Conectar

Ver Versão Completa : motor Falcon na F 75 e Cj5

Marcoa
15/10/2006, 16:18
O que dizem os experts sobre o motor Falcon nas F 75 e Cj5?

Ricardo Bambhoo
16/10/2006, 10:27
A minha F 75 tem um destes:

Toda adaptação de motor depende dos detalhes e do conjunto cambio + relação de diferencial. Pra dizer se o motor é bom, tem que saber o que vai fazer com ela. Mas que o motor é bom, é !

[]'s

Marcoa
16/10/2006, 12:59
Falou Ricardo, obrigado pela resposta.
abraços.
Marco

Zepi
16/10/2006, 19:29
e como fica a relação?Fica bom com uma relação longa tipo 12/47 ou 13/46?
Isso usando numa rural...

pcervieri
16/10/2006, 22:27
Tambem tenho um motor falcon desses, agora so falta comprar a f 75 pra colocar nela.
Estou pensando em usar a t case do willys e o cambio 260F, sera q fica bom?

Zepi
17/10/2006, 07:11
Pergunto isso pq quero alongar um pouco mais a relação da minha rural de 11/47 para 12/47 ou ainda 13/46(nossa!)Mas não sei se essa última seria muito longa para esse motor(falcon 3.6)?Para um carro de uso diário.

Abraços

Ricardo Bambhoo
17/10/2006, 09:08
Não me lembro qual a relação que tenho, vou olhar e depois posto aqui. Só sei que é longa. Botei uma longa pra pegar um pouco de estrada sem canseiras. Meu cambio é um clark 4 m porém tb não sei que tipo é. Como faço ? Tem alguma coisa escrita nele pra saber o tipo ? Acho que é 250 ou 260 qq coisa !

[]'s

cangu
17/10/2006, 11:22
amigos esse motor é de qual carro
tenho uma rural 4x2 uso na cidade e estrada relação11x47 e ja é a gas podem me dizer como fazer esse adptação e de qual carro tiro esse motor??

Ricardo Bambhoo
17/10/2006, 11:58
amigos esse motor é de qual carro
tenho uma rural 4x2 uso na cidade e estrada relação11x47 e ja é a gas podem me dizer como fazer esse adptação e de qual carro tiro esse motor??

É o motor das F 1000 3.6 6cc Argentina (cuidado que tem Falcon 4.9i).

A adaptação depende tb do cambio que vai colocar, pois precisa de uma flange de adaptação.

[]'s

dalmo cruz torres
17/10/2006, 13:07
[QUOTE=Ricardo Bambhoo;300420]É o motor das F 1000 3.6 6cc Argentina (cuidado que tem Falcon 4.9i).

O 4.9i não é o falcom, são motores muito diferentes, não dá pra dizer nem que o 4.9i é a evolução do 3.6
Na minha opinião, o falcom é o melhor motor seis cilindros a gasolina que temos no Brasil. É economico, não estraga, as peças não são tão caras quanto se pensa, apesar de nem levar o preço das peças em consideração, pois nunca precisei trocar nada! Tive na minha camionete um 4.9i, é um motorzão, mas eu não gosto de ficar dependendo de achar um bom eletricista para montar a parte elétrica e coloca-lo para funcionar. Também com o 4.9 eu nunca tive problemas com o preço das peças...nunca precisei de nenhuma...
Comparando o falcom com os chevrolet, acho que o Falcom deixa os chevrolet no chinelo...é mais leve, pouco menos potente e muito mais economico. Se comparar o Falcom com o 4.1MPFI acho que a vantagem do falcom aumenta ainda mais, o cabeçote do 4.1MPFI é de alumínio, uma esquentada mais forte no motor, durante uma boa atolada com o radiador sujo de lama por exemplo, o cabeçote dele tem grande chance de empenar, já o falcom, que tem o cabeçote de ferro, não terá problemas tão sérios na mesma situação.
Também tem a questão da adaptação, o Falcom é menor, mais leve, mais curto, não tem grandes dificuldades na sua colocação nos veículos da familia Jeep.

