PDA

Ver Versão Completa : Moto/Fusca - Finalidade



Magrus_rs
14/10/2006, 19:55
Ola Pessoal....
Bem, a algum tempo venho "criando" coragem (leia-se R$) para fazer minha gaiola.... e, algumas duvidas ficam no ar... vamos ver, se vcs me ajudam.
1- Pelo que entendi, uma gaiola com mecanica de moto (RD135, DT180) fica em principio até um pouco mais cara no inicio, se comparada com uma mecanica volkswagem a ar... correto?
2- A manutenção da gaiola de moto (vamos assim chamar) é mais barata no decorrer de sua "vida util"....
3- Quero uma gaiola para brincar no barro, areia, uma "multiuso" para uma pessoa.. o que me aconselham???
4- Se, optar por uma mecanica de moto, a caixa aguenta umas coisas mais "bruscas"??????? ou fica muito "fragil"?

Desculpem-me esse amontoado de perguntas.. é que no final do ano, quero começar a comprar as peças.. e iniciar a montagem dela..

Valeu

Magnus

fjsouza
14/10/2006, 20:38
Fala Magrus

Nao querendo te desanimar cara, acho melhor vc desistir das perguntas... fiz mais ou menos o mesmo tipo de pergunta a algumas semanas atrás, só um cara respondeu... e ele nao sabia me dar as respostas...rsrsrs

Abraço

Fernando

SERGIO-HJR
14/10/2006, 22:48
Fala Magrus

Nao querendo te desanimar cara, acho melhor vc desistir das perguntas... fiz mais ou menos o mesmo tipo de pergunta a algumas semanas atrás, só um cara respondeu... e ele nao sabia me dar as respostas...rsrsrs

Abraço

Fernando

Isso e verdade, quando cheguei aqui pela primeira vez tbm querendo solucionar minhas duvidas tive mta dificuldade.
E serio que o topico das gaiolas falta informaçao e gente pra ajuda.
[]'s

SERGIO-HJR
14/10/2006, 23:01
Ola Pessoal....
Bem, a algum tempo venho "criando" coragem (leia-se R$) para fazer minha gaiola.... e, algumas duvidas ficam no ar... vamos ver, se vcs me ajudam.
1- Pelo que entendi, uma gaiola com mecanica de moto (RD135, DT180) fica em principio até um pouco mais cara no inicio, se comparada com uma mecanica volkswagem a ar... correto?
2- A manutenção da gaiola de moto (vamos assim chamar) é mais barata no decorrer de sua "vida util"....
3- Quero uma gaiola para brincar no barro, areia, uma "multiuso" para uma pessoa.. o que me aconselham???
4- Se, optar por uma mecanica de moto, a caixa aguenta umas coisas mais "bruscas"??????? ou fica muito "fragil"?

Desculpem-me esse amontoado de perguntas.. é que no final do ano, quero começar a comprar as peças.. e iniciar a montagem dela..

Valeu

Magnus


Pra coloca um pouco mais de informaçao aqui, vo tenta responde a algumas perguntas.
1) O motor de moto acho que mais cara nao fica nao, pois e um motor mais barato e eu ate acho com menos peças e que da menos defeitos e manutençao.
2) Nesse ponto eu concordo, pois o motor de moto da menos defeitos e manutençao, ja o de fusca sempre tem alguma coisinha pra se consertar, mas se vc cuidar bem sempre e der uma checada sempre, ira dar defeitos dificilmente. Pontos negativos do motor de fusca e que vc tem sempre que carregar com vc e saber consertar: cabo da embreagem, cabo do acelerador, lubrificantes, graxas e oleos, correias, as engrenagens de re sao muito fracas e acho que so.
3) Eu ficaria com a gaiola com motor de fusca, mas eu faria daquelas curtinhas, tipo a minha, pois ela ficaria mais leve. Com ela vc podera saltar, subir barrancos, passar em lugares alagados, passar em atoleiros e com outros pneus ate andar na areia. Ja com o motor de moto e um lugar (kart cross, que com um lugar e pior ainda, pois e horrivel andar sozinho) so serve pra correr, e ainda por cima so em legal correr em pistas feitas pra eles (ou pistas indoors e pistas de motos), ele fica ruim pra vc subir morros, passar em atoleiros e etc. Mas ele tem sua vantagem, ele e mais leve, com isso ele fica melhor na areia, mas com um bom pneu e sabendo andar na areia, com uma gaiola vc consegue.
4)Agora de moto eu ja nao entendo muito, mas eu acho que a reduçao deve ser pior, e como ela e mais para correr, ela so aguenta vc passando as marchas normalmente, nao deve aguentar igual a do fusca que vc pode subir barrancos e fazer de tudo.
espero ter ajudado
qualquer outra duvida coloca ai
[]'s

