquei o meu no início do ano passado, o atuador normalmente sai entre R$ 300,00 e R$ 600,00, dependo de onde comprar.

Ele deve estar falando do atuador, uma peça sanfonada bem frágil de plástico e borracha, que vai dentro da caixa seca, o de cima é o cilindro da embreagem que é metálico.

Edintruder
06/03/2007, 21:54
O que costuma vazar é o da capa seca. Custa por volta de R$ 400,00.

Moisés S.M
26/06/2011, 22:32
Pessoal,já tive um problema na caixa da ranger,já postei aki no fórum,até postei a foto da peça que era a causadora das minhas dores de cabeça,a tal Priz da caixa de cambio.Após trocar a priz peça nova original ford(1200 reais)atuador de embreagem,cilindo de embreagem,óleo da caixa,rolamentos e um monte de coisas,após um ano minha caixa está fazendo barulho,porem o barulho só faz quando tiro o pé da embreagem,ele não aparece em nenhuma marcha,as marchas estão ok,embreagem ok,td certo,4x4 e 4x4 low ok.Dpois de ler alguns topicos sobre atuador de embreagem,fui olhar aquela capa seca da caixa de marchas,ela tá com uma borra d óleo,nem pinga nem nada,só é sujeira mesmo misturada com óleo,por isso pergunto pros amigos,o atuador faz barulho quando começa a dar problemas??esse barulho para quando pisamos na embreagem??oq pode ser o causador desse barulho? alguém nota algum barulho,nem que seja minimo quando soltamos o pé da embreagem??por ex.o ka da patroa faz barulho quando tiro o pé da embreagem...

Walter L. L. Casitta
26/06/2011, 22:40
Pessoal,já tive um problema na caixa da ranger,já postei aki no fórum,até postei a foto da peça que era a causadora das minhas dores de cabeça,a tal Priz da caixa de cambio.Após trocar a priz peça nova original ford(1200 reais)atuador de embreagem,cilindo de embreagem,óleo da caixa,rolamentos e um monte de coisas,após um ano minha caixa está fazendo barulho,porem o barulho só faz quando tiro o pé da embreagem,ele não aparece em nenhuma marcha,as marchas estão ok,embreagem ok,td certo,4x4 e 4x4 low ok.Dpois de ler alguns topicos sobre atuador de embreagem,fui olhar aquela capa seca da caixa de marchas,ela tá com uma borra d óleo,nem pinga nem nada,só é sujeira mesmo misturada com óleo,por isso pergunto pros amigos,o atuador faz barulho quando começa a dar problemas??esse barulho para quando pisamos na embreagem??oq pode ser o causador desse barulho? alguém nota algum barulho,nem que seja minimo quando soltamos o pé da embreagem??por ex.o ka da patroa faz barulho quando tiro o pé da embreagem...

O ruido que indica problema no atuador é parecido um "kuurrr" que acontece nas arrancada mais fortes, principalmente nas subidas...

TylerNTL
26/06/2011, 22:46
Pessoal,já tive um problema na caixa da ranger,já postei aki no fórum,até postei a foto da peça que era a causadora das minhas dores de cabeça,a tal Priz da caixa de cambio.Após trocar a priz peça nova original ford(1200 reais)atuador de embreagem,cilindo de embreagem,óleo da caixa,rolamentos e um monte de coisas,após um ano minha caixa está fazendo barulho,porem o barulho só faz quando tiro o pé da embreagem,ele não aparece em nenhuma marcha,as marchas estão ok,embreagem ok,td certo,4x4 e 4x4 low ok.Dpois de ler alguns topicos sobre atuador de embreagem,fui olhar aquela capa seca da caixa de marchas,ela tá com uma borra d óleo,nem pinga nem nada,só é sujeira mesmo misturada com óleo,por isso pergunto pros amigos,o atuador faz barulho quando começa a dar problemas??esse barulho para quando pisamos na embreagem??oq pode ser o causador desse barulho? alguém nota algum barulho,nem que seja minimo quando soltamos o pé da embreagem??por ex.o ka da patroa faz barulho quando tiro o pé da embreagem...

