PDA

Ver Versão Completa : Diferença % no velocímetro com pneus não originais



Queiroz
13/10/2006, 09:09
Turma, neste site conseguimos calcular o % da diferença no velocímetro quando usamos pneus diferentes dos originais.
No meu uso o 235/75-15, sendo o original 205/70-15.
Dá uma diferença de aproximadamente 10%.
OU seja, quando o velocímetro marca 100km/h, a velocidade real gira em torno de 110km/h.

www.miata.net/garage/tirecalc.html

fonte: site suzukinet do yahoo grupos.
Abraço

WOT
13/10/2006, 10:57
Mas tem outra coisa, o velocímetro original do carro sempre marca uma velocidade maior que a real. Tb uso pneus 235/75R15 no Vitara e uma vez comparei o velocímetro do carro com o GPS e deu a mesma velocidade, ou seja, o aumento de pneu no meu caso só tirou o aumento do velocímetro original.
Já o hodômetro sim, esse ficou com 10% de diferença.
Abraço

Márcio Magalhães
13/10/2006, 15:49
Olá,

Se a velocidade mudou e o odômetro não, seu relógio está com problemas! rs...

[]´s,

Grassmann
16/10/2006, 08:43
Márcio,

O odômetro é projetado para marcar praticamente a distância exata percorrida.
O velocímetro é projetado para marcar cerca de 10% a mais na velocidade. É mais para efeito psicológico, fazendo com que você acredite estar mais rápido do que realmente está, e portanto "pise" menos.
Se você rodar com um GPS, vai perceber esta diferença. Eu rodo sempre com o GPS ligado, tanto no Vitara quanto no carro de passeio. E sempre percebo que o odômetro do GPS e do carro chegam muito próximos no destino. Já o velocímetro apresenta cerca de 10% de erro no carro de passeio e uns 5-7% no Vitara.

Márcio Magalhães
16/10/2006, 16:01
Olá,

Entendo o que disse. Mas se muda o diâmetro do pneu, logo a velocidade se altera... como você mesmo constatou. Pois bem, se muda a velocidade, muda os Km/h que o bicho faz, logo ele percorre uma Km diferente da anterior... que deveria ser "captada" pelo seu odômetro.

Por isso eu brinquei com seu relógio... já que os Km não mudaram, mudou a H. rs...

[]´s,

WOT
18/10/2006, 16:49
De fato, ambos a velocidade e a distância percorrida mudam.
O que estamos dizendo é que no carro original, o hodômetro é corretamente aferido, mas o velocímetro não, então quando mudamos os pneus o velocímetro passa a marcar a velocidade corretamente enquanto que o hodômetro começa a marcar com erro. Ficou claro?
Abraço

Márcio Magalhães
18/10/2006, 20:12
Ficou claro?

Olá,

Ainda não, desenha pra mim?:lol:

Relaxa...

[]´s,