Conectar

Ver Versão Completa : Entendendo motores



cmte_carvalho
11/10/2006, 21:02
Olá pessoal;

Gostaria que vocês me ajudassem a entender quanto ao desempenho dos motores automotivos. Desejo saber, por exemplo, como um motor 3.5 litros V6 consegue ter 220 HP contra "meros" 130 HP de um 4.1 litros L6...?

Além disso, seria interessante aprender mais sobre técnicas para dar mais potência a motores (em especial os carburados). Como funciona, digamos, o processo de rebaixamento do cabeçote...?


Até!

Sergio Rocha
11/10/2006, 21:06
Vc pode começar por aqui: http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep.htm

[]'

Marcelo
11/10/2006, 21:26
Grande André,

Um motor não possui como característica a simples cilindrada cúbica, mas sim diversos outros fatores como taxa de compressão, diâmetroXcurso do cilindro, fluxo das válvulas, quantidade de válvulas por cilindor. Se ele é CHT, OHC, DOHC etc, etc, etc.

Às vezes um motor tem uma cavalagem absurda num giro extremamente alto, junto com o torque, enquanto outros motores desenvolvem bem menos giros para um determinado HP e torque.

Há ainda o material envolvido na fabricação do motor o que muda muito o seu desempenho. Bem como alguns apetrechos eletrônicos que podem alterar diversas características do motor.

Não existe uma relação direta entre capacidade cúbica Vs. potência. Por exemplo: a Honda tinha um motor de 1600 cilindradas em seu antigo Civic que rendia 160HP a impressionantes 7600 rpm, isso sem alimentação por turbo, mas tinha um torque de apenas 15,5 mkgf aos 7000 rpm.

Então cada motor é um motor, tem concepções diferentes, para propósitos diferentes.
Os esportivos de poucos cilindros costumam operar num giro mais alto e entregar sua potência/torque nesse giro, já motores para veículos de carga costumam ser inversos, potência e torque num regime baixo de rpm, porém sua rpm máxima é pequena. Mas também não quer dizer que um motor V12 não seja possível atingir 9000 rpm com facilidade. Tudo depende do uso que os engenheiros pretendem dar ao motor.

Uma forma de você se aprofundar sobre preparação de motores é o site http://www2.uol.com.br/bestcars/bestcars.htm, nas seções "Técnica & Preparação", "Consultório Técnico" e, principalmente, "Consultório de Preparação". Não tenha preguiça de ler, tem muita informação nesse site.

[s] motorizados,

cmte_carvalho
11/10/2006, 22:07
Não tenha preguiça de ler, tem muita informação nesse site.


Você acha que se eu tivesse alguma preguiça em ler eu iria mesmo visitar este fórum várias vezes por dia???


Obrigado mesmo assim pela dica...

Marcelo
11/10/2006, 22:17
André,

Ne me leve a mal. Falei na brincadeira. :concordo: :concordo:
Jamais iria te julgar preguiçoso sem ao menos te conhecer. ;)

[s] e boa leitura,

cmte_carvalho
11/10/2006, 22:20
Ok Marcelo, me desculpe também...

Até!

Wallace
12/10/2006, 21:21
Ao rebaixar o cabeçote voce diminui mais a camera de combustão que o volume total do cilindro, assim a taxa aumenta.
Com a elevação da taxa se deve ter maior desempenho, mas tem um limite ou pode ter uma pré detonação.
E de toda forma a maior taxa deve diminuir a vida util dos componentes.