É um barulho escroto que só aparece com ela em ponto morto?
É só pisar na embreagem que some?
Se você der um toquezinho no acelerador ele some por alguns segundos e depois volta?

Moisés S.M
26/06/2011, 22:51
Nunca percebi em arrancada,ou em subida...é bem silenciosa,só aparece em ponto morto,se tu ficar afundando e tirando o pé da embreagem as vezes ele diminui e se tu acelerar em ponto morto o barulho aumenta.

Moisés S.M
26/06/2011, 22:52
É um barulho escroto que só aparece com ela em ponto morto?
É só pisar na embreagem que some?
Se você der um toquezinho no acelerador ele some por alguns segundos e depois volta?

É isso ai,só que o toquezinho que eu do ele aumenta junto até os 2.500 mil giros dpois não escuta mais,dpois volta.
E ai sabe oq é???fiquei curioso rsrsrsrs.

José Augusto
27/06/2011, 00:31
Se tem borra de óleo pode ser que seja o retentor do motor, que também já troquei.

A borra de óleo é clara ou escura, se for clara pode estar vazando da embreagem se for escura aí é motor.

TylerNTL
27/06/2011, 06:17
É isso ai,só que o toquezinho que eu do ele aumenta junto até os 2.500 mil giros dpois não escuta mais,dpois volta.
E ai sabe oq é???fiquei curioso rsrsrsrs.

Não faço a menor idéia!!

A doença da minha era sutilmente diferente. Só aparecia com ponto morto + marcha lenta.
No começo ele aparecia as vezes e sumia com um toque no acelerador. Foi piorando até acontecer sempre, com o toque no acelerador sumia mas retornava segundos depois.

Ela rodou com esses sintomas que descrevi acima dos 100 aos 160k km sem apresentar nenhum outro problema relacionado a embreagem.
O barulho sumiu depois de baixar a caixa para trocar o retentor do volante.

Walter L. L. Casitta
27/06/2011, 08:56
Não faço a menor idéia!!

A doença da minha era sutilmente diferente. Só aparecia com ponto morto + marcha lenta.
No começo ele aparecia as vezes e sumia com um toque no acelerador. Foi piorando até acontecer sempre, com o toque no acelerador sumia mas retornava segundos depois.

Ela rodou com esses sintomas que descrevi acima dos 100 aos 160k km sem apresentar nenhum outro problema relacionado a embreagem.
O barulho sumiu depois de baixar a caixa para trocar o retentor do volante.

Esse ruido é normal em veículos diesel. Devido a alta taxa de compressão no motor.
Em marcha lenta a rotação não é constante. A cada compressão faz o pitão desacelerar e essas inconstância na rotação mais as folgas naturais entre as engrenagens da caixa geram esse ruido. Quando a embreagem é acionada as engrenagens da caixa pram de girar e o ruído desaparece.

Isso também acontecei nos veículos a alcool no tempo do carburador.

Moisés S.M
27/06/2011, 11:39
Ok,obrigado pelas informações.Essa semana ela vai pra revisão,dai peço pro mecânico olhar com calma.Olhando alguns videos sobre funcionamento de caixa e embreagem achei um vídeo que mostra exatamente o meu caso.segue o link YouTube - ‪VRUM - Ruídos na Embreagem - 07-02-2010‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=SbZ7bd5Ykv0)

Nava
27/06/2011, 16:30
Troquei tudo na minha e a embreagem ta ok, mas o curso do pedal ta baixo pra desembrear e meio pedal pra soltar. TEm como levantar mais?
Ta super macia, opero com uma mão...

Moisés S.M
27/06/2011, 23:43
Nava:
Trocou até o cilindro mestre de embreagem???