Ricardo Bambhoo
17/10/2006, 17:13
O 4.9i não é o falcom, são motores muito diferentes, não dá pra dizer nem que o 4.9i é a evolução do 3.6

Eu já tinha lido por aí e tb por aqui que o 4.9 tb é Falcon.... Achei esquisito e assumi que fosse Falcon tb !

Se comparar o Falcom com o 4.1MPFI acho que a vantagem do falcom aumenta ainda mais, o cabeçote do 4.1MPFI é de alumínio, uma esquentada mais forte no motor, durante uma boa atolada com o radiador sujo de lama por exemplo, o cabeçote dele tem grande chance de empenar, já o falcom, que tem o cabeçote de ferro, não terá problemas tão sérios na mesma situação.

O meu ferrou a bomba de água e esquetou até umas horas. Esquentou tanto que o radiador apitou igual uma chaleira até explodir !
Troquei a bomba "rezando" pra não ter acontecido nada com o motor. Refiz o radiador com 6 colunas, botei uma ventoinha elétrica do Vectra e liguei o motor. Sabe o que aconteceu com ele ?

NADA ! Tá funcionando perfeitamente.

[]'s

Marcoa
18/10/2006, 20:30
Valeu Dalmo pelas excelentes explicações. Deu para clarear bastante as idéias.
Abraços.
Marco

cangu
21/10/2006, 00:57
Oi pessoal estou intaeressado nesses motores eu ate tenho o esquema eletrico da 4.9 e gostaria de saber aonde achar e quanto esta saido um motor desses o 4.9 eu ate arriscaria a injeção eletronica visto que minha rural é 4x2 e soh ando no asfalto dificilmento saio do asfalto abraços cangu

pcervieri
21/10/2006, 23:27
Tenho um motor desses 4.9 (ex-falcon) guardado aqui em casa, esperando uma f75 pra mim coloca nela.
Estou pensando em colocar cambio automatico.
Alguem pode me indicar o cambio mais certo para usar, e qual a t-case que daria certo no cambio.

Um abraco

Polvora
23/10/2006, 09:17
Tenho um motor desses 4.9 (ex-falcon) guardado aqui em casa, esperando uma f75 pra mim coloca nela.
Estou pensando em colocar cambio automatico.
Alguem pode me indicar o cambio mais certo para usar, e qual a t-case que daria certo no cambio.

Um abraco

pcervieri,

Se for automático pode ser o C4 ou C6, ambos terão que ter flange para ligar a T-case. C4 (landau) é mais fácil achar, já o C6 é mais forte e ficaria show, mas tem um anuncio no ML que tão pedindo R$4.000,00.

A flange para ligar a T-case o Marcel (kalango) produz.

Pode até ser que outros câmbios Auto dê nesse motor, mas dai tem que pesquisar um pouco.

[]

Zepi
23/10/2006, 20:55
É muito complicada a ligação câmbio auto?Tipo os sensores e tal?

Zepi
29/05/2007, 14:56
Agora que me toquei que muita gente quer comparar o falcom com o gm 6cc...
Não tem como comparar.São motores diferentes.
Mas ainda assim fico com o falcom por ter uma melhor eficiência em relação ao gm,já que tem 400 cilindradas a menos,uma taxa menor e mesmo assim perde pouco para seu rival.
Sem contar que é menor,mais leve....

Abs

Overland
26/06/2007, 20:25
[QUOTE=Ricardo Bambhoo;300420]É o motor das F 1000 3.6 6cc Argentina (cuidado que tem Falcon 4.9i).

