PDA

Ver Versão Completa : Segurança na trilha



Eduardo Velo
05/03/2004, 11:55
Galera das trilhas , estou abrindo esse tópico a pedido do nosso amigo Nero , que todos sabem , acabou capotando a Engesa (Boi) numa curva em descida na estrada de M. Verde a Camanducaia ...
Alguns objetos pesados estavam soltos dentro da viatura qdo houve a capotagem , cx de ferramentas (por ex.) , além dos bancos não terem trava .
A gente nunca espera o pior , no nosso caso fomos fazer uma trilha totalmente light , sem facões , erosões , barrancos , etc... mesmo assim acabou acontecendo numa curva no asfalto , por isso precisamos estar sempre preparados , deixar os objetos presos e os bancos bem fixados ...

Ele vai entrar mais tarde e nos dar mais dicas , por enqto é isso ...

[]s a todos ...

bunny
05/03/2004, 14:17
Fale Edu =)

Creio eu, na minha praticamente nula experiencia, afinal, o passeio qo Nero tombou foi meu primeiro oficial, acho q manter tudo preso dentro da viatura é um fator de segurança primordial.

Não só no caso extremo de tombamento, mas mesmo em uma depressão mais profunda, um entortamento do carro todo, não é legal vc ver seu macaco bujãozinho rolando pelo assoalho :)

Arrumar uma maneira de prender tudo, mas tudo mesmo, com cintas, estirantes, corda, cola, fita adesiva, parafuso, cuspe e chiclete é muito válida =)

E acredito também q a fixação dos itens dentro do Jipe tem q obedecer uma regrinha simples: PRATICIDADE. Não adianta nada eu ter tudo presinho, bonitinho, e na hora de usar, não conseguir desprender, como aconteceu com o Hi-Lift do Nero, q nós temtamos tirar do suporte e não conseguimos.

Acho q o pessoal tem muito a acrescentar ainda =))

[]s amarrados no Santo Antonio.

Cotrim
05/03/2004, 17:07
Estas regras não valem apenas para jipes de lazer, elas valem para todos os automóveis.

É muito comum ver pessoas levando objetos, muitas vezes de peso considerável sobre o tampão traseiro. A 100 Km/h, numa freada brusca um objeto de 1 Kg chegará à cabeça do ocupante do banco dianteiro com a força equivalente a 100 Kg. Numa colisão, ou seja de 100 a 0 em menos de 2 segundos, esse peso se multiplica para 1000 Kg.

Sua cabeça aguenta este tranco? Provavelmente não, pois a caixa craniana, normalmente aguenta até, no máximo, 800 Kg.

E o seu pescoço? Nem pensar.

Por isso, não devemos dixar nenhum objeto, por mais inofensivo que possa parecer, solto no interior do veículo. Se este objeto for uma criança, aí é que o bicho pega, que além de perigoso é proibido.


[]'s seguros

NeRo
06/03/2004, 15:14
Entao gente! Vortei!

Pessoar!

Sem analisar a capotagem, coisas que estavam erradas...

1. Todos os bancos estavam livres! Nos dianteiros, não havia trava, e nem nos traseiros... Como o Amyr Kilnk diz "Imagine seu veleiro de ponta-cabeça, tudo estará no lugar?" Digo o mesmo para o jipe.

2. Durante a viagem a Érica (minha namorada) seguiu com a caixa nos pés, um ótimo descanso, até capotar e a cx cair em cima de nós...

3. O Hi-lift tava preso por porca, numa situação em que todo mundo tá se divertindo, com calma, poderiamos tirar, mas na capotagem, com tudo escuro, não teve como, o que prejudicou o socorro... Sorte que o Eduardo Velo tava com o dele fácil...

4. Verifiquem mangueiras e bocal do tanque de gasolina, pq o meu, quando virou, tava vazando e muito! :D ninguém me deixou fumar!

5. Vocês têm certeza que seus Sto Antonios aguentam o tranco ou tão lá só de enfeite? O meu aguentou...

Conversando com o Edu, percebemos que vários amigos jipeiros têm os bancos com suas travas quebradas ou sem função... gente! Na hora que tudo vira de cabeça-pra-baixo, caiu tudo! Essa é a principal mensagem que tenho a dizer, arrumem seus bancos!

[]s já orçando cinto de quatro pontas...
NeRo

NeRo
06/03/2004, 15:39
Edu!

Me tira uma dúvida amigo... mais pro lado da curva tinha um barranco?
Pq se tinha... prefiro capotar a cair barranco abaixo...