Nava
28/06/2011, 13:50
Somente parte debaixo. O resto tava ok.
Tudo luk original.
Queria levantar o curso. Tem ajuste?

Pedro Eduardo Patussi
12/10/2011, 19:27
bom vou ressucitar o topico....

tenho uma ranger 4.0 v6 cd 4x4 1999
e as vezes ela apresenta os seguintes problemas...

-dificuldade de entrar a 1º marcha
-dificuldade de passar da 1º pra 2º marcha
-ambas as vezes entra mas precisa faze uma forçinha extra alem do normal...


nas outras marchas não apresenta dificuldade nenhuma...e este problema hora ocorre...hora esta perfeita...
não achei nenhum vazamento...foi trocado oleo do cambio...pq estava disconfiado q era ele...ja q o antigo proprietario falou q nunca trocou...porem continuou a msm coisa....

na oficina acharam q a embreagem esta boa...mas estava enroscando no carpete e nos tapetes...cortaram um pedaço...mas continuo do msm jeito...
é aleatorio a dificuldade de engatar a marcha...tanto 1 dia inteiro não apresenta problema nenhum... como as vezes 1 quarteirão apresenta... e no outro quarteirão ja não apresenta dificuldade de engate...
foi trocado tbm o fluido da embreagem...colocado dot-4 e msm assim o problema continua...

tem dia q ela apresenta o ruido de um grilo embaixo da pickup...parecendo q é rolamento da roda dianteira do motorista..porem tbm ocorre q algum tempo dps o ruido some...(em algum topico li q atuador da embreagem faz esse barulho)
mas a embreagem está macia...não esta baixa...

o arranque da pickup esta normal...não apresenta nenhum cheiro estranho...

José Augusto
12/10/2011, 21:26
Tive um problema semelhante, levei para o mecânico que ficou de trocar o kit de embreagem (R$ 1.800,00), por sorte não havia nenhum disponível no mercado, após baixar o cambio e verificar que estava tudo em ordem o mecânico trocou apenas o atuador.
O problema de engatar a primeira ou a segunda, bem como o pior problema que veio depois de um tempo andando assim, o pedal muito alto ficava com o curso muito pequeno fazia o jeep pular, dava um coice, que despejava o torque de uma vez, no momento que começava a soltava o pedal da embreagem, esse problema tambem foi resolvido.

Edintruder
12/10/2011, 21:33
Senhores, na minha opinião isso é característico das caixas das Rangers, pois todas elas começam a ficar com os engates mais duros com o passar dos anos. Tem que trocar os kits de sincronizados da caixa, o que é algo relativamente caro. Na minha estava ruim de passar a 2a e 3a marcha. Nunca dei bola pra isso pois não compen$ava a despesa.

Walter L. L. Casitta
12/10/2011, 21:50
Senhores, na minha opinião isso é característico das caixas das Rangers, pois todas elas começam a ficar com os engates mais duros com o passar dos anos. Tem que trocar os kits de sincronizados da caixa, o que é algo relativamente caro. Na minha estava ruim de passar a 2a e 3a marcha. Nunca dei bola pra isso pois não compen$ava a despesa.

A minha também deu o mesmo problema. Cheguei a comprar o Kit de reforma da caixa, mas era só a embreagem mesmo...

Pedro Eduardo Patussi
13/10/2011, 08:19
No meu caso vcs acham q é o problema no sincronismo da caixa.... ou o problema é na embreagem??

creio q se fosse o sincronismo o problema seria direto correto?
mas a caminhonete fica 2 semanas boa sem apresentar problema nenhum...e derepente em 1 dia fica ruim de engatar a 1º principalmente..e da 1º pra 2º é ruim...mas não tanto...e ja alguns quarteirões dps...ja volta a ficar macio pra engatar as marchas ¬¬
o ruido de grilo acontece aleatoriamente... em baixa velocidade... tem dia q aparece... tem dia q não aparece..(mas ele aparece msm com a caminhonete engatando perfeitamente...)

