Ver Versão Completa : Valvula termoestatica é bom ou ruim?
Pessoal,
No começo deste ano(2006), coloquei a valvula termoestatica, achei que o jeep andou melhor e tive a impressão q ficou ate mais economico, mas hoje (depois de +/- 6 meses) tirei o radiador e reparei q ele esta "estufado" na parte de cima, levei o radiador para um senhor q só conserta radiadores e ele nem perguntou nada, só disse "Tire aquela m#*d@ da valvula, ela faz uma pressão tão grande na parte superior do
radiador q chega a deforma-lo".
Uso o 6cc 4.1 alcool com o radiador da rural com 4 canaletas na colmeia.
O esquema é colocar a valvula no inverno e tirar no verão ou deixar sem
mesmo?:pensativo:
Obrigado a todos.
GustavoRisso
11/10/2006, 11:19
Uma pergunta: o sistema está aberto ou fechado?
Jeep Amarelo
11/10/2006, 11:45
Aqui na minha cidade quase ninguém usa a válvula termostática.
leopoldo
11/10/2006, 12:36
..... ela faz uma pressão tão grande na parte superior do radiador q chega a deforma-lo..........
:shock:
:lol: :lol: :lol: :lol:
ele não contou outra piada ????
sem dúvida alguma ..... um sr. toupeira!
Pense o seguinte:
A válvula termostática não é como uma lampada neon que voce pode OPTAR em colocar no carro, algo puramente estético
É um componente do sistema de arrefecimento e tem sua função. Agora, remover ou não, depende de algumas situações específicas e de uma análise. Depende de onde vc mora ..... se a predominância é calor, não ira comprometer a vida do motor de uma forma que vc realmente possa notar. Agora, se for frio, a vida, principalmente dos pistões, camisas e aneis poderá ser sensivelmente menor.
!
Paulo Eduardo
11/10/2006, 13:00
:) opaa
eu ando de 4.1 alcool, com sistema selado, reservatório de expansão e valvula termostáica. tudo perfeito, radiador original do jeep 6cc e ventoinha elétrica. Aqui na minha região, todos usam a válvula o ano todo.
[]´s
Sergio Rocha
11/10/2006, 13:09
Eu trocava de mecanico de radiador.
anos de trabaho em pesquisa pra nada.
Eu uso válvula e sou feliz.
[]'
só disse "Tire aquela m#*d@ da valvula, ela faz uma pressão tão grande na parte superior do
radiador q chega a deforma-lo".
Cara, se o seu sistema não é fechado, isso só pode acontecer pq a tampa do radiador não aliviou a pressão...
e ainda ssim acho que as mangueiras estourariam antes...
já tive 4.1 a alcool e posso garantir a válvula dá uma put@ diferença na economia de combustível e nas peças...
sem fosse a gasolinja até poderia tirar essa válvula, mas a alcool, nem pensar!
[]´s parpiteiros
Caro JrGurak! Tenho um motor 4.1, e recentemente começou a ter problema de esquentar muito, limpei radiador, internamente e externamente, o problema não resolveu, então retirei a vávula termostática, coloquei-a em uma caneca, cobri com água e levei ao fogo. A danada não abria, a água ferveu, ferveu, ferveu, ferveu e nada de abrir. Fui em uma loja, comprei uma e repeti o processo com as duas, antes da fervura a nova já tinha aberto. Troquei e o problema acabou. Portanto, faça um teste na vávula termostática de seu veícuo, talves esteja travada.
Fala moçada,
O sistema é aberto.
Aqui em Ctba no inverno é frio p kct e no verão o calor é de 30graus,
mas esse negocio de ficar colocando e tirando é um fiasco mesmo.
Na verdade não falei para o mecaradieitor que o motor era o 4.1, acho q ele achou q era o original a gasolinda, pois ja levei desmontado.
Vou fazer o teste da latinha que o Kim citou, deveria ter feito ha uns
6 meses, antes de colocar a valvula no motor:parede: , se realmente
estiver pifada, acho q levei sorte de não ter fritado nada:shock: ...
Elmer_Jeep
11/10/2006, 15:16
Bom, resumindo sua válvula deve ser termoEstática mesmo, troque por uma termostática que resolve o problema.
[]'s
Fique atento à tampa do radiador (eu indicaria trocar por uma nova de boa qualidade, na pressão indicada para seu motor) pois é ela que "regula" a pressão do sistema.
