PDA

Ver Versão Completa : Deslocando o eixo sobre o feixe



ramiro_eli
05/03/2004, 16:22
All:

Estou querendo deslocar o eixo trazeiro do meu cj para tras, visando diminuir as "empinadas" que ele dá em subidas ingremes.

Estou usando os feixes da Toy Band e tenho uma dúvida, ou melhor várias:

-Se eu deslocar o eixo (suponhamos 5cm) p/ tras, isto vai ajudar sensívelmente as "empinadas"? (as duas rodas dianteiras ficam no ar)

-Para deslocá-lo, estava pensando em fazer um novo furo p/ o espigão(5cm atras do original) no feixe. Isto é viavel? Quais são as contra indicações deste procedimento? (esqueçam se o pneu vai pegar na lata ou não...eu tenho uma serra!)

-Ao trocar a carroceria de lata de um CJ-5 por uma de fibra, quanto é eliminado de peso?

Muito obrigado!

billj
05/03/2004, 16:36
Feixes mais longos ajudam sensivelmente para dimuniur a tendência de levantar a frente do jipe e também melhora bastante o conforto e curso da suspensão.

Não é aconselhável fazer um novo furo no feixe, pois o furo velho será uma concentração de stress e a lâmina quebrará naquele ponto. O mais indicado é de:

1) Encomendar a fabricação de feixes com o furo no local desejado.

ou

2) Utilizr feixes mais compridos e extender o chassis conforme necessário.


Prefira opção 2.......

Abraços,

ramiro_eli
05/03/2004, 17:33
Bill & All;

Os feixes que estou usando na traseira do meu jipe tem 1300x69,8x7,94mm.
Alguem conhece algum que seja maior? De qual carro?

Valeu!

Scacca
05/03/2004, 17:59
Fala Ramiro, blza?

Lembre-se que ao fazer isso aqueles obstáculos que quase pegavam no fundo do carro irão começar a pegar de verdade e vai ter que aumentar o cardam ou ele vai cair no chão.

O furo do feixe mas pra traz fará com que seu eixo suba (sua traseira vai ficar um pouco mais baixa) vai perder curso e outros problemas mais, aconselho trocar os feixes de lugar e aumentar o chassi.

Tenho duas soluções legais:

:arrow: Comprar um pára-choque tubular dianteiro e enche de chumbo.

:arrow: Chamar um Zequinha bem gordinho pra sentar no pára-choque enquanto vc sobe.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

[]’s

ramiro_eli
05/03/2004, 18:21
Hahaha

Meu zequinha já é um pouco acima do peso...mas ele é meio cagaum...
O jipe dá uma empinadinha de nada (coisa de tirar as rodas da frente 1metro do chão) e ele já sai correndo, mas antes ele se esborracha no parabrisas...
Talvez eu coloque um cinto de segurança no capô...e p/ ele não fugir eu vou tirar o botão de abrir a fivela...
Brincadeira...

E encher o parachoque c/ chumbo tá descartado...aliás estou querendo colocar minha viatura em dieta...tipo tirar o quadro de parabrisas, o porta estepe, etc...

Marcelo
09/03/2004, 21:09
Grande Ramiro!! Tudo certinho?

Acho que aquele seu tanque no formato de banco que você tem atrás contribui para essas empinadas, não acha? :roll: Quando está subindo, o a gasolina do tanque é jogada para trás e para o "encosto", ajudando as empinadas. :roll:

De qualquer forma, acho a opção de alongar o chassi a melhor saída. Dai você consegue lugar para aquele seu antigo guincho. :P :P

[s] palpitados,

ramiro_eli
10/03/2004, 12:33
Fala Marcelo! Tudo bom?

Sem dúvida o tanque colabora nas empinadas, mas pelo fato de ser de alumínio e estar quase sempre vazio e ter um monte de "quebra ondas", o conjunto inteiro deve pesar no máx uns 35kg...o que faz dele apenas um coadjuvante...

Sobre a suspenção traseira estou pensando em duas coisas:
1) Colocar um feixe que tenha aprox. 1600~1700mm de comprimento, alongar o chassis e continuar usando o sistema convencional(jumelo)
Ou
2) Usar um esquema na susp traseira que usa meio feixe de cada
lado, imagine um feixe enorme cortado bem aonde vai o espigão que segura o eixo. Este local que foi cortado é preso ao chassis e a outra ponta(onde ficaria o jumelo) fica presa no eixo...isso dá um curso bacana, mas ainda não conheço nada deste sistema, então não sei se seria uma boa opção...
Alguem conhece algo a respeito deste sistema?

dptucunduva
10/03/2004, 12:46
2) Usar um esquema na susp traseira que usa meio feixe de cada lado, imagine um feixe enorme cortado bem aonde vai o espigão que segura o eixo. Este local que foi cortado é preso ao chassis e a outra ponta(onde ficaria o jumelo) fica presa no eixo...isso dá um curso bacana, mas ainda não conheço nada deste sistema, então não sei se seria uma boa opção...
Alguem conhece algo a respeito deste sistema?

Vá em http://www.pirate4x4.com/forum e faça uma busca por "quarter eliptical".

Vai te trazer uma porrada de threads sobre essa suspensão, tem info pra caramba.

EDIT: http://www.jeepaholics.com/tech/quarterellip/. Aqui tem tudo que vc precisa saber.

Marcelo
10/03/2004, 15:07
Fala Ramiro,

Eu vi uma foto desse tipo de suspensão aqui no fórum. Se não me engano era sobre a Dakar Off-Road... :roll: :roll:

Achei... :D

http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/projeto_02.jpg

Eles devem ter mais detalhes. :wink:
[s] apontados,