Na minha opinião, o falcom é o melhor motor seis cilindros a gasolina que temos no Brasil. É economico, não estraga, as peças não são tão caras quanto se pensa, apesar de nem levar o preço das peças em consideração, pois nunca precisei trocar nada! Tive na minha camionete um 4.9i, é um motorzão, mas eu não gosto de ficar dependendo de achar um bom eletricista para montar a parte elétrica e coloca-lo para funcionar. Também com o 4.9 eu nunca tive problemas com o preço das peças...nunca precisei de nenhuma...
Comparando o falcom com os chevrolet, acho que o Falcom deixa os chevrolet no chinelo...é mais leve, pouco menos potente e muito mais economico. Se comparar o Falcom com o 4.1MPFI acho que a vantagem do falcom aumenta ainda mais, o cabeçote do 4.1MPFI é de alumínio, uma esquentada mais forte no motor, durante uma boa atolada com o radiador sujo de lama por exemplo, o cabeçote dele tem grande chance de empenar, já o falcom, que tem o cabeçote de ferro, não terá problemas tão sérios na mesma situação.
Também tem a questão da adaptação, o Falcom é menor, mais leve, mais curto, não tem grandes dificuldades na sua colocação nos veículos da familia Jeep.

Eu tenho um Falcon no meu Jeep, motor excelente, comprei porque disseram que é econômico, mas tá bebendo igual a um 4.1 e é um pouco mais fraco.

Outra coisa é que 4.1MPFI nunca teve cabeçote de alumínio, a única coisa que tem de alumínio é o coletor de admissão.

Overland
26/06/2007, 20:34
Eu já tinha lido por aí e tb por aqui que o 4.9 tb é Falcon.... Achei esquisito e assumi que fosse Falcon tb !

O meu ferrou a bomba de água e esquetou até umas horas. Esquentou tanto que o radiador apitou igual uma chaleira até explodir !
Troquei a bomba "rezando" pra não ter acontecido nada com o motor. Refiz o radiador com 6 colunas, botei uma ventoinha elétrica do Vectra e liguei o motor. Sabe o que aconteceu com ele ?

NADA ! Tá funcionando perfeitamente.

[]'s

O 4.9 é um motor de fabricação americana que surgiu no final da década de 60, conhecido como Ford 300, recebeu injeção no início da década de 80 e tem um projeto completamente diferente do vulgo "Falcon".

O Falcon que na verdade se chama E-Max, abreviação de Máxima Economia (Econo-Max) é de fabricação argentina e equipava lá o Ford Falcon, por isso é conhecido como Falcon no Brasil.

Apesar de eu ter um Falcon no Jeep e saber que ele é muito bom, não posso negar que o GM é um baita motor e mesmo levando muito pau o bicho continua trabalhando forte depois de problemas que seriam graves para outros motores.

Loiro
27/06/2007, 20:00
Este motor FALCON fica otimo em Rurais e Cj pois sao bons para trilha e etc.Tem uma Rural aqui em minha cidade que o cara quer R$15.000 com este falcon e vidro eletrico, banco de couro, pneus 31 recapados...; nao sei como ainda nao vendeu pois ela esta nova, e é otima na trilha.
Abraço

Zepi
27/06/2007, 20:54
Amigos concordo e também afirmo que o motor gm é muito bom!!

Mas agora comapará-lo com o falcom????É ridículo!!!

O Gm tem 500 cilindradas a mais que o ford,só pra começar!!!
O Ford tem menos taxa também,já original!
Como comparar então?Se técnicamente comparar dois motores iguais em temperaturas diferentes já resulta em diferenças!
Ninguém compara um carro 1.3 com outro 1.5!?
Agora mesmo com essas desvantagens ele ainda é mais leve que o Gm.(E bem mais leve)
E outra "os hermanos" com uma taxa um pouco maior(menos de 1 ponto) desse mesmo motor chegaram a 132 cv!!!Isso com a mesma cilindrada!
Agora imagine colocando a cilindrada de diferença entre os dois?(500cc)
Por isso acho que está sendo muito mal avaliado esse motor...
Tem um colega que está com problema como o módulo de ignição desse ford.
Sabem quantos km ele já rodou?390 mil!!!!
Aumenta a cilindrada do falcon e taxa ele,depois me diz...

Sem mais..

Abs