Troque a tampa, faça o teste que o kim indicou e seja feliz....
Já Verificou Se A Pressão Do Radiador Willys é Compativel Com O Do Opala?se For,ela é De 7 Libras?
Abraço.
Rogério Tortato
11/10/2006, 18:54
amigos,
a válvula termostática existe e todas as montadoras colocam em seus motores porque é muito importante.
na verdade, cada motor tem uma "tempera ideal" de funcionamento.
a função da válvula termostática é fazer com que o motor sempre esteja nessa temperatura ideal. é claro que nos primeiros minutos de funcionamento isso não acontece. ela deixa o motor esquentar até atingir essa temperatura, que é diferente em cada motor, sendo que, a partir daí, se esquentar muito ela abre, deixando vir água fria do radiador, quando a água fria entra e começa a esfriar demais, ela fecha novamente e assim por diante.
pra que a temperatura ideal?
o motor trabalhando sempre na temperatura ideal produz uma queima mais perfeita do combustível, implicando em economia, o óleo lubrificante (desde que usado o correto) estará em sua viscosidade ideal, reduzindo o atrito e implicando em mais economia, desta vez de peças e ampliando a vida útil do motor.
a variação abrupta de temperatura é muito agressiva ao motor.
se rodar sem a válvula, talvez o motor não atinja a temperatura ideal, comprometendo seriamente sua vida útil. no frio, então, nem pensar. motor que trabalha frio demais, talvez perca mais da metade de sua vida útil.
por isso, na minha opinião, quem te aconselhar a tirar a válvula, não está dando bom conselho. se o motor tá esquentando, é melhor descobrir qual é o problema e resolve-lo.
abraços.
Caro JrGurak!
Vc cita em ter fritado, para um 4.1, isso é fantático!:shock:
Na minha região do Paraná, o inverno é em torno de 01º a 05º e, no verão chega aos 42º.
Bem no final do mês passado, participei de uma trilha, e ao atravessar um rio, onde a água passava da altura do pneu, as élices que são de plastico e próximo ao radiador, roeu o mesmo.
Após três ovos e meia folha de jornal picado, consegui ir embora, só que miha cidade fica + - a 80km de onde estava.
Em um determinado momento, o motor estava tão quente que a cebolinha da temperatura da água derreteu, como a mangueira do resporo do motor.
Fiquei triste, achando que tinha fundido, ou algo parecido.
Troquei o radiador, e demais periféricos...
Quando da partida, o bichão funcionou redondinho, como se nada tivesse acontecido.
Em anexo, foto do ex radiador.
Atenciosamente.
Kim.
chapolin colorado
12/10/2006, 19:29
Ola pessoal, TROCA de MEXANICO o mais rápido possivel !!!
Nunca tire a valvula termostatica do motor, ela serve para que o motor atinja a temperatura de trabalho com mais radidez e equaliza a temperatura do motor nos cilindors.Pense no seguinte: Motor sem valvula termostatica, o pistão numero 1 mais perto da entrada do radiador estará trabalhando mais frio que o pistão numero 4 e que estará trabalhando mais frio que o pistão 6,então seu motor terá cada cilindro trabalhando com uma determinada temperatura( a válvula corrige este problema) que é diferente para cada um,seja 4 ou 6 cilindros, isto compromete o consumo, a lubrificação e a durabilidade do motor...Voces já pensaram se em carros novos fosse determinado no manual do proprietário que dependendo da temperatura do dia vc tivesse que passar na oficina para retirar ou colocar a válvula..a válvula termostática é um componente projetado para atender a todas as variações de temperatura externa de -40 a 100º C, mas como toda peça tem sua vida util e precisa ser trocada quando esta chega ao fim...
Pessoal, o meu motor OHC 2.3 foi trocado recentemente, porém notei que ele começou a esquentar demais e ontem na trilha, indo pela subida da Fernão Dias, o danado bateu 100º C. Será que isso pode ser a válvula que não está abrindo?
Desculpe a ignorância, mas onde fica a "tal" da válvula termostática?
Abs na dúvida de tirar ou não tirar...
leopoldo
13/10/2006, 17:18
abra o link abaixo.
procure na parte do motor.
ache aposição da válvula
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5204
Pessoal,
Testei a valvula e esta ok, certamente é a tampa do radiador que não deixou a pressão vazar, coloquei outra e a principio esta ok.
Obrigado a todos.