Magrus_rs
15/10/2006, 11:06
Sergio... eu tbm não CONHEÇO muito mecânica e manutenção de motos.. por isto ficam as duvidas...
Ontem, conevrsando com meu mecanico (que tbm faz parte do projeto Baja da Universidade de Caxias) me comentou que os "carrinhos" deles... andam bem no barro, mesmo tendo um motorzinho de 10Cvs....
Pois bem.. vamos la.. vou iniciar um levantamente inicial de peças para Moto e Fusca e.. vamos ver no que dá... vá que eu acabe fazendo as 2!! (ahhh se o tempo R$ deixar!!)..
Em uma projeção inicial, estou calculando uns 5 mil... será mais ou menos isto????
Outra pergunta... espero que ninguem leve a mal.. mas.. comentaram que "falta respostas" aqui no forum de Gaiolas.... esta falta de respostas.. será pq o pessoal não esta muito a fim de auxiliar? Ou não tem muita informação mesmo??????
Poderiamos iniciar um banco de informações... acho que seria muito initeressante para todos... afinal, aqui a maioria esta brincando com seus carrinhos por Hobby... não é isto???

Magnus

CDRSUS
15/10/2006, 16:55
Magrus, não desanime porque sempre tem alguém disposto a ajudar, as vezes demora um pouco...:dance:
Já falando das gaiolas, motor de moto ou carro? as duas são totalmente diferentes em seus usos. O motor de moto não tem muito torque em baixas rotações não sendo indicado para trilhas por ex mas é imbatível numa pista ou estradão. Eu tenho uma com motor de Agrale e estava fazendo outra com motor de carro justamente por querer colocar nas trilhas, nos atoladores, subidas....
Para fazer uma com motor de moto pode sair mais caro porque vc tem que fazer todas as peças. Já uma com motor de Fusca está tudo pronto é colocar um tubos e pronto.
Com motor de moto sai mais caro mas encomoda menos.
Estou fazendo uma para o meu patrão com motor de RD 350 e o orçamento estimado em R$ 6.000,00.
Espero ter ajudado.
Flávio...

SERGIO-HJR
15/10/2006, 21:04
Eu acho que algumas pessoas tem preguiça de ajudar, mas tbm eu acho que e mais por falta de informaçao e gente tbm. Eu acho que aqui no forum o topico de gaiolas e o menos frequentado e divulgado. Eu tento sempre colocar informaçoes e mais gente aqui, eu to sempre divulgando o forum e trazendo amigos meus pra ca. A sua ideia e ate boa, agente poderia criar um topico pra reunir o maior numero de informaçoes possiveis. Eu acho que com cinco mil se vc mesmo fizer o serviço de torneiro vc consegue, como soldar, dobrar, e tbm ate a parte de motor. Vc pode ate economizar fazendo o que agente conseguir te passar aqui pelo forum e o que vc souber e depois levar pra uma oficina fazer o mais dificil, como por exemplo eu acho que a parte eletrica voce consegue e colocar as coisas no lugar etc. Se vc fizer as duas compensa muito mais vc comprar a maquina de solda e a dobradeira, eu acho que sai mais barato do que levar pra alguem fazer tudo. Ou intao vc tbm pode apenas soldar e levar pra alguem fazer as curvaturas, pq se eu nao me engano, alguem disse aqui no forum que eles cobram 5 reais por dobra (o que eu nao acho tao caro). Mas o segredo de uma gaiola barata esta em pesquisar :concordo: , por exemplo, eu precisava de duas peças pro meu cambio, so as duas originais davam em torno de 400 reais, consegui as duas por 30 :mrgreen:
Precisando de mais alguma coisa e so dar um sinal de fumaça
[]'s pensando na sua ideia :pensativo:

Magrus_rs
16/10/2006, 14:53
Ca estou eu novamente srsrsrsr Pois bem, em relação a eu mesmo fazer as coisas.... é isto mesmo que farei... como comentei no primeiro post, o meu mecanico (amigo/mecanio/engenheiro) srsrs faz parte do Projeto Baja aqui na Universidade.. então temos até alguns beneficios na Universidade (Ja tentei ver se ele consegui o projeto de um chassi antigo do baja.. mas.. não....)
Pelo que pesquisei inicialmente por aqui, uma gaiola com motor AP 1.6, caixa e chassi de Fusca/Brasilia me custa menos que uma de moto ou com motor a ar..
Com a experiencia de vocês... motor AP da MUITO mais problema que a AR?

zoega
17/10/2006, 12:57
Pelo que pesquisei inicialmente por aqui, uma gaiola com motor AP 1.6, caixa e chassi de Fusca/Brasilia me custa menos que uma de moto ou com motor a ar..
Com a experiencia de vocês... motor AP da MUITO mais problema que a AR?
Eu quero trocar o meu 1600 a ar por um AP, pode ser até 1.6, mas já que vou trocar já quero colocar um 1.8 ou quem sabe até um 2.0.

As vezes falta força no meu a ar, isso que ele é taxado, com comando atrazado, ignição eletronica com bobina de MI, cabeçote com dutos feitos e valvulas e gasolina aditivada...

Enquanto isso meu golzinho 1.6 é forte e valente...

SERGIO-HJR
26/10/2006, 21:38
nao sei se um ap e muito melhor que um a ar
mas eu acho que nao trocaria meu a ar por um ap
ate acertar um ap........:lol:
teve um campeonato aki no final de semana, e de umas 7 gaiolas so uma era ap.
tava todo mundo apostano nela, mas quando saiu.......quebrou !
hehehe
a unica que quebrou e a unica ap
eu nao sei nao, mas eu prefiro o motor a ar
essa e minha opiniao, mas e claro que se vc arrumar muito bem, e arrumar alguem que entenda mesmo pra deixar ele no "ponto" pra vc, ai sim!
[]'s

SERGIO-HJR
01/11/2006, 19:12
só lembrando o ap esquenta demais...por isso sendo mais recomendado apenas para circuitos e algo que de mais tempo pra ele resfriar o motor.
já o a ar e mais para brincar, pois ele esfria mais rapido, com isso dano pra faze de tudo um pouco.

Ronaldo Rolim
19/11/2006, 15:33
Olá, amigos, como o nome do tópico é "finalidade", a primeira coisa que tem que ser decidada é qual a finalidade para a sua gaiola... Afinal, qual o uso que vc quer fazer dela? Já sabe? As vezes se quer uma coisa sem saber muito para que, mas quer... Comigo acontece muito... É tanto que tenho QUATRO gaiolas... Começando de cima: Variante II recortada, sem estrutura tubular, motor ap 1.6 e 3º lugar no jeep cross de Tramandaí 2 anos atráz... Outra motor de XL 250, duas pessoas, não pronta ainda, muito 10, suspenção com balanças na dianteira, monochoque atráz, vai ficar legal para andar nas dunas de Tramandaí quando pronta. Outra feita com chassis de kart, sem suspenção, motor yamaha 125, ideal para estradões de saibro e zerinhos. E o meu xodó, a Walk-gaiola, feita com motor de walk-machine, 37 cilindradas, para minha filha de três anos, que já sabe dirigir, nem fala direito, mas já faz até zerinho, (me apavora, se aprontar a 1/4 do que já aprontei de bicicleta/moto/carro/gaiola e jeep, morro do corração). Mas vou te contar, amigo, escolha bem antes de começar, por que DA TRABALHO. A walk-gaiola, tem por baixo, 60 horas de mão de obra, isso com tudo na mão, policorte, mig, torno e jato de areia. Mas a satisfação de ver a coisa pronta e dizer, foi eu que fiz, não tem preço. Se quiserem mais fotos, me peçam, um abraço.