Walter L. L. Casitta
13/10/2011, 08:35
No meu caso vcs acham q é o problema no sincronismo da caixa.... ou o problema é na embreagem??

creio q se fosse o sincronismo o problema seria direto correto?
mas a caminhonete fica 2 semanas boa sem apresentar problema nenhum...e derepente em 1 dia fica ruim de engatar a 1º principalmente..e da 1º pra 2º é ruim...mas não tanto...e ja alguns quarteirões dps...ja volta a ficar macio pra engatar as marchas ¬¬
o ruido de grilo acontece aleatoriamente... em baixa velocidade... tem dia q aparece... tem dia q não aparece..(mas ele aparece msm com a caminhonete engatando perfeitamente...)

Era o que acontecia na minha. O engate piora também ao passar por trechos alagados e volata ao normal depois de semanas. É a embreagem mesmo...

Pedro Eduardo Patussi
13/10/2011, 13:10
Walter vc conseguiu andar com a ranger durante qt tempo dps de começar apresentar estes sintomas?

oq aconselha eu fazer... esperar a embreagem para de engatar totalmente... ou ja mandar arrumar?

no caso o correto seria a troca do kit inteiro né?
Disco,plato,atuador..?? oq mais??
ou trocar somente o necessario?
o antigo proprietario comprou a ranger com 69mil km..vendeu pra min com 116mil km...ele disse q nunca trocou a embreagem...creio q os antigos proprietarios tbm não tenham mexido né?? pois estava com baixa kilometragem....(as kilometragem creio q não foram alteradas não...pois são kilometragens q saiu no laudo do seguro...)

é esse preço msm ou este anuncio q esta caro d+?
Kit Embreagem Completo Ranger V6 98 Em .. Pague Em 12 Vezes - R$ 1.840,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-201903564-kit-embreagem-completo-ranger-v6-98-em-pague-em-12-vezes-_JM)

a embreagem da ranger americana não serve na ranger argentina??(da ranger americana é mto mais barato o kit)

marciomeurer
13/10/2011, 14:21
Pedro a minha ta com o mesmo problema... meu digníssimo pai metido a mecânico disse que era somente uma regulagem no sincronismo (ou atuador sei la)... nem fui no mecânico ver mais se tiver que gastar esta paulada ai por custo x beneficio n vale a pena ñ! é só trocar a marcha devagar que não tem problema! pelo que eu saiba se deixar assim não danifica em nada! é só não fazer trocas de marcha rápidas!

Walter L. L. Casitta
13/10/2011, 15:15
Walter vc conseguiu andar com a ranger durante qt tempo dps de começar apresentar estes sintomas?

oq aconselha eu fazer... esperar a embreagem para de engatar totalmente... ou ja mandar arrumar?

no caso o correto seria a troca do kit inteiro né?
Disco,plato,atuador..?? oq mais??
ou trocar somente o necessario?
o antigo proprietario comprou a ranger com 69mil km..vendeu pra min com 116mil km...ele disse q nunca trocou a embreagem...creio q os antigos proprietarios tbm não tenham mexido né?? pois estava com baixa kilometragem....(as kilometragem creio q não foram alteradas não...pois são kilometragens q saiu no laudo do seguro...)

é esse preço msm ou este anuncio q esta caro d+?
Kit Embreagem Completo Ranger V6 98 Em .. Pague Em 12 Vezes - R$ 1.840,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-201903564-kit-embreagem-completo-ranger-v6-98-em-pague-em-12-vezes-_JM)

a embreagem da ranger americana não serve na ranger argentina??(da ranger americana é mto mais barato o kit)

Vamos a história completa.

