Ver Versão Completa : Caixa do Jeep emperrou a 1ª!!!!
lucasnassif_offroader4x4
11/10/2006, 20:46
Pessoal,
tava andando com meu jeep hj, tirei do eletricista que tava colocando a ig eletronica e tava levando para um mecanico pra colocar no ponto!! descobri que o bura ta fudido!! tava andando com ele pela cidade, o jeep pipocando d++! fui arrancar de 1ª e qdo fui puxar 2ª a 1ª n saiu...andei de 1ª pela cidade inteira!!!!! Q q pode serrrr???? A caixa é 3m...original
Espero ajuda de vcs pessoal!!
Absssssss.
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Jeep 6cc original!!
Ainda sem nome!!Está em votação aki no fórum!!
leopoldo
11/10/2006, 21:15
Porca da conecção caixa X transferencia, tampa solta ou trambulador empeneado, falta das tampas das hastes da trambulação podem fazer a engrenagem correr além do ponto de engate e os chamados macaquinhos travam a luva. O cambio fica travado.
Para o jeep, trava as rodas, coloca a alavanca da redução na posição neutra, remova o assoalho, remova a tampa e coloque o cambio no ponto morto com as mãos, coloque os trambuladores no ponto morto, investigue porque travou e monte tudo de novo.
lucasnassif_offroader4x4
12/10/2006, 22:50
Porca da conecção caixa X transferencia, tampa solta ou trambulador empeneado, falta das tampas das hastes da trambulação podem fazer a engrenagem correr além do ponto de engate e os chamados macaquinhos travam a luva. O cambio fica travado.
Para o jeep, trava as rodas, coloca a alavanca da redução na posição neutra, remova o assoalho, remova a tampa e coloque o cambio no ponto morto com as mãos, coloque os trambuladores no ponto morto, investigue porque travou e monte tudo de novo.
Leopoldo,
descobri que era os macaquinhos!!
Saí do eletricista com o jeep pipocando, pra levar num meca pra colocar no ponto!! mas pra chegar lá, tem que subir um viaduto de uns 60 mts, mas como o jeep tava sem força, eu duvidei que ele ia subir!! parei, liguei as rodas livre, coloquei 4x4 reduzida e fui em direção ao viaduto!! antes de chegar no viaduto, ouvi uma especie de estralo, como se tivesse quebrado algo!! Desconfiei que era o cardã dianteiro, pois a luva e a ponteira estavam com folga!! Logo depois, deu outro estralo alto!! Aí eu fiquei com medo de ficar na rua sem cardã e desliguei o 4x4!! Embalei e consegui subir o viaduto!! POR POUCO EU N TINHA FICADO NO MEIO DLE!!
dpois disso que a caixa emperrou!! hj eu abri a tampa e fui ver os macaquinhos!! tem q ter 3 macaquinhos por marcha, e na 1ª marcha só tinha 1, que tava travada, e n deixava a 1ª sair!! os outros 2 macaquinhos devem ter sidos triturados pelas engrenagens, não?? Eles não estavam lá!!!
Tirei o unico macaquinho que tava travando tudo e tirei tbm dois arames que tavam perto das engrenagens (não sei oq q é, pra q servem, onde ficam), só sei que estavam amassados!! coloquei a tampa, o assoalho e agora as marchas entram e saem perfeitamente!
Aí vem a pergunta: sem os macaquinhos, corre o risco da 1ª marcha ficar escapando (Não teve jeito de testar, pois tive que tirar o bura pra arrumar!!)????? Compensa abrir e arrumar essa caixa, ou vale mais a pena trocar de caixa??? ql caixa tem uma adaptação mais simples, sem comer mto $$$$$???? Se for melhor colocar outra caixa, preciso de uma que dê nesse motor BF atual, mas que sirva tbm num motor AP 2.0, que é o que eu pretendo colocar mais pra frente!! Q q vcs acham??
Aguardo respostas da turma
ABS............
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Willys 6cc original 1967 (Zezeca)
Sem bura, e sem caixa d marcha
leopoldo
13/10/2006, 00:07
Macaquinhos são o campeão do travamento mas eles travam porque a alavanca correu além da conta.
Eles não são a causa primária e sim a secundária, ou terciária.
Os outros 2 macaquinhos estão com certeza no fundo do cambio. Não espere que o cambio tenha moído eles pois as engrenagens teriam quebrado os dentes.
Os macaquinhos servem para manter o anel sincronizador "parado" em relação à luva. Não deverá escapar marcha porém, pode ser que começe a arranhar mas, como é a 1º marcha, não deverá dar dor de cabeça.
lucasnassif_offroader4x4
13/10/2006, 18:40
Macaquinhos são o campeão do travamento mas eles travam porque a alavanca correu além da conta.
Eles não são a causa primária e sim a secundária, ou terciária.
Os outros 2 macaquinhos estão com certeza no fundo do cambio. Não espere que o cambio tenha moído eles pois as engrenagens teriam quebrado os dentes.
Os macaquinhos servem para manter o anel sincronizador "parado" em relação à luva. Não deverá escapar marcha porém, pode ser que começe a arranhar mas, como é a 1º marcha, não deverá dar dor de cabeça.
E os araminhos que eu te falei que estavam amassados??? Pra que servem?? Eles fazem falta??
Abraçoss...
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Willys 6cc 1967 "Zezeca"
Futuro APzeiro!!
rural4x4
13/10/2006, 19:00
Simplificadamente falando os "araminhos" mantem o posicionamento dos macaquinhos.
lucasnassif_offroader4x4
13/10/2006, 19:03
[quote=rural4x4;299296]Simplificadamente falando os "araminhos" mantem o posicionamento dos macaquinhos.[/quote
E a caixa pode trabalhar sem os macaquinhos e sem os araminhos sem problema??? Vcs aconcelham colocar outros macaquinhos ou deixar sem??
ABSSSSSSSSS.........
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Willys 6cc 1967 "Zezeca"
Futuro APzeiro!!
o meu aconteçeu tambem, esses macaquinhos de hoje são uma grande mrda, tirei o que estava travando e logo em seguida meu cambio travou novamente em terceira. solução, retirei todos os macaquinhos e estou andando com cambio com as tres marchas secas, por enquanto.
ja estou providenciando um cambio cl260f, dai acaba-se a amolaçao.... espero.
chinelao4x4
15/01/2012, 19:14
Hj o meu travou ! na 3 marcha, tava na trilha , atolando, pondo ré e depois a 1, ate que qud fui por a ré que é puxando a alavanca, entrou na 3 e não saiu mais... Será meus macacos ???? rsrsrs antes que eu solte o cambio, compensa olhar estes tais macaquinhos ? realmente pode andar sem eles como o amigo disse que retirou ? alguma solução pra não acontecer isso novamente, pois estragou minha trilha...:cry::cry::cry:
Renan Folly
15/01/2012, 20:16
Pode ser sim, tb estou com um problema parecido em minha f75 mais ela ainda solta a marcha. Retirando os macaquinhos ao engatar a 3 e 4 vai arranhar e pode acontecer de não entrar marcha. Mas antes confira se o problema não é na tampa que pode estar agarrada. Esses macaquinhos de hoje são uma grande merda!!
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