PDA

Ver Versão Completa : Levantando o Niva

Zé Novais
13/10/2006, 08:03
Fala galera, alguma ideia simples e funcional para levantar-mos nossos Nivas sem grandes interferencias, deixa-los mais agressivos sem agredi-los mto? E ai, quem sabe como ou quem ja fez isso?
Abç.

pedrodoniva
13/10/2006, 12:28
pra levante ele é fácil..mete umas mola de pampa e beleza! pra fica mais agressivo,dai no quesito estética vc pode colocar entrada de ar no capô, alargador de paralama, uns para barro super grosso, snorkel, farol de milha no teto,aheuaheaueae

Zé Novais
13/10/2006, 14:42
Valeu Pedrokadaka, mas aproveitando sua resposta, me disseram que as molas tem que ser as dianteiras lado direito por suportarem o ar da pampa são mais fortes, minha pergunta é coloco quatro molas dianteiras direita no Niva?
Abç.

Gustavo Niva
13/10/2006, 15:56
Zé,
dá uma olhada... http://www.camaradasdoniva.com.br/dicas/niva/amortecedor.htm

http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/calcomoladianteira.pdf

http://www.natal4x4.com.br/traseira.htm

Eu lembro de ja ter lido sobre usar rodas de carrinho de supermercado para fazer apoios... mas nao achei o site...

shuther4x4
13/10/2006, 18:22
Alguém que use esse kit poderia postar alguma foto do conjunto superior? Flange mais pivo da D20.
Faz tempo que quero levantar minha suspensão com esse kit, só que até hoje não tive a oportunidade de vê-lo.

Zé Novais, pelo que li, esse kit é a melhor solução para levantarmos um pouco a frente. E os calços para a traseira. Palpites eu já escutei vários, então vamos ver se descobrimos mais sobre isso, aí podemos até tentar fazer esse trabalho ao mesmo tempo, tirando as dúvidas (via internet, claro). Abraços.

lvseelig
13/10/2006, 20:54
Já vi a seguinte configuração:

Molas dianteiras (o par) da pampa com ar ( ou sem pois o "kit" completo do ar não é algo mais pesado que o estepe dentro do capo), instaladas na traseira mas sem o calço de rodinha de carrinho de supermercado pois já tem tamanho suficiente para levantar o niva, ver amortecedores para compatibilizar o curso;

Na dianteira mantém as molas originais e troca-se o pivo superior pelo da D20 e confecsiona-se o adaptador com 5cm de espessura ( não lembro qual tem 3 furos e qual tem 4 furos mas no site no natal4x4 da pra ver o molde)

Espero ter ajudado..

[]'s com projeto de levantamento..

shuther4x4
14/10/2006, 00:07
Já vi a seguinte configuração:

Molas dianteiras (o par) da pampa com ar ( ou sem pois o "kit" completo do ar não é algo mais pesado que o estepe dentro do capo), instaladas na traseira mas sem o calço de rodinha de carrinho de supermercado pois já tem tamanho suficiente para levantar o niva, ver amortecedores para compatibilizar o curso;

Na dianteira mantém as molas originais e troca-se o pivo superior pelo da D20 e confecsiona-se o adaptador com 5cm de espessura ( não lembro qual tem 3 furos e qual tem 4 furos mas no site no natal4x4 da pra ver o molde)

Espero ter ajudado..

[]'s com projeto de levantamento..

!!!!!??????

RAR
14/10/2006, 20:59
Pessoal,
Não vamos inventar a pólvora!... O máximo que se deve levantar o Niva é de 30 a 25mm com o já famoso "kit Scherer" (que eu acho que foi quem o criou) que utiliza calços nas suspensões dianteira e trazeiras. Acima disto vai comprometer a suspensão e a transmissão. O Albino da http://www.apoio4x4.com/acessorios_niva.asp comecializa algo assim, largamente testado e aprovado. Na intalação aproveita para colocar os pivôs da D20.
http://www.apoio4x4.com/img/acessorios/niva_kit_suspensao_diant.jpg http://www.apoio4x4.com/img/acessorios/niva_kit_suspensao_calcos_dos_pivos.jpg http://www.apoio4x4.com/img/acessorios/niva_kit_suspensao_calcos_mola_tras.jpg
Sdçs,

Ruben Rosa
Niva 98 1.7i
XJ Rubicon 98
Ilha Jeep Club

shuther4x4
15/10/2006, 01:14
Ruben, é isso mesmo o que estou pensando, nada de invenções ou achismos. Quero fazer algo bom, pois com suspensão não se brinca. Sobre as fotos você teria do calço com o pivô da D20. Essas que você postou eu vi na apoio.
Eu queria ver como fica com o pivô da D20. Abraços e obrigado.

Nivoide
15/10/2006, 19:46
Salve Salve amigos niveiros!
No meu uso as buchas de tecnil, são muito boas, levantaram bem e tem otima durabilidade. Recomendo. :concordo:

Zé Novais
16/10/2006, 08:01
Valeu gente pelas respostas.
Abç.

wfbrum
16/10/2006, 14:04
http://trilha4x4.com.br/dica29.htm

RAR
16/10/2006, 18:10
Shuther,
A tempos atras existia um site muito bom dedicado ao nosso Niva, o "NivaSite" conduzido pelo Bruno Méga que foi um dos responsáveis pelo meu embarque nesta "amada" Niva. Nele tinha uma matéria sobre o assunto que Wfbrum gentilmente postou o endereço. O calço de aço para fixação do Pivô da D20 é mostrado na foto abaixo. Eu sugeriria que conversasses com o Albino sobre o assunto, se desejas adquirir o kit da apoio, que por sinal não é caro. http://trilha4x4.com.br/imagesTec/pivogm.jpg

Sdçs,
Ruben Rosa
Niva 98 1.7i
XJ Rubicon 98
Ilha Jeep Club http://www.ilhajeepclube.com/index.html

Zé Novais
17/10/2006, 16:44
Valeu pelas dicas.
Abç.

shuther4x4
17/10/2006, 20:58
Era essa foto mesmo que eu queria.... Com ela em mãos vai ficar mais fácil de mexer na suspensão dianteira.
Sobre esse site, eu lembro dele quando estava pesquisando a compra do meu niva, inclusive o niva do Bruno se não me engano chamava Mega Niva. Mas depois que adquiri meu barnabé, não encontrei mais esse site, inclusive outros também sumiram!!! Que bom que teve pessoas que salvaram seu conteúdo.
Obrigado pela ajuda Ruben

Mauricio Rossetto
18/10/2006, 14:33
Levantei a dianteira com 3 calços de mola de 1cm do Passat e a trazeira com calços de Monza cortados e encaixados.
Na dianteira também pode colocar a mola (mas é uma solução mais cara(R$ 200,00) do Opala 6 cilindros com Ar e corte 1,5 elo a mais - Não ponha a mola do Opala 4/6 cilindros pois como aconteceu comigo, vai durar uma semana e os elos estarão quase fechados, daí vai ter que trocar e gastar de novo.
Se não tem tempo pra ficar inventando moda, peça a Sarancar que te envie por sedex o kit completo prontinho pra instalar....

Zé Novais
19/10/2006, 08:06
Ideia de G I R I C O ? ?
Todo mundo diz que colocando as molas da pampa o Niva levanta, certo? E todo mundo diz que com os calços da apoio o Niva tambem levanta, certo? Pois bem, e se juntarmos os dois? As molas da pampa com os calços da apoio? Será que da Merda??????
Quanto as molas da pampa, por favor respondam, pra trocar pelas do Niva devo usar 4 molas dianteiras direita, por serem mais firmes?
To aguardando...
Abç.

christian govastki
19/10/2006, 12:58
Prezados, a foto postada pelo RAR, em que aparace do Kit Scherer, é o da fase I, com pivô da D20, o problema deste kit é que as vezes não consegue-se fazer a cambagem correta do carro, mesmo retirando todos os calços, para isto foi desenvolvido o kit Fase II, que o flange é dividido em duas partes e consegue-se resolver a questão da cambagem. No meu Niva, uso o KScherer Fase 2 e tenho um kit sobressalente fase 1.

No meu Niva, para levantar a traseira, preferi usar a rodinha de carrinho de supermercado, como sugerido pelo Bruno Mega, pelo fato de ser mais fácil, barato e ficar com melhor aparência (sem cara de gambiarra, como uma pilha de calços cortados.

De qualquer forma, quando se levanta a traseira, por calços ou trocando as molas há fatores que devem ser considerados:
1 - Quanto mais se levanta, mais o eixo vai ficar "jogado" para a um dos lados, em função da barra panhard, então, esta deve ser alongada de forma que o o eixo traseiro fique centralizado quando o Niva estiver sem carga e parado no plano, o Natal 4x4 explica como alongar a barra no site dele.

2 - A válvula compensadora de carga do freio traseiro deve ser ajustada, senão o niva não vai freiar com as rodas de trás, para isto o braço que liga a válvula ao eixo deve ser alongado, pelo manual de reparação explica-se com é feito ajuste da válvula, a partir dai se tem uma idéia de quanto a haste deve ser alongada.

3 - Tem que usar amortecedores com curso maior, ai tem que medir o comprimento da suspensão com o carro toda esticada e encolhida, e não pode aumentar muito senão a mola pode pular fora (ou prende a danada no lugar...

Agora, estou pensando em equipar meu niva com os 225/70R16 do pajero TR4.

Zé Novais
19/10/2006, 13:21
Fala Christian, ñ posso te precisar a altura do pneu, mas onde estou pintando meu niva tem um com pneu 225/?? R16, eu estou pensando em montar um jogo aro 15 que comprei com 225/75 R15.
abç.

shuther4x4
19/10/2006, 22:52
Christian, será que tem como você postar umas fotos desse "fase ll"? Estou querendo fazer essa adaptação na minha suspensão, só que estou colhendo todas as informações antes. Se puder, agradeço. Abraços

christian govastki
20/10/2006, 14:25
Prezado Zé, pelas minhas contas, o 225/70R16 vai alongar a transmissão em cerca de 5,5%, o que no meu caso, vai mudar pouco, pois estou usando o 6.00R16 Militar (+2,7%) em relação ao original, na bem da verdade eu estou com medo dele ficar raspando. Outra alternativa seria o 205R16, sem especificação da séri, por ser um pouco mais fino, portanto menos sujeito a "raspagens.

Shuther, eu tenho fotos da suspensão do meu Niva, mas elas estão na minha casa, mas tenho quase certeza que não dá para ver direito como é o Fase 2. Na essência são duas peças, uma exatamente como o F1, só que com metade da espessura e a segunda como um E, onde no centro do E vai um parafuso (acho que não ficou claro...), vou ver se consigo outra fotos no FDS.

Posso te passar um desenho do Fase 1, pois este está fora do carro.

Zé Novais
20/10/2006, 17:21
Fala Christian, eu acho o pneu que esta no meu niva mto fino, fui a uma revendedora e me indicaram a seguinte medida, 215/80R16, o carro fica alto e o pneu é bem bacana, mas tenho um jogo de rodas da sportage R15 que pretendo calçar meu niva com pneu 225/75R15, que vc acha?
Abç.

Rones Jr
20/10/2006, 19:07
Fala Christian, eu acho o pneu que esta no meu niva mto fino, fui a uma revendedora e me indicaram a seguinte medida, 215/80R16, o carro fica alto e o pneu é bem bacana, mas tenho um jogo de rodas da sportage R15 que pretendo calçar meu niva com pneu 225/75R15, que vc acha?
Abç.

Zé,
Essas rodas são show. Pra ficar com a relação mais parecidas com a original, pense nos pneus 205/75 R 15. São os mesmo da Sportage. Quem usa aprova e não vão forçar seus rolamentos. Tem uma boa linha da Hankook. Manda foto depois, ok?
Abraços,
Rones

Zé Novais
23/10/2006, 08:13
Valeu Rones, vou esperimentar todos que eu puder na hora da compra, ja andei conversando com o gerente da loja e ele libereou montar quantos jogos eu quiser pra testar e ver como fica.

Pablo Toledo
28/07/2007, 16:32
Shuther,
A tempos atras existia um site muito bom dedicado ao nosso Niva, o "NivaSite" conduzido pelo Bruno Méga que foi um dos responsáveis pelo meu embarque nesta "amada" Niva. Nele tinha uma matéria sobre o assunto que Wfbrum gentilmente postou o endereço. O calço de aço para fixação do Pivô da D20 é mostrado na foto abaixo. Eu sugeriria que conversasses com o Albino sobre o assunto, se desejas adquirir o kit da apoio, que por sinal não é caro. http://trilha4x4.com.br/imagesTec/pivogm.jpg

Sdçs,
Ruben Rosa
Niva 98 1.7i
XJ Rubicon 98
Ilha Jeep Club http://www.ilhajeepclube.com/index.html

Ruben e demais colegas,

Resolvi me valer deste tópico para saber que fim levou o Bruno Méga, o Méganiva e o Nivasite.

Hoje pela manhã topei com um Niva aqui em São Paulo (na Voli) e me fez lembrar de uns seis anos atrás, quando eu era doido por um Niva e vivia procurando informações.

[]s

Pablo Toledo
Vitara 93 MT - Errorex

Flugêncio
28/07/2007, 16:54
O Bruno Mega, atualmente é navegador de Rally de Velocidade, corre em um Palio da equipe da Fiat, volta e meia aparece nas manhãs de domingo no Autoesporte da Globo.
O MegaNiva ele vendeu e o atual dono tb está anunciando a sua venda, o Nivasite está parado a muito tempo.

Pablo Toledo
28/07/2007, 19:36
O Bruno Mega, atualmente é navegador de Rally de Velocidade, corre em um Palio da equipe da Fiat, volta e meia aparece nas manhãs de domingo no Autoesporte da Globo.
O MegaNiva ele vendeu e o atual dono tb está anunciando a sua venda, o Nivasite está parado a muito tempo.

Pô, Pálio?! Fiat?!?! Fala sério...eheheh...

Legal. O MegaNiva ainda se encontra impecável? Me lembro que na época em que ele colocou o AP 2.0 Mi fiquei morrendo de inveja. Um dia ainda farei o mesmo na minha viatura.

[]s

Pablo Toledo
Vitara 93 MT - Errorex

RAR
29/07/2007, 01:25
Pô, Pálio?! Fiat?!?! Fala sério...eheheh...

Legal. O MegaNiva ainda se encontra impecável? Me lembro que na época em que ele colocou o AP 2.0 Mi fiquei morrendo de inveja. Um dia ainda farei o mesmo na minha viatura.

[]s

Pablo Toledo
Vitara 93 MT - Errorex
Pablo,
Que eu me lembre o Nivasite ficou no ar até 2004. Em meados deste ano o Bruno Mega anuciou a venda do Meganiva, um Niva RC1995 com motor AP2.0Mi (pagina em anexo). Tentei compra-lo na ocasião mas ele já o tinha vendido.
Sdçs,

braszil
06/08/2007, 05:25
Levantei o meu com a suspençao projetada pelo Rogerio Bacelar em SP tanto a frente quanto a traseira. O Cacique veio com esses calços que nao sao nada seguros o carro fica alto mas perde completamente o centro de gravidade alem de comprimir demais as molas alonga muito os amortecedores. Sem falar no curço em relaçao aos eixos. Nada como algo bem feito e calculado.

Abraços

braszil
06/08/2007, 05:35
aqui vai uma pequena mostra da frente e traseira do Cacique pra voces

Marcio Rossetto
09/08/2007, 09:10
Ola camarada

Muito bom mesmo , quanto que voce gastou para instalar essa supensão ?

aqui vai uma pequena mostra da frente e traseira do Cacique pra voces