[]s

Wallace
06/03/2004, 21:36
O primeiro erro do Nero foi subestimar o veiculo.
Um Engesa ou qualquer outro veiculo com uma configuração como a do Engesa é muito boa para erosões e similares, mas é muito perigosa em algum desnível ou buraco com velocidade.
Aparentemente ele também estava rápido demais.
Tem que colocar na cabeça: Jipe não faz curva nem freia bem.
Um grande perigo de andar em comboio é tentar acompanhar o veiculo da frente. Isso faz muitos ultrapassarem seus limites e ou de seus veículos.
Minha sugestão é sempre colocar conjunto veiculo/motorista mais "lento" na frente do comboio; liderando ou em segundo se não souber o caminho.
Conhecer os seus limites e do veiculo é o item mais importante de segurança.

Pelo que pude saber um dos erros do Nero foi voltar a pista. Se sair da pista não volte até ter certeza que tem tudo sob controle, principalmente de voltar para pista em segurança. E quanto mais fora de estrada é o pneu mais perigoso é.

A grande vantagem de um jipe é poder enfrentar um fora de estrada inesperado como uma saída de pista. Então basta agir com calma, pois, de uma forma ou outra o jipe esta no ambiente para que foi feito.

Thiago Rodeghel
07/03/2004, 21:03
Fala Edu. Velo, bunny e All :D

Tbm passei um susto no Raid do Batom :shock: , tava levando a imprensa junto comigo, para fazerem a cobertura do evento :roll: , no caminho da trilha, uma erosão :shock: , de um lado um brejo e do outro uma represa, e no meio essa erosão, bom quem tava liderando o comboio na trilha acabou ficando preso na erosão, aí passou o segundo com pneus frontieira, sem problemas :roll: ...

Bom aí era minha vez, de um lado um CJ preso e só tinha uma estreita passagem entre o buraco e o brejo e o cara tinha feito maior estrago com os seus frontieiras e eu de BFs :evil: . Ainda algum zeca maluco teve a brilhante idéia de colocar pedras lisas nessa erosão pra fazer apoio para os pneus :evil: , adivinha na hora q entrei na erosão e ia sair a traseira começou a deslizar pelo barranco e a dianteira tbm, :shock: e a turma PARA, PARA, PARA :? , na hora nem pensei neles, tava sentindo a viatura tombando no brejo e eu me afogando :shock: , só deu tempo pra mim esterçar o volante pro lado q estava tombando, aí sim pisei no freio :P , fiquei mergulhado do meu lado, até os pedais, no outro lado do meu zeca, bom ele tava agarrado no Santo Antônio cagando de medo :P .

Bom aí me puxaram para trás com um guincho até sair da água e depois o outro cara q tava com os pneus frontiera, q tinha já passado, me puxou pra cima da erosão :) .

Sei q no caso da Engesa do Nero estava no asfalto, e em velocidade maior, mas essa técnica de esterçar o volante para o lado q o carro está virando realmente funciona e me ajudou nessa hora :wink: .

E os caras tudo agitando depois do meu mergulho, e o pessoal da reportagem da SPORT TV me filmando quando tava sendo rebocado :P , e eu lá dentro suando frio do cagasso e meu zeca tbm todo agarrado :lol: :lol: no S.A.

[s]

Cotrim
07/03/2004, 22:40
Thiagão,

Quanto ao lance de virar o volante para o lado que está tombando, isso é física, também funciona com carro derrapando em curva, se você tivesse um Opala, assim como eu, saberia disso, pois é legal fazer curvas no molhado, dixar ele soltar a traseira e acertar. nessas horas, você vê os mauricinhos ficarem desesperados com seus Golzinhos estáveis, figindo da "Barca".

Quanto ao atoleiro, pense pelo lado positivo:

Você teve os seus 15 minutos de fama

[]'s derrapantes[/b]

NeRo
08/03/2004, 07:45
Pelo que pude saber um dos erros do Nero foi voltar a pista. Se sair da pista não volte até ter certeza que tem tudo sob controle, principalmente de voltar para pista em segurança. E quanto mais fora de estrada é o pneu mais perigoso é.

É como eu disse acima... não tinha espaço pra meter as 4 rodas fora e igualar a aderência, tinha um barranco enorme segundo a polícia informou a Érica.

Mas não há dúvida que o erro foi meu...

[]s

Eduardo Velo
08/03/2004, 10:29
Edu!
Me tira uma dúvida amigo... mais pro lado da curva tinha um barranco?
Pq se tinha... prefiro capotar a cair barranco abaixo...
[]s

Fala Nero , tudo legal ???
Tinha uma área de fuga , mas mínima , só com um bom conhecimento da máquina daria pra vc sair com a viatura até corrigir e depois voltar ...