Primeiro troquei o motor 2.5 da minha por um 2.8 TGV e junto o kit completo da embreagem Luk 0km. Funcionou perfeitamente por uns 40.000Km. Então adaptei um câmbio AT na Ranger que também funcionou muito bem até que decidi que precisava era de uma picape nova e pra poder vender a Ranger sem amolações futuras voltei com o câmbio original. A partir dai o disco que ficou jogado por uns 4 meses pela garagem nunca mais funcionou bem.

Como achei que o problema poderia se na caixa de marchas, importei o kit para reforma completa do câmbio que vem com todas as juntas, retentores,anéis de sincronismo e rolamentos (Isso é muito barato no USA, menos de U$200,00). Baixei a caixa, abri e percebi que não tinha nada o que fazer lá, não encontrei nenhum sinal de desgaste. Deixei do jeito que estava, montei tudo e voltou a funcionar lindamente e assim ficou até agora quando vendi a Ranger de novo apresentando dificuldades de engate na 1º, 2º e 3º e trepidando nas primeiras arrancadas, parando de trepidar quando esquenta.

Eu não tenho dúvida que é o disco da embreagem contaminado com alguma coisa, pois ele ficou muito tempo jogado pela garagem. O meu irmão que foi quem comprou a Ranger não nota nada de errado. Vai entender...

Desmontar o câmbio é trabalhoso e então se fosse eu trocaria tudo. O kit de embreagem americano para a Ranger V6 não deve ser igual ao da Ranger diesel 2.5. O da 2.8 com certeza é diferente.

O kit de embreagem da Ranger 2.8 custa metade do preço da Ranger 2.5. Na época o da 2.8 custou menos de R$800,00...

Pedro Eduardo Patussi
15/10/2011, 11:15
Bom.. o problema é na embreagem msm...

agora ela está fazendo um ruido qnd acionada até o final do curso do pedal...barulho semelhante a um ronco...ou a alguma coisa roçando...
o barulho aparece com ela ligada e desligada...com o cambio engatado e desengatado...o msm ruido...
não andei com ela pra ver se o barulho some dps de um tempo...

mouraluis
07/11/2011, 10:10
vc observou no eixo do pedal da embreagem, ele desgasta e abre um espaço maior, aconteceu comigo o pedal baixo, condenaram a embreagem, mas por curiosidade obeserveu lá no pedal e tava desgastado, fui em uma loja que faz soldas e recupera rodas de aluminio, o material do pedal é o antimonio, o cara encheu de solda e e refez o local ficou zerada , gastei 60,00 reais

Pedro Eduardo Patussi
07/11/2011, 11:04
vc observou no eixo do pedal da embreagem, ele desgasta e abre um espaço maior, aconteceu comigo o pedal baixo, condenaram a embreagem, mas por curiosidade obeserveu lá no pedal e tava desgastado, fui em uma loja que faz soldas e recupera rodas de aluminio, o material do pedal é o antimonio, o cara encheu de solda e e refez o local ficou zerada , gastei 60,00 reais


o pedal ta certinho... alinhado... firme... não tem jogo...

o engraçado...q dps postei a ultima vez.. ate hj... não apresentou mas nenhum ruido...
as marchas continuam a msm coisa...tem vez q fica 1 semana engatando macia ...hora tem vez q em 1 tarde só mida raiva...enroscando a 1º e a 2º....

creio q o sensor da embreagem tbm deve estar com alguma molinha quebrada... pq pra ela liga to tendo q atoxa o pé la no fundo...quase fazendo a embreagem sai pro outro lado do assoalho...

Anthoniusnikos
08/11/2011, 19:42
Cara ! Esse sintoma de engripamento de marchas e pedal da embreagem bom, está cheirando a rolamento do eixo prisma desgastado. Esse rolamentinho de 1 real já me deu problemas. Quando se troca o atuador hidráulico da embreagem, disco e platô, o ideal é trocar essa rolemanzinha por uma nova, pois ela desgastada vai queimando a ponta do eixo da caixa, estraga o disco e platô, e aí o prejuízo vai ser grande. É preciso abaixar a caixa para a troca.

Anthon