Ver Versão Completa : Motor 4.9i + Cambio 4m sinc Toyota Band 91. O cambio aguenta!????
carlosee
12/10/2006, 10:32
Olá PessoALL!
Estou adaptando o motor 4.9i da F1000 em uma F75... e semana passada, adquiri um cambio de Toyota Bandeirantes 4m Sincronizado ano 91 + Caixa de Transferencia em perfeito estado! Pergunto:
Este cambio, apesar de aguentar o alto torque do motor original... aguentará no meu caso, o alto giro do motor tambem? :pensativo: Será que serei "feliz" 8) na escolha ou terei problemas a curto/medio/longo prazo!??? :putz:
Aguardo um parecer dos amigos!
Um abraço
Carlos Eduardo Eloy
Parabéns, Carlos! Vai ficar um brinquedão. Quanto à rotação, sem problema algum. Câmbio não dá defeito por rotação em excesso. Nem existe dimensionamento prá isso. Câmbio quebra por esforço indevido.
Mas isso você já sabe que não será o caso.
Porém, já te adianto, seu carro vai ficar bem reduzido em 1a. e 2a. marchas e extremamente longo em 4a. marcha. Pode ir fazendo as contas.
Abraço
carlosee
12/10/2006, 11:01
Fala Luca, tudo bem!???
Boa noticia a tua... ganhei o feriado! :dance:
Soh nao entendi uma coisa... a 4 marcha extremamente longa! Ela não é 1:1 ??
Vou instalar o conjunto de coroa e pinhao com relacoes 44/9. Sera que seria interessante um conjunto mais longo!?? Pretendo tambem utilizar inicialmente pneus 750/16 ... e posteriormente pneus 33"... que tem diametros praticamente iguais.
No meu caso... o carro vai ser mais para o dia a dia... salvo alguns fds que irei para trilha, mas para isto tem reduzida! ... No caso, o que seria mais recomendavel!???
Um abraço!
Carlos Eduardo Eloy
Também estou instalando um câmbio 4 marchas toyota no meu jeep. A primeira marcha tem relação 4,9:1, pelo que vi no site. É bastante reduzida. Como o câmbio somente têm 4 marchas, para compensar a ausência da quinta marcha, estava pensando em aumentar o diâmetro dos pneus de 33" para 35", e/ou alterar a relação do diferencial para 47x11 (4,27) em vez de 44x9 (4,89).
Também gostaria de saber a opinião dos experientes: com esse câmbio é recomendável trocar apenas os pneus, apenas a relação do diferencial, ou os dois. (pretendo usar o jeep, assim como o Carlos, tanto no dia a dia como em trilhas).
um abraço.
Antonio.
José Augusto
12/10/2006, 20:18
Carlosee, o conjunto vai ficar legal, a relação da caixa é:
1) 1:4.925;
2) 1:2.643;
3) 1:1.519;
4) 1:1.000
O diferêncial 9x44 com esse motor e este cambio deve ficar meio curto (mesmo com pneus 33"), acho que uma relação mais longa, como a 11:47 (4.27) ficaria legal 4.89/4.27=1.15, 15 % mais longa que somados ao pneu 33/29=1.14, 14 % mais longo, ou seja 30% que praticamente equivaleria a um diferêncial original da BAND, ou seja ainda teria um brinquedo bem forte na mão.
Obs.: quando entrei neste tópico imaginei se tratar de uma BAND, acho que este tópico deveria ficar junto com os das F75, Rural e F85, manda uma mp para o moderador para ele mover para a seção certa.
[]'s coerentes
José Augusto
12/10/2006, 20:54
Antonio, quando estava escrevendo vc acabou postando a sua mensagem, pelas contas que fiz e baseado no torque deste motor, até uns 35" poderiam ser usados com a relação 11:47, que o comportamento ainda seria muito bom (forte).
Existe uma planilha onde jogamos, as relações de cambio, diferencial e tamanho dos pneus que dá uma noção das velocidades em função da rotação do motor, estou anexando a planilha que usei na minha rural, assim vc pode colocar os dados e simular a vontade.
José Augusto,
gostei bastante da tabela. Obrigado.
O meu motor não é o 4.9, estou instalando um diesel MWM Sprint 2.8 (torque de 32 Kgfm a 1800 rpm). Será que com pneus 35", Câmbio Toyota 4 marchas e relação 47x11, vou ter torque suficiente em primeira marcha?
Um abraço.
PS - embora more na Mooca, sou seu colega de ABC, pois trabalho em Santo André...