Sofri muito até aprender a domar o Engesão , levei muitos sustos e ainda levo , pq não estamos dirigindo um carro comum , o CG é bem diferente dos carros de passeio ...


[]s aguardando novidades do BOI ...

NeRo
08/03/2004, 14:40
Fala amigo...

Do Boi só terei notícias na semana que vem, mas pedi pro cara fazer com carinho, não importanto a demora...

Quanto ao que você disse é verdade, leva tempo pra aprender, e conversando ontem com a Érica, sobre cursos de condução, eu tô na fila pro curso da Dpaschoal, mas ele ensina procedimentos de 4x4, mas não condução de emergência, os cursos de pilotagem que conheço, A BMW tinha um tempos atrás, que disseram ser muito bom, até tinha técnicas de emergência, dá pra usar algumas coisas.

E nós não estávamos correndo, por isso digo que errei, mas não cometemos nenhuma imprudência e não estávamos brincando... Fiz uma PUTA CAGADA mas não fui imprudente.

Mas o jeito é aprender fazendo... e não abusar pois é complicado desenvolver os reflexos...

Ex. Eu contra-esterçei por reflexo, sem freio nem acelerador, que é o correto pra tração traseira... mas julgar que aquele espaço ali dava pra entrar com as 4 e voltar... PUTZ nem se acontecesse de novo eu faria...

Outro procedimento que muita gente não sabe fazer é frear quando as rodas travam... e é importante quando travam as rodas, soltar e pisar de novo rápido... :x

Ah! essas coisas vocês sabem! Tô começando a achar que este tópico é inútil... :shock:

[]s Depois a gente se fala!

Thiago Rodeghel
08/03/2004, 17:36
Thiagão,

Quanto ao lance de virar o volante para o lado que está tombando, isso é física,
Quanto ao atoleiro, pense pelo lado positivo:

Você teve os seus 15 minutos de fama

[]'s derrapantes[/b]

Grande Escoria :D

Sim, com certeza, estou apenas relatando o q fiz e deu certo, ainda não tenho fotos dele dentro do brejo, pq meu zeca ficou junto comigo, mas meu amigo q tbm aprontou a dele e caiu nessa erosão só q do outro lado :roll: ( veja foto do CJ verde dele na Trilhas Off Road) tirou umas fotos :P depois q arrumar vou postar :wink:

Agora quando alguém vem me perguntar o q fiz pra acontecer aquilo :roll: , bom aí eu falo " Foi de propósito, vi a rede globo ali, coisa e tal e a reporter boazuda q só ela, tive de achar um jeito de chamar a atenção dela :roll: , hehehe" Pois naum é q deu certo :D ...

[s]

Eduardo Velo
08/03/2004, 20:56
Thiago , vi agora a pouco na TV+ ABC seu jipe , a locutora falou que enqto as meninas passavam na boa tinha marmanjo indo pro brejo hehehe ... que furada heim malandro ...

Depois marcamos uma trilha onde foi o raid . vc saberia fazer o caminho ???

[]s , até amanhã no Poli ...

Thiago Rodeghel
08/03/2004, 21:57
Fala Edu :D

Foi doideira mesmo :P :P

Só q eu era o 3 jeep dentre os mais de 100 :shock: , então fiz o caminho enquanto elas estavam fazendo outro :roll: , ou simplificando, onde eu quase me afoguei,hehehe :lol: , elas iriam passar por ali só q no sentido contrário, o q vc viu ali foi os bastidores da prova 8) , elas ainda tava longe dali :) , só q acabei indo no embalo da galera ali, falei pra galera " Olha não tô vendo nada, me guia..." aí os caras " vem,vem,vem, aí direita, direita, vem, vem, vem" só qdo tava despencando pro brejo " PARA PARA PARA :evil: " aí já era :D ... Mas faz parte... aí depois de puxado umas 3 horas depois fazendo carro de apoio, retornei pelo mesmo caminho, aí sim tinha consertado o bagulho :D aquela galera com pá e enchada 8) aí foi moleza :wink: tanto pra elas quanto pra mim :P , hehehe... Depois te dou um autógrafo, belê :lol: :lol: ...

Se vc conseguir gravar pra mim, me traz um amanhâ lá no Poli, depois te conto com mais detalhes :D Se tivesse mancada minha, hehehe, bom nem ia falar nada aqui no Fórum, ia ficar quietinho na miuda 8)

[s]

Dennis Figueiredo
31/05/2004, 10:45
EHHEHEHE eu ja to tão acostumado a tombar em trilha que nem do mais bola. A galera fica, será que passa???? Enquanto ele ficam na indecissão eu ja vo me enfiando, as vezes da certo, as vezes eu vejo o mundo de um jeito diferente. :lol: Mas minhas tombadas são sempre devagarzinhos.
Tenho até videozinho ilustrando. ehehehhe... ta meio horrível porque meu "copiloto" não parava de tremer.