José, esqueci de perguntar:
você conhece algum lugar em que eu possa comprar uma relação 47x11? (nova ou usada)
Ja jipebrás eles não tem...
um abraço.
Antonio.
Elmer_Jeep
13/10/2006, 00:53
Nobre Antonio, hehe.
Meu CJ5 tem motor toyota 14b aspirado, originalmente possui 106cv e 27kg de torque se não me engano à partir de 1600 rpm. O cambio é band 5 marchas.
Rodo com pneus 35" e relação 44x9. Pra mim a configuração está ideal, uma boa redução e uma boa velocidade de cruzeiro em baixa rotação.
No seu caso como o motor é turbo e tem mais potencia creio que as 47x11 vão te dar um desempenho satisfatório.
[]'s
José Augusto
13/10/2006, 06:30
Antonio, pelas informações que tenho a relação 11:47, sairam nas Rural 4x2, nos Aerowillys de 1969 para frente e recentemente nas Blazer e S10 de 97 para frente (mas já aí já no DANA44-3).
Comparativamente vc terá um desempenho mais forte (reduzido) que do troller na 1a marcha, 4.079*4.09=16.68, 4.925*4.27=21.03, 21.03/16.68=1.26 ou 26% mais curto.
Obrigado José e Elmer,
Mas zé, terei um conjunto 26% mais reduzido que o troller em primeira marcha, considerando o mesmo tamanho de pneu, estou certo?
Se colocar pneus 35" como vai ficar?
Obrigado.
Antonio.
carlosee
13/10/2006, 14:31
Maravilha José Augusto
A tabela realmente é muito boa... e veio em boa hora! Por enquanto, jah disponibilizo das relacoes 44/9 .... portanto, devo instalar estas mesmo, pois jah estou gastando demais na empreita... entao, quero fazer a "tralha" andar primeiro, e depois comecar a mexer aqui, mudar ali... enfim! Ah, ah respeito da tua observacao... vou mandar uma msg pro polvora pra ele mudar o topico para os de F75! Achei melhor postar no de toyota, pelo fato do pessoal daqui conhecer melhor o cambio original!
Tenho uma outra duvida... desmontei um eixo de rural que tenho (traseiro chavetado) pra utilizar o conjunto coroa e pinhao pelo fato de serem 44/9 ... pergunto: Vou ter algum problema em utiliza-lo na minha F75 canela grossa!? Vou instalar o conjunto flutuante ensimec na traseira... Existe alguma diferenca na cx satelite de um modelo e outro... ou posso apenas colocar ajustar e pronto!?
Abraços agradecidos!
Carlos Eduardo Eloy
Elmer_Jeep
13/10/2006, 14:57
derrepente a caixa satélite do teu canela grossa pode ser de 30 estrias, já o modelo chavetado é 19 estrias com certeza.
Então desmonta o teu canela grossa pra verificar antes, caso seja de 19 estrias também aí não tem diferença na caixa satelite (melhor nem pior) que a do chavetado...
[]'s
José Augusto
13/10/2006, 19:15
Antonio, vc terá um veículo mais reduzido que um troller original (estou usando esta comparação por se tratar do mesmo motor), se num troller os 35" ficam bom, comparativamente o seu será 26% mais forte, lembrando que a redução do troller é 2.48 e da BAND é 1.99, então estando na condição de reduzida 1.99*1.26 = 2.51 os dois serão praticamente iguais, ou 2.51/2.48 = 1.01 vc estará apenas 1% mais reduzido quando a redução estiver acionada.
Acredito que vai ficar bem legal vc terá uma 1a marcha forte, quando a redução estiver ativa vc estará na mesma condição de um troller, a maior diferença ficará na velocidade final por conta da falta da 5a over, condição que o cambio do Elmer possui.
Carlosee, é o que o Elmer já postou, se vc for sortudo e já tiver uma caixa com planetárias de 30 estrias, vc troca a coroa e pinhão e pega um flutuante de 30 estrias, caso contrário ...
Antonio, vc conhece, já foi alguma vez ou frequenta a reunião que acontece as terças-feiras em São Bernardo do Campo no estacionamento atrás do ginásio Poliesportivo.
Amigos,
Meu CJ3 tem motor 4.1 e câmbio de Band 92 4 marchas.
Usa diferenciais 13x46 de Galaxie, pneus Tork 31 (já usei Mud 33).
Tem uma arrancada muito forte e roda suave em quarta, na estrada.
Na Rural, aconselho o 11x47 ou 12x47, pois com 13x46 pode ficar xôxa em subidas.
Com motor 4.9 e 9x44, vai ficar muito reduzida.
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