NeRo
12/06/2004, 13:22
Bom pessoal!

Quero ver se reativo esse tópico porquê estou vendo que existem muitas coisas que são conhecidas faz tempo mas ninguém faz...

1. Operação de guinho ou cinta com gancho... ninguém põe sequer um tapetinho ali pra evitar o ganho voando.
2. Coisas soltas dentro da viatura.

Vamos agitar esse tópico... quero ver questões e situações serem levantadas para analisarmos.

[]s

andretomasi
12/06/2004, 13:42
Fala Nero,

Tenho um comentário, a respeito de levar laçaços de cabos e cintas.. uma vez comentei sobre uns cabos e cintas que tem um arame por dentro, que evita o efeito "estilingue" do cabo quando ele arrebenta, o arame segura o cabo.. a desvantagem é o peso um pouco maior, e quando enrola fica com um volume maior também.. nunca vi nenhum jipeiro usando..

Eu vi esses cabos lá em Três de Maio faz tempo, mas não sei onde se encontra pra comprar, nenhuma loja por lá tem..
Alguém conhece? Sabe se vale a pena ou é melhor continuar com as cintas comuns? Será que resiste igual, ou tem alguma outra desvantagem? Comentários e opiniões são bem-vindos :lol:

[ ]´s

Eduardo Velo
13/06/2004, 10:23
Keko , acho que esses cabos são aqueles usados entre os postes de energia elétrica , eles tem a alma com material flexivel e resistente , mas o restante do cabo é bem inflexível , já andei carregando um cabo desses na viatura só que ocupa muito espaço por ser difícil de enrolar , mas aguentam muito bem o tranco . vc compra esses cabos em ferro velho de cidade peq. eles pegam qdo a rede troca os cabos por tempo de uso ...

[]s...

Wallace
13/06/2004, 13:23
Cinta com gancho é crime.
Cinta não deve ter nada metálico nela.
O ideal é também não ter gancho no cabo do guincho, mas sim uma manilha (ou anilha).
Mas concordo que muitas vezes é menos pratico.
No mais é manter todo o equipamento em dia... isso inclui o cabo de aço, cintas e pontos de ancoragem.
Vejo muito cabo de aço detonado por ai ainda em uso.
Cabo de aço com algum fio quebrado ou mesmo enferrujado (oxidado) já está comprometido.
Cuidado na compra de um cabo novo... ele tem que superar a capacidade de tração do guincho em questão. Tem que verificar a especificação do cabo e não simplesmente o diâmetro do cabo.

Dennis Figueiredo
13/06/2004, 15:19
Uma coisa que vejo muitos fazerem é na hora de puxar alguem, deixarem a cita torcida.... isso a deixa muito mais fragil a ruptura. Tenho a minha a uns 2 anos já dei bastante porrada e está intacta, sempre deixo ela retinha sem nenhuma torcida.

NeRo
14/06/2004, 21:37
Quanto ao gancho é interessante... pois a tendência é "espetar" o gancho na ancoragem e pronto... usar anilhas obrigaria o uso de uma amarração. Na questão da cinta com gancho também não considero seguro...

É uma questão que meu irmão que escala, e vende equipo pro esporte, enfrenta há anos... você encontra à venda o equipo certo, e o não... muita gente compra o que apenas quebra o galho...

A cinta com gancho taí, a venda... um amigo nosso comprou na Donatti, e tá usando. Comentei do perigo e a resposta foi "É... tb acho perigoso".

Aliás quero comentar de uns vídeos que vi, o pessoal usando o "tranco" pra vencer a inércia e desatolar o carro com cinta... Seguro? Procedimento usual?

[]s

Wallace
15/06/2004, 03:25
Com cinta dar o tranco é normal.
Tem até uma cinta elástica que basicamente só serve para ser usada com o tranco.

Dennis Figueiredo
15/06/2004, 08:17
Com cinta dar o tranco é normal.
Tem até uma cinta elástica que basicamente só serve para ser usada com o tranco.


Pois é Wallace... :D lá na fenajeep teve um jipinho cross que eroscou o meio da divisória da pista, quando o carro de apoio ia tirar ele deixava a cinta esticar primeiro e só depois pisava... lógico que o jipe ficava patinando e não saia do lugar, até minha guria que tava comigo chamou o cara de burro, :lol: chegaram ao cúmulo de colocar outro atraz empurrando onde apenas um simples tranquinho com apenas um jipe ja resolveria. :wink: